Elvas comemora dez anos de Património Mundial da UNESCO

Faz hoje precisamente 10 anos que Elvas foi classificada como Património Mundial da UNESCO, a 30 de Junho de 2012, com a distinção de Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações.

A data vai ser celebrada esta noite, na Praça da República, com um concerto de Rita Guerra, Tim e a Orquestra Ibérica International Voices Ensemble. O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida considera que este “é um aniversário diferente e vai ter que ficar marcado”, convidando as pessoas a assistir àquele que considera ser, “talvez o melhor concerto que tenha passado por Elvas”.

O presidente destaca que, depois desta distinção, “Elvas deixou de ser conhecida apenas numa região, passando a ser conhecida em praticamente todo o universo, e Elvas sentiu uma diferença muito grande no número de pessoas que vêm visitar a cidade”.

“Ao adquirir-se o estatuto de Elvas Património da Humanidade assume-se uma responsabilidade tremenda perante a humanidade e, nós enquanto autarquia tudo fazemos e, não tenho dúvida que a maioria dos elvenses também tudo faz”, remata Rondão Almeida.

O concerto que marca as comemorações dos dez anos de Elvas como Património da UNESCO está marcado para as 22 horas, contando com a apresentação de Bárbara Guimarães e tem a direção artística de Luís Zagalo.

Exposição de aguarelas patente na Galeria Municipal de Montemor

As obras criadas realizadas no IV Encontro Internacional de Aguarelas, que decorreu ao longo de oito dias em Montemor-o-Novo, vão estar expostas na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, até amanhã.

Júlio Jorge, presidente da Associação de Aguarelas de Portugal adianta que esta exposição “pode ser vista, todos os dias úteis, por enquanto, das 10 horas às 18 horas”, sendo esta de entrada livre.

O presidente desta associação adianta que estão a ser feitos esforços para que “a Galeria esteja a trabalhar ao sábado, pelo menos”.

Na galeria estão patentes trabalhos de “sete artistas, de Itália, da Holanda, de Espanha, do Peru, Portugal e da Índia”, sendo que, segundo Júlio Jorge, os artistas tiveram “uma liberdade total para trabalhar os temas que eles quiserem e por isso, esta exposição é diversificada”, contando com trabalhos “desde a figura humana, paisagem urbana, paisagem campestre”, incluindo locais de Montemor-o-Novo.

Apesar de, até agora, estar confirmada a exposição até dia 1 de Julho, Júlio Jorge confessa que poderá vir a estar durante mais tempo, em Montemor.

A exposição com os trabalhos realizados pelos artistas que participaram no IV Encontro Internacional de Aguarelas, em Montemor-o-Novo, pode ser vista até amanhã.

Fim dos Jogos sem Fronteira nas piscinas de Montemor

No âmbito do plano de atividades da Escola Municipal de Natação de Montemor-o-Novo, realizaram-se, nas duas últimas semanas, com término nesta quinta-feira, 30 de junho, os Jogos Sem Fronteiras, nas Piscinas Recreativas Municipais.

A iniciativa destinou-se, na primeira semana, a alunos dos Jardins de Infância do concelho e, na última semana, a alunos do primeiro ciclo, proporcionando, a cerca de 700 participantes, manhãs diferentes e divertidas de jogos aquáticos, onde o espírito de equipa, entreajuda e competição estiveram presentes.

Corrida de Touros dia 9 de julho na Praça de Estremoz

Foto: Ivo Moreira

A centenária Praça de Touros de Estremoz volta a abrir portas no dia 9 de julho, às 22 horas.

Numa organização conjunta entre a Tertúlia Tauromáquica de Estremoz e a empresa Toiros e Tauromaquia, “o futuro da festa brava vai estar em destaque no tauródromo estremocense”.

Para lidar quatro novilhos da ganadaria Fernandes Castro, vão estar em praça os cavaleiros amadores Marco Santos, Mariana Avó, Clara Sophie e Luís Miguel Ferreira. As pegas estarão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de São Manços e de Monforte.

Este espetáculo será abrilhantado pela banda da Sociedade Filarmónica Luzitana.

A reserva de bilhetes, que terá o preço único de 10 euros, pode ser feita através do número 969 639361. Os ingressos estarão igualmente à venda nas bilheteiras da praça, no dia do espetáculo.

A Tertúlia Tauromáquica de Estremoz e a empresa Toiros e Tauromaquia, ofereceram 600 bilhetes a todas as escolas do 1. Ciclo do concelho de Estremoz, para que como revela a organização “o futuro da festa brava esteja garantido, seja apoiado e presenciado por espectadores desde tenra idade”.

161 anos de Banda da Sociedade Carlista

Banda da Sociedade Antiga Filarmónica Carlista celebra hoje 161 anos de atividade. Este ano o aniversário foi comemorado com um concerto no Cineteatro Curvo Semedo, que se realizou no passado sábado.

Segundo o presidente da Sociedade Carlista, Pedro Barreiros, hoje terá lugar a habitual “Sessão Solene, que acontece no nosso Salão Nobre, onde vamos homenagear, como é usual, os associados com 25 e 50 anos de sócio”, sendo ainda homenageados “os sócios que não foram, nem o ano passado, nem há dois anos”.

Pedro Barreiros apela aos montemorenses “para que todos possam estar mais próximos da Carlista”, até porque considera que “a Carlista faz bem, dá-nos um espaço de partilha, que está cada vez mais distante, pela situação social que vivemos”. Quanto à sociedade, o presidente acredita que “só tem lógica a Carlista existir se os montemorenses estiverem com ela, se os associados estiverem com ela e faz falta mais Montemor, na Carlista e vou ousar dizer que faz falta mais Carlista em Montemor”.

Em dia de celebração dos 161 anos de aniversário da Banda da Sociedade Antiga Filarmónica Carlista, o presidente revela quais os próximos eventos em que a banda vai participar, “vamos ter a habitual sardinhada, exclusiva a sócios, no dia 1 de julho, depois vamos ter também no dia 2 de julho um arraial popular aberto já a toda a população”, estando ainda “mais surpresas a caminho” .

Os 161 anos de existência da Banda da Carlista vão ser assinalados hoje, com uma sessão solene de homenagem a sócios.

Alunos realizam exame de Matemática A

Mais de 148 mil alunos estão inscritos para os exames do ensino secundário, a maioria para aceder ao ensino superior.

Está marcado para hoje o exame de Matemática A às 9.30 horas.

A última prova da 1.ª fase é no dia 6 de julho, com a prova de História B.

15ª Gala do Desporto do Alentejo Central homenageou 38 atletas montemorenses

A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e a Câmara Municipal de Vendas Novas promoveram, no passado dia 25 de junho, a 15ª Gala do Desporto do Alentejo Central. Esta edição homenageou cerca de 150 atletas da região, pelos resultados obtidos na época desportivas 2020/2021.

O concelho de Montemor-o-Novo, seus clubes/associações e atletas, também estiveram em destaque, alcançando várias Homenagens Individuais e Coletivas nesta Gala, onde o Município de Montemor-o-Novo esteve representado pela Presidente da Assembleia Municipal Carmen Carvalheira (que também representou a CCDR Alentejo, enquanto vice-presidente desta entidade), pela Vereadora Sílvia Santos e pelos técnicos Samuel Cinzas e Rui Simões,. Na Categoria A – Desporto Federado Individual, na modalidade de atletismo, foram premiados Alexandre Constantino, André Vilelas e Nuno Perdigão, todos em representação do Cork – Cortiçadas Clube Alentejo, e Henrique Santos, em representação do Grupo Desportivo Diana. Na mesma categoria, mas nos Desportos de Combate, João Malhão, em representação do Clube Stone Boys, também foi premiado.

Na Categoria B – Desporto Federado Coletivo, no Xadrez, a Associação de Xadrez “A Torre”, com 5 Equipas, compostas por 33 atletas, foi o clube mais medalhado da noite.

Festival de Encerramento da Piscina Coberta Municipal de Montemor

O Festival de Encerramento das atividades da Piscina Coberta Municipal de Montemor-o-Novo teve lugar no sábado passado, dia 25, a partir das 9 horas. A iniciativa decorreu em ambiente de convívio, alegria e boa disposição, com as iniciativas a realizar-se de forma descontraída e animada, permitindo encerrar da melhor forma mais um ano nesta piscina.

Pais e filhos vibraram com muitos jogos, partilhando de bons e saudáveis momentos. O Festival terminou com uma prova de estafetas, onde houve medalhas para todos os participantes. O Município de Montemor-o-Novo continua, assim, a incrementar a prática desportiva no concelho, contribuindo para a formação, educação e qualidade de vida dos jovens montemorenses.

Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria em Viana do Alentejo

Viana do Alentejo recebe a primeira edição do FICO – Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria, que decorre entre a Praça da República e o Castelo, nos dias 1, 2 e 3 de julho, de sexta-feira a domingo.

Ao longo de três dias, o centro da vila conta com vários momentos de animação. O cante alentejano, uma recriação histórica intitulada “Pisar o barro”, vários workshops, animação de rua, mostra de olaria, ilustração e tasquinhas, com destaque para os concertos no Castelo, fazem parte do programa.

A iniciativa tem por base a segunda residência artística, que decorre ao longo das próximas duas semanas, nas duas oficinas da família de oleiros Feliciano Agostinho, juntando nove criativos portugueses. Durante o festival, são também exibidos os resultados da residência “Tasco em Viana”, realizada em 2021, e da qual resultou a exposição patente na Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana, intitulada “Viana, Olaria, Oleiros e Ilustradores”, visitável até 30 de setembro.

Organizada pelo Município de Viana do Alentejo, em parceria com a agência de design e cultura VICARA, a iniciativa conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia local e da Direção Geral de Cultura.

Aprovada a construção de dois campos de padel no Clube de Ténis em Montemor

Assinado hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo o protocolo para a construção de dois campos de padel no Clube de Ténis da cidade.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, explica que “este protocolo de parceria entre o Estado e o Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, para que se construam mais dois campos e padel”, sendo este “um projeto que vai ser feito a nível do Clube de Ténis mas esperado e a dinamizado para todo o concelho e para que possam praticar padel”.

Segundo o autarca “a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo apadrinha este acordo com o Estado, tendo a comparticipação dos restantes 50% de apoio para a construção dos dois campos” assegurando ainda que está a ser feito um trabalho “para o desporto, para mais gente praticar desporto”, acrescenta.

O autarca considera que o Clube de Ténis tem feito muito pelo desporto garantindo que “esta associação e outras são ajudadas pela Câmara Municipal, e neste caso também pelo Estado, porque merecem sê-lo”, destacando que o Clube de Ténis “com 700 atletas federados, este número impressionante, é prova que há uma dinâmica que há uma dinâmica a nível local, a nível regional e até a nível nacional”.

Carlos Miguel, secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional representa “um valor que por sua vez irá custear metade, 50% da obra, é este primeiro passo”, acrescentando que este passo fica assegurado “pela Câmara Municipal e, por outro lado, pela própria dinâmica do Clube de Ténis”, promovendo o associativismo.

Quanto à assinatura do protocolo Sónia Mendes, Diretora Geral das Autarquias Locais, considera que será benéfico “para além de ter sido um apoio dado pela Administração Central, a uma entidade privada, é dado esse apoio para beneficiar, desde logo, os meninos de Montemor-o-Novo que vão ter mais dois campos de padle para poderem jogar e naturalmente, toda a população de Montemor”.

Já Dora Sampaio, presidente do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, acredita que este “é sem dúvida um momento importante na história do clube”. Permitindo a construção destes 3 campos “podemos, não só, ter o padel escolar, mas também levar o padel a um público alvo diferente daquele que, neste momento, usufrui de um só campo”.

Para o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Aníbal Reis Costa, as conquistas do clube são “de louvar, não só a nível de territórios de baixa densidade”, acrescentando que também é importante pela questão da “diversidade de oferta que o Clube de Ténis poderá ter, por via deste apoio”.

Esta é também uma forma de “um reforço de uma modalidade, um reforço de uma direção e também da criação de maior atratividade do próprio território, para poder trazer mais pessoas ao concelho de Montemor e, de alguma forma, a própria região”, segundo Aníbal Reis Costa.

O Protocolo que ira permitir a criação de dois campos de padel foi assinado hoje, no salão nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Contares na Oficina da Criança em Montemor

Os Contares na Oficina, pela Trimagisto, estiveram de novo a habitar a Oficina da Criança, na passada sexta-feira, dia 24, desta feita com a presença de Ana Lage.

Crianças e adultos, munidos de ouvidos ávidos por histórias, juntaram-se para mais um final de tarde bem passado.

NERPOR organiza fórum com participação de dezenas de empresárias portuguesas e espanholas

O último Fórum do Projeto INTREPIDA PLUS, organizado pelo NERPOR, juntou 20 empresárias portuguesas e 30 empresárias espanholas. Este evento decorreu nas próprias instalações do NERPOR, na segunda-feira, dia 27 de junho, sendo que na terça, dia 28, as atividades passaram pela vila de Castelo de Vide e pelo Campus do Politécnico de Portalegre.

O primeiro dia de Fórum contou com o painel “Mulheres em cargos de chefia”, com as participações de Vera Escoto, diretora clínica da ULSNA; Cristina Paulino, gerente da Caixa Geral de Depósitos da delegação de Portalegre; Vera Barradas, pró-presidente de Comunicação e Imagem Institucional do Politécnico de Portalegre; Maria José Andrade, fundadora da Plataforma Digital Mujeres Valientes; e Sabina Limón, gerente de Salinas del Alemán. Houve ainda espaço para a palestra “Liderar empresas em situações de crise”, orientada por Fernanda Policarpo, professora de Empreendedorismo e Doutorada em Administração de Empresas.

Além das palestras, as empresárias participaram numa visita guiada a Castelo de Vide, que se iniciou com uma sessão de boas vindas no Salão Nobre da Câmara, por parte do presidente António Pita. Ainda nesta vila visitaram uma empresa de artesanato e, após terminar, juntaram-se no Campus do Politécnico de Portalegre para as habituais sessões de Networking.

Este projeto pretende promover o empreendedorismo e internacionalização de mulheres, apoiando as empresárias aderentes nas suas relações comerciais transfronteiriças, através da partilha de boas práticas e experiências culturais.

O Projeto INTREPIDA PLUS é cofinanciado pelo Fundo Europeu FEDER, através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP), e é implementado por uma parceria entre a Fundación Tres Culturas del Mediterráneo, NERPOR – Associação Empresarial da Região de Portalegre, NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora, Diputación de Huelva, Mancomunidad de Desarrollo Condado de Huelva e o Município de Faro.

Roteiro Mariano no centro histórico de Montemor nos dias 16 e 30

As Visitas ao Património, numa organização do Município de Montemor-o-Novo, prosseguem com o Roteiro Mariano. São três visitas guiadas com Filomena Caetano, sempre ao sábado, ao património histórico, artístico e simbólico de devoção mariana, existente em Montemor-o-Novo.

A primeira iniciativa teve lugar no passado dia 25, com a visita a incidir no Centro Histórico de Montemor-o-Novo. As duas próximas visitas são no dia 16 de julho, às 10 horas, ao Castelo e, no dia 30, à mesma hora, à Ermida de Nossa Senhora da Visitação.

As visitas são gratuitas, mas necessitam de inscrição prévia no Posto de Turismo de Montemor, onde se prestam informações e fazem inscrições pelo telefone número 266 898 103 ou pelo e-mail turismo@cm-montemornovo.pt .

Desafio Fotográfico do Centro Histórico montemorense até final do mês

Está a decorrer até ao final deste mês o Desafio Fotográfico do Centro Histórico de Montemor-o-Novo, sendo que, todas as fotos tiradas serão expostas a 27 de Setembro.

Segundo explica António Pinto Xavier, vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, para a foto ser elegível “deve ser referente ao Centro histórico da cidade”. As fotos devem ser enviadas para o endereço de email da Câmara Municipal da cidade até dia 30.

As fotos “podem ser a cores, ou a preto e branco” e cada participante pode apresentar duas fotografias, não sendo permitidas fotomontagens.

Pode ter acesso às regras e condições deste desafio aqui.

Município de Montemor-o-Novo continua a visitar escolas

O município de Montemor-o-Novo está a realizar visitas aos estabelecimentos de ensino do concelho que integram o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, acompanhados por técnicos da autarquia, por elementos do executivo do Agrupamento de Escolas e pelos respetivos Presidentes de Junta de Freguesia.

Estas visitas têm o objetivo de, em cada escola, ter a possibilidade de conversar com os alunos, com o pessoal docente e não docente, para escutar as sugestões/preocupações de todos os envolvidos no processo educativo, porque só com a colaboração de todos é que poderemos ser uma comunidade ativa e participativa.

Na manhã de ontem, foram visitadas ao Jardim de infância + EB1 de Cortiçadas de Lavre, Lavre e Foros de Vale de Figueira, culminando a visita com um almoço no refeitório escolar de Foros de Vale Figueira.

Oficina da Criança recebe terceira sessão de Contares

Contares na Oficina é uma atividade destinada a crianças que vai decorrer na Oficina da Criança, ao longo de várias sessões, sendo a terceira sessão sexta-feira, às 18 horas.

Carlos Marques, diretor artístico da Trimagisto adianta que “os Contares na Oficina é uma atividade que se iniciou o ano passado, aquando de um projeto maior, o projeto “Rise Up”, relacionado com Saramago, era um bocadinho contar contos tradicionais, na Oficina da Criança”, tendo este sido adaptado para crianças..

Este ano as sessões deste projeto decorrem “nos meses de verão, para aproveitar o pátio exterior da Oficina da Criança”, revela o ator, sendo que a primeira sessão acontece sexta-feira, pelas 18 horas.

Carlos Marques relembra que a atividade “é gratuita, é só aparecerem na Oficina da Criança, para ouvir histórias”, realçando ainda que estas sessões, são uma forma de “acabar com o estigma de que a leitura é uma seca”. Em forma de convite, o diretor artístico da Trimagisto destaca que a leitura, “para uma criança é um momento lúdico, em que ela viaja e que sai da realidade”, enquanto que para um adulto, “é regressar a esse estado de ser criança novamente”.

Contares na Oficina é uma atividade de entrada livre sendo que para assistir a estas sessões basta visitar a Oficina da Criança, às 18 horas, sexta-feira. Esta sessão de contos é conduzida por Ana Lás

Menos 89 casos de Covid-19 no concelho de Montemor

O concelho de Montemor-o-Novo, nos últimos 14 dias, entre 14 a 27 de junho, registou um acumulado de 327 novos casos de Covid-19, menos 89 casos desde o registo anterior, segundo informa o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde.

Este total acumulado de 327 novos casos em 14 dias corresponde a “incidência extremamente elevada”, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, que mede a incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes.

Secretário de Estado da Economia visita Regasprado em Montemor-o-Novo

A empresa Regasprado – Sociedade de Comercialização e Montagem de Sistemas de Rega recebeu ontem a visita o secretário de estado da economia, João Correia Neves, uma iniciativa que teve como objetivo dar a conhecer este negócio único em Portugal, sediado em Montemor-o-Novo.

Após uma breve apresentação do negócio e uma visita às instalações onde são produzidos pivots de rega, João Correia Neves, secretário de estado da economia realça que “esta empresa tem uma atividade muito relevante até porque tratam basicamente da gestão da água”, algo que o secretário de estado considera ser algo “absolutamente crítico nos dias que nós vivemos e sobretudo naquilo que nós perspetivamos em função das alterações climáticas”.

É ainda destacado pelo secretário de estado da economia, que “é muito interessante que uma empresa, como esta, em Montemor, tenha capacidade de inovação e o trabalho que eles estão a fazer na utilização de painéis solares e portanto, de diminuir o impacto do custo da eletricidade, por alternativas renováveis é também significativo”.

A questão da sustentabilidade está na ordem do dia e, sendo a Regasprado uma empresa que trabalha com água, “é muito interessante verificar que, em Montemor, temos uma empresa como esta, que é única no país e uma das poucas na Europa”, acrescenta.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor considera que “é importante abrir o concelho de Montemor-o-Novo para o Mundo e mostrar que aqui também há investimento industrial, investimento na economia”, sendo que o concelho tem tido um grande investimento na indústria criativa. O autarca adianta que “há espaço ainda para crescer, esta zona industrial tem aqui muitos investidores interessantes, é o caso da Regasprado, que é a única fábrica de pivots de Portugal, em Espanha só há duas e em França só há três”, sendo a empresa sediada em Montemor, uma referência.

O presidente da Câmara realça ainda que é necessário “apoiar este investidores em Montemor-o-Novo, a Câmara Municipal está com eles”, adiantando ainda que “Montemor-o-Novo está vivo, está disponível para receber investidores, há procura de terrenos, a localização geográfica próxima da autoestrada, próximo de Lisboa, próximo do Porto de Sines, é um fator interessantíssimo, que não foi explorado, durante muitos anos e agora está a ser explorado, está a haver interesse dos investidores e Montemor vai crescer”.

O engenheiro Alfredo Barrambanas gerente da Regasprado explica que esta empresa “está ligada à irrigação conduções de água, mas especialmente de irrigação”, estando a empresa sediada em Montemor há um ano. Tal como adianta o engenheiro, a Regasprado é a “única fábrica que produz para o mercado nacional, os principais mercados é Espanha, Angola, França, Argélia, estamos a desenvolver o Egipto, a Ucrânia também estávamos lá e tivemos de sair”.

O Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves visitou a Regasprado, a única empresa no país a produzir e comercializar pivots de rega, exportando para diversos pontos do mundo.

Bárbara Tinoco em Arraiolos no domingo dia 10

Arraiolos anima-se com as Festas de São Boaventura, entre 8 e 10 de julho, de sexta-feira a domingo.

Na Praça do Município, num concerto com acesso livre do público, a presença de Bárbara Tinoco anima a noite de dia 10, domingo, com um espetáculo que começa às 22 horas.

Piscinas Municipais de Évora abertas ao público depois de obras de requalificação

Após dois anos, encerrado, devido à pandemia, o Parque de Piscinas Municipais de Évora já abriu ao público, de forma totalmente renovada, devido às obras de requalificação levadas a cabo pela autarquia.

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora, recorda que desde 2014 que as intervenções têm vindo a ser feitas, tendo em conta que as piscinas são bastante antigas, “no sentido de a reabilitar e renovar”, adiantando que começaram pela “intervenção nos balneários, com intervenções na piscina de água quente, com a substituição do sistema de aquecimento, para ganhara valor, porque se gastava uma verba significativa com o aquecimento da piscina”.

“A grande obra foi a alteração técnica de piscina, que perdia toda a água, que esta consumia e, por isso, introduzimos novos equipamentos no sentido de garantir a reciclagem da água, evitando o seu desperdício, que permite poupar 10 m3 de água por hora, uma valor assinalável”, revela o presidente.

Paralelamente, foram feitas “melhorias na própria piscina, nas caleiras, para reduzir acidentes ao nível dos mergulhos, bem como ao nível paisagístico, com o seu embelezamento, investimento de substituição da relva e plantação de árvores, para ensombramento, instalação de posto de socorro, renovação da sinalética”, ou seja, segundo o presidente da Câmara de Évora, “foi feito um conjunto significativo de melhorias, que permitiram ter agora, uma piscina renovada”.

Também a Casa da Mata foi melhorada, “o que permite dar uma resposta com melhores condições”, acrescenta o presidente.

Carlos Pinto de Sá, adianta ainda que algumas obras “tiveram comparticipação, mas a maior parte da verba é do orçamento municipal, num investimento superior a 500 mil euros”.

Piscinas Municipais de Évora que sofreram obras de requalificação, a vários níveis.

Estudo de qualidade de redes móveis realizado pela ANACOM abaixo das expectativas

Foi apresentado na passada sexta-feira, no Salão Nobre, da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, um estudo de qualidade de redes móveis no concelho, realizado pela ANACOM, de modo a apurar a qualidade destas formas de comunicação.

Olímpio Galvão admite que a reunião foi positiva, no entanto, “neste momento é muito difícil fazer o que quer que seja porque estamos a falar de operadores privados”, apesar disso, “com este estudo conseguiremos pressionar esses operadores e agora aqui está visto por números, mapas, diagramas, onde é que são as zonas onde temos menos rede”, permitindo aos utilizadores e autarquias pressionar as empresas que prestam o serviço.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Ao longo da reunião foi informado “por alguns presidentes de Junta, algumas dificuldades que há na distribuição de correio”, acrescentando que “terá de ser feita essa pressão por parte da ANACOM”, que deve ser dada a conhecer por escrito.

Relativamente às queixas realizadas por parte dos montemorenses em relação à falta de disponibilização de rede de fibra ótica, segundo o presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, “não se explica porque o consumidor tem o desejo e a necessidade de ter fibra ótica para ter bom acesso à Internet”, adiantando que “está em marcha o desenvolvimento de um programa de financiamento público para levar a Internet a todas as casas em Portugal”, estando previsto, pela ANACOM, que “ao longo dos próximos dois, a três anos, no máximo, todas as casas, mesmo aquelas que estão mais longe da rede da Internet”.

Apesar das falhas de serviço de rede fibra ótica no concelho, João Cadete de Matos revela que há soluções para um serviço eficiente de internet, acessível a todos.

Apesar das falhas de serviço de rede fibra ótica no concelho, João Cadete de Matos revela que há soluções para um serviço eficiente de internet, acessível a todos, “é possível através de uma antena parabólica, de pequena dimensão, ligar-se à constelação de satélites que estão em órbita, de baixa altitude, à volta do planeta e que fornecem Internet com muita qualidade”, adianta.

Foi ainda dada conta, por parte da Câmara Municipal, da instalação de cabos de fibra ótica, em Montemor, por parte de uma empresa, que não tem licenças municipais, para esse efeito. O presidente da ANACOM compromete-se “a contactar essa empresa e a pedir a essa empresa que veja o que é que se passa porque, de facto, não é aceitável essa situação”.

Aos locais em que não existe fibra ótica, chamam-se zonas brancas, “área em que não existe cobertura de redes fixas de alta velocidade, designadamente redes de fibra ótica”, tal como explica Ilda Lopes, diretora de Apoio ao Conselho, na Área de Planeamento e Controlo, na ANACOM.

Por agora, o objetivo é levar um serviço de internet de alta velocidade a todas freguesias do concelho, sendo que, segundo Ilda Matos, o desejável seria que todas as casas já tivessem acesso a este tipo de serviço.

Neste momento, em Montemor-o-Novo, após a identificação das áreas brancas, será feito um trabalho de pesquisa sobre quais as habitações que têm ou não este tipo de serviço.

Quanto ao estudo, Vítor Rabuge, engenheiro da direção geral de supervisão, da ANACOM, revela que “foram quatro dias de trabalho intenso, fizemos mais de 500 a 600 quilómetros, em que o que tivemos a fazer foi testar, em simultâneo, a experiência que um utilizador, que visite o concelho de Montemor-o-Novo tem ao utilizar cada uma das três redes móveis”.

Segundo o estudo os resultados podiam ser mais satisfatórios uma vez que, no concelho de Montemor-o-Novo, há diversas freguesias onde não rede, o que impossibilita a comunicação, tornando as freguesias rurais, ainda mais isoladas.

[/shc_shortcode]

Um em cada quatro idosos está em risco nutricional

Os rastreios realizados nos passados meses de dezembro e Janeiro,  e que pretendia averiguar o risco nutricional da população portuguesa com idade superior a 65 anos, permitiu concluir que 14% dos utentes rastreados encontra-se em alto risco nutricional e a necessitar de uma intervenção nutricional adequada.

De salientar ainda que, um em cada quatro indivíduos avaliados necessita de um acompanhamento mais próximo de um profissional de saúde para monitorização do estado nutricional.

A nutrição adequada é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, para ouvir hoje, às 12.45 horas e 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Fim-de semana do caracol decorre em Borba

O já tradicional fim-de-semana do caracol, em Borba, decorre nos próximos dias 1, 2 e 3 de Julho de 2022. A iniciativa é desenvolvida pelas juntas de freguesia de Matriz e São Bartolomeu e pretende promover este petisco tão característico da região.

Diogo Fernandes, produtor de caracoleta em Borba, refere que “estes eventos são muito importantes para toda a economia da região. Tanto para nós, produtores, como para potenciar tudo, desde os vendedores aos cafés, pelo que acho que estas iniciativas beneficiam, não só a zona de Borba, como todo o Alto Alentejo”.

A empresa Caracoleta de Borba, de cariz familiar, surgiu “há cerca de cinco anos e dedica-se à produção e venda de caracoleta nacional. Não é muito tempo e tem sido uma aprendizagem através do trabalho, melhorando de ano para ano. Não tem sido fácil mas também, nos últimos anos, nada tem sido fácil”.

Diogo Fernandes refere que no período pré pandemia “o número de produtores de caracoleta aumentou muito. Nesta altura, a oferta é muito inferior à procura e a nossa empresa, que sofreu muito com a pandemia e ainda está a reagrupar-se, não consegue dar resposta”.

O fim-de-semana do caracol conta ainda com animação musical, diversões e uma prova cega dos cerca de 20 a 25 pratos de caracóis dos estabelecimentos aderentes.

A animação, dia 1, está a cargo do acordeonista Tiago Afonso, e o espetáculo musical com Rui Alves e Banda 7ª arte. Dia 2 é a vez da Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba e o espetáculo com o grupo Chave D`ouro e dia 3 espetáculo com Bellota Trompetera e a prova cega de caracóis.

Ioga Solidário a iniciativa que reverte a favor de instituições montemorenses

Ioga Solidário é um projeto criado por Fernando Cunha, pensado para Montemor-o-Novo, que tem como objetivo oferecer aulas de yoga e donativos a associações e instituições montemorenses.

Fernando Cunha, professor de Ioga explica que esta é uma prática que traz muitos benefícios, acalmando a “agitação diária, pensamentos que andam sempre a correr, a ansiedade que está presente nas pessoas que trabalham”, adiantando ainda que este é um projeto pensado “para as instituições e associações de Montemor” .

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para estas aulas, Fernando Cunha convida as associações a viajarem até à sua propriedade para que “o Ioga possa chegar a todas as pessoas de Montemor”, sendo que esta iniciativa pretende que “as instituições e associações de Montemor-o-Novo, que estejam interessadas possam levar, à nossa quinta, os seus utentes a praticar Ioga”.

Em Montemor, já há algumas associações que pretendem fazer parte desta iniciativa que, por um lado permite aos utentes das associações terem aulas de ioga gratuitas, por outro, permite angariar fundos, através de aulas de ioga cujos donativos revertem a favor destas mesmas instituições. As aulas, segundo Fernando Cunha, “vão ser ao sábado e ao domingo. As pessoas que queiram, ao sábado e ao domingo, que queiram praticar Ioga, na natureza, vão ao nosso monte e deixam o seu donativo”, sendo este, mais tarde, entregue às associações e instituições associadas a esta iniciativa.

Para quem tiver curiosidade é possível experimentar uma aula de ioga, de forma gratuita, sem compromisso. O projeto do Ioga solidário arranca no mês de Setembro no Monte da Fazenda do Moinho do Bispo, em Montemor-o-Novo.

Fernando Cunha deixa o convite a todos os interessados para quem quiser experimentar ou participar neste projeto solidário, acrescentando que, quanto ao pagamento das aulas, fica ao cargo de quem participar, sendo que “cada um dá aquilo que puder e quiser”.

Para contactar e participar nesta iniciativa solidária deve fazê-lo pelo email penabranca9@gmail.com, pela página de Facebook, ou pelo 913 232 947.

O Ioga Solidário é uma iniciativa que irá ter início em Setembro com o professor de Ioga Fernando Cunha, no Monte da Fazenda do Moinho do Bispo, em Montemor-o-Novo.

[/shc_shortcode]

Formação modelar gratuita em língua alemã

O Centro Qualifica de Montemor-o-Novo promove formações modularess, em horário pós-laboral e em formato E-learning, uma parceria com a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.

A formação disponível é “Língua Alemã – Serviço de Receção, Atendiento e Informação Turística” com duração de 50 horas, em formato E-learning, das 19 horas às 22 horas.

As aulas começam hoje e decorrem amanhã e 30 de junho e, em julho, nos dias 5 e 7.

Para mais informações deve contactar através do 266 898 710 ou pelo email centroqualifica@aemn.pt.

Aumento “louco” do preço do gasóleo agrícola deixa agricultores em “desespero”

Com a subida dos preços do gasóleo agrícola, que tem vindo a escalar, nos últimos meses, os agricultores enfrentam sérias dificuldades e graves prejuízos, como não há memória.

O preço deste tipo de gasóleo – o chamado gasóleo colorido -, na passada sexta-feira, 24 de junho, estava situado em 1.839 euros o litro, enquanto, no mesmo dia, em 2020, há dois anos, custava 0.984 euros. “É realmente dos fatores de produção, para além de outros, como a eletricidade e os fertilizantes, que subiu de uma maneira louca e que está a causar graves problemas e prejuízos aos agricultores”, garante o vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), José Eduardo Gonçalves. Caso o Governo não tome medidas, o quanto antes, a situação será “preocupante”, estando, nesta altura, os agricultores numa situação de “desespero”.

No caso da energia, em alguns casos, o aumento chega a ser de 500%, adianta o responsável, uma vez que “havia negócios com preços fixos, que deixaram agora de estar”. Quanto aos fertilizantes, a subida de preços regista-se “entre os 100 e os 150%”.

Apontado o dedo ao Governo, José Eduardo Gonçalves garante que o mesmo tem consciência da situação, que tem prometido “fundos e mundos”, mas que, até ao momento, “tem feito zero”. “Até agora, ao bolso dos agricultores, não chegou um euro, nem da seca que assolou este país durante o ano de 2021, nem da pandemia, durante estes três anos, nem da guerra na Ucrânia. São só coisas pontuais de crédito que nós não queremos, queremos é ajudas reais, como os espanhóis têm”, assegura.

