XL Box do Espaço do Tempo acolhe este sábado ensaio aberto de APNEIA

A XL Box do Espaço do Tempo acolhe este sábado, 17 de setembro, pelas 21.30 horas, o ensaio aberto de APNEIA, da Malvada Associação Artística.

A entrada é gratuita mediante reserva via SMS para o número 913 699 891.

O espetáculo APNEIA integra o projeto de cruzamento disciplinar de religação à natureza Planta, ao longo do qual também se apresenta uma Escrita Epistolar e uma Exposição Fotográfica, interligados num processo de inteligência distribuída similar ao das plantas.

A dramaturgia parte da ideia de jardim como laboratório de experimentação de relações, um espaço delimitado, de conexão com a natureza e de escuta do outro. Na cena aprofundamos o caráter corpóreo intrínseco da noção japonesa de “Ma”, privilegiando a perceção e a visão relacional. É este espaço de coexistência e alteridade que se explora, em que o limite não é uma fronteira que separa mas uma linha permeável.

A cena apresenta-se como um ensaio, no duplo sentido de criação e repetição. O processo de extinção começou há muito tempo e decorre a alta velocidade. Podemos desacelerar um pouco, ensaiar a imobilidade, a suspensão voluntária ou involuntária da respiração. Mas os seres humanos só conseguem viver em apneia durante alguns minutos mantendo a lucidez.