Projeto “R3 – Risco, Real e Responsável” chegou ao fim em Estremoz

No dia 11 de junho decorreu a última atividade do Projeto “R3 – Risco, Real e Responsável”, desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, através de uma parceria entre o Município de Estremoz e o Agrupamento de Escolas de Estremoz.

Neste projeto estiveram envolvidas duas turmas, uma do 6.º ano e outra do 7.º ano de escolaridade, contando ainda com a participação das técnicas do Setor da Educação do Município e dos técnicos especializados do Agrupamento de Escolas.

O projeto centrou-se na exploração e compreensão dos riscos presentes no quotidiano, incentivando a reflexão sobre comportamentos seguros e a adoção de estratégias de prevenção. Um dos aspetos mais trabalhados foi a distinção entre os conceitos de risco e perigo, permitindo aos alunos compreender que nem todos os riscos representam necessariamente um perigo, dependendo das circunstâncias e dos comportamentos adotados.

Ao longo do ano letivo, foram desenvolvidas diversas atividades práticas e desafios pedagógicos que promoveram a aquisição de conhecimentos e competências essenciais para uma cidadania mais consciente e responsável.

O projeto valorizou fortemente competências como a cooperação, a tomada de decisão, a análise de riscos, a resolução de problemas, o trabalho em equipa, a comunicação e a entreajuda. Os alunos foram constantemente incentivados a partilhar ideias, a tomar decisões em conjunto e a encontrar soluções colaborativas para os desafios que lhes foram sendo apresentados.

A atividade final foi momento de consolidação das aprendizagens realizadas ao longo do projeto, permitindo aos participantes demonstrar os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas, num ambiente de participação ativa, colaboração e reflexão.

Um quinto das plantas com flor enfrenta risco de extinção em massa

No programa Ambiente me FM desta segunda feira 15 de junho, com José Janela da Quercus, hoje vamos abordar o alerta apresentado num estudo sobre o risco eminente de um quinto das plantas com flor enfrenta risco de extinção em massa.

Um novo estudo internacional publicado na prestigiada revista científica Science revela que mais de um quinto da história evolutiva das plantas com flor, também conhecidas como angiospérmicas, está atualmente sob grave ameaça de extinção. Ao analisarem mais de 335 mil espécies, os investigadores concluíram que cerca de 21% de todo este legado biológico pode desaparecer para sempre.

Este cenário representa uma perda irreparável, pois o desaparecimento destas espécies levaria consigo milhões de anos de evolução e características genéticas únicas que nunca mais poderão ser recuperadas.

A situação desperta um alerta urgente na comunidade científica porque as plantas constituem a base fundamental da maioria dos ecossistemas terrestres e da vida humana. Elas são responsáveis pela produção de alimento, pela regulação do clima global, pela proteção dos solos e pelo sustento de inúmeras espécies animais, incluindo os polinizadores essenciais para a agricultura.

O declínio desta biodiversidade vegetal ameaça diretamente o equilíbrio ambiental, demonstrando que a conservação da flora é indispensável para garantir a segurança e a qualidade de vida das populações no planeta.

Tudo para saber sobre o assunto com José Janela, da Quercus. O programa desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável define estratégia para o Alentejo Central até 2035

A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central concluiu o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Alentejo Central (PMUS AC), um instrumento estratégico que orientará as políticas de mobilidade da região ao longo da próxima década.

Estruturado em 45 medidas distribuídas por 10 áreas temáticas de intervenção, o plano estabelece uma visão integrada para promover uma mobilidade mais acessível, segura, eficiente e sustentável. Entre as ações previstas destacam-se medidas destinadas a reforçar as opções de transporte disponíveis, melhorar a acessibilidade aos serviços e equipamentos e facilitar as deslocações quotidianas da população.

A implementação do plano contribuirá para melhorar a qualidade de vida das populações, reduzir os impactos ambientais associados aos transportes e reforçar a coesão territorial no Alentejo Central.

Elvas candidata a prémio internacional das Cidades do Património Mundial

A cidade de Elvas integra a lista das doze candidatas ao Prémio Jean-Paul-L’Allier para o Património 2026, promovido pela Organização das Cidades do Património Mundial (OWHC), com o projeto “Habitar o Património: Implementação da Estratégia Local de Habitação no Centro Histórico de Elvas”.

A candidatura elvense assenta no trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Elvas no âmbito da Estratégia Local de Habitação, criada para responder aos desafios de abandono habitacional, degradação urbana e envelhecimento demográfico sentidos no Centro Histórico da cidade, classificado pela UNESCO, desde 2012, como Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e as suas Fortificações.

O prémio, criado em 2009, distingue iniciativas que utilizam o património como um recurso ativo para regenerar os centros históricos e melhorar a qualidade de vida das populações. A edição de 2026 é dedicada ao tema “Habitabilidade dos Centros Históricos”, privilegiando projetos estruturantes que coloquem os residentes no centro das decisões públicas.

De acordo com o resumo executivo da candidatura, o município adquiriu 45 imóveis no Centro Histórico, previamente identificados como devolutos ou degradados. Destes, 20 já foram totalmente reabilitados, permitindo criar 35 novas habitações e fixar 35 famílias naquela zona da cidade. Um imóvel encontra-se na fase final da empreitada, outro está em concurso para obra, 20 estão em fase de elaboração de projeto e três em fase inicial de desenvolvimento.

A estratégia tem contribuído para aumentar a oferta habitacional, atrair novos residentes e revitalizar o Centro Histórico, promovendo simultaneamente a recuperação do património edificado, a melhoria das condições de segurança e o reforço da coesão territorial.

A implementação do programa é coordenada pela Câmara Municipal de Elvas, contando com financiamento do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), complementado por recursos próprios da autarquia.

Elvas concorre ao lado de cidades como Cuenca, Dubrovnik, Kyiv, Morelia, San Antonio e Vilnius. As candidaturas serão avaliadas por um júri internacional composto por especialistas nas áreas do património, desenvolvimento urbano e governação dos centros históricos.

O projeto vencedor será anunciado durante o 18.º Congresso Mundial da Organização das Cidades do Património Mundial, que terá lugar em Marrakech, Marrocos, entre 26 e 29 de outubro de 2026. A decisão do júri deverá ser comunicada à cidade vencedora em meados de agosto.

Esta candidatura representa um importante reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido em Elvas na área da habitação e da regeneração urbana, evidenciando a forma como a valorização do património pode constituir uma resposta eficaz aos desafios sociais e demográficos dos centros históricos.

Parlamento aprova confisco de bens obtidos de forma ilícita mesmo sem condenação ao abrigo da anticorrupção europeia

A Assembleia da República aprovou, esta sexta-feira, a versão final da proposta de lei do Governo que altera o mecanismo da perda alargada de bens a favor do Estado. O novo diploma, que transpõe uma diretiva europeia, permite o confisco dos lucros da atividade criminosa mesmo nos casos em que o arguido não seja efetivamente condenado em tribunal. A votação final global do documento contou com os votos favoráveis do PSD, Chega e CDS-PP, tendo recebido a oposição do PS, IL e BE, e a abstenção do Livre, PCP, PAN e JPP. O decreto parlamentar segue agora diretamente para o Palácio de Belém para análise e promulgação pelo Presidente da República.

A medida legislativa decorre diretamente da Agenda Anticorrupção aprovada pelo executivo liderado por Luís Montenegro em junho de 2024, tendo o respetivo texto sido validado em Conselho de Ministros em dezembro de 2025. Ao longo do seu percurso parlamentar, a proposta gerou intenso debate em plenário; embora as várias forças políticas tenham sido unânimes na premissa de que o “crime não pode compensar”, partidos como o PS alertaram para os riscos constitucionais de retirar bens a cidadãos sem uma condenação judicial prévia, considerando que tal solução poderia colocar em causa direitos fundamentais.

Apesar das reservas manifestadas pela oposição, o documento acabou por passar na especialidade, na Comissão de Assuntos Constitucionais, sem sofrer alterações estruturais na sua essência. De acordo com a redação do texto final aprovado, o confisco de património incongruente e de bens obtidos de forma ilícita avançará sempre que tenha sido instaurado um procedimento criminal, aplicando-se de forma abrangente mesmo perante situações específicas como a doença ou morte do arguido, a amnistia dos crimes ou a prescrição dos mesmos.

Crime brutal em Badajoz: morto desmembrado e despejado em terreno que depois foi incendiado

A cidade de Badajoz permanece em choque após a confirmação da morte de David Salazar, de 33 anos, desaparecido desde o passado domingo, 7 de junho. O homem tinha saído de casa, no bairro de Suerte de Saavedra, alegadamente para comprar doces para os três filhos, mas nunca regressou. A denúncia do desaparecimento deu origem a uma intensa operação de busca, envolvendo a Polícia Nacional, familiares, amigos e dezenas de voluntários.

