Mora aprova Plano Municipal Operacional 2022

O Plano Operacional Municipal de Mora(POM) 2022 foi aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI), em reunião realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Das entidades que compõem a CMDFCI estiveram representadas o Município de Mora, através do Gabinete Técnico Florestal (GTF), as Juntas de Freguesia de Cabeção e de Pavia, o Regimento de Artilharia nº5 do Exército, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a AFLOSOR, a Associação de Produtores Florestais, a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e os Bombeiros Voluntários de Mora.

O POM, agora aprovado, é um documento de vigência anual que regula a articulação entre entidades municipais e distritais. Objetivamente, o POM operacionaliza todo o dispositivo de Gestão Integrada de Fogos Rurais, ao passo que auxilia igualmente no planeamento do combate aos incêndios florestais.

Trata-se de um Plano de importância extrema, designadamente, na realização de ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância no pós-incêndios florestais.