Porta Mágica recebe prémio da Campanha Votos Felizes

A Porta Mágica recebeu simbolicamente o prémio grupo “Os Mosqueteiros” e “ENTRAJUDA”, o âmbito da campanha Votos Felizes 2021.

No local estiveram as utentes, elementos da direção e o ator Diogo Valsassina, ator que entregou este prémio.

Ana Casadinho diretora da IPSS Porta Mágica revela que “é com grande orgulho que recebemos esta distinção”, sendo este um prémio que “vai beneficiar muito as jovens que aqui vivem”.

A campanha Votos Felizes é uma iniciativo de “Os Mosqueteiros”, cujos votos foram utilizados para criar uma Sala de Arteterapia.

Nova variante vai ligar Bencatel a Vila Viçosa

O levantamento topográfico da variante que ligará Bencatel a Vila Viçosa foi apresentado esta manhã, no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Viçosa. Trata-se de um projeto que visa, por um lado deslocar o trânsito de veículos pesados do interior de Bencatel e, por outro, garantir a segurança das populações que deixarão de circular por uma zona de exploração de mármore.

Inácio Esperança, presidente da câmara municipal de Vila Viçosa, garante que “é necessário conciliar o trabalho das pedreiras, essencial para a economia do concelho, com a segurança e com o progresso. E isso só é possível com esta alternativa, tendo em conta a confluência que existe de utilização do território e de vias existentes. Esta foi a solução apontada e a alternativa que queremos aplicar. Estamos a mostrá-la às pessoas para que elas possam pronunciar-se”.

Quanto ao futuro da atual estrada municipal 254, que liga Bencatel a Vila Viçosa, Inácio Esperança garante que “durante três anos ninguém poderá ali fazer nada, além de passar com o carro no acesso paralelo que foi feito. A estrada é do município e podemos garantir que o troço de atravessamento que ali está é seguro. Obviamente que esse troço foi cedido pelo proprietário da pedreira e assim que a variante este concluída vai ser devolvido ao seu dono. Quanto à estrada em si, se não tinha condições de circulação no passado também não vai ter no futuro”.

Inácio Esperança refere que depois da apresentação deste levantamento topográfico, decorrerá uma fase de consulta pública, de 30 dias. O autarca espera que “no final do ano possa arrancar uma das vertentes da obra”.

O projeto inicial já teve parecer favorável de todas as entidades envolvidas e vai agora ser alvo de uma consulta pública, onde as pessoas poderão deixar a sua opinião e as suas preocupações.

A nova variante vai ter um custo total de 2 milhões e 700 mil euros.

Na sessão de apresentação marcaram presença Inácio Esperança, presidente da câmara municipal de Vila Viçosa, Vítor Ramos, arquiteto na autarquia e Mário Nunes, da empresa Bússola Fundamental.

Festival de Balonismo em Coruche no fim de semana

Decorre entre os dias 1 e 3 de abril, o Festival de Balonismo de Coruche, no recinto municipal do Parque de Mercados e Feiras. O evento conta com a presença do maior balão de ar quente do mundo a voar comercialmente, com capacidade de transportar até 34 pessoas.

Vai haver a possibilidade de realizar batismos de voo em balões, de forma gratuita.

No dia 1 de abril, das 7.30 às 8 horas vão decorrer sessões de voo livre e, a partir das 17 horas, abre o recinto do evento. Também ao longo de todos os dias de festival é possível visitar o Mercado de Artesanato e Produtos Locais.

Para além disto, há possibilidade de participar, gratuitamente, em air bungee, na parede de escalada insuflável, no touro mecânico, nos carros a pedais de um e dois lugares, e num atelier de papagaios de papel. Estão programados ainda espetáculos de música e dança, um passeio de BTT e o espetáculo de luz e musica eletrónica “Night Glow”.

Nos dias 2 e 3 de abril, sábado e domingo, há ainda a segunda concentração da Vintage On Wheels, uma iniciativa dedicada a carros e motas antigas.

O festival pode ser visitado, na sexta-feira, das 7 horas à 1 hora; no sábado, das 7.30 horas à meia-noite; e, no domingo, das 7.30 às 19 horas.

Nutriclube ensina jovens a ter alimentação mais saudável

Nutriclube é uma atividade destinada a jovens e que tem como objetivo educar para uma alimentação mais saudável e sustentável. A atividade está a ser desenvolvida pelo Centro Juvenil e pela Unidade de Cuidados pela Comunidade de Montemor-o-Novo.

Anabela Ferreira, coordenadora da atividade “Nutriclube”, explica que estas são “sessões de culinária para jovens”, sendo objetivo principal da atividade, “tomar consciência alimentar, ter noção de que nutrientes são importantes para o crescimento”, dos jovens.

Para facilitar a aprendizagem, nestas sessões que se realizam de forma quinzenal, foi “criado um livro de receitas que vai sendo acrescentado a cada dia que passa”, estando nestas contidas, “informação nutricional do prato que estamos a confecionar”, explica a coordenadora.

Anabela Ferreira realça a importância da colaboração com “a UCC, tanto eu como a doutora Dina Sardinha e as suas estagiárias de nutrição”, disponibilizam receitas e guias nutricionais aos jovens cozinheiros.

Aliado ao fator da educação alimentar pretende-se “criar um pouco mais de consciência ambiental” permitindo aos jovens “a prova de alimentos da época, comprados localmente”, adianta Anabela.

De forma a complementar o “Nutriclube”, está a ser desenvolvido “duas vezes por mês, na Escola EB 2,3, o “Já Comeste Fruta Hoje?” e a ideia é dar a provar vários tipos de frutas, de várias formas diferentes”, incentivando os jovens à ingestão de mais frutas, principalmente locais e da época.

O Nutriclube decorre de 15 em 15 dias, no Centro Juvenil. Para participar é necessário realizar inscrição que deve ser feita para o email juventude@cm-montemornovo.pt.

Run Castle regressa em setembro a Montemor-o-Novo

A 8ª edição do Run Castle já tem data marcada e acontece a dia 25 de setembro de 2022, em Montemor-o-Novo.

A iniciativa conta com as provas habituais de 8 km, 10 km e 17 km, sendo as inscrições realizadas em runcastle.com

Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Marcos Bastinhas em Alcochete

O cavaleiro Marcos Bastinhas toureia no próximo domingo, dia 3, em Alcochete, no arranque da temporada taurina.

Em praça vão estar, além de Marcos Bastinhas, Luís Rouxinol e Filipe Gonçalves, num espetáculo “bastante importante para começar a temporada, que, se Deus quiser, vai ser em grande. Espero fazer cerca de 40 corridas e o objetivo é ficar em primeiro lugar no escalafón e ser o toureiro que mais toureia, este ano, em Portugal”.

Depois de Alcochete, Marcos Bastinhas toureia dia 17 de abril em São Manços, dia 23 na Ovibeja, também uma grande corrida e dia 25 em Alter do Chão. Para já, são essas quatro corridas em abril e nos restantes meses virão mais”.

De acordo com Marcos Bastinhas, “os meses de inverno são de muito trabalho diário para que no arranque da temporada o público possa desfrutar de excelentes espetáculos”.

No próximo domingo, na Praça de Touros de Alcochete toureiam Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Marcos Bastinhas, frente a touros das ganadarias Fernandes de Castro e António Silva. Pegam os forcados Amadores de Évora e Alcochete. A corrida está marcada para as 16 horas.

CLDS ajuda idosos a adquirir Certificado Digital de Vacinação

O CLDS – Associação O Sobreiro, de Montemor-o-Novo está a facultar ajuda aos idosos mais isolados para que estes consigam adquirir o Certificado Digital de Vacinação.

Segundo Isabel Soares, coordenadora deste serviço de apoio domiciliário explica que “devido a esta vivência pandémica, sentimos necessidade de estar a apoiar a população idosa a pedir o Certificado Digital de Vacinação Covid-19”, uma vez que, muitos idosos não conseguem ter acesso à internet ou não conseguem realizar esta ação sozinhos.

A necessidade de ajudar a adquirir o Certificado Digital surgiu, , não só pelo isolamento destes idosos, como pela dificuldade que estes têm em aceder a plataformas digitais e online. Isabel Soares afirma que já existiam “pessoas que foram sendo sinalizadas, ao longo destes meses, pela GNR, em todas as freguesias”, sendo possível prestar auxílio a todos os que necessitarem.

A equipa do CLDS Ativar Montemor que tem prestado apoio à população mais isolada, nomeadamente na aquisição do Certificado Digital de Vacinação.

“O Cão Danado” em exibição no Curvo Semedo

Amanhã, dia 31 de março há cinema em Montemor-o-Novo, estando em exibição, pelas 21:30 horas, “Nora-Inu O Cão Danado” de Akira Kurosawa, no cineteatro Curvo Semedo, uma iniciativa do Cineclube e Filmoteca de Montemor-o-Novo.

Sinopse: Num dia particularmente mau, o jovem investigador de homicídios Murakami vê a sua arma roubada por um carteirista, num autocarro lotado. Disposto a reaver a sua arma a qualquer custo, disfarçado, ele começa uma busca insana atrás de sua preciosa arma, farejando como um cão, as ruas de Tóquio.

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira online do município.

Candidaturas abertas para participar na 5ª edição do Summer CEmp

Estão abertas, até amanhã, 31 de março, as candidaturas para a quinta edição do Summer CEmp, que decorre no final de agosto, na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores.

Esta, que é uma escola de verão organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, pretende reunir 30 jovens estudantes do Ensino Superior com diferentes personalidades, entre políticos, jornalistas, empresários, académicos, atletas e artistas, para que possam apresentar as suas expectativas em relação ao trabalho da União Europeia, neste que é o Ano Europeu da Juventude.

A edição deste ano vai incluir a análise dos resultados da Conferência sobre o Futuro da Europa, parte do compromisso da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de colocar os cidadãos no centro da ação da União Europeia e de reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.

A inscrição, para os interessados, tem de ser feita através de formulário disponível online (aqui), que inclui o envio de um vídeo ou uma carta de motivação. As candidaturas estão abertas até às 23.59 horas de 31 de março, sendo que o prazo pode ser antecipado, quando já recebidas 90 candidaturas.

Os trinta selecionados, revela ainda Ana Pereira, que irão participar neste Summer CEmp, terão todas as despesas com viagem de avião, de Lisboa para os Açores, bem como com alojamento e alimentação asseguradas.

Assembleia Municipal Jovem realiza-se hoje em Montemor

A Assembleia Municipal Jovem irá realizar hoje, pelas 18h00, na Sala de Convívio da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, uma Sessão Temática sobre Associativismo Jovem e o Ano Europeu da Juventude, com Miguel Rasquinho, o Diretor Regional do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude).

Esta é uma iniciativa da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo, da Assembleia Municipal Jovem de Montemor-o-Novo e do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo

Miguel Araújo no Festival do Crato a 25 de agosto

O Festival do Crato está regresso, de 23 a 27 de agosto, para aquela que será a 36ª edição, enquanto Feira de Artesanato e Gastronomia.

Os primeiros nomes que compõem o cartaz do festival já começaram a ser revelados pela organização, sendo que, a 25 de agosto, ao palco subirá Miguel Araújo, assim como os seus convidados Ana Bacalhau, António Zambujo e César Mourão.

Considerado um dos melhores compositores e intérpretes da sua geração, e autor de alguns dos maiores sucessos portugueses, Miguel Araújo celebra vinte anos de uma carreira consagrada como uma das mentes mais brilhantes da canção pop-rock lusa.

Preparado especialmente para este evento, o alinhamento do concerto do antigo vocalista de “Os Azeitonas” está ainda no “segredo dos deuses”.

Dois anos após a última edição do festival, o Festival do Crato promete uma programação musical forte e eclética. Para além da música, decorre a já tradicional Feira de Artesanato e Gastronomia, como sempre, com entrada gratuita.

Nestes cinco dias de animação, em agosto, haverá, entre muitos outros atrativos, um palco com DJs, bem como zona de acampamento.

Ocupação de Tempos Livres de curta e longa duração do IPDJ

O programa Ocupação de Tempos Livres (OTL), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), nas duas modalidades de apoio (curta e longa duração), vai estar ativo este ano.