Segundo a investigação, David Salazar foi visto pela última vez num estabelecimento comercial situado na zona onde residia. Nos dias seguintes, a associação SOS Desaparecidos divulgou alertas para tentar localizar o jovem pacense, descrito pelos familiares como uma pessoa muito querida no bairro e sem antecedentes que justificassem um desaparecimento voluntário. Uma câmara de videovigilância terá captado os seus últimos movimentos conhecidos, embora as autoridades nunca tenham confirmado oficialmente esse elemento da investigação. (Extremadura 7Dias)

Na tarde de quarta-feira, a Polícia Nacional confirmou a localização do corpo numa área próxima de Cerro de Reyes e do acesso ao bairro do Tulio. O cadáver apresentava sinais evidentes de violência e foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Badajoz para realização da autópsia. As autoridades procederam também à detenção de um homem suspeito de envolvimento nos factos, tendo sido decretado segredo de justiça. (europapress.es)

De acordo com informações avançadas pelo jornal espanhol El País, o suspeito terá confessado o homicídio durante os interrogatórios conduzidos pela Polícia Nacional. O mesmo jornal refere que o corpo terá sido desmembrado e colocado em sacos de plástico, existindo ainda indícios de uma tentativa de destruição dos vestígios através de fogo numa zona isolada da cidade. Contudo, a investigação permanece em curso e as autoridades evitam confirmar publicamente muitos dos detalhes conhecidos através da comunicação social. O delegado do Governo em Extremadura, José Luis Quintana, apelou à prudência, sublinhando que o processo continua protegido pelo segredo de sumário. (El País)

Entretanto, a família de David Salazar emitiu um comunicado através do advogado Fernando Cumbres, no qual manifesta “um sofrimento impossível de expressar por palavras”. No texto, os familiares pedem respeito pela memória da vítima e agradecem o trabalho desenvolvido pela Brigada de Homicídios da Polícia Nacional de Badajoz, bem como o apoio prestado por todas as pessoas que participaram nas buscas. “Estamos destruídos pela dor. David era um filho, um pai, um familiar e um amigo profundamente querido”, refere a nota divulgada à comunicação social. A família apelou ainda para que lhes seja permitido despedirem-se do ente querido na intimidade e sem a divulgação de detalhes desnecessários ou sensacionalistas sobre o crime. (Extremadura 7Dias)

Nos últimos dias, o ambiente em Suerte de Saavedra tornou-se particularmente tenso. A presença policial junto do estabelecimento comercial associado às últimas movimentações conhecidas de David motivou concentrações de populares exigindo justiça. Alguns desses protestos degeneraram em confrontos com as forças de segurança, tendo sido registados arremessos de pedras e ferimentos ligeiros em elementos policiais. Um agente da polícia nacional ficou ferido após ter sido atingido por uma pedrada. A própria família da vítima fez questão de se demarcar destes incidentes, apelando à serenidade e ao respeito pelo trabalho das autoridades judiciais. (El País)

O advogado da família considera que poderão existir circunstâncias que apontem para uma ação planeada, embora sublinhe que será a investigação judicial a determinar todas as responsabilidades e a esclarecer a motivação do crime. Algumas linhas de investigação referidas pela imprensa espanhola apontam para a eventual existência de conflitos ou questões económicas entre a vítima e o suspeito detido, hipóteses que não foram confirmadas oficialmente pelas autoridades. (El País)

A instrução do processo encontra-se a cargo do Tribunal de Instrução n.º 3 de Badajoz. Enquanto decorrem as diligências judiciais, familiares, amigos e vizinhos continuam a lamentar a morte de David Salazar, descrito por muitos como um homem dedicado à família e aos filhos. O caso, pela violência dos contornos conhecidos até ao momento, tornou-se um dos acontecimentos mais marcantes dos últimos tempos na cidade fronteiriça espanhola, gerando uma onda de consternação que ultrapassou as fronteiras da Extremadura.

DECO considera seguro de Vida no Crédito Habitação como uma proteção essencial para a família e para o banco

Embora não seja obrigatório por lei, o seguro de vida é frequentemente exigido pelas instituições bancárias como condição para a aprovação do crédito habitação. Este mecanismo garante o risco de morte da pessoa segura e pode incluir coberturas complementares para invalidez, acidente ou desemprego, funcionando como uma salvaguarda financeira que minimiza o impacto económico de eventos graves na vida dos consumidores.

A lei permite que o consumidor escolha livremente a seguradora onde pretende contratar a apólice. No entanto, é comum os bancos proporem um seguro próprio em troca de uma redução no spread do empréstimo. Para tomar a melhor decisão, recomenda-se que o consumidor realize simulações comparativas, analisando não só a prestação imediata, mas também a projeção dos prémios a pagar ao longo de toda a vigência do contrato.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Inovação e Projetos da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Politécnico de Portalegre tem novo mestrado na área da formação de professores

O Politécnico de Portalegre reforçou a sua oferta formativa com o lançamento do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Integrado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, este novo curso surge num contexto de crescente necessidade de docentes nas escolas, com o objetivo de formar profissionais altamente qualificados para responder de forma eficaz aos desafios atuais do sistema educativo português.

O novo mestrado tem a grande vantagem de habilitar os estudantes para a docência em dois grupos de recrutamento distintos e inclui dois períodos de estágio em contexto escolar real. Graças à legislação em vigor, estes estágios já serão remunerados, oferecendo uma excelente oportunidade de inserção e valorização profissional logo durante o percurso académico dos futuros professores.

Regimento de Artilharia N.º 5 em destaque na Expo Forças Armadas 2026 nos Açores

No âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Regimento de Artilharia N.º 5 (RA5), sediado em Vendas Novas, marcou presença na Expo Forças Armadas 2026, que decorreu entre os dias 6 e 10 de junho na Marina da Praia da Vitória, na Ilha Terceira, Açores. O evento teve como finalidade promover a proximidade e o contacto direto da população com os três Ramos das Forças Armadas, permitindo ao público conhecer de perto os meios operacionais, esclarecer dúvidas sobre as missões nacionais e internacionais, e descobrir as diversas oportunidades de carreira e recrutamento disponíveis para os jovens.

O grande destaque do espaço expositivo do RA5 foi o Sistema Mini-UAV RAVEN RQ-11B, um drone de vigilância e reconhecimento em tempo real operado pela Companhia de Sistemas de Vigilância da unidade, essencial para a aquisição de objetivos e proteção avançada de forças terrestres. Esta tecnologia de ponta captou a atenção de centenas de visitantes, especialmente do público mais jovem, que puderam interagir com os militares operacionais; estes profissionais partilharam ainda a experiência do regimento além-fronteiras, que atualmente opera este sistema em missões internacionais da ONU e da NATO na República Centro-Africana e na Roménia, preparando-se também para projetar militares muito em breve para a Eslováquia.

AADP conquista 2.º lugar no Km Jovem e soma três medalhas no Torneio Interassociações

A Seleção da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) esteve em grande destaque no Torneio Interassociações de Km Jovem e Duatlo, realizado no dia 10 de junho, em Arraiolos. A competição, que reuniu as comitivas regionais de Portalegre, Beja, Évora, Setúbal, Castelo Branco, Algarve e Santarém, culminou com um brilhante segundo lugar coletivo para a AADP no Km Jovem, um resultado expressivo que evidencia o crescimento e a qualidade do trabalho desenvolvido no atletismo jovem do distrito.

A nível individual, os atletas subiram ao pódio por três vezes, com Luiz Otávio a sagrar-se vice-campeão (medalha de prata) no Duatlo Sub-16, enquanto Dinis Pinto arrecadou o bronze no Km Jovem e Matilde Sousa garantiu também a medalha de bronze no Duatlo Sub-14. Numa demonstração de grande evolução e consistência competitiva, a comitiva da AADP alcançou ainda 11 recordes pessoais nas 22 provas realizadas, levando a direção da associação a felicitar publicamente todos os atletas e envolvidos por este sucesso coletivo.

Diário do Mundial 11-06-2026

A seleção nacional despediu-se do público português com uma vitória por 2-1 frente à Nigéria, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Este foi o derradeiro encontro de preparação antes da partida para a fase final do Campeonato do Mundo de 2026.

Resumo do Encontro

Portugal dominou a primeira metade e conseguiu traduzir a superioridade em golo aos 22 minutos, numa finalização fria de Pedro Neto, após uma assistência certeira de Diogo Dalot. Contudo, uma desatenção na fase de construção defensiva permitiu que Dele-Bashiru servisse Akor Adams, que restabeleceu a igualdade a favor dos nigerianos aos 36 minutos.

