Exposição “Carpinteiro de papel” inaugurada esta sexta-feira em Montemor

A exposição “Carpinteiro de Papel”, com recortes de Joaquim Micael, é inaugurada esta sexta-feira, 9 de setembro, às 18 horas, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, onde vai estar patente, até dia 23 de setembro.

Esta exposição reúne um conjunto de recortes de papel utilizados no filme “Carpinteiro de Papel”. A Luz que incide nos recortes provoca estranhas silhuetas no espaço para que o observador mergulhe num ambiente especial.

O real e o imaginário misturam-se, remetendo para a memória volátil e criativa partilhada no filme. A projeção dos recortes cria um cenário imaterial, cujas imagens transportam o observador para esse lugar da memória.

Carpinteiro de Papel é um filme que percorre as estórias de um homem de 81 residente numa Casa de Repouso localizada numa pequena aldeia portuguesa, no Alentejo. Joaquim Fernando Micael partilha as suas memórias através da sua narrativa pessoal, ao mesmo tempo que evoca canções do passado e vai recortando caixas de medicamentos para criar as mais diversas personagens.

O filme aborda o tema da terceira idade com um olhar dinâmico, sensível e poético, utilizando a técnica mista, animação de recortes e imagem real, de forma a explorar as suas diferentes possibilidades, com o objetivo de revelar o potencial criativo de pessoas deixadas muitas vezes à margem da sociedade.