Mora aprova Plano Municipal Operacional 2022

O Plano Operacional Municipal de Mora(POM) 2022 foi aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI), em reunião realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Das entidades que compõem a CMDFCI estiveram representadas o Município de Mora, através do Gabinete Técnico Florestal (GTF), as Juntas de Freguesia de Cabeção e de Pavia, o Regimento de Artilharia nº5 do Exército, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a AFLOSOR, a Associação de Produtores Florestais, a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e os Bombeiros Voluntários de Mora.

O POM, agora aprovado, é um documento de vigência anual que regula a articulação entre entidades municipais e distritais. Objetivamente, o POM operacionaliza todo o dispositivo de Gestão Integrada de Fogos Rurais, ao passo que auxilia igualmente no planeamento do combate aos incêndios florestais.

Trata-se de um Plano de importância extrema, designadamente, na realização de ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância no pós-incêndios florestais.

Duas provas de equitação este fim de semana em Montemor

A equitação está em destaque este fim de semana, dias 1 e 2 de outubro, em Montemor-o-Novo, com duas atividades distintas.

A fase concelhia de equitação dos jogos do município decorre amanhã, a partir das 9 horas, no parque de Feiras e Exposições da cidade. Trata-se uma prova, como explica António Mariano, presidente da direção da Escola de Equitação Equimor, que “reúne vários cavaleiros do concelho, sendo apoiada pela Câmara Municipal”. O responsável vê com “muito agrado e satisfação” o facto de o município incluir esta modalidade desportiva nos jogos do concelho, porque a Equitação em Montemor, é um dos desportos com grande afluência, não só nas provas de obstáculos, mas também com o raide fazemos em fevereiro, de cada ano”.

Já no domingo, 2 de outubro, a Equimor organiza, a partir das 9.30 horas, também no Parque de Feiras e Exposições uma Poule de Obstáculos. Esta iniciativa, refere António Mariano, “com provas desde gincana para as crianças, até altura de 1,10 metros, contando com cerca de 130 conjuntos participantes”.

O presidente da direção da escola de equitação Equimor adianta ainda que esta Poule, “não tem prémios financeiros, mas sim troféus e diplomas, porque o objetivo é fomentar a formação, mais do que a competição”.

Parque de Feiras e Exposições de Montemor que recebe amanhã a fase concelhia de Equitação, a partir das 9 horas, já no domingo decorre a Poule de Obstáculos, a partir das 9.30 horas, da responsabilidade da Equimor.

Nova etiqueta energética é o tema em destaque na DECO

A DECO estabeleceu um acordo com a ADENE, a Agência para a Energia, que tem como objetivo promover a eficiência energética, junto dos consumidores em Portugal, para que conheçam esta ferramenta, que permite ajudar a escolher os eletrodomésticos de forma eficiente e esclarecida.

Neide Brás, jurista na Delegação da Deco Alentejo revela que “uma das vantagens é ajudar os consumidores a fazer escolhas que permitem reduzir o consumo de energia e, consequentemente, baixar o valor da fatura, no final do mês, sendo também importante na redução da emissão de gases com efeitos de estufa, melhorando a pegada ambiental e acelerando a transição energética, em curso”.

Esta nova etiqueta energética, acrescenta a jurista, “é mais fácil de ler, dá mais informação, tem do um QR Code que permite ver online a ficha de informação do produto  e toda a informação detalhada da etiqueta energética”.

As informações relativas à nova etiqueta energética estão disponíveis no site www.novaetiquetaenergetica.pt.

O Acordo entre a Associação para a Defesa do Consumidor e a ADENE para a promoção deste nova etiqueta energética é o tema em destaque esta semana na rubrica da Deco, que pode ouvir, no podcast abaixo:

Agrupamento de escolas de Montemor recebe Packs Ensino da CIMAC

A CIMAC, em articulação com os 14 municípios que a compõem, e a Accessible Portugal promoveram uma sessão de entrega de Packs Ensino a todos os Agrupamentos de Escolas do Alentejo Central, no âmbito do Projeto InclusivTUR.

Em Montemor-o-Novo, a entrega do pack ensino ao Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo realizou-se no dia 27 de setembro, na Escola Secundária de Montemor-o-Novo. Na referida sessão estiveram presentes, o diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, a adjunta do diretor do Agrupamento, os docentes da Educação Especial e uma Técnica do Município.

O projeto InclusivTUR – Alentejo é um projeto de promoção do turismo acessível e inclusão social através da Qualificação da oferta turística, Qualificação da procura turística, a Desmistificação dos preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência ou algum tipo de característica diferenciadora/ necessidades especiais e o Desenvolvimento do potencial turístico da Região Central do Alentejo.

Os Pack Ensino, entregues gratuitamente aos 18 Agrupamentos Escolares do Alentejo Central, destinam-se aos três ciclos, do ensino básico, e têm o objetivo de sensibilizar também crianças e jovens para o tema da diversidade, da deficiência e da inclusão.

GNR dá início à operação Censos Sénior 2022

A Guarda Nacional Republicana (GNR), realiza a partir de hoje e durante todo o mês de outubro, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2022”, no âmbito do Policiamento Comunitário, que visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa.

Os cerca de 400 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, vão priorizar e privilegiar durante o período desta Operação, um conjunto de ações e patrulhas, contanto com a colaboração de parceiros nacionais e locais de âmbito social e de saúde, junto da população idosa e com maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas. O objetivo visa reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Na edição de 2021 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda sinalizou 44.484 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança, tendo sido as situações de maior vulnerabilidade reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro. Na referida edição, a GNR realizou ainda 172 ações em sala e 3.431 ações porta a porta, abrangendo um total de 19.812 idosos. A Guarda, desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, tem vindo a atualizar a sinalização geográfica desta população, proporcionando assim um apoio mais próximo e dirigido, contribuindo, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o aumento do sentimento de segurança.

O programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, do Ministério da Administração Interna, tem procurado, através da ação das Forças de Segurança garantir melhores condições de segurança e tranquilidade às pessoas idosas, garantindo um policiamento integrado, mais próximo e humano.

[/shc_shortcode]

Festa do Teatro em Montemor com 14 espetáculos em outubro e novembro

A “Festa do Teatro”, a decorrer nos meses de outubro e novembro, é uma coprodução do movimento associativo, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, e proporciona a apresentação, em diferentes espaços, de 14 espetáculos para os mais diversos públicos num total de 24 apresentações, oito delas nas freguesias rurais.

Na edição de 2022, assumem um especial destaque as cinco estreias das várias estruturas ligadas ao teatro, que desenvolvem trabalho em Montemor-o-Novo – Algures, Alma d’Arame, Grupo de Artes de Palco da Universidade Sénior do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo, Projeto Ruínas e Trimagisto – assim como, no âmbito do ‘Festival Manobras’, a apresentação de dois espetáculos internacionais e da estreia da coprodução “Bom Anfitrião”, com participação de artistas locais de vários municípios que integram a Artemrede. A Artemrede é uma estrutura de programação e colaboração em rede, que o Município de Montemor-o-Novo integra desde 2018.

Com a realização desta iniciativa, o Município apoia as Associações locais participantes bem como as suas estruturas parceiras, acolhidas no concelho ao longo destes dois meses de Festa do Teatro.

A programação completa para consultar no quadro abaixo:

Cerca de 500 fardos de palha arderam em Perolivas (Reguengos)

O Comando Territorial da GNR de Évora, na sua área de responsabilidade, registou quinta-feira, 29 setembro, cinco acidentes de viação, sendo três colisões, um despiste e um atropelamento, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

Um incêndio, em anexo agrícola, foi registado em Perolivas, no concelho de Reguengos de Monsaraz, tendo ardido cerca de 500 fardos de palha.

Ao nível da criminalidade foram registadas sete ocorrências: três crimes contra o património, dois crimes contra as pessoas e dois contra a vida em sociedade.

A GNR registou ainda, no âmbito contraordenacional, 102 infrações à legislação rodoviária e uma à legislação policial.

Festival da Cebola Roxa no Mercado Municipal de Montemor

O Festival Da Cebola Roxa De Montemor termina amanhã, sábado, dia 1 de outubro, com diversas atividades no mercado municipal.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor-o-Novo explica que este “é um produto de muita qualidade e que tem sido recuperado, nos últimos anos, com o apoio da autarquia, e tem sido um sucesso sendo que toda a produção tem sido escoada, e é apreciado por todos os consumidores”.

Também são mais de uma dezena, os restaurantes do concelho de Montemor, onde a cebola roxa está em destaque nos pratos preparados. Pode consultar aqui, a lista de restaurantes.

Hoje, dia 1 de outubro, no mercado municipal, para além da venda de cebola roxa, entre as 7 e as 13 horas, há diversas atividades relacionadas com este produto, como showcooking com Margarida Ferreira (Tarro da Villa), mostra e prova de produtos de Cebola Roxa e atelier ”A Cebola dos Afetos”.

Olímpio Galvão adianta ainda que esta iniciativa se insere na estratégia alimentar do concelho de Montemor, a SMEA, “que privilegia os circuitos curtos entre o produtor e o consumidor, bem como os produtos biológicos, sem aplicação de herbicidas, com uma qualidade fantástica, sendo um dos melhores produtos agrícolas, do nosso concelho”.

14 Restaurantes de Montemor-o-Novo no Festival da Cebola Roxa

São 14 os restaurantes de Montemor-o-Novo que se juntaram ao Festival da Cebola Roxa, que decorre até dia 2 de outubro, com o objetivo de proporcionar uma partilha de sabores e experiências únicas, criando pratos com este produto de “comer e chorar por mais”.

A cozinha é um mundo de conceitos, união, força, trabalho de equipa e muita paixão, em que a arte, a criatividade e a emoção se unem com um propósito: criar experiências únicas!

Assim, aceite este desafio gastronómico e não perca oportunidade de descobrir a inovação à mesa, nestes restaurantes do concelho de Montemor-o-Novo: A Ribeira, Feito ao Gosto – Hamburgueria Steak House, Manuel Azinheirinha, Maça, O Leilão, O Bacalhau, O Cortiço, Pátio dos Petiscos, Petiscaki, Pizzaria do Mercado, Quinta da Nora, Rabino´s, Sem Moengas e Tasquinha Ai-Ai.

Saiba mais informações sobre o Festival da Cebola Roxa, que tem como objetivo promover e divulgar a este produto endógeno do concelho, e os restaurantes aderentes, aqui.

Município de Montemor apoia Clube de Ténis, RCM e GUS com 225 mil euros

Reconhecendo que a atividade desenvolvida pelos diversos clubes e associações desportivas são um importante contributo para a dinâmica do concelho de Montemor-o-Novo, participação essa considerada essencial para o bem-estar da comunidade montemorense, evidenciando um elevado interesse municipal e público, o Município tenta estar ao lado e apoiar todas as associações.

Recentemente, foram assinados contratos programa para a época 2022/2023, entre o Município e três das mais relevantes associações desportivas do concelho.

Considerando a importância que o Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, Grupo União Sport e Rugby Clube de Montemor desenvolvem em prol da promoção e desenvolvimento da atividade física e desportiva, tendo em conta as variadas formas de apoio que o município atribui a essas atividades, o executivo municipal, representado pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, assinou um Contrato Programa para a época 2022/23, com cada uma destas associações, onde se sistematiza os apoios num documento único, definindo-se os direitos e obrigações das partes outorgantes.

Assim, o Município de Montemor-o-Novo perspetiva conceder um apoio financeiro que poderá atingir um valor máximo de 71.750 euros, para o Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, de 60 mil euros, para o Rugby Clube de Montemor-o-Novo, e 93.350 euros, para o Grupo União Sport.

É comum a estes contratos o apoio ao investimento em remuneração de Diretor Técnico, Coordenador Técnico de camadas jovens, assistente administrativo e fisioterapeuta; bem como apoio ao desenvolvimento de equipa/escalão feminino. Estes contratos preveem ainda, entre outras ajudas, o apoio para transporte das equipas a jogos de Competições Oficiais, inscrições de atletas, pagamento de seguros desportivos, investimento em comunicação e marketing, investimento em infraestruturas desportivas e organização de torneios.

Banda Filarmónica da Casa do Povo de Lavre assinala Dia Mundial da Música

A Banda Filarmónica Simão da Veiga, da Casa do Povo de Lavre, está a assinalar o Dia Mundial da Música, que se celebra este sábado, 1 de outubro.

Para além das diversas iniciativas, destaque para o Café Concerto, agendado para sábado, às 21.30 horas, na Casa do Povo de Lavre.

Todos os interessados podem participar e assistir gratuitamente às aulas da Banda Filarmónica, através dos open-days, com a seguinte calendarização:

Quinta-feira

– formação musical (18.30 horas) – antigo jardim de infância.

– classe de trompa (19.30 horas) – antigo jardim de infância.

Sexta-feira

– classe de trombone (17.30 horas) – Casa do Povo de Lavre.

– práticas de solfejo (18.30 horas) – Casa do Povo de Lavre.

– formação musical | elementos do Coro (20.30 horas) – antigo jardim de infância.

– ensaio do Coro da Casa do Povo de Lavre (21.30 horas) – Casa do Povo de Lavre.

Sábado

– classe de percussão (10.15 horas) – Casa do Povo de Lavre.

– classe de flautas (14.45 horas) – Casa do Povo de Lavre.

– classe de trompete e trompa (15 horas) – antigo jardim de infância.

– formação musical (17 horas) – antigo jardim de infância.

– Café Concerto (21 horas) – Casa do Povo de Lavre.

O projeto “Idosos em Movimento” regressa a Montemor-o-Novo

Foto arquivo

O projeto “Idosos em Movimento” regressa já no próximo mês, outubro, a Montemor-o-Novo.

A iniciativa promove sessões de movimento para pessoas idosas e é desenvolvida através da ARPI de Fazendas do Cortiço e da ARPI de Montemor-o-Novo.

“Vamos ver se conseguimos continuar o protocolo com o Hospital de São João de Deus, ou teremos de contratar alguém para fisioterapia. Neste momento, já temos uma parceria com o sobreiro CLDS 4G, que faz o “Ativar Montemor”, mas é só em Silveiras e Montemor” explica, o vogal da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, André Banha.

Acrescenta ainda que, este projeto “é essencial para o convívio, para a parte social e para saúde mental” dos idosos.

O vogal da União de Freguesias faz um apelo a todos os idosos a participarem, “queremos muito que os idosos participem e alguns já vão querendo, pelo que acreditamos que vamos dar continuidade”.

“Criar Memórias em Terras de Ferro” em Casa Branca até dezembro

A exposição “Criar Memórias em terras de ferro” foi inaugurada no passado sábado, 24 de setembro, na Casa Branca, Santiago do Escoural, com a presença do vereador da Cultura e Arte, Henrique Lopes, e do presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, José Geraldo.

A mostra, que ficará patente até 23 de dezembro, é um percurso expositivo de 24 painéis, distribuídos ao longo da aldeia de Casa Branca, criado a partir de um processo de pesquisa documental, entrevistas à população e recolhas audiovisuais.

Com conteúdos interativos, a exposição convida também a uma expedição por alguns dos elementos histórico-culturais e naturais diferenciadores da freguesia de Santiago do Escoural, ao mesmo tempo que desafia a explorar os nossos sentidos enquanto geradores de memórias na interação com a comunidade e com os lugares que habitam este território.

Para além da inauguração da exposição e da visita ao percurso expositivo, ao fim da tarde houve Saídas de Mestre, uma Oficina de Plantas tintureiras e Herbário de plantas comestíveis, culminando a iniciativa com uma Mesa Posta (jantar).

Esta iniciativa integra o projeto “Encontro em Terras de Ferro”, desenvolvido numa parceria entre as Oficinas do Convento com a Marca ADL, que consiste, por um lado, na criação de um roteiro de visitas-oficinas “Saídas de Mestre” e, por outro, na criação deste percurso expositivo. O evento conta com o apoio da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural e cofinanciamento do Município de Montemor-o-Novo e do Programa Alentejo 2020 / FEDER.

Limpeza de árvores no Largo Alexandre Herculano condiciona estacionamento

Esta sexta-feira, dia 30 de setembro, assim como na próxima segunda-feira, dia 3 de outubro, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo vai proceder a trabalhos de poda e limpeza de árvores, no Largo Alexandre Herculano, nas traseiras dos edifícios dos Paços do Concelho.

“De modo a minimizar incómodos e evitar eventuais danos”, a autarquia apela à população para que não estacione as suas viaturas nas imediações da zona de intervenção, entre as 8 e as 17 horas.

Moeda MOR conta com perto de 60 utilizadores particulares e cerca de 30 profissionais

Montemor-o-Novo conta com a MOR, a moeda local do concelho, que só pode ser utilizada em estabelecimentos e empresas aderentes, de Montemor-o-Novo.

Rui Valente, um dos associados da Associação A.Mor, criadora desta moeda local, revela que “cada MOR equivale a um euro, havendo utilizadores particulares, que são associados e passam a ter a possibilizdade de fazer as suas compras nos estabelecimentos aderentes de Montemor, tendo uma componente social muito forte, com o objetivo de apoiar produtos e empresas locais”, acreditando que “quanto mais se fizer circular a moeda, em Montemor, mais valor fica no concelho”.

Esta moeda tem já 54 utilizadores particulares e perto de 30 profissionais, identificados através de um autocolante, sendo que toda a informação pode ser consultada aqui.

Este associado explica ainda como se utiliza a aplicação, sendo que para utilizar o MOR “é preciso ser-se associado desta Associação, para utilizarem o Mor tem que fazer uma transferência de dinheiro e na aplicação são disponibilizados os MOR, correspondentes ao valor em euros, e pode também consultar onde foram utilizados, bem como os descontos dos estabelecimentos aderentes”.

Rui Valente revela que a maior vantagem desta moeda “é de consciência social e criar um espírito de comunidade, e as pessoas perceberem quanto mais consumirem e gastar localmente, mais beneficia a comunidade”.

José Carlos Ramalhão, o último oleiro no concelho de Mora

Desde os seus sete anos de idade que José Carlos Ramalhão se dedica à Olaria, em Brotas, no concelho de Mora. Passados 46 a trabalhar, nesta arte, é agora o único oleiro, no concelho.

Aos nossos microfones, José Carlos Ramalhão revela como nasceu o gosto pela olaria. “Comecei desde criança, saía da escola ia logo brincar com barro e, é uma alegria para mim, ter pessoas de todo o mundo a comprar as nossas lembranças e a ajudar o artesanato que é algo muito antigo”.

José Carlos Ramalhão explica que tipo de trabalhos realiza, desde loiças utilitárias e decorativas, que são divulgados também no facebook, onde todos podem ter uma ideia do seu trabalho, já com as crianças desenvolve “workshops de pintura e com a roda de oleiro, cheguei mesmo a estar na Ciranda em Montemor”.

Este oleiro acrescenta que esta, não é uma arte fácil, e garante que para a mesma ter continuidade “é necessário que alguém incentive os jovens e os faça acreditar que é possível”.

Trabalhar na roda, com pessoas, é o que mais gosta de fazer, acrescenta José Carlos Ramalhão, adiantando que “hoje sou oleiro porque sempre me foi dada a possibilidade, hoje tenho rodas elétricas, mas na altura eram manuais, é um gosto que nasce no nosso coração e a minha vida tem sido isto”.

José Carlos Ramalhão, o último de mais de 40 oleiros, que existiam no concelho de Mora, em Brotas.

Montemorense Ana Gervásio bate recorde nacional em prova de natação

A montemorense Ana Gervásio bateu o recorde nacional dos 200 metros obstacle swim, no Campeonato Mundial de Salvamento Aquático Desportivo, que decorre em Itália.

O novo recorde absoluto feminino passa a ser 2:49,72, ultrapassando assim o anterior recorde de 2:52,43 de Susana Cruz, obtido em 2018.

De recordar que Ana Gervásio foi convocada, recentemente, para a Seleção Nacional de Salvamento Aquático Desportivo.

Alunos e professores do programa Erasmus “Go Green” em Montemor

A receção à comitiva que integra o programa Erasmus “Go Green”, que envolve não só o nosso país, como também França, Eslovénia, Áustria e Roménia decorreu na passada segunda-feira, 26 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, e o vice-presidente e vereador com o pelouro da Educação, Henrique Lopes, receberam os cerca de 40 alunos e professores dos países visitantes, que foram acompanhados por uma comitiva portuguesa de alunos e professores das disciplinas de línguas.

Esta comitiva, que irá estar no concelho de Montemor até sexta-feira, 30 de setembro, onde irá desenvolver várias atividades em locais como a “Herdade do Freixo do Meio”, assim como visitar pontos turísticos do distrito de Évora e de Portugal.

O programa Erasmus “Go Green” tem como objetivo a sustentabilidade e a consciencialização pelo meio ambiente. Os objetivos deste projeto assentam sobre a promoção das boas práticas relacionadas com a sustentabilidade num contexto local e internacional; a valorização do intercâmbio cultural e o respeito pela diferença, reforçando a identidade europeia; a promoção da aquisição de competências chave: criatividade, capacidade de comunicação, colaboração, competências digitais, pensamento crítico e responsabilidade pessoal e social; promoção da comunicação numa língua estrangeira e observação e obtenção de informações sobre o sistema de ensino e a orgânica das instituições de ensino no país anfitrião.

“Montemor com chocolate” regressa a 2, 3 e 4 de outubro

“Montemor com Chocolate” é o nome da iniciativa que vai decorrer, este domingo, segunda e terça-feira, dias 2, 3 e 4 de outubro, no Parque de Feira e Exposições de Montemor-o-Novo.

Trata-se de uma iniciativa organizada pela pastelaria Capri e fábrica Melgão. António Melgão, chef pasteleiro e proprietário dos estabelecimentos refere que esta iniciativa nasceu, “em 2015, depois de um desafio feito por um grupo de chefs pasteleiros”, tendo evoluído para um evento com maior dimensão.

“Montemor com Chocolate” pretende acima de tudo reunir chefs pasteleiros “com fins formativos e de divulgação, não é de venda, é algo que está relacionado com formação, primeiro direcionada aos profissionais e, este ano, também à população, no domingo, com receitas mais acessíveis e com ingredientes do dia-a-dia”.

António Melgão acrescenta que este evento quer explicar “o que se pode fazer com o chocolate e também criar laços e trocando experiências entre profissionais da pastelaria e a população, ou seja é um evento em que se divulga a gastronomia, e o chocolate”.

“Montemor com chocolate” que vai decorrer, no Parque de Feiras e Exposições da cidade, entre domingo e terça-feira. As inscrições podem ser feitas aqui, para o dia 2, domingo, já as inscrições para os dias 3 e 4, mais direcionadas para profissionais da área podem ser feitas aqui.

Borba vai ter área de serviço para autocaravanas

A obra para a área de serviço para auto caravanas (ASA), em Borba, já teve início. A infraestrutura vai ficar junto ao Parque Desportivo da cidade e deverá estar concluída no início do próximo ano.

Com capacidade para 12 auto caravanas, a ASA de Borba contemplará ainda uma área de serviço com pia de despejos e água potável, instalações sanitárias, balneários e áreas verdes e coberta para de descanso e refeições, bem como zona com informação turística.

A ASA tem o apoio do Turismo de Portugal, através de candidatura à linha de apoio à Valorização Turística do Interior, num montante global de 142.000€.

A construção da ASA de Borba insere-se no projeto de “Criação e dinamização da Rede de Infraestruturas para o Autocaravanismo do Alentejo e Ribatejo”, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O valor da empreitada é de 243.161,09 €.

Câmara de Alandroal quer resolver problema do Centro Comunitário

A candidatura da obra do Centro Comunitário de Alandroal, no âmbito do Alentejo 2020, acabou por cair por terra neste quadro comunitário, depois da autarquia ter lançado diversos concursos públicos e nenhum ter tido interessados.

Esta obra assume-se, na gíria, como “uma pedra no sapato do município de Alandroal, uma vez que, apesar de todos os esforços desenvolvidos, nenhuma empresa se interessa na conclusão da obra, independentemente do valor”, como nos referiu João Grilo, presidente da câmara.

De acordo com o autarca, o executivo vai negociar com a CCDR “para tentar incluir a obra no próximo quadro comunitário, com a esperança de conseguir resolver este problema, à semelhança de outros que nos foram deixados”.

A obra do Centro Comunitário e Biblioteca Municipal de Alandroal está parada desde 2004. O último concurso público foi lançado com o valor de 730 mil euros e mesmo assim ficou deserto.

Câmara de Montemor atribui Medalha de Mérito Municipal a Rui Horta

De sexta a domingo, de 23 a 25 de setembro, Montemor-o-Novo viveu de forma intensa as três apresentações de “Lúmen”, de Rui Horta, um projeto que surgiu no ano de saída do coreógrafo da função de diretor artístico d’O Espaço do Tempo, após 22 anos em Montemor.

Em palco, o Rui Horta decidiu celebrar a sua estreita relação com a comunidade através de uma criação multidisciplinar, que integrou várias dezenas de montemorenses, bem como outros habitantes da cidade e da região.

Lúmen prova que “leve é a tarefa, quando muitos dividem o trabalho” e esta grande produção foi construída por muitos, num trabalho intenso que uniu profissionais e amadores, pela paixão de fazer algo que marca um momento de fim de ciclo. Rui Horta foi ao detalhe e puxou pelo melhor de todos. “O resultado foi um espetáculo inesquecível, com uma mensagem forte, que combina dança, música e palavra. No final, ficamos com a certeza que “mais cedo ou mais tarde o vento voltará a soprar”. Todos os participantes estão de parabéns”, diz o Município de Montemor-o-Novo.

Após o espetáculo de sábado, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão e o vereador da Cultura e Arte, Henrique Lopes, subiram ao palco para também o Município homenagear Rui Horta, “um Homem e Artista que pisou e habitou no nosso chão e que, quer pela sua notável carreira enquanto coreógrafo quer pelo seu papel enquanto diretor artístico do Espaço do Tempo contribuiu local, regional, nacional e internacionalmente, de forma notória, para o engrandecimento e a dignificação do nome do Município, enquanto território de cultura e arte”.

A homenagem passou pela entrega a Rui Horta, após aprovação por unanimidade em Reunião de Câmara Municipal de 21 de setembro de 2022, da “Medalha de Mérito Municipal”. “É deste modo que Montemor-o-Novo agradece e reconhece o valioso trabalho de Rui Horta, em mais de duas décadas, para e com a nossa comunidade! Obrigado Rui Horta!”, diz ainda a autarquia, em nota de imprensa.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

GonçaloMAR dá cor à Casa Branca através do “Estendal”

O Município de Montemor-o-Novo deu início, neste mês de setembro, à primeira fase do “Estendal”, um projeto de arte urbana em lavadouros públicos.

A água é o tema escolhido para servir de mote a este projeto, sujeito a diferentes interpretações, consoante a leitura feita por cada um dos cinco artistas envolvidos. São, assim, esperados estilos e formas de representações muito diversos, entre o figurativo, o gráfico, o realismo e o surrealismo.

Entre 12 e 22 de setembro, sujeito a algumas limitações e interrupções, devido a fatores meteorológicos, Gonçalo Ribeiro, conhecido no panorama da arte urbana como GonçaloMAR, deu início ao projeto e concretizou a primeira intervenção. O lavadouro público da Casa Branca, na freguesia de Santiago do Escoural, ganhou cor e vida através da sua arte e, principalmente, graças aos elementos mais caraterísticos do artista, os peixes antropomórficos presentes num grande número dos seus trabalhos. Esses peixes, apelidados de “turistas” pelo próprio artista, chegam a Casa Branca numa corrente, não de água, mas de coloridos lençóis estendidos ao sol.