No segundo tempo, o selecionador promoveu uma autêntica revolução na equipa ao realizar várias substituições ao intervalo. As entradas de jogadores como João Félix, Bernardo Silva, Nuno Mendes e Francisco Conceição agitaram o jogo. Foi precisamente o jovem extremo que garantiu o triunfo aos 74 minutos, carimbando o 2-1 final.

Reações de Pedro Neto autor do primeiro golo: «O objetivo para o Mundial é ganhar, temos de ir jogo a jogo, o sonho está lá e é essa a mentalidade. Acho que temos de aceitar esse sonho, os portugueses sabem o que temos dentro da equipa e temos de acreditar até ao fim. Saímos com boas sensações, dois jogos e duas vitórias. Era o que nós queríamos, trabalhar os processos e coisas que tínhamos a melhorar. Estamos focados para concretizar o sonho e para o que aí vem.»

Próximos Passos: O Caminho no Mundial 2026

Com este teste concluído, a comitiva ruma aos Estados Unidos para iniciar a sua participação no torneio que arranca já esta semana. Portugal está inserido na fase de grupos e tem o seguinte calendário inicial:

  • Portugal vs. República Democrática do Congo (Estreia)
  • Portugal vs. Uzbequistão (23 de junho)
  • Portugal vs. Colômbia (28 de junho)

Mundial 2026 poderá gerar até 945 milhões de euros em Portugal

O Campeonato do Mundo FIFA 2026 poderá gerar em Portugal um impacto económico entre 378 milhões e 945 milhões de euros, dependendo da performance da Seleção Nacional, conclui o estudo Campeonato do Mundo FIFA 2026: análise do impacto económico em Portugal do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing.

A análise, desenvolvida pelo Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto do IPAM, revela que o Mundial de 2026 poderá representar o maior impacto económico de sempre em Portugal associado a uma competição que o país não organiza. O valor mínimo estimado, correspondente à fase de grupos, é de 378 milhões de euros. Num cenário intermédio, com chegada aos oitavos de final, o impacto poderá atingir 561 milhões de euros. Em caso de vitória, poderá chegar aos 945 milhões de euros.

Segundo o estudo, este crescimento resulta de quatro fatores principais: aumento do poder de compra, organização da competição em mercados de elevada capacidade económica, Estados Unidos, Canadá e México, alargamento do Mundial para 48 seleções e 104 jogos, e consolidação da economia digital como nova fonte de valor.

“Portugal não precisa de organizar o Mundial para gerar impacto económico relevante. O que este estudo demonstra é que o valor do futebol deixou de estar concentrado no estádio ou no país anfitrião. Hoje, o impacto é criado através do consumo, da atenção, da interação digital e da capacidade dos adeptos amplificarem o evento”, afirma Daniel Sá, diretor Executivo do IPAM.

O estudo identifica uma transformação estrutural no modelo económico do futebol. Embora o consumo tradicional continue a representar a maioria do impacto, cerca de 77%, a componente digital já representa 23% do valor estimado, através de plataformas de streaming, redes sociais, engagement e criação de conteúdos por utilizadores.

O consumo doméstico surge como a principal categoria de impacto, representando 26% do total, seguido da restauração, com 15%, e da publicidade e media, com 14%. Já no bloco digital, as plataformas de streaming e OTT representam 10%, o engagement nas redes sociais 7% e a chamada content economy 6%. Cartas e cromos, 5%, e merchandising, 4%, indicam que o Mundial ativa economias emocionais e colecionáveis, com forte tração em segmentos específicos e em ciclos de compra por impulso. As apostas, 6%, surgem como componente relevante, mas já integrada numa lógica de entretenimento e conveniência.

Ouça aqui a versão Podcast:

Portugal Celebra o Dia de Camões e das Comunidades com Comemorações nos Açores e no Luxemburgo

Portugal assinala hoje, 10 de junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, numa data que evoca a morte do maior poeta da língua portuguesa, Luís de Camões, ocorrida a 10 de junho de 1580. As comemorações oficiais deste ano têm como palco a ilha Terceira, nos Açores, numa escolha que homenageia as autonomias regionais, que assinalam meio século desde a sua consagração constitucional. 

O Presidente da República, António José Seguro, discursa hoje pela primeira vez numa cerimónia militar comemorativa do Dia de Portugal, em Angra do Heroísmo, tendo escolhido o professor universitário açoriano Miguel Monjardino para presidir às comemorações.  O Primeiro-Ministro Luís Montenegro, que participou nas cerimónias no Luxemburgo, afirmou que o 10 de Junho é uma celebração em que Portugal afirma “a preservação da sua cultura, a valorização da sua língua e a afirmação dos seus valores e princípios enquanto nação”. 

A efeméride é também celebrada pela diáspora portuguesa em todo o mundo, com eventos que reafirmam os laços de Portugal com as suas comunidades no estrangeiro.

Diário do Mundial no Alentejo em FM começa hoje

Está a chegar o maior espetáculo do planeta, e este ano tudo muda! Arranca já no dia 11 de junho o Mundial de Futebol de 2026. Esqueçam tudo o que sabiam sobre o formato tradicional. Pela primeira vez na história, temos três países organizadores: Estados Unidos, México e Canadá dão as boas-vindas ao mundo. E atenção aos números, porque esta edição é mesmo para quebrar recordes…


Mais equipas, mais jogos, mais emoção. Se antes tínhamos 32 seleções, agora a conversa é outra: são 48 seleções em prova!

Como é que isto vai funcionar? Apontem aí no vosso rádio:

  • 12 grupos de 4 equipas cada.
  • Passam os dois primeiros de cada grupo…
  • E ainda os 8 melhores terceiros classificados.
  • No total? Uns impressionantes 104 jogos espalhados por 39 dias de competição!

A fase a eliminar ganha uma nova ronda: os dezasseis-avos-de-final antes dos oitavos. Ou seja, para ser campeão do mundo, agora é preciso sobreviver a uma verdadeira maratona.


🇵🇹 O Caminho de Portugal

E a nossa Seleção? Portugal está inserido no Grupo K. Os rapazes das quinas têm pela frente uma fase de grupos muito interessante em solo americano. Confiram a agenda para não perderem um segundo:

  • 17 de Junho (Estreia): Portugal contra a RD Congo, em Houston. Às seis da tarde, hora de Lisboa.
  • 23 de Junho: Medimos forças com o estreante Uzbequistão, também em Houston, às 18h.
  • Última jornada: Fechamos as contas do grupo contra a sempre perigosa Colômbia, em Miami!

Em Portugal, a transmissão em sinal aberto vai estar dividida entre a RTP, SIC e TVI, com a SportTV a assegurar a totalidade dos jogos no cabo. Por isso, não há desculpas para falhar um golo.


Notas de Bastidores

Antes de fecharmos este primeiro guia, três notas rápidas de bastidores que vão marcar as conversas de café:

  1. A Grande Final: Está marcada para o dia 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jérsia.
  2. Olho no VAR: Este Mundial estreia avatares digitais em 3D para os jogadores. O fora-de-jogo vai ser detetado ao milímetro e em tempo real.
  3. Fator Clima: Os cientistas já avisaram a FIFA. Jogar em algumas cidades do México (com altitude) e em Miami (com calor acima dos 30 graus e humidade extrema) vai obrigar as equipas a gerir muito bem o fôlego. O ritmo de jogo promete ser mais pausado.

O palco está montado, as malas estão feitas e a bola está quase a rolar na América do Norte. Fiquem ligados à nossa emissão porque, ao longo de todo o mês, o Mundial joga-se aqui, na rádio oficial do teu dia a dia. Até ao próximo Diário do Mundial!

O programa é emitido nas três rádios às 9.30 às 17.30 horas e está disponível em Podcast, com os patrocínios de Elvisucatas, Adega Regional em Elvas, Glassdrive de Elvas e da Ambisolution, aqui:

Adriana Calcanhoto anuncia concerto em Montemor em outubro

A cantora e compositora brasileira Adriana Calcanhotto vai subir ao palco do Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, no dia 24 de outubro, num espetáculo em formato voz e violão. O concerto integra uma curta digressão por Portugal, que inclui ainda passagens por Coimbra, Lisboa e Porto. A atuação no Alentejo promete um ambiente intimista, centrado na interpretação de alguns dos temas mais emblemáticos da carreira da artista.

Reconhecida como uma das vozes mais marcantes da música popular brasileira contemporânea, Adriana Calcanhotto apresenta um repertório que atravessa géneros como a bossa nova, a MPB, o samba e a pop. Neste espetáculo, a cantora propõe também uma viagem pela poesia em língua portuguesa, uma das marcas do seu percurso artístico. O regresso a Portugal acontece numa altura em que assinala 60 anos de vida e 40 anos de carreira, reforçando a relação de proximidade que mantém com o público português.