Perante esta difícil situação, o vice-presidente da CAP não tem dúvidas que muitos dos agricultores não vão conseguir continuar a produzir, até porque têm de “trespassar estes valores de custo de produção para o consumidor”. “Vai ser muito complicado e não sei o que é que vai acontecer”, acrescenta.

José Eduardo Gonçalves lamenta ainda que os preços praticados, ao nível dos combustíveis agrícolas, seja superior, em cerca de 50 cêntimos, no continente, em comparação com as ilhas. “Parece que não vivemos no mesmo país. Isto é inacreditável e inadmissível. Eu não quero os madeirenses e os açorianos paguem mais, mas quero que os agricultores do continente paguem mais barato”, diz ainda, não escondendo que a neutralidade fiscal já seria “uma grande ajuda”. “Não faz sentido nenhum continuarmos a pagar um imposto que o Estado cobra sobre os combustíveis (ISP), porque é um imposto que, tal como fizeram para as pescas e isentaram o ISP, eu acho que para a agricultura devia-se fazer o mesmo”, comenta.

As ajudas do Governo, até ao momento, diz ainda José Eduardo Gonçalves, não têm passado das promessas, lembrando que Portugal continua “na cauda das ajudas da Europa”. Ainda assim, a 30 de junho, o Estado irá antecipar uma ajuda que seria atribuída aos agricultores em outubro. “Não é muito, mas já é qualquer coisa”, diz anda, por mais que considere este “mais um problema de tesouraria, do que um problema de ajuda”. “Mas ficamos à espera, porque estamos numa situação desesperada”, remata.

Também recentemente, a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal defendeu ser “imoral” as constantes subidas de preço no gasóleo colorido, afetando “de forma insustentável” a atividade, pedindo, por isso, um travão aos aumentos. Esta situação, garante a confederação, afeta “de forma insustentável” a atividade de um setor “estratégico e imprescindível, tanto do ponto de vista económico como social”.

“Armado em Palhaço” é atividade proposta pela Oficina da Criança

A Oficina Criança em Montemor-o-Novo conta com mais uma atividade, “ Armado em Palhaço”, que pretende explorar a parte mais cómica da personalidade de cada jovem.

Maria Galego, coordenadora do Espaço da Oficina da Criança explica que esta é “uma oficina de clowning e de emoções, dinamizado pela Catarina Caetano”, sendo uma proposta de iniciar “a procura do palhaço de cada criança, na exploração das características físicas e psicológicas”.

Para além destas propostas, as crianças vão explorar ainda “como é que o palhaço pode falar, pensar, como se movimenta”, adianta a coordenadora, descobrindo assim uma nova forma de comunicação.

Esta atividade é livre, acontece na Oficina da Criança, até hoje. A oficina destina-se a crianças dos 6 aos 14 anos, sendo totalmente gratuita. Acontece das 16 horas às 17.30 horas e contará com uma apresentação pública final.

Alunos realizam exame de Física e Química

Mais de 148 mil alunos estão inscritos para os exames do ensino secundário, a maioria para aceder ao ensino superior.

Para hoje está marcado o exame de Física e Química às 9.30 horas.

Estão marcados ainda o exame de Matemática A, no dia 30 de junho sendo a última prova da 1.ª fase é no dia 6 de julho, com a prova de História B.

Portel quer açordas no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial

A Câmara Municipal de Portel está a preparar a inscrição das açordas no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial.

José Manuel Grilo, presidente da câmara municipal, refere que “no concelho, há diversas formas de fazer açordas e diversos acompanhamentos e, nesse sentido, é bom que sejam consideradas um património de todos. A açorda é de todos nós e vamos tentar inscrevê-la no Património Cultural e Imaterial”.

De recordar que, Portel dá grande destaque à açorda alentejana realizando, todos os anos, o Congresso das Açordas.

Abertas vagas para ingresso em formações promovidas pela Cercimor

A Cercimor, em Montemor-o-Novo, tem vagas abertas para interação de alunos que queiram participar em cursos, de forma a integrarem o mercado de trabalho.

Ana Cristina Saloio, presidente da Direção da Cercimor, explica que “vamos ter 12 vagas em que os requisitos necessários em que as pessoas têm de ter mais de 18 anos, estarem desempregados e inscritos no Centro de Emprego, tendo em conta a especificidade dos nossos cursos podem e devem apresentar alguma situação em que incapacite a sua forma de aceder ao mercado de trabalho, não poderão ter frequentado este tipo de formação profissional nos últimos dois anos”, revela.

Os alunos que frequentarem estas formações terão direito a “bolsas de formação que podem ir até aos 205 euros mensais, tal como o subsídio diário de refeição, com um valor de 4,47 euros, se a pessoa tiver a necessidade de apoio ao transporte há um pagamento mensal, através de um subsídio de transporte, através de um passe, o seguro de acidentes pessoais e também, se por alguma razão se existir, no seu agregado familiar crianças que necessitem de estar integradas, durante o dia, num estabelecimento educativo, também existe um subsídio de acolhimento”, revela Ana Cristina Saloio.

A inscrição deve ser feita através dos contactos da Cercimor. Quanto às formações disponíveis são no ramo da hotelaria e serviços, trabalho comercial e ambiente.

São 12 as vagas disponíveis para frequentar as formações disponibilizadas pela Cercimor sendo que as inscrições devem ser feitas através de contacto telefónico ou na sede da Associação.

Termina hoje a “Preocupada” das Oficinas do Convento

Chega ao fim, hoje, “Preocupada”, um evento multidisciplinar criado pelas Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo que, ao longo cinco dias levou animação, workshops e conversas informais, à aldeia de Casa Branca, no concelho de Montemor-o-Novo.

Este é um dia que, ao contrário do dia anterior, irá começar depois de almoço, pelas 15 horas, “onde vamos ter um workshop de cerâmica que é orientado pelo nosso Centro de Cerâmica, aqui das Oficinas do Convento, vamos continuar com a escultura participativa, também”, sendo que, a partir das 15.30 horas e até às 18 horas, “vamos ter um workshop orientado pela Associação Marca, os “Bonecos de Meia”, na Escola Primária.

Neste domingo há ainda programação destinada às crianças, “Circo Colorido, vai ser com a artista circense Pina Polar, ela vai levar alguns tecidos e alguns instrumentos circenses”, no Largo da Estação de Casa Branca, das 16 horas às 18 horas.

A partir das 16.30 horas acontecem “ as “Conversas no Fresco”, convidámos vários locais, quer de Santiago do Escoural, quer da Casa Branca, para falarem das memórias daquele sítio, do que é que eles gostavam de ver”, adianta.

Ao longo da programação deste evento “temos várias exposições patentes, na Casa Branca, em vários sítios”, tais como, “”Linhas de Fuga” de Paulo Morais, Pedro Neto e Ricardo Falcão, “De Cá Para Lá” também da Associação Pó de Vir a Ser, em conjunto com a Oficinas do Convento”, vai regressar, a exposição “I Will Stuff Myself With Tulips”, de Inês Ferreira. Margarida Sanches adianta que “neste momento já lá está uma exposição, que inaugurou no dia 3 de junho e vai continuar agora pela Preocupa, que é do Departamento de Arquitetura, dos alunos, da Universidade de Évora, que se chama “Casa Branca da Estação Ferroviária à aldeia das artes”, sendo ainda apresentada uma exposição de “Bruno Caracol, o “Silvestre”, que também vai um bocado de encontro ao Passeio Silvestre que ele vai dar na manhã de sábado”.

Preocupada termina hoje, na aldeia de Casa Branca, após dois anos de interrupção forçada devido à pandemia de Covid-19.

Histórias “Em Voz Alta” em Cabrela

A Trimagisto está a promover sessões de leitura “Em Voz Alta”, da obra Levantado do Chão, de José Saramago, pelas freguesias do concelho de Montemor-o-Novo, traçando a rota dos lugares pelos quais passa a narrativa desta obra.

Este ano, tal como explica Sira Camacho, arqueóloga que irá dinamizar as sessões do “Em Voz Alta”, “que juntam a história e as estórias”, estando este anos aliado às “celebrações do centenário de José Saramago, portanto vamos pelos sítios em que Saramago andou”, revela.

Este fim-de-semana a Trimagisto vai estar em Cabrela e, segundo a arqueóloga, “é muito interessante fazermos esta junção entre a estória e a arqueologia”, acrescentando que foi, “durante muitos anos, a tradição oral era a maneira como as pessoas transmitiam a informação e a história deles”.

Amanhã, em Cabrela, no Largo 1º de Maio, estará presente “um contador a acompanhar”, explicando ainda que as inscrições podem ser feitas “através das Juntas e também através da Trimagisto”.

Sira Camacho deixa ainda o convite a “todos os que queiram seguir o Em Voz Alta”, onde se falará sobre “os lugares e das pessoas que habitam estas freguesias de Montemor”.

O “Em Voz Alta”, projeto promovido pela Trimagisto, a propósito das comemorações do centenário do Nobel, acontece amanhã na freguesia de Cabrela com Sira Camacho, a partir das 18 horas.

Banda Carlista no Curvo Semedo para celebrar 161 anos

A banda da Sociedade Antiga Filarmónica Carlista sobe ao palco, esta noite, às 21.30 horas, para o habitual concerto de aniversário que, este ano, não se realiza na Sociedade Carlista.

Pedro Barreiros, presidente da Sociedade adianta que “os bilhetes custam dois euros estão à venda na Bol do Município de Montemor-o-Novo, ou no Posto de Turismo”, revertendo o valor da bilheteira a favor dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Este é um concerto que não acontecia há dois anos, “este ano vamos fazer o concerto no Cineteatro, ao contrário do que fazíamos nos outros anos, que fazíamos na nossa casa”, tendo como coprodução “do Espaço do Tempo, vamos ter a participação do DJ Edgar Alberto e a temática do concerto vai ser a sustentabilidade”. O objetivo é “apelar às pessoas para refletir sobre a temática”, explicando ainda o presidente da Sociedade como é que cada um pode contribuir para este concerto, “as pessoas podem trazer uma planta, para estar em palco connosco, para fazer parte da cena e do espetáculo”.

Desta forma, “as plantas dos montemorenses vão embelezar o espetáculo e essas plantas vão regressar mais ricas para a casa de cada um dos montemorenses, que vão ter em casa uma recordação da Carlista, neste seu 161º aniversário”, realça Pedro Barreiros.

O músico considera que é “importante relembrar as pessoas que estamos aqui, que estamos com vida, e fazemos parte da solução de alguns problemas da sociedade”, acrescentando que “a Carlista faz bem, dá-nos um espaço de partilha que está cada vez é mais distante, até pela situação social que vivemos”, sendo esta, para Pedro Barreiros, “sinónimo de partilha, de convívio, de enriquecimento” pois “só tem lógica a Carlista existir se os montemorenses estiverem com ela”.

Quanto às próximas atividades está prevista “a tradicional sardinhada exclusiva a sócios, dia 1 de julho, depois vamos ter também, no dia 2, o Arraial Popular, aberto a toda a população”. Relativamente à Escola de Música da Carlista, o presidente explica que “este ano não vamos ter audição, a programação assim não o permitiu, bem como as condicionantes físicas e pessoais” da Escola.

“What a Wonderful World” é o nome do concerto de celebração dos 161 anos da banda da Sociedade Carlista, um concerto cuja bilheteira reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Este é um espetáculo que conta com a criação vídeo de Edgar Alberto, o desenho de luz de Rui Horta e a cenografia viva criada pelas plantas dos montemorenses.

Sardinhada em Orada este sábado

Uma sardinhada na Orada encerra este sábado, 25 de junho, a iniciativa levada a cabo pelo município de Borba, “Arraiais e sardinhadas”, que decorreu ao longo deste mês.

A sardinhada acontece no Largo da Igreja de Orada, numa organização da Associação Jovem de Orada.

Preocupada leva musica e workshops à aldeia de Casa Branca

A aldeia de Casa Branca, acolhe até amanhã, e após dois anos de paragem forçada devido à pandemia de Covid-19, “Preocupada”, uma organização das Oficinas do Convento.

Segundo explica Margarida Sanches, responsável pela comunicação das Oficinas do Convento, “a Preocupada é um evento multidisciplinar da Oficinas do Convento, até 2018 chamava-se “Cidade Preocupada”, porque as atividades ocorriam aqui na cidade”, sendo uma forma destas oficinas ocuparem espaços na cidade, “desde 2019 que, não no mudámos completamente mas fomos também para a Casa Branca”, sendo parte da programação do evento, pensado para a aldeia.

Margarida adianta que para hoje está previsto às 10 horas, “um passeio pela Casa Branca, para conhecer os espaços”, acrescentando que “vamos ter alguns workshops durante o dia um de cianotipia, um tipo de impressão fotográfica, vamos ter um workshop de escultura pela associação “Pó de Vir a Ser”, de Évora, vamos ter também um escultura participativa”, sendo ideia principal juntar pessoas “no Largo da Estação em Casa Branca e participarem numa escultura a partir de tijolos produzidos por nos”.

Haverá ainda “um Torneio de Malha com a ajuda da Associação de Caçadores e pescadores de Santiago do Escoural, são nossos parceiros no evento”, durante a tarde, das 15 horas às 18 horas, “o workshop de Passeio Gráfico, vai ser também para conhecer um bocadinho a aldeia e ao mesmo tempo fazer alguns desenhos”, seguindo-se a programação musical.

Ao final da tarde, a partir das 18.30 horas, começa “Chica, depois à noite é um grupo de Évora que são os Bananana, vamos receber também os Bandua, outro duo de Évora, o DJ Sims e Cachapa e para acabar a noite, temos um, DJ set que é o “Fidju Ki Txora”.

Até amanhã, na aldeia de Casa Branca, a Preocupada levar atividades às ruas, jardins praças e pátios que são palco deste evento multidisciplinar.

Festival de Encerramento da Piscina Coberta de Montemor

Encerram hoje as atividades letivas nas Piscinas Cobertas Municipais de Montemor-o-Novo, ficando apenas disponíveis as piscinas recreativas da cidade.

Tal como explica o vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, hoje acontece “o Festival de Encerramento da Piscina Coberta”, reabrindo em Setembro.

Nesta manhã de sábado estão programados “vários jogos aquáticos para bebés e AMA’s e depois umas estafetas às 11 horas”, revela o vereador.

As piscinas cobertas de Montemor-o-Novo iniciam as suas atividades letivas em Setembro.

Viana do Alentejo tem abertas duas piscinas municipais

As piscinas municipais de Alcáçovas e de Viana do Alentejo já abriram, dois locais escolhidos pela população, para passar o seu tempo, nos meses mais quentes.

Em Alcáçovas as piscinas encerram à terça-feira, sendo o horário de funcionamento nos restantes dias, das 10 horas às 20 horas. Quando a Viana, de terça a domingo as piscinas funcionam no mesmo horário, fechando à segunda-feira.

Para entrar e usufruir das piscinas crianças até aos 10 anos e adultos com 65 anos ou mais têm entrada gratuita os titulares do cartão jovem beneficiam de um desconto de 40%; os jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos pagam 1,5 euros; e os utilizadores entre os 17 e os 64 anos, pagam 1,75 euros.

Até dia 11 de Setembro, em Viana do Alentejo e Alcáçovas as piscinas vão estar abertas à população.

Roteiro Mariano leva montemorenses a visitar o Centro Histórico

Roteiro Mariano é um conjunto de três visitas guiadas ao património montemorense, sendo a primeira sessão amanhã, com uma visita pelo Centro Histórico da cidade.

Tal como adianta o vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, António Pinto Xavier, o evento é gratuito e realizado por guias certificados do município. A primeira visita realiza-se no Centro Histórico de Montemor-o-Novo.

As visitas vão ser acompanhadas pela guia Filomena Caetano que levará os montemorenses a conhecer ao património histórico, artístico e simbólico de devoção mariana, existente em Montemor-o-Novo.

Seleção Feminina Espanhola de Rugby 7’s treinou em Montemor

A estagiar em Évora, a Seleção Feminina Espanhola de Rugby 7’s, comandada pelo selecionador nacional Pedro de Matias, esteve a treinar no Parque Desportivo de Montemor-o-Novo, nas manhãs dos dias 22 e 23 de junho, através de uma colaboração entre o Município de Montemor-o-Novo e o Clube de Rugby de Évora!

As #Leoas7s, que lutam pelo acesso ao Mundial da África do Sul, estiveram a preparar a primeira série das Rugby Europe 7s séries de Lisboa, que inicia já este sábado, 25 de junho.

Descubra como juntar todos os seus créditos num só

Apesar de serem um importante instrumento financeiro que ajuda milhares de portugueses a concretizarem os seus projetos, os créditos pessoais, quando mal geridos ou quando algum imprevisto se interpõe entre a sua carteira e o pagamento das prestações do crédito podem representar um peso demasiado grande para o seu orçamento familiar.

Isto acaba por acontecer com mais recorrência em quem tem contratado mais do que um crédito em simultâneo tonando-se, assim, esta ferramenta de financiamento num peso que pode ameaçar a sua saúde financeira.

Quando o pagamento das prestações mensais decorrentes dos créditos contratualizados ameaçam tornar-se incomportáveis para o orçamento das famílias, é sinal de que deve ponderar juntar todos os créditos que possui num só.

E porquê juntar todos os créditos num só?

Porque ao optar por um crédito consolidado, assim se denomina habitualmente ao ato de juntar todos os créditos num só, vai permitir-lhe juntar vários créditos em apenas um, com uma taxa de juro mais baixa que a média de todos os créditos que possui ficando apenas com uma única prestação, perante uma única instituição de crédito.

Caso se encontra numa situação em que o peso dos créditos que tem contratados estão a ameaçar o pagamento das respetivas prestações mensais, tome nota dos passos que deve dar para consolidar os seus créditos e poupar.

1º passo: Calcular a sua taxa de esforço

Para melhor perceber em que ponto se encontram as suas finanças pessoais e qual o peso que o pagamento das prestações dos créditos está a ter no seu orçamento familiar, a primeira a fazer antes de partir para a consolidação de créditos é calcular a sua taxa de esforço que segue a seguinte fórmula: Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100.

Caso esta ultrapasse os 50%, valor de referência estipulado pelo Banco de Portugal, será sinal de que os seus encargos com o pagamento das suas prestações de crédito estão a ameaçar a sua liquidez.

2º passo: Comparar propostas de crédito consolidado

Já sabendo em que ponto se encontra a sua taxa de esforço e tendo a informação de que a consolidação de créditos é bastante abrangente e pode aplicar-se a créditos pessoais (automóvel, consumo, hipotecário, etc.), créditos contraídos através de cartões de crédito e linhas de crédito e créditos hipotecários, o passo seguinte deve passar por uma pesquisa e análise detalhada das várias propostas de crédito consolidado existentes no mercado.

Para tal, faça uso dos simuladores de crédito consolidado que, por norma, as instituições de crédito colocam ao seu dispor no seu site.

Estes simuladores dão-lhe a hipótese de calcular o prazo em que terá de pagar o seu crédito consolidado que, por norma, variam entre 24 e 84 meses, para valores de financiamento que variam entre 5 mil e 75 mil euros.

Nota: tenha sempre em mente que prazos mais alargados significam, quase sempre, o pagamento de mais juros, mas também prestações mensais mais baixas.

Para além dos prazos e valores de financiamento, os simuladores oferecem-lhe, igualmente, a possibilidade de ficara a saber quais as taxas de juro (TAN e TAEG) aplicadas.

Estas duas siglas são importantíssimas no cálculo da mensalidade do seu crédito consolidado, uma vez que estas taxas de juro são o custo do dinheiro, isto é, este será o valor que o banco vai lucrar quando lhe emprestar dinheiro.

Enquanto a TAN (Taxa Anual Nominal) é uma taxa de juro anual que resulta da soma do Spread com o Indexante (taxa de juro Euribor, por norma), a TAEG (Taxa Anual de Encargos Efectiva Global) permite-lhe perceber, antecipadamente, os encargos que terá com o crédito que pretende contrair, uma vez que a TAEG inclui todos os custos que terá com o empréstimo pessoal.

Para propostas de crédito com o mesmo montante, prazo e modalidade de reembolso, a proposta com TAEG mais baixa é a mais barata para o cliente.

3º passo: Contratualização do crédito consolidado – caso prático

Tal como acontece no percurso que seguiu até aqui, se uma proposta de crédito consolidado lhe agradar e quiser partir para a sua contratualização, fique a saber que todo o processo pode ser efetuado de forma 100% digital.

Para melhor perceber como todo o processo de contratualização online de um crédito consolidado funciona, recorremos ao caso da Inês e Tiago, casal que tem em mãos quatro créditos que lhe estão a drenar o orçamento mensal.

No total, este casal soma já 41 mil euros em dívida decorrente dos créditos contraídos e prestações mensais no valor total de 1200 euros.

O rendimento líquido total da Inês e do Tiago é de 1900 euros, valor que em conjunto com os créditos a pagar representa para o casal uma taxa de esforço de 63,1%.

Esta taxa ultrapassa, largamente, o valor de referência do Banco de Portugal (50%) levando-os a ponderar contratualizar um crédito consolidado.

Após uma pesquisa online, o casal acaba por entrar na página de crédito consolidado do UNIBANCO.

Ao entrar na página de crédito consolidado do UNIBANCO, a Inês e o Tiago encontram um simulador de crédito consolidado que lhe vai permitir calcular o valor de mensalidade para valores de empréstimo que vão dos 5 mil aos 75 mil euros e prazos de reembolso entre 24 e 84 meses.

Apesar de poderem pedir mais dinheiro do que os 41 mil euros que têm em dívida relativo aos créditos pessoais contraídos, o casal opta por pedir o montante exato para amortizar o valor em dívida e pagá-lo em 84 meses.

Para essas premissas, o simulador desta marca pertencente à instituição de crédito financeira UNICRE, dá-lhes uma prestação mensal de 710,41 euros, valor que implica que a taxa de esforço da família irá passar a ser de:

Taxa de Esforço com o crédito consolidado UNIBANCO

710,41/1900 x 100 = 37,4%

Como se pode observar, ao contraírem um crédito consolidado UNIBANCO, este casal vai poder diminuir a sua taxa de esforço em quase 50%, o que lhes vai garantir uma folga orçamental assinalável no final do mês, e tudo de forma completamente online, já que, como assinalamos, o UNIBANCO garante uma adesão 100% digital aos seus serviços.

Após a submissão online do pedido de crédito consolidado, o UNIBANCO irá proceder à análise do perfil financeiro do casal e da viabilidade do crédito. Uma vez aprovado o crédito, o UNIBANCO procederá à liquidação dos créditos.

A simulação apresentada diz respeito a um financiamento de €41.000 a pagar em 84 mensalidades de €710,41. TAN 10,950% e TAEG 12,6%. MTIC €60.396,27.

 

 

Arraial de São João com Sardinhada em Borba esta sexta-feira

No âmbito da iniciativa “Arraiais e sardinhadas”, promovida pelo município de Borba e que tem vindo a decorrer ao longo deste mês, hoje, sexta-feira, 24 de junho há Arraial de São João, com sardinhada.

A iniciativa decorre no Largo Beato Domingos de Borba, numa organização da freguesia de São Bartolomeu e do Sport Clube Borbense.

“Tanto Bate Até que Samba” na Preocupada

Até domingo, concertos, exposições e workshops vão tomar conta da aldeia de Casa Branca, no concelho de Montemor-o-Novo, um evento promovido pelas Oficinas do Convento.

Para hoje, tal como explica Margarida Sanches, responsável pela comunicação das Oficinas do Convento, está previsto o inicio da programação musical, contando, para além de concertos, com um workshop musical.

A programação começa hoje, a partir das 10.30 horas com um workshop de vassouras e vasculhos, promovido pela Marca – adl, no Mercado de Santiago do Escoural. Durante a tarde, entre as 15 horas e as 18 horas, na Escola Primária, realiza-se o Workshop de “Spatial Sound Perception”.

Ao longo da programação deste evento “temos várias exposições patentes, na Casa Branca, em vários sítios”, tais como, “”Linhas de Fuga” de Paulo Morais, Pedro Neto e Ricardo Falcão, “De Cá Para Lá” também da Associação Pó de Vir a Ser, em conjunto com a Oficinas do Convento”, vai regressar, a exposição “I Will Stuff Myself With Tulips”, de Inês Ferreira. Margarida Sanches adianta que “neste momento já lá está uma exposição, que inaugurou no dia 3 de junho e vai continuar agora pela Preocupa, que é do Departamento de Arquitetura, dos alunos, da Universidade de Évora, que se chama “Casa Branca da Estação Ferroviária à aldeia das artes”, sendo ainda apresentada uma exposição de “Bruno Caracol, o “Silvestre”, que também vai um bocado de encontro ao Passeio Silvestre que ele vai dar na manhã de sábado”.

Os eventos são de entrada livre e Margarida Sanches deixa o convite “a todas as pessoas a irem até Casa Branca, principalmente aquelas pessoas que ainda não conhecem a aldeia, que tem imenso potencial e que nesta altura, com o nosso evento tem muita animação e uma série de atividades para fazer”.

A partir das 18 horas começam os concertos, com Nzungu, Indiscreet Music 2, Abismo e Acácia Maior. A noite termina com “Tanto Bate até que Samba”, das 23.30 horas até 01.30 horas.

Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo

No âmbito da Comunidade de Leitores Online do Alentejo Central, a Biblioteca Municipal de Portel será responsável pela dinamização da sexta sessão de leitura em formato online, no próximo dia 29, quarta-feira, pelas 21 horas.
As vagas são limitadas, por isso garanta já a sua inscrição já através do email: clacalentejo@gmail.com ou na sua Biblioteca.
Recorde-se que a Comunidade de Leitores Online do Alentejo Central, CL@C, integrada no Plano de Atividades da RIBAC – Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central, consiste na dinamização de sessões de leitura, em formato online, abertas à participação dos leitores do Alentejo Central, independentemente de serem ou não detentores de cartão de leitor.

Visitas ao Património de Montemor com Roteiro Mariano

As Visitas ao Património, numa organização do Município de Montemor-o-Novo, realizam-se com o Roteiro Mariano.

Trata-se de três visitas guiadas com Filomena Caetano, ao património histórico, artístico e simbólico de devoção mariana, existente em Montemor-o-Novo.

A primeira visita é já este sábado, 25 de junho, pelas 10 horas ao Centro Histórico de Montemor-o-Novo.

Visita é gratuita mas carece de inscrição prévia que deve ser feita no Posto de Turismo.

Operação Verão Seguro decorre até setembro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) dá início à “Operação Verão Seguro 2022”, que decorre até 15 de setembro, em todo o território nacional, através do reforço de patrulhamento, de apoio e de fiscalização a fim de garantir a segurança, a ordem e a tranquilidade públicas, com particular ênfase nas zonas de maior aglomerado de veraneantes e turistas, nos estabelecimentos de diversão noturna considerados mais críticos, nos principais eixos rodoviários e nos locais de festas, romarias e eventos de grande dimensão, bem como a garantia da proteção da natureza e do ambiente.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Segundo major Mafalda Almeida, da Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR ,com o aproximar da época estival, é expectável um crescente número de turistas nas zonas turísticas na área de responsabilidade territorial da Guarda, registando-se assim um aumento substancial de população. Esta população flutuante, nacional e estrangeira, requer da GNR um esforço acrescido para garantir a segurança de pessoas e bens e garantir a tranquilidade pública.

A GNR irá empenhar várias valências de reforço, de forma flexível, em ações coordenadas de patrulhamento e de fiscalização, dando especial atenção: garantir a sua missão de vigilância na orla costeira, considerando também praias e locais junto à costa; intensificar as ações de apoio, regulação e fiscalização da circulação rodoviária, com particular ênfase para as vias de comunicação com maior sinistralidade e volume de tráfego mais intenso e intensificar o patrulhamento junto aos estabelecimentos de diversão noturna e de maior aglomerado de pessoas, bem como garantir a segurança de eventos, festas e romarias sazonais.

Para promover e facilitar o policiamento de proximidade no que se refere aos turistas e numa conjuntura de cooperação internacional, a Guarda irá realizar diversas ações de patrulhamento misto e conjunto, em vários pontos do País, com a Guardia Civil, a Gendarmerie Nationale francesa e a Arma dei Carabinier italiana, contribuindo para o clima de segurança de quem visita Portugal. Para além do patrulhamento misto, irá garantir atendimento, acolhimento e encaminhamento diferenciado, para estes cidadãos em específico.

Os militares desenvolvem ainda ações de informação e sensibilização, no âmbito do policiamento de proximidade, por forma a prevenir potenciais riscos e perigos, por forma a reforçar o sentimento de segurança durante a sua estadia.

[/shc_shortcode]

“De Cá Para Lá” no Mercado de Santiago do Escoural

Tendo, como ponto de partida, um método de trabalho com inspiração surrealista, a Pó De Vir A Ser e as Oficinas do Convento convidaram seis artistas – Eduardo Freitas, Isaque Pinheiro, João Rolaça, Liliana Velho, Maja Escher e Rui Horta Pereira -, a executarem diversos objetos escultóricos, em pedra e em cerâmica.

Desafiados a executar esculturas mistas, os escultores de pedra e os artistas ceramistas executaram, cada um, uma metade de uma escultura. Posteriormente, os artistas foram convidados a partilhar entre si apenas os desenhos do perfil de cada um desses objetos escultóricos.

O momento de união das peças teve lugar em Novembro de 2022, na aldeia ferroviária de Casa branca, ocasião em que os artistas descobriram com quem tinham estado a trabalhar “do outro lado”.

O resultado deste processo é o que se apresenta na exposição “De Cá Para Lá”.

Oficina da Criança recebe segunda sessão de Contares

Contares na Oficina é uma atividade destinada a crianças que vai decorrer na Oficina da Criança, ao longo de várias sessões, sendo a segunda sessão amanhã, às 18 horas.

Carlos Marques, diretor artístico da Trimagisto adianta que “os Contares na Oficina é uma atividade que se iniciou o ano passado, aquando de um projeto maior, o projeto “Rise Up”, relacionado com Saramago, era um bocadinho contar contos tradicionais, na Oficina da Criança”, tendo este sido adaptado para crianças..

Este ano as sessões deste projeto decorrem “nos meses de verão, para aproveitar o pátio exterior da Oficina da Criança”, revela o ator, sendo que a primeira sessão acontece amanhã, pelas 18 horas.

Carlos Marques relembra que a atividade “é gratuita, é só aparecerem na Oficina da Criança, para ouvir histórias”, realçando ainda que estas sessões, são uma forma de “acabar com o estigma de que a leitura é uma seca”. Em forma de convite, o diretor artístico da Trimagisto destaca que a leitura, “para uma criança é um momento lúdico, em que ela viaja e que sai da realidade”, enquanto que para um adulto, “é regressar a esse estado de ser criança novamente”.

Contares na Oficina é uma atividade de entrada livre sendo que para assistir a estas sessões basta visitar a Oficina da Criança, às 18 horas, hoje. Esta sessão de contos é conduzida por Ana Lás

Projeto Além Risco rega mil plantas no sábado em Juromenha

O projeto Além Risco, no próximo sábado, dia 25, vai regar, com a ajuda dos Bombeiros do Alandroal, da Câmara Municipal de Alandroal e da União de Freguesias de Alandroal, as plantas do projeto de restauro ecológico da encosta de Juromenha, plantadas em novembro passado.

O ano, como sabemos, tem sido seco. Desde janeiro, choveu pouco mais de metade do que é expectável. Assim, no dia 25, vamos ajudar estas plantas. Começamos cedo para acabar também cedo e evitarmos as horas de maior calor.

Quem quiser participar nesta iniciativa, que tem início às 9 horas e término previsto para as 13 horas, pode inscreve-se até ao meio-dia desta quinta-feira, 23 de junho, aqui.

Preocupada traz curtas do festival Heritales à aldeia de Casa Branca

A aldeia de Casa Branca, acolhe até domingo, e após dois anos de paragem forçada devido à pandemia de Covid-19, uma organização das Oficinas do Convento.

Segundo explica Margarida Sanches, responsável pela comunicação das Oficinas do Convento, “a Preocupada é um evento multidisciplinar da Oficinas do Convento, até 2018 chamava-se “Cidade Preocupada”, porque as atividades ocorriam aqui na cidade”, sendo uma forma destas oficinas ocuparem espaços na cidade, “desde 2019 que, não no mudámos completamente mas fomos também para a Casa Branca”, sendo parte da programação do evento, pensado para a aldeia.

Hoje na Preocupada serão “exibidas curtas do Festival Heritage – Heritales”, das 21.45 horas às 22.30 horas, tal como revela Margarida Sanches.

Serão quatro as curtas apresentadas esta noite, todas inseridas na programação de Heritales – International Heritage Filme Festival.

João Guerra e equipa orientam GUS na próxima época

O Grupo União Sport (GUS) confirmou esta noite a continuação da equipa técnica para a próxima temporada.

A equipa será a seguinte: treinador principal, João Guerra; treinador adjunto, António Ramos; treinador adjunto, Dinis Dias; e treinador de guarda-redes, Renan Bueno.

O GUS deseja. em mensagem: “Mais um ano à frente dos destinos da equipa principal do Grupo União Sport, mais um ano de entrega e dedicação total ao Clube, como nos habituaram até aqui. A vossa sorte e sucesso serão também os nossos!”.

Reunião do Conselho Municipal de Segurança de Montemor

A segunda reunião ordinária de 2022 do Conselho Municipal de Segurança de Montemor-o-Novo realizou-se no passado dia 20, pelas 18 horas.

