Elvas: Feira e Expo São Mateus já decorrem no Parque da Piedade

Dois anos depois da última edição, a Feira de São Mateus e as Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade estão de regresso ao Parque da Piedade, em Elvas, onde decorrem até dia 25.

Com a inauguração a ter lugar ao final da tarde desta sexta-feira, 16 de setembro, foram muitas as pessoas, para além das entidades do concelho, que quiseram juntar-se nesse momento.

No memento inaugural da Expo São Mateus, o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida disse esperar que “o São Mateus continue sem chuva, sendo que o município fez “uma grande aposta nesta edição”, que conta com algumas diferenças em relação às anteriores, como o facto de o certame ser ao “ar livre e totalmente gratuito, para que todos possam usufruir”.

No entanto, Rondão Almeida considera que a Feira de São Mateus e as Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade devem ser “repensadas”, no que às limitações de datas diz respeito. O presidente diz que “andamos com esta limitações em relação ao dia 20 de setembro, e chegamos à conclusão de que temos que antecipar três ou quatro dias ou tínhamos uma feira que começava na terça e acabava no domingo, e os elvenses merecem mais e esta excelente romaria merece também muitíssimo mais”.

O presidente diz que seria “com muito agrado que hoje, gostaria de ver toda a iluminação ligada” nesta inauguração, porque “a Confraria paga o mesmo e no dia 20 continuávamos a consagrá-lo como parte religiosa, porque a romaria tem duas vertentes distintas, a religiosa, que deve manter a forte ligação ao dia 20 e a parte profana tem que adaptar o espaço e a oferta aos tempos atuais”.

Carlos Damião, Juiz da Confraria diz que as semanas de preparação do certame foram de “muita pressão para os membros da confraria”, mas que depois de tudo preparado “o importante é que as pessoas desfrutem do São Mateus como é hábito”.

A Expo São Mateus conta com zona dedicada às empresas do concelho, bem como de exposição, de gastronomia e zona lúdica e cultural dedicada aos espetáculos e diversão noturna.