A digressão nacional terá início a 22 de outubro, em Coimbra, seguindo depois para Montemor-o-Novo. Lisboa recebe o concerto a 26 de outubro, no Teatro Tivoli, terminando a série de atuações a 27 de outubro, na Casa da Música, no Porto. Segundo a promotora, os espetáculos foram concebidos para destacar a essência musical e poética da artista, através da simplicidade do violão e da força interpretativa que caracterizam Adriana Calcanhotto.

Delta Coffee House Experience lança café da Comunidade Indígena Nasa We`sx

Chegou uma nova edição Impossible Coffees, com a chancela das lojas Delta Coffee House Experience, e com origem nas montanhas de Gaitania, na região de Tolima, Colômbia. O novo café de edição limitada nasce da coragem, resiliência e visão de uma geração de jovens da comunidade indígena Nasa We’sx que arriscou e decidiu transformar a incerteza em oportunidade, permanecendo num território marcado durante décadas pelo conflito armado e pelo êxodo rural.  Integrados na associação ASOCANAFI, estes jovens criaram o projeto YUPPIE (Young Professional People), e dedicaram-se à revitalização da produção de café. Pela sua terra, pelo seu futuro, esta é mais uma prova de que não existem cafés impossíveis. 

“Quero que a minha família, os meus filhos e a minha comunidade deem continuidade ao legado deste café”, afirma Eider Socorreño Palya, Director do projecto YUPPIE. 

O Café da Comunidade Indígena Nasa We’sx reforça o compromisso da marca com a valorização dos produtores locais de café, juntando-se ao portefólio de projectos (Im)possible Coffees: o primeiro e único café português, oriundo dos Açores; o Café Catoninho, com origem em São Tomé e Príncipe; o Café Amboim: “O café coragem das mulheres de Angola”; e o Café da Floresta do Toki, proveniente das montanhas de Chiang Mai, no norte da Tailândia. 

Em linha com os princípios que orientam o projeto Impossible Coffees, esta edição colombiana destaca-se também pela sua componente sustentável. Este café viajou da Colômbia até à Europa, de barco à vela, atravessando o Atlântico com uma pegada de carbono reduzida entre 70% e 90%, face ao transporte convencional. Este café traz consigo o selo Fresh Coffee Clean Ocean (FCCO), que garante um transporte sustentável, sem recurso a combustível pesado, protegendo os oceanos e a biodiversidade marinha. A viagem durou aproximadamente vinte dias, com temperatura e ventilação controladas, que preserva a qualidade e a frescura dos grãos. 

Reforçando o seu compromisso com o futuro do Café da Comunidade Indígena Nasa We`sx, 10% das vendas desta edição especial revertem para a comunidade.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos até 30 de junho

O Governo português anunciou o prolongamento do prazo para a limpeza de terrenos e gestão de combustível até ao dia 30 de junho de 2026. A medida, que abrange todo o território nacional, altera a data limite anterior fixada para 31 de maio. A decisão foi formalizada pelo Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, com o objetivo de assegurar a correta execução dos trabalhos de prevenção contra incêndios rurais.

A extensão do calendário responde diretamente às condições meteorológicas instáveis registadas nos últimos meses, marcadas por chuva persistente. Estes fatores climatéricos provocaram o crescimento rápido da vegetação e criaram solos excessivamente húmidos, impossibilitando a operação segura de máquinas e equipas florestais no terreno. A decisão surge também em resposta aos apelos dos proprietários florestais e das autarquias locais, que alertaram para a falta de mão de obra disponível para cobrir as necessidades face aos atrasos acumulados.

O executivo reforça que a limpeza das faixas de proteção em redor de habitações, infraestruturas e caminhos rurais é uma obrigação legal crucial para mitigar o risco de incêndios. O incumprimento desta diretiva após o novo limite estabelecido sujeita as entidades e cidadãos à aplicação de contraordenações. As coimas previstas por lei variam entre os 150 e os 1.500 euros para pessoas singulares, podendo ascender a valores significativamente superiores no caso de pessoas coletivas.

Mundial de Futebol de 2026 sob ameaça de se tornar o mais poluente da história

O Mundial de Futebol de 2026, que arranca esta semana nos Estados Unidos, Canadá e México, está a gerar forte preocupação entre cientistas e ambientalistas devido ao seu impacto climático sem precedentes. Com um formato inédito de 48 seleções, o torneio poderá duplicar a pegada de carbono de edições anteriores, atingindo cerca de nove milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente. Segundo José Janela, da Quercus, a imensa distância geográfica entre as cidades anfitriãs vai obrigar a um volume massivo de viagens aéreas por parte de equipas e adeptos, o que, somado ao calor extremo e ao consumo intensivo de energia, levanta sérias dúvidas sobre a sustentabilidade do futebol internacional.

Embora a FIFA tenha anunciado medidas de adaptação — como pausas para hidratação e ações de compensação ambiental —, especialistas alertam que estas iniciativas não resolvem o problema de fundo. A Quercus e várias organizações internacionais apontam o risco de greenwashing, criticando a persistência de um modelo de competição global que promove o discurso ecológico mas continua estruturalmente dependente da aviação. Para os defensores do ambiente, o torneio expõe uma contradição profunda entre as metas climáticas urgentes do planeta e a insistência em megaeventos desta dimensão.

Tudo para saber sobre o assunto com José Janela, da Quercus. O programa desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Colisão em Estremoz faz um morto e deixa duas mulheres em estado grave

Um homem de 77 anos morreu, na manhã desta segunda-feira, 8 de junho, na sequência de uma colisão entre duas viaturas, na Estrada Nacional 4, junto ao cruzamento dos Arcos, no concelho de Estremoz.

Do acidente resultaram ainda dois feridos graves: duas mulheres com 57 e 84 anos. Enquanto uma das mulheres foi levada pelo helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para uma unidade hospitalar, a outra foi transportada para as urgências do hospital de Évora pelos bombeiros.

O óbito da vítima mortal foi declarado no local pelo médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).

O alerta para a ocorrência foi dado às 08h54. Para o local foram mobilizados 28 operacionais, entre bombeiros de Estremoz, Borba e Vila Viçosa, INEM e GNR, apoiados por nove veículos, incluindo uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), uma VMER e um helicóptero.

Homem fica em prisão preventiva por violência doméstica em Alandroal

Um homem de 40 anos ficou em prisão preventiva após ter sido detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR) no concelho de Alandroal, por suspeitas da prática do crime de violência doméstica contra a sua ex-companheira.

A detenção foi efetuada no passado dia 5 de junho pelo Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) do Comando Territorial de Évora. Segundo a GNR, o suspeito já tinha sido anteriormente condenado pelo mesmo crime e contra a mesma vítima.

As autoridades apuraram que o homem voltou a injuriar e ameaçar a ex-companheira, incumprindo as medidas impostas pelo tribunal. Perante o risco para a integridade física da vítima, a GNR emitiu um mandado de detenção fora de flagrante delito, que permitiu a rápida intervenção e a detenção do suspeito.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Évora para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.

Em comunicado, a GNR relembra que a violência doméstica é um crime público e apela à denúncia de todas as situações de que haja conhecimento, sublinhando a importância da colaboração da comunidade na proteção das vítimas e na prevenção deste tipo de criminalidade.

Elvas na corrida às 7 Novas Maravilhas de Portugal

As 7 Novas Maravilhas de Portugal já estão em fase de votação pública e a cidade de Elvas, classificada como Património Mundial pela UNESCO, surge na linha da frente com duas candidatas de excelência. A Fortaleza de Elvas e o Aqueduto da Amoreira foram selecionados para representar a grandeza monumental, a história militar e a identidade cultural única desta região alentejana no concurso nacional.

As meias-finais regionais da competição arrancam no próximo dia 13 de junho, com transmissão televisiva em direto. A autarquia e os dinamizadores locais apelam agora à mobilização de todos os elvenses, bem como dos amantes do património nacional, lembrando que cada voto será decisivo para garantir a passagem destas duas obras icónicas à grande final.

O Município de Elvas sublinha a importância desta nomeação para projetar o legado histórico da cidade a nível partene e internacional. O voto do público é feito através de chamada telefónica para as respetivas linhas exclusivas das candidatas locais:

  • Categoria Castelos: Fortaleza de Elvas — 761 207 066
  • Categoria Grandes Obras: Aqueduto da Amoreira — 761 207 067

Cada chamada telefónica representa um gesto de orgulho pela história, pela cultura e pelo património fortificado e hidráulico que define Elvas. A organização apela ao voto massivo para colocar a cidade no lugar de destaque que merece no panorama do turismo e da cultura em Portugal.


