Montemor recebe este sábado a antestreia do filme “Nayola”

A antestreia do filme “Nayola”  tem lugar este sábado, 10 de setembro, no Cineteatro Curvo Semedo, às 18 horas.

Esta é uma coprodução entre Portugal, França, Holanda e Bélgica, dirigida por José Miguel Ribeiro. O realizador explica que este filme conta a história de três gerações de mulheres angolanas que são confrontadas com a e a Guerra Colonial e Guerra Civil, em que uma mulher, Nayola, parte para o interior de angola à procura do marido que foi dado com o desaparecido em combate, onde se vai deparar com zonas de combate, natureza, deserto e pessoas que habitam essas zonas”.

Paralelemente há outra história da filha de Nayola e a sua avó, que é confrontada com a entrada, na sua casa, de um militar com uma catana na mão e a avó sentindo o perigo convida-o a comer uma sopa e conhece-se a pessoas que está por detrás daquela máscara”.

Este filme, de animação, recebeu já vários prémios, a nível internacional. O realizador adianta ainda que “o filme vai estrear em sala, em Portugal, França, Bélgica e Holanda, no mês de março”, sendo que a sessão de ontem foi mais restrita, para a equipa, famílias e pessoas que nos acompanharam”.

“Para nós é muito importante, quando fazemos um filme destes, que leva sete anos a fazer, e chegamos ao fim, conseguimos que o filme seja reconhecido em festivais importantes, ficamos muito contentes, porque estes filmes são feitos para as pessoas”, acrescenta José Miguel Ribeiro.

Nayola, que teve a sua antestreia ontem em Montemor, conta com argumento de Virgílio Almeida a partir de uma peça de teatro de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, é realizado por José Miguel Ribeiro e conta a história que atravessa três gerações de mulheres, tendo a guerra civil de Angola como destaque.