Na modalidade de curta duração, as áreas prioritárias são recuperação das aprendizagens, ambiente, direitos humanos, combate à exclusão social e direitos dos animais. São objetivos gerais deste domínio promover a dinamização de projetos de associações locais (de jovens e desportivas) com os estabelecimentos escolares, promover o envolvimento da comunidade local através do fomento de parcerias com associações locais e aumentar a prática desportiva dos alunos, fomentando uma articulação com o desporto federado e autárquico.

Até 15 de abril, decorre o período de candidaturas das entidades promotoras; a partir de 16 de maio, até cinco dias antes de cada projeto, realizam-se as inscrição dos jovens nos projetos; e o período de realização do programa é de 13 de junho a 10 de setembro de 2022. Valor da bolsa a atribuir aos jovens monitores: um euro por hora.

Na modalidade de longa duração, o valor da bolsa aos jovens dinamizadores é de 2,50 euros por hora. Duração mínima de 264 horas e máxima de 396 horas. As entidades promotoras e os jovens dinamizadores podem apresentar  as candidaturas através da plataforma, até 30 dias úteis antes do início do projeto. A realização dos projetos decorre a partir de 1 de abril e até 30 de novembro de 2022.

No Alentejo, as responsáveis pelo programa são Inácia Mira ( inacia.mira@ipdj.pt ) em Évora, Sandra Pires ( sandra.pires@ipdj.pt ) em Beja e Dina Crespo ( dina.crespo@ipdj.pt ) em Portalegre.

Montemor recebe Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos

Montemor-o-Novo recebe hoje, dia 30 de março, a Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos , da GESAMB, que ficará até dia 2 de abril, no Rossio, junto à Praça de Touros, da cidade. Esta unidade tem como objetivo sensibilizar a população para que se dê um destino seguro ao fluxo de resíduos domésticos perigosos.

Henrique Lopes, vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo explica que esta é “uma iniciativa pioneira da GESAMB em colaboração com os vários municípios do distrito de Évora”, sendo Montemor-o-Novo um dos parceiros, neste projeto.

O vereador explica que “esta iniciativa é importante porque hoje nas nossas casas existem resto de materiais e objetos com produtos tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes que precisam de um fim seguro”, sendo que objetos como “restos de tinta, telemóveis, baterias de carros, entre outros”, devem ser depositados neste contentor.

Esta unidade, que permite dar um destino a materiais “que no seu uso normal, devidamente manuseados, não são perigosos, mas quando se tornam resíduos, podem ser”, estará em Montemor-o-Novo até dia 2 de Abril, no Rossio, junto à Praça de Touros.

Associações montemorenses foram à Piscina Coberta Municipal

Na manhã desta quarta-feira, 30 de março, a Piscina Coberta Municipal recebeu utentes da Associação 29 de Abril, Casa João Cidade e Cercimor.

A atividade, desenvolvida pela Escola de Natação da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, teve como destinatárias pessoas portadoras de deficiência. Houve jogos aquáticos, provas de natação adaptada e polo aquático.

O grupo recebeu ainda medalhas pela sua participação na atividade.

Augusto Santos Silva eleito presidente da Assembleia da República

Augusto Santos Silva (na foto) foi eleito, esta terça-feira, dia 29, presidente da Assembleia da República. Dos 230 deputados, 156 votaram a favor. Houve também 63 votos brancos e 11 nulos.

O ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros foi o único candidato ao cargo, indicado pelo Partido Socialista.

Pague a água de Montemor até dia 15 no Multibanco

O Município de Montemor-o-Novo informa que, na sequência da implementação dos códigos QR e AT na faturação de consumos de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, houve necessidade de se proceder a alterações no modelo de faturação, o que veio a atrasar a emissão e distribuição das faturas.

Deste modo, o Município informa que as referências Multibanco, constantes dos documentos que a população está a receber, se encontram válidas para pagamento até ao dia 15 de abril de 2022.

“A maior flor do mundo” na Biblioteca Municipal Almeida Faria

No próximo sábado, dia 2 de abril, pelas 15 horas, irá realizar-se na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, o atelier “A Maior Flor do Mundo”, por Andreia Brites.

Tendo como público-alvo crianças entre os 8 e os 11 anos, este é um atelier de leitura coletiva do livro A maior flor do mundo, de José Saramago, tendo as crianças a oportunidade de assistir a uma curta-metragem de animação, sobre o livro.

Trabalhadores da AUNDE Portugal exigem mais segurança

A União dos Sindicatos do Distrito de Évora reuniu, num abaixo-assinado, 322 assinaturas, relativa ao furto de peças em carros dos trabalhadores, que já tinha sido relatada e acabou por não ficar resolvida.

Este documento, assinado pelos trabalhadores, exige o reforço dos meios de segurança, no parque de estacionamento da empresa, principalmente por parte da AUNDE Portugal – Indústria de Confeção de Capas Lda e Guarda Nacional Republicana.

Caminhada Solidária pela Paz na Ucrânia

Integrado no seu programa de atividades sociais, o Rotary Clube de Évora vai promover no próximo dia 3 de abril de 2022 uma caminhada solidária de apoio aos refugiados da guerra da Ucrânia, tratando-se por isso de uma iniciativa de Emergência, de Solidariedade e por uma Causa Solidária.

O evento está agendado entre as 10h00 e as 13h00, com início e fim na Praça do Giraldo, percorrendo a envolvência das muralhas da cidade de Évora.

As inscrições podem ser efetuadas nos seguintes locais: Agência Century 21 – Porta do Alentejo (Av. Lino de Carvalho); O Cesto (Rua 5 de Outubro); ÉvoraHotel (N114, à saída de Évora) e Dep. Delta Cafés (Horta das Figueiras).

Exposição “O Centro Histórico da Vila e da Cidade” em Montemor

No âmbito das celebrações do Dia Nacional dos Centros Históricos, Montemor-o-Novo tem patente até dia 31 deste mês, no Arquivo Municipal a exposição “O Centro Histórico da Vila e da Cidade”.

Será ainda lançado o desafio fotográfico “O Centro Histórico de Montemor-o-Novo”, que pretende premiar o concorrente que tirar a melhor fotografia do centro histórico, da cidade.

“De Boa Saúde”: o que fazer perante uma infestação de sarna

Com o nome científico de escabiose, a sarna é uma infestação cutânea contagiosa, transmissível, causada por um ácaro: o Sarcoptes scabiei.

A sarna, explica o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, para além de altamente contagiosa, provoca uma “comichão intensa”, o chamado prurido.

O contágio acontece através de contacto de pele com pele, como por exemplo, entre elementos do mesmo agregado familiar ou através de contactos sexuais. Pode também  acontecer também através da partilha de roupas, toalhas ou de lençóis infestados. A sarna não é transmitida por cães ou gatos.

Os sinais de sarna surgem no meio dos dedos, nos pulsos, nas axilas, à volta dos mamilos, nos genitais ou nas nádegas. À volta do umbigo também é muito comum. No caso das crianças pequenas, surgem na cabeça, nas palmas e nas plantas.

O tratamento mais eficaz da escabiose é a ivermectina oral, sendo que o tratamento tópico é feito, normalmente, durante um a três dias consecutivos, repetindo-se passadas uma ou duas semanas, uma vez que podem surgir mais ovos dos ácaros.

Toda a roupa, lençóis e toalhas usadas por uma pessoa que esteja infestada, deve ser lavada e passada a ferro, alerta Pintão Antunes.

O período médio de incubação da sarna é de aproximadamente seis semanas. A infeção espalha-se facilmente de pessoa para pessoa se não se tomar nenhuma precaução extra ou se alguém da família estiver infetado com o parasita.

Pagamento de faturas até 15 de abril em Montemor

Na sequência da criação dos códigos QR e AT na faturação e consumos de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, o Município de Montemor-o-Novo teve de realizar alterações no modelo de faturação, que atrasaram a emissão e distribuição das respetivas faturas.

Assim, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa que as referências multibanco dos documentos que a população está a receber encontram-se válidas para pagamento até ao dia 15 de abril de 2022.

Oficina da Criança desenvolve atividades ligadas à computação

A Oficina da Criança em Montemor-o-Novo está a desenvolver atividades ligadas à Computação, todos os meses, destinada a todos os jovens, sendo ainda totalmente gratuita. A próxima sessão realiza-se no dia 8 de Abril.

Maria Galego, responsável pelas atividades na Oficina da Criança revela que “esta oficina vem em continuidade de uma atividade que desenvolvemos no ano passado, ligada à Lego”, na qual as crianças iluminavam construções, fazendo pequenos circuitos.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta atividade tem metodologia “a envolvência das crianças em todo o processo prático da atividade, o chamado conceito de “Tinkering”, uma ferramenta que defende uma pessoa, através das ferramentas e do conhecimento pode criar as suas próprias soluções para os problemas do quotidiano”, acrescentando ainda que serão abordados conceitos como “educação “steam”, um modelo que combina a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte, a mecânica e a matemática e cruza a criatividade e a inovação”, promovendo uma ligação entre inovação e arte.

Esta é uma atividade que vai de encontro ao interesse dos jovens, uma vez que eles estão “muito ligados às novas tecnologias e esta provocação de criar é um estímulo”, adianta Maria Galego. Esta oficina é destinada a crianças até aos 14 anos, sendo coordenada “pelo Maurício, que faz parte da MIL – Makers In Little Lisboa”.

Segundo Maria Galego, as oficinas “decorrem uma vez por mês, das 14 horas às 18 horas” e para aqueles que se queiram inscrever devem fazê-lo através do email ocrianca@cm-montemornovo.pt.

A Oficina de Computação destina-se a crianças até aos 14 anos, realizando-se das 14 horas às 18 horas na Oficina da Criança. A próxima sessão é já no dia 8 de Abril.

[/shc_shortcode]

Plano de Gestão para Zonas Especiais de Conservação em discussão pública

Encontram-se em período de discussão pública os Planos de Gestão para as Zonas Especiais de Conservação (ZEC) de Cabrela e Monfurado, até dia 1 de Abril.

Estes são documentos que pretendem definir medidas direta ou indiretamente  os proprietários de prédios rústicos situados nos Sítios de Cabrela e Monfurado.

Para participar deve aceder ao portal participa.pt, onde terá acesso aos documentos e ficha de participação.

Museu de (a) Brincar em Arronches fecha para intervenção

A partir de 29 de março, o Museu de (a) Brincar, em Arronches, vai estar encerrado devido a uma intervenção para melhorar as condições do espaço, que decorre nos primeiros dias de abril.

O objetivo da intervenção é melhorar as condições da infraestrutura de forma a receber melhor, visitantes e colaboradores.

O Município de Arronches “solicita e agradece antecipadamente a compreensão da população pelos eventuais incómodos que esta situação possa vir a causar”.

Conselho Municipal de Segurança reúne em Montemor

Realizou-se no passado dia 21 de março, pelas 18 horas, a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Montemor-o-Novo do ano de 2022, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria.

Na reunião estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, a Coordenadora Municipal de Proteção Civil, a Magistrada do Ministério Público, o Comandante dos Bombeiros voluntários de Montemor-o-Novo, os representantes das Juntas de Freguesia do Concelho, do Destacamento Territorial da GNR de Montemor-o-Novo, da Santa Casa da Misericórdia em representação das Associações de Solidariedade Social do Concelho, da CERCIMOR, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, da Liga dos Pequenos e Médios Agricultores de Montemor-o-Novo, do Agrupamento de Escuteiros 894, da Associação de Reformados e Pensionistas e Idosos de Montemor-o-Novo, da Associação de Xadrez “A Torre” e da GNR com intervenção na violência doméstica e na segurança rodoviária.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O Conselho analisou e discutiu a situação de segurança no concelho, nomeadamente a resolução, em curso, da retirada da comunidade cigana com estatuto itinerante que se instalou na Herdade da Adua, a situação relativa ao furto de catalisadores de automóveis e ao vandalismo em mobiliário urbano, apelando-se à GNR que reforce o patrulhamento na cidade.

Na reunião foi também abordado a situação de ruído em bares noturnos inseridos em zonas residenciais, algo que tem resultado em reclamações que lhe têm feito chegar alguns munícipes.