Nova Prestação Social Única mais apertada e pode excluir beneficiários atuais que tenham carro ou mota

O Governo apresentou a proposta para a criação da Prestação Social Única (PSU), uma medida que pretende concentrar 13 apoios sociais num único mecanismo de proteção. Entre as prestações abrangidas estão o Rendimento Social de Inserção (RSI), o subsídio social de desemprego e a pensão social de velhice. No entanto, as novas condições de acesso são mais restritivas do que as atualmente em vigor, levantando dúvidas sobre o impacto que poderão ter em milhares de beneficiários.

De acordo com a proposta enviada ao Parlamento, ficará excluído da PSU quem possuir património mobiliário e bens móveis sujeitos a registo superiores a 30 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), o equivalente a cerca de 16.114 euros. Neste cálculo serão considerados não apenas depósitos bancários, certificados de aforro ou outros ativos financeiros, mas também veículos automóveis e motociclos pertencentes ao requerente e ao seu agregado familiar. O limite representa uma redução significativa face às regras atuais de algumas prestações sociais.

As alterações poderão afetar especialmente os beneficiários do RSI, da pensão social de velhice e do subsídio social de desemprego, que representam a esmagadora maioria dos cerca de 153 mil beneficiários abrangidos pelos apoios que serão fundidos. Atualmente, o subsídio social de desemprego permite património mobiliário até cerca de 128 mil euros, enquanto o RSI admite um limite próximo dos 32 mil euros. Já a pensão social de velhice não impõe atualmente restrições patrimoniais desta natureza.

A proposta prevê ainda novas obrigações para os beneficiários, incluindo a participação em atividades de solidariedade social até 15 horas semanais, podendo esse limite aumentar em determinadas situações. A recusa em participar nestas atividades poderá levar à suspensão da prestação por períodos que podem chegar aos 24 meses. O diploma será discutido com caráter de urgência no Parlamento, num processo que já está a gerar debate político e social devido ao endurecimento das condições de acesso aos apoios do Estado.

Elvas assume protagonismo no projeto transfronteiriço FEEnERT 

O Município de Elvas integra o projeto europeu FEEnERT (Fomento da Eficiência Energética em Edifícios Públicos de Arquitetura Tradicional), que se desenvolve sob o mote “Reabilitar o Património, Ativar o Território”. O projeto foca-se na região transfronteiriça EUROACE, que une o Alentejo, o Centro de Portugal e a Estremadura espanhola, com o intuito de conciliar a preservação das raízes arquitetónicas e a inovação ecológica.

O FEEnERT surge como resposta direta aos desafios do abandono do edificado tradicional e da escassez de mão de obra especializada no meio rural. Através da aplicação de soluções de vanguarda e de eficiência energética, o programa pretende transformar edifícios históricos e públicos em ativos económicos e culturais capazes de fixar populações e gerar emprego qualificado na região.

Como parte central deste compromisso, Elvas destaca-se ao acolher um dos projetos-piloto fundamentais do programa. Esta intervenção prática servirá de modelo analítico e demonstrativo para a monitorização de soluções construtivas sustentáveis e compatíveis com as técnicas tradicionais da Euroregião.

Eixos Centrais do Projeto FEEnERT:

  • Sustentabilidade Energética: Reduzir a pegada carbónica e melhorar o conforto térmico em edifícios de arquitetura tradicional.
  • Capacitação Técnica: Formar e certificar pequenas e médias empresas (PMEs) do setor da construção civil para aplicar soluções ecológicas especializadas.
  • Inovação Tecnológica: Desenvolver protocolos de atuação específicos baseados em ferramentas digitais avançadas, como a metodologia BIM (Building Information Modeling).

O projeto é cofinanciado pelo programa Interreg POCTEP e conta com a colaboração de parceiros estratégicos de ambos os lados da fronteira, incluindo a AREANATejo (Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano) e o LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia).

Com esta integração, Elvas posiciona-se na vanguarda do urbanismo sustentável, demonstrando que proteger a história é o primeiro passo para construir um futuro ecológico e resiliente.

Vila Viçosa recua no tempo com a V Feira de Inspiração Renascentista: “Fomos o centro da Renascença em Portugal”, afirma Inácio Esperança

A iniciativa decorre no emblemático Castelo de Vila Viçosa e pretende reforçar a identidade histórica da vila e a sua candidatura a Património Mundial.O Castelo de Vila Viçosa volta a ser o palco de eleição para a Feira de Inspiração Renascentista, que este ano cumpre a sua quinta edição. O evento, que tem registado um crescimento sustentado ano após ano, assume-se como uma montra privilegiada para divulgar o património, a história e as tradições locais, atraindo cada vez mais “calipolenses” e visitantes.

Em declarações à Rádio ELVAS, sobre o certame, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, sublinhou o papel crucial que a vila desempenhou no panorama cultural e político do país.”Vila Viçosa foi o centro da Renascença em Portugal. Não houve outro centro no país tão importante para Portugal, na Renascença, como Vila Viçosa”, defendeu o autarca, lembrando que, numa época em que o país estava sob o domínio Filipino, a corte dos Duques de Bragança funcionou como um farol de centralidade e resistência cultural portuguesa. “Por aqui passaram arquitetos, engenheiros, pintores, músicos de todo o mundo.”

Um Legado de Reis e Rainhas

A feira serve precisamente para evocar as figuras históricas que elevaram o nome da vila além-fronteiras, como o Duque Dom Jaime e os seus descendentes: Dom Teodósio, Dom Teodósio II, Dom João IV (o Restaurador) e a Rainha Catarina de Bragança, nascida na vila e que viria a casar com o rei de Inglaterra.

Segundo Inácio Esperança, o objetivo atual passa por transformar este reconhecimento histórico em distinção oficial: “Nós, hoje queremos elevá-lo a Património Material da Humanidade [da UNESCO], mas ele já foi elevado por todas estas pessoas (Casa de Bragança)”.

Expectativas Altas para a V Edição

Com o evento a afirmar-se no calendário cultural da região, as expectativas para este ano são elevadas. O autarca garante que a iniciativa “renova o compromisso de Vila Viçosa com os calipolenses e com os seus visitantes”, funcionando como um motor de promoção do território.

O convite fica feito a todos os que queiram testemunhar a grandiosidade dos séculos XVI e XVII: “Estão todos convidados para Vila Viçosa ver um bocadinho daquilo que Vila Viçosa foi nos [anos] 1500 e 1600”, concluiu o presidente.

Santuário de Vila Viçosa acolhe Recital de Cantigas de Santa Maria a 7 de junho

O emblemático Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, será o palco de um Recital de Cantigas de Santa Maria no próximo dia 7 de junho de 2026 (domingo), com início marcado para as 16h00. O evento promete guiar o público numa viagem no tempo através da música medieval e da devoção mariana.

As Cantigas de Santa Maria constituem um dos maiores tesouros da lírica galego-portuguesa do século XIII. Atribuídas em grande parte à corte do Rei D. Afonso X de Leão e Castela, estas composições combinam poesia, música e narrativas de milagres, refletindo a profunda identidade cultural e espiritual da Península Ibérica.

O concerto ganha uma envolvência especial ao realizar-se no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, um espaço de enorme simbolismo histórico e religioso, intimamente ligado à padroeira de Portugal. A acústica e a arquitetura do templo oferecem o cenário ideal para a interpretação destas obras seculares.

Praia das Azenhas d’El Rei no Alandroal renova com orgulho a Bandeira Azul 2026

A Praia Fluvial das Azenhas d’El Rei, no concelho do Alandroal, foi novamente galardoada com a prestigiada Bandeira Azul para a época balnear de 2026. Esta distinção internacional premeia, mais uma vez, a excelência da água, a segurança, a gestão ambiental e as infraestruturas de apoio que tornam este espaço um dos destinos fluviais mais atrativos e sustentáveis da região do Alqueva.

A renovação deste galardão consolida a aposta do município do Alandroal na valorização do seu património natural e no turismo sustentável. Com a Bandeira Azul a hastear novamente, a praia reafirma-se como um símbolo de qualidade e bem-estar, pronta para receber residentes e turistas com os mais elevados padrões de segurança e respeito pelo ambiente.

Fim das moratórias de crédito à habitação: saiba como agir para evitar o incumprimento

Com o término das moratórias de crédito, muitas famílias enfrentam agora o desafio de retomar o pagamento integral das prestações de crédito habitação. A DECO alerta que os consumidores não devem esperar pelo incumprimento: caso detetem dificuldades financeiras, devem contactar de imediato a instituição bancária para acionar mecanismos como o PARI (Plano de Ação para o Risco de Incumprimento), que obriga os bancos a avaliarem a situação do cliente e a apresentarem soluções de reestruturação antes que a dívida se agrave.