Quanto a esta opção criativa, GonçaloMAR justifica: “procuro criar, assente num discurso surrealista, uma ligação espontânea entre o espectador e a peça em si como um todo. Consigo isso ao “cobrir” com lençóis coloridos, embalados pelas ondas do vento, onde habitam personagens únicas que nos remetem à agua e à sua ligação como os humanos”.

Neste momento, já está a decorrer a intervenção num segundo lavadouro, localizado na vila de Santiago do Escoural, com a artistas Mariana Duarte Santos.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Dia Mundial do Coração assinala-se dia 29

A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,3 milhões de vidas colhidas por ano.

Todos os anos, a Fundação Portuguesa de Cardiologia convida todos a aderirem às comemorações do Dia Mundial do Coração, que se assinala quinta-feira, dia 29, tentando desta forma fazer chegar ao maior número de cidadãos a mensagem de prevenção das doenças cardiovasculares.

De acordo com o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do programa De Boa Saúde, “as alterações congénitas do coração nascem logo com a pessoa e muitas vezes envolvem cirurgias logo em crianças. Já as alterações cardiovasculares, podem ser prevenidas ao longo da vida. As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte por causa do homem, uma vez que não tem coragem de lutar contra os fatores de risco”.

O objetivo do Dia Mundial do Coração é divulgar os perigos das doenças do coração e prevenir possíveis ataques.

GNR de Évora regista 317 infrações rodoviárias numa semana

Sete pessoas foram detidas, em flagrante, pelo Comando Territorial de Évora, da GNR, no período de 19 a 25 de setembro. Quatro destas sete pessoas foram detidas por condução sob o efeito do álcool; e três por condução sem habilitação legal.

Ao nível da fiscalização de trânsito a GNR de Évora detetou 317 infrações, das quais 86 por excesso de velocidade; 27 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; 23 por falta de inspeção periódica obrigatória; 18 relacionadas com tacógrafos; nove por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; oito por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei; oito por falta de seguro de responsabilidade civil; seis por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; e seis relacionadas com pneumáticos.

No mesmo período ocorrerem 28 acidentes de viação, dos quais resultaram três feridos leves.

Foram ainda levantados nove autos de contraordenação, no âmbito da legislação ambiental.

Cuca Roseta, Ivandro e Aurea na Festa da Vinha e do Vinho

Tal como noticiámos anteriormente, a Festa da Vinha e do Vinho decorre em Borba, entre os dias 9 e 13 de Novembro.

Além da degustação de vinho e produtos regionais, bem como atividades de cariz cultural e tradicional, a vertente musical assume um papel muito importante no certame, com nomes locais e nacionais.

A Câmara Municipal de Borba, entidade organizadora do evento, já divulgou os artistas presentes. Sendo assim, no dia 9 de novembro, quarta-feira, às 21.30 horas, atuam os Sangre Ibérico. A noite de quinta-feira, dia 10, é dedicada aos fadistas de Borba seguidos de Cuca Roseta, pelas 22.30 horas. Na sexta-feira, dia 11, atua Ivandro, os Cromos da Noite, KARETUS e Dj Diaz. No sábado, dia 12, é a vez de Aurea subir ao palco da festa, seguida de Dj Brat e Dj S-Silva. No último dia, às 16 horas, atua Rebeca e a cerimónia de encerramento conta com baile com Zé Pedro Sousa.

Hospital de São João de Deus assegura atividades para distração de doentes

O Hospital de São João de Deus em Montemor-o-Novo tem procurado levar aos seus doentes momentos de distração, através de várias atividades desenvolvidas.

O padre Álvaro Lavarinhas, capelão no Hospital de São João de Deus e responsável do serviço da Pastoral da Saúde, revela que é objetivo neste serviço “é levar animação aos doentes, ou seja, aquilo que eles não podem usufruir no seu dia-a-dia, por exemplo, festas de Natal, Santos Populares, entre outros.

Quem quiser também se pode voluntariar para este serviço, através dos contactos do Hospital São João de Deus, havendo alguns critérios de seleção, tendo em conta as aptidões das pessoas, “devendo ser saudável a nível emocional e psicológico, porque lidar com doentes não é para qualquer pessoa, depois de uma entrevista vemos as aptidões e depois vemos o que é preciso e se a pessoa se enquadra no projeto”, revela o padre Álvaro Lavarinhas.

Conferência em Estremoz sobre a arte da Mesa na Azulejaria

A conferência “Arte da Mesa na Azulejaria: Objetos e representações sociais” tem lugar esta quarta-feira, 28 de setembro, no Museu Berardo Estremoz.

O professor doutor Augusto Moutinho Borges é o responsável pela conferência, que está marcada para as 17 horas.

Todos à Volta do Mastro na Oficina da Criança de 3 a 31 de outubro

A Oficina da Criança abre as suas portas para a Comunidade de Montemor-o-Novo entre 3 e 31 de outubro.

A sugestão é a elaboração de bandeirolas e pêndulos em tecido e outros materiais, para compor um mastro para o Baile de São Martinho, em novembro.

Nesta Rede Colaborativa, a comunidade é convidada a participar na construção da Festa.

A participação é livre e a oficina decorre das 14 às 18 horas.

Onze acidentes de viação registados pela GNR de Évora este fim de semana

O Comando Territorial da GNR de Évora, na sua área de responsabilidade, registou entre sexta-feira e domingo, dias 23 e 25 de setembro, 11 acidentes de viação, sendo sete colisões, três despistes e um atropelamento, dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais.

No mesmo período, foram registados quatro incêndios agrícolas nas localidades de Borba, Redondo e Vera Cruz (Portel, tendo ardido no total um hectare de pasto.

A GNR efetuou sete detenções: cinco em flagrante delito e duas fora de flagrante delito, das quais quatro pelo crime de condução estado em embriaguez, uma pelo crime de furto em supermercado, uma pelo crime de homicídio em forma tentada e outra em cumprimento de mandato de detenção, para condução a centro educativo.

Ao nível da criminalidade foram registadas 33 ocorrências: 13 crimes contra as pessoas, 11 crimes contra o património e nove contra a vida em sociedade.

A GNR registou ainda, no âmbito contraordenacional, 167 infrações à legislação rodoviária e quatro à legislação ambiental.

Procissão do Regresso dos Pendões ligou a Piedade à Sé

A Procissão do Regresso dos Pendões ligou o Santuário da Piedade à Sé de Elvas, na tarde deste domingo, 25 de setembro. O cortejo religioso saiu da Piedade pouco depois das 17 horas e chegou à Praça da República às 18.10 horas.

Carlos Damião, juiz da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, à nossa reportagem, fez um balanço positivo da feira e das festas deste ano, salientando muitos participantes na Procissão do Pendões no dia 20 e muitos presentes no Parque da Piedade, deixando os comerciantes satisfeitos com a afluência, confessando que aceita as críticas construtivas mas não as outras.

O padre Ricardo Lameira, reitor do Santuário da Piedade, referiu que os dias 20, 21, 22 e 23 foram o ponto alto da festa religiosa e apontou que as duas facetas destes dias, a feira e a festa religiosa, correram bem.

Vicente Grenho, presidente da Direção da Banda 14 de Janeiro, aos nossos microfones, mostrou-se orgulhoso pela banda interpretar o Hino do Senhor Jesus da Piedade, porque “as pessoas dizem que ninguém toca como nós”, referiu.

Com a entrada dos últimos pendões na escadaria e adro da Sé, ouviu-se o “último foguete” do São Mateus 2022, com o seu estralejar .

Agora, vivam as Festas do Senhor Jesus da Piedade e a Feira de São Mateus, em 2023!

28ª Festa da Malha irá decorrer em Mourão

A 28ª Festa da Malha irá decorrer no próximo dia 2 de outubro, no Campo de Futebol da Aldeia da Luz, em Mourão, estando o início do torneio previsto para as 09.30 horas.

A Festa da Malha, organizada anualmente pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e seus municípios associados, contou com a sua primeira edição em 1993, tendo registado uma evolução gradual até aos dias de hoje.

Mantendo o seu carácter cultural e social, este evento desportivo mobiliza a participação de miúdos e graúdos, permitindo desta forma manter vivo e enraizado um jogo popular absolutamente histórico.

A edição deste ano conta, pela primeira vez, com o Escalão Família, em que um dos elementos deverá ter até 12 anos e o outro elemento deverá ter mais de 12 anos, havendo entre os mesmos uma relação de parentesco familiar.

Para a 28ª edição da Festa da Malha esperam-se cerca de 400 participantes, sendo este um evento aberto ao público, para o qual está desde já convidado a assistir.

Abertas inscrições para Escola de Ballet, Oficina do Canto e Oficina do Teatro e do Imaginário

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo tem abertas as inscrições para o ano letivo 2022/23, no que diz respeito à Escola de Ballet, Oficina do Canto e às Oficinas de Teatro e do Imaginário.

As atividades oferecidas destinam-se a crianças e jovens de várias idades, porém, com as faixas etárias a sofrer alterações entre si. No caso da Escola de Ballet, esta destina-se a crianças a partir dos 4 anos; a Oficina do Canto está aberta a alunos a partir dos 8 anos; e a Oficina do Teatro destina-se a crianças a partir dos 6 anos. No que diz respeito à Oficina do Imaginário, os seus frequentadores devem ser crianças entre os 2 e os 5 anos.

As inscrições podem ser efetuadas online, no site do Município de Montemor-o-Novo, aqui, ou presencialmente, no serviço de atendimento da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Com mais vontade que nunca, elvenses fazem da Piedade segunda casa

A romaria de São Mateus, que se volta a cumprir em Elvas, dois anos de pandemia passados, voltou a levar as famílias do concelho até ao parque de campismo da Piedade, onde o convívio, por estes dias, é a palavra de ordem.

Leonardo Lanternas, por exemplo, lembra-se desde os seus sete anos de acampar por ocasião da feira e das festas em honra do Senhor Jesus da Piedade, uma tradição que, segundo conta, já vai na terceira geração. Para passar estes dias, nas melhores condições, adianta este elvense, para além da “alegria e boa disposição”, é preciso montar uma segunda casa no parque de campismo.

A tradição de acampar por altura do São Mateus é algo que Érica Adagas tem procurado, juntamente com o marido, passar aos filhos. Lembra-se de viver a romaria, desta forma, desde muito pequena. Depois de dois anos de pandemia, o regresso ao São Mateus, para esta elvense, foi com “mais vontade que nunca”.

Já José Pomar garante que regressou ao parque de campismo com muita vontade, onde acampa com familiares e amigos, desde que se lembra de ser gente. Apesar dos “gastos a dobrar”, uma que vez que é necessário manter “duas casas”, José Pomar assegura que o esforço financeiro compensa pelo convívio e o bom ambiente que se vive na Piedade.

“Muito contente” de ter voltado ao parque de campismo, por esta altura, apesar da subida dos preços dos terrenos, está Fátima Rego, que, com o marido, não arreda pé da Piedade. Com autocaravana e até uma sala de estar, para além de todas as outras comodidades, Fátima chega a juntar cerca de vinte pessoas, entre família e amigos, no seu acampamento.

Carlos Marmelo, que não acampa há muitos anos na Piedade, conta que a família se reúne, todos os dias, no seu acampamento, para desfrutar ao máximo do São Mateus. Estes dois últimos anos, que a pandemia impediu a romaria, diz ainda, causaram “muitas saudades”.

A gozar da sua reforma, confessa Francisco Almas, regressar ao São Mateus com a família “é muito importante”. Já a mulher de Francisco, Fátima Almas, que recorda que acampa na Piedade desde criança, é agora a responsável por alimentar a família, no acampamento.

Já Hélder Oliveira, que tem esperança que os mais jovens deem continuidade a esta tradição, conta que montou, juntamente com familiares e amigos, as suas tendas no passado dia 10. Para passar estes dias, no parque, teve de tirar dias de férias. Fernando Brás, por sua vez, confessa que se sentiu “muito em baixo”, durante os dois últimos anos, por não puder cumprir a tradição.

Depois de uma espera, que diz ter sido “longa”, Marlene Mocisso garante que regressou, juntamente com a família, “ainda com mais vontade” ao parque de campismo, para onde levou a casa às costas: não faltam eletrodomésticos, televisão, mesas, cadeiras.

Há 30 anos que Bladimiro Russo, com a família, faz questão de acampar por ocasião da feira de São Mateus. Com convívio habitual no acampamento, muitas vezes, conta, nem sequer chegam a visitar a feira ou a assistir aos concertos na Expo São Mateus.

Montemor acolhe jovens de cinco países em intercâmbio até terça-feira

Um intercâmbio juvenil, promovido pela Associação montemorense Sustech Ability está a decorrer em Montemor-o-Novo até à próxima terça-feira, 27 de setembro.

Este intercâmbio como revela o vereador na Câmara de Montemor-o-Novo, António Pinto Xavier, vai na sua segunda edição e junta “jovens de Itália, Lituânia, Macedónia, Roménia e Portugal, para falar sobre temas como empreendedorismo, ecologia, sustentabilidade, com formas educacionais diferentes do formal”.

O vereador acrescenta que a Associação Sustech Ability é recente e “está a dar os seus primeiros passos, com o apoio do município e acredito que poderá ter um futuro marcante e brilhante de muitos jovens, não só de Montemor, mas também de toda a Europa e do Mundo”.

Estes jovens passarão por diversos locais da cidade, bem como freguesias rurais, num contacto com a natureza e património cultural. “Elas ficam no espaço do Burriscas, onde desenvolvem alguns exercícios, virão à cidade, também a algumas freguesias do concelho, num contacto com a natureza e património cultural, em colaboração com algumas entidades”.

Este intercâmbio Juvenil é da responsabilidade da Sustech Ability e conta com financiamento da União Europeia.

Rui Horta apresenta espetáculo “Lúmen” este fim de semana no Curvo Semedo

“Lúmen” é o nome do espetáculo que é apresentado hoje e domingo, dias 24 e 25 de setembro, no Cineteatro Curvo Semedo, numa criação de Rui Horta.

O primeiro de três espetáculos já decorreu ontem, sendo que hoje está marcado para as 21.30 horas e amanhã às 16 horas.

O diretor artístico do Espaço do Tempo e responsável por este espetáculo, Rui Horta explica que este “nasce de um trabalho que começou em julho com uma comunidade de Montemor, sendo uma pequena celebração da minha saída, porque vou deixar de ser o diretor do Espaço do Tempo, depois de 22 anos”.

Rui Horta revela que este espetáculo “faz uma alusão à Luz e parte do princípio que cada um de nós emana algum tipo de luz e a ideia é fazer uma criação onde se celebra a diversidade, porque somos todos diferente e também, que todos gostamos de viver em comunidade e viver em Montemor-o-Novo é viver em comunidade”.

o diretor artístico do Espaço do Tempo convida todos a assistirem ao espetáculo de amanhã à tarde, cujos bilhetes podem ser adquiridos online e são gratuitos, uma vez que o espetáculo de hoje, já está esgotado.

Lúmen, uma criação de Rui Horta com 42 montemorenses que é apresentado hoje e amanhã no Cineteatro Curvo Semedo.

Veja as imagens da segunda corrida de touros da Feira de São Mateus

A segunda corrida de touros da Feira Taurina de São Mateus decorreu ontem, sexta-feira, dia 23 de Setembro, no Coliseu de Elvas.

Em praça estiveram os cavaleiros João Moura, João Salgueiro e Marcos Bastinhas e os Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas, com seis touros da ganadaria Canas Vigouroux.

No espetáculo tauromáquico foi realizada uma homenagem póstuma a José Caldeira, aficionado que faleceu no passado dia 2 de Agosto, vítima de um acidente de viação.

Forcados de Évora querem brindar José Caldeira com “três grandes pegas”

Os Forcados Amadores de Évora entram em praça, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, na noite desta sexta-feira, 23 de setembro, para a segunda e última corrida da feira taurina de São Mateus.

“As expectativas do grupo para esta corrida são ótimas, até porque Elvas é uma cidade muito especial para o Grupo de Forcados Amadores de Évora, pelas ligações familiares, de amizade, de antigos elementos que o grupo de Évora teve que são residentes em Elvas”, começa por dizer o cabo do grupo, João Pedro Oliveira.

Com um “grande cartel”, numa corrida de homenagem a José Caldeira, o cabo garante que estão reunidos todos os ingredientes para que esta seja uma grande noite, a encerrar esta feira taurina.

João Pedro Oliveira garante ainda que cada elemento do grupo vai enfrentar as três pegas, com José Caldeira na memória. “Quando queremos homenagear um amigo do grupo e uma pessoa por quem temos uma grande estima, sem dúvida que vamos entrar em praça com o tio José Caldeira na memória. Temos de estar ao nível dessa homenagem e brindá-lo com três grandes pegas”, remata.

Corrida de Touros em Elvas em homenagem a José Caldeira

No âmbito da Feira taurina de São Mateus e, depois de nos passado sábado, ter decorrido uma corrida de touros no Coliseu de Elvas, hoje o espaço volta a abrir para mais um espetáculo tauromáquico.

Assim, esta sexta-feira, 23 de setembro, às 22 horas, numa corrida de homenagem ao aficionado José Caldeira, em praça vão estar os cavaleiros João Moura, João Salgueiro e Marcos Bastinhas, a lidar seis touros com ferro Canas Vigouroux. Pegam os Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas.

Dia do adolescente assinalado este sábado em Montemor

O Dia do Adolescente vai acontecer este sábado, 24 de setembro, em Montemor-o-Novo, no âmbito do Dia Diocesano do Adolescente 2022

Serão acolhidos jovens adolescentes de toda a Arquidiocese de Évora.

O encontro está marcado para as 9 horas no Parque de Exposições de Montemor-o-Novo, onde se espera a presença de cerca de 400 jovens.

O Programa está dividido em duas partes distintas: no período da manhã, com uma Oração Inicial de acolhimento dos participantes e um Peddy Paper Mariano, que permitirá a todos a visita a alguns monumentos emblemáticos da cidade, assim como o conhecimento e enriquecimento cultural e espiritual. Será servida uma refeição ligeira aos participantes, e no período da tarde terão a oportunidade de participar num momento lúdico e de confraternização, com a apresentação do Grupo Musical “Valha-Me Deus!” composto por jovens músicos de Montemor.

Comissão Europeia apela à poupança de gás e DECO deixa algumas dicas

A Comissão Europeia propôs uma meta para a redução voluntária de 15% no consumo de gás natural nos Estados-Membros, até à primavera de 2023. Esta é uma resposta ao aumento dos receios de um corte no abastecimento de gás natural proveniente da Rússia.

“Reduzir o consumo de gás permite não só poupar na fatura mensal como também reduzir o impacto ambiental deste consumo”, de acordo com Neide Brás (na foto), jurista na delegação do Alentejo da DECO.

“Preparar os alimentos antes de aquecer o fogão, escolher o bico do fogão adequado ao tamanho da panela e tapar a panela permite também poupar gás. Por outro lado, temos que adequar a quantidade de água aos alimentos que queremos cozer para que o processo não leve mais tempo”, sublinhou a jurista.

Baixar o consumo de gás natural está ao alcance dos consumidores e é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO, com a jurista Neide Brás.

Arte Urbana dá vida a lavadouros públicos em Montemor

Montemor-o-Novo cria o “Estendal”, um projeto de Arte Urbana que dá nova vida aos lavadouros públicos do concelho. Entre setembro e outubro, está a concretizar-se em Montemor um projeto de Arte Urbana em Lavadouros Públicos.

No concelho de Montemor, existem 14 lavadouros públicos, sendo que a maior parte já não está afeta à sua função original, encontrando-se desativados. O projeto “Estendal”, segundo o Município montemorense, “surge da vontade de encontrar uma nova vida e de atribuir um novo significado a estes equipamentos”, propondo a sua utilização “como objeto de intervenção artística e como suporte à execução de obras de arte urbana”.

Para além de atribuir uma nova utilização, de cariz artística e cultural aos lavadouros, compatível com a manutenção da sua vocação primordial, este projeto pretende “divulgar o território de Montemor-o-Novo e promover a visita a vários locais e freguesias, numa lógica de roteiro turístico”.

Para dar corpo à primeira fase do “Estendal”, foram convidados cinco artistas (Gonçalo MAR, Mariana Duarte Santos, Vanessa Teodoro, Los Pepes e Mariana Dias Coutinho), para intervir nas paredes cinco lavadouros (Casa Branca, Santiago do Escoural, Fazendas do Cortiço, São Geraldo e Ciborro), todos situados ao longo do troço montemorense da estrada nacional 2.

A água foi o tema escolhido para servir de mote a todas as obras, sendo de esperar que, face ao conjunto de artistas participantes, possa dar azo a interpretações, estilos e formas de representação muito diversos, entre o figurativo, o gráfico e o realismo.

Festival da Cebola Roxa arranca este sábado em Montemor-o-Novo

O Festival Da Cebola Roxa De Montemor, regressa amanhã, 24 de setembro e decorre até dia 2 de outubro, tanto no Mercado Municipal aos sábados, como nos restaurantes aderentes, nos restantes dias.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor-o-Novo explica que este “é um produto de muita qualidade e que tem sido recuperado, nos últimos anos, com o apoio da autarquia, e tem sido um sucesso sendo que toda a produção tem sido escoada, e é apreciado por todos os consumidores”.

Ao longo deste tempo, são mais de uma dezena, os restaurantes do concelho de Montemor, onde a cebola roxa está em destaque nos pratos preparados. Pode consultar aqui, a lista de restaurantes.

Já no dia 1 de outubro, no mercado municipal, para além da venda de cebola roxa, entre as 7 e as 13 horas, há diversas atividades relacionadas com este produto, como showcooking com Margarida Ferreira (Tarro da Villa), mostra e prova de produtos de Cebola Roxa e atelier ”A Cebola dos Afetos”.

Olímpio Galvão adianta ainda que esta iniciativa se insere na estratégia alimentar do concelho de Montemor, a SMEA, “que privilegia os circuitos curtos entre o produtor e o consumidor, bem como os produtos biológicos, sem aplicação de herbicidas, com uma qualidade fantástica, sendo um dos melhores produtos agrícolas, do nosso concelho”.

Festival da Cebola Roxa que tem início amanhã em Montemor. Para amanhã está previsto, no mercado municipal, entre as 7 e as 13 horas, venda de cebola roxa, pelos produtores locais

Yoga para pais e filhos com Raquel Shakti este sábado dedicado às emoções

A última sessão de Yoga, com Raquel Shakti, para pais e filhos para faixa etária dos 8 aos 12 anos decorre amanhã, sábado, 24 de setembro, a partir das 15 horas, na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo.

Raquel Shakti explica que esta aula se destina “a trabalhar as emoções e irmos em conjunto abordar algumas, falar sobre elas e saber como desencadeiam um papel importante na nossa vida e como podemos encontrar práticas para lidarmos com essas emoções, faremos também posturas e vamos tecer uma teia em conjunto, relembrando que todos vivemos em comunidade e interdependência”.

O facto de estas aulas envolverem pais e filhos é bastante importante, acrescenta Raquel Shakti, uma vez que, esta “é uma oportunidade de fazer uma atividade lúdica e divertida, com o objetivo de inspirar para a calma, respeito mútuo e pela natureza”.

As sessões são gratuitas e as inscrições podem ser feitas através do contacto 266 898 105 ou pelo email biblioteca@cm-montemornovo.pt.

Escola Missão Continente: alunos consomem mais fruta e legumes

A Escola Missão Continente (EMC), cuja 7.ª edição arrancou esta semana, está a avaliar, pela primeira vez, o impacto em 40 turmas do 1º CEB, de 35 escolas dos 20 distritos do país, durante 4 anos consecutivos (2021-2025), tornando-se em um dos estudos integrado num programa de nutrição e saúde comunitária, com maior dispersão, em Portugal

No 1º ano de avaliação, verificou-se uma prevalência de 28,1% de excesso de peso entre os participantes, e 10% em situação de obesidade, valores ligeiramente abaixo das médias nacionais (29,7% e 11,9%, respetivamente, segundo o estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative – COSI Portugal). No que diz respeito aos hábitos alimentares das 764 crianças abrangidas, as avaliações feitas junto das mesmas, das escolas e das famílias, permitem destacar que 62,5% consomem fruta fresca todos os dias e 58,7% consomem legumes todos os dias, mas menos de 20% (17,9%) consomem peixe 4 a 6 vezes por semana e apenas 8,1% consomem leguminosas diariamente. Já ao pequeno-almoço, praticamente metade dos alunos (45,9%) comem cereais de pequeno-almoço até 3 vezes por semana.

Após a participação no programa, as famílias desta população infantil, destacaram o aumento do consumo de fruta fresca e de legumes em 12% e 9%, respetivamente, e diminuição da ingestão de refrigerantes em 11%.

Sobre estes hábitos alimentares, Ana Rito, presidente da Direção e em representação da equipa de Nutricionistas que coordenam e implementam o estudo pelo Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS), comenta que “há ainda um longo caminho a ser feito se queremos  contrariar uma das doenças mais prevalentes na infância – a obesidade infantil, onde 1 em cada 3 crianças apresenta excesso de peso” e que “este é um programa  muito importante para contrariar esta tendência e melhorar os hábitos alimentares infantis, sobretudo vendo estes primeiros resultados. Queremos crianças com mais literacia em saúde, mais conscientes em relação à sua alimentação, mais preparadas para fazerem escolhas mais saudáveis, para que possam crescer em saúde.”

A Escola Missão Continente, criada em 2016, sensibiliza alunos do 1º ciclo do Ensino Básico (CEB) para uma alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida ativo. Até à data, o programa já envolveu mais de 100.000 crianças. Desde o ano letivo 2021-2022, passou a abranger alunos do Pré-Escolar e 2º ciclo do Ensino Básico. Em cada edição, os participantes têm acesso a conteúdos, atividades educativas, desafios (com prémios associados), materiais lúdico-pedagógicos e visitas no terreno.

As escolas interessadas em participar no projeto podem inscrever-se a partir de hoje, 20 de setembro, até 16 de outubro, no site da Missão Continente em missao.continente.pt/escola.

“O último ano letivo foi um marco na história da Escola Missão Continente, porque depois de meia década a conhecer e sensibilizar alunos do 1º ciclo, decidimos ir mais longe e incluir no programa o pré-escolar e o 2º ciclo, porque sentimos que já estamos nesse nível de maturidade da iniciativa. Acreditamos que a Escola Missão Continente é um programa relevante para todo o setor do retalho alimentar nacional, e até para a sociedade civil de forma global, porque estamos a intervir diretamente nos consumidores e clientes do futuro. Como marca, temos caminhado na direção de uma alimentação mais saudável e sustentável, com a melhoria nutricional dos produtos e sensibilização dos clientes, mas há algo de muito poderoso no potencial e responsabilidade que estas crianças e jovens terão quando chegar a sua vez de decidir o que comprar, de educar as suas famílias, de influenciar o seu círculo social com as escolhas que farão”, refere Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente. “O facto de estarmos a levar a cabo o primeiro estudo de medição de impacto deste género no país, para aferir o verdadeiro efeito do programa, é o sinal mais evidente de que estamos empenhados em impactar positivamente e com profundidade a vida e futuro destas crianças e respetivas famílias, a longo prazo”, acrescenta.

A Escola Missão Continente tem como parceiros institucionais a Direção Geral da Saúde, o CEIDSS – Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e ainda o apoio institucional da Direção-Geral da Educação.

Stands automóveis promovem-se na Feira de São Mateus em Elvas

O tabuleiro superior do Parque da Piedade e no âmbito da Feira de São Mateus, tem representados vários stands automóveis da região.

É o caso da Boutigest, o concessionário Nissan em Elvas, Évora e Beja. Nuno Pires um dos gerentes da Boutigest, afirma que, para o certame levaram cerca de 25 viaturas e pretendem “promover toda a gama Nissan e mostrar o novo Nissan ARYA, um modelo lançado recentemente, 100% elétrico, e iremos ter para fazer test-drives”, revelando que este carro tem suscitado “muita curiosidade das pessoas, que têm adorado” e colocado várias questões, porque, no fundo esta viatura, segundo diz Nuno Pires, “é o presente da indústria automóvel”.