Na reunião, estiveram presentes o presidente da Câmara, o vice-presidente da Câmara, o primeiro secretário da Assembleia Municipal, a coordenadora municipal da Proteção Civil, a Procuradora da República – Magistrada do Ministério Público, os representantes das Juntas de Freguesia do Concelho, um representante do Destacamento Territorial da GNR de Montemor-o-Novo que assumiu também a intervenção no âmbito da violência doméstica e segurança rodoviária, dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, da Santa Casa da Misericórdia, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, da Liga dos Pequenos e Médios Agricultores de Montemor-o-Novo, da Associação Comercial do Distrito de Évora, do Agrupamento de Escuteiros 895, da ARPI de Montemor-o-Novo e da A.XAT – Associação da Xadrez A Torre.

A reunião teve como ordem de trabalhos a discussão a situação de segurança no concelho e outros diversos.

No ponto da situação de segurança no Concelho discutiu-se a questão do aumento do vandalismo e dos danos em infraestruturas, tais como mobiliário e património urbano através de grafitis, bem como questões que se prendem com a segurança dos alunos em idade escolar. Foi também tema de discussão o tráfico de estupefacientes, onde foi solicitado um aumento do patrulhamento no concelho, justificando o Capitão da GNR pela falta de efetivos. A discussão rumou no sentido de, em conjunto, encontrar soluções e formas de minimizar ou resolver as questões do tráfico e consumo de estupefacientes.

No ponto de diversos foi feito um balanço da criminalidade no concelho, da sinistralidade rodoviária e do número de casos relacionados com a violência doméstica, onde o representante da GNR fez um apanhado das várias situações referindo que, relativamente à criminalidade contra pessoas e bens, verificou-se um ligeiro aumento. No âmbito da violência doméstica diminuíram o número de ocorrências e, em relação à sinistralidade rodoviária, existe um aumento do número de acidentes, mas uma diminuição da gravidade dos mesmos, face ao período homologo do ano anterior.

Exposição de aguarelas patente na Galeria Municipal de Montemor

As obras criadas realizadas no IV Encontro Internacional de Aguarelas, que decorreu ao longo de oito dias em Montemor-o-Novo, vão estar expostas na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, até dia 1 de Julho.

Júlio Jorge, presidente da Associação de Aguarelas de Portugal adianta que esta exposição “pode ser vista, todos os dias úteis, por enquanto, das 10 horas às 18 horas”, sendo esta de entrada livre.

O presidente desta associação adianta que estão a ser feitos esforços para que “a Galeria esteja a trabalhar ao sábado, pelo menos”.

Na galeria estão patentes trabalhos de “sete artistas, de Itália, da Holanda, de Espanha, do Peru, Portugal e da Índia”, sendo que, segundo Júlio Jorge, os artistas tiveram “uma liberdade total para trabalhar os temas que eles quiserem e por isso, esta exposição é diversificada”, contando com trabalhos “desde a figura humana, paisagem urbana, paisagem campestre”, incluindo locais de Montemor-o-Novo.

Apesar de, até agora, estar confirmada a exposição até dia 1 de Julho, Júlio Jorge confessa que poderá vir a estar durante mais tempo, em Montemor.

A exposição com os trabalhos realizados pelos artistas que participaram no IV Encontro Internacional de Aguarelas, em Montemor-o-Novo, pode ser vista até dia 1 de Julho.

Terceiro encontro pitch realiza-se em Évora

O Plano Nacional das Artes (PNA), com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), Câmara Municipal de Évora e CIMAC, vai realizar o 3.º encontro pitch – apresentação breve e direta de projetos.

O encontro vai ter lugar amanhã, em Évora, no Palácio D. Manuel, entre as 10 e as 16 horas, no âmbito da 1.ª Bienal Cultura e Educação – 2023, que o PNA se encontra a preparar, subordinada ao tema “Retrovisor: Uma História do Futuro”.

A Bienal, de cariz nacional, pretende refletir e disseminar o lugar das expressões e das linguagens artísticas na educação, formal e não formal, através de uma programação cultural integrada e diversa que incluirá exposições, performances, atividades formativas e de debate, em torno de diversas áreas artísticas e criativas.

Para facilitar a circulação de projetos, promover coproduções e criar uma rede de parceiros que participarão na Bienal o PNA realiza um conjunto de encontros pitch. Em Évora, o programa do encontro contempla a assinatura de um acordo de colaboração entre a DRCAlentejo e o PNA no âmbito de ações a realizar na região.

Este acordo tem por objetivos potenciar a criatividade, o pensamento crítico, a proximidade com as artes e processos criativos, o cruzamento e integração dos conhecimentos curriculares, permitindo uma visão de conjunto em ligação com o setor empresarial, pretendendo também promover e estruturar a responsabilidade cultural das empresas na região.

Formação modelar gratuita em língua alemã

O Centro Qualifica de Montemor-o-Novo promove formações modularess, em horário pós-laboral e em formato E-learning, uma parceria com a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.

A formação disponível é “Língua Alemã – Serviço de Receção, Atendiento e Informação Turística” com duração de 50 horas, em formato E-learning, das 19 horas às 22 horas.

As aulas começam hoje e decorrem nos dias 23, 28 e 30 de junho e, em julho, nos dias 5 e 7.

Para mais informações deve contactar através do 266 898 710 ou pelo email centroqualifica@aemn.pt.

Feira de São João regressa amanhã a Évora

A Feira de São João, em Évora, está de regresso, depois de dois anos de interregno, tendo início amanhã, quinta-feira, dia 23 e decorre até dia 3 de julho.

O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá explica que esta feira era muito esperada, por todos, e foi preparada, com algumas dificuldades. “Nós andámos muito preocupados, porque ainda temos o Covid, e tivemos durante algum tempo, com preocupações da possibilidade ou não de realizar a Feira, mas foi possível arriscar, e estamos a preparar tudo, com algumas dificuldades, porque estamos com custos mais elevados, do que os previstos, há dificuldades das empresas responderem com produtos e mão-de obra às necessidades da feira, e há falta de materiais”, mas garante que “a Feira está a ser preparada para dar resposta à ânsia que todos têm de retomar e voltar a ser um ponto de encontro entre todos”.

Bárbara Tinoco é a cabeça de cartaz do primeiro dia de Feira, já no dia 24 atua o fadista eborense Duarte, dia 25 Carlão, 26 Sara Correia, dia 28 a Aurea, dia 29 os Expensive Soul, dia 30 sobe ao palco Valas, dia 1 de julho atua o Capitão Fausto, dia 2 Bárbara Bandeira e dia 3, Milton Nascimento.

Para além da música, este ano a Feira tem como destaque a “Candidatura de Évora a capital europeia da cultura, com um conjunto de propostas que irão divulgar esta candidatura e o seu objetivo”, revela Carlos Pinto de Sá, acrescentando que também há lugar para atividades dedicadas às crianças, aos jovens, as habituais tasquinhas, também a área económica, que está a cargo do NERE, assim como divertimentos e também as associações estão representadas, e, a nível desportivo destaque para o Grande Prémio de Atletismo da Feira de São João.

O presidente da Câmara de Évora garante que “há condições para ter uma grande Feira de São João, que responda à necessidade de retoma, que toda a gente está ansiosa”.

Feira de São João de Évora que regressa amanhã, ao Rossio de São Brás, onde decorre até dia 3 de julho.

Cinema na Preocupada esta noite em Casa Branca

Aldeia da Casa Branca recebe hoje a Preocupada, das Oficinas do Convento, um evento multidisciplinar que conta com programação até domingo.

Para os primeiros dias de Preocupada, Margarida Sanches adianta que “nos primeiros dois dias vamos ter sessão de cinema”, estando programado para hoje, “a exibição de um documentário, também ele do Projeto Ruínas”, revela.

Ao longo da programação deste evento “temos várias exposições patentes, na Casa Branca, em vários sítios”, tais como, “”Linhas de Fuga” de Paulo Morais, Pedro Neto e Ricardo Falcão, “De Cá Para Lá” também da Associação Pó de Vir a Ser, em conjunto com a Oficinas do Convento”, vai regressar, a exposição “I Will Stuff Myself With Tulips”, de Inês Ferreira. Margarida Sanches adianta que “neste momento já lá está uma exposição, que inaugurou no dia 3 de junho e vai continuar agora pela Preocupa, que é do Departamento de Arquitetura, dos alunos, da Universidade de Évora, que se chama “Casa Branca da Estação Ferroviária à aldeia das artes”, sendo ainda apresentada uma exposição de “Bruno Caracol, o “Silvestre”, que também vai um bocado de encontro ao Passeio Silvestre que ele vai dar na manhã de sábado”.

Amanhã está programada mais uma noite de cinema, entre as 21.45 horas, até às 22.30 horas, com Heritales – um filme do Internacional Heritage Film Festival.

O regresso dos jogos de tabuleiro aos momentos de diversão

Muito antes de todas as emoções vividas nas consolas de jogos ou nos computadores de última geração, a diversão com quebra-cabeças ou jogos de tabuleiro era o “prato” de muitos nas horas de diversão quando se era pequeno.

Entre o jogo da Glória, o Sabichão ou o famosíssimo Monopólio, muitos foram os serões onde o mais importante era quem chegava ao fim e era considerado o rei do jogo. Contudo, com a evolução tecnológica os jogos de tabuleiro começaram a ficar arrumados no armário e deram lugar então às consolas e aos computadores.

Mas, fruto também das tendências, nos últimos anos e, devido ao contexto de pandemia, muitos foram aqueles que recorreram ao seu velhinho sótão e trouxeram de volta a magia dos jogos de tabuleiro.

Nesse sentido, este artigo refere alguns dos motivos que fazem com que este tipo de diversão volte à mesa de muitas pessoas quando se querem distrair.

Mais inovação, mais temas de inspiração

Quando os jogos de tabuleiro surgiram na era contemporânea tudo se resumia a jogos como xadrez, damas ou gamão. No entanto, com o passar do tempo começaram a surgir os temáticos, imitar a banca (Monopólio), concursos de perguntas (Trivial Pursuit), contextos históricos (Risk), etc.

Atualmente, face à variedade de temas, videojogos, fantasia, monstros, desenhos animados, séries de TV, existe uma onda de adaptações que, qualquer fã de um determinado tema é “obrigado” a experimentar o respetivo jogo de tabuleiro. Por exemplo, um dos jogos tabuleiros com mais sucesso é o inspirado na série The Walking Dead.

Neste sentido, quanto mais adaptações existirem, mais as marcas promovem os jogos de tabuleiro.

O digital ajuda a impulsionar este regresso

Outro dos fatores que explica o sucesso dos jogos de tabuleiro atualmente é a vertente digital. Hoje, com os smartphones é possível jogar uma série de jogos, bastando para isso instalar a respetiva aplicação. O melhor mesmo é que retratam na íntegra a essência do jogo, acrescentando animações gráficas e novos desafios.

Além disso, é inegável a influência dos jogos de tabuleiro em outras áreas online.

Por exemplo, em plataformas de casino especializadas como a PokerStars Casino, existem slot machines alusivas a uma vasta gama de temas, incluindo jogos de tabuleiro como Monopoly, sendo o Monopoly Megaways um exemplo. Esta slot machine é em tudo igual ao Monopólio de tabuleiro, tendo os peões de jogo, estilo de notas, assim como as casas que se podem construir nos tabuleiros reais.

Por outro lado, jogos como o xadrez, mais mentais e estrategas, também apresentam sucesso no online, em plataformas que ensinam o essencial da modalidade. Nestas plataformas é possível jogar contra outros jogadores e desenvolver ainda mais a perícia no tabuleiro.

Outro bom exemplo é o Mahjong, mais um jogo de tabuleiro que vou para as mesas digitais da internet, sendo que, tal como o xadrez, também é possível descobrir e aprender sobre em websites dedicados ao jogo.

Jogos de tabuleiro e competitivos!

É verdade, outros dos fatores que fizeram como que estes jogos voltassem também em força, foi o facto de alguns nichos tornaram-se de competição. Por exemplo, o maior exemplo deste facto é o Dungeons and Dragons ou o Warhammer. Dois jogos também clássicos dos computadores, mas que têm uma força imensa em comunidades.

No entanto, também há lugar para torneios mais “suaves”, inclusive na região do Alentejo, onde no passado mês de março de 2022 ocorreu o 1º torneio de jogos de tabuleiro em Montemor-o-Novo para todas as idades.

Fenómeno social

Tal como muitas outras tendências, os jogos de tabuleiro foram uma moda que voltou. Como referido no início, o contexto pandémico também ajudou. No entanto, os jogos de tabuleiro são algo que, se houver mais que uma pessoa, é jogo pela certa. Mais ainda quando o ambiente nos últimos anos foi mais caseiro.

Por outras palavras, são também sociais. Juntos, os jogadores escolhem um jogo, aprendem e interpretam as regras, e experimentam as emoções de jogar em grupo. E, numa próxima vez juntos, “E que tal uma partida de Cluedo, novamente?”.

No fundo, basta ter um gatilho de diversão para estes momentos serem replicados.

Espaços próprios para jogar

Se existem torneios competitivos é porque existem clubes ou espaços onde os jogadores se concentram e vão jogando entre si.

Em Portugal, de norte a sul do país, existem diversos espaços com jogos de tabuleiro, assim como jogos de cartas colecionáveis como Magic: The Gathering ou Pokémon.

Por outro lado, estes espaços também nascem exatamente pelas tendências da cultura pop, onde a influência japonesa, as séries americanas ou o cinema fantástico/heróis, tem criado narrativas que se espalham em merchandising e elementos que todos os fãs desejam ter.

Com efeito, após esta leitura, nada como ir ao sótão, limpar o pó ao velhinho Monopólio e chamar os amigos para uma tarde diferente e sem… telemóveis.

 

Centro Qualifica promove formação gratuita

O Centro Qualifica de Montemor-o-Novo promove formações modulares, em horário pós-laboral e em formato E-learning, uma parceria com a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.

A formação disponível é “Língua Alemã – Serviço de Receção, Atendimento e Informação Turística” com duração de 50 horas, em formato E-learning, das 19 horas às 22 horas.

As aulas começam hoje e decorrem nos dias 23, 28 e 30 de junho e, em julho, nos dias 5 e 7.

Para mais informações deve contactar através do 266 898 710 ou pelo email centroqualifica@aemn.pt.

Concurso de admissão de cadetes da Marinha aberto

O Concurso de Admissão de Cadetes da Escola Naval da Marinha abre este ano entre 29 de junho e 26 de Julho.

As candidaturas estão abertas aos alunos que concluíram o ensino secundário, estando as classes de, “Administração Naval”, “Marinha”, “Fuzileiros”, “Engenharia Naval” e “Medicina Naval”, disponíveis.

Para mais informações deve consultar aqui.

Preocupada regressa à aldeia de Casa Branca

Regressa à aldeia de Casa Branca, a partir de amanhã, “Preocupada”, que após dois anos de paragem forçada devido à pandemia de Covid-19, regressa numa organização das Oficinas do Convento.

Segundo explica Margarida Sanches, responsável pela comunicação das Oficinas do Convento, “a Preocupada é um evento multidisciplinar da Oficinas do Convento, até 2018 chamava-se “Cidade Preocupada”, porque as atividades ocorriam aqui na cidade”, sendo uma forma destas oficinas ocuparem espaços na cidade, “desde 2019 que, não no mudámos completamente mas fomos também para a Casa Branca”, sendo parte da programação do evento, pensado para a aldeia.

Este ano, a Preocupada decorre desde amanhã e até domingo com uma programação que conta com “concertos, workshops, vamos ter exposições, várias atividades”, adianta.

Os eventos são de entrada livre e Margarida Sanches deixa o convite “a todas as pessoas a irem até Casa Branca, principalmente aquelas pessoas que ainda não conhecem a aldeia, que tem imenso potencial e que nesta altura, com o nosso evento tem muita animação e uma série de atividades para fazer”.

A Preocupada começa amanhã na aldeia de Casa Branca com uma vasta programação, desde concertos, exposições, workshops a conversas informais.

Contares na Oficina da Criança

A Trimagisto levou “Contares” à Oficina da Criança, na passada sexta-feira.

O fim-de-semana começou com poemas e músicas com Bru Junça, que regressou à Oficina da Criança para contar histórias e a crianças e às suas famílias.

Não há milagre para perder peso rápido, diz Pintão Antunes

Com o verão à porta e a época balnear já aberta, muitas pessoas começam dietas rápidas, para emagrecer, e obterem o corpo perfeito para esta época.

Na edição desta semana do “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes alerta para o facto de, “não haver nenhum método milagroso, para a perda de peso”.

O corpo humano é feito de hábitos, portanto, o organismo vai criando uma habituação ao peso, não sendo possível obter resultados em poucas semanas, essa perda de peso deve ser acompanhada por um médico e feita de forma saudável e com uma dieta equilibrada. Para além disso, o sedentarismo também contribuiu para o aumento de peso, pelo que quem quer perder peso, deve evitar uma vida sedentária, ao máximo.

Este é o tema desta semana do programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, para ouvir na emissão Às 12.45 horas e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Alunos de 12º anos realizam provas finais de Biologia e Geologia

Mais de 148 mil alunos estão inscritos para os exames do ensino secundário, a maioria para aceder ao ensino superior.

A primeira fase dos exames do ensino secundário continua hoje, às 9.30 horas, com o exame de Biologia e Geologia.

Para além deste, estão ainda marcados exames de Física e Química A a 27 de junho, também pelas 9:30 horas, e Matemática A a 30 de junho, à mesma hora.

A última prova da primeira fase é no dia 6 de julho, com a prova de História B.

Galeria de Montemor expõe obras do Encontro de Aguarelas

Montemor-o-Novo recebeu o Encontro de Aguarelas, que contou com a sua quarta edição, um evento que pretende mostrar um pouco mais desta arte e onde estiveram presentes vários artistas nacionais e internacionais.

Está patente, na Galeria Municipal de Montemor, uma exposição onde estão apresentados os trabalhos feitos pelos artistas, ao longo dos oito dias deste encontro.

A Galeria Municipal pode ser visitada, nos dias úteis, das 10 às 12 horas e, durante a tarde, das 14 às 18 horas.

Ciclo Lunar de João Luís Nabo apresentado este fim-de-semana

O Cineteatro Curvo Semedo, acolheu no passado sábado o lançamento oficial do novo livro do professor João Luís Nabo. Intitulada “Ciclo Lunar – Duas novelas góticas e uma história de amor”, esta obra trouxe à luz do dia, histórias tenebrosas que o autor montemorense convida a que todos se atrevam a ler, sem medo.

A iniciativa foi moderada por Ana Casadinho, em substituição de Pedro Coelho (jornalista e professor universitário montemorense), que se viu impedido de participar na sessão, por se encontrar em isolamento, mas, ainda assim, deixou em vídeo uma mensagem.

Na mesa estiveram presentes, para além de Ana Casadinho, Olímpio Galvão (Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo), Henrique Lopes (Vereador do Pelouro da Cultura), António Danado (Presidente da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras), Carlos Carpetudo (Arqueólogo e Técnico Superior da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo), Maria Antónia Lima (autora do prefácio e professora de Literatura da Universidade de Évora) e Fernando Mão de Ferro (Editora Colibri).

Com uma plateia bem preenchida de familiares, amigos(as) e admiradores(as) do trabalho de João Luís Nabo, que abrange inúmeras áreas, desde a escrita e docência, até à música.

Para além de Ciclo Lunar, foi igualmente apresentado o “Roteiro dos Conventos de Vila Nova”, numa parceria entre o Município de Montemor-o-Novo, as Edições Colibri e o Autor.

Centro Qualifica promove formação gratuita

O Centro Qualifica de Montemor-o-Novo promove formações modularess, em horário pós-laboral e em formato E-learning, uma parceria com a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.

A formação disponível é “Língua Alemã – Serviço de Receção, Atendimento e Informação Turística” com duração de 50 horas, em formato E-learning, das 19 horas às 22 horas.

As aulas começam amanhã, e decorrem nos dias 23, 28 e 30 de junho e, em julho, nos dias 5 e 7.

Para mais informações deve contactar através do 266 898 710 ou pelo email centroqualifica@aemn.pt.

“Armado em Palhaço” é atividade proposta pela Oficina da Criança

A Oficina Criança em Montemor-o-Novo começa hoje mais uma atividade, “ Armado em Palhaço”, que pretende explorar a parte mais cómica da personalidade de cada jovem.

Maria Galego, coordenadora do Espaço da Oficina da Criança explica que esta é “uma oficina de clowning e de emoções, dinamizado pela Catarina Caetano”, sendo uma proposta de iniciar “a procura do palhaço de cada criança, na exploração das características físicas e psicológicas”.

Para além destas propostas, as crianças vão explorar ainda “como é que o palhaço pode falar, pensar, como se movimenta”, adianta a coordenadora, descobrindo assim uma nova forma de comunicação.

Esta atividade é livre, acontece na Oficina da Criança, a partir de hoje e até dia 27 de junho. A oficina destina-se a crianças dos 6 aos 14 anos, sendo totalmente gratuita. Acontece das 16 horas às 17.30 horas e contará com uma apresentação pública final.

Um ferido grave e um leve em acidente na EN4

Uma colisão entre dois ligeiros de passageiros provoca dois feridos, um em estado grave e outro leve, esta manhã, na estrada nacional nº 4 (EN4), entre Montemor-o-Novo e Arraiolos.

Segundo informação avançada pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora, o alerta foi dado às 9.21 horas, tendo estado, no local, um total de 11 operacionais e quatro viaturas, entre Bombeiros Voluntários de Arraiolos e Guarda Nacional Republicana.

As duas vítimas, de sexo masculino, foram encaminhadas para o Hospital do Espírito Santo em Évora.

Piscinas de Montemor-o-Novo reabrem dia 21

As Piscinas Recreativas Municipais de Montemor-o-Novo, constituídas por Piscina Infantil, Piscina Recreativa/Desportiva e Piscina de Saltos, reabrem amanhã.

Devido à necessidade de poupar água, o espaço de lazer “vai encerrar ao domingo e segunda-feira. A limpeza dos tanques exigem-nos muita água e a falta de chuva que se tem sentido leva-nos a tomar algumas medidas de poupança de água”, de acordo com Olímpio Galvão, presidente da câmara municipal de Montemor-o-Novo

 As Piscinas Recreativas Municipais de Montemor-o-Novo funcionam de terça a sexta-feira, das 11 às 19.30 horas e aos sábados e feriados das 10 às 19.30 horas.

Incêndio em Arraiolos destrói oficina de tratores

Um incêndio que deflagrou na madrugada de domingo, dia 19 de junho, destruiu ma oficina de tratores em Vimieiro, no concelho de Arraiolos.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora o alerta para o incêndio industrial foi dado às 03:55 aos bombeiros tendo apenas sido extinto, por volta das 7.10 horas da manhã.

A oficina em questão foi totalmente consumida pelas chamas, não tendo alastrado a nenhum outro local.

No local local estiveram 32 operacionais, apoiados por 10 viaturas, incluindo meios dos bombeiros e da GNR.

Ricardo Ribeiro e Ganhões de Castro Verde juntos em Cabrela

Ricardo Ribeiro e Ganhões de Castro Verde unem-se para um concerto, hoje, na Herdade da Bandoga, em Cabrela, pelas 19 horas.

O fadista, Ricardo Ribeiro adianta que este vai ser um concerto que conta com “boa disposição, no silêncio da calma do Alentejo”, um espetáculo que irá unir dois patrimónios, o fado e o cante.

Os bilhetes são gratuitos mas devem ser reservados na bilheteira online do município. O espetáculo começa às 19 horas, em Cabrela.

Abertas vagas para ingresso em formações promovidas pela Cercimor

A Cercimor, em Montemor-o-Novo tem vagas abertas para interação de alunos que queiram participar em cursos, de forma a integrarem o mercado de trabalho.

Ana Cristina Saloio, presidente da direção da Cercimor explica que “vamos ter 12 vagas em que os requisitos necessários em que as pessoas têm de ter mais de 18 anos, estarem desempregados e inscritos no Centro de Emprego, tendo em conta a especificidade dos nossos cursos podem e devem apresentar alguma situação em que incapacite a sua forma de aceder ao mercado de trabalho, não poderão ter frequentado este tipo de formação profissional nos últimos dois anos”, revela.

Os alunos que frequentarem estas formações terão direito a “bolsas de formação que podem ir até aos 205 euros mensais, tal como o subsídio diário de refeição, com um valor de 4,47 euros, se a pessoa tiver a necessidade de apoio ao transporte há um pagamento mensal, através de um subsídio de transporte, através de um passe, o seguro de acidentes pessoais e também, se por alguma razão se existir, no seu agregado familiar crianças que necessitem de estar integradas, durante o dia, num estabelecimento educativo, também existe um subsídio de acolhimento”, revela Ana Cristina Saloio.

A inscrição deve ser feita através dos contactos da Cercimor. Quanto às formações disponíveis são no ramo da hotelaria e serviços, trabalho comercial e ambiente.

São 12 as vagas disponíveis para frequentar as formações disponibilizadas pela Cercimor sendo que as inscrições devem ser feitas através de contacto telefónico ou na sede da Associação.

Saber Crescer recolhe doações de bens para a Ucrânia

Com o intuito de ajuda o povo o ucraniano, a Associação de Pais da Escola nº1 – Saber Crescer, de Montemor-o-Novo aliou-se à causa de Sílvia Costa Rodrigues e do atleta olímpico ucraniano Vladyslav Heraskevych para entregar o maior número possível de produtos considerados essenciais para o povo ucraniano.

João Mulas, presidente desta Associação adianta que foi através “do Facebook da Cármen, da mãe imperfeita, e foi através de um pedido que ela tem no Facebook, que nós, no fundo, demos o repto positivo”, explicando ainda que esta campanha consiste na “recolha de bens para a Ucrânia e o Saber Crescer intitulou aqui como “Saber Crescer Solidariamente””, até porque, segundo João Mulas, “crescer é fácil, de forma solidária é mais difícil”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Neste caso, esta associação “funciona como um dos pontos de recolha, a função aqui é só recolher os bens”, podendo ser doados produtos como “medicamentos, kits de primeiros socorros, compressas, ligaduras, fraldas para bebé e adulto, luvas, arroz, massas, barras energéticas, chocolates”, que devem ser entregues na sede do Saber Crescer, no período da manhã, das 10.30 horas às 12 horas e depois, durante a tarde, das 14.30 horas, às 19 horas.

Na região do Alentejo há mais pontos de recolha, sendo o Saber Crescer em Montemor-o-Novo, “um dos quatro pontos de recolha, temos em Montemor, Vendas Novas, depois Portalegre e Portel”, explica o presidente.

A campanha está a decorrer até dia 24 deste mês, sendo que, após entregues todos os bens em Lisboa, estes seguem até à Ucrânia onde serão recolhidos pelo atleta olímpico Vladyslav Heraskevych. Há ainda a possibilidade de fazer doações em dinheiro diretamente para a Heraskevych Charity Foundation.

[/shc_shortcode]

Doubleman atuam hoje no Ciclo da Primavera

O Ciclo da Primavera promove hoje um concerto com Doubleman, no Largo do Povo no Ciborro, esta noite, às 22.30 horas.

“Doubleman” é um coletivo que nasce da fusão de duas artistas com mais de 10 anos de experiência do mercado. Tendo ambos um amplo conhecimento do que é preciso para animar uma pista de dança, criaram o mais abrangente projeto de música dedicado a eventos e clubs, tocando todo o tipo de música “comercial”: reggaeton, funk, house, pimba e não podem faltar aqueles “GuiltyPleasures”. As máscaras são o aliado perfeito ao desenvolvimento de uma ligação com o público, criando mistério e apelando à curiosidade

O espetáculo é gratuito, estando inserido na programação do Ciclo da Primavera.

Dadores de sangue de Montemor organizam colheita na sua sede

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo realiza amanhã mais uma colheita de sangue, “na nossa sede, em Montemor, das 9 horas, às 13 horas”.

Apelando à população, Floriano Saiote, presidente desta Associação, adianta que “os hospitais necessitam de repor as suas reversas de sangue, sendo que este nunca é demais”.

Para doar sangue, apesar de ser aconselhado realizar marcação, quem não tiver, pode participar nesta colheita, mediante tempo de espera.

To The Best no Centro Cultural de Foros de Vale de Figueira

Foros de Vale de Figueira recebe hoje, no Centro Cultural, pelas 21.30 horas, “To The Best”, um tributo a uma das lendas do rock ainda vivas, Tina Turner.

Sinopse: “Este projeto atravessa diferentes décadas e fará vibrar várias gerações que cresceram ao som dos seus maiores hits das décadas de 70, 80 e 90. Surge da admiração dos músicos desta banda de tributo pela “Rainha do Rock”, pelo seu legado musical e artístico. Pretende-se que este espetáculo, com uma interpretação genuína, seja uma celebração da música e da carreira da artista vencedora de oito Grammys, partilhando com o público a energia vibrante e contagiante dos temas de Tina Turner. “To The Best” é o espetáculo de rock ideal para cantar e recordar do início ao fim”.

O espetáculo está inserido no Ciclo da Primavera, sendo de entrada livre. Pode ouvir To The Best aqui.

Amaura, Micshyne e DJ Saints encerram Contra-corrente

O Contra-corrente termina hoje com Amaura, Micshyne e DJ Saints a encerrarem o palco deste festival jovem.

Neste último dia atuam Amaura, Micshyne e DJ Saints, tal como adianta Sofia Pinto Sá, membro da organização deste evento, que acrescenta ainda que o dia de hoje começa “às 10 horas, com uma aula de PT, com o SpotFit, depois às 11 horas, temos Yoga, para adultos”, regressando a programçaõ mais tarde com “Slurk e convidados”, da Oficina de Produção.

Este ano o Festival conta com uma Biblioteca Andante, uma iniciativa realizada em colaboração com a Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo.

Chega hoje ao fim, o Contra-corrente, um festival criado para os jovens que contou, para além da programação musical, com atividades desportivas e culturais, no Jardim Público, de Montemor-o-Novo.

Sardinhada dos dadores de sangue este sábado em Orada (Borba)

O município de Borba promove a iniciativa “Arraiais e sardinhadas”, neste mês de junho, em diversos locais do concelho.

Este sábado, 18 de junho tem lugar a sardinhada dos dadores de sangue, em frente à sede da Associação.

A organização é da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Orada.

Noites mais curtas do ano terminam em Montemor-o-Novo

Termina hoje, em Montemor-o-Novo, a programação do Noites Curtas, promovido pelo Projeto Ruínas, inserido na programação da Preocupada, das Oficinas do Convento.

Para a última noite estão programadas apresentações de “Paulo Quedas, com “One, Two, Three, Four, Five” Ricardo Moura, com “Revolução Silenciosa” e Diogo Andrade com”a Via do Meio””. Para além destas, Catarina Caetano, coordenadora do Projeto Ruínas revela que haverá espaço para um concerto que encerra esta extenção da Preocupada, na cidade de Montemor.

Em modo de convite, Catarina Caetano apela a todos os que quiserem visitar o Convento de São Francisco, em Montemor-o-Novo, para que o façam e “aproveitem esta programação, nas noites mais curtas do ano”.

Inserido na programação do Festival Preocupada, as Noites Curtas terminam hoje, às 21.30 horas, no Convento de São Franscico. O Festival Preocupada decorre a partir de amanhã, na aldeia de Casa Branca, com uma programação até dia 26 deste mês.

Ciclo Lunar de João Luís Nabo apresentado no Curvo Semedo

Ciclo Lunar é o novo livro do montemorense João Luís Nabo que será apresentado hoje, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, pelas 17 horas.

Segundo explica João Luís Nabo, autor desta obra que conta com “duas novelas góticas e uma história de amor”, “Ciclo Lunar” gira em torno de três conventos emblemáticos para a cidade de Montemor-o-Novo, “ a primeira história passa-se no Convento da Saudação, no Castelo, a segunda no Convento de São Francisco, junto às Piscinas Municipais e a terceira história passa-se entre o Convento de São Domingos e o Convento da Saudação”, sendo que há ainda um elemento, “que é a Lua Cheia, que vai atravessar as três histórias”, funcionando como elemento unificador.

Na apresentação deste livro estarão presentes várias personalidades que, de alguma forma, contribuíram para a criação desta obra, “o meu amigo Pedro Coelho, jornalista e professor universitário, na Nova, vai fazer a apresentação do autor o meu editor, Dr. Fernando Mão de Ferro, que estará para falar em nome das Edições Colibri, depois a professora Maria Antónia Lima, da Universidade de Évora, professora de Literatura”, responsável pelo prefácio de Ciclo Lunar, “presidente Olímpio Galvão, o vereador Henrique Lopes, o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, António Danado e o arqueólogo Carlos Carapetudo”, que apoiou todo o processo de criação da escrita desta obra, em termos factuais e históricos. Quanto à capa, esteve a cargo de Luís Sampaio, fotógrafo.

É ainda revelado que foram criados os “Roteiros dos Conventos de Vila Nova, uma proposta que eu fiz à Câmara Municipal, depois de escrever o livro, que foi aceite de imediato e eu agradeço imenso ao município”, afirma o autor, permitindo aos leitores viajar pelos três conventos montemorenses onde se desenrolam “as terríveis narrativas que terão oportunidade de ler e que servirão, também, para que os leitores possam visitar os conventos sob uma perspetiva mais literária”, destaca.

Segundo o autor estas “são histórias que vão tirar o sono aos leitores, não são histórias pacíficas, são histórias muito duras de ler”, sendo estas totalmente ficcionais, em termos de enredo, “só que adaptadas aos três conventos da nossa cidade”.

Estas histórias que podem ser lidas de forma independente, acontecem entre 1501, data de fundação do Convento da Saudação, até 1630, no final da Idade Média.

Este livro que nasceu em plena pandemia, criado pelo gosto de “escrever e da literatura” do montemorense, surgiu depois do lançamento do seu primeiro romance “Sertório, em maio de 2020, em junho de 2020, começo a escrever o Ciclo Lunar e termino em julho 2020”, algo que segundo o autor acontece pois “havia muita coisa a precisar de ir para o papel com urgência”.