As instituições de crédito podem propor medidas como o aumento do prazo do empréstimo, períodos de carência ou a alteração da taxa de juro, procurando adequar a dívida à atual capacidade financeira do agregado. É fundamental recordar que a moratória não significou um perdão de dívida, tendo os juros continuado a vencer e, em muitos casos, a ser capitalizados. Caso o incumprimento já se tenha verificado, o consumidor será integrado no PERSI, um procedimento que força o banco a negociar soluções para evitar a execução imediata do crédito.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Inovação e Projetos da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

ULS Alto Alentejo apresenta Núcleo das Doenças Raras

A ULS Alto Alentejo apresentou, na passada segunda-feira, 25 de maio de 2026, o Núcleo das Doenças Raras, numa sessão que decorreu na Sala de Conferências do Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, reunindo profissionais de saúde, parceiros institucionais e representantes da comunidade.

A sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente do Conselho de Administração, Dr. Miguel Lopes, da Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Eng.ª Fermelinda Carvalho, do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Dr. Joaquim Diogo, e da Professora Doutora Maria do Céu Machado, coordenadora do grupo de trabalho para as doenças raras, sublinhando a importância de uma resposta organizada, integrada e próxima para estas situações clínicas.

Durante a sessão foi apresentado o Núcleo das Doenças Raras da ULS Alto Alentejo, um projeto idealizado pela Dra. Vera Escoto, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúda Hospitalares da ULS Alto Alentejo, e que nasce da iniciativa de um grupo multidisciplinar de profissionais, motivados pela necessidade de melhorar o percurso assistencial das pessoas com doença rara na região, frequentemente marcado por trajetos complexos, fragmentados e isolados. Assente nos princípios de compromisso, colaboração e humanização, o núcleo pretende colocar a pessoa no centro das decisões e construir uma jornada integrada de cuidados. [

Entre os principais objetivos desta estrutura destacam-se a melhoria do diagnóstico precoce e adequado, o reforço da coordenação e continuidade de cuidados, a promoção da proximidade e acessibilidade no território e o aumento da qualidade e segurança clínica, contribuindo para uma melhor qualidade de vida das pessoas e das suas famílias. O modelo de funcionamento assenta num trabalho em rede, promovendo a articulação entre cuidados de saúde primários, hospitalares e centros de referência, garantindo acompanhamento contínuo e integrado.

A equipa do núcleo integra profissionais de diferentes áreas clínicas e sociais, refletindo uma abordagem multidisciplinar e abrangente, desde a medicina hospitalar e medicina geral e familiar à enfermagem, psicologia, serviço social, fisioterapia e outras especialidades, bem como a representação das famílias, elemento essencial na construção de respostas ajustadas às necessidades reais.

A sessão contou ainda com um momento particularmente significativo, através do testemunho de pais envolvidos na génese do núcleo, reforçando a importância de ouvir quem vive diariamente com esta realidade e sublinhando o impacto que uma resposta mais coordenada pode ter na vida das pessoas e famílias.

Na plateia estiveram presentes diversos parceiros institucionais e da comunidade, nomeadamente o Instituto Politécnico de Portalegre, a Segurança Social, João Manuel Nabeiro, entre outros representantes de entidades locais e regionais, destacando-se a importância da articulação entre setores como a saúde, a educação, a área social e a sociedade civil, pilares fundamentais para uma resposta integrada às doenças raras.

O Núcleo das Doenças Raras da ULS Alto Alentejo pretende, assim, afirmar-se como uma estrutura agregadora, capaz de promover a cooperação entre instituições, a especialização e a centralidade na pessoa, envolvendo múltiplos parceiros e garantindo uma ligação eficiente entre serviços e recursos.

A ULS Alto Alentejo deixa um reconhecimento e agradecimento muito especial às pessoas portadoras de doença rara, aos seus pais e familiares, pela coragem, resiliência que são o mote para a construção deste núcleo. É para estas pessoas que esta resposta foi pensada e é com elas que continuará a ser construída, numa lógica de proximidade, partilha e esperança.

Programa de Discos Pedidos não será transmitido amanhã

O programa de Discos Pedidos da Rádio Nova Antena 101.3 FM, Rádio Elvas 91.5 FM e Rádio Campo Maior 95.9 FM não será emitido amanhã, dia 4 de junho.

Reconhecido pela forte participação dos ouvintes, através de pedidos musicais e dedicatórias, o espaço é um dos programas mais acompanhados das três rádios, reunindo diariamente centenas de ouvintes em torno da música e das mensagens dirigidas a familiares e amigos.

Apesar desta alteração, a programação das emissoras decorrerá normalmente, com a habitual oferta de informação, música e entretenimento ao longo do dia.

A Rádio Nova Antena, a Rádio Elvas e a Rádio Campo Maior agradecem a compreensão dos ouvintes.

ULSAC recebe dádiva de sangue coletiva da Unidade de Saúde Militar de Évora

Uma comitiva de 15 militares da Unidade de Saúde Militar de Évora deslocou-se ao Serviço de Imunohemoterapia da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) para realizar uma dádiva de sangue coletiva.

Este gesto, que já se tornou habitual, insere-se nas comemorações do Dia do Hospital Militar, assinalado a 27 de maio, data em que a instituição celebra o seu 137.º aniversário.

A iniciativa reforça a estreita colaboração institucional existente entre a saúde militar e o Serviço Nacional de Saúde, assumindo-se como um exemplo de forte responsabilidade social e de proximidade com a comunidade local. O contributo solidário destes 15 militares reveste-se de grande importância, pois ajuda diretamente a reforçar as reservas de sangue hospitalares necessárias para responder às exigências diárias da região.

Os militares e os profissionais de saúde aproveitaram ainda a ocasião para sensibilizar a população civil, relembrando que a dádiva regular é um ato altruísta que faz toda a diferença e ajuda a salvar vidas.

CTeSP em Bioenergias e Gases Renováveis na ESTGD-IPPortalegre

O Instituto para o Ensino Superior (anterior DGES) aprovou um curso técnico superior profissional (CTeSP) em Bioenergias e Gases Renováveis. Este curso constitui uma evolução e atualização do CTeSP de Bioenergias já presente na oferta formativa da Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design (ESTGD) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPPortalegre).

A aprovação do CTeSP em Bioenergias e Gases Renováveis acontece num momento em que a situação geopolítica mundial, em especial no que diz respeito ao acesso às fontes de energias fósseis, vem reforçar a premência do apelo para a transição energética e a imprescindibilidade da construção da independência e autonomia energéticas no país e na UE.

Com efeito, as metas a que Portugal e a União Europeia se autoimpuseram para 2030 e 2050 para o combate as alterações climáticas, por exemplo, no Plano Nacional para o Biometano, na Estratégia Nacional para o Hidrogénio e nos Plano Ecológico Europeu e Repower EU, implicam a formação acelerada de quadros para assegurar o funcionamento de instalações de geração de energias renováveis, em particular, a conversão de biomassas residuais da agricultura, pecuária e agroindústria em biogás, biometano, hidrogénio verde e outros combustíveis e produtos renováveis.

O CTeSP em Bioenergias e Gases Renováveis vem precisamente colmatar esta necessidade através de uma formação de nível 5 que inclui, para além das disciplinas básicas e complementares, unidades curriculares com forte pendor prático, tais como, Energia Eólica e Hídrica; Energias Solar Térmica e Fotovoltaica; Pellets, Gasificação e Pirólise de Biomassas; Produção e Aplicações do Hidrogénio; Análise de Biomassas, Biocombustíveis e Águas Residuais e Biodiesel e Diesel Verde, apoiadas nas excelentes instalações laboratoriais e industriais da BioBIP (Bioenergy Business Incubator of Portalegre). A formação culmina com um estágio académico, em ambiente laboral, em empresas nacionais do setor com as quais já existem compromissos de acolhimento dos formandos.

Com esta formação, o IPPortalegre apresenta a mais completa e coerente oferta formativa na área das bioenergias que vai deste CTeSP em Bioenergias e Gases Renováveis, que arranca no próximo ano letivo, até ao doutoramento em Hidrogénio e Gases Renováveis, iniciado no presente ano letivo, passando pelas licenciaturas em Engenharia de Produção de Biocombustíveis e Engenharia Química e Biológica, que também arranca em 2026-2027, o mestrado em Valorização Ambiental e Produção de Energia e a pós-graduação internacional em Energias Renováveis e Ambiente (Renewable Energy and Environment).