Este tipo de certame, como garante Nuno Pires, “é sempre importante, primeiro pela notoriedade e depois para mostrar que estamos presentes, independentemente de vender ou não”.

Quanto ao espaço dedicado aos stands automóveis, Nuno Pires acrescenta que precisa de algumas mudanças e melhorias. “Lembro-me de fazer esta feira, há 30 anos, e lembro-me desta feira exatamente igual, não mudou nada e tem que ser mudado, quer queiramos quer não, quer se goste ou não, mas é uma pena, porque esta feira podia ser uma das melhores do país, pela localização geografia e altura em que é feita, mas há muitos aspetos que têm que mudar”, remata.

Já a “Duo Car” também se encontra presente. Joaquim Carvalho, um dos sócios da empresa elvense refere que, este ano foi objetivo, com as cerca de 12 viaturas que têm no certame, “praticamente novas, levar inovação e variedade”. Os veículos são “de várias marcas e com poucos quilómetros que é o que os clientes procuram”.

Ao nível do negócio, na Feira, Joaquim Carvalho diz não se poder queixar, porque “já vendemos algumas viaturas, e deixamos os nossos contactos, para que as pessoas nos possam procurar tando da parte de oficina como de stand”, acrescentando que este certame “é bom”, tanto para angariar e fidelizar clientes, bem como para as vendas.

A Cars M&S, stand automóvel em Elvas, marca, novamente presença na Feira de São Mateus. António Santos, responsável pelo empresa, adianta que a feira é positiva, na medida em que dá visibilidade à empresa. “Para já está a correr bem, tem havido muita afluência e temos feito bons negócios, e é importante também para divulgar a empresa”.

Este ano, levaram 20 carros para a Feira, dos cerca de 50 que têm em Parque, “desde carros mais novos a usados, há de tudo um pouco, de várias marcas e a vários preços, sendo que as pessoas procuram, principalmente, carros a gasolina e híbridos”, revela António Santos.

Já no que ao espaço dedicado aos carros diz respeito, afirma que “está muito mal organizada, este ano, à noite nem há um porteiro na porta lateral”, para manter da segurança dos veículos, adianta ainda.

A Jocriauto, em Elvas há mais de 35 anos que promove os seus veículos, na Feira de São Mateus. Alexandra Cristo, responsável pela empresa revela que, este ano pretendem, no certame fazer apresentação do novo Mitsubishi Eclipse Cross PHEV, é um híbrido, e com o qual as pessoas estão a ficar muito surpreendidas com a qualidade/preço e aerodinâmica”, comparando com outras viaturas este é um veículo é o mais barato do seu segmento e com uma qualidade extraordinária”.

Para além de promover este novo modelo da Mitsubishi, a Jocriauto conta também com outros tipos de viatura, desde “as mais citadinas, SUV, 4×4 e alguns veículos e alfaias agrícolas”.

Alexandra Cristo adianta que, “já vendemos viaturas para Portalegre e Monforte e à Feira vêm muitas pessoas de fora que nos ficam a conhecer e compram”.

GNR registou dez acidentes de viação esta quarta-feira

O Comando Territorial da GNR de Évora, na sua área de responsabilidade, registou ontem, quarta-feira, 21 de setembro, dez acidentes de viação, sendo cinco colisões e cinco despistes, dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais.

A GNR efetuou uma detenção em flagrante delito, pelo crime de condução sem habilitação legal.

Ao nível da criminalidade foram registadas nove ocorrências: cinco crimes contra o património, três crimes contra as pessoas e um crime previsto em legislação avulsa.

A GNR registou ainda, no âmbito contraordenacional, 58 infrações à legislação rodoviária e uma à legislação ambiental.

Clube de Costura inaugurado na Biblioteca Municipal de Montemor

O Clube de Costura iniciou ontem, 21 de setembro, a sua atividade, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo.

A partir desta data, às quartas-feiras, das 18 às 20 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, realiza-se o projeto “costura e livros”.

Dinamizado por Maria José Batista, neste workshop procura-se estimular a criatividade, desenvolver a concentração e promover a autoestima.

Este será mais um espaço de partilha, entre pessoas diferentes e que, até mesmo ao nível da costura, podem ter conhecimentos distintos.

Assembleia da República vai apreciar Petição da Plataforma Alentejo

A Assembleia da República comunicou ao Secretariado da Plataforma Alentejo que vai apreciar a sua Petição nº 622/XIII/4ª na Reunião Plenária da próxima quarta-feira, dia 28 de setembro, a partir das 15 horas.

A Petição “Plataforma Alentejo – Estratégia Integrada de Acessibilidade Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional”, apresenta um conjunto de prioridades no domínio das acessibilidades e transportes que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento sustentável de toda a região do Alentejo, bem como para a sua coesão social, territorial, ambiental e energética, com benefícios para a totalidade do território nacional.

Entre outras prioridades, a Plataforma Alentejo exige que se considere o Aeroporto Internacional do Alentejo/Beja como parte do sistema aeroportuário nacional. É ainda prioritária a eletrificação e modernização das Ligações Ferroviárias Sines-Caia por Beja (com ligação à Funcheira – Linha do Algarve) e Portalegre-Abrantes.

A Plataforma Alentejo reclama ainda a requalificação, em perfil de autoestrada, ligando o nó da A26 a Beja, e a ligação do nó da A23 (Nisa) ao nó da A6 (Estremoz).

No âmbito da apreciação da Petição na Assembleia da República, os membros do Secretariado da Plataforma Alentejo estão a organizar uma delegação para seguir presencialmente o debate na AR.

Os restantes membros da Plataforma Alentejo, e todos os outros interessados neste debate, podem seguir o debate através do Canal Parlamento, disponível na TDT, nos canais por cabo, no sítio da internet da Assembleia da República (www.parlamento.pt), na área do Canal Parlamento ou no Facebook do Canal Parlamento.

Município de Montemor assinala Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo comemora-se a 27 de setembro mas, em Montemor-o-Novo, o município assinala a data já este fim de semana, com três atividades.

No sábado, dia 24, durante, às 10 horas, realiza-se a inauguração da exposição do Desafio Fotográfico, no Mercado Municipal, já durante a tarde, às 15 horas, decorre um passeio guiado ao centro histórico”, como revela António Pinto Xavier, vereador na Câmara de Montemor.

Já no dia 25, domingo, às 9 horas decorre um percurso pedestre um “Da Vila à Ponte Velha”, sendo este “um contributo para quem gosta de passeios no campo e com interação co o património cultural, que é imenso no nosso concelho”, acrescenta o vereador.

Esta “é uma pequena amostra, que vai na linha daquilo que o município tem vindo a desenvolver, com atividades ao fim de semana com passeios guiados ao património cultural e natural do concelho, para que a população conheça um pouco mais de Montemor, porque quanto os montemorenses conhecerem o seu concelho, mais orgulho e vaidade terão ao mostrá-lo aos seus amigos e familiares, que o visitam, remata António Pinto Xavier.

Município de Montemor-o-Novo a assinalar o Dia Mundial do Turismo, com atividades já este fim de semana. Todas as iniciativas têm inscrições obrigatórias e limitadas, que podem ser feitas no Posto de Turismo ou através dos seguintes contactos: 266 898 103; turismo@cm-montemornovo.pt.

Representantes de Cabo Verde e Tarrafal visitam Montemor

Vem de longe a relação de cooperação e amizade entre Montemor-o-Novo e o Tarrafal, município situado a norte da Ilha de Santiago, em Cabo Verde, estando ambos os municípios geminados desde 27 de setembro de 2008.

Na tarde de 20 de setembro, o vice-presidente, Henrique Lopes, e a sua Assessora Joana Sacristão, do Gabinete de Apoio à Presidência e Vereação, tiveram a felicidade de receber na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, numa visita de estima e cortesia, José Silva, diplomata Embaixada de Cabo Verde em Portugal, José dos Reis, presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, Adilson Costa, presidente da Assembleia Municipal do Tarrafal, e Celestino Silva, diretor do Gabinete Técnico do Município do Tarrafal.

Esta comitiva foi acompanhada pelo casal Jacira da Conceição, ceramista, escultora, residente em Montemor-o-Novo desde 2017, e natural de Chão Bom, em Tarrafal, na ilha de Santiago, e Pedro da Conceição, um montemorense artista, escultor e realizador, que tem dinamizado o Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo.

A iniciativa, embora informal, foi bem reveladora de que as boas relações entre os Municípios estão para continuar, perspetivando-se para breve uma visita ao Tarrafal. Ficou igualmente bem vincado o apreço que é dado a Jacira e Pedro, que têm efetuado um trabalho artístico ligado à olaria tradicional, projeto que iniciaram no Tarrafal, onde o casal de artistas regressará para mais uma temporada de trabalho e descoberta.

A visita a Montemor-o-Novo desta comitiva, surge igualmente no âmbito da inauguração da exposição coletiva “O Estado do Mundo: Museu do Atlântico Sul”, que tem lugar dia 22 de setembro, no Pavilhão Branco, nas Galerias Municipais de Lisboa, onde Jacira da Conceição participa.

Em Portugal, a Fraternidade Arca de Maria localiza-se em Cabeção (Mora)

A Fraternidade Arca de Maria “escravos por amor”, localiza-se na freguesia de Cabeção, no concelho de Mora, na Casa Nossa Senhora Rainha dos Mártires, contando  atualmente com cinco irmãs.

A irmã Natália, da fraternidade Arca de Maria, explica como é o dia-a-dia e qual é a missão das irmãs “nós divulgamos a consagração a Nossa Senhora pelo método de São Luís. Nós somos missionárias, estamos espalhadas pelo mundo. Temos como carisma a divulgação de Nossa Senhora pelo mundo”.

Esta comunidade foi fundada no Brasil, onde existem duas casas, mas, atualmente, estende-se a outros países, como Espanha e Portugal.

CineClube de Montemor exibe documentário sobre o lince ibérico

As sessões regulares de cinema estão de regresso ao cineclube de Montemor.

O documentário Montando o Bosque do Lince Ibérico de Juaquin Gutíerrez Acha, é exibido hoje, terça-feira, dia 21 de setembro, no Convento de São Domingos, às 21 horas.

Trata-se de um documentário que  que foca atenção no ecossistema do nosso concelho, um trabalho imperdível sobre questões essenciais para todos, nesta atualidade incerta.

Pedro da Conceição, do Cineclube de Montemor, explica que este é um espaço que se dedica, essencialmente, “a promover o cinema português, embora programemos todo o tipo de cinema, tendo também uma parte de investigação, que se dedica à recolha de memórias e tudo o que é património, quer imagens em movimento, quer de fotografias e fazemos releituras através desse espólio recolhido”.

Também às quintas-feiras tem lugar as sessões regulares do cineclube, no Cineteatro Curvo Semedo, sendo que, “por vezes, decorrem em outros locais, bem como cinema nas freguesias, com um ótica mais popular”, adianta.  Pedro da Conceição explica que estas sessões têm um custo simbólico de um euro, para “facilitar o acesso de todos ao cinema”.

Cineclube de Montemor que já retomou as sessõpes regulares de cinema, sendo que hoje o Convento de São Domingos recebe a exibição do documentário Montando o Bosque do Lince Ibérico, às 21 horas

Veja os vídeos da Procissão dos Pendões em Elvas

A tradicional Procissão dos Pendões decorreu ao longo do final desta tarde de terça-feira, 20 de setembro, marcando de forma oficial as Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas, tendo juntado milhares de fiéis, que realizaram o percurso entre a Sé de Elvas e o Santuário, no Parque da Piedade.

Veja a reportagem, em vídeo, desta procissão, abaixo:

Procissão dos Pendões voltou a juntar milhares de fiéis em Elvas

Dois anos depois, a tradicional Procissão dos Pendões, em honra do Senhor Jesus da Piedade voltou a juntar milhares de fiéis que percorreram esta tarde a distância entre a Sé de Elvas e o Santuário da Piedade.

Aquela que é considera a maior romaria a sul do Tejo, decorreu ao longo da tarde desta terça-feira, 20 de setembro, marcando o início das Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade.

Mercado Domingueiro na Herdade do Freixo do Meio é dia 25

O Montado do Freixo do Meio acolhe, no domingo, 25 de setembro, o Mercado Domingueiro.

Um dia que é passado em harmonia com a natureza na Área Protegida do Montado. Para além de almoço, as visitas, a mostra de produtos de agroecologia e a promoção do artesanato local estarão na ordem do dia.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Município de Estremoz homenageia Joaquim Vermelho com exposições

O município de Estremoz vai homenagear Joaquim Vermelho, com exposições, em espaços municipais, no âmbito dos 20 da sua morte.

As exposições de “Homenagem a Joaquim Vermelho na passagem do 20º aniversário da sua morte” estarão patentes ao público entre amanhã, 21 de setembro e 18 de novembro, na Biblioteca Municipal  Estremoz, no Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz e no Teatro Bernardim Ribeiro.

Campanha rodoviária “Cinto-me vivo” com mais de 20 mil infrações

A Campanha de Segurança Rodoviária “Cinto-me vivo”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu entre os dias 12 a 19 de setembro e teve como objetivo alertar os condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança.

Esta campanha contou, uma vez mais, com a participação do serviço da administração regional da Região Autónoma da Madeira na realização de ações de sensibilização, completando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.

Durante as operações das Forças de Segurança, foram fiscalizados presencialmente em Portugal 95.073 veículos, tendo sido registado um total de 20.365 infrações, das quais 966 relativas à não utilização ou utilização incorreta dos dispositivos de segurança.

No período da campanha, registou-se um total de 3.183 acidentes, de que resultaram 9 vítimas mortais, 63 feridos graves e 1.048 feridos leves.

As 9 vítimas mortais, 8 das quais do sexo masculino, tinham idades entre 24 e 78 anos.

Os 9 acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Braga (2), Vila Real, Porto, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora e Faro. Destes acidentes, 6 foram despistes de 4 automóveis ligeiros de passageiros e de 2 motociclos.

Verificaram-se ainda duas colisões, num caso entre um veículo ligeiro e um veículo pesado de mercadorias, e noutro entre um veículo ligeiro e um velocípede.

Ocorreu também um atropelamento por um veículo ligeiro de passageiros, na EN125.

Relativamente ao período homólogo de 2021, verificaram-se mais 376 acidentes, mais 2 vítimas mortais, menos 10 feridos graves e mais 191 feridos leves.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização da responsabilidade da GNR e PSP, nas localidades de Carcavelos, Bragança, Viseu, Vila Real, Viana do Castelo, Portalegre. Idênticas ações ocorreram na Região Autónoma da Madeira.

Na campanha foram sensibilizados 364 condutores e passageiros no Continente e na Região Autónoma da Madeira, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens: utilizar sempre uma cadeirinha homologada, devidamente instalada, e adaptada à altura e peso da criança; utilizar sempre o cinto de segurança, em todos os lugares do veículo, e em todos os percursos, mesmo nos de curta distância; utilizar o capacete de modelo aprovado, devidamente ajustado e apertado.

Concurso Literário Conto Infantil sobre S. João de Deus já tem vencedor

São já conhecidos os resultados do Concurso Literário – Conto infantil sobre São João de Deus, uma iniciativa do Município de Montemor-o-Novo cujo prémio tem um valor de 1500 euros.

A iniciativa pretendeu selecionar um conto infantil para publicação em livro, com o objetivo de valorizar e promover do património cultural do concelho. Os prémios serão entregues no dia 22 de outubro, pelas 11 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em cerimónia integrada nos IV Encontros Literários de Montemor-o-Novo, organizados pela Biblioteca Municipal.

Em termos de participações, o Concurso Literário – Conto Infantil sobre São João de Deus superou as expetativas da organização, não só pela quantidade, mas também pela qualidade dos contos apresentados.

O júri selecionou um conto vencedor, tal como previsto no regulamento, mas decidiu, além disso e sob proposta da Ordem de São João de Deus, atribuir três menções honrosas.

O conto vencedor é o conto com o título “O Louco de Deus”, da autoria de Zeferino Venade Ribeiro.

As menções honrosas são as seguintes: 1ª menção honrosa: Conto com o título “A cegonha de João Cidade”, da autoria de Ana Gouveia Rocha; 2ª menção honrosa: Conto com o título “Um, dois, três… Grãos de Romã”, da autoria de Paula Cristina Rabaça; 3ª menção honrosa: Conto com o título “João de Deus, um homem santo”, da autoria de Maria do Rosário Cristóvão.

Causas e tratamento das úlceras em destaque no “De Boa Saúde”

As úlceras são lesões ou feridas muito comuns. Com o envelhecimento da população, alguns tipos de úlceras são mais frequentes. A infeção por Helicobacter pylori é responsável por cerca de 90% das úlceras duodenais e 80% das úlceras gástricas.

“A úlcera surge no estômago ou duodeno, sendo que as gástricas têm mais problemas associados, têm mais efeitos secundários deve ser bem vigiada, já a duodenal tem uma evolução benigna”, revela o médico Pintão Antunes, adiantando que atualmente é muito fácil de diagnosticar,” através das endoscopias”.

As causas podem ser várias, sendo por vezes difícil identificá-las, revela Pintão Antunes, podendo ser “de origem nervosa, de ordem alimentar”, entre outros.

As úlceras, as suas causas e tratamentos são o tema em destaque esta semana, no programa de Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir, no podcast abaixo:

Estudantes de Mestrado de Cinema de Animação nos caminhos de “Levantado do Chão”

Os técnicos do Roteiro Literário Levantado do Chão acompanharam, no passado dia 12 de setembro, os estudantes do Mestrado Internacional ReAnima, da Universidade Lusófona, que se encontram em formação na Cooperativa Estórias em Movimento.

Os alunos, vindos de locais tão distantes como Taiwan, Brasil, Congo e Colômbia, foram acompanhados pelo realizador José Miguel Ribeiro e pelo professor Paulo Viveiros da Universidade Lusófona. Realizaram o percurso “José Saramago em Monte Lavre” na vila e ribeira de Lavre e o percurso “Germano Vidigal e José Adelino dos Santos” no centro histórico da cidade de Montemor-o-Novo.

Da parte da manhã puderam conhecer os locais onde José Saramago pernoitou e tomava as refeições, assim como algumas das histórias que os lavrenses recordam da sua estadia. Com o apoio da União de freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre, puderam visitar a Casa de Leitura José Saramago. Foi ainda citada a obra de João Domingos Serra, referência histórica do protagonista João Mau-Tempo. Da parte da tarde foram recebidos no Arquivo Municipal pelo técnico Fernando Cinzas, passaram pela Praça de Toiros e visitaram o Museu Local – Centro de Etnologia, com o apoio do Rancho Folclórico e Etnográfico Montemo​rense. ​No final do dia puderam “viajar” pelo Alentejo através das modas do grupo Fora d´horas, que os recebeu na Galeria Municipal.

A colaboração entre estas várias entidades permitiu promover aprendizagens, a partilha de recursos e evidenciar a vertente  pedagógico do projeto Roteiro Literário Levantado do Chão.

Associação de Solidariedade Social das Silveiras diversifica atividades

A Associação de Solidariedade Social das Silveiras, que conta também com um centro lúdico, dedicado aos mais novos, tem vindo a desenvolver diversas atividades.

Rui Fonseca, presidente da direção da associação explica que têm vindo a alterar o tipo de atividades, também para “diversificar as fontes de rendimento, este ano, já fizemos as festas na freguesia, sardinhada, em outubro, pensamos fazer um magusto, que até agora tem corrido muito bem”, com o objetivo de “envolver a população e valorizar o seu trabalho”.

Já no que ao centro lúdico diz respeito, este presta um serviço de creche e jardim-de-infância e destina-se a crianças entre os quatro meses até à escola primárias. Rui Fonseca explica que, ali, têm “todas as condições que têm noutra creche, contando com uma educadora e duas auxiliares”. O diretor adianta que, este ano, pretendem ter novamente, para as crianças, “aulas de música, ténis e basquetebol, para além de outros passeios e visitas que podemos fazer dentro e fora do concelho”.

Associação de Solidariedade Social das Silveiras, que pretende diversificar as atividades, na associação, bem como voltar a ter aulas de música e desporto, no centro lúdico.

Fase de freguesia de Bilhar entre 20 e 23 de setembro em Montemor

Os jogos do município continuam a decorrer no concelho de Montemor-o-Novo, e de 20 a 23 de setembro joga-se a fase de freguesia de bilhar.

Os jogos começam todos os dias às 19 horas, no Núcleo Sportinguista de Montemor-o-Novo.

Os interessados devem dirigir-se à Junta de Freguesia Nossa Senhora da Vila ou à Junta de freguesia Nossa Senhora do Bispo e Silveiras. Podem também utilizar o mail nucleo.sporting.mmn@gmail.com para fazer a inscrição.

“Temos que estar unidos para combater decréscimo populacional”, diz presidente de Coruche

Na última década, Portugal perdeu mais de 214 mil pessoas, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, sendo o Alentejo a região com a perda mais significativa, de 6,9 por cento.

Para as autarquias do interior, o êxodo rural continua a ser uma preocupação e o presidente da câmara de Coruche, Francisco Oliveira (na foto), considera que “as condições que os territórios do interior têm para a fixação de pessoas atingiram níveis muito bons. No entanto algumas infra-estruturas, como é o caso das escolas, acabam por não ser utilizadas por falta de alunos. Temos núcleos escolares ou centro escolares com 10 e 15 salas e muitas delas estão vazias porque não temos crianças para as encher”.

Para o autarca “é preciso encontrar soluções para atrair novos residentes. Sabemos que as pessoas procuram segurança e empregabilidade e é isso que nós temos que oferecer para trazer população para os nossos territórios. Nós, autarcas, temos que estar unidos para tentar encontrar soluções, quase que mágicas, para inverter esta tendência negativa de decréscimo populacional na região”.

A concentração de população no litoral mantém-se e o Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa são as únicas regiões que registam um crescimento da população.

Festival Terras Sem Sombra valoriza património na Gruta do Escoural

O Festival Terras Sem Sombra decorreu no passado fim de semana, dias 17 e 18, em Montemor-o-Novo.

As iniciativas tiveram início com a visita “Do Paleolítico ao Calcolítico: A Gruta e o Povoado Fortificado do Escoural”, tendo a valorização do património cultural como um dos objetivos do Festival Terras Sem Sombra.

O vereador do Património Cultural no município de Montemor-o-Novo, António Pinto Xavier, marcou presença, neste arranque do Festival.

Associação de Artesãos e Artistas Plásticos, a Ciranda, prepara novidades

A Associação de Artesãos e Artistas Plásticos, a Ciranda, em Montemor-o-Novo, depois de ter marcado presença, na edição deste ano da Feira da Luz, está já a preparar algumas novidades para este ano.

Alice Candeias, da Associação, explica que, primeiramente, será dada “uma nova cara à nossa loja, que se localiza no Largo Calouste Gulbenkian, e apesar de ser pequena acolhe um aboa representação do artesanato e do que se faz no concelho e vamos também tentar organizar um passeio que costumamos sempre fazer, anualmente”.

Também os desafios do município serão aceites pela associação, que conta com cerca de 20 sócios.

A Ciranda, explica Alice Candeias, dedica-se, essencialmente, “à trapologia, uma tradição desta zona, e artigos como o talego, a cortiça, uma matéria-prima muito nobre nossa, tricô, ponto de cruz, bijuterias, novas manualidades e estampagem “.

Ciranda, a Associação de Artesãos e Artistas Plásticos, em Montemor-o-Novo, que prepara novidades, depois de ter promovido as suas atividades, na Feira da Luz.

Exposição de Tapetes de Arraiolos está patente nesta vila

Está aberta ao público a exposição “Da Decoração dos Tapetes de Arraiolos dos Pessanhas a Maria José Mendonça”, em Arraiolos que decorre até ao dia 12 de fevereiro de 2023.

Este desafio surgiu no período da pandemia, altura em que as casas de tapetes produziram para o Município de Arraiolos vários tapetes que são réplicas do século XVII. O objetivo desta exposição é “tentar recriar a cor original do tapete, uma vez que, foram realizados vários estudos que provam que os tapetes que chegaram até aos dias de hoje não têm a cor original”.

A presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, Sílvia Pinto, convida toda a população a visitar esta exposição, e explica ainda que “o que nós tentamos produzir nesta exposição, foram tapetes com a cor que supostamente seria a cor original. Quando nós entramos neste espaço de exposições temporárias é um boom de cores que nos surge e que nos surpreende.”.

A exposição decorre no concelho de Arraiolos, na rua Nova e conta com a colaboração das casas de tapetes aderentes ao evento “O tapete está na Rua 2022”.

Alandroal vai concluir escola básica em investimento de três milhões

A obra de conclusão da Escola Básica Integrada Diogo Lopes de Sequeira de Alandroal vai finalmente avançar. O auto de consignação entre a câmara municipal de Alandroal e a empresa responsável pela obra já foi assinado e em causa está um investimento de cerca de três milhões de euros.

O projeto para esta escola prevê “a construção de um pavilhão gimnodesportivo que vai servir não só a comunidade escolar como também toda a população do concelho. Por outro lado, vão ser construídas duas salas novas para o pré-escolar”, segundo o presidente da câmara, João Grilo.

O projeto vai ter um prazo de execução de dois anos e o município de Alandroal tem que investir cerca de 700 mil euros, “devidamente enquadrados no orçamento municipal. Vamos ainda tentar que o Ministério da Educação aumente a sua comparticipação para que nós possamos reduzir a nossa e canalizar esse valor para outros investimentos”.

Esta obra é financiada por fundos comunitários, Ministério da Educação e município de Alandroal. Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo, explica que “felizmente que a câmara de Alandroal conseguiu resolver este problema, uma vez que temos aqui a guilhotina de final de 2023 para concluir projetos, uma vez que os que não tiverem contrato assinado ou pelo menos 10 por cento de taxa de execução cairão”.  Para Ceia da Silva, esta escola vai “dignificar o acolhimento às crianças e jovens e tudo o que seja dar melhores condições na educação é trabalhar no futuro e nas gerações vindouras”.

A conclusão da escola Básica Integrada Diogo Lopes de Sequeira de Alandroal está orçamentada em cerca de três milhões de euros, cabendo 700 mil euros ao município local, 170 mil euros ao ministério da educação e os restantes dois milhões e cem mil euros são financiados pelo Portugal 2020.

Coliseu de Elvas bem composto na primeira corrida de São Mateus

O Coliseu de Elvas foi palco, na noite deste sábado, 17 de setembro, da primeira de duas corridas da Feira Taurina de São Mateus, com as participações dos cavaleiros Marcos Bastinhas, Luís Rouxinol, a celebrar 35 anos de alternativa, e Francisco Palha.

Pegaram os seis touros da Ganadaria Murteira Grave o Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas e os Forcados Amadores de Montemor-o-Novo.

Ainda antes da primeira pega dos académicos de Elvas, o cabo do grupo, Luís Machado, garantia aos microfones da Rádio ELVAS que, perante um coliseu bem composto, em termos de público, o “compromisso era grande”, sempre com o objetivo de, com a sua exibição, “honrar e dignificar a cidade” e a própria imagem do forcado.

A segunda corrida desta Feira Taurina de São Mateus, que será de homenagem a José Caldeira, está marcada para sexta-feira. Vão se juntar, em praça, a Marcos Bastinhas, os cavaleiros João Moura e João Salgueiro. Nesta corrida, pegam os Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas.

Centro Juvenil oferece apoio psicossocial aos jovens

Centro Juvenil de Montemor-o-Novo oferece apoio psicossocial para jovens, todas as sextas feiras, com uma profissional qualificada, nas suas instalações, sendo este apoio totalmente gratuito e confidencial.