Ciclo Lunar vai estar à venda a partir de segunda-feira, em todas as livrarias e papelarias de Montemor-o-Novo, bem como nas outras superfícies habituais. Esta tarde, pelas 17 horas, no cineteatro Curvo Semedo, será apresentado oficialmente esta nova obra do montemorense João Luís Nabo.

Biobairros na Semana do Ambiente da Escola Básica S. João de Deus

No dia 9 de junho, no âmbito do Programa Biobairros, o Município de Montemor-o-Novo participou na Semana do Ambiente, dinamizada pelo Programa Eco-Escolas da Escola Básica S. João de Deus, promovendo a atividade “Vamos plantar alecrim na nossa escola”, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a sustentabilidade ambiental através da compostagem.

Esta atividade consistiu, na reprodução de alecrim utilizando mistura de composto produzido na Cercimor, resultante da compostagem dos restos de jardins, cascas e restos de frutas e legumes da Instituição. O alecrim foi reproduzido através de estaca em vasos, prevendo-se voltar à escola no próximo Outono/Inverno para fazer a sua transplantação para um canteiro no espaço exterior.

Ainda no decorrer da Semana do Ambiente, realizou-se também no dia 9 de junho, o Jogo da Glória dos Resíduos. A todos os participantes desta atividade, foram entregues brindes cedidos pela GESAMB, EIM, tais como mini-ecopontos e imans para sensibilizar para a separação dos resíduos.

Reprise a Cavalo pela Escola de Mafra decorre em Borba

Borba comemorou esta sexta-feira, 17 de junho, mais um aniversário da Batalha de Montes Claros. Depois da cerimónia militar, junto ao Padrão da Batalha de Montes Claros, realizou-se uma reprise a cavalo pela escola de Mafra, em Borba.

Para António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba, “qualquer data histórica, independentemente de ser em Borba, ou noutro local do país, tem que ser sempre recordada da melhor forma, e esta, segundo alguns historiadores, foi das mais importantes da guerra da restauração”, considerando que, hoje, “foi feita uma cerimónia militar com uma dignidade muito grande, com respeito pelos mortos, que permitiram que sejamos portugueses”.

António Anselmo garante ainda que as pessoas devem perceber que a Batalha de Montes Claros foi “extremamente importante não só para Borba e para a região, mas também para o país, que conseguiu marcar a verdadeira independência”.

O presidente acrescenta que é, igualmente, importante que as pessoas “conheçam o simbolismo histórico desta batalha e, ao mesmo tempo, se divirtam”, as crianças com a reprise a cavalo e mais tarde, pelas 22 horas, atua a Orquestra Ligeira do Exército.

357 anos da Batalha de Montes Claros assinalados esta sexta-feira em Borba, numa programação que se estende até domingo.


Concerto junta Alunos de Montemor-o-Novo e Miguel Gameiro

Ao final da tarde de quarta-feira, 15 de junho, no Cineteatro Curvo Semedo, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo e da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, organizou o concerto “Deixa o Mundo Girar”.

Em palco estiveram os alunos de Educação Musical do 6.º ano, da Escola S. João de Deus de Montemor-o-Novo, aos quais se juntou, numa participação especial, o músico Miguel Gameiro.

O Curvo Semedo encheu-se de alunos, professores, auxiliares de ação educativa, encarregados de educação e familiares.

Idalina Bento, Diretora do Agrupamento de Escolas, deixou algumas palavras iniciais, onde felicitou e agradeceu a todos os que ajudaram e contribuíram para a concretização deste concerto.

Miguel Gameiro terminou o concerto a ser rodeado por uma multidão de alunos, que invadiram o palco para um abraço com o conhecido músico que, de forma espontânea, e perante aquilo que se viveu, referiu que “tenho a certeza de que a música vai salvar o mundo”.

Manel Cruz a solo no palco do Festival Contra-Corrente

Manuel Cruz, Ana Casa Branca e Pás de Pròbleme vão estar hoje em palco, no Festival Contra-Corrente, que decorre até amanhã, no Jardim Público de Montemor-o-Novo.

Para hoje, Sofia Pinto Sá, membro da organização do festival está prevista “Mbuki-Mvuki”, com a Maria Caetano, para as 19 horas, “uma performance poética, com a Maria na voz, acompanhada por uma guitarra”, confessando que “vai ser muito interessante”.

A partir das 21.30 horas, inicia a noite “Manuel Cruz, o vocalista dos Ornatos Violeta, que aqui neste caso vem tocar a solo”, entre este concerto e o próximo, atua “Ana Casa Branca, que é aqui de Montemor-o-Novo, está agora a apresentar o seu primeiro EP” e, para fechar as atuações ao vivo, “temos a festa com os “Pás de Pròbleme”.

Este ano, no Festival, existem dois palcos, o principal onde atuam nomes conhecidos do panorama musical, nacional e internacional, tal como adianta Sofia Pinto Sá.

Para além da criação de dois palcos, o contra corrente conta com outra novidade. A Feira 46 e a Exposição foram criadas para mostrar ao público trabalhos desenvolvidos pelos jovens montemores e projetos inovadores. Segundo Sofia Pinto Sá, “na Exposição normalmente convidamos os jovens das escolas, do Centro Juvenil, jovens que nós sabemos que têm projetos, que trabalham com artes, a expor os seus trabalhos, no Contra”. Quanto à Feira 46 foi criada para “projetos que sabemos que existem aqui em Montemor, na verdade também abrimos um “open call”, ou seja, é aberto a qualquer pessoa que se queira inscrever”, uma forma destes projetos saírem “só do online e para que venham mostrar os seus trabalhos no Festival”.

Pelos palcos do Festival Contra Corrente vão passar hoje, Manuel Cruz, a montemorense Ana Casa Branca e Pás de Pròbleme. O evento é de entrada livre e está a decorrer até amanhã, no Jardim Público de Montemor-o-Novo.

Torneio Interassociações Lopes da Silva arranca amanhã com a sua 26ª edição

A 26ª edição do Torneio Interassociações Lopes da Silva arranca amanhã e joga-se até 25 deste mês, em Évora e Beja.

Esta é a maior competição de futebol realizada em Portugal pela Federação Portuguesa de Futebol, jogada pelas seleções sub-14 das 22 associações distritais e regionais nacionais.

Hoje terá lugar a Cerimónia de Abertura com o desfile das 22 associações de futebol regionais e distritais do País, no Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, a partir das 17.30 horas.

Antes, a partir das 15 horas, as associações de futebol de Beja e Évora promovem um encontro conjunto de traquinas.

Os jogos da 1ª fase da competição terão início amanhã de manhã, com jogos às 09.30 horas e 11.30 horas, no Campo de Jogos de Penedo Gordo, Complexo Desportivo Fernando, Complexo Desportivo de Serpa e no Estádio Municipal de Aljustrel, até dia 21 de junho.

De 22 a 25 de junho a competição passa para Évora, com a realização dos jogos referentes às 2ª e 3ª fases – ligas de Platina, Ouro, Prata e Bronze. Em Évora, os jogos serão disputados no Campo Estrela, Estádio Sanches de Miranda, Complexo Desportivo de Évora, Parque Desportivo Engº Joaquim António Moreira Carneiro e Campo José Eduardo Abreu.

As finais das ligas de Platina, Ouro, Prata e Bronze serão jogadas no dia 25 de junho.

Contares de volta à Oficina da Criança

A Oficina da Criança, em Montemor-o-Novo, acolhe mais uma vez, as sessões de Contares na Oficina, uma atividade que começa hoje, às 18 horas e conta com três sessões, destinadas ao público mais novo.

Carlos Marques, diretor artístico da Trimagisto adianta que “os Contares na Oficina é uma atividade que se iniciou o ano passado, aquando de um projeto maior, o projeto “Rise Up”, relacionado com Saramago, era um bocadinho contar contos tradicionais, na Oficina da Criança”, tendo este sido adaptado para crianças.

Este ano as sessões deste projeto decorrem “nos meses de verão, para aproveitar o pátio exterior da Oficina da Criança”, revela o ator, sendo que a primeira sessão acontece hoje, pelas 18 horas.

Carlos Marques relembra que a atividade “é gratuita, é só aparecerem na Oficina da Criança, para ouvir histórias”, realçando ainda que estas sessões, são uma forma de “acabar com o estigma de que a leitura é uma seca”. Em forma de convite, o diretor artístico da Trimagisto destaca que a leitura, “para uma criança é um momento lúdico, em que ela viaja e que sai da realidade”, enquanto que para um adulto, “é regressar a esse estado de ser criança novamente”.

Contares na Oficina é uma atividade de entrada livre sendo que para assistir a estas sessões basta visitar a Oficina da Criança, às 18 horas, hoje.

Convento de São Francisco recebe mais uma noite curta

Inserido na programação do Festival Preocupada, promovido pelas Oficinas do Convento, as Noites Curtas apresentam hoje, no Convento de São Franscisco em Montemor, Delicate Cloud, Aqui? Agora? e Dramatógrafo.

Catarina Caetano, coordenadora do Projeto Ruínas explica que para hoje “temos Eduarda Breda, com o Eco, Miguel Antunes com Aqui? Agora? e Jorge Cruz com o Dramatógrafo”.

Quanto a este festival “surge de um desafio que é feito a artistas convidados, para criarem um espetáculo baseado no pressuposto da curta do mesmo”, adaptando-se às especificidades destes.

Em modo de convite, Catarina Caetano apela a todos os que quiserem visitar o Convento de São Francisco, em Montemor-o-Novo, para que o façam e “aproveitem esta programação, nas noites mais curtas do ano”.

Hoje, a partir das 21.30 horas, Eduardo Breda, Miguel Antunes e Jorge Cruz apresentam as suas curtas no Convento de São Francisco.

StartUp de Montemor promove Concurso de Ideias de Negócios

A StartUp de Montemor-o-Novo está a promover um Concurso de Ideias de Negócios, que procura descobrir e premiar as duas melhores ideias de negócio a implementar no concelho de Montemor-o-Novo.

O período de candidatura decorre até dia 19 de junho e tem como destinatários: maiores de 18 anos; estudantes do ensino superior com inscrição em vigor; empreendedores com empresa constituída há menos de três anos ou desempregados.

Exposição com trabalhos do Encontro de Aguarelas abre na Galeria Municipal

Até amanhã, em Montemor-o-Novo, são vários os artistas nacionais e internacionais que participam no IV Encontro de Aguarelas, um evento que pretende mostrar um pouco mais desta arte.

Júlio Jorge, presidente da Associação de Aguarela de Portugal, revela que “esta sexta-feira, na Galeria Municipal, pelas 18 horas”, é inaugurada uma exposição que contará com todos os trabalhos dos artistas que participam neste encontro.

É ainda feito um balanço do evento que, segundo Júlio Jorge, tem corrido de forma positiva, “a única coisa que realmente veio limitar um pouco aquilo que nós tínhamos planeado foi o tempo, as temperaturas estiveram muito altas”.

Até amanhã, vários artistas reúnem-se em volta das Aguarelas em Montemor-o-Novo. Na sexta-feira, é inaugurada a exposição na Galeria Municipal com todos os trabalhos feitos até à data.

Dia Mundial da Gastronomia Sustentável celebra-se no Mercado de Montemor

Celebra-se amanhã, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo , o Dia da Gastronomia Sustentável, entre 8 horas e as 13 horas, uma iniciativa integrada na SMEA – Semear em Montemor Estratégia Alimentar.

Tal como adianta Anabela Ferreira, membro do grupo de trabalho do projeto SMEA, este é um dia “estabelecido pelo Assembleia Geral da ONU em 2016” que pretende reconhecer “a gastronomia sem dúvida, estreita os nossos laços culturais”. Para amanhã está previsto “abordar o tema da gastronomia sustentável no nosso Mercado Municipal, a ideia é que falemos sobre a importância da diversidade natural e cultural do mundo e do concelho”, revela Anabela Ferreira.

Deixando um apelo para que se compre produtos locais, Anabela Ferreira revela que é possível, durante a manhã, participar no Mercado Municipal, pelas 10h30, na Oficina da Sazonalidade, com receitas sazonais da dieta mediterrânica, pela nutricionista da UCC de Montemor-o-Novo, onde serão preparadas três receitas, “um gaspacho, uma salada grega e um ceviche de dourada”.

Amanhã no Mercado Municipal Montemor  celebra o Dia Mundial da Gastronomia.

Alunos de 9º e 12º anos realizam provas finais de português

Mais de 148 mil alunos estão inscritos para os exames do ensino secundário, que têm início hoje, a maioria para aceder ao ensino superior, com Biologia e Geologia, Português e Física e Química e Matemática entre as mais concorridas

A 1.ª fase dos exames do ensino secundário arranca hoje, com a prova de Português, às 9:30 horas. O exame de Biologia e Geologia decorre a 21 de junho, pelas 9:30 horas, Física e Química A a 27 de junho, também pelas 9:30 horas, e Matemática A a 30 de junho, à mesma hora.

A última prova da 1.ª fase é no dia 6 de julho, com a prova de História B.

Também a prova de Português de final de ciclo, para alunos de 9º ano, se realiza hoje, às 9.30 horas.

Batalha de Montes Claros assinala-se amanhã em Borba

O Município de Borba comemora os 357 anos da Batalha de Montes Claros, travada em 17 de junho de 1665 e incluída na Guerra da Restauração, entre Portugal e Castela.

O programa começa às 11 horas de sexta-feira, dia 17, com a cerimónia militar de homenagem aos mortos, no Padrão da Batalha, nos arredores de Rio de Moinhos. Nesse dia, às 17 horas, tem lugar uma Reprise a Cavalo, pela escola de Mafra, no Largo da Fonte das Bicas, em Borba. Nesse local, às 22 horas, a Orquestra Ligeira do Exército apresenta-se em concerto.

Para António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba afirma que este é um momento de grande importância, uma vez que “foi graças a esta batalha que Portugal se afirmou como país independente em relação a Espanha”, e com estas comemorações pretende-se “preservar a memória, respeitar a história e acima de tudo perceber que acima de tudo perceber só somos alguma coisa porque muitos trabalharam para sermos aquilo que somos hoje e, com tanta história e memória devemos ter orgulho em ser portugueses”, acrescenta o presidente.

No sábado, 18 de junho, às 22 horas, no Largo das Bicas, decorre o espetáculo “Filmes em Concerto”, pela Banda Euterpe, de Portalegre.

Ainda no âmbito destas comemorações, decorre no domingo, um passeio pelas memórias da Batalha de Montes Claros, num percurso de 12 quilómetros. António Anselmo afirma que “é objetivo passar por vários locais onde esta batalha decorreu”, nomeadamente em Rio de Moinhos e no Barro Branco.

Para o passeio não é necessária inscrição prévia, acrescenta o presidente, adiantando que acima de tudo o importante é que “as pessoas percebam e conheçam o que as rodeia”.

O programa encerra no domingo, dia 19, às 8.30 horas, com a saída do passeio pedestre Memórias de Montes Claros, da Ermida da Senhora da Vitória, no Barro Branco.

Retorno da tradição das Marchas Populares

As Marchas Populares 2022, numa organização da Junta de Freguesia de N. Sra. Da Vila, N. Sra. Do Bispo e Silveiras, em parceria com o Movimento Associativo da Freguesia, decorreram no passado dia 5 de junho. Esta iniciativa, que contou com o apoio do Município de Montemor-o-Novo, foi uma verdadeira festa e marcou o retorno da tradição das marchas.

“Muito nos honrou a festa, mas principalmente o calor humano que se fez sentir na Praça da República, com o público que aderiu em massa a este evento. A Ensemble Montemor, a Casa João Cidade, a Associação de Moradores de São Domingos e Quinta da Nora e a Porta Mágica, fizeram as delícias de quem se deslocou e assistiu a este grande evento. Muito obrigado a estas associações que, com resiliência, decidiram aceitar o nosso convite”, referiu a organização.

A festa seguiu no Jardim Público, com a excelente animação dos Thy Subry.

Presentes na iniciativa estiveram o presidente da Junta de Freguesia, António Danado, o secretário, Miguel Graça, a vogal Alexandra Serôdio e o vogal André Banha. Pelo Município de Montemor-o-Novo esteve presente o vice-presidente Henrique Lopes.

“Até ao Ar Livre” de Mariana Teixeira em exposição em Évora

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), a CERCICA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais e a Câmara Municipal de Évora inauguram ‘Até ao Ar Livre’, exposição de obras de Mariana Teixeira, dia 18 de junho, pelas 18h, na Galeria n.º 1 (Praça do Giraldo), em Évora.

Constituída por pinturas de acrílico sobre tela de grandes formatos, da autoria da artista plástica Mariana Teixeira, a exposição resulta de uma proposta apresentada por CERCICA à DRCAlentejo, que foi desde logo acolhida, atendendo à qualidade dos trabalhos sugeridos e à natureza e missão da Cooperativa em questão, além de ajudar a cumprir a missão de Serviço Público da DRCAlentejo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura, salienta que Mariana, “através do seu extraordinário exemplo, pode-nos contaminar positivamente, a todos, sempre que perdemos o ânimo e a vontade, sempre que não encontramos força para continuar a ter projectos, a vencer desafios, a ultrapassar tantas barreiras para viver, para ser livre, partindo sempre de um mundo interior, tão profundo e belo quanto a nossa vontade e determinação para o construir, com a riqueza que a complexidade de cada ser humano permite”.

Segundo Raquel Henriques da Silva, Professora Jubilada de História da Arte, “As pinturas de Mariana Teixeira interpelam-nos: fazem-nos parar e ficar a contemplá-las. A sua energia advém do que é próprio da pintura: são cores com grande variedade de tons e de timbres que, na superfície plana da tela, inventam movimentos, sugerem formas, criam ritmos, propondo uma espécie de labirintos felizes”.

A exposição ficará patente ao público até 31 de julho, de segunda a sexta-feira das 14h às 19h e ao sábado das 10h às 13h.

[/shc_shortcode]

Assembleia Municipal de Borba reúne este sábado

A Assembleia Municipal de Borba reúne este sábado, 18 de junho, às 10 horas, em sessão ordinária, no Pavilhão de eventos do município.

Esta sessão tem a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Período antes da ordem do dia

1.1- Apresentação de Projeto de ORU/PERU de Borba

1.2.1 – Outros assuntos de interesse para o Município

2 – Período de intervenção do público

3 – Período da ordem do dia

3.1. – Aprovação da ata nº 2 de 23 de abril de 2022

3.2. – Aprovação da ata nº 3 de 25 de abril de 2022

3.3. – Proposta de Regimento da Assembleia Municipal

3.4. – Proposta de Revogação do Plano de Pormenor da Área de intervenção Norte de Borba.

3.5. – Apreciação da Câmara

3.5.1. – Relatório do Presidente

3.5.2. – Situação Financeira

Noites Curtas com Switch Pitch, Nosso Instante e Esboço

Até sábado, o Convento de São Francisco torna-se palco das Noites Curtas, um evento teatral, promovido pelo Projeto Ruínas, inserido na programação da Preocupada, das Oficinas do Convento.

Catarina Caetano, coordenadora do Projeto Ruínas explica que, este ano, a grande novidade é o alargamento do programa, “que pela primeira vez, em vez de três dias de duração, terá quatro”, onde serão apresentados uma mostra de curtas teatrais.

Com uma programação inserida no Festival Preocupada, promovido pelas Oficinas do Convento, hoje, a partir das 21.30 horas, apresentam no “Convento de São Francisco, Sofia Vitória, Maria Caetano Vilalobos e Sofia Skavotski”.

Em modo de convite, Catarina Caetano apela a todos os que quiserem visitar o Convento de São Francisco, em Montemor-o-Novo, para que o façam e “aproveitem esta programação, nas noites mais curtas do ano”.

Hoje, a partir das 21.30, no Convento de São Francisco nas Noites Curtas apresentam-se os projetos Switch Pitch, Nosso Instante e Esboço.

Funcionários das piscinas recebidos por membros do executivo

As Piscinas Recreativas Municipais de Montemor-o-Novo abrem dia 21 de junho de 2022. Para que tal seja possível, é necessário um esforço por parte de diversos serviços da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo para que tudo esteja pronto para receber os muitos visitantes deste equipamento. Fundamentais são também todos os trabalhadores e trabalhadoras que irão trabalhar neste equipamento Municipal.

Ao início da tarde da passada terça-feira, 14 de junho, o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e o vereador do pelouro do desporto, António Pinto Xavier, efetuaram uma receção de boas vindas a todos aqueles que vão trabalhar neste equipamento municipal, desejando-lhes um bom desempenho nas suas funções. Na mesma ocasião foi efetuada a assinatura do contrato de trabalho de cada trabalhador.

O Município tem tido dificuldade em preencher as vagas disponíveis e necessárias, em termos de recursos humanos, necessários para o funcionamento das Piscinas Recreativas, havendo, pois, falta de pessoal! A Câmara Municipal e os seus serviços está a tentar minimizar estas questões, podendo acontecer que o número de entradas neste equipamento sejam adaptadas ao número de trabalhadores existentes, já que em primeiro lugar está a segurança de todos e a boa fruição deste equipamento!

Ao longo de cerca de 3 meses, várias dezenas de milhares de visitantes vão perder-se em horas de lazer e contentamento, nas nossas Piscinas Recreativas, cujo encerramento está previsto para 10 de setembro de 2022.

Dia da Gastronomia Sustentável no Mercado Municipal de Montemor

O Dia da Gastronomia Sustentável celebra-se este sábado, dia 18 de junho, entre as 8 horas e as 13 horas, no Mercado Municipal, uma iniciativa integrada na SMEA – Semear em Montemor Estratégia Alimentar, promovida pela Câmara Municipal da cidade.

Durante a manhã é possível comprar no Mercado Municipal e, pelas 10h30, participar na Oficina da Sazonalidade, com receitas sazonais da dieta mediterrânica, pela nutricionista da UCC de Montemor-o-Novo.

O Dia da Gastronomia Sustentável foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU em 2016. A decisão reconhece a gastronomia como uma expressão cultural relacionada à diversidade natural e cultural do mundo.

A ONU afirma que a gastronomia pode desempenhar um papel nesta área devido às suas ligações com as três dimensões do desenvolvimento sustentável, economia ambiente e sociedade. Esta organização refere que o tema também pode ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, promovendo desenvolvimento agrícola, alimentação segura, nutrição, produção sustentável e conservação da biodiversidade.

Fora d’Oras e extensão do Festival Indie no Contra-Corrente

O Festival Contra-Corrente regressa agora a Montemor-o-Novo  com uma programação dedicada em especial aos jovens, onde para além da programação musical, contará ainda com exposições, feiras, biblioteca itinerante e desporto.

Tal como explica Sofia Pinto Sá, membro da organização do Festival Contra-Corrente e da Make Noise, este ano o festival conta com uma vertente de desenvolvimento de projetos jovens. Este foi um evento que começou por ser organizado pela Câmara Municipal e União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, estando agora a cargo da Make Noise.

Apesar deste ser um Festival pensados para os jovens, hoje a programação é alargada para toda a família estando planeada “logo às 10 da manhã o Ioga, para famílias, com a Raquel Shakti, depois temos contos infantis, pela Biblioteca”, uma parceria que foi feita este ano, “temos depois animação circense e pinturas faciais para crianças”. Na parte da tarde está planeado uma conversa sobre negócios e uma atuação do grupo de Cante Alentejano, Fora d’Oras

Este ano, durante a noite de hoje, serão exibidos curtas premiadas, uma extenção do Festival Indie de Cinema, numa parceria com o Cineclube e Filmoteca de Montemor-o-Novo, tal como adianta Sofia Pinto Sá, onde serão exibidos “”Escasso”, que ganhou o prémio de Melhor Curta de Ficção, “The Parents Room”, que ganhou o Prémio de Grande Curta Metragem e Melhor Curta de Animação, o “Urban Solution”, prémio de Melhor Curta de Documentário e o Prémio da Amnistia Internacional e um “Caroço de Abacate”, que ganhou o prémio Novo Talento do Yellow Color, mais o prémio do Público de Curta Metragem”.

Hoje a animação musical começa às 15 hora com o Grupo Fora d’Oras, às 18 horas o DJ Slowminded anima o Sunset e, a partir das 21.30 horas há exibição de curtas no jardim, uma extenção do Festival Indie.

Marta Jardim, UmColetivo e Susana Nunes abrem as Noites Curtas em Montemor

O Noites Curtas regressa hoje a Montemor-o-Novo, um evento criado pelo Projeto Ruínas, inserido na programação da Preocupada, das Oficinas do Convento, que também inicia hoje.

Catarina Caetano, coordenadora do Projeto Ruínas explica que, este ano, a grande novidade é o alargamento do programa, “que pela primeira vez, em vez de três dias de duração, terá quatro”, onde serão apresentados uma mostra de curtas teatrais.

Para hoje estão programadas três exibições criadas por “Marta Jardim, com a criação “Vital – Work In Progress”, temo o UmColetivo, de Elvas, com a criação Placenta e temos Susana Nunes, com a criação “Sistema de Entrega” sendo que os espetáculos começam às 21.30 horas, nas Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo.

Em modo de convite, Catarina Caetano apela a todos os que quiserem visitar o Convento de São Francisco, em Montemor-o-Novo, para que o façam e “aproveitem esta programação, nas noites mais curtas do ano”.

Hoje, a partir das 21.30, no Convento de São Francisco começam as Noites Curtas do Projeto Ruínas, inserido na programação do Festival Preocupada, promovido pelas Oficinas do Convento.

Encontro de Aguarelas em Montemor até sábado

Até sábado está a decorrer em Montemor-o-Novo o IV edição do Encontro Internacional de Aguarelas de Montemor-o-Novo, ma parceria entre o Município de Montemor-o-Novo e a Associação de Aguarela de Portugal.

Este é um encontro de renome onde vários artistas internacionais pintam ao vivo, que conta com uma programação vasta.

Para hoje está programada uma visita ao Cromeleque dos Almendres e pintura em São Cristóvão. Amanhã entre as 9 horas e as 17 horas há Workshop de Rahul On Chakraborty (artista indiano), na Galeria Municipal. Na sexta-feira, das 9 horas às 17 horas, Carlos Santos Marques promove, na Galeria Municipal, mais um Workshop e, às 18 horas, inaugura, no mesmo local, a exposição com os trabalhos realizados durante o Encontro Internacional de Aguarela e Demonstração de Pintura por Carlos Santos Marques, que estará patente até dia 1 de julho.

Durante oito dias, artistas provenientes de vários países encontram-se em Montemor-o-Novo, para pintar esta cidade e a região. As inscrições para participar nos workshops são gratuitas mas obrigatórias e devem ser feitas para o email apormail@gmail.com.

Perigo de incêndios rurais na zona de Montemor

De acordo com a informação disponibilizada pelo Comando Distrital De Operações de Socorro de Évora, para as próximas 48 horas, salientam-se Condições de instabilidade atmosférica que podem potenciar o crescimento de incêndios florestais.

O Perigo de Incêndio Rural, determina a passagem ao Estado de Alerta Especial (EAE) de nível amarelo – Incêndios Rurais, até às 23.59 horas de dia 16 de junho de 2022. O EAE Amarelo corresponde a um grau de risco moderado (gravidade moderada e probabilidade média-alta).

Nos territórios rurais encontra-se até 30 de setembro, suspensa a realização de queima de amontoados, de queimadas e de fogueiras, ainda que o índice de perigo de incêndio rural no concelho seja inferior ao nível «muito elevado».

Recomenda-se a adoção de cuidados acrescidos face ao agravamento previsto da situação de perigo de incêndio rural.

Contra-Corrente inicia com uma conversa informal sobre empreendedorismo

O Festival Contra-Corrente que inicia hoje acolhe nesta edição uma conversa sobre empreendedorismo digital, obstáculos, necessidades e literacia digital.

Vão estar presentes o vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, António Pinto Xavier, com o pelouro da juventude e da modernização e organização informática, com a Ana Paixão, a Solange Passos, a Sílvia, e o David Carapinha.

Esta mesa de cinco irá falar sobre várias questões e apresentar perspetivas que ninguém que pretende iniciar o seu negócio online pode perder.

Esta conferência inicia às 21.30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo, sendo a entrada gratuíta.

Hospital de Évora dá resposta a casos de urgência obstétrica do distrito de Portalegre

O hospital do Espírito Santo de Évora, como hospital de referência para todo o Alentejo, está neste momento a dar resposta ao encerramento da urgência obstétrica do hospital Dr. José Maria Grande em Portalegre, recebendo as parturientes que necessitem de atendimento mais urgente.

Neste momento, e segundo informação avançada pelo Gabinete de Comunicação e Marketing do Hospital de Évora, “o Serviço de Urgência está a funcionar dentro da normalidade e com as escalas preenchidas “.

Devido à falta de médicos em vários hospitais, nomeadamente nos serviços de obstétrica, muitas são as urgências que têm fechado nos últimos dias. De recordar que, a urgência de obstetrícia do hospital Dr. José Maria Grande de Portalegre vai estar encerrada até às 8 horas de sexta-feira, sendo que as utentes serão transferidas para o Hospital do Espírito Santo em Évora.

No que diz respeito à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, ao dia de hoje, quarta-feira, dia 15, a urgência obstétrica está a funcionar com dois médicos de serviço.

Já a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, este não dispõe sequer de urgência de obstetrícia.

Concentração de massas de poeiras em Montemor-o-Novo até sexta-feira

Previsão de concentração de massas de poeira em suspensão na atmosfera para Montemor-o-Novo até ao dia 17 de junho.

Está previsto entre hoje e dia 17 de junho a passagem de uma massa de poeiras pelo concelho de Montemor-o-Novo vindas do Norte de África, podendo ultrapassar os 200 µg/m³, sendo o dia 16 de junho o período de maior exposição.

Assim, aconselha-se que todos os grupos sensíveis, nomeadamente, crianças, idosos e indivíduos com problemas respiratórios, evitarem atividades físicas intensas ao ar livre.

A população em geral deve evitar a exposição a outros fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e a exposição a produtos irritantes contendo solventes na sua composição.

Alerta-se a população que deverá, sempre que possível, permanecer em casa com as janelas e portas fechadas.

Remuneração e progressão na carreira de enfermeiros discutida em Évora

Está marcada para hoje, uma reunião geral de enfermeiros, no Hospital do Espírito Santo em Évora, que prevê a aprovação de um documento que visa reivindicar direitos dos enfermeiros que não foram concebidos.

Segundo o enfermeiro Edgar Santos, Coordenador da Direção Regional do Sindicato de Enfermeiros Portugueses, do Alentejo, estão em causa a falta de remuneração, em pontos, do tempo de trabalho, que permitiria subidas na carreira dos enfermeiros, um problema que “vem do tempo do descongelamento, de 2019, quando o governo decidiu o descongelamento das carreiras e contudo, houve situações que não foram resolvidas”, adianta.

Este documento será apresentado junto dos enfermeiros e posteriormente enviado para o Conselho de Administração e Ministério da Saúde. Edgar Santos considera ainda que “isto é uma exploração e não pode continuar”.

Edgar Santos alerta ainda para o facto de existirem enfermeiros a serem gravemente prejudicados, uma vez que “todos os enfermeiros com contrato individual de trabalho, que estão a exercer funções, nas diversas instituições do SNS, ainda não viram o sei tempo contado e transformado em pontos para mudar de posição remuneratória”, acrescentando que é para fazer frente a isto que está a ser elaborado este documento.

Hoje será discutido pela Direção Regional do Sindicato de Enfermeiros de Portugal do Alentejo os prejuízos que a contabilização incorreta de pontos para efeitos de progressão de carreira têm para estes profissionais.

Menos 72 casos Covid no concelho de Montemor em 14 dias

O concelho de Montemor-o-Novo, nos últimos 14 dias, entre 24 de maio a 12 de junho, registou um acumulado de 604 novos casos de Covid-19, menos 72 casos desde o registo anterior, segundo informa o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde.

Este total acumulado de 604 novos casos em 14 dias corresponde a “incidência extremamente elevada”, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, que mede a incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes.

Inscrições abertas para monitores de ATL

Com o aproximar das férias escolares, inicia-se a preparação de mais um ATL de Verão cujo funcionamento decorrerá entre o dia 4 de Julho e o dia 2 de Setembro.

Inicia, neste momento, a abertura das inscrições para Monitores de ATL. Se tens mais de 18 anos e gostas de trabalhar com crianças envia a tua candidatura juntamente com a tua proposta de atividades a desenvolver para o mail: juntafciborro.executivo@gmail.com até ao próximo dia 21 de Junho.

Será dada prioridade a candidatos com experiência na área.

Exposição com trabalhos do Encontro de Aguarelas abre sexta-feira

Até sábado, em Montemor-o-Novo, são vários os artistas nacionais e internacionais que participam no IV Encontro de Aguarelas, um evento que pretende mostrar um pouco mais desta arte.

Júlio Jorge, presidente da Associação de Aguarela de Portugal, revela que “na próxima sexta-feira, na Galeria Municipal, pelas 18 horas”, é inaugurada uma exposição que contará com todos os trabalhos dos artistas que participam neste encontro.

É ainda feito um balanço do evento que, segundo Júlio Jorge, tem corrido de forma positiva, “a única coisa que realmente veio limitar um pouco aquilo que nós tínhamos planeado foi o tempo, as temperaturas estiveram muito altas”.

Até sábado, vários artistas reúnem-se em volta das Aguarelas em Montemor-o-Novo. Na sexta-feira, é inaugurada a exposição na Galeria Municipal com todos os trabalhos feitos até à data.

Miguel Gameiro canta com alunos da Escola São João de Deus

Os alunos de Educação Musical do 6º ano, da Escola São João de Deus de Montemor-o-Novo vão participar num concerto com o artista Miguel Gameiro, hoje, no Cineteatro Curvo Semedo, pelas 18.30 horas.

O espetáculo tem entrada livre e é uma organização do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.