Em relação ao tema dos refugiados da Guerra na Ucrânia, o Presidente informou que, neste momento, existe uma articulação com o Hospital São João de Deus e com a Santa Casa da Misericórdia, para que seja encontrada uma solução de acolhimentos aos pedidos de auxílio. A Coordenadora Municipal de Proteção Civil informou ainda o conselho das diligências tomadas pelo Município, nomeadamente os protocolos de cooperação existentes com as várias entidades públicas com competências nesta matéria, bem como de toda a informação já veiculada à população pela Câmara Municipal.

Por fim, foi dada nota acerca das diligências já desenvolvidas pelo município e pelas entidades envolvidas na criação da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

[/shc_shortcode]

Comendador Rui Nabeiro surpreendido com festa de aniversário

O comendador Rui Nabeiro completa esta segunda-feira, 28 de março, 91 anos e foi surpreendido, esta manhã, com uma festa de aniversário, que reúne familiares, amigos e funcionários.

Nesta festa de homenagem, que decorreu num dos armazéns, junto à fábrica da Novadelta, e tal como a Rádio ELVAS mostra nas imagens que captou em direto, Rui Nabeiro chegou acompanhado da mulher, Alice Nabeiro, sendo recebido com muitos aplausos.

“Já penso nos 92”, garante Rui Nabeiro

O aniversariante, o Comendador Rui Nabeiro, confessa estar já a pensar na celebração do seu próximo aniversário: “eu estou a pedir já um ano de cada vez. Espero fazer os 92 a pensar sempre em mais, porque quero que a nossa empresa responda a todo o seu pessoal e possa ser um exemplo para quem também tem empresas. Sinto-me feliz e já a pensar em fazer o próximo ano, mas a verdade é que sai, há dois meses, de uma cirurgia em que tenho que andar com cuidado, e é isso que faço, mas a pensar nos 92”.

“É o meu herói”, diz João Manuel Nabeiro

O seu filho, João Manuel Nabeiro, demonstrou, aos microfones da Rádio ELVAS, o orgulho que tem no seu pai e em partilhar este dia com ele garantindo que o dia “28 de março é sempre um dia em que a família se reúne por ser o aniversário do patriarca e isso é uma responsabilidade enorme para quem segue as pisadas do Rui Nabeiro. O amor que sempre tivemos e a responsabilidade é um dos nossos elos e o homem que se chama Manuel Rui Azinhais Nabeiro é o meu herói e com isso acho que digo tudo”.

“Somos uma equipa fantástica”, garante Rui Miguel Nabeiro

“O meu avô é uma pessoa tão inspiradora e que pode contar com a família para continuar ao lado dele a construir o futuro desta empresa”, referiu-nos Rui Miguel Nabeiro, CEO da empresa Delta Cafés. Quanto à responsabilidade se seguir os passos do seu avô, Rui Miguel Nabeiro garante que “a família partilha a responsabilidade e isso é o que temos de bom. Somos uma equipa fantástica, que o meu avô soube construir e, nesse sentido, partilhamos todos a mesma responsabilidade com vista ao futuro da empresa”.

“Sou um sortudo por partilhar os dias com ele”, assegura Ivan Nabeiro

Ivan Nabeiro aproveitou para felicitar mais uma vez o seu avô e referiu-nos que se sente “um privilegiado e um sortudo, enquanto neto e enquanto homem, por poder partilhar os dias com ele. Tenho a sorte de poder viver enquanto ele vive e as palavras são poucas para o descrever e agradecer os ensinamentos que ele nos dá. Como ele diz todos os dias, a proximidade é o mais importante e é isso que nós tentamos fazer, estar perto dele, da família e da empresa que ele tanto acarinha”.

“Ele merece uma festa destas”, diz Rita Nabeiro

“Estes marcos são sempre especiais e tínhamos que celebrar. O ano passado foram os 90 mas devido à pandemia não pudemos celebrar e sentimos que ele merecia esta festa e esta homenagem, com muita elegância e muito bonita. Ele ensina-nos a celebrar a vida e a partilhar com os outros e acho que conseguimos passar-lhe o carinho, não só dos que estavam aqui presentes mas dos que também nos seguiram e enviaram de longe”, referiu-nos a neta Rita Nabeiro.

A diretora-geral da Adega Mayor salienta “os desafios recentes que ele ultrapassou, em termos de saúde, permitiu-nos dar um sentido ainda maior a esta festa. Esperamos ter conseguido dar-lhe algum do amor que sentimos por ele e sentimo-nos muito gratos de o ter connosco esperando que isso se repita por muitos anos, acima de tudo, com saúde”.

“Agradeço por toda a sua vida e pelos seus ensinamentos”, Marcos Bastinhas

O cavaleiro Marcos Bastinhas deixa ao seu avô “uma mensagem de agradecimento por toda a sua vida e pelos seus ensinamentos. Mais um aniversário é mais um ano em que podemos acompanhar esta magnifica pessoa. Sabemos que mais 91 anos de vida não é possível mas espero que possamos assinalar mais aniversários com ele”.

“Ele transmite-nos sempre uma palavra de amor e carinho e é isso que tentamos transmitir aos mais pequenos, sendo notório o amor que o avô tem pelos bisnetos e os bisnetos pelo avô”, garantiu.

“É um orgulho partilhar os ensinamentos do avô Rui”, garante Dália Madruga

Dália Madruga, esposa de Marcos Bastinhas, garante que “é um orgulho partilhar, todos os dias, os ensinamentos do Comendador Rui Nabeiro, que para nós lá em casa é o avô Rui. E isso acho que não traduz exatamente a admiração que nós temos por ele e que tentamos passar aos mais novos, uma vez que eles conhecem a versão do avô e não do Comendador. Nesse sentido, tentamos sempre fazer com que eles percebam que nasceram numa família em que o avô construiu isto tudo e é uma pessoa amada por todos. Esperemos que chegue aos 100 anos com esta vitalidade”.

“São 91 anos de histórias e de muito trabalho”, Luís Rosinha

Luís Rosinha, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, destaca o papel do Comendador, quer na vida política, quer na criação de emprego em Campo Maior: “são 91 anos de histórias e de muito trabalho no nosso concelho e onde deixou também uma marca na vida politica. Esperemos que possa continuar a apoiar a nossa população, quer nas questões da criação de empego, quer também nas questões sociais. Em meu nome e em nome de todos os campomaiorenses, deixo uma saudação ao senhor Comendador para que cumpra muitos anos de vida”.

“Rui Nabeiro é um homem único”, diz Pedro Murcela

Pedro Murcela, que durante muitos anos esteve ligado à vida política do concelho de Campo Maior, fez questão de marcar presença neste aniversário garantindo que “é um dia muito especial e que tinha que ser celebrado com muito amor e carinho. Rui Nabeiro é um homem único e que nasceu para ajudar os outros e espero que ele a família sejam muito felizes”.

Nesta, que acaba por ser uma gala dedicada à vida do comendador, Rui Nabeiro esteve à conversa com a apresentadora de televisão Fátima Lopes.

A cerimónia, que começou com a atriz Carmen Santos a contar a história de vida do Comendador, contou ainda com alguns momentos musicais, com a participação dos fadistas Camané e Kátia Guerreiro.





Hotéis e alojamentos com taxas de ocupação muito positivas no Alentejo

O setor do turismo continua em crescimento, prevendo-se que, na altura da Páscoa, na região do Alentejo, as taxas de ocupação de unidades hoteleiras e alojamentos cheguem aos níveis em que estavam aquando do pré pandemia.

Vítor Silva presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo adianta que as informações que existem das “unidades hoteleiras e das restantes unidades de alojamento é que as taxas de ocupação estão muito boas, praticamente ao nível que estavam em 2019 que foi o melhor ano turístico, de sempre”, estando assim previstas boas prestativas em relação a época festiva da Páscoa.

Apesar de o sector do turismo já não estar em recuperação, “com o final previsível da pandemia as previsões são que nós possamos trabalhar o turismo de uma maneira mais normal”, adianta Vítor Silva.

Quanto às consequências que a guerra na Ucrânia possa ter no sector do turismo em Portugal, em especial na região Alentejo, Vítor Silva garante que vão existir consequências para todos, “não porque nós tivéssemos clientes daquelas zonas”, mas sim “com a subida do preço dos combustíveis e dos alimentos, vai implicar que em termos das viagens elas vão ficar mais caras”, acrescenta.

Outro factor importante que pode vir a trazer consequências negativas prende-se com o facto de “no turismo, a sensação psicológica de segurança quando se viaja é extraordinariamente importante”, explica o presidente, que declara ainda que este é um factor que pode vir a afetar as viagens “intercontinentais, claro que estamos num país muito longe do conflito mas para países da dimensão dos Estados Unidos e do Brasil”, acrescentando ainda que “uma guerra na Europa é sempre uma guerra na Europa”.

Apesar da pandemia de Covid-19 e a situação que se vive na Ucrânia e na Europa, as expectativas para a época da Páscoa, em termos de ocupação turística, são muito positivas.

Blaya, Pedro Abrunhosa e Paula Fernandes na Ovibeja

Blaya, Pedro Abrunhosa e Paula Fernandes atuam na edição deste ano da Ovibeja, que acontece de 21 a 25 de abril no Parque de Feiras e Exposições Manuel Castro e Brito, em Beja.

No dia da abertura do evento, para além da atuação da Banda de Música da Força Aérea, pelas 18 horas, há noite de tunas académicas. Atuam, a partir das 23 horas, a Tuna Académica de Enfermagem de Beja (TAEB), a Tuna Universitária de Beja (TUB); a Tuna Académica da Universidade de Évora (TAUE) e a Desertuna, a Tuna Académica da Universidade da Beira Interior. A partir da meia-noite, é o Dj Christian F quem anima o público.

A 22 de abril atua Blaya, seguida do DJ Rob Willow. Já na noite de 23 de abril sobem ao palco Pedro Abrunhosa e a DJ Ana Isabel Arroja. A brasileira Paula Fernandes atua a 24 de abril, na mesma noite que contará com o espetáculo do DJ Nuno Luz.

A Ovibeja 2022 tem como tema central “Como Alimentar o Planeta?”, através do qual se procura “suscitar uma reflexão alargada e multidisciplinar sobre o futuro do planeta, o papel dos agricultores na produção de alimentos e na defesa da soberania alimentar e ainda na salvaguarda do ambiente e da biodiversidade”.

Dia dos Centros Históricos e 509 anos do floral de Coruche

Hoje o município de Coruche comemora o Dia Nacional dos Centros Históricos e dos 509 anos do foral manuelino de Coruche (28 de março de 1513), que confirmou o foral dado a Coruche por D. Afonso Henriques em 1182, mantendo o essencial do texto e os princípios originalmente estabelecidos, mas pondo termo a muitos particularismos locais num processo de uniformização do reino, levado a cabo por D. Manuel I.

A este propósito, e porque o Município de Coruche integra a Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH), a Câmara, o Museu Municipal de Coruche e a APMCH promovem uma visita guiada à Vila com ponto de encontro no Largo de Santo António às 15 horas de 28 de março, segunda-feira.

As inscrições devem ser feitas através do e-mail gap@cm-coruche.pt e estão limitadas a 20 pessoas.

Montemor celebra Dia Nacional dos Centros Históricos

Para celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos, o município de Montemor-o-Novo irá realizar até 31 de março, um conjunto de atividades, de forma a assinalar esta data importante.

António Pinto Xavier adianta que será lançado um concurso de fotografia de forma a celebrar este dia, onde se “desafia a população a tirar a melhor foto do centro histórico”, revela.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O vereador deixa a todos os munícipes o convite a participar “nestas atividades” relembrando que “as informações estão todas nas redes sociais e site da Câmara Municipal”.

Ainda no Arquivo Municipal, de 28 a 31 de março, estará patente a exposição “Centro Histórico da Vila e da Cidade”.

Para mais informações ou marcações deve contactar através do 266 898 103 ou pelo email turismo@cm-montemornovo.pt.

[/shc_shortcode]

Exposição de fotografia patente em Alandroal

A exposição de fotografia “O Rio à Vista”, de Humberto Mouco (na foto), está patente até dia 31 deste mês, no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.

O trabalho, explica o fotógrafo, “não é mais do que um olhar sobre o rio, e a barragem de Alqueva, e com os que vivem dele, no concelho do Alandroal”.

Humberto Mouco garante que vai “voltar para poder captar os mesmo locais mas noutras alturas do ano”.