Mudanças físicas e emocionais, pressão entre pares ou medo de não corresponder às expectativas dos pais são acontecimentos e sentimentos habituais durante a adolescência, no entanto, para alguns jovens o impacto é maior e os sentimentos de tristeza e a perda de interesse por quase tudo são persistentes e afetam as suas vidas.

Para além destes fatores, adolescentes ou jovens que sofram de baixa autoestima, bullying, ou até mesmo que tenha, passado por eventos recentes traumatizantes, estão mais sujeitos a sofrerem deste tipo de alterações psicológicas.

Por este motivo, o Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, disponibiliza apoio, “com a Dr. Carla Brito, à sexta-feira, das 9 horas às 18 horas”, dirigindo-se este “apoio psicossocial, aos jovens que assim o entenderem, que tenham dúvidas sobre o seu percurso, que queiram saber o que se passa com eles, que se sintam deprimidos, nós estamos cá”, assegura Anabela Ferreira coordenadora do Centro Juvenil.

Os jovens podem marcar a consulta, de forma gratuita, “é só dirigir-se cá, ou então, mandar um mail”, através do juventude@cm-montemornovo.pt.

Neste momento o Centro Juvenil também trabalha “em parceria com o Agrupamento de Escolas, estamos a seguir alguns casos, os quais a equipa do Agrupamento não tem a possibilidade de dar resposta”, adianta Anabela Ferreira.

A depressão afeta a forma de pensamento, sentimentos ou comportamento, podendo causar problemas físicos, emocionais e até funcionais.

Para além dos apoio prestado pelo Centro Juvenil de Montemor, que é totalmente gratuito, através da linha telefónica do SNS 24, o 808 24 24 24, é possível utilizar o Serviço de Aconselhamento Psicológico.

Visita à Serra de Monfurado encerra Festival Terras Sem Sombra

O Festival Terras Sem Sombra termina este domingo, 18 de setembro, em Montemor-o-Novo, depois de ontem ter contado com duas atividades: uma cultural e outra musical.

Hoje o programa contempla uma visita à Serra de Monfurado, um “elemento chave”, segundo o diretor geral deste Festival, que pretende dar a conhecer “este paraíso próximo”, que tem várias vertentes a conhecer como “a geologia, hidrogeologia, flora e fauna”.

A visita à Serra de Monfurado tem início marcado para as 9.30 horas, e o ponto de encontro é no Cineteatro Curvo Semedo.

Exposição do filme “Carpinteiro de Papel” na Galeria Municipal de Montemor

A Galeria Municipal de Montemor-o-Novo tem patente até dia 30 deste mês a exposição adjacente ao filme “Carpinteiro de Papel”.

Na exposição podem ser vistos alguns dos recortes de Joaquim Fernando Micael, residente na Casa de Repouso O Monte, em Foros de Vale de Figueira. Os mesmos recortes foram matéria-prima para construção do filme, com o mesmo nome, e de autoria de Renata Bueno e Daniel Medina.

Alandroal reuniu Conselho da Estação Náutica

O município de Alandroal promoveu a primeira reunião do Conselho da sua Estação Náutica, que se encontra na fase final do processo de certificação.

O encontro decorreu no Restaurante Raya, da Praia Fluvial das Azenhas D´El Rei, infraestrutura que dá corpo ao primeiro polo da estação daquele concelho.

A sessão teve como objetivos a assinatura do protocolo de colaboração com todos os parceiros que foram envolvidos desde a fase de candidatura e a apresentação e discussão do plano de atividades para o próximo ano. O município pretende agora alargar a rede de parceiros locais.

O município está a fazer uma grande aposta na valorização do seu potencial náutico associado, em especial, a Alqueva e depois do investimento, de um milhão de euros, realizado no polo de Montejuntos, projeta agora novos investimentos nos futuros polos de Juromenha e Rosário (Águas Frias).

“Estamos muito satisfeito com o retorno que estamos a receber desta aposta, quer em aumento do número de visitantes, quer na fixação de residência de novos habitantes, assim como todas as dinâmicas locais que daqui resultam. Sem dúvida que é um dos caminhos a seguir para o desenvolvimento sustentado do concelho”, referiu o presidente da autarquia, João Grilo.

A Rede de Estações Náuticas de Portugal é coordenada pela Fórum Oceano e visa a criação e certificação de redes locais de ofertas turísticas náuticas de qualidade, organizadas a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.

Forcados de Montemor esperam “noite de triunfo” em Elvas

O Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo entra em praça, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, na primeira de duas corridas da Feira Taurina de São Mateus, em Elvas, já este sábado, 17 de setembro (ver mais aqui).

“Voltar ao São Mateus é sempre importante para o grupo de Montemor. Já não estávamos presentes há alguns anos e, neste regresso, estamos com as expectativas bastante elevadas, apesar de já estarmos no fim da época, com 16 corridas feitas”, começa por dizer o cabo do grupo, António Pena Monteiro.

Mesmo no fim da temporada, a Feira de São Mateus, garante o cabo, é uma das feiras “de referência” da época taurina dos Forcados de Montemor. Em Elvas, os elementos do grupo esperam “mais uma noite de triunfo”.

António Pena Monteiro não tem dúvidas que esta será uma “bela noite de touros”, destacando o cartel, que considera estar “bastante bem montado”, lembrando que os “touros da ganadaria Murteira Grave prometem sempre muita bravura, tanto para o cavalo, como para os forcados”.

Marcos Bastinhas, Luís Rouxinol e Francisco Palha esta noite no Coliseu

No âmbito da Feira Taurina de São Mateus, este sábado, 17 de setembro,  há corrida de touros no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas.

Pelas 22 horas, entram em praça os cavaleiros Luís Rouxinol, Marcos Bastinhas e Francisco Palha, a lidar seis touros da ganadaria Murteira Grave. Pegam os Forcados Amadores de Montemor e Académicos de Elvas.

Os bilhetes para a corrida podem ser adquiridos, no bilheteira do Coliseu, entre as 10 e as 22 horas.

Colheita de sangue este domingo em Montemor-o-Novo

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo realiza amanhã, domingo, 18 de setembro, na sua sede em Montemor, mais uma recolha de sangue.

Floriano Saiote, presidente da Associação, convida as pessoas, entre os 18 e 75 anos a doar sangue, uma vez que “as reservas se encontram baixas” e “não custa nada e faz toda a diferença para as pessoas que precisam”.

Quem não se inscrever pode aparecer de igual forma na sede dos Dadores de Sangue, em Montemor e realizar a sua dádiva.

Amanhã, das 9 horas e até às 13 horas, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo, realiza mais uma colheita, na sua sede. Para efetuar a sua inscrição é através do numero de telefone 928022350.

Elvas: Feira e Expo São Mateus já decorrem no Parque da Piedade

Dois anos depois da última edição, a Feira de São Mateus e as Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade estão de regresso ao Parque da Piedade, em Elvas, onde decorrem até dia 25.

Com a inauguração a ter lugar ao final da tarde desta sexta-feira, 16 de setembro, foram muitas as pessoas, para além das entidades do concelho, que quiseram juntar-se nesse momento.

No memento inaugural da Expo São Mateus, o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida disse esperar que “o São Mateus continue sem chuva, sendo que o município fez “uma grande aposta nesta edição”, que conta com algumas diferenças em relação às anteriores, como o facto de o certame ser ao “ar livre e totalmente gratuito, para que todos possam usufruir”.

No entanto, Rondão Almeida considera que a Feira de São Mateus e as Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade devem ser “repensadas”, no que às limitações de datas diz respeito. O presidente diz que “andamos com esta limitações em relação ao dia 20 de setembro, e chegamos à conclusão de que temos que antecipar três ou quatro dias ou tínhamos uma feira que começava na terça e acabava no domingo, e os elvenses merecem mais e esta excelente romaria merece também muitíssimo mais”.

O presidente diz que seria “com muito agrado que hoje, gostaria de ver toda a iluminação ligada” nesta inauguração, porque “a Confraria paga o mesmo e no dia 20 continuávamos a consagrá-lo como parte religiosa, porque a romaria tem duas vertentes distintas, a religiosa, que deve manter a forte ligação ao dia 20 e a parte profana tem que adaptar o espaço e a oferta aos tempos atuais”.

Carlos Damião, Juiz da Confraria diz que as semanas de preparação do certame foram de “muita pressão para os membros da confraria”, mas que depois de tudo preparado “o importante é que as pessoas desfrutem do São Mateus como é hábito”.

A Expo São Mateus conta com zona dedicada às empresas do concelho, bem como de exposição, de gastronomia e zona lúdica e cultural dedicada aos espetáculos e diversão noturna.

Just a Change volta a requalificar casa em Alandroal

Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Just a Change passou pelo concelho de Alandroal onde tem vindo a desenvolver um trabalho de requalificação e melhoria de habitações e condições de vida das pessoas.

De acordo com o presidente da câmara de Alandroal, João Grilo, “são já poucos os casos sinalizados de falta de condições de habitabilidade, sendo objetivo da autarquia acabar com estas situações. Estamos já a projetar o próximo ano e são poucos os casos identificados”.

João Grilo garante que “os casos que ainda existem devem-se à falta de vontade dos proprietários em recuperar as suas habitações ou porque há dificuldades em identificar os mesmos”.

O Just a Change quer combater a Pobreza Habitacional reabilitando casas e vidas, sendo que, em 2021, os 1800 voluntários requalificaram 56 casas e 13 instituições.

XL Box do Espaço do Tempo acolhe este sábado ensaio aberto de APNEIA

A XL Box do Espaço do Tempo acolhe este sábado, 17 de setembro, pelas 21.30 horas, o ensaio aberto de APNEIA, da Malvada Associação Artística.

A entrada é gratuita mediante reserva via SMS para o número 913 699 891.

O espetáculo APNEIA integra o projeto de cruzamento disciplinar de religação à natureza Planta, ao longo do qual também se apresenta uma Escrita Epistolar e uma Exposição Fotográfica, interligados num processo de inteligência distribuída similar ao das plantas.

A dramaturgia parte da ideia de jardim como laboratório de experimentação de relações, um espaço delimitado, de conexão com a natureza e de escuta do outro. Na cena aprofundamos o caráter corpóreo intrínseco da noção japonesa de “Ma”, privilegiando a perceção e a visão relacional. É este espaço de coexistência e alteridade que se explora, em que o limite não é uma fronteira que separa mas uma linha permeável.

A cena apresenta-se como um ensaio, no duplo sentido de criação e repetição. O processo de extinção começou há muito tempo e decorre a alta velocidade. Podemos desacelerar um pouco, ensaiar a imobilidade, a suspensão voluntária ou involuntária da respiração. Mas os seres humanos só conseguem viver em apneia durante alguns minutos mantendo a lucidez.

DECO deixa alguns conselhos sobre literacia financeira

A literacia financeira dos portugueses está muito abaixo da média mundial. Este cenário, segundo a DECO, tende a manter-se, sobretudo na faixa etária dos maiores de 55 anos e tendo em conta que a complexidade dos produtos e serviços financeiros é ainda mais saliente no mercado digital.

De acordo com Neide Brás (na foto), jurista na delegação do Alentejo da DECO, “é essencial que os consumidores se informem e não subscrevam serviços sem compreender totalmente as condições associadas. Por outro lado, é muito importante que antes de assinar documentos, confirmem que as informações dadas são corretas e seguras”.

De recordar que a DECO tem um Gabinete de Proteção Financeira que pretende apoiar os consumidores em questões relacionadas com estes temas.

Município de Montemor-o-Novo lança campanha “Cuidar da minha Rua”

O município de Montemor-o-Novo lançou o desafio aos montemorenses, “vamos cuidar da nossa rua?”.

Trata-se de uma campanha lançada nas redes sociais, em que pretende alertar para situações de insalubridade que ocorrem na via pública. Estes problemas têm aumentado e afetam o nosso bem-estar geral. Deste modo, com a ajuda e o conhecimento de todos, estes problemas podem ser melhorados.

Na primeira publicação, efetuada esta sexta-feira, 16 de setembro – Cuidar da minha Rua: pombos – o Município alerta para a problemática dos pombos.

Os pombos fazem parte das nossas vilas e cidades, merecendo o nosso respeito. O problema surge quando se reproduzem rapidamente, criando situações de insalubridade. Ao alimentar estes animais estamos a contribuir para aumentar a sua população numa determinada zona, favorecendo a concentração de fezes e o contacto de pombos saudáveis com pombos doentes. De forma a proteger a saúde humana e a dos animais, não é aconselhável alimentar pombos na rua. Estes animais conseguem procurar alimento noutras zonas. As ruas e os parques ficarão mais limpos e seguros, em especial para as crianças e pessoas com saúde debilitada.

Assim, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo chama a atenção para que a população não alimente Pombos na via pública. Esta ação tem como consequência a sujidade na via pública, entupimentos de algerozes, doenças e degradação do património.

GUS organiza Torneio de Futebol em Sub-15

Decorreu ao longo dos dias 2, 3 e 4 de setembro um torneio de futebol no escalão de Sub- 15, organizado pelo Grupo União Sport (GUS), em Montemor-o-Novo. Participaram as equipas do GUS, o Clube de Futebol “Os Belenenses”, o Clube Olímpico do Montijo e o Despertar Sport Clube (Beja), que veio a conquistar o troféu.

Estiveram presentes na cerimónia de entrega de prémios André Banha, vogal da da União das Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Montemor, António Xavier, o presidente do GUS, Rafael Jeremias, e outros dirigentes e patrocinadores do evento.

Montemor acolhe este fim de semana Festival “Terras Sem Sombra”

Montemor-o-Novo vai receber o Festival Terras Sem Sombra este fim de semana, dias 17 e 18 de setembro, um evento que promete trazer a música erudita a espaços históricos e culturais do concelho.

Este é um Festival itinerante que pretende levar a música clássica a vários pontos da região Alentejo, segundo José António falcão, diretor geral deste festival, uma iniciativa da Sociedade Civil do Alentejo.

A escolha do concelho de Montemor-o-Novo enquanto palco deste festival prende-se com o contributo que a localidade deu às artes, bem como da sua localização geográfica.

Para o primeiro dia de Festival, amanhã, sábado, 17 de setembro, para além da programação musical a decorrer no Convento de São Domingos, haverá ainda uma visita ao património histórico do concelho, às Grutas do Escoural em Santiago do Escoural.

No dia seguinte, domingo, dia 18 de setembro, será feita uma visita à Serra de Monfurado, um elemento chave, segundo o diretor geral deste Festival, que pretende dar a conhecer este “paraíso próximo”.

As entradas são gratuitas no entanto, em alguns locais, como teatros, pode ser necessário ser feita reserva.

Continente incentiva à reciclagem com projeto Cadernão

Até 18 de setembro, o Continente, em conjunto com a marca de cadernos Oxford, está a recolher cadernos e folhas usadas com o intuito de as encaminhar para a reciclagem. Para chamar a atenção dos consumidores, há um ponto de recolha destes materiais, designado “cadernão”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta iniciativa tem dois grandes objetivos: sensibilizar e incentivar os consumidores a separarem, neste caso, os seus papéis usados e cadernos completos é o primeiro.

Dar uma nova vida a estes materiais, através da reciclagem, permite não só criar novos produtos para, por exemplo, um próximo regresso às aulas, como evitar o abate de árvores para produzir novas matérias-primas.

Ajudar na reflorestação de Portugal é o segundo eixo de ação desta iniciativa. Por cada tonelada de papel depositado nestes pontos de recolha, a Sonae, empresa detentora da marca Continente, vai plantar 20 árvores.

Estas árvores irão ganhar nova vida na Floresta Sonae, uma área de 1.100 hectares situada em Mangualde. A plantação irá guiar-se por critérios de diversidade e anti-incêndio e terá também como função compensar as emissões de carbono emitidas pelo grupo em que o Continente se insere.

Estes contentores estão às portas dos hipermercados Continente e das lojas Continente Modelo de Elvas, Portalegre e Bragança. Mais especificamente, vai encontrar o “cadernão” junto dos restantes ecopontos.

[/shc_shortcode]

Câmara de Alandroal investe em núcleo museológico

Alandroal vai contar com um núcleo museológico, instalado no castelo da vila.

“Este é o primeiro núcleo museológico de iniciativa municipal e que pretende reunir, no mesmo espaço, o espólio do concelho e uma zona de lazer, uma vez que vamos contar com uma cafetaria e u jardim”, de acordo com João Grilo, presidente da câmara de Alandroal.

O núcleo museológico vai resultar da remodelação e ampliação de um edifício no interior do castelo de Alandroal, num investimento total de 612 mil euros, sendo 307 mil euros de financiamento comunitário do Alentejo 2020. O prazo de execução é de um ano.

O investimento total é de 612.109,28 euros, sendo 307.489,45 euros de financiamento comunitário do Alentejo 2020. O prazo de execução é de um ano.

Operação da GNR “RoadPol – Safety Days” nas estradas de 16 a 23 de setembro

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 16 e 23 de setembro, no âmbito da semana europeia da mobilidade, realiza uma operação de sensibilização e fiscalização rodoviária, em todo o território nacional continental, orientando as ações para as temáticas mais relevantes no âmbito da segurança rodoviária, nas vias mais críticas à sua responsabilidade e onde se verifique uma maior sinistralidade.

Com esta ação, pretende-se também sensibilizar a sociedade em geral, para a importância da adoção de comportamentos mais seguros por parte de todos os utilizadores do âmbito rodoviário, tendo em vista a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas.

A Roadpol é uma organização que foi estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa, com a finalidade de melhorar a segurança rodoviária e a aplicação da lei nas estradas. A GNR é membro e representante nacional para a coordenação das diferentes atividades realizadas no âmbito da RoadPol, integrando no seu planeamento operacional.

Estas operações, de âmbito europeu, têm como principal finalidade a criação de um ambiente rodoviário mais seguro através de uma intervenção simultânea sobre as principais causas de acidentes, procurando desta forma influenciar positivamente os condutores, levando-os a adotarem comportamentos que privilegiem uma condução segura em detrimento de comportamentos de risco, como o excesso de velocidade.

Em 2021, a GNR registou um total de 69 220 acidentes. Já nos primeiros oito meses deste ano, a GNR registou 50 462 acidentes.

GNR de Évora regista seis acidentes de viação na quarta-feira

O Comando Territorial da GNR de Évora, na sua área de responsabilidade, registou ontem, quarta-feira, 14 de setembro, seis acidentes de viação, sendo quatro colisões, um despiste e um atropelamento de animal, dos quais resultaram um ferido leve.

Ao nível da criminalidade foram registadas oito ocorrências: seis crimes contra o património, um contra a vida em sociedade e um contra animais de companhia.

A GNR registou ainda, no âmbito contraordenacional, 43 infrações à legislação rodoviária.

Município de Montemor reconhece importância da APORMOR com quem estabelece parceria

O município de Montemor-o-Novo tem vindo a estreitar ligações com a APORMOR, no sentido de evidenciar a importância do mundo rural.

O presidente da Câmara de Montemor, Olímpio Galvão recorda que este é concelho “com maior encabeçamento de gado bovino do país, daí que o produto de excelência desta terra é o gado e a APORMOR é a associação mais importante, dessa economia, para escoar esse produto”.

Olímpio Galvão enaltece o papel dos leilões realizados, semanalmente, na APORMOR. Para o presidente a questão do mundo rural é preciso defender e é ainda mais importante estarmos bem relacionados”.

A APORMOR é” agora uma grande parceira” do município, acrescenta Olímpio Galvão, não só pelo escoamento de produtos, mas também “pelos colóquios que faz, onde se questiona a soberania alimentar, o ordenamento do território rural, coisas que nos fazem orientar para o futuro, e esta ligação entre o município e o mundo rural é cada vez mais importante”.

Município de Montemor-o-Novo e a APORMOR que celebram protocolo, numa parceria, com o objetivo de evidenciar o mundo rural, do concelho.

Município de Borba investe em melhorias no Agrupamento de Escolas

O Município de Borba investiu na melhoria do Sistema de AVAC do Agrupamento de Escolas da cidade.

Reconhecendo que o bem-estar da comunidade escolar é primordial, o Município de Borba procedeu a um investimento de aproximadamente 14 mil euros, na melhoria do Sistema de AVAC do Agrupamento de Escolas de Borba.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A intervenção contou com instalação de Chiller (permite a climatização localizada); limpeza do circuito primário das UTA’s e instalação de descalcificador para impedir a acumulação de calcário no circuito e no depósito; reparação de roturas nos circuitos de alimentação; limpeza de todos os circuitos do Chiller e reparação de uma das bombas do circuito que se encontrava danificada; instalação de descalcificador para proteção da canalização de todo o edifício escolar; reparação de todo o sistema solar; retificação e ajustamento de todas as UTA’s ao clima da região, bem como a substituição de placas de controlo; reparação e substituição de circuladores de água; substituição de filtros (garantindo a qualidade do ar dentro das salas) e reparação de depósitos.

Esta intervenção teve como objetivo aprimorar o espaço escolar tornando-o num local mais acolhedor e para todos os que dele desfrutam.

[/shc_shortcode]

Mulher detida no concelho de Redondo por tráfico de estupefacientes

Uma mulher, com 40 anos, foi detida ontem, terça-feira, 13 de setembro, pelo Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Évora, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Redondo.

No âmbito de uma investigação, por tráfico de estupefacientes, os militares da Guarda deram cumprimento a um mandado de busca domiciliária, culminando na detenção da suspeita e apreensão de seis plantas de canábis; diversas sementes; e material necessário para o cultivo.

A detida foi constituída arguida, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Évora.

CIMAC lança Open Call para residências artísticas nas escolas

No âmbito do Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva no Alentejo Central, a CIMAC (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central) continua a realizar a open call destinada a artistas e/ou organizações culturais para que apresentem as suas propostas de participação numa residência artística em contexto escolar.

Parte integrante das atividades do Transforma e dos seus projetos de Mediação Cultural, estas residências serão feitas em conjunto com agrupamentos escolares da região de atuação da CIMAC, com vista ao desenvolvimento e implementação de pedagogias criativas, capazes de motivar os alunos e envolver a comunidade educativa no compromisso de uma educação para todos com uma forte componente artística.

Para isso, propõe-se juntar artistas e professores de diversas disciplinas, na definição de projetos que recorram a estas pedagogias criativas e promovam mais atenção, motivação e envolvimento dos alunos em sala de aula.

Estes projetos serão implementados em Residência Artística na escola, com duração de alguns meses já no ano escolar de 2022/2023.

O projeto será constituído pelos seguintes momentos

  1. Realização de Laboratório de Criação de Pedagogias Criativas: durante 5 dias consecutivos, os artistas selecionados irão participar num laboratório intensivo, orientado por artistas convidados que participaram no projeto “10X10 Ensaios entre Arte e Educação” da Fundação Gulbenkian, no qual irão experimentar, testar e criar repertório de pedagogias criativas. Este Laboratório ocorrerá durante o mês de outubro de 2022.
  1. Realização de Residência: Num período entre 3 a 5 meses, os artistas selecionados irão, em conjunto com os professores envolvidos e respetiva turma, implementar um projeto. Tal implica que o artista terá que se deslocar com regularidade à escola, quer para preparar o projeto com os professores, quer para trabalhar diretamente com estes e os alunos. A Residência ocorrerá entre Novembro de 2022 e Maio de 2023.

Esta open call está desde já aberta e a recolher participações. Para aceder às condições, requisitos e apresentação de candidaturas basta aceder aqui.

As candidaturas para a open call decorrem até sexta-feira, dia 16 de setembro.

Agrupamentos de escolas envolvidos no projeto são o  Manuel Ferreira Patrício, Évora; de Viana do Alentejo: de Montemor-o-Novo e de Escolas de Borba.

Município de Mora investe no Parque Ecológico do Gameiro

A Câmara Municipal de Mora investe no Parque Ecológico do Gameiro, localizado na freguesia de Cabeção, para trazer mais turistas à região, melhorando algumas infraestruturas.

A presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço explica que a praia fluvial teve requalificações e que “neste momento está em construção uma esplanada que vai dar mais uma valência ao Fluviário, tendo uma capacidade para mais 32 pessoas. Já temos a parte do restaurante, que é típico e é único, porque enquanto estão a comer podem ver aquele aquário natural dos peixes no seu habitat, mas vamos também ter uma esplanada para poderem usufruir de uma maravilhosa paisagem envolvente no Fluviário”.

Há muitas ideias inovadoras para o Parque Ecológico do Gameiro, “queremos que o Gameiro seja o ponto de partida do nosso turismo, porque é uma zona muito apetecida, e há também muitos projetos para desenvolver durante o próximo ano”, mas “neste momento queremos a legalização do passadiço, para depois poder legalizar a praia em si, porque neste momento a praia não é praia, mas sim parque de lazer,” revela a presidente do Município, Paula Chuço.

A presidente refere ainda que, já estão disponíveis os bilhetes online para o museu e para o Fluviário “temos tido muita gente que nos visita, principalmente, por essa parte do Gameiro e depois visita todas as nossas freguesias, aproveitando depois a nossa boa gastronomia local.”

Ao nível do alojamento local, ainda há alguns problemas por resolver, mas a presidente explica que a questão foi “abordada por algumas pessoas que gostariam de desenvolver projetos nessa área, e que dentro de alguns meses espera-se que possamos ter mais alojamentos”.

O Município de Mora aposta assim em mais valências, mais alojamento, mais restauração e quer ainda criar novos locais para os turistas.

Ponto d’Orvalho de regresso a Montemor esta sexta-feira

Imagem: Instagram Ponto d’Orvalho

O Ponto d’Orvalho, “festival transdisciplinar aberto à discussão e à ação ambiental através de intervenções artísticas, sociais e ecológicas”, está regresso à Herdade do Barrocal de Baixo e à Quinta das Abelhas, em Montemor-o-Novo, entre sexta-feira, 16 de setembro, e domingo, dia 18.

Nesta terceira edição do evento, organizado pela Associação Cultural Ponto d’Orvalho, participam António Mira, Chima, Hiro, Coby Sey, Coro Ecos do Monte, Diogo Noronha, Djaimilia Pereira de Almeida, Duarte Valadares, Gabriela Albergaria, Hatis Noit, Inês Neto dos Santos, Inês Tartaruga Água, Isabel Costa, Marc Leiber, Peter Bastian, Violeta Azevedo e Xavier Paes.

A programação deste ano, “híbrida e multiforme de artes na paisagem”, conta com “propostas artísticas nacionais e internacionais e que procuram alterar para questões ambientais e consciencialização ecológica através da arte e da cultura: concertos, artes visuais, performances, práticas holísticas, conversas, workshop, dj sets, caminhadas na natureza e refeições performáticas”.

Todas as informações, bilhetes e opções de estadia disponíveis em www.pontodorvalho.com

“A Escola é um elevador social” diz Olímpio Galvão

Na manhã da passada sexta-feira, 9 de setembro de 2022, e tendo como contexto o início do Ano Letivo 2022/2023, o Cineteatro Curvo Semedo acolheu ao pessoal docente e não docente, que desempenha funções nas escolas e jardins de infância do concelho de Montemor-o-Novo, para uma iniciativa de receção, por parte do Executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e do Executivo do Agrupamento de Escolas, que incluiu a apresentação de alguns serviços da Câmara Municipal. Na mesa da iniciativa esteve o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, acompanhado dos vereadores Henrique Lopes, Sílvia Santos e António Pinto Xavier; e o Diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor (AEMN), João Veiga, ladeado pelo Subdiretor Francisco Salgueiro e dos adjuntos Carla Alface, Delfina Dias e Rui dos Santos.

Tratou-se de uma iniciativa que tentou de maneira o mais informal possível, acolher aqueles que tanto fazem pelas nossas crianças e jovens, transmitindo-lhes confiança e motivação!