149 nadadores na Águas Abertas da Barragem dos Minutos

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo realizou, na manhã de sábado, dia 11, integrada no plano de atividades da Escola de Natação do Município, a 14.ª edição da prova de Águas Abertas na Barragem dos Minutos. Com tempo quente, a Barragem dos Minutos e as suas margens encheram-se de nadadores, técnicos e familiares, que se juntaram para fazer desta iniciativa um sucesso, proporcionando excelentes momentos de natação e convívio.

Com 149 nadadores inscritos e a presença de 26 clubes, a iniciativa destinada a nadadores federados e não federados contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e Associação de Natação do Alentejo.

Na classificação da prova de 1500 metros Federados, David Cristino (Sociedade Filarmónica União Artística Piedense), com o tempo de 18 minutos e 12,50 segundos. Em femininos, a primeira a chegar à meta foi Mariana Coelho Santos (Lagoa Clube), que completou a prova em 19 minutos e 18,61 segundos.

Já nos 1500 metros Não Federados, na geral masculina, Diogo Bernardo Tomé (Clube Náutico de Salvaterra de Magos), conclui a prova em 17 minutos e 48,73 segundos, o melhor tempo da manhã. Na geral feminina dos 1500 metros Não Federados, a primeira classificada foi Rita Bernardo Tomé (Clube Náutico de Salvaterra de Magos), com um tempo de 23 minutos e 5,15 segundos, que assim bisou na prova, pois alcançou o 1.º lugar pelo segundo ano consecutivo.

O sucesso da iniciativa, que incluiu uma prova de promoção de 400 metros e de estafetas e uma prova de 1500 metros, também foi possível pelo trabalho da equipa de trabalhadores do Município de Montemor-o-Novo, que madrugaram para que tudo estivesse pronto para receber os participantes.

GNR detém dois homens por furto em Borba

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial  de Borba, no dia 8 de junho, deteve dois homens, de 21 e 54 anos, por furto de hastes de veados e gamos, na Tapada Real em Borba.

Após ter sido dado alerta de que estaria a ocorrer um furto na Tapada Real, os militares da GNR deslocaram-se de imediato para o local, onde detetaram em flagrante os suspeitos na posse de dez hastes, no total de sete quilos. No seguimento das diligências policiais, foi ainda constituído arguido um outro homem de 29 anos, suspeito de auxiliar no furto.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Viçosa.

Observação noturna de Estrelas no Castelo de Montemor-o-Novo

Teve lugar no serão de 14 de junho, uma sessão de Observação Noturna de Estrelas, junto ao Paço dos Alcaides no Castelo de Montemor-o-Novo!

A iniciativa, com cerca de 40 participantes, e juntando algumas famílias, teve o acompanhamento de técnicos do Centro de Ciência Viva de Estremoz.

Tratou-se de uma iniciativa do Centro Juvenil de Montemor-o-Novo que, mais uma vez, permitiu uma experiência de observação noturna do céu para toda a família.

Estado de Alerta Especial em nível amarelo para incêndios rurais

De acordo com a informação disponibilizada pelo Comando Distrital De Operações de Socorro de Évora, para as próximas 48 horas, salientam-se Condições de instabilidade atmosférica que podem potenciar o crescimento de incêndios florestais.

O Perigo de Incêndio Rural, determina a passagem ao Estado de Alerta Especial (EAE) de nível amarelo – Incêndios Rurais, até às 23.59 horas de dia 16 de junho de 2022. O EAE Amarelo corresponde a um grau de risco moderado (gravidade moderada e probabilidade média-alta).

Nos territórios rurais encontra-se até 30 de setembro, suspensa a realização de queima de amontoados, de queimadas e de fogueiras, ainda que o índice de perigo de incêndio rural no concelho seja inferior ao nível «muito elevado».

Recomenda-se a adoção de cuidados acrescidos face ao agravamento previsto da situação de perigo de incêndio rural.

GNR desenvolve Operação “Verão Seguro 2022” até 15 de setembro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) dá início à “Operação Verão Seguro 2022”, entre esta quarta-feira, dia 15 de junho e o dia 15 de setembro, em todo o território nacional.

Uma operação realizada através do reforço de patrulhamento, de apoio e de fiscalização a fim de garantir a segurança, a ordem e a tranquilidade públicas, com particular ênfase nas zonas de maior aglomerado de veraneantes e turistas, nos estabelecimentos de diversão noturna considerados mais críticos, nos principais eixos rodoviários e nos locais de festas, romarias e eventos de grande dimensão, bem como a garantia da proteção da natureza e do ambiente.

Com o aproximar da época estival, é expectável um crescente número de turistas nas zonas turísticas na área de responsabilidade territorial da Guarda, registando-se assim um aumento substancial de população. Esta população flutuante, nacional e estrangeira, requer da GNR um esforço acrescido para garantir a segurança de pessoas e bens e garantir a tranquilidade pública.

A GNR irá empenhar várias valências de reforço, de forma flexível, em ações coordenadas de patrulhamento e de fiscalização, dando especial atenção: garantir a sua missão de vigilância na orla costeira, considerando também praias e locais junto à costa; intensificar as ações de apoio, regulação e fiscalização da circulação rodoviária, com particular ênfase para as vias de comunicação com maior sinistralidade e volume de tráfego mais intenso; intensificar o patrulhamento junto aos estabelecimentos de diversão noturna e de maior aglomerado de pessoas, bem como garantir a segurança de eventos, festas e romarias sazonais.

Para promover e facilitar o policiamento de proximidade no que se refere aos turistas e numa conjuntura de cooperação internacional, a Guarda irá realizar diversas ações de patrulhamento misto e conjunto, em vários pontos do País, com a Guardia Civil, a Gendarmerie Nationale francesa e a Arma dei Carabinier italiana, contribuindo para o clima de segurança de quem visita Portugal. Para além do patrulhamento misto, irá garantir atendimento, acolhimento e encaminhamento diferenciado, para estes cidadãos em específico.

Os militares desenvolvem ainda ações de informação e sensibilização, no âmbito do policiamento de proximidade, por forma a prevenir potenciais riscos e perigos, por forma a reforçar o sentimento de segurança durante a sua estadia.

Alunos do concelho de Viana alertam para a preservação dos oceanos

No âmbito do programa Eco-Escolas e em parceria com o Município de Viana do Alentejo, alunos do 8º B da Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, em Viana do Alentejo, participaram no projeto “O Mar começa aqui!”, através na pintura de mensagens de sensibilização para a preservação dos oceanos.

Coordenado pela professora Alexandra Grave, o projeto contou com a participação de 18 alunos que, após a seleção das sarjetas/sumidouros, apresentaram cinco projetos, dos quais selecionaram um.

A proposta escolhida pretende transmitir uma mensagem de sensibilização e alerta para a melhoria de comportamentos ambientais que terão implicação direta no oceano e, consequentemente, na vida de cada um de nós.

De salientar que o projeto, uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), destinada a todos os municípios e escolas que integram a rede Eco-Escolas, pretende compreender a necessidade da preservação dos escossistemas e da biodiversidade, bem como educar para uma cidadania ativa, estimular a criatividade dos alunos e implementar estratégias de cooperação entre as escolas e as câmaras.

Carlão atua na Feira de São João (Évora)

Carlão vai atuar a 25 de junho, na Feira de São João, em Évora.

Filho de pais Cabo Verdeanos, Carlos Nobre Neves nasceu em Angola, tendo viajado para Portugal no mesmo ano do seu nascimento, 1975.

Sob o pseudónimo “Pacman”, entre 1993 e 2009 foi um dos vocalistas e o principal letrista dos “Da Weasel”, a mítica banda de Almada.

Nos anos noventa escreveu sobre música para o jornal “Blitz” e na década de 2000 assinou crónicas na revista “Domingo” do “Correio Da Manhã”, vindo mais tarde a ser responsável pela coluna “A Impossibilidade Das Mulheres” que transitou da revista “Playboy” para a congénere “GQ”.

Após o término dos “Da Weasel” gravou dois discos com “Os Dias De Raiva” (em 2010 e 2011), banda trash/hardcore, e logo a seguir embarcou no projecto “Algodão”, viagem intimista onde a música serviu de pouco mais do que suporte para textos de cariz bastante pessoal, quase sempre ditos. Com “Algodão” gravou também dois discos, em 2011 e 2012.

No final de 2013 entra em estúdio com Fred Ferreira e Regula, e, sob o seu nome de sempre – Carlão – grava o disco “5-30” que é editado em 2014 e marca um regresso a sonoridades mais próximas do Hip-Hop e daquilo que tinha feito com os “Da Weasel”, ao mesmo tempo que devolve a sua voz ao circuito de concertos em palcos grandes. Nesse mesmo ano começa a gravar “Esquadrão Do Amor”, programa televisivo do Canal Q criado e apresentado por Ana Markl, onde faz parte do painel de comentadores juntamente com Cláudio Ramos e São José Correia/Marta Bateira.

Em 2015, ano em que completa quarenta anos de idade, Carlão edita um álbum em nome próprio justamente intitulado “Quarenta”, e o sucesso do primeiro single “Os Tais”, bastante tocado pelas rádios mais ouvidas do país, torna-o imediatamente requisitado para uma intensa agenda de concertos.

No primeiro trimestre de 2016 lança (em edição digital) o EP “Na Batalha” com o tema-título como single, sendo este o mote para a sua digressão nesse ano. Juntamente com Boss Ac criou o tema genérico do programa de cariz sociológico “E Se Fosse Consigo”, da autoria de Conceição Lino que estreou no mês de Abril no canal televisivo SIC e foi líder de audiências, tendo granjeado vários prémios e menções honrosas na comunicação social.

Em 2017, desenvolve “Livres & Iguais”, um projeto pedagógico de promoção da Interculturalidade, em parceria com a empresa Betweien, consolidado num livro que já conta com mais de uma edição, tendo recebido para a mesma o selo de qualidade e reconhecimento do Plano Nacional de Leitura.

Após desvendar “Agulha no Palheiro” e “Viver Pra Sempre” ainda em 2017, Carlão apresenta em 2018 o single “Contigo” (produzido por Branko e Pedro), antes de finalmente editar o álbum “Entretenimento?” nesse mesmo ano.

O mais recente disco conta com várias participações de relevo, tais como Manel Cruz, António Zambujo, Slow J, Holly, Nelson Correia e Edi Ventura. Depois de VHILS ter assinado a capa de “Quarenta”, coube agora a responsabilidade do design da capa de “Entretenimento?” a Miguel Januário aka ±MAISMENOS±.

Ainda em 2018, colabora com os Xutos & Pontapés em “Duelo Ao Sol”, tema principal da banda sonora do filme “Linhas de Sangue” e junta-se a Moullinex e a Silk (Cais Sodré Funk Connection) para assinar a música do genérico da novela da SIC “Alma e Coração”.

Já em 2019, a música “Entretenimento” ganha uma nova dimensão num vídeo com autoria de Fernando Mamede, realizador que integra a equipa da Krypton Films.

Partindo de uma crítica sarcástica aos códigos da sociedade atual e ao nosso papel na mesma, o músico veste a pele do personagem maior do mundo do entretenimento, o palhaço.

No verão de 2019, surge “Bandida”, um single que marca uma nova colaboração entre os irmãos Nobre, ficando a letra a cargo do Carlão (Carlos Nobre) e a composição e produção da responsabilidade de João Nobre.

No início de 2020, lança o single “Assobia Para o Lado”, uma canção luminosa e positiva que, no fundo, chama a atenção para o lado bom da vida e se transformou num verdadeiro sucesso nas rádios nacionais.

O vídeo oficial desta música conta com mais de 5 milhões de visualizações e tem a colaboração de cantores, produtores, atletas, humoristas, familiares e colegas de banda; é o caso de Branko, Conan Osíris, Conguito, Inês Lopes Gonçalves, Joana Cruz, Marco Fortes, Nuno Markl e Sara Tavares, entre muitos outros que participam desta nova colaboração com o realizador Fernando Mamede.

Inicia também um projeto muito especial com a dupla Beatbombers (Dj Ride e Stereossauro), lançando o tema “Aviões”, em jeito de antecipação do Ep durante o corrente ano.

Nos últimos anos, celebra a colaboração com outros músicos, em canções como: “A Noite” de Stereossauro, com Marisa Liz, “Me Domina”, de Blaya, “Bom Rapaz”, dos Quatro e Meia e mais recentemente com a música “Advogado” de Barbara Tinoco.

Em 2021, Carlão integrou a equipa de mentores do programa da RTP1 – The Voice Kids e lançou uma versão da música Na Margem, que contou com a participação dos finalistas da sua equipa – Marina Maranhão, Mia Benita e Nuno Siqueira.

Foi ainda agraciado pelos Play-Prémios da Musica Portuguesa, na categoria de Melhor Vídeoclipe com o tema Assobia para o Lado.

O seu mais recente single 1986, editado a 26 de novembro de 2021, é uma carta de amor à sua primeira paixão – a música.

O concerto está marcado para as 22 horas.

AudioWalk Tour da Trimagisto permite viver a obra Levantado do Chão

A Trimagisto criou uma AudioWalk Tour – Levantado do Chão, um roteiro literário auditivo, que tem um percurso que conta a história desta obra de José Saramago.

Carlos Marques explica que este é “um projeto entre Montemor-o-Novo e Lisboa, que atravessa dois territórios, é um espetáculo de teatro auditivo, em que as pessoas vão ao nosso site, ou à Praça de Touros de Montemor, clicam num QR Code que lá está e seguem uma viagem completamente gratuita, com uma série de atores que vão fazendo teatro pelos fones”, revela.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este percurso pode ser feito individualmente ou em grupo, começando “na Praça de Touros de Montemor e termina em frente à Câmara Municipal, passando pelo Castelo, vai pelo café Almansor”, atravessando locais emblemáticos para esta obra Levantado do Chão, sendo também uma atividade complementar ao Roteiro Literário Levantado do Chão promovido pela Câmara Municipal da cidade.

Em Montemor-o-Novo, o percurso tem a duração uma hora e meia, contando ainda com “um grande trabalho, com uma grande equipa, com muitos atores que dão voz às vozes do Levantado do Chão”, que segundo Carlos Marques, “é um livro ícone, acima de tudo em Montemor-o-Novo”, considerando ainda que este é um livro “extremamente atual, veja-se o que acontece na Ucrânia, quem são estas pessoas, os invisíveis que não se houve falar”, adianta.

O percurso que inicia em Lisboa, “em frente à Fundação José Saramago”, tendo este a duração de 30 minutos e para participar nesta experiência imersiva “basta ir ao site e clicar em AudioWalk Tour e vai dar imediatamente a umas indicações que é siga a sua viagem e a partir daí é encaminhado”, sendo esta uma atividade totalmente gratuita.

Este teatro auditivo itinerante permite ao viajante/leitor seguir os passos do livro nos territórios por onde passam as personagens do romance.

[/shc_shortcode]

Observação noturna do céu no Centro Juvenil

Esta terça-feira, dia 14 de junho, pelas 21h30, vai haver observação noturna do céu, com o acompanhamento de técnicos do Centro de Ciência Viva de Estremoz, numa iniciativa do Centro Juvenil de Montemor-o-Novo.
Pode participar a família, o ponto de encontro é na Entrada do Castelo de Montemor-o-Novo.
As inscrições pode ser feitas por email para: juventude@cm-montemornovo.pt

Efeitos do calor no corpo humano no “De Boa Saúde”

O calor já chegou e, com o verão à porta, podem também chegar os desconfortos físicos e psicológicos, provocados pelas temperaturas intensas.

As diferenças de temperaturas, em locais fechados, sobretudo devido ao uso de ares condicionados, comparativamente ao que calor que se sente na rua, por esta altura, explica o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, podem originar choques térmicos.

Quando expostos a altas temperaturas, os mecanismos de defesa do corpo alteram-se, com a dilatação das veias para aumentar o fluxo de sangue e o aumento do suor para equilibrar a temperatura.

Quando o sistema de controlo da temperatura do corpo da pessoa deixa de trabalhar, deixando de produzir suor para proporcionar o arrefecimento do corpo, a temperatura corporal pode, em 10 ou 15 minutos, atingir os 39ºC, provocando lesões cerebrais ou até mesmo a morte, se a pessoa não for socorrida de forma rápida.

Deve-se, nestas situações, procurar mover a pessoa para um local fresco e refrescá-la, aplicando toalhas húmidas ou pulverizando o corpo com água fria.

Nestes casos, os sintomas incluem febre alta, pele vermelha, quente, seca e sem produção de suor, pulso rápido e forte, dor de cabeça, náuseas, tonturas, confusão e perda parcial ou total de consciência.

O programa desta terça-feira, 14 de junho, para ouvir no podcast abaixo:

Sardinhada no Barro Branco (Borba) esta quarta-feira

O município de Borba promove a iniciativa “Arraiais e sardinhadas”, neste mês de junho, em diversos locais do concelho.

Na véspera de feriado, quarta-feira, dia 15, há sardinhada no Barro Branco, junto à Ermida de Nossa Senhora da Vitória.

A organização é da Associação dos Amigos do Barro Branco.

Saber Crescer recolhe doações de bens para a Ucrânia

Com o intuito de ajuda o povo o ucraniano, a Associação de Pais da Escola nº1 – Saber Crescer, de Montemor-o-Novo aliou-se à causa de Sílvia Costa Rodrigues e do atleta olímpico ucraniano Vladyslav Heraskevych para entregar o maior número possível de produtos considerados essenciais para o povo ucraniano.

João Mulas, presidente desta Associação adianta que foi através “do Facebook da Cármen, da mãe imperfeita, e foi através de um pedido que ela tem no Facebook, que nós, no fundo, demos o repto positivo”, explicando ainda que esta campanha consiste na “recolha de bens para a Ucrânia e o Saber Crescer intitulou aqui como “Saber Crescer Solidariamente””, até porque, segundo João Mulas, “crescer é fácil, de forma solidária é mais difícil”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Neste caso, esta associação “funciona como um dos pontos de recolha, a função aqui é só recolher os bens”, podendo ser doados produtos como “medicamentos, kits de primeiros socorros, compressas, ligaduras, fraldas para bebé e adulto, luvas, arroz, massas, barras energéticas, chocolates”, que devem ser entregues na sede do Saber Crescer, no período da manhã, das 10.30 horas às 12 horas e depois, durante a tarde, das 14.30 horas, às 19 horas.

Na região do Alentejo há mais pontos de recolha, sendo o Saber Crescer em Montemor-o-Novo, “um dos quatro pontos de recolha, temos em Montemor, Vendas Novas, depois Portalegre e Portel”, explica o presidente.

A campanha está a decorrer até dia 24 deste mês, sendo que, após entregues todos os bens em Lisboa, estes seguem até à Ucrânia onde serão recolhidos pelo atleta olímpico Vladyslav Heraskevych. Há ainda a possibilidade de fazer doações em dinheiro diretamente para a Heraskevych Charity Foundation.

[/shc_shortcode]

Oficina da Criança apresenta “Armado em Palhaço” até dia 27

A Oficina Criança em Montemor-o-Novo começa hoje mais uma atividade, “ Armado em Palhaço”, que pretende explorar a parte mais cómica da personalidade de cada jovem.

Maria Galego, coordenadora do Espaço da Oficina da Criança explica que esta é “uma oficina de clowning e de emoções, dinamizado pela Catarina Caetano”, sendo uma proposta de iniciar “a procura do palhaço de cada criança, na exploração das características físicas e psicológicas”.

Para além destas propostas, as crianças vão explorar ainda “como é que o palhaço pode falar, pensar, como se movimenta”, adianta a coordenadora, descobrindo assim uma nova forma de comunicação.

Esta atividade é livre, acontece na Oficina da Criança, a partir de hoje e até dia 27 de junho. A oficina destina-se a crianças dos 6 aos 14 anos, sendo totalmente gratuita. Acontece das 16 horas às 17.30 horas e contará com uma apresentação pública final.

Orquestra Sem Fronteiras leva “Da Primavera ao Verão” a Montemor-o-Novo

No serão do passado dia 10 de junho, feriado nacional, o Cineteatro Curvo Semedo foi palco para o concerto “Da Primavera ao Verão”, pela Orquestra Sem Fronteiras, dirigida pelo Maestro Martim Sousa Tavares.

O concerto, com orquestra de câmara, partiu da primavera da vida, neste caso, de Benjamin Britten, com a sua primeira composição de catálogo, numerada com o Op.1 e escrita em 1932, quando o compositor contava apenas 18 primaveras. Transitou depois para o verão, com a serena e calorosa Pastoral de verão do suíço Arthur Honegger, composta em 1920 e inspirada por umas férias de verão nos alpes suíços. Por fim, celebrou-se o Alentejo nas suas quatro estações e em outras tantas paisagens, com a obra de João Nascimento, resultado duma encomenda da OSF ao compositor natural de Arraiolos e inspirada, precisamente, em quatro locais do seu Alentejo.

No final, deu-se um abraço entre o maestro Martim Sousa Tavares e o compositor João Nascimento, que também esteve na plateia a assistir a este concerto.

Curvo Semedo acolheu “O Melhor Primeiro Concerto para Bebés”

O Cineteatro Curvo Semedo abriu portas às famílias com “O Melhor Primeiro Concerto para Bebés”, na manhã do feriado nacional de 10 de junho.

Foram momentos únicos de partilha onde saxofones, clarinetes e berimbaus, mas também cavaquinhos e outros sons da terra, se juntaram às chupetas, sorrisos e olhos de espanto.

Viagens por Mozart, Bach e Monteverdi, embalaram os bebés e conquistaram mães, pais e avós, num verdadeiro colo musical.

Candidatura à UNESCO é o próximo destino do Tapete de Arraiolos

A edição deste ano da iniciativa O Tapete está na Rua, que terminou ontem em Arraiolos, teve um sabor especial, uma vez que é a primeira edição que se realiza após a inscrição da candidatura do Tapete de Arraiolos no registo nacional de inventário.

Para Sílvia Pinto (na foto), presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, é muito importante “valorizar o Tapete de Arraiolos e salvaguardá-lo para gerações futuras. Estamos a trabalhar no dossier para podermos apresentar a nossa candidatura à UNESCO. É um trabalho que tem o seu tempo e que queremos fazer bem porque o tapete merece isso”.

A diretora regional de cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira (na foto à direita), explica que “nenhuma candidatura pode ser apresentada à UNESCO sem estar primeiro inscrita no registo nacional de inventário. Foi preciso cumprir esse procedimento estando uma parte da candidatura já feita”.

Ana Paula Amendoeira refere que “o papel da direção regional de cultura é o de apoiar na elaboração destes dossiers, para que estes processos tenham o melhor resultado possível”.

O Tapete de Arraiolos, com origem na vila alentejana com o mesmo nome, foi inscrito, em setembro do ano passado, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Webinar sobre estágios e empregos na União Europeia acontece hoje

O Europe Direct Alto Alentejo promove, hoje, às 18 horas, um webinar, na sua página de facebook, com o objetivo de esclarecer os jovens sobre os estágios e carreiras na União Europeia

Neste webinar, que conta entre outros, com Zélia Dias, do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, será estabelecido um elo de ligação entre os candidatos a este tipo de carreiras europeias, e as próprias instituições, bem como esclarecidas dúvidas quanto a candidaturas e documentação necessária para cada tipo de estágio ou vagas de emprego.

55 anos de Abrigo dos Velhos Trabalhadores

O Abrigo dos Velhos Trabalhadores celebra hoje 55 anos de existência. Esta organização sem fins lucrativos nasceu a 13 de junho de 1967.

Tal como adianta o presidente desta Associação, Francisco Catarro, esta é uma IPSS que “tem que desenvolver ação, num conjunto de três valências de apoio social, o chamado Centro de Dia, o Apoio Domiciliário e o Lar”.

O presidente afirma que por agora “vemo-nos forçados, uma vez mais, a tomar medidas ajustadas à realidade”, explicando ainda que “o aniversário de Abrigo, na data em que ele se assinala, segundo o calendário será simbolicamente assinalado, com uma ou outra animação interna”, estando a ser pensada, para mais tarde, uma celebração solene.

A altura da pandemia foi bastante prejudicial para a saúde mental dos utentes que se viram obrigados a ficar confinados naquele espaço, tendo o “isolamento ditado e tem sido um fator extraordinariamente adverso para a saúde mental dos nossos utentes”.

Francisco Catarro deixa ainda uma mensagem especial aos utentes e trabalhadores do Abrigo dos Velhos Trabalhadores, “acreditamos que a instituição irá perdurar, que não perderá a sua filosofia de prestação de cuidados e de serviço queremos continuar a fazer, e a fazer bem, queremos fazê-lo de uma forma humana, que respeite a individualidade de cada um dos nossos utentes”.

O Abrigo dos Velhos Trabalhadores de Montemor-o-Novo, é uma IPSS sem fins lucrativos, com o objetivo principal de dar apoio à população idosa do concelho de Montemor-o-Novo, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

 

 

Ciclo da Primavera leva Ciranda Música Popular a Cortiçadas de Lavre

Ciranda Música Popular é o projeto musical proposto para hoje no Ciclo da Primavera em Cortiçadas de Lavre, pelas 21 horas.

Jorge Machado músico integrante desta banda revela que o grupo é composto por vários elementos que trazem novas sonoridades ao repertório que conta com música popular, “o nosso repertório tem uma apanhado de todas as províncias do nosso país, desde o Algarve, até ao Minho, passando pelos Açores e a Madeira”.

O músico deixa o convite a todos para assistir a este espetáculo que, segundo garante Jorge Machado, será um momento com “animação, algum humor, misturado com boa música, é sempre bom e agradável de ouvir”.

O espetáculo é de entrada livre, estando inserido no Ciclo da Primavera

Eborae Mvsica no encerramento do “Tapete está na Rua”

A edição deste ano do “Tapete está na Rua” termina este domingo, 12 de junho. A programação deste último dia inicia-se, às 9.30 horas, com uma Caminhada e Passeio Guiado de BTT, organizado pelo Núcleo de Cicloturismo de Arraiolos.

Pelas 11 horas, a Banda Filarmónica da Sociedade Musical União Vimieirense anima o centro histórico da vila. A animação prossegue, ao longo do dia, com “O Indomável Tapete de Arraiolos”, Zanguizarra e o Rancho Etnográfico “Os Camponeses” de Arraiolos.

A partir das 18 horas, no Completo Desportivo da Manizola, a associação Fora Figo, organiza uma Caça ao Tesouro.

O evento termina com um concerto do Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, no cineteatro municipal, pelas 21.30 horas.

A programação completa para conhecer aqui.

Tapetes dos séculos XVII e XVIII no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos

A exposição “A decoração dos tapetes de Arraiolos: dos Pessanhas a Maria de José Mendonça” está patente no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.

Datados dos séculos XVII e XVIII, estes tapetes “apresentam as cores originais deste período. É hoje sabido, através de um estudo feito pelo laboratório Hércules, da Universidade de Évora, que muitos destes tapetes chegaram aos nossos dias com cores mortiças, os beges, os brancos e os cor de grão, precisamente por serem expostos à luz e se perder a sua cor. Nesta exposição tentámos ter tapetes, o mais aproximados possível dos originais”, de acordo com Rui Lobo, responsável pelo centro.

Nesta mostra estão destacados três autores: José Pessanha, Dom Sebastião Pessanha, seu filho, e Maria de José Mendonça. A exposição está patente até dia 12 de Fevereiro de 2023. As imagens para ver em radioelvas.com

A programação de hoje da iniciativa O Tapete está na rua conta com o encontro “Património Cultural Imaterial do Alentejo: da recolha e inventariação à UNESCO”, às 9.30 horas, no Cineteatro, animação musical, passeios turísticos, um mini workshop de bordado e um arraial popular. Para as 17 horas está marcado um encontro de ranchos populares.

Circulação encerrada a partir desta segunda-feira na Estrada de Cabrela

A circulação ao trânsito, a partir desta segunda-feira, 13 de junho, vai estar encerrada, na Estrada de Cabrela, na sequência da empreitada de requalificação que o Município de Vendas Novas está a desenvolver, informa a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

O período de encerramento, revela ainda a autarquia, “será o estritamente necessário de forma a minimizar os constrangimentos para os utilizadores”.

Pelo incómodo causado, o Município de Montemor-o-Novo apresenta as suas desculpas.

Miguel Bravo no encerramento da Queima das Fitas de Évora

A Queima das Fitas de Évora termina este domingo, 12 de junho, com o tradicional cortejo académico.

Durante a noite, e pelo palco instalado no campo de futebol, situado no Colégio do Espírito Santo, vão passar Miguel Bravo, bem como o DJ Zé Avécalhos, DJ Jota P B2B e DJ Boss Dici.

Estremoz Fun Running decorre este domingo

Estremoz Fun Running é a iniciativa que decorre hoje, domingo, 12 de junho, no âmbito da Feira Internacional do Desporto.

“Esta prova que é o culminar, em grande, da Feira do Desporto, bem como do Festival da Juventude”, revela José Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, adiantando que tem um percurso de oito quilómetros, numa corrida ou caminhada “divertida e colorida”, uma vez que os participantes “serão literalmente pintados e permitirá uma grande alegria e diversão entre todos”.

A corrida tem início marcado para as 17 horas, com partida do parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

Tapetes de Arraiolos expostos nas ruas do centro da vila

“O Tapete está na Rua” até ao final deste domingo, 12 de junho: uma iniciativa que tem como objetivo promover os “saberes e saberes fazer”, promovida pelo Município de Arraiolos e que integra um conjunto de atividades culturais, como espetáculos, exposições, colóquios e debates, com especial destaque para a “Mostra de Tapetes de Arraiolos”.

Com o evento, e sobretudo no Centro Histórico da Vila, procura-se dar a conhecer o artesanato, a gastronomia e outros produtos locais de Arraiolos.

Através de exposições e diversas atividades, este certame pretende salvaguardar, preservar e divulgar a qualidade e diversidade da identidade arraiolense e alentejana, valorizando a produção do Tapete de Arraiolos, que tem transitado de geração em geração.

O Tapete está na Rua chama à vila de Arraiolos todos os visitantes, para que lhes possa mostrar as potencialidades para o turismo de qualidade.

Ciganos d’Ouro encerram a Festa da Primavera

A Festa da Primavera encerra hoje com um dia de celebração de Santos Populares, estando ainda programada, para esta noite, o concerto de Ciganos d’Ouro, às 22 horas.

Paula Neves, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo destaca para este último dia a “celebração dos Santos Populares com uma sardinhada”, oferecida pelo município, relembrando ainda que “o dia começa mais cedo com o V Raid Running promovido pelo Clube de BTT de Aguiar.”

De destacar a atuação de Ciganos d’Ouro que encerram as noites da Festa da Primavera, acrescentando ainda que All Cante e Las Trianeras atuam também, neste dia.

A 18ª edição da Festa da Primavera encerra hoje com uma sardinha alusiva aos Santos Populares e Ciganos d’Ouro no palco principal desta festa.

Joana Cota vai levar fado ao Centro Cultural da Maia

Joana Cota vai estar hoje, pelas 21 horas, no Centro Cultural da Maia, no concelho de Montemor-o-Novo, a apresentar um concerto inserido no Ciclo da Primavera.

Sinopse: “Joana Cota deixou-se apaixonar pelo fado desde cedo, mas foi em 2014 que se dedicou a este profissionalmente com o lançamento do seu primeiro trabalho discográfico “Fado no Sorriso”. Envolvida pelo seu país e pelas suas tradições, Joana não interpreta apenas a canção da saudade mas sim a cultura portuguesa, trazendo no seu canto os clássicos antigos e atuais, bem como os seus originais, o que a faz transbordar emoções na voz.

Para além da participação em diversos espetáculos por todo o país (continente e ilhas), bem como além fronteiras (Espanha, França e Cabo Verde), Joana Cota abraça diversos projetos musicais, como “O Sorriso de Amália”, “Uma Mão Cheia de Coisas Bonitas”, “Saudade &Sodade”, “O Fado Sai à Rua”, “Chic to Chic”, culminados em 2018 com o projeto que dá título ao seu segundo trabalho discográfico, “Influências”.

A entrada neste espetáculo é gratuita.

Ana Malhoa e Luís Trigacheiro na penúltima noite de Queima de Évora

Naquela que será já a penúltima noite de Queima das Fitas, em Évora, passam este sábado, dia 11 de junho, pelo palco principal do evento Ana Malhoa, Luís Trigacheiro, bem como DJ Diogo Ribas e o MC Henrique Mano.

DJ Rafael Mamede será o responsável por animar o palco secundário.

De recordar que é neste sábado que a festa dos estudantes de Évora tem o seu momento alto, com a cerimónia solene da queima das fitas, organizada pelo Conselho de Notáveis da Universidade de Évora, nos claustros do Colégio do Espírito Santo.

Já o cortejo académico realiza-se no derradeiro dia da Queima das Fitas, amanhã, 12 de junho.

Terceira noite da Festa da Primavera com Manel João no palco principal

Continua em Aguiar a Festa da Primavera, um certame que pretende levar animação a Viana do Alentejo, promovendo as infraestruturas do concelho.

Para o dia de hoje “as atividade começam com um jogo de futebol, organizado pelo Grupo Coral e Desportivo de Aguiar, a partir das 18 horas e segue-se um workshop sobre impressão de fotografia, em cerâmica, por uma artista, de Alcáçovas, a Helena Garcia”, revela a vice-presidente.

A vice-presidente, da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Paula Neves adianta que Manel João é o cabeça de cartaz para esta noite, que começa às 22.30 horas, no palco principal. Para hoje estão previstas atividades desportivas e um workshop de impressão em fotografias em cerâmica.

A Festa da Primavera que conta já com a sua 18ª edição termina amanhã com a atuação de Ciganos D’ouro no palco principal deste certame.

Cortiçadas de Lavre recebe no Ciclo da Primavera com Cantigas do Festival

Cantigas do festival é um projeto que propõe uma “viagem” pelos temas que fizeram sucesso no Festival da Canção, desde os anos sessenta até aos dias de hoje.

