Candidatura à UNESCO é o próximo destino do Tapete de Arraiolos

A edição deste ano da iniciativa O Tapete está na Rua, que terminou ontem em Arraiolos, teve um sabor especial, uma vez que é a primeira edição que se realiza após a inscrição da candidatura do Tapete de Arraiolos no registo nacional de inventário.

Para Sílvia Pinto (na foto), presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, é muito importante “valorizar o Tapete de Arraiolos e salvaguardá-lo para gerações futuras. Estamos a trabalhar no dossier para podermos apresentar a nossa candidatura à UNESCO. É um trabalho que tem o seu tempo e que queremos fazer bem porque o tapete merece isso”.

A diretora regional de cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira (na foto à direita), explica que “nenhuma candidatura pode ser apresentada à UNESCO sem estar primeiro inscrita no registo nacional de inventário. Foi preciso cumprir esse procedimento estando uma parte da candidatura já feita”.

Ana Paula Amendoeira refere que “o papel da direção regional de cultura é o de apoiar na elaboração destes dossiers, para que estes processos tenham o melhor resultado possível”.

O Tapete de Arraiolos, com origem na vila alentejana com o mesmo nome, foi inscrito, em setembro do ano passado, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.