Prémios DECO Municípios e Freguesias: já são conhecidosos projetos vencedores da 3.ª edição

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios DECO Municípios e Freguesias. Nesta 3.ª edição, a Associação voltou a distinguir políticas públicas e projetos locais que colocam os consumidores e os cidadãos no centro da atuação autárquica. Com uma imagem renovada e com oito novas categorias, a iniciativa garantiu um número recorde de projetos inscritos, tendo reunido mais de 100 candidaturas. Avis, Barcelos, Braga, Lisboa, Oeiras, Porto de Mós e São João da Madeira são os municípios vencedores, tendo ainda sido atribuídas 14 menções honrosas aos municípios e mais de 20 distinções às freguesias.

“Este foi um ano de reconhecimento para os Prémios. Após três edições, aumentamos o número das participações dos municípios e freguesias em 68%, que participaram com projetos muito interessantes e que, efetivamente, têm um impacto significativo nos territórios e na defesa dos cidadãos”, comenta André Regueiro, coordenador do Departamento de Parcerias e Desenvolvimento da DECO. O responsável sublinha ainda que “mais do que destacar projetos, os Prémios querem que os mesmos sirvam de exemplo e inspiração para que outros municípios e freguesias repensem as suas políticas públicas”.

Lisboa destaca-se nesta edição com dois prémios

Os projetos “Um Teatro em Cada Bairro” e “CopoMais Lisboa” garantiram dois prémios ao município de Lisboa, nas categorias de Cultura e Lazer e Tecnologia e Inovação respetivamente. Desenvolvido com o intuito de garantir o acesso descentralizado à criação e fruição cultural de forma mais participativa, equitativa e integradora, o programa “Um Teatro em Cada Bairro” impactou, em 2025, mais de 117 mil pessoas. Tendo arrancado em dezembro de 2022, integra atualmente uma rede de seis equipamentos que permitem descentralizar as atividades culturais para outras zonas da cidade, reduzindo barreiras económicas e de mobilidade.

Já o projeto CopoMais Lisboa, trata-se de um sistema de copos reutilizáveis que nasceu da necessidade de eliminar o uso massivo de copos descartáveis nas zonas de animação noturna da cidade, que se estimava ser de cerca de três milhões de unidades. O CopoMais Lisboa dá resposta a estre problema através de 17 máquinas de devolução automática, permitindo que qualquer utilizador deposite um copo reutilizável e recupere de imediato o valor da tara através de cartão bancário ou QR code. Depois de uma fase inicial, em junho de 2025, que assegurou uma taxa de retorno dos copos superior a 90%, o projeto conta com uma rede de mais de 30 estabelecimentos aderentes.

Braga volta a distinguir-se nas políticas verdes

Depois de na edição do ano passado ter vencido com o “Mapa de Potencial Solar e Bio-Roofs de Braga” – uma plataforma inovadora que permite que os munícipes simulem o potencial solar dos seus edifícios –, o município voltou a destacar-se, desta vez com o projeto de regularização e renaturalização do Rio Este. Tendo vencido na nova categoria “Políticas Verdes e Energia”, o projeto tem como objetivo devolver o rio à cidade e aumentar a sua biodiversidade, removendo os revestimentos de betão. Para tal, foram criados corredores verdes e um percurso ecológico ao longo do rio, associado à recuperação de lagoas naturais. A renaturalização das margens e a recuperação da vegetação ripícola contribuiu, entre outros aspetos, para a mitigação dos efeitos das cheias e aumento da capacidade de retenção natural da água, aumentando também a resiliência ecológica do território face a fenómenos climáticos extremos.

Avis vence com “Jovens em Movimento”

Chama-se “Jovens em Movimento” e foi o projeto que arrecadou o prémio na categoria “Educação e Juventude” para o município de Avis. O programa, que nasceu em 2005, tem vindo a promover a ocupação dos jovens durante o período das férias letivas, contribuindo para a sua formação e para o seu crescimento cívico e intelectual, minorando potenciais comportamentos de risco. Com atividades em áreas como “ambiente e proteção civil”, “arqueologia”, “museologia” ou “serviços urbanos e de apoio à comunidade”, o projeto destina-se a jovens entre os 16 e os 25 anos, que sejam residentes do concelho e estejam integrados nos sistemas de ensino ou formação profissional. Num território profundamente marcado pela interioridade e pelo envelhecimento, a iniciativa cria mecanismos que permitem reforçar a ligação dos jovens ao território e valoriza o património histórico, cultural e documental de Avis.

1.ª Capital da Saúde Mental dá prémio a Barcelos

Assumindo-se como um marco histórico na abordagem às políticas de bem-estar, Barcelos recebeu a distinção inédita de 1.ª Capital de Saúde Mental, atribuída pela Federação Mundial da Saúde Mental (WFMH), em dezembro de 2023. O reconhecimento impulsionou a criação de uma Rede Municipal de Saúde Mental, pioneira no país, que articula 65 entidades locais e tem o objetivo de responder às necessidades da população. O projeto escalou a nível internacional, com o município a desenvolver a Rede de Cidades Europeias para a Saúde Mental. No ano passado, Barcelos acolheu o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental, que recebeu mais de 600 participantes de diversos países.

Oeiras ganha na categoria “Habitação e Espaço Público”

O acesso à habitação digna continua a ser um problema com necessidade urgente de reposta. Neste âmbito, Oeiras destacou-se pela aposta robusta na área de habitação municipal. Com 14 Novos Programas de Habitação (NPH), a autarquia tem um investimento estimado em 160 milhões de euros para a construção de 38 edifícios, que vão resultar em 754 fogos (tipologias T0 a T4). 420 fogos já se encontram em construção, tendo já sido entregues 92 casas a famílias carenciadas. Os NPH integram ainda serviços complementares, como uma Unidade de Cuidados Continuados, um Centro Social, três Centros de Dia, entre outros. A aposta do visa ainda a requalificação dos bairros municipais existentes, melhorando condições de habitabilidade, desempenho energético e integração urbana.

Trilhos e turismo de natureza destacam-se na categoria de “Turismo”

Com recursos naturais, patrimoniais e culturais que elevam o potencial turístico de Natureza de Porto de Mós, o concelho desenvolveu uma rede complexa de percursos e locais a valorizar em todas as freguesias do concelho. O objetivo do projeto passa por potenciar a visita ordenada ao território, criando espaços interpretativos e de fruição dos recursos naturais, tendo ainda em consideração a preservação dos mesmos. A Rede de Trilhos e Espaços de Visitação do Concelho de Porto de Mós integra uma oferta diversificada, com 11 percursos pedestres, 10 percursos equestres, 15 percursos de BTT, 11 locais de espeleologia e três pristas de parapente, entre outras atrações.

São João da Madeira apostou na inclusão com programa “Coordenadas”

O programa Coordenadas surgiu com o propósito de colmatar lacunas identificadas na atuação do município de São João da Madeira sobre os problemas sociais como o isolamento social, exclusão emocional e sócio afetiva ou dificuldade de acesso a serviços. O programa, que agora venceu o prémio DECO na categoria “Imigração, Inclusão e Diversidade”, desenvolveu respostas dirigidas à população, entre os 18 e os 64 anos, através de oito ações nas áreas ocupacional, laboral, artística e da saúde e bem-estar. A implementação do projeto promoveu mais inclusão no território, com capacitação e acesso a cuidados, bem como a promoção de locais de trabalho saudáveis no tecido empresarial, comercial, formativo e associativo.

Menções honrosas reconhecem 14 municípios

Além dos vencedores das oito categorias dos Prémios DECO, a Associação vai também distinguir 14 projetos municipais com Menções Honrosas, reconhecendo iniciativas que se diferenciam pelo impacto positivo, inovação e contributo para a qualidade de vida das comunidades. Na categoria “Habitação e Espaço Público”, o destaque vai para o município do Seixal, pelo projeto que permitiu o realojamento de mais de 293 famílias. Já em “Bem-estar e Saúde Mental”, serão distinguidos os municípios da Maia, Porto Moniz e Santiago do Cacém, pelos projetos desenvolvidos nesta área.

Matosinhos arrecada a Menção Honrosa na categoria “Turismo”, graças à iniciativa “Out of the Blue” e, ainda a norte do país, Valongo e Vila do Conde serão reconhecidos em “Imigração, Inclusão e Diversidade” pelas boas práticas de integração e promoção da coesão social. Na área de “Educação e Juventude”, as distinções vão para Sintra, Peniche e Torres Vedras. Oeiras será premiado em “Tecnologia e Inovação”, enquanto Porto e Seixal recebem Menções Honrosas na categoria de “Cultura e Lazer”.

Prémios DECO regressam com edição 2026

A 4.ª edição dos Prémios DECO Municípios e Freguesias regressam ainda este ano, para sublinhar as políticas locais que mais se destacaram no decorrer de 2026. A informação relativa às candidaturas, entre outros detalhes, será divulgada nos próximos meses.