Exposição “O Centro Histórico da Vila e da Cidade”

De 28 a 31 de março, está patente no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, no âmbito do Dia Nacional dos Centros Históricos, a Exposição “O Centro Histórico da Vila e da Cidade”.

O Centro Histórico da que D. Sebastião reconheceu como tal, em 1563, conta, ainda hoje, com muitos monumentos e ruas, viradas para o Castelo.

No Arquivo Municipal onde se conserva memória desta identidade local, mostra-se, através desta exposição um pouco que por aqui existe.

Partindo da mais antiga planta, conhecida, de Montemor, datada de 1827, a exposição dá a conhecer evolução urbanística e toponímica, pela Praça Velha ou do Peixe, Rua dos Carvoeiros até ao Terreiro do Poço Tapado, pela Rua dos Oleiros, das Ricas e dos Almocreves, passando pela Rua do Posso do Pássaro até à Rua das Piçarras.

Consumidores cada vez mais sujeitos a ser vítimas de fraude bancária

Num mundo cada vez mais tecnológico e evoluído, são mais as alternativas a certo tipo de serviços, como é o caso do cartão multibanco, ou de crédito, que acabam por substituir o dinheiro físico, existindo assim, a possibilidade de realizar pagamentos por transferências.

Helena Guerra do Gabinete Projetos e Inovação da Deco alerta para os perigos das fraudes com cartão bancário, sublinhando que não “se deve responder a mensagens telefónicas ou emails, que peçam dados dos cartões ou contas bancárias”. É ainda importante referir, tal como realça Helena Guerra, que foram muitos os consumidores que acabaram por ser “vítimas de esquemas ou fraudes por facultarem informações pessoais a terceiros”.

É aconselhado ao consumidor que se informe acerca de qualquer movimento estranho que exista no seu cartão. Em caso de dúvida deve sempre contactar o seu banco, ou pode pedir aconselhamento ou ajuda à Deco, através do contacto 266 744 564.

Escola de Artes e “Pedrinhas de Arronches” na Feira da Doçaria em Portalegre

A 20ª Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre encerra este domingo, 27 de março, depois de três dias a promover o que de mais doce existe no concelho.

Neste último dia, o certame abre às 11 horas e a essa hora, bem como às 15 horas há uma visita dramatizada ao Convento, por Fátima Reis.

Durante a tarde, às 16 horas há um momento musical pela Escola de Artes do norte Alentejano, já duas horas mais tarde, às 18 horas, decorre outro momento musical, protagonizado pelo Grupo “Pedrinhas de Arronches”.

O certame encerra às 21 horas, no entanto até dia 3 de abril decorre a quinzena Gastronómica Doce Conventuais, para provar nos restaurantes aderentes da cidade.

Marcelo participou na Procissão dos 375 anos da padroeira de Portugal

A procissão comemorativa dos 375 anos de Nossa Senhora da Conceição como padroeira de Portugal realizou-se em Vila Viçosa, esta noite, tendo o presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa participado.

A procissão teve o início na da Igreja dos Agostinhos em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição,

As comemorações dos 375 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Conceição prosseguem este fim-de-semana em Vila Viçosa, terminando amanhã.

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição vai contar com a exposição “Três Coroas, a mesma Padroeira”, “com as coroas de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Sameiro, de Braga, sendo também um momento alto destas comemorações”, conforme disse à RNA o autarca local Inácio Esperança.

Veja o vídeo

Compostor de Redondo pretende “incentivar a reciclagem”

O Município de Redondo e a Gesamb instalaram um compostor comunitário no Loteamento da Quinta da Faia, no âmbito da 2ª fase da Missão Cascas Solidárias.

David Galego, presidente da câmara de Redondo, explica que este compostor “foi colocado num dos bairros com mais população e permite às pessoas fazer reciclagem e reaproveitar este produto para a produção agrícola ou mesmo nas plantas caseiras. É mais um momento para incentivar à reciclagem e à criação de composto. Tudo isso são contributos aos quais devemos estar sempre associados para otimizar resíduos”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A cada família que aderir ao projeto é-lhe atribuído um balde de 7L e um cartão de leitura magnética para abrir o compostor.

O projeto é desenvolvido pela Gesamb em parceria com 12 municípios do Distrito de Évora e, além da vertente ambiental, possui também um cariz solidário.

Na prática, será atribuído um valor convertido em apoio monetário a três Instituições Particulares de Solidariedade Social da região, em função da quantidade de resíduos orgânicos separados e depositados no compostor comunitário.

[/shc_shortcode]

Hora do planeta acontece hoje

A Hora do Planeta acontece a 26 de março, das 20:30 horas às 21:30 horas, uma iniciativa que consiste em apagar as luzes do mundo inteiro, ás mesma hora, um movimento feito contra alterações climáticas.

este movimento pretende consciencializar para para a necessidade de adquirir hábitos que não prejudiquem o meio ambiente. A iniciativa é da WWF – World Wide Fund For Nature, tendo sido realizada, pela primeira vez em 2007, na Austrália.

Em Portugal, monumentos como o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, a Torre de Belém, o Palácio Nacional de Sintra e a Ponte 25 de Abril, farão parte deste movimento, apagando as suas luzes durante uma hora.

Exposição de Martinho Costa na Galeria Municipal

A exposição, “Caroços”, de Martinho Costa, vai ser inaugurada, neste sábado dia 26, pelas 18 horas, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo.

A exposição está patente até dia 20 abril, no horário habitual da Galeria: de segunda-feira a sexta-feira, das 10 às 12.30 horas e das 14.30 às 18 horas.

Lançamento da primeira edição da Revista SMEA

Hoje, pelas 15 horas, em frente ao Mercado Municipal de Montemor-o-Novo terá lugar a apresentação da primeira edição da revista SMEA – Estratégia Alimentar para o Concelho.

Na sessão vão estar o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, António Oliveira das Neves e Maria João Freitas, da equipa técnica da SMEA, Joana Torgal, membro da equipa editorial e Cecília Delgado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

No final será apresentado, durante a “Mesa Posta”, o artigo elaborado pelas Oficinas do Convento, para este novo projeto.

Equipa B do Grupo União Sport joga frente ao CHE Morense

Neste domingo, 27 de março, no Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora, tem lugar mais uma jornada.

Hoje  a equipa B do Grupo União Sport joga com CHE Morense. No domingo, o Foros de Vale de Figueira tem encontro com o líder Arcoense e o Valenças defronta o Santana do Campo.

A equipa B do Grupo União Sport (GUS B) foi a semana passada a São Pedro da Gafanhoeira ganhar por 3-0. Na jornada deste domingo, o GUS B, recebe hoje a formação do CHE Morense.

Para Gonçalo Teixeira, treinador do GUS B, este é um jogo “extremamente complicado é uma equipa que está a fazer um Campeonato interessantíssimo”, esperando ainda o treinador que “os nossos adeptos possam dar uma motivação extra”.

Quanto aos restantes jogos da Liga da Associação de Futebol de Évora para esta jornada: U. Montemor B – CHE Morense; Tourega – Cortiçadas de Lavre; Foros Vale Figueira – Arcoense; Bencatelense – S. Pedrense; Aguiar – O Calipolense; Valenças – Santana do Campo e Vera Cruz – Borbense.

Amanhã a RNA acompanha o resultado de todos os jogos em direto, através da Bancada Desportiva, a partir das 14 horas.

Feira de Doçaria conventual e tradicional regressou a Portalegre

Este fim-de-semana, no Convento de Santa Clara, está de regresso a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, após dois anos de interregno, devido à pandemia.

Na cerimónia de inauguração, Fermelinda Carvalho, presidente da câmara municipal de Portalegre, mostrou-se satisfeita com o regresso do evento, afirmando que a iniciativa regressa, desta feita, ao Convento de Santa Clara, “onde se realizou a primeira edição e onde se fizeram muitos doces conventuais, sendo um Convento com muita história”. O certame conta com cerca de 30 doceiros e muitos expositores com licores, portanto, revela Fermelinda Carvalho, “as pessoas precisavam de um evento, ele retomou e acho que retomou muito bem”.

A autarca considera que este evento destina-se não só aos visitantes mas também a quem reside em Portalegre, sendo um acréscimo a tudo o que a cidade tem de bom. “ Este é um território que precisa muito ser visitado, nós queremos muito receber pessoas e estes eventos contribuem muito para esse propósito, sendo feitos não só para quem vem de fora, mas para as pessoas da região, porque queremos dar-lhes esse ânimo”.

Estes eventos acabam por “contribuir e ser um acréscimo a tudo aquilo que nós temos de bom e junta-se o útil ao agradável, visitam  a região e desfrutam destes eventos” acrescenta Fermelinda Carvalho,  sendo este para si, “um fim de semana com um evento muito doce”.

De acordo com a presidente da Câmara de Portalegre, foi lançado um desafio a todos para que durante o fim de semana levem a sua boleima até à feira. “A boleima é um doce com muita tradição em Portalegre, muitas famílias fazem a boleima tradicional e está muito associada à cidade, pelo que resolvemos dar destaque à boleima e ressuscitar a sua importância, e decidimos fazer um concurso para premiar a melhor boleima, com o objetivo de lhe dar destaque”, acrescenta.

A Feira de Doçaria Conventual decorre até domingo, 27 de março, no Convento de Santa Clara, em Portalegre.

Vila Viçosa comemora 375 anos da Padroeira de Portugal

As comemorações dos 375 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Conceição prosseguem este fim-de-semana em Vila Viçosa.

Para este sábado, dia 26, está agendado “uma procissão, às nove da noite, com saída da Igreja dos Agostinhos para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, com a presença do Presidente da República”, de acordo com o presidente da câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança (na foto).

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição vai contar com a exposição “Três Coroas, a mesma Padroeira”, “com as coroas de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Sameiro, de Braga, sendo também um momento alto destas comemorações”, considera o autarca.

As comemorações dos 375 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Conceição terminam amanhã em Vila Viçosa

Dia dos Centros Históricos com entrada livre nos museus de Montemor

Para celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos, o município de Montemor-o-Novo irá realizar, de 26 a 31 de março, um conjunto de atividades, de forma a assinalar esta data importante.

Durante este fim-de-semana, dias 26 e 27 de março, é possível entrar “gratuitamente no Centro Interpretativo do Castelo da cidade, no Centro de Etnologia e no Convento de São Domingo”, tal como explica António Pinto Xavier vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, acrescentando que “no domingo teremos uma visita guiada, que é gratuita mas requer inscrição, pelo centro histórico, onde as pessoas vão poder conhecer, com mais detalhe o centro histórico da nossa cidade”.

O vereador adianta ainda que será lançado um concurso de fotografia de forma a celebrar este dia, onde se “desafia a população a tirar a melhor foto do centro histórico”, revela.

António Pinto Xavier deixa a todos os munícipes o convite a participar “nestas atividades” relembrando que “as informações estão todas nas redes sociais e site da Câmara Municipal”.

Ainda no Arquivo Municipal, de 28 a 31 de março, estará patente a exposição “Centro Histórico da Vila e da Cidade”.

Para mais informações ou marcações deve contactar através do 266 898 103 ou pelo email turismo@cm-montemornovo.pt.

Montemor celebra Dia Nacional dos Centros Históricos

Para celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos, de 26 a 31 de março, o município de Montemor-o-Novo irá realizar um conjunto de atividades, assinalando esta data importante.

Durante o fim-de-semana, dias 26 e 27 de março, o Centro Interpretativo do Castelo da cidade, o Centro de Etnologia e o Convento de São Domingos têm entradas gratuitas. Ainda neste domingo, há a possibilidade de participar na visita guiada ao Centro Histórico, com Sira Camacho.

No Arquivo Municipal, de 28 a 31 de março, estará patente a exposição “Centro Histórico da Vila e da Cidade”. Ainda no âmbito desta atividade será lançado o Desafio Fotográfico “O Centro Histórico de Montemor-o-Novo”, sendo que as fotos devem ser enviadas até dia 30 de junho.

Para mais informações ou marcações deve contactar através do 266 898 103 ou pelo email turismo@cm-montemornovo.pt.

Ocupação de Tempos Livres de curta e longa duração do IPDJ

O programa Ocupação de Tempos Livres (OTL), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), nas duas modalidades de apoio (curta e longa duração), vai estar ativo este ano.

