Fim-de semana do caracol decorre em Borba

O já tradicional fim-de-semana do caracol, em Borba, decorre nos próximos dias 1, 2 e 3 de Julho de 2022. A iniciativa é desenvolvida pelas juntas de freguesia de Matriz e São Bartolomeu e pretende promover este petisco tão característico da região.

Diogo Fernandes, produtor de caracoleta em Borba, refere que “estes eventos são muito importantes para toda a economia da região. Tanto para nós, produtores, como para potenciar tudo, desde os vendedores aos cafés, pelo que acho que estas iniciativas beneficiam, não só a zona de Borba, como todo o Alto Alentejo”.

A empresa Caracoleta de Borba, de cariz familiar, surgiu “há cerca de cinco anos e dedica-se à produção e venda de caracoleta nacional. Não é muito tempo e tem sido uma aprendizagem através do trabalho, melhorando de ano para ano. Não tem sido fácil mas também, nos últimos anos, nada tem sido fácil”.

Diogo Fernandes refere que no período pré pandemia “o número de produtores de caracoleta aumentou muito. Nesta altura, a oferta é muito inferior à procura e a nossa empresa, que sofreu muito com a pandemia e ainda está a reagrupar-se, não consegue dar resposta”.

O fim-de-semana do caracol conta ainda com animação musical, diversões e uma prova cega dos cerca de 20 a 25 pratos de caracóis dos estabelecimentos aderentes.

A animação, dia 1, está a cargo do acordeonista Tiago Afonso, e o espetáculo musical com Rui Alves e Banda 7ª arte. Dia 2 é a vez da Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba e o espetáculo com o grupo Chave D`ouro e dia 3 espetáculo com Bellota Trompetera e a prova cega de caracóis.