Por parte da direção do Agrupamento, após a apresentação de cada membro, João Veiga, explicou que “acontece escola em muitos mais espaços do que a própria escola, há mais escola para além da escola”, terminando a sua intervenção desafiando cada um dos presentes “a acreditar que é possível levarmos o concelho de Montemor-o-Novo mais longe, no que respeita à área da Educação”.

De seguida, tomaram a palavra os vereadores da Câmara Municipal, culminando as intervenções com o Presidente de Câmara Municipal.

Henrique Lopes, Vice-Presidente e vereador com o pelouro da Educação, e que é professor, referiu que “quem trabalha no universo da educação, quer seja o pessoal docente, quer seja o pessoal não docente, cada um no exercício das suas funções, se complementam e mutuamente ajudam a erguer esse mundo mágico que é o da aprendizagem, articulando o mais possível com a linguagem dos afetos”. Em sua opinião “a sala de aula vai extravasar cada vez mais as paredes tradicionais dum espaço físico em alvenaria”. Por via disso, o Vice-Presidente “considera que os professores vão ser também animadores e gestores de aprendizagens, cabe-lhes igualmente ordenar e sistematizar o mosaico de informação que os alunos vão recolhendo e que, por vezes, têm dificuldade em organizar e transformar em verdadeiro conhecimento”. Recorrendo a palavras de Nelson Mandela, Henrique Lopes disse ainda que “a educação é a arma mais poderosa para mudarmos o mundo”. Daí que “cabe a cada um de vós, a cada um de nós, contribuir para que isso aconteça”.

Sílvia Santos, também ela professora, e que tem os pelouros da Saúde e Ação Social, explicou que este é um ano de mudanças, com novo Executivo Municipal e nova Direção no AEMN, onde “vivemos um grande desafio com a descentralização de competências na área da educação. Esta nova dinâmica será certamente geradora de maior proximidade entre todos”. Sílvia Santos mencionou ainda que “não tem medo de mudanças, tem medo que as coisas nunca mudem!”, por isso, acredita que “a mudança nos enriquece e nos desafia a ser melhores”.

António Pinto Xavier, vereador que tem os pelouros da Modernização e Organização Informática e do Desporto e Juventude, enalteceu o trabalho dos técnicos de informática, no apoio dado às escolas! Recordando as crianças de antigamente que estavam mais na rua, colocando as mãos a trabalhar na terra, explicou que, em breve, vai tentar avançar com um projeto em que os jovens são desafiados a idealizar e concretizar os seus próprios projetos e ideias. Sendo também vereador do pelouro do Turismo, António Pinto Xavier deixou também um convite a todos os professores que agora chegam a Montemor, para visitarem e conhecerem o concelho e todo o seu património.

Já o Presidente da Câmara Municipal, recordou as suas origens humildes. De acordo com Olímpio Galvão, a Escola foi para ele “um “elevador social”, que permitiu que um filho de um pedreiro que não foi à escola, e que aprendeu a ler e escrever já em adulto, e filho de uma doméstica com apenas a 4.ª classe, chegasse a Presidente da Câmara Municipal”. Para o Presidente de Câmara, “o investimento na educação dos nossos jovens é primordial para este executivo”, culminando a intervenção com os votos de um excelente ano letivo para todos!

Seguiu-se uma apresentação dos Serviços e Projetos Educativos Municipais, concretizada através de um vídeo que sintetizou todo este trabalho, permitindo sobretudo para quem chega agora ao nosso concelho, obter um conhecimento dos recursos físicos e humanos que existem no nosso concelho e que são uma mais-valia para a comunidade educativa.

De seguida, e de modo a também mostrar um pouco daquilo que é o nosso território, foi apresentado um vídeo que tenta dar a ver todo o nosso concelho e suas dinâmicas em cerca de 3 minutos. Após este vídeo, houve ainda espaço para um momento de debate, partilha de ideias e até receios.

A iniciativa terminou com um momento de convívio, em torno de um beberete de boas-vindas!

Crianças com as “Mãos na Terra” na Oficina da Criança esta quinta-feira

A Oficina da Criança está a promover uma atividade até ao final deste mês de setembro, na qual as crianças podem pôr as “Mãos na Terra” e tem como objetivo “sensibilizar para a importância de cuidar e criar espaços verdes, proporcionando assim, uma maior consciencialização para a preservação do meio ambiente”.

Maria Galego, coordenadora do espaço da Oficina da Criança adianta que a atividade acontece todas as terças e quintas-feiras, ensinando aos mais novos “como se planta e cuida de um canteiro, na identificação de espécies de ervas que impedem o crescimento entre espécies, saber semear e cuidar da relva, como e quando regar e cuidar de árvores”. A atividade decorre no espaço da Oficina da Criança e Parque Urbano e dirigida pelo jardineiro João Armas.

Das 9.30 horas às 11.30 horas, as crianças podem pôr as “Mãos na Terra”, sendo a atividade de entrada livre. A próxima sessão é amanhã, quinta-feira, dia 15 de setembro.

Executivo da câmara de Borba reúne em sessão extraordinária

O executivo da câmara municipal de Borba reúne amanhã, quarta-feira, dia 14, pelas 10.30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em sessão extraordinária pública.

A reunião conta com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1 – Proposta de Revogação do Plano de Pormenor da Área de Intervenção Norte de Borba;

Ponto 2 – Aprovação da Ata n.° 19/2022

Ponto 3 – Direito de preferência sobre a aquisição de imóvel localizado em Zona de Proteção;

Ponto 4 – Protocolo de colaboração Color Run 2022 a celebrar com a BARBUS – Associação Borba Mais;

Ponto 5 – Acordo de Colaboração – Estratégia Local de Habitação.

Grupo Nabeiro desafia startups a participar no Programa DISRUPTION22

Com o objetivo de criar parcerias com uma visão de futuro, o Grupo Nabeiro lançou esta terça-feira, 13 de setembro, um programa único de Inovação Aberta – DISRUPTION22 -, que desafia startups de qualquer parte do globo a participar com novas ideias de negócio, até dia 13 de outubro.

DISRUPTION22 é um programa de aceleração criado em colaboração com a imatch, para impulsionar soluções verdadeiramente disruptivas. O programa pretende impulsionar startups nacionais e internacionais, que estejam a desenvolver projetos de futuro, a participar com diferentes ideias de negócio em três áreas estratégicas: Sustentabilidade, Transformação Digital, novos produtos e serviços.

As startups cujas soluções já estão validadas tecnicamente em condições reais de mercado, que melhor se adaptam à cadeia de valor do Grupo e com potencial de escalabilidade a nível nacional e internacional, após a implementação do projeto piloto em Portugal, vão ter a oportunidade de trabalhar em conjunto com o Grupo Nabeiro e fazer a diferença no futuro.

As inscrições já estão abertas e deverão ser realizadas no site www.disruption.pt. Depois da fase de candidatura e avaliação, dez startups vão participar num bootcamp, durante um mês, de 8 de Novembro a 8 de Dezembro, para desenvolverem os seus projetos, trabalharem com mentores do Grupo Nabeiro e especialistas do ecossistema de inovação e empreendedorismo português, com vista a aumentar a proposta de valor de negócio conjunta e acelerando o desenvolvimento de novas soluções ajustadas à realidade do Grupo.

À fase de Aceleração, segue-se o pitch final que decorre a 14 de Dezembro, onde serão selecionadas três a cinco soluções junto do ecossistema empreendedor, que irão receber financiamento para os seus projetos.

Na última fase, são desenvolvidas as soluções vencedoras em conjunto com os empreendedores.

As startups vencedoras irão colaborar com a unidade Delta Ventures do Grupo Nabeiro, a aceleradora e incubadora de startups, que trabalha diariamente com empreendedores para construir um ecossistema integrado e saudável, com soluções adequadas ao negócio do Grupo, entre as quais as startups Nãm e a Why Not.

Esta unidade de negócio do Grupo Nabeiro tem como missão capacitar os empreendedores, dando-lhes acesso ao Grupo e aos seus parceiros, e criando soluções para os crescentes desafios da sociedade.

A equipa de mentores, gestores de projeto e parceiros são a chave para criar valor económico e impulsionar o crescimento e o desenvolvimento sustentável.

Refletindo a forte aposta em inovação e pensando global, desde sempre, valores presentes no ADN Grupo Nabeiro, que mantem o seu foco em criar valor acrescentado ao dia a dia dos consumidores e da sociedade, recorrendo ao ecossistema de inovação, esta é mais uma prova dado no caminho de inovação contínua 360, que se faz de fora para dentro e de dentro para fora do Grupo.

Aproximar culturas e interesses, apostando em novas ideias e novas oportunidades de negócio e aportando valor acrescido para o mercado e para o consumidor, esta é uma das prioridades do Grupo Nabeiro, que o levou a conquistar o top 10 das marcas de café do mundo e a criar marcas cada vez mais globais.

“No Grupo Nabeiro fomentamos a cultura de inovação e reinventamo-nos todos os dias. Desafiamo-nos a pensar diferente, promovemos a criatividade, procuramos novas possibilidades e respostas disruptivas. A inovação está no nosso ADN e através do DISRUPTION22 reforçamos a nossa vontade em desenvolver novas soluções que podem mudar o futuro. Hoje temos um ecossistema de startups, onde as empresas que trabalham connosco nos desafiam e nós as desafiamos em conjunto, tornando-nos mais ricos de conhecimento. Pretendemos através dos nossos programas de inovação internos e externos mostrar bons exemplos de empreendedorismo. Cada vez mais é necessário arriscar, sair da zona de conforto e fazer diferente, porque só quem arrisca é que conhece o sucesso.“, sublinha Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés.

População otimista com ano letivo mas descontente com subida de preços

Com o início deste ano letivo 2022/2023 à porta, e após um período de pandemia, as famílias portuguesas estão com boas expetativas para voltar tudo ao normal nas escolas. Alguns pais elvenses acreditam que os horários vão voltar à normalidade, com aulas de manhã e de tarde. Porém há pais descontentes com a subida dos preços.

Mariana Morcela tem dois filhos e revela ter boas expetativas: “este ano esperamos que não tenham paragens, vamos ver como é que as coisas vão correr”. Quanto ao acompanhamento dado aos jovens, é essencial que os pais vejam “os cadernos, falem com os professores, diretores de turma e estejam sempre dentro do acontecimento e a dar o máximo de atenção”.

“As expetativas são positivas. Ao fim de dois anos fechados e com horários só de manhã, penso que irá voltar tudo ao normal. Terem aulas de manha e à tarde, entrarem no ritmo normal da escola e terem os intervalos normais para conviverem uns com os outros vai ser bom para eles enquanto pessoas e enquanto estudantes”, refere Sónia Branco que tem dois filhos, e acrescenta ainda que é importante “ ter regras, cumprir regras, horários e comunicar com eles para que percebam que a escola é boa, para ter um bom futuro.”.

Paula Carvalho, mãe de dois filhos, tem “as mesmas expetativas de sempre. Que o ano letivo comece bem e que tenham os professores todos colocados logo no início”.

Já Luísa Gago mostra-se descontente com a subida dos preços: “acho que as coisas estão muito mais caras, vai ser muito complicado, acho que vamos atravessar uma nova crise. Para as pessoas que não podem pagar o ATL, porque é muito caro, ou quem não tem os avós ou alguém que os consiga auxiliar é muito complicado”.

As famílias portuguesas estão com boas expetativas para o arranque deste ano-letivo. Porém descontentes com a subida dos preços, uma vez que vai afetar o orçamento familiar.

Tratamento da disfunção erétil no De Boa Saúde desta semana

A disfunção erétil é uma disfunção sexual masculina que se caracteriza pela incapacidade persistente em obter ou manter uma ereção peniana que permita um desempenho sexual satisfatório.

Na maioria dos casos, é possível tratar eficazmente a disfunção erétil, não ocorrendo, no entanto, a cura definitiva. A prioridade passa por consultar um médico “e não recorrer a uma farmácia, uma vez que o tratamento através de comprimidos pode não ser compatível com outras patologias. Por exemplo, se uma pessoa sofrer de problemas cardíacos, não deve nem pode tomar este tipo de comprimidos”, como nos referiu o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do programa De Boa Saúde.

Um estudo realizado em Portugal, mostrou que até 50% dos homens entre os 40 e os 70 anos apresentavam algum grau de disfunção erétil, podendo, essa percentagem, atingir os 85% acima dos 75 anos.

O tratamento da disfunção erétil está em destaque na edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o  médico Pintão Antunes.

Despiste de automóvel mata homem de 80 anos em Montemor-o-Novo

Um homem de 80 anos morreu na sequência do despiste de um automóvel, ocorrido esta terça-feira, 13 de setembro, no concelho de Montemor-o-Novo. Outros dois homens, de 59 e 67 anos, ficaram feridos.

O acidente ocorreu ao quilómetro 531 da Estrada Nacional 2, perto de Santiago do Escoural, tendo sido o alerta dado às 05h21.

Os dois feridos, sendo um grave, o de 67 anos, e outro ligeiro, o de 59, foram transportados para o Hospital do Espírito Santo, em Évora.

Para esta ocorrência foram mobilizados os Bombeiros de Montemor, elementos do INEM e da GNR, num total de 14 operacionais, apoiados por sete veículos, incluindo uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER).

Agrupamento de Escolas de Montemor com “tudo a postos” para receber os alunos

O ano letivo 2022/2023, nas escolas do país, tem início entre hoje e sexta-feira, dia 16.

No caso do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, e tal como revela o diretor João Veiga, “está tudo a postos” para o arranque deste novo ano letivo, que tem a apresentação dos alunos, na sexta-feira, dia 16, onde “está tudo preparado para receber os alunos e encarregados de educação”, esperando que seja “um ano tranquilo, que seja o ano de arranque para regressarmos realmente à normalidade, que é isso que todos desejamos”.

Relativamente à oferta formativa, esta é semelhante aos anos anteriores, havendo, no secundário, cursos cientifico humanísticos de artes visuais, línguas e humanidades, ciências e tecnologias, no entanto, por falta de alunos suficientes não abriu a opção de socioeconómicas, no ensino secundário. Já nos cursos profissionais há Desporto, CEFA e o Centro Qualifica. João Veiga revela ainda que, nos cursos profissionais não há curso profissional de saúde.

Questionado sobre a falta de professores, João Veiga afirma que apesar de ser otimista, não está tudo a 100%, havendo falta de professores, sobretudo, na disciplina de música. “Eu gostaria de ser otimista, no entanto no concerne a esse capítulo não posse dizer que está a 100%, porque ainda estamos a receber professores para substituir alguns que estão ausentes, por tempo indeterminado, mas esperamos que no dia 16 de setembro, estejamos muito perto de ter o nosso corpo docente completo”.

João Veiga acrescenta que estão disponíveis “para receber, de novo, os alunos, indo de encontro às suas necessidades”.

O diretor lembra que “é fundamental a colaboração dos encarregados de edução e dos parceiros do agrupamento, mas os encarregados de educação têm um papel forte, no crescimento dos seus filhos e, a escola é um parceiro dos encarregados de educação e só esta tríade é que faz sentido (pais, encarregados de educação, escola e parcerias como juntas de freguesia e município), só desta forma é possível ser-se melhor no futuro”.

Alentejo negoceia pacote de fundos europeus para 2021-2027

No passado dia 7 de setembro realizou-se a segunda reunião de articulação e negociação com os serviços da Comissão Europeia do pacote de fundos europeus regionais para o próximo período de programação 2021-2027, a concretizar no Alentejo 2030 – Programa Regional do Alentejo.

Nesta reunião negocial, conduzida pela Comissão Diretiva do PO Alentejo 2020, estiveram envolvidos representantes da Autoridade de Gestão do Alentejo 2020, da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, do Ministério da Coesão Territorial, do Ministério da Presidência, da Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO), da DG Emprego e as equipas técnicas da CCDR Alentejo e Alentejo 2020.

O novo programa operacional vai contar com uma dotação total de 1.104,6 M€, a sua programação é feita em torno dos cinco objetivos estratégicos da União Europeia: uma Europa mais inteligente, mais verde, mais conectada, mais social e mais próxima dos cidadãos, com o apoio de dois fundos europeus: FEDER e FSE e ainda do Fundo para a Transição Justa, para o Litoral Alentejano, mobilizando a totalidade dos recursos disponíveis, de forma articulada e coerente, no respeito pelos princípios da simplificação, da transparência, da parceria, da eficácia, da eficiência e da orientação para resultados.

Este processo negocial é o culminar de um trabalho iniciado, pela CCDR Alentejo, em 2018, o qual foi amplamente trabalhado a nível regional, envolvendo todos os parceiros e agentes do território, através da realização de vários eventos, debates e sessões técnicas.

O mês de setembro será um mês decisivo para a região Alentejo esperando-se a aprovação, por Bruxelas, do futuro Programa Regional Alentejo 2030.

GNR promove ações de sensibilização no regresso às aulas

A Guarda Nacional Republicana (GNR), para assinalar o regresso às aulas, no período de 13 a 16 de setembro, vai realizar um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos diversos intervenientes no ambiente escolar, desde alunos, professores e encarregados de educação, ao longo dos cerca de cinco mil estabelecimentos escolares na sua área de responsabilidade, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de adoção de comportamentos de autoproteção ao nível da segurança em geral, de comportamentos inclusivos no seio da comunidade e prevenindo comportamentos desviantes da ordenação social.

Neste período, a GNR divulgará o Programa Escola Segura, que celebra 30 anos de existência, e dará a conhecer os militares responsáveis pelo programa na respetiva escola, com a distribuição do número de contacto destes, contribuindo desse modo para uma maior proximidade e consequente maior consciencialização dos diversos intervenientes da comunidade escolar para a importância da segurança escolar dos jovens alunos e para uma melhor preparação das crianças e jovens, para os desafios que irão encontrar no regresso às aulas, aumentando o sentimento de segurança desta comunidade.

Destaca-se o lançamento para este ano letivo da Campanha de sensibilização “# A Vida Não É Um Jogo”, dirigida especialmente para crianças e jovens, pais, comunidade escolar e sociedade em geral, que tem como mote “Aquilo que é feito no mundo digital tem consequências reais no mundo real”. Esta campanha tem como objetivo combater o ciberbullying e os fenómenos cada vez mais recorrentes, de desafios virais de risco, amplamente divulgados nas plataformas digitais, partilhando-se o vídeo da parceria entre a GNR e o YouTuber Nuno Agonia.

Os cerca de 400 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário irão então promover em exclusividade ações de sensibilização no âmbito da segurança na rua, em casa e ainda segurança rodoviária, uma vez que o fluxo de trânsito aumenta devido ao transporte dos alunos para a escola, sendo importante alertar os condutores para a utilização dos cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças, pelo que partilhamos alguns conselhos de segurança que serão transmitidos a esta comunidade ao longo deste regresso às aulas.

Aos jovens estudantes, a GNR aconselha o seguinte:

  • No deslocamento de e para a escola circula sempre que possível acompanhado ou em grupo e evita passar em locais isolados ou com pouca luz;
  • Nem sempre o caminho mais perto é o caminho mais seguro;
  • Memoriza no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida;
  • Espera pelos teus pais, por algum familiar ou amigo, dentro da escola;
  • Sempre que tiveres um problema, informa os teus pais ou encarregados de educação ou pede ajuda a um professor ou a um auxiliar da escola.
  • Na internet:
    • Escolhe bem os conteúdos que publicas;
    • Palavras-passe: não as deixes acessíveis, não as mostres a amigos, altera-as e usa diferentes para vários serviços;
    • Se te sentires ameaçado na internet, pede ajuda a outra pessoa;
    • Qualquer pessoa pode estar online. Não acredites em tudo o que te dizem ou mostram;
    • Não te isoles. Se te acontecer algo perturbador online, denuncia.

Aos pais:

  • Acompanhe o desenvolvimento escolar e as suas rotinas do seu filho;
  • Ensine o seu filho a colocar o número do Posto da GNR local, num número de marcação rápida;
  • Sempre que tiver conhecimento ou suspeita de que o seu filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime, informe de imediato a GNR. A nossa ajuda poderá ser decisiva!

Obra “Rustica Ebora” disponível em ebook

No âmbito do projeto “HeritageTranslation” foi publicado, por intermédio do projeto EcoBook’s do Instituto Cultural de Évora, o ebook “Rustica Ebora – AnOverviewof Eborense Rural Heritage”, sendo este trabalho uma versão traduzida para inglês da obra original “Rustica Ebora – Uma Visão Geral do Património Rural Eborense” da autoria de Nuno Trindade.

A tradução foi realizada e coordenada por Pedro Trindade, que frequenta a licenciatura em Línguas e Literaturas na Universidade de Évora e é irmão de Nuno Trindade.

Os irmãos, Nuno Pardal Trindade e Pedro Pardal Trindade, ambos residentes em Évora, iniciaram o processo no ano de 2021 com a publicação em português do ebook “Rustica Ebora – Uma Visão Geral do Património Rural Eborense” da autoria do irmão mais velho Nuno Pardal Trindade com a colaboração de Ana Rosado na revisão ortográfica e textual.

A versão original e a versão traduzida são sobre a descrição e a história de cinco monumentos em meio rural do concelho de Évora, nomeadamente Anta Grande do Zambujeiro, Cromeleque dos Almendres, Castelo do Giraldo, Villa Romana da Tourega e Aqueduto da Água da Prata. Pode aceder à obra aqui.

O autor do ebook original publicou também outros textos como “Chaparro Metálico”, um artigo de opinião, juntamente com Duarte Fernandes, sobre a música Heavy Metal portuguesa.

A iniciativa “HeritageTranslation” é promovida pelo Instituto Cultural de Évora, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude através do OTL – Longa duração e do Corpo Europeu de Solidariedade.

Associações promovem-se na ExpoMora (c/fotos)

A edição deste ano, da ExpoMora, termina este domingo, 11 de setembro, depois de três dias a promover as tradições do concelho.

A presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, revela que “depois de dois anos sem ExpoMora, estava na expectativa de ter algo diferente e, se esta está bem, as próximas ainda vão estar melhor”.

Já o vice presidente da Câmara de Mora, Hugo Carreiras, garante que esta “é uma Expomora como nunca houve, esperamos um mar de pessoas e estamos a lançar o repto, porque não podemos olhar para Mora só como Mora, mas sim fazer algo mais, em prol das nossas gentes”.

Na ExpoMora está representada a Fraternidade Arca de Maria, localizada na freguesia de Cabeção. A irmã Natália afirma que marcam presença no certame para “vender alguns artigos e divulgar a sua missão e evangelização, recebendo pedidos de oração da população”.

Óleo das grainhas da uva da Adega Mayor dá lugar a cremes corporais

Tendo por base o óleo de grainha das uvas da Adega Mayor, em Campo Maior, e numa parceria com a startup Âmbar, a empresa do Grupo Nabeiro lançou-se, recentemente, no mundo da biocosmética.

Encarado como um complemento à produção do vinho e como um acrescento de valor à marca, garante a CEO da Adega Mayor, Rita Nabeiro, o projeto OR, procura, por um lado, dar nova vida aos desperdícios da produção vitivinícola, assim como aproveitá-los em prol de vários benefícios para a saúde. “(O projeto) surge de uma forma natural, em utilizar as grainhas e a pele da uva, que têm benefícios para a saúde, e mais que irmos sozinhos, decidimos fazer uma parceria, com uma pequena startup, de duas empreendedoras, que é a Âmbar”, começa por explicar Rita Nabeiro.

Com o óleo da grainha da uva, adianta a CEO da Adega Mayor, foram feitas algumas experiências, que resultaram nos dois primeiros produtos: um creme de mãos e um de corpo. Agora, começam-se a pensar produzir outros produtos, “que a seu tempo também serão revelados”.

“Tem sido uma aventura interessante, mas para já é um complemento, um caminho alternativo”, assegura a responsável, lembrando que este projeto acaba por fazer pensar “formas diferentes de reaproveitar”, no caso, os subprodutos da uva.

Rita Nabeiro garante ainda que esta tem sido “uma boa aposta”, estando muito satisfeita com o resultado, lembrando a sua componente de economia circular, bem como de sustentabilidade.

Estes cremes, tendo em conta as propriedades regeneradoras das grainhas da uva, hidratam e renovam a pele, preservando a sua firmeza e luminosidade. Para já, o projeto OR conta com um creme de mãos e outro de corpo. Ambos podem ser adquiridos através da loja online da Adega Mayor.

Totens com excertos da “Levantado do Chão” vão ser colocados no concelho de Montemor

O concelho de Montemor-o-Novo recebeu uma nova sinalética, para instalar em Totens à entrada da cidade e das freguesias.

Estes totens, revela Nuno Cacilhas responsável pela Biblioteca Municipal Almeida Faria, “contêm pequenos excertos a obra literária “Levantado do Chão”, de José Saramago, que foram escolhidos propositadamente para aquele local”.

No total, são cerca de 40 totens que estão a ser instalados e têm a linha gráfica do Roteiro Literário “Levantado do Chão” e é objetivo “convidar as pessoas a conhecer o território de Montemor, através das palavras de José Saramago”.

Esta instalação de totens com excertos da obra de José Saramago resulta de um projeto cofinanciado pela Turismo de Portugal, em parceria com o município de Montemor.

Feira das Cebolas em Portalegre termina este domingo

Termina este domingo, dia 11 de setembro a Feira das Cebolas que decorre no Jardim da Avenida da Liberdade em Portalegre.

O programa deste domingo começa às nove da manhã, com o passeio de Bicicletas Clássicas e pelas 15 horas, no palco 2,  há uma demonstração de Sevilhanas para todas as idades e para todos os públicos, seguindo-se a atuação do Rancho Folclórico e Cultural da Boavista.

Na Praça de Touros José Elias Martins, pelas 17 horas, há uma corrida de touros, com concurso de ganadarias.

Pelas 19 horas, há mais um concerto a não perder, com um dos mais promissores artistas da nova geração de músicos portugueses, Eduardo Branco.

A Feira das Cebolas encerra no Palco Principal com o som eterno das guitarras, violas e vozes da canção de Coimbra, pelas 21 horas, com os grupos Raízes de Coimbra e Coimbra no Sado.

Para mais informações consulte o programa detalhado da Feira das Cebolas em www.cm-portalegre.pt.

Dia do Bombeiro Profissional celebra-se este domingo

O Dia Nacional do Bombeiro Profissional é celebrado, anualmente, a 11 de setembro. A escolha deste dia prende-se com os atentados terroristas às Torres Gémeas em Nova Iorque, em 2001.

Este dia tem como objetivo homenagear todos os bombeiros profissionais e respetivas corporações e destacar o trabalho e contribuição destes na proteção das populações e na prestação de cuidados e serviços de apoio.

Neste dia várias corporações de bombeiros de todo o país juntam-se numa parada que conta com mais de 300 profissionais, entre bombeiros municipais, sapadores, privativos, força especial de bombeiros e profissionais das associações humanitárias de bombeiros.

É também feita uma homenagem especial a todos os bombeiros falecidos em serviço.

Fogo de artifício e concerto de Virgul encerram este domingo a ExpoMora

A edição de 2022 da Feira ExpoMora termina este domingo, dia 11 de setembro. O programa começa às oito da manhã com o torneio da malha e às nove da manhã há o passeio BTT.

À tarde pelas 15.30 horas decorre no Auditório do Parque de Feiras o Colóquio “A importância de proteger o rio”, as “Principais ameaças aos Ecossistemas Aquáticos” e os “Efeitos das alterações climáticas nos sistemas aquáticos”.

No palco cultural o grupo de Cantares Alentejanos de Brotas atua pelas 18 horas e às 18.30 horas segue-se uma atuação do Grupo de Cantares da ARPI Mora onde o artista João Carlos Pereira e os seus “dançarinos” estão acompanhados pelo acordeonista Manuel.

No palco museu, Ana Arrebentinha atua pelas 21.30 horas e às 23 horas Virgul sobe ao palco para animar todos os presentes com o seu espetáculo musical.