Na modalidade de curta duração, as áreas prioritárias são recuperação das aprendizagens, ambiente, direitos humanos, combate à exclusão social e direitos dos animais. São objetivos gerais deste domínio promover a dinamização de projetos de associações locais (de jovens e desportivas) com os estabelecimentos escolares, promover o envolvimento da comunidade local através do fomento de parcerias com associações locais e aumentar a prática desportiva dos alunos, fomentando uma articulação com o desporto federado e autárquico.

Até 15 de abril, decorre o período de candidaturas das entidades promotoras; a partir de 16 de maio, até cinco dias antes de cada projeto, realizam-se as inscrição dos jovens nos projetos; e o período de realização do programa é de 13 de junho a 10 de setembro de 2022. Valor da bolsa a atribuir aos jovens monitores: um euro por hora.

Na modalidade de longa duração, o valor da bolsa aos jovens dinamizadores é de 2,50 euros por hora. Duração mínima de 264 horas e máxima de 396 horas. As entidades promotoras e os jovens dinamizadores podem apresentar  as candidaturas através da plataforma, até 30 dias úteis antes do início do projeto. A realização dos projetos decorre a partir de 1 de abril e até 30 de novembro de 2022.

No Alentejo, as responsáveis pelo programa são Inácia Mira ( inacia.mira@ipdj.pt ) em Évora, Sandra Pires ( sandra.pires@ipdj.pt ) em Beja e Dina Crespo ( dina.crespo@ipdj.pt ) em Portalegre.

Espaço do Tempo atribui bolsas a novos criadores

Para promover novos criadores no ramo artístico, o Espaço do Tempo, a Colecção B e o UmColetivo vão atribuir duas bolsas de apoio, cada uma no valor de 1 500 euros.

O objetivo desta atribuição de bolsas é criar um circuito artístico alentejano, desenvolvendo projetos originais nas áreas do teatro, dança, performance ou projetos interdisciplinares.

Os criadores devem apresentar os seus projetos até dia 25 de Abril, sendo que depois da aprovação do projeto, os criadores terão de fazer residências nas cidades de Montemor-o-Novo, Évora e Elvas. Candidatos provenientes da região Alentejo serão privilegiados.

As bolsas estão a cargo da Direção-Geral das Artes (DGARTES) e da Câmara Municipal de Évora.

Iniciativa “Hora do Planeta” tem lugar este sábado

A iniciativa “Hora do Planeta”, da WWF (World Wildlife Found) tem lugar este sábado, 26 de março, tendo com objetivo que se desliguem as luzes, entre as 20.30 e as 21.30 horas, dos edifícios mais emblemáticos das várias localidades aderentes.

Esta é uma ação simbólica global ambiental, através da qual indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a participarem no “apagão” de luzes, à escala mundial, como forma de sensibilizar para a importância de um consumo energético racional, de modo a assegurar a sustentabilidade do planeta.

No ano em que esta rede mundial de defesa do meio ambiente vem reforçar o seu apelo à conscientização de toda a coletividade para as ameaças ambientais que interferem com os ritmos naturais do planeta Terra, colocando em causa a sua sustentabilidade, os municípios aderentes, desafiam a população a juntar-se à campanha Hora do Planeta 2022, recorrendo a um gesto refletido sobre o que cada um poderá fazer para ajudar a melhorar a qualidade de vida no Planeta.

Manifestação contra o aumento de preços no sábado em Montemor

Amanhã, dia 26 de março, junto ao Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, está marcada, para as 10 horas, uma manifestação contra o aumento do custo de vida em Portugal.

O movimento independente “Os Mesmos de Sempre a Pagar” explica que esta é uma manifestação “contra o aumento do custo de vida”, nomeadamente “a inflação de preços, quer a nível da alimentação, quer a níveis de transporte, ou combustíveis, medicamentos”, que têm vindo a aumentar de dia para dia.

Segundo o movimento independente garante que este aumento de preços está relacionado com “o aproveitamento da guerra não tem necessariamente a ver com a guerra na Ucrânia, até porque há coisas que já estavam a subir antes da guerra”, garantindo ainda que o movimento tem planeado, para além da manifestação, a recolha de assinaturas para um abaixo-assinado.

Mês de março dedicado às migas em Mora

O mês de março é dedicado às Migas, em Mora, um prato característico da região do Alentejo e por isso, até dia 31 de março pode provar diversas variedades de migas, por 12 restaurantes do concelho de Mora.

A presidente da Câmara Municipal de Mora explica que “excecionalmente, o Mês das Migas está a decorrer em março, ao contrário dos outros anos que tem sido em fevereiro, mas este executivo achou que em fevereiro era arriscado devido à pandemia”, protegendo assim, toda a população e visitantes.

Esta iniciativa conta com “12 restaurantes que aderiram, mais do que o ano passado”, informando que quem visitar Mora até dia 31 de março poderá “provar uma variedade de migas, um leque muito alargado de migas que todos os anos os nossos empresários criam”, promovendo sempre a criatividade e novidade.

Paula Chuço deixa o convite para visitar, “o nosso concelho durante o mês de março e a degustar as nossas migas que são muito próprias”.

O Mês das Migas está a decorrer em Mora, até dia 31 de março.

Revista SMEA lançada no último dia da VI Semana da Bolota

Está a decorrer até sábado, em Montemor-o-Novo, a VI Semana da Bolota, uma atividade tem como objetivo promover este produto tão característico do concelho de Montemor-o-Novo, levando a todas as localidades.

Anabela Ferreira, uma das coordenadoras desta iniciativa revela que “vamos poder contar com ateliers, gastronomia, caminhadas, o lançamento da Revista SMEA, neste sábado, por voltas das 15 horas”, estando ainda inseridos na atividade “22 restaurantes, seis pastelarias, cinco padarias”, onde os montemorenses podem experimentar os produtos de bolota, disponíveis em todo o concelho.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este ano foi possível que “quase todas as IPSS participassem”, incluindo ainda que “a cantina escolar de Montemor-o-Novo servisse uma ementa com sopa de repolho, com bolota e arroz de bolota e lombinhos”, adianta Anabela Ferreira.

Estava ainda prevista uma “ação de formação sobre a regeneração do montado que estava prevista para o dia 22 de março” mas que devido às condições meteorológicas teve de ser adiada para dia 22 de abril. De forma a conhecer melhor o montado há ainda a possibilidade de “fazer uma visita guiada ao Centro interpretativo do montado, no Freixo do Meio”, ou participar na experiência disponível no “átrio da Câmara, uma régua de idade digital e a ideia desta, é que cada um de nós digite a sua idade e que tenha consciência do tempo que leva a criar uma floresta”.

No sábado irá decorrer uma Caminhada pelos “Olivais e Montados de Montemor”, às 9h30, bem como o lançamento da revista SMEA às 15 horas. Entre hoje e amanhã estarão nas pastelarias, cafés e restaurantes aderentes, produtos com bolota, à venda.

[/shc_shortcode]

Capital do Borrego 2022

A Câmara de Sousel apresentou hoje o projeto “Sousel, Capital do Borrego”, com o intuito de transformar este concelho num território único e com uma marca desejada por todos.

A apresentação da marca “Sousel, capital do borrego” decorreu esta tarde no auditório da Biblioteca Municipal Dr. António Garção, em Sousel, com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro e o secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.

Também alguns presidentes de câmara do distrito de Portalegre marcaram presença, uma vez que este projeto visa o envolvimento de todos.

Pode ver as imagens da apresentação da marca “Sousel, capital do Borrego”, aqui:

“Sousel é oficialmente a capital do borrego”, garante Manuel Valério

A Câmara de Sousel apresentou hoje o projeto “Sousel, Capital do Borrego”, com o intuito de transformar este concelho num território único e com uma marca desejada por todos.

“De Sousel saem, diariamente, toneladas de carne de borrego para todo o país e para os quatro cantos do mundo, sendo que é nesta localidade, do distrito de Portalegre, que está sediada a maior exploração de borregos da Europa, com certificação de bem-estar animal”, assegurou o presidente da câmara, Manuel Valério.

“Com esta iniciativa, pretendemos chamar a atenção do país e do mundo para a excelente gastronomia do concelho, não apenas na área da produção de carne, mas em todas as vertentes gastronómicas que a nossa tradição antiga produziu. A qualidade dos nossos produtos não é de hoje, mas os nossos empresários primam pela inovação, pela persistência e pela qualidade, duma forma que em termos de quantidade e qualidade talvez não haja paralelo no passado. Este evento, dá um pontapé de saída, em termos de promoção municipal, neste importante setor económico do concelho que é o da ovinicultura e seus derivados. Assim, é com enorme sentimento de orgulho que hoje afirmo: Sousel é oficialmente a capital portuguesa do borrego”, referiu o autarca.

“No âmbito da criação da marca “Sousel, capital do borrego”, vai decorrer já entre 8 a 24 de Abril a quinzena gastronómica dedicada a este produto, que, certamente, trará a Sousel e ao Alto Alentejo muitos apreciadores”, segundo Manuel Valério.

A apresentação da marca “Sousel, capital do borrego” decorreu esta tarde no auditório da Biblioteca Municipal Dr. António Garção, em Sousel, com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro.

Também alguns presidentes de câmara do distrito de Portalegre marcaram presença, uma vez que este projeto visa o envolvimento de todos.

Montemor-o-Novo promove caminhadas todos os meses

Município de Montemor-o-Novo está a promover diversas atividades desportivas, na iniciativa “Caminhar por Montemor-o-Novo”.

A primeira atividade acontece no dia 2 de Abril, com uma caminhada na Ecopista de Montemor-o-Novo, de 8 km, a começar às 9:15 horas.. No dia 7 de Maio, às 9:15 horas, a concentração é nas Piscinas Recreativas da cidade e serão feitos 8 km. Para dia 4 de Junho, pelas 9 horas, com concentração no Convento de S. Domingos, terá lugar a maior caminhada, de 10 km. Por fim, a dia 1 de Julho, pelas 21 horas, está programada a última caminhada, com 7 km, sendo o ponto de encontro nas Piscinas Recreativas da cidade.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e devem ser feitas na Piscina Coberta de Montemor-o-Novo, ou nos ginásios, Up&Go, Spot Fit, Lube e Unlock Exercise. Para mais informações deve contactar através do desporto@cm-montemornovo.pt.

Programa Férias em Movimento 2022 do IPDJ

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) tem candidaturas abertas para participar no programa “Férias em Movimento”, em duas modalidades de apoio, residenciais e não residenciais.

Estes campos de férias decorrem de 18 de Junho a 11 de Setembro de 2022, sendo que as candidaturas devem ser feitas até dia 15 de Abril. A partir de 16 de Maio, até cinco dias antes de cada projeto, devem ser feitas as inscrições.

O máximo de participantes é de 20 jovens, entre dos 10 aos 17 anos, tendo cada programa, a duração mínima de seis noites, máxima de 14 noites, na modalidade “residencial” e, de, no mínimo, cinco dias a 15  dias, na modalidade “não residencial”.

O IPDJ apoia os jovens em ambos os campos de férias, sendo que para os campos residenciais há um apoio máximo de 12 euros por dia e por jovem, já na outra modalidade, será de 6,5 euros por dia e por jovem.

O jovens interessados devem candidatar-se através da plataforma do IPDJ, sendo responsáveis pelo programa, em Évora e Portalegre, Inácia Mira (inacia.mira@ipdj.pt) e em Beja, Francisco Pedro Torrão (francisco.torrao@ipdj.pt).

Montemor celebra Dia Nacional dos Centros Históricos

Para celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos, de 26 a 31 de março, o município de Montemor-o-Novo irá realizar um conjunto de atividades, assinalando esta data importante.

Durante o fim-de-semana, dias 26 e 27 de março, o Centro Interpretativo do Castelo da cidade, o Centro de Etnologia e o Convento de São Domingos têm entradas gratuitas. Ainda neste domingo, há a possibilidade de participar na visita guiada ao Centro Histórico, com Sira Camacho.

No Arquivo Municipal, de 28 a 31 de março, estará patente a exposição “Centro Histórico da Vila e da Cidade”. Ainda no âmbito desta atividade será lançado o Desafio Fotográfico “O Centro Histórico de Montemor-o-Novo”, sendo que as fotos devem ser enviadas até dia 30 de junho.