Prémios Municípios

Habitação e Espaço Público:

Oeiras (Habitação Municipal)

Bem-Estar e Saúde Mental:

Barcelos (1ª Capital Mundial de Saúde Mental)

Turismo:

Porto de Mós (Rede de Trilhos e Espaços de Visitação)

Políticas Verdes e Energia:

Braga (Regularização e Renaturalização do Rio Este)

Educação e Juventude:

Avis (Jovens em Movimento)

Imigração, Inclusão e Diversidade:

São João da Madeira (Programa Coordenadas)

Tecnologia e Inovação:

Lisboa (CopoMais Lisboa – Sistema Municipal de Copos Reutilizáveis)

Cultura e Lazer:

Lisboa (Um teatro em cada bairro)

Menções Honrosas – Municípios

Habitação e Espaço Público:

Seixal (Realojamento disperso dos ex-residentes dos núcleos precários de Vale de Chicharos, Rio Judeu e Santa Marta de Corroios)

Bem-Estar e Saúde Mental:

Maia (Maia Cuida+)

Porto Moniz (Gabinete de Apoio ao Idoso de Porto Moniz)

Santiago do Cacém (Santiago de Cacém Ativo e Solidário + Gerações)

Turismo:

Matosinhos (Out of th blue)

Políticas Verdes e Energia:

Cascais (Fundo Verde de Apoio às Famílias de Cascais)

Educação e Juventude:

Sintra (Sintra Inclui)

Peniche (Youth Point – Epicentro da Estratégia Juventude 25/26)

Torres Vedras (Conselho de Crianças de Torres Vedras)

Imigração, Inclusão e Diversidade:

Valongo (Centro de Recursos para a Inclusão Social)

Vila do Conde (In Surf)

Tecnologia e Inovação:

Oeiras (Plataforma Oeiras Interativa)

Cultura e Lazer:

Porto (Feira do Livro do Porto)

Seixal (Seixal Cultural)

Juntas de Freguesia – Prémios

Junta de Freguesia de Barreiros

Junta de Freguesia de Cacia

Junta de Freguesia de Encosta do Sol

Junta de Freguesia de Meirinhas

Junta de Freguesia de Palmeira

Junta de Freguesia de São Domingos de Rana

Junta de Freguesia de São Sebastião

União de Freguesias Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias

União de Freguesias Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas

União de Freguesias de Arrimal e Mendiga

União de Freguesias de Carcavelos e Parede

União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades

União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova

Juntas de Freguesia – Menções Honrosas

Junta de Freguesia da Costa

Junta de Freguesia de Aradas

Junta de Freguesia de Portimão

Junta de Freguesia de Porto Salvo

Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz

Junta de Freguesia de Souselo

Junta de Freguesia de Vila do Conde

Junta de Freguesia de Vila Franca

Junta de Freguesia de Corroios

Junta de Freguesia de N. Srª do Bispo

Junta de Freguesia de Santa Marinha

Politécnico de Portalegre integra Projeto HEMPVALUE

O Politécnico de Portalegre integra o projeto HEMPVALUE – Inovação e sustentabilidade no setor do cânhamo industrial, recentemente aprovado no âmbito do Programa Interreg POCTEP. A participação da instituição é assegurada pela investigadora Ana Cordeiro, enquanto responsável científica.

Liderado pelo CICYTEX – Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura, o projeto reúne parceiros de Portugal e Espanha com o objetivo de promover a inovação no cultivo e valorização do cânhamo industrial na região Centro-Extremadura-Alentejo.

O projeto pretende estabelecer bases para a produção e transformação do cânhamo em biomateriais e alimentos sustentáveis, contribuindo para a diversificação agrícola, redução das emissões de CO₂ e substituição de plásticos em embalagens. O projeto aposta ainda na investigação das condições agronómicas locais e na valorização da biomassa, promovendo soluções alinhadas com os princípios da bioeconomia e da economia circular.

O HEMPVALUE decorre até junho de 2028 e é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg VI A España – Portugal (POCTEP) 2021-2027, com um apoio superior a 1 milhão de euros, cabendo ao Politécnico de Portalegre um investimento de 127 mil euros.

StartUP Montemor-o-Novo promove workshop sobre linguagem não-verbal no atendimento

A StartUP Montemor-o-Novo promove, no próximo dia 9 de junho, entre as 09h30 e as 12h30, o workshop de capacitação “Linguagem Não-Verbal para o Atendimento”, uma iniciativa dedicada à melhoria das competências de comunicação no contexto profissional.

A sessão decorrerá nas instalações da startUP Montemor-o-Novo e pretende sensibilizar os participantes para a importância da comunicação não-verbal na relação com clientes e no atendimento ao público.

Ao longo do workshop, os participantes terão oportunidade de aprender técnicas práticas para transmitir empatia e proximidade, melhorar a comunicação interpessoal, identificar sinais não-verbais e criar experiências de atendimento mais humanas e eficazes.

A formação inclui exercícios práticos, exemplos reais e ferramentas de aplicação imediata em diferentes contextos profissionais.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através de formulário online.

O workshop integra a estratégia de capacitação e apoio ao empreendedorismo desenvolvida pela startUP Montemor-o-Novo, promovendo competências essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Dia Mundial da Criança o programa Ambiente em FM aborda a Nova Estratégia de Educação Ambiental 2030

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Criança, o foco vira-se para o futuro com a consulta pública da nova Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2030), que decorre até 16 de junho. Fruto de um trabalho colaborativo iniciado em 2025, o documento propõe uma abordagem integrada entre setores como o ambiente, a educação e a mobilidade para promover a literacia climática e a mudança de comportamentos na sociedade portuguesa.

Em declarações sobre a importância do tema, José Janela, da Quercus, sublinha que a estratégia é um instrumento essencial para reforçar a cidadania participativa e a conservação da biodiversidade. A associação ambientalista apela à participação de todos os cidadãos no envio de propostas, defendendo que o envolvimento ativo das comunidades e a valorização do conhecimento científico são fundamentais para responder aos desafios ambientais atuais.

Tudo para saber sobre o assunto com José Janela, da Quercus. O programa desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

CCDRA destaca papel da Rádio Nova Antena na valorização do Alentejo

A Rádio Nova Antena assinala 14 anos no grupo Alentejo em FM e recebeu uma mensagem de felicitação de Henrique Sim-Sim, vice-presidente da CCDR Alentejo para a área da Cultura, por ocasião de mais um aniversário da integração da estação no Grupo, assinalado neste dia 1 de junho.

Na mensagem dirigida ao diretor da Rádio Nova Antena, António Ferreira Góis, o responsável destacou o papel da comunicação social local e regional na promoção da identidade cultural alentejana, sublinhando a importância das rádios locais na difusão de informação, na produção de património cultural e sonoro, no combate ao isolamento das populações e na promoção do desenvolvimento local.

Henrique Sim-Sim referiu ainda que uma radiodifusão regional livre, plural e forte constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento do território, defendendo a continuidade das políticas públicas de modernização tecnológica e transição digital do setor. O vice-presidente da CCDR Alentejo salientou igualmente a importância destes meios na promoção do pluralismo, no combate à desinformação e na preservação da identidade cultural da região.

A terminar, expressou votos de sucesso a todos os profissionais da Rádio Nova Antena, reconhecendo o trabalho desenvolvido pela estação ao serviço das comunidades alentejanas.

Mensagem na íntegra

”Exmo. Senhor Diretor da Rádio Nova Antena

António Ferreira Góis

Reconhecendo o papel fundamental da Comunicação Social local e regional nas políticas de proximidade e na valorização da identidade cultural do Alentejo, felicito, enquanto Vice-Presidente da CCDR Alentejo para a área da Cultura, a Rádio Nova Antena pelo seu percurso de dedicação à nossa Região.

As rádios locais têm importantes funções sociais, designadamente no âmbito da difusão de informação, produção de património cultural e sonoro, combate ao isolamento e promoção do desenvolvimento local, assim como na promoção da diversidade informativa e no fortalecimento da Democracia, mantendo os cidadãos informados sobre temas de proximidade que muitas vezes escapam aos grandes media nacionais.

A sustentabilidade de uma radiodifusão regional livre, plural e forte é um pilar inalienável do nosso desenvolvimento. É com essa convicção que valorizamos as políticas públicas que reforçam a modernização tecnológica, a transição digital e a capacidade de emissão, garantindo que a informação de rigor chega a todo o território, mesmo aos locais mais isolados. Estes são instrumentos vitais para assegurar o pluralismo, combater a desinformação e manter viva a identidade e cultura que nos define.

Assim, é com enorme satisfação que saúdo V. Exa. e todos os profissionais desta estação, expressando os meus votos de sucesso na continuidade da vossa nobre missão.

Com os meus melhores cumprimentos,

Henrique Sim-Sim

Vice-presidente”