Para fechar mais uma edição da ExpoMora, há fogo-de-artifício à meia-noite.

Festival Terras Sem Sombra em Montemor nos dias 17 e 18

O Festival Terras Sem Sombra regressa nos dias 17 e 18 deste setembro, a Montemor-o-Novo.

A programação tem início no dia 17, às 17 horas, na Gruta do Escoural com uma visita ao património histórico do concelho “Do Paleolítico ao Calcolítico: a gruta e o povoado fortificado do Escoural”.

Já às 21.30 horas na Igreja do Convento de São Domingos decorre um momento musical “Europa Plural: nove séculos de polifonia no velho continente”.

No dia seguinte, 18 de setembro, às 9.30 horas, há uma atividade de biodiversidade, em Nossa Senhora da Vila e Escoural, com ponto de encontro no Cineteatro Curvo Semedo, denominada de “Paraíso próximo: a serra de Monfurado”.

 

Montemor recebe este sábado a antestreia do filme “Nayola”

A antestreia do filme “Nayola”  tem lugar este sábado, 10 de setembro, no Cineteatro Curvo Semedo, às 18 horas.

Esta é uma coprodução entre Portugal, França, Holanda e Bélgica, dirigida por José Miguel Ribeiro. O realizador explica que este filme conta a história de três gerações de mulheres angolanas que são confrontadas com a e a Guerra Colonial e Guerra Civil, em que uma mulher, Nayola, parte para o interior de angola à procura do marido que foi dado com o desaparecido em combate, onde se vai deparar com zonas de combate, natureza, deserto e pessoas que habitam essas zonas”.

Paralelemente há outra história da filha de Nayola e a sua avó, que é confrontada com a entrada, na sua casa, de um militar com uma catana na mão e a avó sentindo o perigo convida-o a comer uma sopa e conhece-se a pessoas que está por detrás daquela máscara”.

Este filme, de animação, recebeu já vários prémios, a nível internacional. O realizador adianta ainda que “o filme vai estrear em sala, em Portugal, França, Bélgica e Holanda, no mês de março”, sendo que a sessão de ontem foi mais restrita, para a equipa, famílias e pessoas que nos acompanharam”.

“Para nós é muito importante, quando fazemos um filme destes, que leva sete anos a fazer, e chegamos ao fim, conseguimos que o filme seja reconhecido em festivais importantes, ficamos muito contentes, porque estes filmes são feitos para as pessoas”, acrescenta José Miguel Ribeiro.

Nayola, que teve a sua antestreia ontem em Montemor, conta com argumento de Virgílio Almeida a partir de uma peça de teatro de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, é realizado por José Miguel Ribeiro e conta a história que atravessa três gerações de mulheres, tendo a guerra civil de Angola como destaque.

Márcia atua em Cabrela a 17 de setembro

Márcia atua no próximo sábado, 17 de setembro, em Cabrela, numa iniciativa Casa das Letras, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo e da Junta de Freguesia de Cabrela.

O novo álbum de Márcia, “Picos e Vales”, é quinto álbum da artista, e conta com os singles “Já passou da Hora” e “A Flor e a Fava”.

Os bilhetes são gratuitos, no entanto, como a capacidade é limitada, todos os espectadores interessados, deverão reservar dos seus lugares (máximo de 3 por pessoa) aqui.

Esta iniciativa da Casa das Letras, conta ainda com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Município de Montemor-o-Novo, Junta de Freguesia de Cabrela e Casa do Povo de Cabrela.

Rita Guerra atua este sábado na Feira das Cebolas em Portalegre

A já tradicional Feira das Cebolas, que teve início ontem em Portalegre, decorre até amanhã, no Jardim da Avenida da Liberdade.

O programa deste sábado, dia 10 de setembro, começa, às 11 horas, com o espetáculo de homenagem à Música Portuguesa, concebido pela Banda Euterpe, na Rota dos Coretos. Pelas 15 horas, a abertura da Feira é celebrada com a animação de rua dos Farra Fanfarra e às 15.30 horas, há uma demonstração de Dança Oriental, seguida da atuação da atriz e encenadora Cátia Terrinca, com Poesia das Mulheres.

A terminar a tarde deste sábado, decorrerão mais dois eventos a não perder, um baile com o artista João Carlos, pelas 17.30 horas e, pelas 19 horas, um teatrinho de rua, com os Chimichurri.

Esta noite marca um dos momentos altos da Feira das Cebolas, com a presença em palco de Rita Guerra, pelas 22.30 horas, uma das vozes mais icónicas do nosso país.

Para acabar a noite de sábado da melhor forma, o Jardim da Avenida da Liberdade recebe ainda o dj Nuno Krespo, que irá proporcionar ao público presente muita animação.

O certame conta com muitos divertimentos infantis e com demostrações de Tiro ao Alvo e Tiro Olímpico nas disciplinas de Carabina e Pistola de Ar Comprimido.

Para mais informações consulte o programa detalhado da Feira das Cebolas em www.cm-portalegre.pt.

Inauguração da ExpoMora com destaque para as gentes do concelho e as suas tradições

A ExpoMora foi inaugurada ao final da tarde de ontem, sexta-feira, 9 de setembro, contando com as tradições do concelho, em destaque. O certame para além de ter animação musical tem também animação de rua, exposições, bares e tasquinhas.

Paula Chuço, presidente da Câmara de Mora evidencia que foi objetivo, nesta edição da ExpoMora, dar destaque a todas as freguesias, “dando palco às gentes do concelho, mostrando as diferentes tradições, neste evento que é de todos nós. A Expomora 2022 procura integrar-se nos valores que a conduzirão a um futuro próspero, procura-se ter uma ExpoMora sustentável, dinâmica e com uma grande participação associativa, que tanto a caracteriza, sendo um evento que conta a participação de todos para mostrar aquilo que de mais rico se faz no concelho”.

A presidente destaca que “foram as tradições que construíram o património que hoje temos e que cimentaram as nossas terras para que se tornassem aquilo que hoje temos, por isso homenageamos as tradições com o palco cultura, através da atuação dos grupos das freguesias e uma exposição no Museu do Megalitismo”.

A edição deste ano, foi para o novo executivo “um desafio,” mas Paula Chuço garante que “foi conseguida com êxito”.

Vários presidentes dos municípios do Alentejo Central marcaram presença na inauguração deste certame. João Grilo, presidente da Camara de Alandroal, presente na inauguração do certame, afirma que “é importante mostrar ao Alentejo o que de inovador se faz, neste território”.

José Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, afirma que esta é uma forma de Mora “expor o que de melhor tem no seu concelho”, enaltecendo a proximidade dos concelhos vizinhos.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor afirma que “todos os concelhos da CIMAC estão muito unidos e é muito importante estarmos jutos e participarmos nas iniciativas dos outros municípios”.

O presidente Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, destaca também a importância dos autarcas “estarem solidários nas iniciativas que promovem os nossos territórios, nomeadamente no desenvolvimento económico e fixação de populações”.

O deputado na Assembleia da República, eleito pelo círculo de Évora do PS, Capoulas Santos afirma que “a ExpoMora “este ano tem um sabor especial, por ser organizado por uma nova equipa e, sobretudo é um momento de reencontro depois da pandemia”, e acredita que será “um êxito e revelará as grandes potencialidades deste concelho”.

Já Norberto Patinho, também deputado na Assembleia da República, eleito pelo círculo de Évora do PS, revela que este “é um momento alto do concelho de Mora, sendo uma feira de referência na região e este ano”.

Diogo Piçarra esta noite na ExpoMora

Diogo Piçarra, um grande nome da música portuguesa atua esta noite no palco principal da feira ExpoMora. O espetáculo tem início marcado para as 23 horas.

O programa de hoje, do certame, começa com uma caminhada de 5 quilómetros, às 9 horas.

À tarde, no palco cultural, o Grupo de Cantares de Cabeção e o Grupo Recreativo e Rancho Folclórico de Cabeção atuam às 17 horas. Pelas 18.30 horas decorre uma homenagem aos atletas Do Grupo Desportivo de Pavia, uma atuação de “As Cachopas” da Associação de Reformados de Pavia e Grupos de Cantares da Santa Casa da Misericórdia de Pavia.

No palco museu Daniel Catarino é o primeiro artista a atuar pelas 21.30 horas, seguindo-se o cabeça de cartaz Diogo Piçarra pelas 23 horas.

À uma da manhã no palco bares, o artista Progressivu (Mário Costa) vai animar todos os presentes.

O certame para além de ter animação musical tem também animação de rua, exposições, bares e tasquinhas.

Município de Mora aplica tarifa única da água às IPSS do concelho

O Município de Mora procedeu à alteração da tabela das tarifas de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, de forma a poder aplicar às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho um preço único relativamente aos serviços mencionados.

A medida de redução e fixação de tarifário, tem em consideração o papel importante que estas instituições têm junto da população, nomeadamente no que diz respeito aos serviços que prestam no cuidado e bem-estar dos seus utentes.

Apesar de na prática esta medida se refletir na redução da receita do Município, considera o mesmo que “se trata de um apoio importante às IPSS, contribuindo desta forma para a diminuição das despesas das mesmas, enquanto agentes de solidariedade social”.

Antestreia do filme Nayola este sábado no Curvo Semedo

A antestreia do filme “Nayola”  tem lugar este sábado, 10 de setembro, no Cineteatro Curvo Semedo, às 18 horas.

Esta é uma coprodução entre Portugal, França, Holanda e Bélgica, dirigida por José Miguel Ribeiro, conta a história de três gerações de mulheres durante a guerra civil em Angola: Lelena (a avó), Nayola (sua filha) e Yara (sua grande filha).

Nena atua esta sexta-feira na Feira das Cebolas em Portalegre

A tradicional Feira das Cebolas regressa hoje, sexta-feira, 9 de setembro, ao Jardim da Avenida da Liberdade, onde decorre até domingo, dia 11.

A inauguração está marcada para hoje, às 18 horas, com uma arruada, protagonizada pela Trupe da Banda Filarmónica de Alegrete. O vasto programa da Feira da Cebolas engloba os habituais mercados de produtos hortícolas e agroalimentares, os stands de artesanato, instituições e empresas e ainda o popular Espaço Gastronomia, com petiscos e tasquinhas.

Dos diversos eventos culturais e desportivos que farão parte da Feira das Cebolas, destaca-se, esta sexta-feira, o concerto de Nena, às 22.30 horas. Às 19 horas atua o cantor da região Filipe Florêncio e, pelas 21 horas, no palco principal, decorre o concerto do projeto ComFusão, com as vozes de Dina Valéria e Ana Santos.

Além dos divertimentos infantis, com air bungee, escorregas e insufláveis, há também, um torneio de Tiro ao Alvo e ainda existirão nos três dias da Feira demonstrações de Tiro Olímpico, nas disciplinas de Carabina e Pistola de Ar Comprimido.

Para mais informações consulte o programa detalhado da Feira das Cebolas em www.cm-portalegre.pt.

Voces Caelestes e Os Músicos do Tejo no Festival Terras sem Sombra em Montemor

O tempo, elemento modelador das paisagens e da relação do Homem com o Mundo, servirá de compasso a mais um fim-de-semana do Festival Terras sem Sombra, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, nos dias 17 e 18 de setembro.

O tempo de escala geológica que forjou os contornos da Serra de Monfurado; aquele outro que determina a multimilenar presença humana nos vestígios encontrados na Gruta do Escoural; e o percurso de nove séculos de história da polifonia europeia, dão o mote às atividades, de acesso gratuito (mediante inscrição prévia), a decorrer no concelho de Montemor-o-Novo, a 17 e 18 de Setembro. Dois dias de Música, Património Cultural e Biodiversidade que contam com um momento maior na igreja do convento de São Domingos (17 de Setembro, 21.30 horas), monumento de referência da arquitetura alentejana, revestido a azulejos do século XVII, raros no continente europeu e constituído por oito capelas laterais.

Esta igreja, recuperada pelo Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo, proprietário do convento, oferece um palco de exceção para o concerto Europa Plural: Nove Séculos de Polifonia no Velho Continente”, pelo grupo vocal Voces Caelestes e o ensemble de música barroca Os Músicos do Tejo, dirigidos pelos respetivos maestros titulares, Sérgio Fontão e Marcos de Magalhães, a par da colaboração do violoncelista Pedro Massarrão e da cravista Marta Araújo.

O programa, desenhado para o Festival Terras sem Sombra, inclui peças de Pérotin, Vicente Lusitano, Bach, Schubert e Webern, deixando antever uma memorável noite de grande música. O concerto tem acesso livre.

Com direção musical de Sérgio Fontão, Voces Caelestes é um grupo vocal de constituição variável que ocupa um lugar destacado no universo da música portuguesa, aliando à vasta experiência dos seus cantores a versatilidade na interpretação de um extenso repertório. A par do empenhamento na divulgação e captação de novos públicos para a música antiga, consagra especial atenção à criação contemporânea.

Fundado em 2005 e dirigido por Marcos Magalhães e Marta Araújo, o agrupamento Os Músicos do Tejo tem desenvolvido um percurso assinalável no panorama europeu da música antiga. O seu trabalho é orientado por dois eixos complementares: dar a conhecer obras inéditas ou pouco acessíveis do património musical português; e desenvolver projetos inovadores e transdisciplinares, com artistas atuais, refletindo criativamente sobre a música e o papel que lhe cabe na sociedade de hoje.

A anteceder o concerto, a tarde de sábado (17 horas), acolhe uma visita a um tesouro do património cultural nacional, em Santiago do Escoural. “Do Paleolítico ao Calcolítico: A Gruta e Povoado Fortificado do Escoural”, promete levar os participantes a um tempo ancestral. No território, a paisagem era então outra, de mais densa floresta, um recurso indispensável a quem ali se abrigava. A Gruta do Escoural, constituída por múltiplas galerias onde se observam pinturas e gravuras rupestres, foi descoberta em 1963, o que permitiu, pela primeira vez em Portugal, a identificação de vestígios de arte rupestre paleolítica. Neste local e nas suas proximidades, foram identificados indícios de antigas populações que ali habitaram, desde há cerca de 50.000 anos. É o mote para uma visita revestida de particular interesse patrimonial que tem como ponto de encontro a Gruta do Escoural e se estende aos seus arredores, sob a orientação dos arqueólogos António Carlos Silva, Carlos Carpetudo e Rui Mataloto.

De um tempo de escala humana para um tempo de dimensão geológica, a manhã de domingo, 18 de setembro (09.30 horas), intitula-se “Paraíso Próximo: A Serra de Monfurado”. Após o encontro no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, a visita prossegue rumo à Serra de Monfurado, perfil montanhoso com mais de 20 km de extensão, que separa as bacias hidrográficas do Tejo e Sado, ostentando 441 metros de altitude máxima no pico de São Sebastião. Para além do relevante interesse da sua fauna e flora, objecto de classificação pela União Europeia, o território foi palco, no final do século XIX e no início do século XX, de exploração mineira, que deixou, como vestígios, “cortas” a céu aberto. São ainda visíveis, na zona, as ruínas do mosteiro de Nossa Senhora do Castelo das Covas de Monfurado. Os participantes na atividade são convidados a percorrer alguns dos caminhos serranos, acompanhados por dois peritos, Ana Fonseca, doutorada em Gestão Interdisciplinar da Paisagem, e José Mira Potes, professor da Escola Superior Agrária de Santarém.

Nesta 18.ª edição, o Festival Terras sem Sombra concluirá a sua programação em Sines, a 22 e 23 de outubro.

Gestão de finanças pessoais na rúbrica da DECO

Setembro é sinónimo de regresso às aulas e a gestão das finanças pessoais é sempre um aspeto a ter em conta, sobretudo com o contexto económico que as famílias atravessam.

Na edição desta semana da rubrica da DECO, a jurista na delegação do Alentejo da associação para a defesa do consumidor, Neide Brás, refere que “é fundamental ter algumas poupanças para situações de emergência”.

Por outro lado, “o cartão de crédito pode ser útil, mas quando é um meio de descontrolo do dinheiro, que nos leva a pagar juros elevadíssimos, não tem interesse para as tuas finanças”.

Este ano, apesar do cenário pandémico estar praticamente debelado, a subida de preços de bens essenciais, dos combustíveis, das taxas e dos serviços, a crise é uma realidade. Nesse sentido, a DECO deixa alguns conselhos para gestão das finanças pessoais.

Jornais centenários do Brasil e Portugal em exposição em Alcáçovas

No âmbito das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, o Paço dos Henriques, em Alcáçovas, vai ser palco, no este domingo, 11 de setembro, a partir das 16.30 horas, de uma sessão evocativa dos jornais centenários portugueses e brasileiros.

A sessão vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, do presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, João Palmeiro, do presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco, Múcio Aguiar Neto, e do embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva.

As comemorações terminam com a atuação do Grupo Coral Juvenil dos Trabalhadores de Alcáçovas, no coreto do jardim público, a partir das 18.30 horas.

Integrada no ciclo “Do Deserto de Notícias à Floresta da Memória” e para assinalar os 200 anos da independência do Brasil, está patente ao público a exposição “Jornais Centenários do Brasil e de Portugal: Um legado Cultural”, com curadoria de João Palmeiro e Múcio Aguiar Neto.

A exposição que reúne dois séculos de história e 55 jornais, portugueses e brasileiros, publicados continuamente há mais de cem anos, é uma viagem no tempo pelos principais acontecimentos (crises, guerras e descobertas) que tiveram lugar dos dois lados do atlântico.

A mostra revela ainda retratos fotográficos de 22 personalidades do mundo da cultura e do jornalismo, mas também a importância do tratado de Alcáçovas, assinado a 4 de setembro de 1479. Em destaque na exposição estão o Diário de Pernambuco, fundado a 7 de novembro de 1825, e o jornal mais antigo de língua portuguesa, e “O Açoriano”, fundado a 18 de abril de 1835, em São Miguel, nos Açores, o mais antigo jornal em circulação em Portugal.

A exposição “Jornais Centenários do Brasil e de Portugal: Um legado Cultural” resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, a Junta de Freguesia de Alcáçovas, a Associação Portuguesa de Imprensa e a Associação da Imprensa de Pernambuco.

A mostra que vai estar patente ao público até abril de 2023, pode ser visitada de terça a domingo, entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 18 horas.

ExpoMora arranca esta sexta-feira

Arranca esta sexta-feira, mais uma edição da feira ExpoMora, que decorre até domingo, dia 11 de setembro.

A presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, adianta que, o tema deste ano “são as tradições, para poder trazer à feira todas as freguesias. Estamos a pensar em fazer quatro entradas na expo, cada uma delas vai ser dedicada a uma freguesia”, e refere ainda que “o palco dois vai ser da responsabilidade de cada freguesia, onde cada uma irá trazer grupos de cantares da própria freguesia ou algumas atividades típicas da mesma”.

Paula Chuço acrescenta que há também atividades ligadas à pesca, porque “temos todo o interesse em voltar a ter a feira da pesca no nosso conselho” e por isso mesmo queríamos já fazer aqui uma pequena ligação na ExpoMora com algo que tenha a ver com pesca para depois fazermos o seguimento da feira no próximo ano”.

Os artistas do conselho irão abrir o palco principal, seguindo-se os cabeça de cartaz, “mas vamos apostar muito no que temos nas freguesias. A animação de rua também vai ser a cargo de dois grupos das freguesias”, revela a presidente.

O recinto da feira irá ter exposições, bares, tasquinhas, animação de rua, Djs, concertos e muito mais.

O certame é inaugurado às 19 horas com um desfile de grupos tradicionais das freguesias. Às 21.30 horas decorre no palco museu o concerto da Orquestra da Escola de Música da Câmara Municipal de Mora, seguindo-se pelas 23 horas, a atuação de Quim Barreiros.

Para fechar a noite à uma da manhã Rafeira anima o palco dos bares.

Centro Juvenil de Montemor-o-Novo prepara o programa com as escolas

O Centro Juvenil de Montemor-o-Novo está a preparar o programa com as escolas numa parceria conjunta com o agrupamento das escolas.

De modo a gerir os conflitos e a dar novas ideias aos jovens, a atividade de animação sociocultural está de volta aos intervalos das escolas, uma atividade que junta os agrupamentos das escolas e o Centro Juvenil de Montemor-o-Novo. Esta técnica “está relacionada empaticamente com os jovens” revela Anabela Ferreira coordenadora do Centro Juvenil e adianta que “há também outro programa que oferecemos que vai de encontro ao projeto educativo que a escola tenta promover”.

A coordenadora do espaço do Centro Juvenil refere que “para o natal já temos previsto um Atelier de joalharia que envolve a robótica e a impressão 3D. A ideia é que os jovens criem a sua própria joalharia e depois a possam imprimir”.

Há também “um Atelier relacionado com a literacia alimentar que para além de instruir os jovens na culinária, cria aqui uma consciência alimentar”. “Comer local, comer o produto sazonal, preservar a dieta mediterrânea, comer com qualidade e comer alimentos que sejam ricos nutritivamente” são os valores defendidos pela coordenadora do Centro Juvenil para este Atelier.

Neste momento, o Centro Juvenil de Montemor-o-Novo está focado a preparar o programa com as escolas, onde conta com a parceria do agrupamento, mas já tem preparado dois Ateliês para desenvolver no final do ano.

Festa da Vinha e do Vinho de 9 a 13 de novembro

A Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, decorre de 9 a 13 de Novembro. A festa maior do concelho, que conquistou, este ano, o galardão “Prémio cinco Estrelas”, na categoria de “Festas, Feiras e Romarias” vai garantir muita animação durante cinco dias.

Desde os espetáculos musicais em palco, à animação de rua e às provas desportivas, tasquinhas e gastronomia, produtos regionais certificados, artesanato e provas de vinhos são muitos os motivos de interesse na cidade de Borba.

A Festa é organizada pelo Município de Borba, em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e a ATEVA – Associação dos Técnicos dos Viticultores do Alentejo.

Inscrições para a Miss Alentejo do concurso Miss Queen Portugal

Estão abertas as inscrições para a Miss Alentejo do concurso Miss Queen Portugal 2022.

Quem vive no distrito de Évora e gostaria de representar o Alentejo na Final Nacional concursos pode inscrever-se aqui.

O evento acontece a 18 de setembro, pelas 21 horas na Praça da República de Borba, em frente ao edifício da Câmara Municipal.

Espaço do Tempo em Montemor recebe apresentação do projeto “Another Rose”

O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, recebe esta sexta-feira e sábado, dias 9 e 10 de setembro, Sofia Santos Silva na Blackbox para a apresentação de “Another Rose”, às 21.30 horas.

Este foi o projeto vencedor da 4.ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, uma iniciativa promovida conjuntamente pela A Oficina , de Guimarães, O Espaço do Tempo, o Teatro Nacional D. Maria II e o Teatro Viriato.

A entrada é gratuita mediante reserva via SMS para o número 913699891.

Neste espetáculo, Sofia Santos Silva propõe uma colaboração com Gulabi Gang, um grupo ativista sediado em Uttar Pradesh, no norte da Índia, procurando tornar o espetáculo numa plataforma ao serviço da missão do Gang. Gulabi Gang é um grupo fundado por mulheres como resposta à violência sistémica e discriminação generalizada de uma sociedade assente em práticas e costumes patriarcais que banalizam a violência sobre as mulheres. Sampat Pal, líder do grupo, inicia este espaço de luta, de forma a consciencializar as mulheres sobre os seus direitos constitucionais e mecanismos de defesa no combate às desigualdades de género enraizadas.

O espetáculo é um encontro à distância com estas mulheres que cantam os seus ideais de mudança e mostram os passos de uma irmandade que se unifica pela transformação. Por outro lado, destaca-se a importância de todo o tipo de irmandades, em qualquer contexto e realidade, que iniciam espaços de resistência contra os atos que pretendem prejudicar a especificidade de cada corpo.

Torneio de jogos de tabuleiro para crianças este sábado na Biblioteca municipal

Um torneio de jogos de tabuleiro decorre este sábado, 10 de setembro, das 14.30 às 17.30 horas, na Biblioteca municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo.

São dois os jogos a realizar, um deles é infantil, para crianças dos 5 aos 7 anos, acompanhadas por um adulto, e outro dedicado a crianças a partir dos 8 anos.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial na Biblioteca, por telefone 266 898 105 ou por email biblioteca@cm-montemoronovo.pt.

Três colisões registadas quarta-feira pela GNR de Évora

O Comando Territorial da GNR de Évora, na sua área de responsabilidade, registou ontem, quarta-feira, 7 de setembro, três colisões, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

A GNR efetuou ainda duas detenções, fora de flagrante delito, em cumprimento de mandados de detenção

Ao nível da criminalidade, ontem, foram registadas nove ocorrências: sete crimes contra o património, dois contra as pessoas.

A GNR registou ainda, no âmbito contraordenacional, 100 infrações à legislação rodoviária.

Exposição “Carpinteiro de papel” inaugurada esta sexta-feira em Montemor

A exposição “Carpinteiro de Papel”, com recortes de Joaquim Micael, é inaugurada esta sexta-feira, 9 de setembro, às 18 horas, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, onde vai estar patente, até dia 23 de setembro.

Esta exposição reúne um conjunto de recortes de papel utilizados no filme “Carpinteiro de Papel”. A Luz que incide nos recortes provoca estranhas silhuetas no espaço para que o observador mergulhe num ambiente especial.

O real e o imaginário misturam-se, remetendo para a memória volátil e criativa partilhada no filme. A projeção dos recortes cria um cenário imaterial, cujas imagens transportam o observador para esse lugar da memória.

Carpinteiro de Papel é um filme que percorre as estórias de um homem de 81 residente numa Casa de Repouso localizada numa pequena aldeia portuguesa, no Alentejo. Joaquim Fernando Micael partilha as suas memórias através da sua narrativa pessoal, ao mesmo tempo que evoca canções do passado e vai recortando caixas de medicamentos para criar as mais diversas personagens.

O filme aborda o tema da terceira idade com um olhar dinâmico, sensível e poético, utilizando a técnica mista, animação de recortes e imagem real, de forma a explorar as suas diferentes possibilidades, com o objetivo de revelar o potencial criativo de pessoas deixadas muitas vezes à margem da sociedade.

Bombeiros de Évora recolhem mais de 57 toneladas de material elétrico

Nos primeiros oito meses do ano as dez associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Évora, que aderiram à campanha “Quartel Electrão, já recolheram mais de 57 toneladas de equipamentos elétricos usados.

O envolvimento dos bombeiros voluntários da região já permitiu reunir, entre janeiro e agosto, 57.060 quilos de equipamentos elétricos usados, 216 quilos de lâmpadas e 60 quilos de pilhas. Esta sétima edição do “Quartel Electrão” arrancou em Janeiro e irá prolongar-se até novembro.

No site www.ondereciclar.pt é possível saber qual é o quartel aderente mais próximo onde depositar pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.

Nesta edição participam, globalmente, 191 associações humanitárias de todo o país, o número mais alto registado até agora nesta campanha.

Esta iniciativa, promovida pelo Electrão, que tem a Liga dos Bombeiros Portugueses como parceira, é uma forma de apoiar a missão dos bombeiros, empenhados na proteção das populações e da biodiversidade. Por outro lado, os bombeiros dão também o seu contributo para que eletrodomésticos e outros equipamentos usados não poluam o ambiente combatendo assim, em várias frentes, o aquecimento global.

O primeiro prémio do “Quartel Electrão”, que será atribuído à associação que mais equipamentos usados recolher a nível nacional, é um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de 54 mil euros. O segundo prémio corresponde a 5.000 euros convertíveis em equipamento de proteção florestal. As associações recebem ainda 75 euros por cada tonelada de resíduos que reunirem.

A campanha distribui ainda prémios por seis regiões – Norte, Centro, Interior, Lisboa e Vale do Tejo, Sul e Ilhas – que correspondem às áreas de recolha dos equipamentos. Há ainda um Prémio Novos Aderentes, criado para incentivar a adesão à campanha por parte de novas associações. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustível.