Para mais informações ou marcações deve contactar através do 266 898 103 ou pelo email turismo@cm-montemornovo.pt.

 

Carrilhão Lvsitanvs atuou em Vila Viçosa

O maior e mais pesado carrilhão do mundo esteve ontem, quarta-feira, dia 23, em Vila Viçosa, no âmbito dos 375 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Conceição, onde teve duas atuações, uma ao fim da manhã e outra da parte da tarde.

Inácio Esperança, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, referiu-nos que esta data “é muito importante para o concelho, cabendo ao executivo preservar e homenagear o legado de D. João IV e a importância de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal”.

O programa das comemorações estende-se até domingo, dia 27, contando com cerimónias religiosas e a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado e domingo.

Nova ministra da Defesa Nacional é de Alpalhão (Nisa)

A nova ministra da Defesa Nacional, Maria Helena Carreiras, nasceu em Portalegre em 1965, mas foi em Alpalhão (concelho de Nisa) que cresceu. Maria Helena Carreiras é a primeira mulher a assumir este ministério.

Foi professora associada no Instituto Universitário de Lisboa nas áreas da Sociologia, Políticas Públicas, Segurança e Defesa e Metodologia da Pesquisa Social, e investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Em 1999 foi investigadora visitante no Departamento de Estudos sobre as Mulheres na Universidade da Califórnia em Berkeley, e em 2013 foi Professora Visitante no departamento de Governo da Universidade de Georgetown em Washington DC.​

No ISCTE- IUL dirigiu o programa de doutoramento em Políticas Públicas e criou diversas unidades curriculares e programas de ensino relacionados com temas de segurança e defesa, nomeadamente as Pós-graduações em Comunicação e Gestão de Crises e Políticas Públicas de Segurança e Defesa (ISCTE-IUL/IDN).

Ao longo da sua carreira desempenhou diversos cargos de direção. Entre 2010 e 2012 foi subdiretora do Instituto da Defesa Nacional e entre 2016 e 2019 dirigiu a Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Foi ainda subdiretora do CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (2015) e do IPPS – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (2018/2019).

As suas áreas de interesse e investigação centrais são Forças Armadas e Sociedade, Políticas Públicas de Segurança e Defesa, Sociologia do Género e Metodologia e Epistemologia das Ciências Sociais. Desenvolveu extensa pesquisa sobre o relacionamento entre Forças Armadas e sociedade, tendo-se debruçado, em particular, sobre o tema da integração feminina nas instituições militares.

A ministra da Defesa é também autora ou organizadora de 13 livros, 44 capítulos de livro e 26 artigos em revistas especializadas.

Novo governo português será mais pequeno

O primeiro-ministro encolheu o Governo em dois ministros (passaram de 19 para 17) e em 12 secretários de Estado (de 50 para 38). Ou seja: o futuro Executivo irá ter no total 56 governantes, contra 70 atualmente (uma redução de 20 por cento). É uma dimensão média, no contexto global dos governos constitucionais. Desaparecem três ministérios (Mar, Modernização do Estado e Planeamento) e é (re)criado um, para colocar Ana Catarina Mendes como ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares.

Do atual Executivo, sobram seis ministros. Mariana Vieira da Silva, Marta Temido, Ana Mendes Godinho, Ana Abrunhosa, Pedro Nuno Santos e Maria do Céu Antunes mantém-se nas pastas que já detinham (ver páginas 6 e 7). João Gomes Cravinho também fica no Governo (mas muda de ministério, da Defesa para os Negócios Estrangeiros). Os restantes onze são novidades – um índice de renovação superior a 50 por cento.

Nas saídas, Alexandra Leitão, atualmente ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública., tal como Pedro Siza Vieira (ministro de Estado e da Economia) deixar o Executivo (será substituído pelo “pai” do PRR, António Costa Silva). irão deixar o Governo também a ministra da Justiça e da Administração Interna, Francisca Van Dunem, mas neste caso sem surpresa alguma: há muito que já tinha dito que estava de saída.

Augusto Santos Silva (vai para presidente da Assembleia da República), João Leão (substituído nas Finanças por Fernando Medina), Tiago Brandão Rodrigues (substituído como ministro pelo seu ainda secretário de Estado João Costa), Nelson de Sousa (cujo ministério, do Planeamento, é reduzido agora a uma secretaria de Estado, ficando sob a tutela de Mariana Vieira da Silva), Graça Fonseca (substituída por Pedro Adão e Silva na Cultura), Manuel Heitor (substituído pela cientista Elvira Fortunato na pasta da Ciência e Ensino Superior), João Pedro Matos Fernandes (o ministério do Ambiente passa para Duarte Cordeiro) e Ricardo Serrão (o ministério do Mar deixa de ter existência autónoma passando a ser uma secretaria de Estado no que passará a ser o ministério da Economia e do Mar), completam o lote de saídas do executivo.

Bombeiros de Redondo têm duas equipas de intervenção permanente

Os Bombeiros Voluntários de Redondo contam com duas Equipas de Intervenção Permanente, o que permite um reforço da capacidade de resposta em termos operacionais.

O presidente da Câmara Municipal de Redondo, David Galego, considera que “os elementos da associação humanitária são fundamentais na proteção às pessoas, pelo que fazemos todos os esforços possíveis para que, colocando verbas no apoio a estas associações, possamos transmitir segurança às populações. É um investimento muito importante e que é colocado no sítio certo para a nossa saúde e a nossa segurança”.

Composta por cinco elementos em regime de permanência, a segunda Equipa de Intervenção Permanente foi criada ao abrigo de um protocolo entre o município local, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Redondo e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A câmara de Redondo vai assegurar 50% dos custos decorrentes da remuneração da equipa, cabendo à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil suportar os restantes 50%.

Adarve das muralhas de Borba inaugurado este sábado

O espaço expositivo e de passeio, na Muralha de Borba, tem inauguração marcada para o próximo sábado, dia 26.

A cerimónia tem início às 17 horas, com uma sessão de boas vindas no Cineteatro de Borba, à qual se segue uma visita guiada à Exposição – “Borba: Da idade média aos nossos dias” e passeio pela Muralha de Borba, entre a Porta de Estremoz e a Porta da Torre do Relógio.

A cerimónia conta ainda com Cante Alentejano na muralha, com a atuação dos “Garridos – Grupo de Cante Alentejano de Rio de Moinhos” e a iluminação cénica da muralha de Borba.

Com este projeto, o Município de Borba pretende devolver aos munícipes e visitantes o percurso pedonal do adarve da muralha do Castelo de Borba. O arquiteto João Charrua assinou o projeto de intervenção na muralha de Borba que se encontra classificada como Imóvel de Interesse Público e no Centro Histórico de Borba. A ação de reabilitação e recuperação foi realizada no âmbito do Plano de Ação de Reabilitação Urbana de Borba.

“Borba: Da idade média aos nossos dias” assim se chama a Exposição Permanente que pode visitar no Adarve de Borba. Através desta, o visitante fica a conhecer como cresceu a cidade de Borba desde a construção do Castelo e foral de D. Dinis. O burgo medieval cresceu até à cidade dos nossos dias com a evolução da população, a privilegiada posição de Borba numa das principais rotas medievais peninsulares, a dinamização do comércio ou a expansão da cultura vinhateira. A exposição é comissariada por Francisco Faria Paulino, da Fundação Batalha de Aljubarrota.

Estabelecimentos em Montemor promovem produtos de bolota

Amanhã, quinta-feira dia 24, as atividades na VI Semana da Bolota continuam, pelo concelho de Montemor-o-Novo.

Na Creche do Centro Social e Paroquial de Santo António de Lavre, são servidos biscoitos de bolota. Quanto a padarias e restaurantes, são vários os que desmobilizam produtos aos seus clientes, levando a bolota a casa de todos os munícipes.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Está disponível para venda pão de bolota nas seguintes padarias aderentes: padaria Alfredo Justino (Casa Branca); Padaria Almansor (Zona Industrial da Adua de Montemor-o-Novo); padaria Almodôvar & Irmão (Montemor-o-Novo); padaria Lopes e Rainho / padaria do Mercado (Montemor-o-Novo); padaria Pãezinhos Doces (Santiago do Escoural) e padaria Cooperativa Usuários Freixo do Meio (Foros de Vale Figueira).

Também os seguintes restaurantes aderentes terão pratos ou produtos relacionados com bolota: Adega (Montemor-o-Novo); A Pintada (Montemor-o-Novo); A Ribeira (Montemor-o-Novo); A6 (Montemor-o-Novo); Cabana dos Bois/Restaurante-Cantina da Herdade do Freixo do Meio (Foros de Vale Figueira); Feito ao Gosto – Hamburgueria Steak House (Montemor-o-Novo); Manuel Azinheirinha (Santiago do Escoural); Maçã (Lavre); O Arado (Montemor-o-Novo); O Bacalhau (Montemor-o-Novo); O Chouriço (S. Cristóvão); O Cortiço (Fazendas do Cortiço); O Leilão (Montemor-o-Novo); Pátio dos Petiscos (Montemor-o-Novo); Petiscaki (Montemor-o-Novo); Pizzaria do Mercado (Montemor-o-Novo); Pôr-do-sol (Montemor-o-Novo); Quinta da Nora (Montemor-o-Novo); S. Cristovão (S. Cristóvão); Santos (S. Cristóvão); Sem Moengas (Montemor-o-Novo) e Tasquinha Ai-Ai (Santiago do Escoural).

Já nas pastelarias também serão servidos produtos com bolota: Pastelaria Almodôvar & Irmão (Montemor-o-Novo); Pastelaria Capri (Montemor-o-Novo); Pastelaria Estudantil (Montemor-o-Novo); Pastelaria 4 Bicas (Santiago do Escoural) e Pastelaria D Queijada (Montemor-o-Novo).

A VI Semana da Bolota decorre até ao próximo sábado, dia 26, em Montemor-o-Novo.

[/shc_shortcode]

Pratos com bolota na VI Semana da Bolota em Montemor

No âmbito da VI Semana da Bolota, que decorre em Montemor-o-Novo, até dia 26 de março, são várias as iniciativas que decorrem, de forma a assinalar esta iniciativa.

Hoje decorrem várias atividades, em diversos locais de Montemor-o-Novo. Na Associação 29 de Abril será preparado um lanche com pão de bolota com chouriço, na Associação o Sobreiro decorre um Atelier de Doces, onde serão preparadas broas de bolota. Na Comunidade Socio-Terapêutica Casa João Cidade será feito um almoço, onde a bolota será ingrediente principal, uma refeição confecionada, pelos utentes. Também as crianças vão participar num almoço, na Cantina Escolar de Montemor-o-Novo, onde lhes será servida uma ementa dedicada à bolota.

A VI Semana da Bolota decorre até dia 26 de março, pela cidade de Montemor-o-Novo, com várias atividades, onde a bolota será o ingrediente principal.

Hoje é dia Mundial da Meteorologia

Hoje, dia 23 de março, celebra-se o Dia Mundial da Meteorologia. Uma data instituída pela Organização Meteorológica Mundial em 1950.

Esta data pretende levar a população a refletir sobre questões “como as alterações climáticas, bem como a poupança de água, mas também demonstrar a importância da meteorologia, no dia a dia de todos, desde a agricultura ao turismo, por exemplo”, como revela Luís Mestre, responsável pela Meteo Alentejo.

Luís Mestre explica ainda que as previsões meteorológicas são feitas com recurso a “modelos numéricos e matemáticos que permitem prever os centros de alta e baixa pressão, que é o que condiciona o estado do tempo e, daí resulta a chuva ou sol e tempo quente e seco, e a partir desses dados faz-se a previsão mais detalhada e resumida para o utilizador comum”.

O responsável pela Meteo Alentejo recorda à população que esta rede meteorológica, criada por si, conta com previsões em tempo real e está disponível nos concelhos da região Alentejo.

Dia Mundial da Meteorologia que se assinala hoje celebrando esta área de conhecimento que pretende aumentar a compreensão dos fenómenos atmosféricos.

Luzes em Monsaraz desligadas na Hora do Planeta

O Município de Reguengos de Monsaraz aderiu à 15.ª edição da Hora do Planeta, que vai acontecer no dia 26 de março entre as 20h30 e as 21h30, para dar o seu apoio ao maior movimento global contra as alterações climáticas. No âmbito desta ação, a autarquia vai desligar as luzes da Porta da Vila e da Torre do Relógio em Monsaraz.

