Ciclo Lunar de João Luís Nabo apresentado no Curvo Semedo

Ciclo Lunar é o novo livro do montemorense João Luís Nabo que será apresentado hoje, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, pelas 17 horas.

Segundo explica João Luís Nabo, autor desta obra que conta com “duas novelas góticas e uma história de amor”, “Ciclo Lunar” gira em torno de três conventos emblemáticos para a cidade de Montemor-o-Novo, “ a primeira história passa-se no Convento da Saudação, no Castelo, a segunda no Convento de São Francisco, junto às Piscinas Municipais e a terceira história passa-se entre o Convento de São Domingos e o Convento da Saudação”, sendo que há ainda um elemento, “que é a Lua Cheia, que vai atravessar as três histórias”, funcionando como elemento unificador.

Na apresentação deste livro estarão presentes várias personalidades que, de alguma forma, contribuíram para a criação desta obra, “o meu amigo Pedro Coelho, jornalista e professor universitário, na Nova, vai fazer a apresentação do autor o meu editor, Dr. Fernando Mão de Ferro, que estará para falar em nome das Edições Colibri, depois a professora Maria Antónia Lima, da Universidade de Évora, professora de Literatura”, responsável pelo prefácio de Ciclo Lunar, “presidente Olímpio Galvão, o vereador Henrique Lopes, o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, António Danado e o arqueólogo Carlos Carapetudo”, que apoiou todo o processo de criação da escrita desta obra, em termos factuais e históricos. Quanto à capa, esteve a cargo de Luís Sampaio, fotógrafo.

É ainda revelado que foram criados os “Roteiros dos Conventos de Vila Nova, uma proposta que eu fiz à Câmara Municipal, depois de escrever o livro, que foi aceite de imediato e eu agradeço imenso ao município”, afirma o autor, permitindo aos leitores viajar pelos três conventos montemorenses onde se desenrolam “as terríveis narrativas que terão oportunidade de ler e que servirão, também, para que os leitores possam visitar os conventos sob uma perspetiva mais literária”, destaca.

Segundo o autor estas “são histórias que vão tirar o sono aos leitores, não são histórias pacíficas, são histórias muito duras de ler”, sendo estas totalmente ficcionais, em termos de enredo, “só que adaptadas aos três conventos da nossa cidade”.

Estas histórias que podem ser lidas de forma independente, acontecem entre 1501, data de fundação do Convento da Saudação, até 1630, no final da Idade Média.

Este livro que nasceu em plena pandemia, criado pelo gosto de “escrever e da literatura” do montemorense, surgiu depois do lançamento do seu primeiro romance “Sertório, em maio de 2020, em junho de 2020, começo a escrever o Ciclo Lunar e termino em julho 2020”, algo que segundo o autor acontece pois “havia muita coisa a precisar de ir para o papel com urgência”.

Ciclo Lunar vai estar à venda a partir de segunda-feira, em todas as livrarias e papelarias de Montemor-o-Novo, bem como nas outras superfícies habituais. Esta tarde, pelas 17 horas, no cineteatro Curvo Semedo, será apresentado oficialmente esta nova obra do montemorense João Luís Nabo.