Alandroal vai concluir escola básica em investimento de três milhões

A obra de conclusão da Escola Básica Integrada Diogo Lopes de Sequeira de Alandroal vai finalmente avançar. O auto de consignação entre a câmara municipal de Alandroal e a empresa responsável pela obra já foi assinado e em causa está um investimento de cerca de três milhões de euros.

O projeto para esta escola prevê “a construção de um pavilhão gimnodesportivo que vai servir não só a comunidade escolar como também toda a população do concelho. Por outro lado, vão ser construídas duas salas novas para o pré-escolar”, segundo o presidente da câmara, João Grilo.

O projeto vai ter um prazo de execução de dois anos e o município de Alandroal tem que investir cerca de 700 mil euros, “devidamente enquadrados no orçamento municipal. Vamos ainda tentar que o Ministério da Educação aumente a sua comparticipação para que nós possamos reduzir a nossa e canalizar esse valor para outros investimentos”.

Esta obra é financiada por fundos comunitários, Ministério da Educação e município de Alandroal. Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo, explica que “felizmente que a câmara de Alandroal conseguiu resolver este problema, uma vez que temos aqui a guilhotina de final de 2023 para concluir projetos, uma vez que os que não tiverem contrato assinado ou pelo menos 10 por cento de taxa de execução cairão”.  Para Ceia da Silva, esta escola vai “dignificar o acolhimento às crianças e jovens e tudo o que seja dar melhores condições na educação é trabalhar no futuro e nas gerações vindouras”.

A conclusão da escola Básica Integrada Diogo Lopes de Sequeira de Alandroal está orçamentada em cerca de três milhões de euros, cabendo 700 mil euros ao município local, 170 mil euros ao ministério da educação e os restantes dois milhões e cem mil euros são financiados pelo Portugal 2020.