A câmara municipal assumiu igualmente o compromisso de implementar durante este ano medidas sustentáveis para promover a poupança da água e desenvolver a discussão entre os agentes locais de ações para a salvaguarda da biodiversidade. A Hora do Planeta é uma iniciativa organizada pela World Wide Fund for Nature, surgiu em 2007 em Sidney, na Austrália, e apela à população mundial para apagar as luzes durante uma hora em defesa do planeta.

A edição deste ano em Portugal lançou à população o desafio “Move-te pela Natureza”, que tem como objetivo restaurar a natureza, protegendo o que está intacto e recuperando o que está degradado. Segundo a organização, “os sistemas naturais enfrentam a maior perda global de sempre, colocando em risco os recursos essenciais à vida na Terra. Sendo a natureza uma aliada fundamental contra as alterações climáticas, tornou-se urgente e necessário reparar os danos, restaurar os ecossistemas e unir esforços para prevenir a biodiversidade”.

A Hora do Planeta tornou-se num movimento de sustentabilidade global com mais de 3,5 mil milhões de pessoas em 192 países e territórios a mostrarem o seu apoio desligando simbolicamente as suas luzes.

SMEA na VI Semana da Bolota com “Passeio da Felicidade”

Na manhã de 20 de março, durante a VI Semana da Bolota, comemorou-se o Dia Mundial da Felicidade, realizando um passeio no Sítio de Monfurado, perto de Santiago do Escoural.

O desafio foi percorrer o Montado, descontrair, procurar e conhecer melhor os cogumelos que crescem neste ecossistema especial criado pelo Homem.

O passeio, orientado pela professora Celeste Silva, terminou numa zona especial para observação de diferentes espécies de orquídeas selvagens.

Nutriclube no Centro Juvenil ensina a cozinhar mais saudável

Decorrem quinzenalmente, no Centro Juvenil, em regime de dois turnos (manhã e tarde) às quartas-feiras, as aulas de Nutriclube – Culinária.

Este clube tem como objetivo a partilha e aumento do conhecimento dos jovens, tanto na confeção saudável de alimentos, como na adequação de uma dieta alimentar saudável e mais sustentável, utilizando produtos locais.

Esta é uma atividade que decorre no Centro Juvenil, em parceria com a UCC- Montemor, no âmbito do eixo 1 da SMEA.

“A Távola de Rocha” em exibição no Cineteatro Curvo Semedo

A 24 de março está agendada a transmissão de “A Távola de Rocha” um documentário de Samuel Barbosa sobre o realizador Paulo Rocha.

A sessão decorre a partir das 21:30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo. Os bilhetes estão disponíveis em municipiomontemoronovo.bol.pt.

 

Atelier de Bijutaria com Produtos do Montado na Semana da Bolota

No sábado, 19 de março, entre as 14h30 e as 16h30, e inserida na programação da VI Semana da Bolota, numa organização do Município de Montemor-o-Novo, teve lugar no Largo Bento de Jesus Caraça, junto ao Mercado Municipal, um Atelier de Bijutaria com Produtos do Montado.

Brincos, pregadeiras, colares, foram alguns dos objetos criados pelos participantes que contaram com a ajuda de Ângela Martins, coordenadora desta atividade.

Tuberculose mata 40 mil pessoas na Europa por ano

Esta quarta-feira, 24 de março, assinala-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que tem por objetivo alertar a população sobre a doença e erradicá-la, por completo.

Este, que continua a ser um dos maiores problemas mundiais de saúde pública, dado que ainda hoje morrem mais pessoas por tuberculose do que por qualquer outra doença infecciosa curável.

A data deste Dia Mundial foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde, em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, pelo médico Robert Koch, como revela o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”.

Em toda a Europa, há 500 mil casos de tuberculose identificados, sendo que, por ano, morrem 40 mil pessoas devido à doença. Pintão Antunes justifica estes números com “a vida promíscua” que os jovens levam e com a falta de vacinação.

Idosos, diabéticos, alcoólicos, insuficientes renais crónicos, transplantados e portadores do vírus HIV são aqueles que têm maior risco de desenvolver tuberculose, após contacto com uma pessoa contaminada.

A principal forma de transmissão é por meio da inalação de gotículas de saliva com o bacilo, que são expelidas pela pessoa contaminada, com a forma pulmonar ativa, por meio da tosse, espirro e até mesmo da fala.

“Uma Pausa com Taças Tibetanas” decorre na Biblioteca de Montemor

A Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo está a desenvolver “Uma Pausa com Taças Tibetanas”, por Ana Rita Palmiro, uma atividade que decorre até 23 de março, das 14:30 horas às 17 horas.

As sessões são individuais e têm a duração a 25 minutos, por pessoa. As inscrições  são gratuitas e devem ser feitas através do contato 266 898 105 ou pelo mail biblioteca@cm-montemornovo.pt

Crianças criam personagens de bolota na VI Semana da Bolota

No âmbito da VI Semana da Bolota, que está a acontecer em Montemor-o-Novo, de 19 a 27 de março, realizou-se na manhã de 19 de março, no jardim do Mercado Municipal, um Atelier para Crianças, com a criação de personagens de bolota.

Com vários tipos de materiais, as crianças fizeram bolotas, promovendo a criatividade, com esta atividade.

Re-Planta na Semana da Bolota

O stand Re-Planta está presente na VI Semana da Bolota, a decorrer em Montemor-o-Novo até 27 de março.

Após ter marcado presença no dia 19 de março, o stand Re-Planta estará novamente disponível até dia 26 de março, das 9 horas às 13 horas, no Mercado Municipal, numa organização da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e GESAMB.

Para além da divulgação do programa, no sábado passado, a iniciativa também incluiu a distribuição de 12 compostores aos inscritos no Re-Planta.  O Re-Planta! é um programa de sensibilização e comunicação para a área dos biorresíduos da Gesamb e conta com o apoio do programa POSEUR, Portugal 2020 e UE.

IPDJ do Alentejo coordena o Ano Europeu da Juventude na região

O Parlamento Europeu e o Conselho decidiram que, 2022 seria o Ano Europeu da Juventude. Em Portugal, é o Instituto Português do Desporto e da Juventude que vai coordenar as iniciativas relativas ao Ano Europeu da Juventude, junto dos jovens.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Miguel Rasquinho, diretor regional no Alentejo do IPDJ revela que este ano Europeu da Juventude tem quatro objetivos específicos: a forma como jovens olham para as transições ecológicas e digitais, que lhes podem proporcionar oportunidades; ajudar os jovens a tornarem-se cidadãos ativos, empenhados e participativos na construção da União Europeia, promover a captação de oportunidades no âmbito da União Europeia, e integrá-los nas políticas de juventude” da mesma.

Relativamente ao Alentejo serão feitas iniciativas um pouco por toda a região de forma a destacar e marcar este ano europeu da juventude, com iniciativas culturais e lúdicas, exposições, entre outros, mas também três momentos marcantes pelos três distritos do Alentejo”, revela Miguel Rasquinho.

Estes eventos ainda não têm uma calendarização definida, no entanto, o diretor regional do Alentejo do Instituto, destaca a iniciativa que vai decorrer em Beja, onde irão fazer um encontro das três associações académicas do Alentejo, que vai decorrer no IPDJ, desta capital de distrito”.

Em Évora, haverá “um evento ligado à juventude e a visão dos jovens da europa, integrada candidatura da cidade a capital europeia da cultura em 2027”, sendo também objetivo “promover essa candidatura”.

Em Portalegre, Miguel Rasquinho considera que é um “momento muito importante para o distrito” e para Elvas, Campo Maior e Badajoz, onde pretendem fazer um encontro de juventude transfronteiriça, mas revela “ainda não sabemos o local exato, mas teremos jovens e associações juvenis a discutir as políticas da juventude e melhorar a realidade da União Europeia, dando oportunidade aos jovens de Portugal e Espanha para dizerem aquilo que pensam da União Europeia”.

Instituto Português do Desporto e da Juventude que vai coordenar as iniciativas relativas ao Ano Europeu da Juventude, junto dos jovens.

[/shc_shortcode]

StartUp Montemor recebe VI Semana da Bolota

No âmbito da VI Semana da Bolota em Montemor-o-Novo, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, o Instituto da Conservação, Natureza e das Florestas e a Associação Terras Dentro, estão a organizar uma sessão sobre fomento e condução da regeneração natural no montado, na Start Up de Montemor, amanhã, dia 22 de março.

A atividade decorre das 9 horas às 13 horas e tem um limite máximo de 20 participantes.

Atividades da VI Semana da Bolota chegam às freguesias de Montemor

A Associação “Girassol” – Associação de Proteção Social à População de São Geraldo está a organizar um atelier de culinária com os seus utentes, onde serão feitas Bolachas de Bolota. A atividade realiza-se amanhã na Associação.

No mesmo dia, o Centro Social e Paroquial de Santo António de Lavre (ERPI e Centro de Dia) organizam um lanche, onde será servido um bolo de bolota.

Esta é uma atividade inserida na VI Semana da Bolota em Montemor-o-Novo, que decorre até dia 27 deste mês.

“Corrida Sempre Mulher” com inscrições abertas

As inscrições para participar na “Corrida Sempre Mulher” que decorrerá a dia 3 de Abril, na Praça dos Restauradores em Lisboa, terminam amanhã.

Esta é uma iniciativa que tem como objetivo angariar fundos para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher Com Cancro da Mama. Há ainda a possibilidade de escolher entre duas opções, a caminhada de 5 km, na qual os homens podem inscrever-se, ou na prova de corrida de competição, de 5 km, exclusiva a mulheres.

As inscrições estão abertas até dia 22 de março, sendo que estas devem ser feitas através do site corridasempremullher.com

Dia Mundial da Poesia assinala-se hoje

O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos a 21 de março.

A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999.

O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo.

U. Montemor empata 2-2 com Barreirense no arranque da fase de manutenção

Neste domingo, 20 de março, muito chuvoso, realizou-se a 1.ª jornada da Série K Manutenção do Campeonato de Portugal, com o Grupo União Sport (GUS) a empatar a 2 bolas no Estádio 1.º de Maio com o Barreirense, num jogo muito difícil, num terreno extremamente complicado, com o empate a surgir para o GUS ao cair do pano, colocando justiça no marcador. No outro jogo desta série o Juventude Évora ganhou 1-0 ao Serpa.
Sobre a partida que a Rádio Nova Antena acompanhou com relato, damos nota da presença de cerca de 3 dezenas de adeptos que vieram do Barreiro. O Barreirense iniciou a partida num domínio consentido por parte da formação da casa. O União entrou bem e chegou à vantagem logo aos 9 minutos, na sua primeira chance, em jogada de insistência com David Teixeira a cruzar para Bruno Machado servir de cabeça Eze, que encostou para o golo inaugural da partida. O Barreirense denotava muitas dificuldades, enquanto que o União efetuava um jogo inteligente. Aos 36 minutos, também na primeira oportunidade que teve, o Barreirense chegaria à igualdade, após cruzamento da direita, com Rui Társio a aparecer ao 2.º poste para o golo do empate. O União, após sofrer o golo, parece que desligou, com o Barreirense a ser mais perigoso e a estar muito perto de dar a cambalhota no marcador, com Diogo Brito na cara de Nuno Brás, a falhar uma oportunidade de ouro. Após estar bem na partida, e controlar o jogo durante 35 minutos, o União esteve nervoso e passou por dificuldades, sendo que os últimos 10 minutos da 1.ª parte foram de total domínio do Barreirense.
A 2.ª parte, arrancou com a substituição de Igor Lucas, por lesão, com Mangerico a entrar. O GUS voltou a entrar bem na 2.ª parte. Aos 58 minutos, parece ficar por assinalar uma grande penalidade, com um jogador do Barreirense a abrir os braços tocando na bola. As condições climatéricas ajudavam ao piorar do estado do relvado do 1.º de Maio, e a partida pedia músculo, por isso, aos 60 minutos, no União, Edi e Ricardo Bernardo renderam David Teixeira e Capela. Aos 62 minutos, o Barreirense efetua também dupla alteração, com Cajó e Gonçalo Serrão a entrarem para os lugares de Gonçalo Santos e Leonardo. O relvado ficava cada vez mais difícil e João Guerra voltava a mexer, aos 74 minutos, com Denilson a entrar para o lugar de Miguel Serrano. Aos 75 minutos, o Barreirense fez entrar Ricardo Pires para o lugar de David Joshua. Aos 80 minutos, o Barreirense consegue a cambalhota no marcador, aproveitando uma infelicidade dos centrais alvinegros que perderam a bola, com Cajó a receber a aproveitar para fazer a festa, num golo caído do céu. Depois aconteceu um momento de verdadeira infelicidade, com Edi a sofrer uma lesão grave, após entrada feia de um adversário. Na sequência da lesão de Edi, o massagista do Barreirense prontificou-se a auxiliar, no entanto, ficou com o pé preso e também lesionou-se com gravidade. Gerson Cassamá entrou então a substituir Edi. Já nos descontos, aos 50 minutos, e já depois de uma grande oportunidade, o União alcança o empate e coloca alguma justiça no marcador, através de um golo de William Gomes. Tendo em conta as condições climatéricas e o estado do terreno, sobretudo na 2.ª parte, foi um jogo de lotaria e aceita-se a partilha de pontos.

