Centro Juvenil oferece apoio psicossocial aos jovens

Centro Juvenil de Montemor-o-Novo oferece apoio psicossocial para jovens, todas as sextas feiras, com uma profissional qualificada, nas suas instalações, sendo este apoio totalmente gratuito e confidencial.

Mudanças físicas e emocionais, pressão entre pares ou medo de não corresponder às expectativas dos pais são acontecimentos e sentimentos habituais durante a adolescência, no entanto, para alguns jovens o impacto é maior e os sentimentos de tristeza e a perda de interesse por quase tudo são persistentes e afetam as suas vidas.

Para além destes fatores, adolescentes ou jovens que sofram de baixa autoestima, bullying, ou até mesmo que tenha, passado por eventos recentes traumatizantes, estão mais sujeitos a sofrerem deste tipo de alterações psicológicas.

Por este motivo, o Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, disponibiliza apoio, “com a Dr. Carla Brito, à sexta-feira, das 9 horas às 18 horas”, dirigindo-se este “apoio psicossocial, aos jovens que assim o entenderem, que tenham dúvidas sobre o seu percurso, que queiram saber o que se passa com eles, que se sintam deprimidos, nós estamos cá”, assegura Anabela Ferreira coordenadora do Centro Juvenil.

Os jovens podem marcar a consulta, de forma gratuita, “é só dirigir-se cá, ou então, mandar um mail”, através do juventude@cm-montemornovo.pt.

Neste momento o Centro Juvenil também trabalha “em parceria com o Agrupamento de Escolas, estamos a seguir alguns casos, os quais a equipa do Agrupamento não tem a possibilidade de dar resposta”, adianta Anabela Ferreira.

A depressão afeta a forma de pensamento, sentimentos ou comportamento, podendo causar problemas físicos, emocionais e até funcionais.

Para além dos apoio prestado pelo Centro Juvenil de Montemor, que é totalmente gratuito, através da linha telefónica do SNS 24, o 808 24 24 24, é possível utilizar o Serviço de Aconselhamento Psicológico.