A associação que se destacar na recolha de pilhas será recompensada com um prémio de 1500 euros convertíveis em equipamento de proteção florestal. Um prémio do mesmo valor será também atribuído à associação que reunir mais lâmpadas.

Em termos globais, a nível nacional, entre Janeiro e Agosto de 2022, os bombeiros já recolheram mais de 1.434 toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados.

Na edição anterior, que decorreu entre Janeiro e Novembro de 2021, os bombeiros portugueses atingiram um máximo histórico na recolha de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados chegando às 2.410 toneladas. Nessa edição participaram 165 associações humanitárias. O primeiro prémio foi para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, que recolheu 161 toneladas de lâmpadas, pilhas e equipamentos elétricos usados.

“A comunidade tem respondido exemplarmente ao repto lançado pelas associações humanitárias. Ao entregar pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos nos quartéis aderentes a população mostra o seu apoio aos bombeiros contribuindo ao mesmo tempo para o desígnio nacional da reciclagem, que é uma causa ambiental e de saúde pública”, sublinha o CEO do Electrão, Pedro Nazareth.

Esta campanha do Electrão tem como objetivo envolver as associações humanitárias na causa da reciclagem de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados. Globalmente, desde 2011, esta iniciativa já permitiu a recolha de dez mil toneladas de pilhas e equipamentos elétricos usados.

Ano letivo 2022/2023 tem início a 16 de setembro

O Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo já divulgou o calendário escolar para o ano letivo 2022/2023, para a educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.

A 16 de setembro têm início as atividades letivas para o pré-escolar; Ensino Básico; Ensino Secundário –cursos científico-humanísticos; Cursos Profissionais; Cursos EFA.

O primeiro período letivo decorre assim entre 16 de setembro e 16 de dezembro.

O segundo período decorre entre 3 de janeiro e 31 de março.

Já o terceiro período tem início a 17 de abril e termina a 7 de junho de 2023 para 9º, 11º e 12º anos de escolaridade, já a 14 de junho termina para 5º, 6º, 7º, 8º e 10º anos de escolaridade; e a 30 de junho termina para o pré-Escolar e1º ciclo do ensino básico) Cursos Profissionais e EFA de acordo com o cumprimento do respetivo volume de formação.

De acordo com a legislação em vigor, o AE de Montemor-o-Novo, pode “substituir, durante um ou dois dias, as atividades letivas por outras atividades escolares de caráter formativo envolvendo os alunos, pais e encarregados de educação.”

“Verde Bairro” da Marca prossegue em Montemor

“Verde Bairro” é o nome da iniciativa criada e desenvolvida pela Marca – Associação de Desenvolvimento Local, sediada em Montemor-o-Novo, que desenvolve atividades, ao longo de um ano, com o objetivo de desenvolver o centro histórico da cidade.

Recentemente a Marca esteve a promover as suas iniciativas, na Feira da Luz. Rosa Coelho vice presidente da Associação explica que este é um projeto de dinamização social, do centro histórico da cidade de Montemor-o-Novo e, simultaneamente pretende “sensibilizar para as questões ambientais, nomeadamente para a questão das alterações climáticas, para a importância do espaço público, e para a importância dos espaços verdes em meio urbano”, sendo objetivo principal, tornar o centro histórico num lugar mais verde.

Para isto, durante um ano, “a Marca vai estar presente no centro histórico, a dinamizar alguns workshops, a oferecer algumas plantas e vasos”, aproveitando o facto de, alguma da população já ter alguns vasos às portas e janelas de suas casas, explica Rosa Coelho. Os workshops que se vão realizar vão ter temas como “criatividade, questões ambientais e de sensibilização”, sendo possível a qualquer pessoa que habite no centro histórico, participar nas iniciativas, que tal como informa Rosa Coelho, “nós vamos dar alguma prioridade a certas ruas mas, no geral, qualquer pessoa pode participar”.

Rosa Coelho apela a todos os montemorenses para que participem nestas iniciativas, promovidas pela Marca, “quem se quiser envolver pode ligar-nos, enviar um email, ou vir até à nossa sede, que serão muito bem-vindos”.

Esta é uma iniciativa que decorre ao longo do ano, pelas ruas do centro histórico com o objetivo de que estas se tornem mais verdes.

Oficina “Mãos na Terra” na Oficina da Criança esta quinta-feira

Até  setembro, na Oficina da Criança, as crianças estão a colocar as mãos na terra. Tudo se passa às terças e quintas-feiras, de das 9.30 às 11 horas, através da Oficina Mãos na Terra, com João Armas, do Município de Montemor-o-Novo, no Serviço de Jardinagem.

Destinada a crianças dos 5 aos 14 anos, esta atividade tem lugar no Parque Urbano e no Pátio da Oficina da Criança e é um projeto de aprendizagem para a importância de cuidar e criar espaços verdes proporcionando uma maior consciencialização através da prática e preservação do meio ambiente.

Nesta Oficina as crianças podem aprender como se planta e cuida de um canteiro, conhecer as espécies de ervas que impedem o crescimento de outras espécies; saber como semear e cuidar da relva, como e quando regar e como cuidar das árvores, sob a orientação cuidada de quem faz da jardinagem o seu modo de vida.

Pôr as mãos na terra, sentindo-a ao cuidar dela, pode constituir uma motivação para que as gerações mais jovens encarem esta área como fundamental para a obtenção de uma maior qualidade de vida nos locais onde se vive.

Duas espécies de lontra para serem observadas no Fluviário de Mora

As duas espécies de lontras que podem ser observadas no Fluviário de Mora possuem hábitos e comportamentos naturais muito diferentes.

São elas a Lontra-europeia ( ) e a Lontra-asiática-de-garras-curtas ( ).

A Lontra-europeia é uma espécie de hábitos mais crepusculares enquanto a Lontra-asiática-de-garras-curtas, que é possível observar nas imagens, apresenta hábitos mais diurnos

As lontras-asiáticas-de-garras-curtas apresentam maior atividade e diversidade de comportamentos por volta dos períodos de alimentação, tanto antes, como durante e, um pouco depois.

O horário de alimentação das lontras é às 12.45 horas e 16.40 horas. No entanto, este horário pode estar sujeito a alterações aos fins de semana e feriados.

Feira da Luz/Expomor ultrapassou expectativas, diz Joaquim Capoulas

Depois de seis dias de Feira da Luz/Expomor, o presidente da APORMOR, Joaquim Capoulas demonstra-se “satisfeito” com a edição deste ano da Expomor, mas admite que “a satisfação completa é só para quem não tem ambição para mais e nós queremos sempre mais e mais”.

“Este é um contributo que o mundo rural dá à cidade e, este ano, tivemos um grande motivo de satisfação, que foi pela primeira vez, trazer aqui as crianças”, acrescenta Joaquim Capoulas.

O presidente da APORMOR destaca a disponibilidade, de algumas associações, como a Equimor, que trouxe alguns cavalos, e que fizeram com que “o crescimento deste certame não pare”, adiantando que “o balanço, no seu conjunto, ultrapassou as expetativas, na alegria das pessoas, na organização do espaço, respirou-se um ar novo e na APORMOR tivemos uma maior procura do espaço, com a maior e melhor mostra de animais, que alguma vez se realizou em Portugal”.

Quanto à Expomor recorda que lançou o desafio para que a feira da luz fosse o maior acontecimento do Alentejo e esse foi ultrapassado”, termina Joaquim Capoulas.

Disfunção erétil em destaque no “De Boa Saúde”

Encarar a disfunção sexual como um tabu torna-a um problema subdiagnosticado e não tratado, sendo que existem, hoje em dia, opções terapêuticas disponíveis e eficazes.

Por outro lado, existe uma evidência cada vez mais importante de que a disfunção erétil pode ser uma manifestação inicial de doença coronária e doença vascular periférica.

Na edição desta semana do “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes explica, em concreto, o que é a disfunção erétil. “Disfunção erétil é a incapacidade que o homem tem de fazer uma ereção, que é quando o órgão genital do homem faz um preenchimento de sangue e fica ereto”.

Envelhecimento, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, doença cardiovascular, sedentarismo e a toma de alguns medicamentos são fatores de risco para a disfunção erétil. Sendo mais comum nas idades mais avançadas, pode ocorrer em qualquer faixa etária.

As causas de disfunção erétil podem ser, desde cansaço, ansiedade e depressão, a obstrução das artérias cavernosas, baixo nível de testosterona ou até a toma de determinados medicamentos.

O programa desta semana para ouvir na íntegra:

Olímpio Galvão faz balanço “muito positivo” da Feira da Luz “com muita gente, alegria e ligação à APORMOR”

A feira da Luz chegou ao fim na noite de ontem, 5 de setembro, com uma grande enchente para assistir aos Calema e ao tradicional fogo de artifício.

Foram seis dias de festa, onde não faltaram as associações do concelho, os espetáculos musicais e a tradicional exposição animal, que este ano contou com 1050 animais.

“O balanço é muito positivo”, afirma o presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, tendo em conta que “havia muita vontade de voltarmos a estar juntos e voltar a encontrar amigos que não víamos há muito tempo, e a Feira da Luz é isso, é um lugar de reencontro e conseguimos atingir aquilo a que nos propusemos, temos tido sempre muita gente em todos os dias de feira”.

Olímpio Galvão destaca “a exposição no âmbito da Estratégia alimentar que foi muito visitada e os workshops tiveram sempre muita adesão e tentámos trazer cozinheiros de Montemor e de fora do concelho, com produtos locais, e esta tem sido uma dinâmica sociocultural e económica e respeitando o território e isto é uma mostra do que é o nosso território e a própria estratégia alimentar é para ligar consumidores e produtores, em percursos curtos com baixa pegada ecológica e com produtos de alta qualidade”.

O presidente da Câmara de Montemor agradece a todos os que participaram neste certame, considerando que, do ponto de vista económico “esta foi uma feira muito interessante”.

“Muita gente, muita alegria e muita ligação à APORMOR, uma associação muito importante na economia do nosso concelho, sendo importantíssima, e as coisas estão associadas uma à outra, a Feira da Luz chama visitantes à APORMOR e a APORMOR chama visitantes à Feira da Luz, por isso, é uma boa união entre a Câmara Municipal e a APORMOR e será para reforçar nos próximos tempos”, remata Olímpio Galvão.

Governo aprova pacote de medidas para apoiar famílias

António Costa apresentou ao início da noite de ontem, segunda-feira, 6 de setembro, um pacote de medidas de apoio às famílias denominado de “Famílias Primeiro”, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Depois do Conselho de Ministros Extraordinário o primeiro ministro apresentou oito medidas adicionais para apoiar os rendimentos das famílias, são elas:

– 125 euros por pessoa com rendimento bruto mensal até 2.700€, pagos em outubro, que serão depositados na conta bancária;

– 50€ por criança ou jovem, para todos os dependentes até aos 24 anos, independentemente do rendimento da família, também pagos em outubro;

Os reformados vão receber um suplemento extra equivalente a meio mês de pensão pago de uma só vez, já em outubro;

– o IVA da eletricidade baixa de 13% para 6%, a partir de outubro de  e até dezembro de 2023. Uma medida que ainda vai exposta à Assembleia da República, para aprovação;

–  A transição para o mercado regulado do gás vai permitir um desconto de 10% nas faturas;

– a taxa de carbono e a devolução aos cidadãos da receita adicional de IVA nos combustíveis vai estar suspensa até final do ano. António Costa exemplificou que em cada depósito de 50 litros, as pessoas pagarão menos 16€ em gasóleo e menos 14€ em gasolina;

– O Governo vai criar um travão à subida das rendas em 2023, limitando o aumento a 2%;

– Os preços dos transportes vão ser congelados, sendo assim mantido o preço dos passes urbanos e das viagens da CP em 2023;

– o aumento das pensões de 4,43% nas pensões até 886€, de 4,07% entre 886€ e 2659€ e de 3,53% noutras pensões sujeitas a atualizações, será proposto também à Assembleia da República;

Este pacote de apoios às famílias que o Conselho de Ministros extraordinário aprovou ascende a 2,4 mil milhões de euros.

ExpoMora arranca esta sexta-feira com destaque para as tradições do concelho

Foto: município Mora

Está de regresso mais uma edição da feira ExpoMora, que decorre entre esta sexta-feira e domingo, dias 9 e 11 de setembro.

A presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, adianta que, o tema deste ano “são as tradições, para poder trazer à feira todas as freguesias. Estamos a pensar em fazer quatro entradas na expo, cada uma delas vai ser dedicada a uma freguesia”, e refere ainda que “o palco dois vai ser da responsabilidade de cada freguesia, onde cada uma irá trazer grupos de cantares da própria freguesia ou algumas atividades típicas da mesma”.

Paula Chuço acrescenta que há também atividades ligadas à pesca, porque “temos todo o interesse em voltar a ter a feira da pesca no nosso conselho” e por isso mesmo queríamos já fazer aqui uma pequena ligação na ExpoMora com algo que tenha a ver com pesca para depois fazermos o seguimento da feira no próximo ano”.

Os artistas do conselho irão abrir o palco principal, seguindo-se os cabeça de cartaz, “mas vamos apostar muito no que temos nas freguesias. A animação de rua também vai ser a cargo de dois grupos das freguesias”, revela a presidente.

O recinto da feira irá ter exposições, bares, tasquinhas, animação de rua, Djs, concertos e muito mais.

Na sexta-feira, dia 9 de setembro atua Quim Barreiros, sábado, 10 de setembro, Diogo Piçarra e no domingo, dia 11 de setembro Virgul encerra o certame.

 

Montemor-o-Novo ao rubro no último dia da Feira da Luz/Expomor

A feira da Luz chegou ao fim, na noite de ontem, 5 de setembro, com uma grande enchente para assistir aos Calema, e ao tradicional fogo de artifício.

No recinto juntaram-se milhares de pessoas, que tornaram pequeno o espaço, junto ao palco principal, ficando para a história da feira como, um dos dias de sempre com mais público.

O vídeo e imagens para ver abaixo:

Três detidos por tráfico de estupefacientes em Montemor-o-Novo

Três homens, com idades compreendidas entre os 19 e os 23 anos, foram detidos pelo Comando Territorial de Évora da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Montemor-o-Novo, no passado sábado, dia 3 de setembro, no concelho de Montemor-o-Novo, por tráfico de estupefacientes.

No âmbito de uma fiscalização rodoviária, os militares da Guarda abordaram uma viatura em que os ocupantes apresentaram um comportamento suspeito.

No seguimento da ação policial, foi realizada uma revista pessoal de segurança aos indivíduos e uma busca sumária ao veículo, culminando na apreensão de 55 doses de haxixe resina; 22 doses de MDMA; uma dose de liamba;

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

A ação contou com o reforço de binómios cinotécnicos de deteção de droga do Destacamento de Intervenção e do Posto Territorial de Montemor-o-Novo.

“Visita aos bastidores” no Fluviário de Mora

“Visita aos bastidores” é uma das aventuras ambientais disponíveis no Fluviário de Mora, em são abertas as portas mais secretas do Fluviário, as que vão dar ao coração e cérebro deste Aquário.

Os bastidores do Fluviário de Mora, são uma oportunidade para conhecer e aprender um pouco mais sobre os sistemas necessários à manutenção deste espaço.

“Visita aos bastidores” está disponível todo ano, tem uma duração de uma hora e requer marcação prévia.

Atendimento da Deco esta quarta-feira na UF da Vila, Bispo e Silveiras

A Deco realiza esta quarta-feira, 7 de setembro atendimento, de forma gratuita, presencial na junta de freguesia da União de Freguesias da Vila Bispo e Silveiras.

O atendimento é realizado à primeira quarta-feira de cada mês na sede, situada no Largo Dr. Banha de Andrade e feito por ordem de chegada, entre as 10 e as 13 horas.

“Esta feira voltou com mais força”, segundo diretor regional de agricultura

José Godinho Calado, diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, marcou presença, nos últimos dias, na Feira da Luz / Expomor 2022 e aos microfones da Rádio ELVAS garantiu que “esta feira tem bastante tradição e, este ano, após dois anos de paragem, ainda voltou mais em força”.

“Este é um evento que não tem concelho melhor para acontecer que o de Montemor-o-Novo, uma vez que tem uma superfície agrícola muito bem equilibrada para pastorícia, devido ao montado que possui. Toda esta área da produção pecuária assenta aqui muito bem, quer seja nos grande ou pequenos ruminantes”, sublinhou.

De acordo com o diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, “toda a envolvente da produção animal, permite ao concelho de Montemor-o-Novo ter uma produção e criação de animais tão grande e com tanta qualidade como os que têm estado expostos na feira”.

“Expomor é a maior feira pecuária do país”, segundo Joaquim Capoulas

O regresso da Expomor ficou marcado, este ano, pelo elevado número de animais expostos no certame, mais de 1050, bem como pela sua qualidade.

Esta forte adesão tornou a Expomor na “maior mostra de animais do país”, de acordo com Joaquim Capoulas (na foto), presidente da APORMOR.

“Montemor é, hoje em dia, o local onde todos querem marcar presença. Nunca houve em Portugal, nestas espécies da pecuária extensiva, uma mostra e um evento com importância. Aqueles que eram os grandes eventos da agricultura, estão hoje em dia a perder importância porque se viram para a maquinaria agrícola. Com os animais é preciso amor e paixão. Com as máquinas desligamos a chave e está parada”, garantiu o responsável.

Joaquim Capoulas assume que foi muito complicado, durante a pandemia, “manter os leilões de animas. No entanto, há setores onde foi impossível fazer confinamentos. Cheguei a estar à meia-noite ao telefone com os gabinetes dos ministros e com a direção veterinária para que nos deixassem fazer os leilões. Os animais não podem estar parados e tem que haver esta circulação de produtos”.

Concurso e leilão da raça Aberdeen-Angus na EXPOMOR

Foto: Associação de criadores Aberdeen-Angus Portugal

O último dia da EXPOMOR, esta segunda-feira, 5 de setembro conta com o VI Concurso ibérico da raça Aberdeen-Angus, às 10 horas, na APORMOR Arena.

Já à tarde, pelas 16.30 horas decorre o leilão de Machos e fêmeas da raça Aberdeen-Angus, subvencionado para sócios da APORMOR.

Já o RCM Spot abre às 23.30 horas com música e animação, sendo que pela meia-noite os DJs Slowminded e Junior K, animam o resto da noite.

Fogo Fogo encerram noites no Palco Tasquinhas da Feira da Luz

Este domingo, dia 4 de setembro, último dia de concertos no Palco Tasquinhas, na Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo, atuam os  Fogo Fogo, a partir da meia-noite.

Esta formação surge da vontade de um grupo de músicos – Francisco Rebelo (baixo), João Gomes (teclas), Márcio Silva (bateria), Danilo Lopes e David Pessoa (vozes/guitarra) – juntamente com a Casa Independente, para mais um contributo à manifesta cultura crioula que fervilha pela cidade de Lisboa. Unidos pela vontade de celebrar os ritmos do funana, com outros estilos dançantes, e transformar a pista numa explosão de alegria, os Fogo Fogo são uma homenagem aos ritmos caboverdianos com os olhos na vastidão de quem fala português.

Este é um convite da Casa Independente para todos aqueles que têm ânsias da Ilha do Fogo, que se lembram d’Os Tubarões do Bana, e do fervor das músicas de Finaçon, Bulimundo, ou das histórias populares de Code Di Dona e Nacia Gomi; para os que receber o sentir o nha terra nha cretcheu nas curvas de uma crioula de S. Bento ou do Intendente – os que são de cá vivendo como se lá estão.

Montemor é Praça Cheia com corrida de touros este domingo

Montemor-o-Novo é Praça Cheia este domingo, 4 de setembro, com uma corrida de touros, integrada na edição deste ano da Feira da Luz.

A corrida de touros “é já um momento habitual”, por esta altura em Montemor, recorda Paulo Vacas de Carvalho, da empresa “Montemor é Praça Cheia” adiantando que tem todos o ingredientes para ser uma boa corrida e o cartel foi construído com os melhores cavaleiros do momento”.

Na corrida de touros de domingo entram em Praça os Cavaleiros Luís Rouxinol, João Moura Júnior e Francisco Palha. Para Paulo Vacas de Carvalho “estão reunidas as condições para que esta seja uma grande corrida de touros”.

O Grupo de Forcados de Montemor, pega os seis touros em solitário. O empresário destaca “o momento extraordinário” que os forcados montemorenses vivem, neste momento, e penso que será do agrado de todos nós ver o grupo de Montemor a triunfar na sua terra”.

Quanto aos seis touros da Ganadaria São Torcato, Paulo Vacas de Carvalho está convencido que “estão num tamanho ótimo e esta é uma ganadaria brava, por isso penso que serão de sucesso”.

A abrilhantar a corrida de domingo está Banda da Sociedade Carlista. Paulo Vacas de Carvalho afirma que “Montemor é uma cidade de aficionados e temos que continuar com esta obra, da qual Simão Comenda fez parte”, acreditando que esta corrida “será um sucesso”.

A Corrida de Touros que decorre domingo na Praça de Touros de Montemor, está marcada para as 18 horas, e a reserva de bilhetes pode ser feita através do número 300 505 171.

ABBAMIA, um tributo a ABBA atuam este domingo no Alandroal

Este domingo, 4 de setembro, os ABBAMIA, vão animar o palco das Festas em Honra da Nossa Senhora da Conceição e Festival da Juventude, no Alandroal, com um tributo a ABBA.

O programa começa esta madrugada, pelas sete da manhã com um Convívio Piscatório “XII Troféu – Vila do Alandroal” no Monte Branco em Juromenha. Às 9 horas decorre a arruada pela Banda do Centro Cultural de Alandroal, nas ruas da vila e pelas 10 horas na Igreja Matriz há a Santa Missa, seguida de uma Solene Procissão em Honra da Nossa Senhora da Conceição.

À tarde, começa a largada de touros às 18 horas, no largo de Santo António e há concerto da Banda do Centro Cultural do Alandroal às 21.30 horas, na Praça da República. Os ABBAMIA vão animar todos os presentes, com um tributo a ABBA às 22.30 horas, na praça da vila.

Sara Correia este domingo na Feira da Luz

A fadista Sara Correia atua na noite deste domingo, dia 4 de setembro, na Feira da Luz em Montemor-o-Novo.

“Irá ser do agrado de todos este espetáculo de fados, com Sara Correia, uma excelente voz no fado português, que apresenta temas de António Variações” refere o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.

A Banda Fogo Fogo, promete animar e encerrar o palco tasquinhas, onde vai apresentar “ritmos variados como o funaná, vai dar alegria, espírito de festa e de dança a todos os presentes”.

Banda do Centro Cultural de Borba com arruada este domingo nas Festas do Barro Branco

Foto arquivo

Este domingo, 4 de setembro, no âmbito das Festas do Barro Branco há às 8 horas há alvorada com salva de foguetes e morteiros, pelas 9 horas são apresentados os cumprimentos à População pela Banda do Centro Cultural de Borba, percorrendo as ruas da aldeia.

Às 17 horas há missa solene seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora da Vitória, acompanhada pela Banda do Centro Cultural de Borba.

Pelas 21.30 horas atua o Grupo de Cante Os Garridos, de Rio de Moinhos, seguido do baile com Jorge Gomes.

Concurso Nacional da Raça Bovina Salers na EXPOMOR

FOTO: Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos Salers

O VI Concurso Nacional da Raça Bovina Salers, tem lugar este domingo, 4 de setembro, às 10 horas, na APORMOR Arena, integrado na EXPOMOR 2022.

Já às 23.30 horas o RCM Spot tem a sua abertura, sendo que às 2 da manhã atuam ao Rumo ao Sul e uma hora mais tarde o Dj Junior K, prossegue com animação noite dentro.

Feira da Luz conta com comboios turístico e o autocarro panorâmico

Para que seja fácil o acesso de todos ao recinto da Feira da Luz, os visitantes poderão usufruir gratuitamente dos itinerários dos comboios turísticos e o autocarro panorâmico, que percorrem e animam a cidade durante os dias do evento.

Respeitando a tradição, e todos os cuidados de segurança a ter, a Feira da Luz/Expomor terminará segunda-feira, dia 5, com um espetáculo de fogo-de-artifício.

Rua a Brincar regressa esta mês a Vila Viçosa

A iniciativa “Rua a Brincar” do Motor Social regressa este mês a Vila Viçosa, com muita diversão e atividades lúdicas para crianças e jovens, em diversos locais públicos ao ar livre.

As atividades serão organizadas em parceria com o Município de Vila Viçosa e o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, onde se pretende de forma lúdica, promover a prevenção de comportamentos relacionados com as adições e promoção de estilos de vida saudáveis.

As atividades irão realizar-se nos seguintes dias, locais e horários:

Dia 8 de Setembro de 2022 – Parque Infantil junto à Rua D. Catarina de Bragança – das 18 às 20 horas;

Dia 9 de Setembro de 2022 – Mata Municipal, das 18 às 20 horas.

Todos os participantes vão estar abrangidos por um seguro de acidentes pessoais coletivo.

Zinko anima noite no Palco Tasquinhas na Feira da Luz

Na noite deste sábado, dia 3 de setembro, no Palco Tasquinhas da Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo, atua, a partir da meia-noite, o DJ e produtor montemorense Zinko, que em 2020 recebeu o “Prémio Talento” da 100% DJ.

Pedro Loios, artisticamente conhecido como Zinko, regressa à Feira da Luz num novo e irreverente formato ao vivo, desenhado por si e pela sua equipa, acompanhado por convidados como Bruno Chaveiro, Filipe Gonçalves, Mimicat e Mirai.

Recentemente, Zinko lançou o primeiro Single do seu próximo álbum intitulado “Please”, e que é uma afirmação da vontade do artista em mostrar o seu trabalho ao mundo. “Please” é uma faixa contagiante com uma estética retro/new age, com o som inconfundível da clássica “talkbox“. Esta é sem dúvida uma música que vai cativar os amantes de música electrónica/dance music e que traz boas vibrações numa noite que promete ser quente! Sobre o single, é o próprio ZINKO que explica que “O nome Please, surgiu da minha vontade de ir para a estrada mostrar tudo o que andei em estúdio a criar em 2021. Esta é sem dúvida uma música que me enche as medidas, e que faz jus ao resto do álbum, que se vai chamar Fullist, nome também da minha nova Tour.”

Zinko tem sido a trave mestra da “Oficina de Produção” do Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, onde jovens têm aprendido e praticado tudo aquilo que é a produção musical, de forma totalmente gratuita.

Inscrições abertas para o Passeio BTT em Mora no dia 11

Um passeio de BTT, organizado pelo Clube Pedais do Raia com o apoio do Município de Mora vai decorrer no dia 11 deste mês, inserido na ExpoMora 2022.

As inscrições, que estão abertas até 7 de setembro, são gratuitas e incluem, seguro, t-shirt, uma paragem para abastecimento e banhos (pavilhão municipal). É obrigatório o uso de capacete, durante o percurso. Pode fazer a inscrição aqui. O contacto da organização é o seguinte: 933 712 510.

Trata-se de um passeio guiado, num itinerário de 40 a 50 quilómetros, com dificuldade mínima. O Passeio inicia-se junto ao pavilhão Municipal, seguindo em direção a Pavia, Cabeção, Parque Ecológico do Gameiro e termina em Mora, no recinto da ExpoMora 2022.

Concurso pretende “divulgar a raça e ajudar ao negócio”, diz Mário Mendes

O 36º Concurso Ibérico da raça merina precoce decorreu na passada quinta-feira, dia 1, na Expomor 2022, em Montemor-o-Novo e teve “como objetivo a preservação de uma raça praticamente extinta. Além de divulgarmos a raça, procuramos negócio para que possamos ganhar algum dinheiro”. “, de acordo com o elvense Mário Mendes (na foto), da criador da raça e membro da Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos da Raça Merina Precoce.