Esta noite, às 21 horas, no Largo da Liberdade, em Cortiçadas de Lavre, a banda estará em palco, tal como adianta João Vicente, porta-voz da banda que conta com mais cinco elementos, “na guitarra Massano, no baixo o António Lopes, nas vozes Rute e Chico Facas, teclados Paulo e saxofone, Hugo Reboredo”, revela o baterista.

João Vicente deixa ainda o convite a toda a população “das Cortiçadas para assistirem ao concerto”, deste “projeto que vai fazer 10 anos agora”.

Este é um concerto inserido na programação do Ciclo da Primavera promovido pelo Município de Montemor-o-Novo. Cantigas do Festival sobem ao palco às 21 horas, em Cortiçadas de Lavre.

Piscinas de Montemor-o-Novo reabrem dia 21

As Piscinas Recreativas Municipais de Montemor-o-Novo, constituídas por Piscina Infantil, Piscina Recreativa/Desportiva e Piscina de Saltos, reabrem dia 21.

Devido à necessidade de poupar água, o espaço de lazer “vai encerrar ao domingo e segunda-feira. A limpeza dos tanques exigem-nos muita água e a falta de chuva que se tem sentido leva-nos a tomar algumas medidas de poupança de água”, de acordo com Olímpio Galvão, presidente da câmara municipal de Montemor-o-Novo

 As Piscinas Recreativas Municipais de Montemor-o-Novo funcionam de terça a sexta-feira, das 11 às 19.30 horas e aos sábados e feriados das 10 às 19.30 horas.

Encontro de Corais Alentejanos este sábado em Arraiolos

A edição deste ano do “Tapete está na Rua” termina amanhã, 12 de junho, sendo que este sábado, dia 11, pelas 9.30 horas, decorre o encontro “Património Cultural e Imaterial do Alentejo: Da Recolha e Inventariação à UNESCO, no cineteatro municipal de Arraiolos.

Neste penúltimo dia de festa, destaque para as animações de rua, no centro histórico, a partir das 11.30 horas, com o “O Indomável Tapete de Arraiolos” e, a partir das 15.30 horas, com Bora Zapanão.

Entre as 16 e as 20 horas, a Cortéx Frontal promove um workshop de bordado. Pelas 17 horas, na Praça da República, há encontro de Corais Alentejanos, com a participação do Grupo de Cante “Amigos do Alentejo”, Grupo Fora d’Oras, Grupo de Cantares da Casa das Artes de Arraiolos e Grupo Cantadores do Redondo.

Pelas 20 horas, Almanach e o duo Fábio e António animam um arraial popular.

A programação completa para conhecer aqui.

Criação de skate no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo

Centro Juvenil de Montemor-o-Novo irá promover até 11 de junho, um Workshop de Construção de Skates, com Hugo Almeida.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nesta atividade os jovens podem construir de raiz uma prancha de skate, a partir do aproveitamento de paletes.

A atividade destina-se a jovens maiores de 14 anos e decorre das 15 horas às 18 horas. A próxima atividade é amanhã, dia 10 de junho.

[/shc_shortcode]

Bispo e Plutónio esta sexta-feira na Queima das Fitas de Évora

Bispo (na imagem), Plutónio e Kiss Kiss Bang Bang são os artistas que animam, na noite desta sexta-feira, 10 de junho, a Queima das Fitas de Évora. No palco secundário, o DJ de serviço é Jungla.

Um dos pontos altos da festa dos estudantes, a cerimónia solene da queima das fitas, organizada pelo Conselho de Notáveis da Universidade de Évora, está marcado para amanhã, dia 11, nos claustros do Colégio do Espírito Santo. Já o cortejo académico realiza-se no derradeiro dia da Queima das Fitas, no domingo, 12 de junho.

“Abalar” da Trimagisto no Ciclo da Primavera

Inserido na programação do Ciclo da Primavera, Santiago do Escoural recebe hoje o espetáculo da Trimagisto, “Abalar”, às 16 horas na Sociedade Recreativa da vila.

Carlos Marques, diretor artístico da Trimagisto e criador deste espetáculo que “nasceu de uma reflexão do início da pandemia, em que eu faria cerca de 10 anos como criador”, sendo este um espetáculo que surge da junção de todas as músicas originais compostas pelo ator.

Em forma de convite, Carlos Marques incentiva todos a assistir a este espetáculo, “a entrada é gratuíta, faz parte do Ciclo da Primavera e é com muito prazer que vou estar ali no Escoural, a cantar estas músicas, com muita alegria e a contar as histórias das músicas” acrescentando que, para além da apresentação das suas músicas originais, serão contadas passagens do livro Jangada de Pedra, de José Saramago.

O espetáculo é de entrada livre, estando inserido na programação do Ciclo da Primavera.

Janita Salomé esta sexta-feira em Encontro de Música e Poesia em Arraiolos

A partir desta sexta-feira, 10 de junho, e até domingo, dia 12, o Campo Municipal Cunha Rivara é palco de um Convívio de Futebol, organizado pelo Lusitano Clube Desportivo Arraiolense, que se insere na programação da edição deste ano do “Tapete está na Rua”.

Também hoje decorre o passeio turístico “Pelo Fio da Tradição”, sendo que, a partir das 10.30 horas, haverá diferentes momentos de animação de rua itinerante, no centro histórico da vila, com os grupos Bat’na Lata, O Indomável Tapete de Arraiolos e Trovadores de Arraiolos.

Destaque também para a apresentação da quarta edição da revista “Arrayolos”, pelas 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o concerto do Trio de Sopros, às 18 horas, na Igreja da Misericórdia e um Encontro de Música e Poesia, com Janita Salomé, Carlos Mota de Oliveira e Rúben Alves, no cineteatro municipal, a partir das 21.30 horas.

Toda a programação para conhecer aqui.

Cerveja artesanal e Dark Sky Alqueva aliados em festival

A Beer In The Sky é o nome do festival que começa hoje e decorre até domingo, no castelo de Alandroal. Este festival pretende conciliar a cerveja artesanal com o Dark Sky Alqueva e potenciar a cultura do território.

Para João Grilo, tendo em conta “o crescimento da produção de cerveja artesanal no Alentejo, é necessário ter um evento que lhe dê destaque, à semelhança do que já acontece com o vinho. O evento é também direcionado a outros produtos, ligados ao território e à sua cultura. Ao mesmo tempo, uma vez que fazemos parte do Dark Sky Alqueva, vamos conjugar estas duas dinâmicas”.

Ao todo, serão 40 cervejeiras com uma oferta de mais de 200 estilos, havendo também a oportunidade para novas apostas de bebidas como destilados, sidras, kombuchas de produção portuguesa. Além disso, será lançada uma cerveja-celebração em parceria com o Dark Sky Alqueva, intitulada “Reserva de Escuro”.

O Festival Beer In The Sky conta ainda com música, dança e cozinha ao vivo. O som está a cargo do coletivo de Berlim Pilantragi, com os DJs Rodrigo Bento e Rodrigo da Matta & Friends a tratarem de ajudar a compor a banda sonora.

Inscrição do Tapete de Arraiolos enquanto Património Imaterial da Unesco em destaque em conferência

O Tapete está na Rua, em Arraiolos até domingo, com diversas atividades, estando o Tapete de Arraiolos, no centro das festividades.

Amanhã, no Cineteatro de Arraiolos está agendada uma conferência sobre “Património Cultural Imaterial do Alentejo: Recolha e Inventariação à Unesco”, onde, segundo a presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, Sílvia Pinto, estarão presentes “um conjunto de convidados, feito pela Câmara Municipal, desde logo com a presença da senhora diretora regional de cultura, doutora Paula Amendoeira, que nos vem falar do património cultural e imaterial, no Alentejo, desafios e oportunidades”, contando ainda com a presença do “representante da Carta da Unesco, com representantes de outros municípios que também fizeram, ou estão a trabalhar em candidaturas, para a Unesco”, adianta a presidente.

Esta é uma conferência que surge no âmbito dos trabalhos desenvolvidos para a inscrição “do Tapete de Arraiolos enquanto património imaterial da Unesco, o ano passado, felizmente conseguimos o registo no Inventário Nacional”, revela Sílvia Pinto.

O encontro acontece ao longo do dia, das 9 horas às 17 horas, estando divido em dois blocos, o primeiro moderado pela presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, Sílvia Pinto e a segunda parte, moderado por Rui Lobo.

André Soares apadrinha prova de ciclismo em Estremoz esta sexta-feira

A Feira Internacional do Desporto, que tem início hoje, sexta-feira, dia 10 de junho, em Estremoz, e decorre até domingo, dia 12, conta hoje com uma prova de ciclismo que reúne cerca de 200 ciclistas, na cidade.

José Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, revela que “esta clássica de ciclismo, em Estremoz, traz equipas de nível profissional a outros participantes, numa duração de três horas, percorrendo grande parte das freguesias, e que tem como padrinho e participante André Soares, natural de Estremoz, e campeão olímpico nacional”.

A prova de ciclismo, em Estremoz, no âmbito da Feira Internacional do Desporto tem início marcado para as 16 horas.

IPDJ promove programa de voluntariado jovem para a natureza e florestas

Desde o dia 8 de junho e até novembro, decorre a fase para apresentação de candidaturas ao programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” do IPDJ. Os projetos são operacionalizados entre 28 de junho a 30 de novembro.

O programa é dirigido a entidades de diversas tipologias, nomeadamente: entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas, entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais, associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, estabelecimentos públicos de ensino e estabelecimentos privados de ensino que cumpram o previsto na legislação enquadradora do voluntariado.

Após a aprovação dos projetos, os jovens, com idades compreendidas entre os 14 os 30 anos e condições de idoneidade para o exercício do voluntariado, podem efetuar a sua inscrição na respetiva plataforma do IPDJ e optarem por projetos nas várias áreas do programa, todas elas ligadas à proteção e preservação da natureza e do meio ambiente.

Os objetivos deste programa são a promoção de práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas; a sensibilização das populações para a área do ambiente realizadas por jovens; a prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental e a promoção da qualidade das atividades de voluntariado e aquisição de competências por parte dos voluntários.

São parceiros do IPDJ para a execução do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e as Comissões distritais e municipais de proteção civil.

Para apoio às candidaturas no IPDJ Alentejo, contactar:

Portalegre: dina.crespo@ipdj.pt – 245 301 900

Évora: mgabriela.segurado@ipdj.pt – 266 737 300

Beja: sandra.pires@ipdj.pt – 284 314 900

Projeto Pista foi apresentado em Arraiolos e pretende recolher dados turísticos da região

O projeto “Pista – sistema inteligente para a monitorização da sustentabilidade do turismo do Alentejo”, desenvolvido pela Universidade de Évora, foi apresentado ontem, quinta-feira, dia 9, no decorrer da iniciativa “O Tapete está na Rua”, em Arraiolos.

A reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vilar, explica que “este projeto pretende recolher dados sobre o turismo no Alentejo e apoiar o desenvolvimento da atividades turística na região, fazendo parte do quadro comunitário Alentejo 2020. O Pista liga-se a uma linha de investigação e de formação que nós temos na Universidade, na área do turismo, bem como a uma linha de investigação que nós temos, relacionada com o CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades. No fundo, pretendemos destacara a importância que o turismo tem, como atividade económica no nosso país”.

O protocolo de concretização do projeto Pista foi assinado na abertura da iniciativa “O Tapete está na Rua”, em Arraiolos.

O “Tapete está na Rua” decorre até domingo, dia 12, na vila de Arraiolos. O programa de hoje conta com atividades desportivas, passeios turísticos, a apresentação da revista “Arrayollos” e um arraial popular. Às 21.30 horas, realiza-se um encontro de música e poesia com Janita Salomé, Carlos Mota de Oliveira e Rúben Alves.

Dia da Tapeteira em Arraiolos

Está a decorrer em Arraiolos a iniciativa “Tapete Está na Rua”, que pretende promover este património deste concelho.

Durante a manhã, a partir das 9.30 horas no Campo Municipal Cunha Rivara, há convívio de futebol, uma organização do Lusitano Clube Desportivo Arraiolense. As atividades iniciam às 10.30 horas, no centro histórico, onde há animação itinerante com “Bat’na Lata”. Mais tarde, às 11 horas, a animação itinerante, pelo centro histórico continua com “O Indomável Tapete de Arraiolos”, pelo Teatro de Rua. Ainda durante a manhã, pelas 11.30 horas, os Trovadores de Arraiolos” levam música medieval, ao centro histórico da vila.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Na parte da tarde, às 14.30 horas realiza-se o passeio turístico, “Pelo Fio da Tradição”, pelo centro histórico. A partir das 15 horas, na biblioteca municipal a “B de Brincar” promove um torneio de jogos de tabuleiro. Meia hora depois os alunos do 1º ciclo apresentam PRI – Percussão, Reciclar e Inclusão, na Praça da República. Às 16 horas será apresentado, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arraiolos, o nº 4 da revista “Arrayollos”, sendo que, ao mesmo tempo, no parque de estacionamento 2, inicia o arraial popular. “Vento Suão” é a animação itinerante proposta para as 16.30 horas, no centro histórico. A partir das 17.30 há mais uma animação itinerante, no mesmo local, pela Teatro de Rua, com “o indomável tapete de arraiolos”. Na Igreja da Misericórdia de Arraiolos, às 18 horas, o Trio de Sopros apresenta um concerto.

A iniciar a noite, às 20 horas há animação com Almanach e organista Telmo Falcão, no local do Arraial popular. Pelas 21.30 horas, no cineteatro de Arraiolos há Encontro de Musica e Poesia com Janita Salomé, Carlos Mota de Oliveira e Rúben Alves.

[/shc_shortcode]

Inicia em Montemor-o-Novo o IV Encontro de Aguarelas

O IV Encontro Aguarelas começa hoje em Montemor-o-Novo, uma parceria entre o Município de Montemor-o-Novo e a Associação de Aguarela de Portugal que até dia 18 de junho traz à cidade artistas provenientes de vários países para pintar a cidade e a região.

Hoje, das 9 horas às 17 horas, Roberto Andreoli, pintor italiano, promove um workshop, na Galeria Municipal.

No final do encontro é promovida uma exposição com alguns dos trabalhos realizados pelos pintores convidados.

Casa do Alentejo comemora esta sexta-feira 99 anos

A Casa do Alentejo, sedeada em Lisboa, comemora amanhã, dia 10 de junho, os seus 99 anos de existência.

Para este dia de aniversário a Casa do Alentejo preparou um programa que tem início às 14.30 horas, com a receção dos convidados ao som do Cante Alentejano, seguindo-se às 15 horas a sessão solene, no Salão Agostinho Fortes.

Já pelas 17 horas é inaugurada, no Salão Víctor Santos, a exposição “Casa da Cidadania Salgueiro Maia”, com fotografias da autoria de Alfredo Cunha, cedida pela Câmara Municipal de Castelo de Vide.

As comemorações dos 99 anos da Casa Alentejo encerram com a atuação dos “Cantadores do Alentejo” e “Grupo Coral Planície Cantada”.

Profjam anima Queima das Fitas de Évora esta quinta-feira

Profjam atua na noite desta quinta-feira, 9 de junho, na Queima das Fitas de Évora.

Antes, a música estará a cargo de Line, seguindo-se, depois do rapper, a atuação de DJ Afreak.

No palco secundário, no Jardim do Granito, pela noite dentro, será DJ Moreno a fazer a festas com os estudantes.

39 anos de Biblioteca Municipal Almeida Faria

Em dia de aniversário da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, para além da Biblioteca estar aberta até às 20 horas, sem interrupções, decorreu a atividade para famílias “Uma casinha de ratos”, de Ana Rita Janeiro.

“Uma casinha de ratos”, uma história que encheu de magia e amor o final de tarde na Biblioteca Municipal. Através de luzes, música, palavras e gestos, Ana Rita Janeiro encantou as crianças e adultos que visitarem a Biblioteca, naquele dia.

Orquestra Sem Fronteiras esta quinta-feira no “Tapete está na Rua”

Esta quinta-feira, 9 de junho, em segundo dia de “Tapete está na Rua”, em Arraiolos, os diferentes espaços e as diversas exposições, no centro histórico da vila, abrem ao público pelas 10 horas.

Pelas 10.15, bem como às 14.15 horas, na Biblioteca Municipal, decorre um encontro com o autor Miguel Horta, uma sessão dirigida a turmas de 8º ano.

A partir das 11 horas, no centro histórico, haverá animação de rua itinerante, pelo grupo Arraya D’olos. A partir das 16 horas, a animação é da responsabilidade dos Trovadores de Arraiolos.

Pelas 16.30 horas, é apresentado o projeto “Pista Sistema Inteligente para a Monitorização da Sustentabilidade do Turismo no Alentejo”, na Biblioteca Municipal. Meia hora mais tarde, tem início um arraial popular, no parque de estacionamento 2, junto ao parque infantil.

No centro histórico, pelas 18.30 horas, decorre uma apresentação de capoeira pelo grupo Alto Astral Alentejo. Às 20 horas, o arraial popular conta com animação de Zanguizarra e duo Carlos e André.

Pelas 21.30 horas, no Cineteatro de Arraiolos, há concerto da Orquestra Sem Fronteiras, com direção e apresentação de Martim Sousa Tavares.

Ivo Lucas na primeira noite da Festa da Primavera de Aguiar

A freguesia de Aguiar, em Viana do Alentejo, vai estar em festa de entre hoje, 9 de junho, e domingo, dia 12. Dança, sardinhada, desporto, jogos tradicionais, exposições, stands e música são alguns dos destaques da Festa da Primavera organizada pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Aguiar.

A 18ª edição do certame apresenta como cabeças de cartaz Ivo Lucas, esta quinta-feira, Miguel Azevedo, na sexta-feira, e Ciganos D’Ouro, no domingo.

Este primeiro dia da Festa da Primavera, segundo a vice-presidente da Câmara Municipal de Vina ado Alentejo, Paula Neves, começa “com a atuação da Banda da Sociedade União Alcaçovense”, a partir das 20 horas, seguindo-se da” atuação do Grupo Coral de Aguiar e do Grupo de Hip-Hop “Kit Kat Crew” da Associação G.A.T.A., uma associação de Viana do Alentejo”. O destaque musical vai para o concerto “com Ivo Lucas, a partir das 22.30 horas, no Palco Principal”. O primeiro dia da Festa da Primavera termina ao som da DJ Angelita, no Palco Animações.

Para amanhã, sexta-feira, 10 de junho, está agendada a ação de sensibilização “O Sol: amigo ou inimigo?”, organizada pela UCC de Viana do Alentejo, a partir das 10 horas. Destaque ainda para a aula de ritmos e localizadas, dinamizada por Paula Bento, a atuação da Escola de Dança da ACRA, seguido de concerto com Miguel Azevedo & Banda, a partir das 22.30 horas, no Palco Principal. A noite termina ao som do DJ Mira, a partir da 1.30 horas, no Palco Animações.

As atividades no sábado começam com um jogo de futebol, organizado pelo Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar, a partir das 18 horas. Segue-se o Workshop Colaborativo – Impressão de Fotografias em Cerâmica, com Helena Garcia, no salão da cooperativa, e uma aula fit com Diogo Zabumba. Destaque ainda para a garraiada organizada pelo Grupo Coral de Aguiar, a atuação da Classe de Dança da AEVA e baile com Manel João. Paulo B e Tintim são os Dj’s que vão animar a noite.

No domingo, quarto e último dia de festa, as atividades começam bem cedo, às 9 horas, com o V Raid Running, promovido pelo Galopar & Pedalar Clube BTT de Aguiar, seguido de um Torneio de Malha, organizado pela Junta de Freguesia de Aguiar. Às 12.30 horas, como vem sendo hábito e porque é tempo de santos populares e sardinha assada, o Município oferece uma sardinhada à população, num convívio que se prevê que seja de festa. Ao longo da tarde, não vai faltar música com os “All Cante”. A tarde é ainda preenchida com o Workshop Colaborativo – Impressão de Fotografias em Cerâmica, com Helena Garcia, no salão da cooperativa. Destaque também para a demonstração do Clube de Saúde + e a aula de zumba com Liliana Filipa. As danças voltam a subir ao palco com a apresentação do Grupo de Flamenco “Las Trianeras” da Associação G.A.T.A.. A 18ª edição da Festa da Primavera termina com o concerto dos Ciganos D’Ouro, a partir das 22 horas, no Palco Principal.

A pensar nos mais pequenos foi criado um espaço infantil que, ao longo do fim de semana, oferece pinturas faciais, modelagem de balões e jogos.

Dia Internacional dos Arquivos celebra-se em Montemor

Celebra-se hoje, 9 de junho, o Dia Internacional dos Arquivos, sendo que em Montemor-o-Novo, das 10 às 12.30 horas e das 14 às 18 horas, está disposta, no Arquivo Municipal, uma exposição documental, para assinalar a data.

É ainda possível consultar, no site e redes sociais do município, o Guia dos Arquivos do concelho de Montemor-o-Novo.

Praia Fluvial de Azenhas D’El Rei já recebe banhistas

A área recreativa das Azenhas D’El Rei, no concelho de Alandroal, foi inaugurada esta quinta-feira, dia 9 de junho. O projeto, que resulta de um investimento de um milhão de euros, conta com praia fluvial, área de restauração e parque de merendas, entre outras atracões.

Para o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, “este é um projeto que pretende, não só desenvolver a região mas atrair pessoas e potenciar o concelho. O Plano de Ordenamento da Albufeira de Alqueva permite três áreas recreativas e de lazer no concelho e nós temos a ambição de concretizar as três. Este primeiro projeto, representa o modelo de concretização desses investimentos. Permite-nos perceber que é possível, com projetos bem estruturados, com financiamentos do Turismo de Portugal e com o esforço do município, desenvolver estas infraestruturas numa lógica de oferta ao visitante e à população local, sem esquecer a alavanca económica e social que representa”.

Aliando a inauguração da praia fluvial com o evento Beer in the sky, que decorre em Alandroal entre amanhã e domingo, “as unidades hoteleiras do concelho e de concelhos limítrofes, estão praticamente esgotadas”.

António Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, CCDR-A, vê com bons olhos “o facto dos autarcas da região terem deixado de ver o Alqueva apenas como uma ferramenta de abastecimento de água. Este espelho de água passou a ter um fator decisivo de atratividade turística. Esta é a quarta praia fluvial de Alqueva, mais irão surgir, e eu quero elogiar o presidente João Grilo pela iniciativa e pela qualidade”.

Para o presidente da CCDR Alentejo, a região tem hoje um potencial enorme, existindo bastantes empresários a querer investir: “muitas pessoas não têm noção da quantidade de projetos e empresários que recebemos na Comissão de Coordenação com o intuito de se fixarem e investir na região”.

A área recreativa das Azenhas D’El Rei fica localizada em Montejuntos, no concelho de Alandroal e foi inaugurada ontem, depois de um investimento de um milhão de euros: 300 mil da Câmara Municipal de Alandroal e os restantes 700 mil do programa Valorizar, da Turismo de Portugal.

David Fonseca, Toy e Carolina Deslandes nas festas de Reguengos

As Festas de Santo António vão regressar este ano ao centro de Reguengos de Monsaraz. As festividades em honra do padroeiro da cidade vão decorrer de 10 a 13 de junho e a banda sonora terá concertos com David Fonseca, Carolina Deslandes, Toy, One Vision e os dj’s Overule e Zinko. O programa integra também o desfile e atuação das tradicionais marchas populares.

O primeiro evento das Festas de Santo António é a Caminhada em Família e acontece no dia 10 de junho, pelas 9h30, com partida e chegada na Praça da Liberdade. Entre as 10h e as 16h decorre a Feira das Suculentas no stand da Associação Ani+, organizada pelo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A abertura oficial das Festas de Santo António vai acontecer às 16h30 nos Paços do Concelho. Segue-se, meia hora depois, a inauguração da exposição de pintura “Fernando Pessoa”, de Patico, que vai estar patente no Auditório da Biblioteca Municipal.

Pelas 17h30, no mesmo local decorre a palestra “Nos 52 anos das Festas de Santo António – murmúrios em torno da história de Reguengos”, com Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo. Segue-se às 18h30 um concerto com a Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense, no palco da Praça da Liberdade, e às 20h30 acontece uma arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz por várias artérias da cidade.

Ao início da noite, pelas 21h, atua o grupo Al-Canti no palco do Largo Almeida Garrett. Carolina Deslandes sobe ao palco principal às 23h para interpretar temas como “A Vida Toda”, galardoado com o Globo de Ouro de melhor canção, “Avião de Papel”, que a cantora lançou com a participação de Rui Veloso, mas também “Eco”, música que evoca e homenageia Amália Rodrigues através do refrão de “Grito”.

A partir da meia-noite, o DJ Overule abre a pista de dança no palco principal para misturar os mais variados estilos musicais, como eletrónica, hip hop, reggae, dubstep e drum&bass. O DJ Overule venceu o prémio “Best Portuguese Act” dos MTV Europe Music Awards em 2017 e atua regularmente nos melhores festivais do país.

O segundo dia das Festas de Santo António, 11 de junho, terá animação de rua às 11h30 e às 17h30 com o grupo Kalimotxo Orkestar. O stand da Associação Ani+ abre pelas 16h com a Campanha de Adoção Animal – Adote com Amor e terá vários cães no espaço para os interessados poderem interagir com eles.

Segue-se, às 17h, no Auditório da Biblioteca Municipal, a palestra “Reguengos – Centro do Mundo”, com o arquiteto Jorge Cruz. Pelas 18h terá início uma Corrida de Touros, na Praça de Touros José Mestre Batista, com os cavaleiros Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Marcos Bastinhas. Nesta corrida haverá um confronto das ganadarias Castro e Grave e os grupos de forcados são os amadores de Monsaraz, Cascais e Beja.

O Grupo Corazón Flamenco – Sevilhanas de Reguengos de Monsaraz atua pelas 21h no palco da Praça da Liberdade e meia hora depois sobem ao palco do Largo Almeida Garrett as Vozes d’Alqueva. David Fonseca, que se notabilizou como vocalista dos Silence 4, vai apresentar a partir das 23h no palco principal o seu novo trabalho intitulado “Living Room Bohemian Apocalypse”, considerado um “disco visual”, em que a música e a imagem se conjugam de forma criativa e surpreendente.

David Fonseca vai interpretar neste espetáculo canções mais recentes como o épico “Chasing The Light” e o esperançoso “Live It Up”, mas também “Someone That Cannot Love”, “Kiss Me, Oh Kiss Me”, “Oh My Heart” ou a faixa que encerra o mais recente disco, “Falling Out Of Love”. A partir da meia-noite o DJ Zinko vai explorar as novas sonoridades do rock, house e hip-hop na pista de dança do palco principal.

No domingo, dia 12 de junho, o programa das Festas de Santo António abre às 9h com o passeio de motas TVR Clássicas, organizado pelo Trial Voz de Reguengos, com partida da Praça da Liberdade. Segue-se pelas 11h30 e depois às 17h30 a animação de rua com Os Caprichosos.

Às 16h abre o stand da Associação Ani+ com a Campanha de Adoção Animal – Adote com Amor e pelas 17h decorre a palestra “Reguengos em Abril de 1974”, pelo professor Rui Amendoeira, no Auditório da Biblioteca Municipal.

O palco da Praça da Liberdade vai receber pelas 18h um concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e ao início da noite, às 21h, decorre o desfile das marchas populares no centro da cidade. Este ano vão desfilar a Marcha Infantil da Associação Ani+ e as marchas de adultos da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz e da Associação Palco de Sonhos.

Pelas 23h sobe ao palco principal o cantor e compositor Toy para interpretar as suas canções mais conhecidas, como “Estupidamente Apaixonado”, “Verão e Amor (cerveja no congelador)”, “Coração não tem idade (Vou beijar)”, “És tão sensual” ou “Aguenta-te com esta”. Com mais de 20 discos editados, Toy vai apresentar um repertório cheio de sucessos musicais, mas também o mais recente single, intitulado “Vai ao castigo”. À meia-noite, junto ao palco principal, haverá fogo de artifício e de seguida tem início o baile de Santo António, no Largo Almeida Garrett, com a Banda Karisma, um espetáculo financiado pelo projeto Fora de Cena – Programação Cultural em Rede.

No último dia das festividades, 13 de junho, dia de Santo António, pelas 9h30 decorre a cerimónia do içar das bandeiras, na Praça da Liberdade, prosseguindo o programa no mesmo local, às 10h30, com a chegada das imagens dos padroeiros das paróquias da Unidade Pastoral de Reguengos de Monsaraz e meia hora depois com a celebração da Eucaristia.

Durante a tarde, às 17h, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz voltará a percorrer algumas ruas da cidade e pelas 18h vai ouvir-se Cante Alentejano no palco da Praça da Liberdade com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz. A partir das 21h realiza-se o desfile e atuação das marchas populares no centro da cidade e a fechar as festividades, às 23h, no palco principal, os One Vision, a primeira banda de tributo aos Queen que surgiu em Portugal, vai tocar os maiores sucessos da célebre banda britânica. Os One Vision nasceram em 2006 e já passaram a barreira dos 850 concertos em Portugal e Espanha.

As Festas de Santo António têm entrada gratuita. Durante os dias das festividades haverá bares, tasquinhas e uma feira de artesanato.

[/shc_shortcode]

Aviso amarelo devido a temperaturas altas este fim-de-semana

O Aviso Amarelo para tempo quente está em vigor, no concelho de Montemor-o-Novo, a partir de amanhã e até domingo, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, num alerta emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No sábado e domingo, o IPMA prevê temperaturas máximas de 41 graus em Montemor, onde, na sexta-feira e sábado, os níveis de radiação de ultravioleta são de 10.

Curvo Semedo recebe concerto para bebés no feriado

Em dia de feriado nacional o Curvo Semedo em Montemor-o-Novo recebe amanhã, um Concerto para Bebés no Cineteatro Curvo Semedo, às 10.30 horas e às 11.45 horas.

Sinopse: “são saxofones, clarinetes e berimbaus. Também cavaquinhos e outros sons da terra. Muitas chupetas, sorrisos e olhos de espanto. Viagens por Mozart, Bach e Monteverdi, que embalam avós ao colo dos netos. Um acordeão espreita uma bailarina atrevida. Os cantos não têm palavras, mas estas contam muito pouco das emoções partilhadas entre intérpretes e bebés.

Há quem chegue em busca do efeito Mozart ou de uma história musical, encontra um silêncio cheio de sons. Às vezes um pássaro. Há quem entre em palco com vontade de dançar e bater palmas, e surpreende-se com a vontade de contemplar. Os olhos abraçam ouvidos e aninham-se perante aquelas fadas que Cantam músicas diferentes. Num ápice, intenso, acabou-se o concerto”

Os bilhetes estão disponíveis no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo e ena bilheteira online do município.

Três indivíduos constituídos arguidos por roubo em Évora

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Évora, no dia 7 de junho, identificou três homens, com idades compreendidas entre os 14 e 29 anos, por roubo, no concelho de Évora.

Na sequência de um roubo em que os suspeitos introduziram-se no interior da propriedade da vítima, um homem de 58 anos, foi possível apurar que os homens agrediram a vitima e subtraíram diverso material, nomeadamente uma televisão, um telemóvel, material agrícola e uma carteira com 60 euros em numerário, tendo a vítima sido hospitalizada.

No decorrer de diligências de investigação, os militares da Guarda conseguiram posteriormente identificar e localizar os suspeitos, tendo o material sido recuperado.

Os suspeitos, de 29 e 25 anos, foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial  de Évora.

Cultura e desporto no segundo dia do Tapete Está na Rua

Neste segundo dia do “Tapete Está na Rua” são várias as atividades planeadas ao longo do dia, a nível cultural e a nível de promoção deste património tão característico deste concelho.

O dia começa às 10 horas no Centro Histórico com a abertura dos diferentes espaços e exposições deste evento. Entre as 10.15 horas e as 14.15 horas, a Biblioteca Municipal de Arraiolos recebe o autor o autor Miguel Horta para um encontro dirigido para as turmas do 8º ano. No centro histórico de Arraiolos a animação cultural e musical começa às 11 horas, com Arraya D’olos.

Durante a tarde, a partir das 16.30 horas, na Biblioteca Municipal da vila, a Universidade de Évora apresenta o projeto “Pista Sistema Inteligente para a Monotorização da Sustentabildiade do Turismo no Alentejo”, dirigido pelo coordenador do projeto Pista. Às 17 horas, no parque de estacionamento 2, ao lado do parque infantil, inicia o arraial popular. A encerrar a tarde, às 18.30 horas, no centro histórico, o grupo Alta Astral Alentejo, realiza imã apresentação de capoeira.

A partir das 20 horas o grupo Zanguizarra e Duo Carlos e André continuam a animação no Arraial que acontece no parque de estacionamento 2. A Orquestra Sem Fronteiras encerra a noite, pelas 21.30 horas, no cineteatro de Arraiolos.

Workshop Skate decorre sábado no Centro Juvenil

O Centro Juvenil está a promover um Workshop de Criação de Skates para jovens, que se realiza de 15 em 15 dias, durante as tardes de sábado, sendo a próxima sessão este sábado.

Anabela Ferreira, coordenadora do espaço do Centro Juvenil revela que este workshop “consiste na construção de um skate, de forma sustentável, as crianças e os jovens podem pegar, numa palete, desconstruírem e a partir dessas tábuas contruírem um skate completamente novo”, podendo utilizá-lo na prática deste desporto.

Para além disto, é possível com esta atividade “proporcionar aos jovens a passagem por todo o processo de construção do skate”, desde o aproveitamento de materiais até à fase final de design, tal como explica Anabela Ferreira.

