Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria em Viana do Alentejo

Viana do Alentejo recebe a primeira edição do FICO – Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria, que decorre entre a Praça da República e o Castelo, nos dias 1, 2 e 3 de julho, de sexta-feira a domingo.

Ao longo de três dias, o centro da vila conta com vários momentos de animação. O cante alentejano, uma recriação histórica intitulada “Pisar o barro”, vários workshops, animação de rua, mostra de olaria, ilustração e tasquinhas, com destaque para os concertos no Castelo, fazem parte do programa.

A iniciativa tem por base a segunda residência artística, que decorre ao longo das próximas duas semanas, nas duas oficinas da família de oleiros Feliciano Agostinho, juntando nove criativos portugueses. Durante o festival, são também exibidos os resultados da residência “Tasco em Viana”, realizada em 2021, e da qual resultou a exposição patente na Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana, intitulada “Viana, Olaria, Oleiros e Ilustradores”, visitável até 30 de setembro.

Organizada pelo Município de Viana do Alentejo, em parceria com a agência de design e cultura VICARA, a iniciativa conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia local e da Direção Geral de Cultura.