De acordo com o criador elvense, a Expomor tem evoluído “extraordinariamente. É uma feira muito boa e que dá total apoio aos criadores que aqui se deslocam. Só temos que agradecer uma vez que é gente desta que precisamos para apoiar a agricultura portuguesa”. No que diz respeito a concursos de animais da raça merina precoce, o que decorreu na Expomor foi o último de um ano que “correu muito bem, uma vez que contou com jovens a participar”, concluiu.

 

 

 

Bárbara Tinoco anima esta noite as festas do Alandroal

Bárbara Tinoco é a artista que vai subir este sábado, dia 3 de setembro, ao palco das Festas em Honra da Nossa Senhora da Conceição e Festival da Juventude, no Alandroal.

O programa começa às nove da manhã com uma Arruada pela Banda do Centro Cultural de Alandroal, que decorre nas ruas da vila, seguindo-se às 09.30 horas o torneio de futebol infantil “ Vila do Alandroal”, no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias e pelas 10.30 horas há uma largada de touros, no Largo de Santo António.

À noite realiza-se o tríduo preparatório às 21 horas na Igreja Matriz de Alandroal. Na Praça da República, às 21.30 horas começa o concerto musical da Tuna da Universidade Popular Túlio Espanca, e a artista Bárbara Tinoco sobe ao palco às 22.30 horas. À meia-noite há baile tradicional com Rui Grilo.

Para encerrar a noite, no castelo do Alandroal a partir da meia-noite há a atuação do Gao Percussions, Peat´Dj, Baile das novinhas e Zitech.24

Luís Represas atua este sábado na Feira da Luz

Luís Represas sobe ao palco principal, este sábado, dia 3 de setembro, pelas 22 horas na feira da Luz em Montemor-o-Novo, enquanto Zinko, filho da terra, sobe ao palco secundário pela meia-noite.

“Luís Represas um grande músico, um grande cantor, trará com ele excelentes músicos, irá cantar com certeza muitos êxitos do trovante. Irá dar um grande concerto no palco principal e “iremos ter um montemorense Zinko com alguns convidados, um espetáculo que promete, a apresentação de alguns temas do seu novo álbum” explica o presidente do município de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.

Artistas como Sara Correia, e Calema ainda vão atuar nesta edição da Feira da Luz.

Foguetes e morteiros abrem Festas do Barro Branco este sábado

As Festas em honra de Nossa Senhora da Vitória, no Barro Branco (Borba) prosseguem este sábado, 3 de setembro.

Hoje às 8 horas há alvorada com salva de foguetes e morteiros, dando início ao segundo dia de Festa, segue-se às 10 horas a missa Solene.

Pelas 17 horas há arruada pela KALIPOLEMUSIC, percorrendo algumas ruas da aldeia, meia hora mais tarde há largada junto ao Antigo Posto Médico, com gado de Francisco Carrão, de Sousel, com animação musical a cargo de KALIPOLEMUSIC.

Neste segundo dia, a partir das 22 horas o baile é abrilhantado pela Banda SÓ PIMBA, e à uma da manhã há fogo de artifício, seguido de Discoteca ao Ar Livre com DJ CYER GI.

Festas no Barro Branco têm início esta sexta-feira

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Vitória, no Barro Branco, em Rio de Moinhos (Borba) têm início hoje, sexta-feira, dia 2 e decorrem até segunda-feira, 5 de setembro.

São quatro dias de festa que têm lugar na Ermida de Nossa Senhora da Vitória, no Barro Branco.

O programa de hoje, sexta-feira, 2 de setembro tem início às 19 horas com a abertura do Bar, dando assim início às Festas.

Pelas 22.30 horas há baile abrilhantado pelo Grupo Musical REMIX (elementos OÁSIS TRIO), seguindo-se às duas da manhã discoteca ao ar livre com DJ Brat.

Haverá no recinto um esmerado serviço de BAR.

 

Busto de homenagem ao padre José Flausino inaugurado em Lavre

É inaugurado este sábado, 3 de setembro, em Lavre, no 37º aniversário da sua morte, um busto em memória do padre José Flausino.

Pelas 17 horas, haverá romagem ao cemitério. Às 18 horas, será celebrada uma eucaristia, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho. A inauguração do busto está marcada para as 19 horas.

O padre José Flausino nasceu a 14 de novembro de 1913, no Couço, concelho de Coruche. Frequentou o Seminário de Évora, tendo sido ordenado presbítero a 10 de agosto de 1937, por D. Manuel Mendes da Conceição Santo, em Borba.

No seu percurso, foi nomeado ecónomo e prefeito do Seminário de Vila Viçosa, e encarregado da paroquialidade da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição. Mais tarde, foi nomeado ecónomo do Seminário de Évora. Em setembro de 1943, assumiu as Paróquias de São Cristóvão e S. Romão, no concelho de Montemor-o-Novo, e de Santa Suzana, em Alcácer do Sal.

Foi ainda pároco da Granja, no concelho de Mourão, pároco interino de Monforte, das Paróquias de Torrão e S. Romão do Sado, no concelho de Alcácer do Sal. Em agosto de 1953, foi nomeado diretor assistente da Casa do Gaiato, em Alcácer do Sal, e depois da Casa do Gaiato de Setúbal, aquando da sua abertura.

Em outubro de 1956, torna-se Capelão do Albergue Distrital de Évora.

A 9 de outubro de 1959, torna-se pároco de Lavre, no concelho de Montemor-o-Novo, e de Santana do Mato, no concelho de Coruche.

A 31 de dezembro de 1966, além da Paróquia de Lavre, é encarregado da paroquialidade das novas Paróquias de Vale de Figueira e Cortiçadas, criadas por Decreto de 8 de dezembro de 1966. A 1 de Janeiro de 1984, é nomeado pároco de Lavre, de Vale de Figueira, Cortiçadas e Santana do Mato.

Faleceu a 3 de setembro de 1985, no Hospital de São João de Deus, em Montemor-o-Novo, tendo sido sepultado no cemitério de Lavre.

Montemor é Praça Cheia com corrida de touros no domingo

Montemor-o-Novo é Praça Cheia este sábado e domingo, dias 3 e 4 de setembro, com espetáculo de variedades taurinas, no sábado, e corrida de touros, no domingo, integradas na edição deste ano da Feira da Luz.

A corrida de touros “é já um momento habitual”, por esta altura em Montemor, recorda Paulo Vacas de Carvalho, da empresa “Montemor é Praça Cheia” adiantando que tem todos o ingredientes para ser uma boa corrida e o cartel foi construído com os melhores cavaleiros do momento”.

Na corrida de touros de domingo entram em Praça os Cavaleiros Luís Rouxinol, João Moura Júnior e Francisco Palha. Para Paulo Vacas de Carvalho “estão reunidas as condições para que esta seja uma grande corrida de touros”.

O Grupo de Forcados de Montemor, pega os seis touros em solitário. O empresário destaca “o momento extraordinário” que os forcados montemorenses vivem, neste momento, e penso que será do agrado de todos nós ver o grupo de Montemor a triunfar na sua terra”.

Quanto aos seis touros da Ganadaria São Torcato, Paulo Vacas de Carvalho está convencido que “estão num tamanho ótimo e esta é uma ganadaria brava, por isso penso que serão de sucesso”.

Para além da corrida de domingo, amanhã, 3 de setembro, pelas 18 horas, há um espetáculo de variedades, com o objetivo de “promover a festa brava, sem esquecer dos mais novos e por isso, vêm três cavaleiros jovens, para tourear três novilhos da ganadaria São Torcato”. Os cavaleiros são Francisco Maldonado Cortes, João Dias e Vasco Veiga, e pegam os forcados jovens do Grupo de Forcados de Montemor”.

A abrilhantar a corrida de domingo está Banda da Sociedade Carlista. Paulo Vacas de Carvalho afirma que “Montemor é uma cidade de aficionados e temos que continuar com esta obra, da qual Simão Comenda fez parte”, acreditando que esta corrida “será um sucesso”.

A Corrida de Touros que decorre domingo na Praça de Touros de Montemor, está marcada para as 18 horas, e a reserva de bilhetes pode ser feita através do número 300 505 171.

LED.ON tocam Led Zeppelin esta sexta-feira na Feira da Luz

Na noite desta sexta-feira, dia 2 de setembro, no Palco Tasquinhas, do Festival da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo, atuam os LED.ON, uma banda de culto de celebração do legado dos LED ZEPPELIN.

Este é um projeto coletivo dinamizado pelos músicos Paulo Ramos na voz, Mário Delgado na guitarra, Manuel Paulo nos teclados, Zé Nabo no baixo e Alexandre Frazão na bateria. Durante o espetáculo, com início marcado para a meia-noite, vão interpretar músicas como “Whole lotta love”, “Heartbreaker” e “Black Dog”, entre muitas outras.

Concurso de Mel decorre sábado na Feira da Luz

Presença habitual no programa da Feira da Luz é a do Concurso de Mel, que já vai na sua 22.ª edição, numa organização da Montemormel (Associação de Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo) e da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

O concurso decorre amanhã, sábado, dia 3, pelas 10 horas, na sede da Montemormel.

Para as 15 horas está marcado o colóquio sobre apicultura e a entrega de prémios do concurso, no auditório da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras.

Taxas de câmbio em destaque na rubrica da DECO

Fazer as malas e ir de férias significa, para muitos portugueses, viajar para outro país, ou seja, “apanhar” o avião e rumar a outro destino, muitas vezes fora da Europa.

Um dos temas a ter em conta nestas situações está relacionado com o dinheiro que se leva e, em última instância, se é preciso fazê-lo. Na edição desta semana da rubrica da DECO, Neide Brás, jurista na delegação regional do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, explica que é necessário ter em conta as taxas de câmbio na hora de trocar euros por outra moeda, uma vez que “os custos da troca de moedas de euros pela divisa do outro país são, em regra, mais baixos se a troca for feita em Portugal, mesmo considerando as comissões cobrar”.

No regresso, de acordo com a jurista, “se ainda tiver moeda estrangeira e pretender trocar por euros, fique ciente que a cotação da taxa de câmbio a utilizar será outra, certamente mais desfavorável, motivo pelo qual existem duas taxas de câmbio (a cotação de venda é superior à cotação de compra)”.

A troca de euros para outra moeda pode ser feita numa instituição de crédito ou a uma agência de câmbio registada no Banco de Portugal, cuja lista poderá ser consultada no respectivo endereço eletrónico.

Nuno Melo na Feira da Luz: “Agricultura sempre foi um setor estratégico”

O presidente do CDS-PP, Nuno Melo (na foto), visitou ontem, quinta-feira, dia 1, a Feira da Luz, em Montemor-o-Novo.

O deputado no Parlamento Europeu garantiu aos microfones da Rádio Nova Antena que “a agricultura, para o CDS, nunca foi questão de moda mas sempre um setor estratégico. Não é à toa que presidentes e deputados do CDS deram sempre à agricultura um lugar de destaque. A dra. Assunção Cristas, enquanto ministra da agricultura, deu sempre conta do recado e eu, quando assumi funções no Parlamento Europeu, optei como comissão especializada para trabalhar a da agricultura”.

A acompanhar esta visita estiveram membros do CDS-PP, como António Pinto Xavier, vereador na câmara municipal de Montemor-o-Novo, entre outros.

Lucky Duckies esta sexta-feira nas Festas de Alandroal

Ontem, quinta-feira, dia 1 de setembro, teve início mais uma edição das Festas em Honra da Nossa Senhora da Conceição e Festival da Juventude, no Alandroal, que decorrem até segunda-feira, dia 5 de setembro.

Esta sexta-feira, 2 de setembro, o programa das festas começa às 21 horas na Igreja Matriz de Alandroal, com o Tríduo preparatório à Festa da Imaculada Conceição. Pelas 21.30 horas há espetáculo musical com Trigueirão no Relheiro e às 22.30 horas atua a banda Lucky Duckies.

Os espetáculos musicais decorrem na Praça da República do Alandroal, seguindo-se pela meia-noite um baile tradicional com os ZeF.

Para fechar a noite, os 2Glazen e Club Banditz atuam no Castelo do Alandroal a partir da meia-noite.

Cocktails com produtos da região servidos na Feira da Luz

A Feira da Luz, em Montemor-o-Novo, além de um espaço de negócio, é também um certame onde se dá destaque aos produtos da região, importância de uma agricultura sustentável e alimentos feitos à base de produtos locais e da época.

Fernão Gonçalves esteve na Feira da Luz a criar “cocktails com produtos da região, no âmbito do projeto SMEA. Criámos um gin tónico com gin alentejano, alecrim e limão e criámos um cocktail especial para a feira que conta com licor de bolota da tia Dulce, infusão de bolota do Freixo do Meio e um gin alentejano da black pig, assumindo-se como um clássico com personalidade alentejana e que tem sido um sucesso. Como nos lembramos sempre das pessoas que não bebem álcool, temos uma infusão de pepino, limão e hortelã”.

O responsável por esta iniciativa afirma que costuma “marcar presença em Montemor-o-Novo, em atividades do SMEA, mas nunca tinha estado na Feira da Luz”.

GNR de Évora: cinco acidentes e quatro detenções esta quinta-feira

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Évora registou ontem, 1 de setembro, na sua área de responsabilidade, cinco acidentes de viação, sendo três atropelamentos, um despiste e uma colisão, dos quais resultaram apenas danos materiais.

Ao nível da criminalidade foram registadas 15 ocorrências: quatro crimes contra as pessoas, quatro contra o património, quatro contra a vida em sociedade, dois crimes previstos em legislação avulsa e um crime de maus-tratos a animais de companhia.

Foram ainda efetuadas quatro detenções em flagrante delito, sendo três pelo crime de condução em estado de embriaguez e uma pelo crime de condução sem habilitação legal.

A GNR registou ainda, no âmbito contraordenacional, 36 infrações à legislação rodoviária e uma à legislação ambiental.

Exposição SMEA patente na Feira da Luz

A exposição SMEA – Semear em Montemor Estratégia Alimentar está patente até segunda-feira, no pavilhão de exposições da Feira da Luz.

Nesta mostra “é partilhado o caminho percorrido desde o processo colaborativo, entre os agentes locais e o município, sensibilizando a comunidade para as temáticas debatidas e refletidas, com vista a um novo paradigma do setor agroalimentar”, de acordo com Anabela Ferreira, técnica do Centro Juvenil de Montemor-o-Novo.

Nesse sentido, “a exposição é, basicamente, um resumo da primeira série da revista SMEA, lançada em março deste ano e que tem aqui a sua expressão tridimensional, com acesso às suas rúbricas”, garantiu a técnica.

A SMEA é uma Estratégia Alimentar, que se consubstancia nomeadamente na promoção do desenvolvimento da economia local, na preservação dos recursos naturais e culturais, na sustentabilidade alimentar do concelho em que entidades, associações, empresas e cidadãos partilham conhecimentos, experiências, promovem e consolidam iniciativas/projetos, cumprindo assim com alguns dos objetivos do desenvolvimento sustentável 2020-2030

No concelho de Montemor-o-Novo, a SMEA compreende a produção, a transformação, a comercialização, a segurança e saúde alimentares e os comportamentos de consumo, configurando desafios e objetivos estratégicos para o desenvolvimento futuro do concelho.

Diogo Piçarra atua esta sexta-feira na Feira da Luz

Diogo Piçarra, um dos grandes nomes da música portuguesa, vai estar presente esta sexta-feira, dia 2 de setembro, no palco principal da feira da Luz em Montemor-o-Novo.

No palco secundário vai atuar, à meia-noite, o grupo Lead On, constituído por grandes músicos portugueses, um tributo a Lead Zeppelin.

O presidente do município de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão revela que “Diogo Piçarra é um nome que é do agrado de muitos portugueses, vai estar no palco principal da feira da Luz a dar um grande concerto.” e “No palco secundário iremos ter um grande grupo português de tributo a Lead Zappelin, que são os Lead On, um grupo constituído por grandes músicos portugueses, que irão dar um show enorme”.

Inauguração de exposição na Galeria 9ocre

Está patente a exposição na Galeria 9ocre, até 3 de setembro.
Na Galeria, pode ver  trabalhos dos artistas Júlio Jorge, Carlos Godinho, Francisco Rato, Joaquim Rosa, Pedro Pinheiro, Flávio Horta e Manuel Casa Branca.

Tapetes de Arraiolos em exposição em museu de Mira de Aire

O Museu Industrial e Artesanal do Têxtil, de Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós, realiza de 15 de setembro a 15 de dezembro a exposição “Tapetes de Arraiolos: Séculos de História Bordados”.

A exposição tem a colaboração da Câmara Municipal de Arraiolos, sendo que a mostra vai integrar Tapetes de Arraiolos da coleção do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.

A exposição estará aberta ao público de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 13 horas e das 14 as 18 horas e é promovida através de uma parceria entre as Juntas de Freguesia de Mira de Aire e o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.

O Museu Industrial e Artesanal do Têxtil, pretende dignificar a memória das gerações que fizeram de Mira de Aire e Minde um dos maiores polos da Industria têxtil de Portugal durante o Século XX, sendo que o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos é um espaço museológico permanente e ao serviço da comunidade, que tem como missão promover o estudo e a divulgação do Tapete de Arraiolos, assim como a sua conservação, proteção, valorização e reconhecimento enquanto património histórico, artístico e etnográfico, tanto na sua vertente material como imaterial, sem que a instituição museológica de tutela municipal, se assume como um centro de divulgação e estudo das áreas da História, Artes Decorativas e Etnografia que pretende estabelecer e promover relações com os diferentes públicos e comunidades.

CRI Alt reúne conselheiros para a inovação na CCDR Alentejo

No processo de preparação do Programa Regional e no sentido de preparar um modelo de governação adequado, para acompanhar a Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI), “justificava-se uma reflexão conjunta por parte dos membros do Conselho Regional de Inovação – CRI Alt”, revela a CCDR Alentejo, em nota de imprensa.

Esta reflexão aconteceu ontem, dia 31 de agosto, no auditório da CCDR Alentejo, a qual contou com a presença de mais de 30 conselheiros representantes dos municípios e comunidades intermunicipais, instituições de ensino superior (Universidades e Politécnicos), instituições de investigação cientifica, PACT, ADRAL, Fundação Eugénio de Almeida, Comissão Diretiva do PO Regional Alentejo 2020, Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais (OADR), Direção de Serviços do Desenvolvimento Regional, entre outros.

Nesta sessão foi aprovado, por unanimidade, a designação de membro-embaixador: Carlos Zorrinho, que com a sua experiência nos processos de inovação regional e pela ligação às instituições europeias será um contributo decisivo para a afirmação deste Conselho.

Foram abordados aspetos relativos à governação, monitorização e avaliação da EREI – Estratégia Regional de Especialização Inteligente e identificada a necessidade de articular dimensões institucionais (de resposta a desafios de coordenação de iniciativas, de instrumentos de política e de dinamização dos atores regionais e setoriais) e dimensões técnicas (de acompanhamento e monitorização e também de apoio ao Conselho Regional de inovação).

Após a abertura da sessão pelo Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, o Vogal Executivo do PO Alentejo 2020, Tiago Teotónio Pereira apresentou principais linhas da versão-projeto do Programa Alentejo 2030, que se encontra em consulta pública.

O Modelo de Governação da EREI 2030, e os elementos de operacionalização na vertente Monitorização fizeram parte dos temas abordados pela DSDR e OADR.

No final dos trabalhos houve uma partilha de preocupações relacionadas questões demográficas de perdas de população e com a dificuldade de atração e retenção de talentos para a Região, tendo sido estabelecido o calendário para um Roteiro de Inovação no Alentejo.

Torneio de Xadrez este sábado na Feira da Luz

Um torneio de Xadrez tem lugar este sábado, 3 de setembro, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria.

A iniciativa está marcada para as 14.30 horas e insere-se na programação da edição deste ano da Feira da Luz.

As inscrições podem ser feitas através do seguinte email: geral@axat.pt

Espaço artesanato com diversos expositores na Feira da Luz

O Espaço Artesanato, dinamizado pela Associação A Ciranda na Feira da Luz, vai promover atividades diversificadas e com uma programação que inclui oficinas de artesanato e a habitual mostra de atividades artesanais.

Hoje, pelas 16.30 horas, A Ciranda promove uma oficina de construção de talegos com Ermelinda Abelha e pelas 18 horas uma oficina de iniciação ao crochet com Cristina Parreira.

A Feira da Luz conta, este ano, com 210 expositores e decorre até segunda-feira, dia 5 de setembro.

“Temos tudo para ser felizes estes seis dias”, garante Olímpio Galvão

A Feira da Luz abriu portas ontem à noite no parque de feiras e exposições de Montemor-o-Novo, onde decorre até segunda-feira, dia 5.

Gastronomia, música e artesanato fazem parte deste certame que conta com 210 expositores e que, segundo o presidente da câmara. Olímpio Galvão, é “possivelmente a Melhor Feira da Luz de sempre. Para além desta união entre montemorenses e quem nos visita, a Feira da Luz eleva-se este ano a um patamar de excelência. Este é um evento local, mas de dimensão regional e nacional”.

“Temos muito para celebrar e a Feira da Luz é precisamente isso. Há uma expetativa gigantesca e houve uma aposta muito grande da câmara municipal porque toda a gente merece diversão. Estamos todos a trabalhar no mesmo sentido, há uma grande união e todos estamos a trabalhar para que sejam seis dias muito bons. Passados dois anos de pandemia, temos tudo para sermos felizes nestes seis dias”, sublinhou o autarca.

Expomor tem “no mínimo 1050 animais em exposição”, diz Joaquim Capoulas

A Expomor, certame dedicado à pecuária, conta, este ano, com mais de 1050 animais em exposição no decorrer do evento, que acontece em simultâneo com a Feira da Luz, em Montemor-o-Novo.

A iniciativa, da responsabilidade da APORMOR, “é um evento único do país, com um a dimensão que nunca aconteceu antes o que revela a disposição de todos em marcar aqui presença. Pela primeira vez temos animais provenientes dos Açores, algo bastante dispendioso para os proprietários que, mesmo assim, não quiseram faltar”, como nos referiu Joaquim Capoulas, presidente da associação.

“Montemor-o-Novo é o sétimo concelho do país em área, sendo que em área útil para pastoreio é o maior, o que é a grande fonte de criação de riqueza e bem-estar das populações, sobretudo das rurais”, garantiu o responsável.

A APORMOR, associação de Montemor-o-Novo, representa uma estrutura essencial na fileira dos bovinos, ovinos e caprinos em termos nacionais, uma vez que se tornou num pólo importante de encontro de vendedores e compradores de gado vivo abrangendo uma vasta área de produtores desde Elvas, Coruche, Castro Verde e Moura, como exemplo, muito para além da área alvo no início da sua atividade.

Colóquio sobre o futuro da agricultura decorre em Montemor-o-Novo

“Agricultura – o futuro aqui tão perto” é o nome do colóquio que decorre esta quinta-feira, dia 1, no âmbito da programação da APORMOR para a Feira da Luz.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Rugby Clube de Montemor, tem início marcado para as 17 horas e vai abordar temas como “A vaca leiteira”, “A vide de um veterinário” ou “O futuro da Agricultura”, entre outros relacionados com o assunto.

Feira da Luz / Expomor 2022: veja as imagens da inauguração

A Feira da Luz / Expomor 2022 já abriu portas no parque de feiras e exposições de Montemor-o-Novo.

Este é um evento que alia a cultura, à música, ao artesanato e à gastronomia e que dá também grande destaque ao mundo rural, contando este ano com mais de 1000 cabeças de gado em exposição.

A Feira da Luz decorre até segunda-feira, dia 5. Veja na foto reportagem as imagens da inauguração.

Festas de Alandroal estão de regresso esta quinta-feira

Começam esta quinta-feira, 1 de setembro, as Festas em Honra da Nossa Senhora da Conceição e Festival da Juventude no Alandroal.

João Grilo, presidente da Câmara de Alandroal revela que este ano é retomado o modelo tradicional das Festas, “já com a parte religiosa a cargo da Paróquia, mas depois com toda a componente de animação, em que o município assume no papel principal, na organização, mas que conta com a colaboração da Junta de Freguesia, da Associação Jovem e de outras associações”.

O presidente espera que este seja “um momento de convívio e aproximação, porque é um momento em que as pessoas que estão fora regressam à terra para conviver com os seus familiares”.

O presidente adianta os espetáculos musicais “vão garantir a animação”, garantindo que há também “as tasquinhas, a cargo das associações, bem como garraiadas e uma componente desportiva, pelo que é mais um momento para visitar o concelho, conhecer um pouco mais e aproveitar esta época festiva, para descontrair um pouco”.

O programa desta noite começa às 21 horas na Igreja Matriz do Alandroal com o Tríduo preparatório à Festa da Imaculada Conceição e pelas 23 horas no castelo do Alandroal há música com os artistas Zé Pedro Sousa e Dj Brat.

As festas decorrem até segunda-feira, 5 de setembro, e têm entrada é gratuita.

Incêndio agrícola consume pasto em Montemor

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR) registou ontem, dia 31 de Agosto, três acidentes de viação, sendo dois atropelamentos e uma colisão, dos quais resultaram danos materiais. Ocorreram ainda dois acidentes de trabalho, nas localidades de Redondo e Vendas Novas, dos quais resultaram dois feridos leves.

Deflagraram dois incêndios, sendo um em quadriciclo, na localidade de Vendas Novas, tendo provocado danos no mesmo, e um incêndio agrícola em Montemor-o-Novo, tendo ardido 400 m² de pasto.

No que diz respeito à criminalidade, foram registadas duas ocorrências, sendo um crime contra o património e um contra a vida em sociedade.

Em termos contraordenacionais, foram registadas 48 infrações relativas à legislação rodoviária.

A GNR dá continuidade às operações Resina 2022, Floresta Segura 2022, Fuel 2022, Desconfinar mais, Verão Seguro 2022, Hermes – Viajar em Segurança, Campo Seguro 2022 e operação Poluição Aquática e captação de água.

Concurso Ibérico da Raça Merina Precoce na EXPOMOR esta quinta-feira

Depois da inauguração, ontem quer da Feira da Luz, quer da EXPOMOR, hoje este espaço da responsabilidade da APORMOR conta, às 17 horas com um colóquio subordinado ao tema “Os jovens juntos pelo mundo rural no âmbito do protocolo APORMOR Jovem/Rugby Clube Montemor (RCM), no auditório da APORMOR.

Pelas 18.30 horas há um concurso Ibérico da raça Merina Precoce, na Tenda dos Ovinos, organizado pela Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos de Raça Merina Precoce.

Já às 23.30 horas abre o espaço RCM Spot, que será animado pelO DJ Slowminded, Novinha e Dj Santos, madrugada fora.

Clã atuam esta noite na Feira da Luz

Os Clã, uma referência da música nacional portuguesa, atuam na noite desta quinta-feira, dia 1 de setembro, pelas 22 horas na Feira da Luz em Montemor-o-Novo.

No palco tasquinhas atua o grupo do concelho, To The Best, um tributo a Tina Turner, que decorre a partir da meia-noite.

O presidente do município de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, revela que os Clã “irão dar um espetáculo enorme, do agrado de muitas pessoas”, e “será também uma noite bem divertida a partir da meia-noite junto às tasquinhas com o grupo Tho the Best”, num tributo a Tina Turner.

A feira da Luz Expomor que se estende até à próxima segunda-feira, dia 5 de setembro, teve início ontem com a atuação de Carolina Deslandes e hoje com a atuação do grupo Clã. Os artistas Diogo Piçarra, Sara Correia, Luís Represas e Calema ainda vão pisar o palco desta edição da feira da Luz, em Montemor-o-Novo.