Em forma de convite, a coordenadora adianta que “este é um projeto que não tem género porque, apesar de termos aqui cinco jovens, a construir skates connosco, podem vir também as jovens”, acrescentando que, apesar das inscrições já terem encerrado, “temos cá material e como há paletes, há sempre possibilidade de começar um novo skate”.

A próxima sessão deste workshop realiza-se neste sábado, no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, uma atividade dinamizada por Hugo Almeida.

Arraiolos promove e valoriza o tapete para o candidatar à UNESCO

O “Tapete está na Rua”, em Arraiolos, até domingo, dia 12. A cerimónia de abertura do evento, que procura, acima de tudo, “promover e valorizar este património” aconteceu na tarde desta quarta-feira, 8 de junho, na Praça do Município.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos, assegura a presidente Sílvia Pinto, inclui “muitas iniciativas, ao longo destes dias”. “Vamos abordar a temática do inventário da UNESCO, a recriação histórica das fases do tapete, temos as exposições, sendo que no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos temos uma exposição que foi concebida, durante a época da Covid-19, num desafio que foi lançado às casas de tapetes”, adianta.

Para que esta iniciativa seja uma realidade, Sílvia Pinto assegura ser necessária “a participação e a articulação de muitas entidades”. “Acreditamos que é um projeto completo, com muita animação e que alia este nosso património à gastronomia, à animação e aos nossos valores locais”, diz ainda. O programa do evento, acrescenta, é dirigido a todo o tipo de públicos, de todas as idades.

Preservar a arte da manufatura do tapete, acrescenta a autarca, é fundamental, adiantando que, por esta altura, continua-se a preparar a sua candidatura a Património da UNESCO, depois de, no ano passado, ter sido publico o seu registo no inventário nacional. “Estamos a trabalhar no dossiê para podermos apresentar a candidatura à UNESCO”, remata Sílvia Pinto.

Na cerimónia de abertura do evento esteve presente a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

A programação completa do evento para conhecer aqui.

Ludopolis divertiu famílias em Cabrela

A 8.ª edição da Ludopolis – Festival dos Jogos e da Diversão encheu as ruas da Cabrela de alegria, com atividades para todas as idades e gostos, numa organização da Junta de Freguesia de Cabrela e ntheias.pt.

Pelas ruas, praças e jardins desta localidade do concelho de Montemor-o-Novo, surgiram sete aldeias lúdicas com centenas de jogos de tabuleiro, jogos multimédia, jogos tradicionais, jogos pedagógicos, jogos de construções, jogos desportivos, inúmeros brinquedos, torneios e atividades para bebés e crianças.

Foram quatro dias onde o tempo em família ganhou terreno, unindo todos através da interação e da brincadeira.

LON3R JOHNY e X-Tense na Queima das Fitas de Évora esta quarta-feira

LON3R JOHNY e X-Tense são os cabeça de cartaz, esta quarta-feira, 8 de junho, na  Queima das Fitas de Évora.

A atuação de ambos acontece no palco principal, do campo de futebol do Colégio do Espírito Santo. Já no palco secundário, no Jardim do Granito, a música ficará a cargo, pela noite dentro, de Dj Grouse.

Até domingo, atuarão ainda Profjam (dia 9), Bispo e Plutónio (dia 10), Luís Trigacheiro e Ana Malhoa (dia 11) e Miguel Bravo (dia 12).

Magia em Cabrela com “O Mestre e o Já Faz”

António Espanhol e Diogo Duro apresentaram, no domingo, “O Mestre e o Já Faz”, no Largo Dr. Pascoal Coelho, em Cabrela, um espetáculo inserido na programação do Ciclo da Primavera.

Este foi um espetáculo atribulado de magia, houve ilusão, misticismo, levitação e muitas trapalhadas.

O Mestre, grandioso mágico, e Já Faz, desastrado aspirante a mágico, proporcionaram a miúdos e graúdos momentos de diversão, comédia e espanto.

“Foi uma cerimónia muito bonita”, diz comendador Rui Nabeiro

O comendador Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés, recebeu hoje um doutoramento Honoris Causa, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Para o empresário campomaiorense, esta distinção “é o carinho e amizade com que nós temos que percorrer o nosso mundo, a pensar nos outro e em sermos úteis para a sociedade. São pessoas amigas, numa Universidade com muita história e esta cerimónia foi muito bonita”.

O doutoramento Honoris Causa, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra é atribuído a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas” e que constituem “uma referência inspiradora para toda a sociedade”.

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra justifica a sua decisão de atribuir esta honra, enunciando várias qualidades humanas, assim como feitos do empresário. “Rui Nabeiro é um admirável empreendedor, uma figura de espírito solidário e de grande humanismo, qualidades que soube incutir no grupo empresarial que fundou há mais de seis décadas e que tem projetado uma marca e uma região no plano nacional e internacional”, pode ler-se no comunicado daquela faculdade.

Estendal no Jardim uma iniciativa da Misericórdia de Évora

A Santa Casa da Misericórdia de Évora está a promover “Estendal no Jardim”, uma atividade solidária que conta já com a sua 5ª edição. Esta iniciativa que estava prevista para decorrer no Dia Mundial da Criança teve de ser adiada, devido à previsão de mau tempo, estando a decorrer até hoje.

Francisco Figueira, provedor da Santa Casa da Misericórdia explica que “esta atividade estava programada para o Dia da Crianças, não se realizou porque era previsível que chovesse”, estando a ser feita agora.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A iniciativa tem como objetivos “pôr à disposição da população um conjunto de adereços, de roupas, de objetos para a casa que as pessoas possam levar por quererem”, acrescenta o provedor.

“Estendal no Jardim” está a decorrer no Jardim do Paraíso, em Évora, sendo que, tal como adianta Francisco Figeuria, “as roupas estão estendidas as peças e os objetos pelo jardim todo”, podendo cada um recolher o que necessitar.

Francisco Figueira deixa o convite, “para poderem visitar o Jardim do Paraíso, junto às Portas de Moura, junto ao Tribunal, em Évora, para poder acorrer ao Jardim e levar muitas peças”, acrescentando que esta foi uma atividade pensada para as crianças por estas serem as mais vulneráveis.

Para além do cariz solidário, esta é uma iniciativa que sensibiliza para temas como a economia circular, sustentabilidade e respeito pelo ambiente através da reutilização das roupas que serão doadas.

[/shc_shortcode]

“Tapete está na Rua” arranca esta quarta-feira em Arraiolos

Tem início quarta-feira, dia 8 de junho, o evento o “Tapete está na Rua 2022”.

Com o objetivo de promover, salvaguardar, divulgar e dar a conhecer o mais genuíno artesanato do concelho, o programa do evento contempla exposições, recriação histórica, animação de rua, produtos regionais e artesanato.

A abertura da edição deste ano do “Tapete está na Rua” está marcada para as 18 horas, na Praça do Município, com uma rábula ao tapete e à sua história, bem como uma atuação de percussão, pelo grupo TXTAPUM.

Seguem-se a abertura de diversas exposições: “Diálogos!… Entre a cor e sua ausência”, nos Paços do Concelho; “A Decoração dos Tapetes de Arraiolos: dos Pessanhas a Maria José de Mendonça” e “As Mais Belas Borboletas do Mundo”, no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos; “O Cantinho da Bicharada” e “Vamos Descobrir o nosso Perfil”, na Biblioteca Municipal.

Para além disso, no centro histórico de Arraiolos, esta quarta-feira, abre a exposição do maior Tapete de Arraiolos manufaturado em Arraiolos, bem como estará patente um mostra do maior ex-líbris do concelho.

Na Praça da República, para além de uma mostra de artesanato e produtos locais, decorre ainda mais uma edição da Feira do Livro.

Pelas 21.30 horas, no Cineteatro de Arraiolos, tem início o concerto “Formas de Fado”.

A programação completa para conhecer aqui.

676 novos casos Covid no concelho de Montemor em 14 dias

O concelho de Montemor-o-Novo, nos últimos 14 dias, entre 24 de maio a 6 de junho, registou um acumulado de 676 novos casos de Covid-19, menos 229 casos desde o registo anterior, segundo informa o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde.

Este total acumulado de 676 novos casos em 14 dias corresponde a “incidência extremamente elevada”, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, que mede a incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes.

Orquestra Sem Fronteiras em Montemor no Dia de Portugal

Para celebrar o Dia de Portugal, pelas 21 horas, o Cineteatro Curvo Semedo é palco para o concerto “da Primavera ao Verão”, pela Orquestra Sem Fronteiras.

Sinopse: “Um concerto com orquestra de câmara que parte da primavera da vida, neste caso, de Benjamin Britten, com a sua primeira composição de catálogo, numerada com o Op.1 e escrita em 1932, quando o compositor contava apenas 18 primaveras.

Dá-se então a transição para o verão, tal como no meado de junho em que se dá este concerto, com a serena e calorosa Pastoral de verão do suíço Arthur Honegger, composta em 1920 e inspirada por umas férias de verão nos alpes suíços.

Por fim, celebra-se o Alentejo nas suas quatro estações e em outras tantas paisagens, com a obra de João Nascimento, resultado duma encomenda da OSF ao compositor natural de Arraiolos e inspirada, precisamente, em quatro locais do seu Alentejo”

Os bilhetes estão disponíveis no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo ou na bilheteira online do município.

Vasco Lopes da Silva arbitra provas internacionais de natação

O árbitro internacional da Associação de Natação do Alentejo, Vasco Lopes da Silva, natural de Elvas, depois de ter sido Juiz-Árbitro do Open de Portugal – Campeonato Nacional de Águas Abertas, esteve presente na etapa portuguesa da FINA Marathon Swim World Series 2022, realizada em Setúbal nos dias 28 e 29 de maio.

Vasco Lopes da Silva esteve também presente no European Junior Open Water Swimming Championships, também realizado em Setúbal, entre os dias 3 e 5 de junho.

União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras quer ser Eco-Freguesia

A União das Freguesias de N. Sra. da Vila, Bispo e Silveiras está a candidatar-se, pela primeira vez, a Eco-Freguesia.

André Banha, vogal na União de freguesias explica que este projeto tem “como objetivo trabalhar com as freguesias, para tentar desenvolver eco-comunidades, ou comunidades mais sustentáveis”, contribuindo assim para “a transformação, no sentido, de uma comunidade mais sustentável”.

Esta candidatura feita pela União de Freguesias está a ser desenvolvida para que esta consiga “o galardão de bandeira verde, para despertarmos um bocadinho para as questões ambientais”, revela o vogal.

Já são várias as iniciativas criadas pela União de Freguesias, “a questão dos cinzeiros para o comércio local, 250 árvores plantadas em Silveiras, em conjunto com a Marca, até o próprio “Uma Criança, Um Rei”, que permitem que esta candidatura seja aceite, adianta André Banha, estando esta a ser desenvolvida pela primeira vez.

Para que a candidatura seja aprovada a população deve votar numa sondagem anónima que está disponível no site e facebook da União de Freguesias, tal como explica André Banha.

Eco-Freguesias pretende promover o desenvolvimento sustentável à escala local procurando envolver os cidadãos em geral, e os dirigentes das juntas de freguesias em particular, na construção de uma sustentabilidade participada.

Música Popular no Centro Cultural Recreativo e Popular 1º Maio

O Centro Cultural, Recreativo e Popular 1.º Maio em São Geraldo celebrou, no sábado, 48 anos e para assinalar a data a “Ciranda – Música Popular”, apresentou-se com um espetáculo no Ciclo da Primavera.

Este é um projeto musical fundado em 2021, que pretende valorizar a música tradicional portuguesa, apresentando diversas sonoridades desde a guitarra, estendendo-se até ao saxofone, procurando mostrar a sua visão em relação a diversos temas populares portugueses.

Delta Cafés e StartUp Nam inauguram quinta urbana em Cascais

A Delta Cafés e a StartUp Nam inauguraram, esta tarde de terça-feira, 7 de junho, a quinta urbana de economia circular, Nãm Urban Farm, no mercado da vila de Cascais.

Este projeto baseia-se na recolha controlada e certificada da borra de café e, na sua utilização para a produção sustentável e consciente de cogumelos, que são posteriormente vendidos.

Após a abertura da primeira quinta urbana em Marvila, Lisboa, o projeto de economia circular chegou agora a Cascais.

O presidente executivo do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, refere que, depois do desafio do município de Cascais, decidiram dar este passo de expandir a Nam, afirmando que “foi com orgulho e com vontade fazer mais e até uma expansão para fora de Lisboa, sendo um primeiro passo numa caminhada que será de sucesso”.

Ivan Nabeiro, membro do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro – Delta Cafés considera que, com esta quinta urbana é dado mais um passo na expansão deste negócio de economia circular. “É uma ideia que achámos muito interessante, desde o início, e que se tem vindo a concretizar ao longo dos últimos três ou quatro anos, sendo que, hoje, é dado mais um passo na expansão deste modelo de negócio, em que daqui vão sair os cogumelos, produzidos dentro da cidade, para os consumidores locais”.

Para Natan Jacquemin, fundador da StartUp Nam, é importante “demonstrar que se pode reaproveitar o que, à partida é um desperdício, em algo com valor”.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, esteve na inauguração desta quinta urbana, em Cascais, e destaca que “este projeto é um exemplo e, espero que seja uma inspiração para mais projetos de economia circular, porque tem só benefícios, usa o que era um resíduo, transforma-o num recurso e cria valor, prologando a vida útil dos resíduos”, acrescentando que “este é o tipo de projetos que faz todo o sentido valorizar”.

18ª Festa da Primavera em Aguiar (Viana do Alentejo)

Em altura de Santos Populares, a freguesia de Aguiar, no concelho de Viana do Alentejo, vai estar em festa de 9 a 12 de junho, de quinta-feira a domingo, onde não vai faltar sardinha assada e animação pelas noites dentro.

A par da música, o desporto, os jogos tradicionais, o cante alentejano e a dança são alguns dos ingredientes da 18ª edição da Festa da Primavera, organizada pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com a Junta de Freguesia de Aguiar e que tem como cabeças de cartaz Ivo Lucas, Miguel Azevedo & Banda e Ciganos D’Ouro.

Aliada à altura do ano, com festas e arraiais por todo o país, a Festa da Primavera é propícia ao convívio para desfrutar com a família ou amigos. Nesta festa de cariz popular, os bailes, os comes e bebes, a sardinhada que junta dezenas de famílias à volta da mesa, no domingo, e o espaço infantil, sinónimo de sucesso entre os mais novos, são alguns dos ingredientes que durante quatro dias vão animar a freguesia de Aguiar.

Torneio Inter-Escolas de xadrez em Santiago do Escoural

Decorreu ontem em Santiago do Escoural o Torneio Inter-Escolas EB São Cristóvão/EB Santiago do Escoural – Montemor-o-Novo.

Integrado nas atividades do Plano Municipal de Xadrez de Montemor-o-Novo, promovido pelo Município de Montemor-o-Novo em parceria com a A.XAT – Associação Xadrez A Torre e o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, decorreu durante essa manhã o derby alentejano – EB São Cristóvão vs EB Santiago do Escoural.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Apresentaram-se 16 jogadores, sete deles de São Cristóvão, os restantes nove de Santiago do Escoural -Turma B.

Foram realizadas quatro rondas com os pequenos xadrezistas a mostrar toda a sua garra, no entanto os mais crescidos levaram a melhor.

Filipe Martins (EB São Cristóvão) venceu o torneio ao terminar com quatro pontos em quatro possíveis, Rafael Fialho (2º), João Águas (3º) e André Rodrigues (4º) (todos da EB São Cristóvão), terminaram todos com três pontos, mas por esta ordem devido aos critérios de desempate.

Da EB Santiago do Escoural, Tiago Miguel Pinto foi o melhor classificado da escola e 5º da geral, seguido da Daiana Tomé (6º) e Tiago Caralinda Pinto (7º).

Foi uma manhã diferente na Escola Básica de Santiago do Escoural, onde o Plano Municipal de Xadrez de Montemor-o-Novo, realizou pela primeira vez um torneio de xadrez.

[/shc_shortcode]

Noite de Tunas esta terça-feira na Queima das Fitas de Évora

A Queima das Fitas de Évora, que teve início na passada sexta-feira, dia 3 de junho, chega ao fim no domingo, dia 12.

Organizada pela Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), a festa decorre no campo de futebol e no Jardim do Granito, situados no Colégio do Espírito Santo, o principal edifício da academia.

Esta terça-feira, em noite de tunas, passam pelo palco principal da Queima das Fitas, o Coro da UE, a TAE, a TESESJD, TAFUE, 6Tetos e TAUE. Amanhã, quarta-feira, dia 8, a festa faz-se ao som de X-Tense e Lon3r Johny, no palco do campo de futebol, e de Dj Grouse, no palco do Jardim do Granito.

Por esta edição da Queima das Fitas já passaram Quim Barreiros, Ivandro, Deejay Telio, Valas, Dillaz e Miguel Azevedo. Até domingo, atuarão ainda Profjam (dia 9), Bispo e Plutónio (dia 10), Luís Trigacheiro e Ana Malhoa (dia 11) e Miguel Bravo (dia 12).

Um dos pontos altos da festa dos estudantes, a cerimónia solene da queima das fitas, organizada pelo Conselho de Notáveis da Universidade de Évora, está marcado para dia 11, nos claustros do Colégio do Espírito Santo. Já o cortejo académico realiza-se no derradeiro dia da Queima das Fitas, a 12 de junho.

39º aniversário da Biblioteca Municipal Almeida Faria

A Biblioteca Municipal Almeida Faria comemora hoje, dia 7 de junho, 39 anos de existência.

A Biblioteca Municipal abriu as suas portas no dia 7 de junho de 1983, no antigo Convento de S. João de Deus. Em 1991, passou a integrar a Rede Nacional de Leitura Pública e em 2001 adotou a denominação de Biblioteca Municipal Almeida Faria, em homenagem ao escritor, natural de Montemor-o-Novo.

Todos os dias, uma equipa de pessoas dá vida à Biblioteca para que todos os que lá entram, seja para requisitar um livro ou um DVD, ter acesso aos computadores, trabalhar, ler, estudar, solicitar uma informação ou outro tipo de ajuda, se sinta o mais confortável e integrado possível.

Projeto Cid em Lavre no Ciclo da Primavera

A Praça da República de Lavre recebeu no dia 4 de junho, o “Projeto Cid”, um espetáculo inserido no Ciclo da Primavera.

A banda montemorense passou em revista muitos dos sucessos de José Cid, num espetáculo feito de boa disposição e que agradou ao público, que era constituído por diversas faixas etárias.

“Mastigar bem os alimentos é fundamental”, diz Pintão Antunes

Geralmente, é recomendável mastigar os alimentos de 25 a 50 vezes, embora isto dependa de fatores como o tamanho, a idade e o sexo da pessoa.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde, com Carlos Falcato e Pintão Antunes, o médico alerta os ouvintes para a necessidade de “uma mastigação bem feita para que a digestão, no estômago, corra bem”.

Comer devagar ajuda a reduzir a acumulação de gordura abdominal, evitando o aparecimento de distensão abdominal e da sensação de enfartamento, que favorecem a acumulação de gordura visceral, que é a gordura mais prejudicial à saúde.

Formação para jovens jornalistas tem candidaturas abertas

No âmbito do programa Juventude para as regiões, a Comissão Europeia está a promover uma formação para jornalistas, com uma idade máxima de 30 anos e que estejam ainda a estudar ou que tenham até dois anos de experiência.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, explica que “os participantes vão contar com uma formação na área das políticas comunitárias e, ao mesmo tempo, receber mentoria de jornalistas mais experientes”.

A formação vai decorrer entre os dias 8 e 14 de outubro, em Bruxelas.

Montemor assina declaração para adaptação às alterações climáticas

Foi assinado entre o Município de Montemor e a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), uma Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas, com o objetivo de garantir serviços de águas, para as gerações futuras.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, explica que este é um compromisso de “adaptação e mitigação das alterações climáticas nos serviços de águas”, tendo as entidades que assinaram este protocolo um compromisso “em trabalhar para se adaptarem e mitigarem as alterações climáticas, nos serviços de águas “.

O autarca acredita que desta forma é possível diminuir a pegada de carbono, acrescentando que Montemor-o-Novo já tem algum trabalho desenvolvido nesta área, “no que diz respeito aos sistemas de macromedição, de controlo das perdas de água”.

Graças aos sistemas de macromedição é possível “prevenir e identificar onde há perdas de água, onde é que há roturas e tendo esta informação o mais cedo possível consegue-se agir” prevenindo gastos de água.

Este documento vai ao encontro dos objetivos definidos nas várias estratégias europeias e nacionais, visa o compromisso na implementação de medidas de adaptação e mitigação, entre as quais as relacionadas com a economia circular e a melhoria da eficiência hídrica e energética.

Montemorenses a Caminhar por Montemor-o-Novo

A terceira caminhada da iniciativa Caminhar por Montemor-o-Novo, que aconteceu no passado sábado, iniciou e teve ponto de encontro no Convento de São Domingos.

A caminhada contou, ao longo de 10 km, com a presença de muitos munícipes.

Dia 1 de julho, realiza-se a próxima caminhada que será noturna, com concentração nas Piscinas Recreativas Municipais, a partida serás pelas 21 horas, com um percurso de cerca 7 km.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas através do email desporto@cm-montemornovo.pt ou então nas Piscina Coberta Municipal e nos Ginásios Up&Go, Spot Fit, Lube e Unlock Exercice.

Ceramista Helena Garcia dinamiza workshops em Aguiar

Nos dias 11 e 12 de junho, a ceramista Helena Garcia vai dinamizar no Salão da Cooperativa, em Aguiar, um Workshop Colaborativo – Impressão de Fotografias em Cerâmica.

As sessões, com entrada livre, e que irão decorrer dia 11, a partir das 18h30 e, dia 12, a partir das 14h00, surge no âmbito do Projeto “A Mulher e a Sabedoria passada entre Gerações” que pretende construir um mural aberto à participação da população, com o objetivo de celebrar o papel das mulheres do concelho e a sua sabedoria ao longo de gerações.

Helena Garcia é ceramista com formação de base em ensino de educação visual e lançou a sua própria marca, a que deu o nome de Alpiota.

Natural da freguesia de Alcáçovas é, no centro da vila, que abriu o seu atelier onde dá a conhecer técnicas acessíveis a todas as pessoas, mesmo sem qualquer experiência, convidando os interessados a “meterem a mão na massa” e a produzirem as suas próprias peças.

A.XAT – Montemor está nas meias finais da Taça de Portugal

Jogou-se este sábado no auditório da Junta de Freguesia da Vila, Bispo e Silveiras uma das partidas a contar para os Quartos de Final da Taça de Portugal de Xadrez.

A.XAT – Montemor-o-Novo vs Escola de Xadrez do Porto / Efanor, um duelo Sul-Norte a 4 tabuleiros com o resultado final a cair para a equipa alentejana por 4-0, com a arbitragem a cargo de Pedro Rego.

Alex Garrido, José Francisco Veiga, Paulo Dias e Bruno Martins conquistaram a vitória nos 4 tabuleiros contra Miguel Sismeiro, Simão Pintor, Pedro Caramez e Ricardo Marques.

A A.XAT – Montemor-o-Novo, com esta vitória, garante a passagem às Meias Finais da 43ª edição da Taça de Portugal de Xadrez, a disputar a 23 de julho.

Atividades para crianças nos 39 anos da Biblioteca Almeida Faria

A Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, celebra o 39º aniversário amanhã e, para assinalar esta data, Ana Rita Janeiro irá dinamizar a atividade infantil “Uma Casinha de Ratos” e uma oficina, ambas destinadas ao público infantil, pelas 18 horas.

A atividade destina-se a crianças a partir dos 3 anos e às suas famílias, sendo de entrada livre. Para mais informações sobre esta atividade que pretende comemorar os 39 anos da biblioteca deve contactar o 266 898 105.

Rony Fuego no Festival da Juventude de Estremoz

DJ Eme, T-Rex e Rony Fuego (na imagem) são os cabeças de cartaz do Festival da Juventude de Estremoz, que decorre entre quinta-feira, 9 de junho, e sábado, dia 11, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

Com entrada gratuita, o evento, no primeiro dia, faz-se com a música de Silver Soul e Eddie Ferrer, para além de DJ Eme.

Na sexta-feira, dia 10, animam os festivaleiros T-Rex, DJ Santy e DJ Phill. Para terminar, no sábado, a música fica a cargo de Rony Fuego, S Silva e André Gaspar.

Pina Polar visita Escola de Foros de Vale de Figueira

No âmbito do Ciclo da Primavera, no dia 1 de junho, Dia da Criança, ao início da tarde, a Escola de Foros de Vale de Figueira, recebeu a visita da Pina Polar, um palhaço muito especial que desenvolve algumas brincadeiras com as crianças, faz malabarismo, hula hoops e algumas animações.

Esta foi uma Oficina de Circo e Animação, feita por Pina, uma pedagoga de circo.

Município de Montemor visita Pontedera

O Município de Montemor-o-Novo participou, no fim-de-semana de 27 a 29 de maio, nas comemorações do 30º aniversário do Festival Sete Sóis Sete Luas, e na inauguração da exposição de aguarelas do consagrado pintor e aguarelista montemorense Júlio Jorge, em Pondera (Itália).

A deslocação pretendia reativar a geminação entre as cidades de Montemor e de Pontedera, sede do Festival Sete Sóis Sete Luas. A comitiva foi recebida pelo Diretor do Festival, Marco Abbondanza, no Centrum Sete Sois Sete Luas, sede do Festival em Pontedera; mas também pelo Presidente e Vice-presidente do Município de Pontedera. Esta comitiva foi também recebida em Lajatico.

Durante a noite, no Centrum Sete Sóis Sete Luas, teve lugar o lançamento do 30º Festival, bem como a inauguração da exposição “Antologia”, do pintor Júlio Jorge, que conta com várias séries de aguarelas pintadas ao longo da sua carreira e que ficarão patentes em Pontedera até ao mês de julho.

Marchas populares animaram a tarde de domingo em Montemor

Montemor-o-Novo recebeu ontem, na Praça da República, as marchas populares, numa tarde que animou a população que se concentrou em peso para assistir ao evento.

O evento organizado pela União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, contou com quatro entidades marchantes e música ao vivo para animar todos os que participaram nesta tradição bairrista.

António Danado, presidente desta união de freguesias acredita que o balanço deste evento foi “extremamente positivo”, explicando que “só tivemos quatro participantes, quatro entidades marchantes, queremos que, para o ano, sejamos oito, esperemos sermos muitos mais, mas para começar, não foi mau”.

Quanto à adesão da população, “muitas pessoas de Montemor aderiram, acima de tudo é isto que nos engrandece, nós fazemos isto, não para nós, os marchantes também não fazem para eles próprios, mas acima de tudo para mostrar à população que Montemor também sabe receber, também sabe fazer”, adianta o presidente.

Para o ano, o desejo de António Danado e da União de Freguesias é de poder “contar com mais marchas, com mais bairros”, acrescentando que “nós aqui só conta que se estivermos todos e todos podemos fazer sempre melhor, para Montemor”.

No que toca à próximas atividades programadas pela União de Freguesias, “temos as iniciativas com as Escolas, no âmbito do projeto “Lembrar Abril”, vamos levar as crianças ao Museu da Resistência do Aljube, temos o início das aulas, temos o Natal, temos o Protocolo Local”, acrescentando ainda que “temos a nossa Feira da Luz, que iremos marcar presença, como não poderia deixar de ser”, revela António Danado.

Quanto às marchas populares, o presidente da União de Freguesias garante que a população “estava com muita sede desta cultura, deste tipo de tradição, e esta tradição é para se manter”.

Este ano estiveram presentes quatro marchas, sendo que a primeira a apresentar-se na Praça da República foi a marcha da Escola de Música da Ensemble, de Montemor-o-Novo.

Carlos Cruz, coordenador da escola de música e padrinho desta marcha explica que “o nosso tema foi a Canção de Lisboa, as cores da nossa marcha são o vermelho e o rosa, estamos decorados com corações, figuras musicais”, acrescentando que os ensaios foram de “trabalho árduo, principalmente desta última semana, fizemos ensaios intensivos, foram todas as semanas e mesmo os pais das crianças, tiveram uma grande abertura e conseguiram sempre organizar os horários”, revela.

A participar pela primeira vez esteve a Comunidade socio-terapêutica Casa João Cidade, que segundo Melissa Simões, coordenadora e monitora do Centro de Atividades Ocupacionais desta IPSS, explica que “o nosso tema foi o símbolo da nossa casa, que é a Romã, do santo padroeiro de Montemor, que é João Cidade”. Apesar de “ultimamente não termos tido Carnaval, que é onde nós costumamos participar e este ano viemos participar nas marchas e eles adoram”.

Também a Associação de Moradores de São Domingos e Quinta da Nora se estreou nas marchas populares. Segundo Alexandra Serôdio, vice-presidente da associação, “o tema da nossa marcha era mesmo “São Domingos e Quinta da Nora sai à rua”, é a primeira vez que entrámos num evento destes”.

Alexandra Serôdio deixa um agradecimento aos 40 participantes, “a toda a gente que participou nas marchas, porque os meus vizinhos são realmente incansáveis”, acrescentando que “somos mesmo muito bons quando nos juntamos”.

A terminar as apresentações das marchas populares estiveram as jovens da Porta Mágica. Ana Casadinho, presidente da direção desta IPSS revela que “o nosso tema tinha por base, uma reciclagem, havia várias coisas já dos anos anteriores, portanto havia aqui um defender da natureza e do meio ambiente e também os estar presente, o participar na comunidade”.

Quanto aos ensaios e preparativos, segundo Ana Casadinho, “as jovens mostram muita perseverança, mesmo na elaboração dos fatos, elas participam em tudo, desde o princípio até ao fim”, acrescentando que estas se sentem “bem, sentem-se incluídas que é o importante”.

O dia de Marchas Populares encerrou que o tradicional arraial, no Jardim Público da cidade onde houve venda de sardinhas ao som do grupo Thy-Subry.

Nenny, Maninho e Amor Electro são as novos nomes no Crato

O Festival do Crato prepara-se para celebrar, de 23 a 27 de agosto, a sua 36ª edição enquanto Feira de Artesanato e Gastronomia.

O emblemático evento da histórica vila alentejana volta a promover um cartaz eclético e surpreendente que o tornou num dos festivais mais acarinhados pelo público português.

Nenny e Maninho, a 23 de agosto, e Amor Electro, no dia 27, são as novas confirmações artísticas no alinhamento da edição deste ano. Juntam-se, assim, aos nomes já anunciados: Paula Fernandes (23 de agosto); Dino D’Santiago, Gabriel O Pensador com o convidado Carlão e Dillaz (dia 24); The Happy Messe Miguel Araújo com os convidados Ana Bacalhau, António Zambujo e César Mourão (dia 25); e The Jesus and Mary Chain (27 de agosto).

“Armado em Palhaço” na Oficina da Criança com mais uma atividade

A Oficina Criança em Montemor-o-Novo começa hoje mais uma atividade, “ Armado em Palhaço”, que pretende explorar a parte mais cómica da personalidade de cada jovem.

Maria Galego, coordenadora do Espaço da Oficina da Criança explica que esta é “uma oficina de clowning e de emoções, dinamizado pela Catarina Caetano”, sendo uma proposta de iniciar “a procura do palhaço de cada criança, na exploração das características físicas e psicológicas”.

Para além destas propostas, as crianças vão explorar ainda “como é que o palhaço pode falar, pensar, como se movimenta”, adianta a coordenadora, descobrindo assim uma nova forma de comunicação.

Esta atividade é livre, acontece na Oficina da Criança, a partir de hoje e até dia 27 de junho. A oficina destina-se a crianças dos 6 aos 14 anos, sendo totalmente gratuita. Acontece das 16 horas às 17.30 horas e contará com uma apresentação pública final.

Criação de skate no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo

Centro Juvenil de Montemor-o-Novo irá promover até 11 de junho, um Workshop de Construção de Skates, com Hugo Almeida.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nesta atividade os jovens podem construir de raiz uma prancha de skate, a partir do aproveitamento de paletes.

A atividade destina-se a jovens maiores de 14 anos e decorre das 15 horas às 18 horas. A próxima atividade é dia 11 de junho.

[/shc_shortcode]

106 anos de vila de Santiago do Escoural

Celebraram-se hoje os 106 anos de elevação a vila de Santiago do Escoural, freguesia do concelho de Montemor-o-Novo.

Durante a manhã a população assistiu ao hastear das bandeiras, tendo estado presentes a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo. Logo após houve uma pequena arruada pelas ruas da vila e, de seguida, no mercado da vila, uma sessão solene, que terminou com os parabéns à vila de Santiago do Escoural.

Estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, José Geraldo, o vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo Henrique Lopes e o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, António Danado.

Papierthéâtre encerra o 14º Encontro Internacional de Marionetas

O 14º Encontro Internacional de Marionetas termina hoje, às 16 horas, com a Companhia “Papierthéâtre”, a apresentar o espetáculo “Noir ou Blanc”, no cineteatro Curvo Semedo.

Este espetáculo conta pelo último passeio de uma criança com o seu avô. Uma aventura que se torna um momento de partilha e de transmissão entre gerações, com muitas peripécias pelo meio.

A magia chega a Cabrela neste Ciclo da Primavera

Inserido na programação do Ciclo da Primavera, Cabrela recebe no Largo Dr. Pascoal Coelho, às 16 horas, “E tudo a magia levou”, com o Mestre e Já Faz.

Neste espetáculo de magia vão apresentar alguns truques de ilusionismo, embora sempre com algumas peripécias, pelo meio.

O espetáculo apresentado por António Espanhol e Diogo Duro está inserido no Ciclo da Primavera, sendo de entrada livre.

Marchas populares regressam a Montemor

As marchas populares estão de regresso a Montemor-o-Novo, após dois anos de paragem forçada devido à pandemia de Covid-19.

Esta é uma iniciativa promovida pela União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, juntamente com as diversas associações montemorenses, tal como adianta André Banha, vogal nesta União de Freguesias, acrescentando ainda que já estão a ser feitas reuniões para que as marchas decorram na sua normalidade, onde “estiveram presentes a ARPI de Montemor-o-Novo, a Sociedade Carlista, a Ensemble, a Saber Crescer, a Santa Casa da Misericórdia, a Casa João Cidade, a Porta Mágica e a Associação Aprender a Ser”.

Por enquanto, tal como adianta André Banha, as únicas novidades são “o retorno à tradição, ao antigo bairrismo das marchas populares, que há muitos anos funcionava de uma forma extraordinária em Montemor-o-Novo”.

Hoje em Montemor-o-Novo as marchas estão de volta com a participação de todas as associações que habitualmente participam nos festejos. A iniciativa começa às 17 horas, na Praça da República. As comemorações vão ser animadas pelo grupo Thy Subry, no Jardim Público.

Santiago do Escoural celebra 106 anos de elevação a vila

Comemoram-se  hoje 106 anos desde que Santiago do Escoural se tornou uma vila e, para assinalar esta data, será hasteada a bandeira, às 10 horas, com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Está previsto, no Mercado Municipal da vila, uma breve sessão solene onde estarão presentes o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, a presidente da Assembleia Municipal e o presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, tal como explica José Geraldo. “Há 106 anos, logo após a Implantação da República”, Santiago do Escoural passou a ser uma vila, que tal como explica José Geraldo, “trouxe um grande desenvolvimente aqui, para a freguesia”.

Este ano, não vão existir comemorações alargadas até ao período da tarde, no entanto, estarão presentes no evento Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e Carmén Carvalheira, presidente da Assembleia Municipal, que tal como adianta José Geraldo, “são três pessoas ligadas à terra, com raízes bastante vincadas no Escoural”.

O presidente da Junta de Freguesia deixa o convite “à população da nossa freguesia do Escoural e do concelho de Montemor, a virem ter connosco aqui, a partir das 10 horas e apartilharem este momento”.

Hoje celebram-se os 106 anos da elevação de Santiago do Escoural, a vila.

Festival da Rainha está a decorrer em Estremoz

O “Festival da Rainha- VII Feira Medieval de Estremoz” está a decorrer este fim-de-semana, dias 4 e 5 de junho.

Trata-se de um evento dedicado à época medieval da Rainha Santa Isabel que conta com diversas atividades no Castelo de Estremoz, no Largo D. Dinis e nos espaços envolventes ao núcleo medieval da cidade de Estremoz.

A Ciranda no Ciclo da Primavera em São Geraldo

São Geraldo recebe “Ciranda” um grupo de música popular, este sábado, no Centro Cultural e Recreativo Popular 1º de Maio, às 21 horas.

Ciranda é um projeto musical que pretende valorizar a música tradicional portuguesa. Apresentando diversas sonoridades desde a guitarra, estendendo-se até ao saxofone, procura mostrar a sua visão em relação a diversos temas populares portugueses.

Atualmente a banda lançou o primeiro videoclipe com o tema alentejano “Trigueira de Raça”, tendo em vista o lançamento de 4 novos videoclipes nos próximos meses. Este projeto foi fundado no ano de 2021.

O espetáculo está inserido na programação do Ciclo da Primavera sendo os concertos totalmente gratuitos.

Papierthéâtre apresenta Noir ou Blanc no Encontro Internacional de Marionetas

O 14º Encontro Internacional de Marionetas recebe hoje, às 21.30 horas, a Companhia “Papierthéâtre”, com o espetáculo “Noir ou Blanc”, no cineteatro Curvo Semedo.

Este espetáculo conta pelo último passeio de uma criança com o seu avô. Uma aventura que se torna um momento de partilha e de transmissão entre gerações, com muitas peripécias pelo meio.

Mais de 200 motards na peregrinação de domingo em Vila Viçosa

A peregrinação motard, promovida pelo Moto Clube de Vila Viçosa, volta a realizar-se amanhã com a tradicional bênção dos capacetes.

Sem que o evento se tenha deixado de realizar nos dois últimos anos, a pandemia obrigou “a grandes restrições”, sendo que, espera agora o vice-presidente do Moto Clube, João Teodósio, o número de participantes possa aumentar, apontado para mais de 220 motas, vindas de todo o país.

“Agora com um pouco mais de liberdade e normalidade, esperamos mais motos, de pessoal do Algarve, de Coimbra, de Góis, de Setúbal. Vêm de todo o país e ainda não sabemos se teremos a presença dos vizinhos espanhóis”, revela João Teodósio.

Esta peregrinação, que aconteceu pela primeira vez há já 21 anos, com uma missa campal, na mata municipal de Vila Viçosa, conta com motards que participam sempre e outros que se têm juntado, ao longo dos tempos, a esta cerimónia. “Uns participam, outros vão e vêm, mas todos os anos tem vindo a aumentar o número de participantes, menos nestes dois últimos, devido à pandemia”, adianta o vice-presidente do Moto Clube.

Amanhã, a concentração está marcada para as 9 horas, na sede do Moto Clube, seguindo-se um roteiro por Vila Viçosa, que inclui passagens por uma unidade hoteleiro e pelo Palácio Ducal, onde, tradicionalmente, os motards tiram a “foto de família”.

Ainda antes do almoço, que será servido no pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, no adro do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, depois de uma missa, decorre uma procissão e a tradicional bênção dos capacetes.

Lusiberia reabre este sábado em Badajoz

O parque aquático LUSIBERIA, em Badajoz, volta a abrir portas este sábado, dia 4 de junho.

Neste primeiro dia, apesar de os visitantes puderem desfrutar de todos os atrativos da LUSIBERIA, vão poder ainda assistir a um concerto ao vivo do grupo Bombai.

De recordar que os preços de bilheteira para entrada na LUSIBERIA são de 14,50€ (entrada geral individual), 9,50€ (entrada geral infantil – dos 5 aos 11 anos), e 7,00€ (entrada geral sénior – maiores de 65 anos), podendo estes serem adquiridas com um desconto de 15% através da bilheteira on-line, em www.lusiberiaparque.com.

Pina Polar leva Into the Wild a Ciborro

Ciborro recebe hoje, às 16.30 horas, no Largo da Fonte Nova, Pina Polar com Into The Wild.

Este é um espetáculo de arte circense onde a população poderá ver números como andar sobre a corda frouxa – equilibrismo, malabarismo com facas, manipulação e malabarismo com quatro chapéus e hulahoops múltiplos.

A atuação conta ainda com muita comédia, teatro de atoches e improvisação constante com o público.

Esta é uma atividade inserida na programação do Ciclo da Primavera.

Lavre recebe Projeto Cid em concerto do Ciclo da Primavera

O grupo montemorense, Projeto Cid, atua hoje, às 19 horas, na Praça da República em Lavre, um concerto inserido na programação do Ciclo da Primavera.

O “Projeto Cid”, composto por sete músicos, apresenta um espetáculo constituído por temas deste autor e pretende fazer-lhe um tributo.

O espetáculo está inserido na programação do Ciclo da Primavera sendo os concertos totalmente gratuitos.

Festival dos Jogos e da Diversão chega a Cabrela

Cabrela recebe até amanhã, a 8ª edição do Ludopolis – Festival dos Jogos e Diversão, que conta com atividades para toda a família.

Paula Martins, presidente da Junta de Freguesia de Cabrela adianta que “os bilhetes para participar neste festival, estão disponíveis na bilheteira online do município” de Montemor-o-Novo, sendo esta a primeira vez que o Ludopolis acontece em território alentejano. Ao longo destes quatro dias, a vila de Cabrela irá transformar-se num palco para diversão para os mais novos.

São várias as atividades programadas, desde “jogos multimédia, lúdicos, jogos desportivos” e até torneios e atividades para crianças e bebés.

As iniciativas deste fim-de-semana destinam-se a toda a família, sendo de entrada livre.

Visitas guiadas ao património em Montemor-o-Novo

A Igreja e a Sala do Despacho da Santa Casa da Misericórdia podem ser visitadas hoje, a partir das 11 horas, numa visita guiada com a historiadora Teresa Fonseca.

Os visitantes vão poder ver património histórico e artístico de grande valor, com mais de 500 anos de existência.

Para mais informações deve contactar através dos contactos do Posto de Turismo de Montemor-o-Novo 266 898 103, ou através do email turismo@cm-montemornovo.pt.

Espetáculo de Artes de Rua na Atalaia

Este sábado, dia 4 de junho, chega à Atalaia o espetáculo de artes de rua “A Feira”. O evento gratuito terá lugar em duas sessões, às 21h00 e às 22h30, no Largo da Feira (Junto à escadaria do Santuário de Nossa Senhora da Atalaia)

Porque vamos à Feira? Que ritual é este? Como vivemos o efémero? Inspirados nos fluxos nómadas e itinerantes das Festas e das Romarias, e das Histórias das suas gentes, criaram uma Feira-Circo de autor, que reinventa em permanência as suas próprias regras.

Este espetáculo é uma coprodução da companhia com a Artemrede e resulta numa experiência imersiva que percorre 12 dos municípios da Rede: Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada,

Montemor-o-Novo, Montijo, Palmela, Pombal, Santarém, Sobral de Monte Agraço, Tomar e Torres Vedras.

A direção artística é de Julieta Rodrigues e inclui um documentário cinematográfico sobre todo o processo de criação e apresentações, realizado por Patrícia Poção.

Queima das Fitas de Évora começa esta sexta-feira

A Queima das Fitas na Universidade de Évora está de volta. Este ano, o evento decorre um pouco mais tarde, começando hoje e decorrendo até dia 11 de junho, devido à realização do Campeonato Universitário de Desporto.

Henrique Gil, presidente da Associação Académica da Universidade de Évora, refere que “no final deste mês começam a ser divulgados os cabeças de cartaz deste evento que pretende ser dinamizado de forma diferente na edição deste ano”.

De acordo com a Associação Académica da Universidade de Évora, a alteração da data surgiu com a condição de alteração da pausa letiva, não colocando a sobreposição de exames com as festividades.

Filarmónica Infantil do Norte Alentejano dia 4 em Ponte de Sor

A Filarmónica Infantil do Norte Alentejano realiza o concerto de encerramento do ano letivo de 2021/22, amanhã, no Teatro Cinema de Ponte de Sor.

O espetáculo começa às 15 horas, com a atuação da Escola de Música de Montargil e prossegue, às 15.45 horas, com a Filarmónica Infantil do Norte Alentejano.

Esta filarmónica tem jovens músicos que integram diversas bandas do distrito: Galveias (Ponte de Sor), Gavião, Alter do Chão, Crato, Póvoa e Meadas (Castelo de Vide), Alpalhão (Nisa), Alegrete (Portalegre) e Orquestra de Ponte de Sor.

Ana Casa Branca apresenta Endless Monologue no Encontro Internacional de Marionetas

No âmbito do XIV Encontro Internacional de Marionetas, hoje a partir das 21.30 horas há “Pinturas Cantadas” na aldeia da Casa Branca.

Este é um espetáculo que parte de entrevistas sobre percursos de vida. A pintura, música e texto original fazem parte desta apresentação que assume ser um espelho sonoro que envolve o performer, o espetador e o lugar onde se está momento.

Logo de seguida a montemorense Ana Casa Branca apresenta “Endless Monologue”, o seu primeiro trabalho de estúdio. O concerto está marcado para as 23 horas, na Aldeia da Casa Branca.

Marchas populares regressam a Montemor

As marchas populares estão de regresso a Montemor-o-Novo este domingo, após dois anos de paragem forçada devido à pandemia de Covid-19.

Esta é uma iniciativa promovida pela União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, juntamente com as diversas associações montemorenses, tal como adianta André Banha, vogal nesta União de Freguesias, acrescentando ainda que já estão a ser feitas reuniões para que as marchas decorram na sua normalidade, onde “estiveram presentes a ARPI de Montemor-o-Novo, a Sociedade Carlista, a Ensemble, a Saber Crescer, a Santa Casa da Misericórdia, a Casa João Cidade, a Porta Mágica e a Associação Aprender a Ser”.

Por enquanto, tal como adianta André Banha, as únicas novidades são “o retorno à tradição, ao antigo bairrismo das marchas populares, que há muitos anos funcionava de uma forma extraordinária em Montemor-o-Novo”.

Domingo em Montemor-o-Novo as marchas estão de volta com a participação de todas as associações que habitualmente participam nos festejos. A iniciativa começa às 17 horas, na Praça da República. As comemorações vão ser animadas pelo grupo Thy Subry, no Jardim Público.

Olímpio Galvão participou em encontro do Presidente da República com autarcas

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão participou na terça-feira, 31 de maio, no antigo Picadeiro Real em Belém (Lisboa), a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, num encontro com presidentes de Câmaras Municipais de todo o país.

Segundo Olímpio Galvão, este Encontro teve como “foco a união entre todos nestes momentos difíceis”. A iniciativa do Presidente da República tem como objetivo manter a concretização deste encontro com Presidentes de Câmara, tal como tinha realizado no início do seu primeiro mandato.

No encontro, antes da intervenção do Presidente da República, usou da palavra a Presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Luísa Salgueiro, em nome dos Presidentes de Câmaras Municipais.

Seguiu-se um momento musical com a atuação da Orquestra Geração e do fadista Camané.

“A Revolta dos Objetos” no Curvo Semedo em Montemor

O Curvo Semedo recebe “A Revolta dos Objetos – Uma Conferência Animada”, hoje às 21.30 horas

Sinopse “O aparato de uma conferência é o ponto de partida para esta nova incursão no mundo das coisas. Esta não é, no entanto, uma conferência qualquer: o conferencista é um ator e a sua comunicação é uma performance na qual os objetos insistem em ter ainda uma palavrinha a acrescentar.”

Esta é uma atividade para maiores de 12 anos, promovida pelo Teatro de Ferro.

Jogos tradicionais para os mais novos no Dia Mundial da Criança

Nas celebrações do Dia Mundial da Criança houve espaço para a atividade física, com jogos de equipa, desde vólei, futebol até ao ténis, bem como jogos tradicionais tais como corrida de sacos e cântaros de água, até lutas de balões de água.

Todas as atividades desenvolvidas ao longo desta tarde foram de entrada livre. Houve ainda oferta de pipocas, gelados e algodão doce, para os mais novos.

Explorar as artes plásticas no Dia Mundial da Criança

Ao longo da tarde de ontem, nas celebrações do Dia Mundial da Criança, o Parque Urbano esteve repleto de famílias que participaram nas atividades e brincadeiras promovidas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para animar este dia, para além dos insufláveis, foram muitas as crianças, juntamente com os familiares, que quiserem participar nos diferentes Ateliers de artes plásticas, promovidos pela Oficina da Crianças, Porta Mágica e Monte Dentro.

[/shc_shortcode]

 

Dia Mundial da Criança em família foi para miúdos e graúdos

Montemor-o-Novo acolheu ontem, no Parque Urbano, as celebrações do Dia Mundial da Criança, com diversas atividades promovidas e pensadas para toda a família.

Desde os insufláveis, desportos de equipa e jogos tradicionais, à Feira do Livro, Teatro, Marionetas e ateliers de artes plásticas, foram muitas as diversões para os mais pequenos e as suas famílias, ao longo da tarde ontem.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Presente nestas comemorações esteve o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, que afirma que o Dia Mundial da Criança “é um evento importantíssimo, por acaso tenho pena de não se repetir mais vezes”, acrescentando que “ver as crianças felizes, as crianças realmente são o melhor do mundo, é muito bom”.

Para Henrique Lopes, vereador com pelouro da educação na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo confessa que, “ver aqui crianças de várias idades e os pais, toda a comunidade envolvida, neste espaço que é icónico”.

O vereador acrescenta ainda que a vertente de “humanismo, à socialização depois do contexto pandémico que vivemos um pouco, acho que é importante e em alturas de guerra, em que todos os dias nos chega uma informação que não é muito apelativa à vida, estes momentos de felicidade que aqui vivemos, acho que dão sentido à vida e é um antivírus para o mal.

Henrique Lopes relembra que “este é também o momento de reencontro de pais com filhos”, acrescentando que “o Dia da Criança é todos os dias e acho que dá sentido à vida, estamos mais felizes”.

Para a vereadora na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Sylvie Santos, “nós temos muito boas condições em Montemor, para realizar este tipo de atividades”, realçando a importância de “festejar estes dias, até porque as crianças são o mais importante do mundo”.

Quanto às atividades promovidas, para Sylvie Santos “este horário que nós estabelecemos ajuda também a que haja esta dinâmica, com as famílias, que por vezes é complicado porque estão a trabalhar”.

Uma das atividades mais concorridas foi a corrida de sacos e cântaros de água, que, tal como explica Zília Tovar, do Serviço de Património Cultural, “é uma corrida, que mistura os jogos tradicionais, com atividades tradicionais”, acrescentando que este “é um jogo que faz sempre sucesso porque eles adoram molhar-se e despejar a água nas cabeças, uns dos outros”.

Para além dos jogos, as crianças puderam assistir a várias peças de teatro, como é o caso de “Memórias”, um espetáculo do Teatro Recusas, inserido na programação do 14º Encontro Internacional de Marionetas. Andréia Previtali, atriz, marionetista, da CIA – Teatro da Recusa confessa que “elas encantam-se muito, justamente porque apresenta um outro universo”. A atriz explica que esta peça “é na linguagem de teatro “lambe-lambe”, uma linguagem onde apresentamos uma peça de teatro, de curta duração, em tamanho reduzido, com iluminação, com cenário e com marionetas”, revela.

Outro dos espetáculos apresentados foi “Chef Nature”, da Companhia Markeliñe, um espetáculo inserido no Festival Sementes. Tal como explica Jon Koldo Vázquez, este espetáculo conta a história de um restaurante, no qual os seus clientes, por estarem muito conectados com a WiFi, tentam de todas as formas libertar-se dessa dependência.

César Soeiro, um dos meninos que participou nas celebrações deste dia explicou à Rádio Nova Antena que “é divertido estar com os meus amigos aqui. Estive nos insufláveis e agora vou para as pinturas de caras”.

Já a mãe, Eduarda Sebastião, mostrou-se feliz pela realização deste evento até porque “muitas destas crianças não tinham ainda visto, ou experienciado, este tipo de divertimentos e portanto, ainda bem que estamos numa fase melhor da pandemia e que eles podem brincar à vontade”.

Sofia Correia, uma das responsáveis pela banca da Associação de Pais Saber Crescer acredita que as crianças precisavam de um dia destes, após as restrições da pandemia e revela que, desde sorteios, a jogos de tabuleiro, as crianças tiveram muito com que se ocupar. Segundo Sofia Correia as crianças estavam “ansiosas do Dia da Criança há tanto tempo e nós gostamos de ver as nossas crianças felizes”.

No espaço da Associação de Pais Saber Crescer estava Raquel Ribeiro, que nos explicou como estava a ser o seu dia e quais as atividades que tinha gostado mais, “dos insufláveis”, acrescentando que “há pinturas faciais, barraquinhas, comida, teatro”.

Houve ainda, ao longo da tarde, oferta de gelados, algodão doce e pipocas. As crianças tiveram ainda a oportunidade de assistir a peças de teatro neste dia, inseridas no Encontro Internacional de Marionetas e no Festival Sementes.

[/shc_shortcode]

Marionetas e teatro no Dia Mundial da Criança em Montemor

Montemor-o-Novo acolheu as celebrações do Dia Mundial da Criança, no Parque Urbano da cidade, uma iniciativa que reuniu miúdos e graúdos, em família.

Desde piscina de bolas a apresentações de teatro, inseridas no 14º Encontro Internacional de Marionetas e no Festival Sementes, foram várias as atividades que reuniram os montemorenses neste dia especial.

Delta Cafés inaugura primeira quinta urbana de Cascais na terça-feira

A primeira quinta urbana de Cascais – Nãm Urban Farm vai ser inaugurada na terça-feira, 7 de junho, às 15 horas, numa organização da Delta Cafés, a Start Up Nam e a Câmara Municipal de Cascais.

Este projeto de economia circular baseia-se na recolha controlada e certificada da borra de café e na sua utilização para a produção sustentável e consciente de cogumelos em Cascais, que são posteriormente vendidos, completando um círculo perfeito.

Após o enorme sucesso da primeira quinta urbana em Lisboa, Marvila, o projeto de economia circular chega agora a Cascais, dando o primeiro passo na expansão geográfica do negócio.

O evento realiza-se, no Mercado da Vila em Cascais, e conta com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do presidente Executivo do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro e restantes membros da Administração, e do fundador da Start Up Nam, Natan Jacquemin.

Cerveja artesanal e Dark Sky Alqueva aliados em festival

A Beer In The Sky é o nome do festival que vai decorrer entre os dias 10 e 12 de junho, no castelo de Alandroal. Este festival pretende conciliar a cerveja artesanal com o Dark Sky Alqueva e potenciar a cultura do território.

Para João Grilo, tendo em conta “o crescimento da produção de cerveja artesanal no Alentejo, é necessário ter um evento que lhe dê destaque, à semelhança do que já acontece com o vinho. O evento é também direcionado a outros produtos, ligados ao território e à sua cultura. Ao mesmo tempo, uma vez que fazemos parte do Dark Sky Alqueva, vamos conjugar estas duas dinâmicas”.

Ao todo, serão 40 cervejeiras com uma oferta de mais de 200 estilos, havendo também a oportunidade para novas apostas de bebidas como destilados, sidras, kombuchas de produção portuguesa. Além disso, será lançada uma cerveja-celebração em parceria com o Dark Sky Alqueva, intitulada “Reserva de Escuro”.

O Festival Beer In The Sky conta ainda com música, dança e cozinha ao vivo. O som está a cargo do coletivo de Berlim Pilantragi, com os DJs Rodrigo Bento e Rodrigo da Matta & Friends a tratarem de ajudar a compor a banda sonora.

Saber Crescer com pinturas faciais e doces no Dia Mundial da Criança

O Parque Urbano de Montemor-o-Novo celebrou ontem o Dia Mundial da Criança. Foram várias as atividades que estiveram disponíveis para os mais novos, incluindo oferta de gelados, algodão doce e pipocas.

No espaço da Associação de Pais Saber Crescer, as crianças puderem fazer pinturas faciais, origamis em Papel Eva, jogos de madeira e pinturas de desenhos e máscaras. Havia ainda venda de bolos, compotas, cafés e rifas.

Liga dos Combatentes de Montemor felicita a RNA pelos seus 10 anos

Celebram-se hoje, dia 1 de junho, os 10 anos da nova gerência da Rádio Nova Antena, de Montemor-o-Novo.

Para assinalar esta data importante, “a direção do núcleo de Montemor-o-Novo da Liga dos Combatentes vem por este meio dar os parabéns pelo vosso aniversário e também pelo trabalho que têm desenvolvido ao longo destes anos todos e que continuem por muitos mais anos, são os votos desta associação”.

Festival dos Jogos e da Diversão chega a Cabrela

Cabrela vai receber a partir de amanhã e até 5 de Junho, a 8ª edição do Ludopolis – Festival dos Jogos e Diversão, que conta com atividades para toda a família.

Paula Martins, presidente da Junta de Freguesia de Cabrela adianta que “os bilhetes para participar neste festival, estão disponíveis na bilheteira online do município” de Montemor-o-Novo, sendo esta a primeira vez que o Ludopolis acontece em território alentejano. Ao longo destes quatro dias, a vila de Cabrela irá transformar-se num palco para diversão para os mais novos.

São várias as atividades programadas, desde “jogos multimédia, lúdicos, jogos desportivos” e até torneios e atividades para crianças e bebés.

As iniciativas nos dias 2 e 3 destinam-.se ao público escolar, estando os dias seguintes abertos a toda a comunidade que queira visitar e participar nestas atividades.

The Black Mamba em Arraiolos no sábado dia 9

As Festas de São Boaventura, regressam entre 8 e 10 de julho, de sexta-feira a domingo.

Na Praça do Município, num concerto com acesso livre do público, animam a noite de dia 9, sábado, The Black Mamba com um espetáculo que começa às 22 horas.

Marionetas no Dia Mundial da Criança em Montemor-o-Novo

Teatro Recusas apresenta hoje “Memórias”, um espetáculo direcionado para o público infantil, inserido na programação do Encontro Internacional de Marionetas.

O espetáculo será apresentado no Parque Urbano de Montemor-o-Novo, onde decorrem as celebrações do Dia Mundial da Criança, pelas 16 horas.

Mais tarde, a partir das 19.30 horas, as marionetas regressam às comemorações deste dia 1 de junho com “Kamishibai Bicycle” da companhia PapierThéatrê.

Todas as atividades inseridas na programação das comemorações do Dia Mundial da Criança são de entrada livre.

António Ceia da Silva deseja os parabéns à RNA

Em dia de celebração de aniversário da Rádio Nova Antena, António Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, deixa as felicitações à Rádio por mais um aniversário

“Cientes do papel da Comunicação Social Regional e Local, nas políticas de proximidade e na promoção da cultura e identidade da nossa Região Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e o seu Grupo de Incentivos à Comunicação Social (GICS), felicitam a RNA – Rádio Nova Antena, pelos seus 36 anos de presença permanente na nossa Região.

Expressamos ainda a todos os profissionais desse OCS, as nossas felicitações e votos de sucesso na sua missão”.

Tarde de diversão para as crianças em Montemor-o-Novo

Celebra-se esta quarta-feira o Dia Mundial da Criança e em Montemor-o-Novo são várias as atividades que estão a ser programadas para os jovens deste concelho.

As atividades têm lugar no Parque Urbano de Montemor-o-Novo, a partir das 16 horas, com Ateliers, Feira do Livro, Insufláveis, Trampolim, Piscina de Bolas, bem como oferta de pipocas, algodão doce e gelados.

Para além destas, estão ainda programados espetáculos. Inserido na programação do XIV Encontro Internacional de Marionetas, serão feitas duas apresentações, a primeira decorre entre as 16 horas e as 18 horas, “Memórias”, pelo Teatro da Recusa. O segundo espetáculo “Kamishibai Bicycle”, pela companhia “Papierthéâtre”, é apresentado às 19.30 horas.

Pelas 18 horas realiza-se o espetáculo “Chefe Nature” da Companhia Markeliñe, um espetáculo inserido no Festival Sementes. A animação continua pela noite com uma “Glow Party”, das 21 horas às 22 horas, com o DJ Slowminded, no auditório do Parque Urbano.

As atividades são todas gratuitas. O programa e mapa do espaço onde decorrem as atividades pode ser consultado aqui.

48 anos de Centro Cultural e Recreativo 1º de Maio em São Geraldo

O Centro Cultural e Recreativo 1º de Maio em São Geraldo celebra hoje 48 anos de existência. Esta infraestrutura situa-se em São Geraldo e foi fundado a 1 de junho de 1974.

Para celebrar este aniversário, no próximo sábado às 15 horas haverá uma sessão solene e de seguida, às 16 horas, uma atuação com David Mira.

Pelas 16.30 horas cantam-se os parabéns, terminando o dia, às 21.30 horas, com a atuação de”Ciranda, Música Popular”, um concerto inserido na programação do Ciclo da Primavera.

Ainda no domingo, na continuação das celebrações, irá ser prestada homenagem aos sócios falecidos, numa missa, às 11 horas.

Dia Mundial da Criança celebrado no Parque Urbano de Montemor

Hoje, quarta-feira, 1 de junho, celebra-se o Dia Mundial da Criança e, por isso, o Município de Montemor-o-Novo está a promover diversas atividades gratuitas para os mais novos.

Tal com explica o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, “vamos ter umas grandes comemorações do Dia Mundial da Criança, no Parque Urbano, das 16 horas até às 22 horas, com muitas atividades”, adiantando que do programa fazem parte, “insufláveis, ateliers, a Feira do Livro Infantil e Juvenil e muito mais”.

Para além de todas as iniciativas propostas, desde oferta de doces e gelados, até às atividades lúdicas e desportivas, vai decorrer “um espetáculo, entre as 16 horas e as 18 horas, o espetáculo “Memórias”, do Teatro da Recusa, que está inserido no Encontro Internacional de Marionetas”, acrescentando que “temos às 18 horas, o espetáculo “Chefe Nature” da companhia Markeliñe, inserido no Festival Sementes”, e ainda “às 19.30 horas, o espetáculo “Kamishibai Bicycle”, também no do Encontro Internacional de Marionetas”.

Este dia termina “entre as 21 horas e as 22 horas temos uma discoteca “Glow Party” com o DJ Slowminded”, no auditório do Parque Urbano.

Pelo Parque Urbano, hoje, a partir das 16 horas, são várias as atividades programadas para as crianças. Para além destas iniciativas há ainda Ateliers promovidos pela Associação de Pais Saber Crescer e Inauguração da Parede Livre de Graffitis no Centro Juvenil.

“A Revolta dos Objetos” no Curvo Semedo em Montemor-o-Novo

O Curvo Semedo recebe “A Revolta dos Objetos – Uma Conferência Animada”, hoje a partir das 14.30 horas.

Sinopse “O aparato de uma conferência é o ponto de partida para esta nova incursão no mundo das coisas. Esta não é, no entanto, uma conferência qualquer: o conferencista é um ator e a sua comunicação é uma performance na qual os objetos insistem em ter ainda uma palavrinha a acrescentar.”

Esta é uma atividade para maiores de 12 anos, promovida pelo Teatro de Ferro e que decorre no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança.

Olímpio Galvão felicita a RNA pelos 10 anos de “comunicação social forte e independente”

A Rádio Nova Antena completa hoje, 10 anos de existência, com emissões regulares.

É na frequência 101.3 que é emitida a RNA de Montemor-o-Novo, fazendo esta parte do grupo Alentejo em FM, do qual a Rádio Elvas e a Rádio Campo Maior, fazem parte.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo felicita “em meu nome e em nome do município, dar os parabéns à Rádio Nova Antena, uma rádio muito importante para o concelho, uma rádio que para além de fazer companhia, a muitos de nós, quer seja na nossa atividade profissional, quer seja, nos nossos tempos livres, uma rádio que traz muita informação”.

O autarca destaca ainda a importância de existir “uma comunicação social forte, independente e que traga muita da verdade, muito do que se vai passando no nosso concelho”.

Em forma de felicitação, o presidente da Câmara deixa “desejos de muitos e bons anos à Nova Antena, que tenham um futuro excelente”.

Lisboa tem agora 41 radares de velocidade

A partir desta quarta-feira, 1 de junho, quem conduzir em Lisboa tem de ter muito cuidado com a velocidade, se quiser evitar elevadas multas por ultrapassar o limite de velocidade imposto em cada um dos 41 locais da capital. Nestes, 20 localizações de radares já existiam, mas os aparelhos foram substituídos, enquanto se acrescentaram 21 novos pontos lisboetas com radares.

Os 20 locais onde já existiam radares são a Avenida Santos e Castro (2), Avenida Lusíada (2), Avenida General Norton de Matos, Avenida Padre Cruz (2), Avenida Marechal Gomes da Costa, Avenida da Índia, Avenida Infante D. Henrique (2), Avenida Dr. Alfredo Bensaúde (2), Avenida Almirante Gago Coutinho, Avenida de Ceuta, Avenida Calouste Gulbenkian, Avenida Marechal Craveiro Lopes, Segunda Circular e Avenida dos Combatentes.

Porém, Lisboa tem agora mais 21 novos pontos com radares de controlo de velocidade instalados: Avenida da Índia, Avenida de Brasília, Avenida Infante D. Henrique (2), Avenida de Ceuta (2), Avenida General Correia Barreto (2), Avenida Estados Unidos da América (2), Avenida Marechal Gomes da Costa, Avenida Almirante Gago Coutinho, Avenida Eusébio da Silva Ferreira, Avenida 5 de Outubro, Avenida da Igreja, Avenida Cidade do Porto, Avenida João XXI, Avenida Afonso Costa, Avenida Eng.º Duarte Pacheco, Segunda Circular e Avenida das Descobertas.

Dia Mundial da Criança celebrado hoje

O Dia Mundial da Criança assinala-se todos os anos a dia 1 de junho, uma data que pretende sensibilizar para a defesa dos direitos das crianças e para a necessidade de promover melhores condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento.

Ao longo deste dia são várias as iniciativas criadas e pensadas para os mais novos, uma forma de homenagear e assinalar esta data importante, quer seja com atividades lúdicas ou desportivas, quer seja com muitas brincadeiras.

Em Portugal é habitual realizarem-se atividades direcionadas para os mais novos nas escolas, para que estes tenham um dia diferente com muita animação e brincadeiras.

Este foi um dia estabelecido oficialmente em 1950 na sequência do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, realizado no ano anterior, em Paris.

Longa vida à RNA​

​Assinalamos dez anos da nossa presença na Rádio Nova Antena, neste dia 1 de junho.

Desde 2012, a fácil interligação com a Rádio ELVAS e a Rádio Campo Maior ajudaram a que o grupo tenha hoje um alcance e uma cobertura que divulga Montemor-o-Novo, por uma faixa enorme de território nos distritos de Évora, Setúbal, Lisboa, Santarém, Portalegre e Beja, mas também por terras de  Espanha.

As notícias e os acontecimentos da região chegam hoje muito longe e os ouvintes valorizam o trabalho de proximidade que realizamos, procurando acompanhar os eventos mais importantes de Montemor-o-Novo e da região.

O desporto é uma mais valia na RNA, não se limitando ao futebol pois, pelos nossos estúdios e pelas nossas emissões, passam as mais variadas modalidades.

No entretenimento, juntamos com a RNA no Alentejo em FM uma vasta audiência nos programas da manhã e nos discos pedidos.

Somos a companhia de muitas pessoas que estão sós, uma voz amiga e solidária.

Obrigado, Montemor-o-Novo, po​r​ estes dez anos muito preenchidos.​ Longa vida à RNA​!