Orluis Aular vence 39ª Volta ao Alentejo em Bicicleta

Apesar de Juan José Lobato, da Euskaltel-Euskadi, ter vencido, em Évora, a quinta e última etapa da Volta ao Alentejo, na tarde deste domingo, a chegada em pelotão, permitiu a Orluis Aular, da Caja Rural-Seguros RGA, manter a camisola amarela.

O venezuelano Aular terminou à frente do espanhol Xabier Azparren, da ​​​​​​​Euskaltel-Euskadi, sendo José Neves, da W52-FC Porto, o melhor português, ao terminar na terceira posição.

Na derradeira etapa, o sprint de Évora, Lobato levou a melhor sobre Daniel Freitas, da RP-Boavista, e João Matias, da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados.

Vila Viçosa assinala os 375 anos da Padroeira de Portugal

Os 375 anos da proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal vão ser assinalados em Vila Viçosa nos próximos dias 25 a 27.

O programa de dia 25, sexta-feira, contempla, às 18 horas, uma eucaristia do Dia da Anunciação do Senhor, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição; no mesmo loval, às 21 horas, tem lugar o concerto pelo grupo “Asr Encontro”.

A 26 de março, domingo, estão programadas, às 21 horas, procissão e eucaristia: saída da Igreja dos Agostinhos para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, seguida de eucaristia presidida pelo arcebispo Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Por fim, no domingo, dia 27, entre as 10 e as 17 horas, decorre a exposição “Três Coroas, a mesma Padroeira”, com as coroas de Nossa Senhora da Conceição (Vila Viçosa), Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Sameiro (Braga); e, às 10.30 horas, há uma eucaristia presidida por Dom José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Saiba como evitar os sacos de plástico

Todos os anos, são produzidos cerca de 58 milhões de toneladas de plástico na Europa, 40% dos quais para embalar produtos. Em Portugal, quanto à produção de plástico, cada pessoa gera 31 quilos de resíduos de plástico por ano, de acordo com a Comissão Europeia.

Segundo Maria Inês Alvarenga, jurista na Deco Alentejo, caso se esqueça de um saco para transportar as compras, ou queira optar por uma solução mais amiga do ambiente, um possibilidade passa por deixar de pesar frutas e legumes com saco “põe as maçãs na balança e cola, numa delas, a etiqueta com o valor a pagar”. Outra possibilidade é “aproveitar uma caixa vazia por exemplo”, acrescenta Maria Inês Alvarenga, “não só se aproveita uma caixa que já não tinha utilidade e que pode ser aproveitada para fazer trabalhos manuais, com os miúdos lá em casa”.

Maria Inês Alvarenga deixa ainda uma última dica sustentável, “utilizar um saco de plástico dos frescos”, para transportar todas as compras, no entanto tem de ser aproveitado posteriormente.

Pode parecer uma missão impossível mas há pequenos passos que pode dar todos os dias para contribuir para uma redução na quantidade de resíduos gerados.

Rugby: Rugby Clube de Montemor perde com Técnico por 7-76

Teve lugar neste sábado, 19 de março, a conclusão da 20.ª jornada da Divisão de Honra. O Rugby Clube de Montemor jogou em casa com a formação do Técnico, perdendo por 7-76.

Resultados da 20.ª Jornada
São Miguel 13-28 CDUL (18/03)
Cascais 20–19 Belenenses
RC Montemor 7–76 Técnico
A. Coimbra 20–38 Agronomia
CR Évora 15–49 CDUP
SL Benfica 22–33 Direito

Arraiolos recebe nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos

Arraiolos será o próximo concelho do distrito de Évora a receber, em 2022, a nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) da GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos, a 21 março.

Esta é uma unidade que tem como objetivo sensibilizar a população para que se dê um destino seguro e diferenciado ao fluxo de resíduos domésticos perigosos.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Numa região com dificuldades de acessos, como existem no Alentejo, esta solução inovadora e itinerante vem promover melhores práticas às populações mais afastadas.

Depois de Évora, Mourão e Reguengos de Monsaraz e Alandroal será a vez de Arraiolos receber esta nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) da GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos.

[/shc_shortcode]

Celebra-se o Dia Internacional da Felicidade

Rir é o melhor remédio e em Dia Internacional da Felicidade, a Rádio Nova Antena assinala este dia com Sabrina Tacconi, Master Trainer de Yoga do Riso que explica quais as vantagens que as sessões de riso podem ter na vida de uma pessoa.

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Felicidade, uma data que visa promover a felicidade das pessoas e mostrar como este é um sentimento é fundamental para o bem estar.

Segundo Sabrina Tacconi explica que “este é um dia importante de assinalar porque nós precisamos, neste momento, de sentirmo-nos mais alegres”, algo que pode ser descoberto a partir da procura desta felicidade. São várias as técnicas que podem ajudar a manter um equilíbrio emocional, tais como “praticar desporto, yoga, meditação”, adianta a Master Trainer.

Graças a alguns minutos de gargalhadas segundo a Master Trainer, “mesmo que o meu riso não seja verdadeiro, estou a dizer ao meu cérebro que eu estou bem”, soltando assim todas as hormonas da felicidade. Sabrina garante que “esses minutos de gargalhadas vão fazer com que o nosso dia e perspetiva mudem completamente”.

Sabrina Tacconi explica como funciona uma sessão de Yoga do Riso, “uma dinâmica de riso de grupo de 45 minutos a uma hora, onde nós estamos a trabalhar o nosso riso induzido”, atividade que pode ser feita também sozinho. Esta é uma sessão que conta com “uma parte interativa em pé”, seguindo depois para “uns minutos de dança porque dançar também ajuda no processo de encontrar a felicidade”, que continua mais tarde com “a meditação do riso”.

Sabrina aconselha ainda a retirar objetos que tragam memórias negativas do seu ambiente, “aquelas peças ou objetos que não trazem boas memórias, deve trocar”, adianta. Manter “hábitos saudáveis, o mais possível, além da boa alimentação e exercício”, ajudam a manter a boa disposição. A Master Trainer encoraja a que se comece esta atividade, com apenas 5 minutos de riso, todos os dias, durante uma semana, sendo possível, a partir dai, ver melhorias.

A Master Trainer entende que “é um bocado estranho rir sozinho, do nada, mas é simplesmente começar”, incentivando assim a que se pratique o riso.

Estudos revelam que Portugal é um dos países mais infelizes da Europa. Numa escala de 0 a 10, Portugal apresenta uma avaliação média de felicidade de 5,1. Portugal é até o terceiro país europeu com maior uso de antidepressivos.

A criação do Dia Internacional da Felicidade surge por sugestão do Butão, um pequeno reino budista localizado nos Himalaias sendo assim possível a assinalar e promover a felicidade, no mundo.

Volta ao Alentejo: Orluis Aular reforça liderança no contrarrelógio de Castelo de Vide

Há apenas dois ciclistas venezuelanos na 39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés, mas ambos têm concentrado as atenções e repartido vitórias nas etapas já realizadas. Ontem, Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) repetiu a vitória como aconteceu no primeiro dia e reforçou a liderança ao triunfar no contrarrelógio de Castelo de Vide.

Partindo com três segundos de vantagem para a penúltima etapa, Aular, campeão desta especialidade na Venezuela em 2019, rubricou o melhor tempo nos 8,4 quilómetros e ainda ganhou dois segundos ao principal adversário, Xabier Azparren (Euskaltel.Euskadi) o que dilatou a diferença na classificação geral para cinco segundos. “É uma grande motivação estar na liderança. Fiz um bom contrarrelógio e agora estou a desfrutar do momento. Aproveitamos a oportunidade”, disse sorridente. Sobre o último dia, o venezuelano acredita que pode sair vencedor da “Alentejana”, mas precisa de estar atento porque a vantagem é pouca. “Muita coisa pode acontecer, mas confio na equipa e vamos defender a Camisola (Amarela)”, concluiu Orluis Aular após descer do pódio onde além de envergar nova Camisola Amarela Delta Cafés também repetiu a Camisola Vermelha Correio da Manhã dos Pontos.

Ao gastar os mesmos dois segundos que Azparren, José Fernandes (W52-FC Porto) foi terceiro classificado no crono e o melhor português do dia saltando para a terceira posição da geral a 24 segundos da liderança.

As etapas de contrarrelógio costumam revirar várias contas e o que se passou entre os principais candidatos a inscrever o nome na lista de ilustres vencedores do principal evento desportivo da região já aqui foi ilustrado. Falta acrescentar as mudanças na classificação da juventude. O espanhol Pelayo Sanchez (Burgos- BH) chegou ao primeiro lugar entre os corredores mais novos e vestiu a Camisola Branca CMTV destronando Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) que mantém a Camisola Verde Carclasse Jaguar do Prémio da Montanha.

A 39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés chega ao fim este domingo após quase 725 quilómetros e cumpridas cinco etapas. O quinto e derradeiro dia tem um percurso de 171,9 quilómetros, a começar em Castelo de Vide, às 11h30. O destino é Évora. A Praça do Giraldo no centro histórico da cidade património mundial da humanidade vai acolher o pelotão e consagrar os diversos vencedores. Com metas volantes em Estremoz, Vila Viçosa e Redondo, além das bonificações de tempo à chegada prevê-se mais uma etapa muito rápida.

Caminhada pela Felicidade no domingo

No âmbito da VI Semana da Bolota em Montemor-o-Novo são várias as atividades que estão a ser promovidas em torno deste produto.

Amanhã, dia 20 de março irá decorrer um “passeio pela felicidade”, orientado pela professora Celeste Silva, decorrendo das 9 horas às 13 horas. A concentração será no Largo Calouste Gulbenkian.

Concelho de Redondo vai contar com mais 3600 árvores

O projeto Além Risco pretende plantar, no concelho de Redondo, 3600 árvores, com o intuito de combater as alterações climáticas e rearborizar os cerca de cinco hectares de terreno destinados para o efeito

O município de Redondo “já deu início à entrega de árvores à população, num total de 1600, sendo que duas mil árvores vão ser plantadas pela própria autarquia. Vamos criar um novo verde dentro das nossas localidades com o intuito de rearborizar e contar com condições climáticas mais favoráveis”, de acordo com o presidente David Galego.

Salgueiros, medronheiros ou sobreiros, entre outras, foram algumas das árvores autóctones que foram distribuídas gratuitamente aos munícipes, no Jardim Municipal de Redondo.

Arraiolos recebe nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos

Arraiolos será o próximo concelho do distrito de Évora a receber, em 2022, a nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) da GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos, a 21 março.

Esta é uma unidade que tem como objetivo sensibilizar a população para que se dê um destino seguro e diferenciado ao fluxo de resíduos domésticos perigosos.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Numa região com dificuldades de acessos, como existem no Alentejo, esta solução inovadora e itinerante vem promover melhores práticas às populações mais afastadas.

Depois de Évora, Mourão e Reguengos de Monsaraz e Alandroal será a vez de Arraiolos receber esta nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) da GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos.

[/shc_shortcode]

Rui Veloso Trio no Curvo Semedo em Montemor

Rui Veloso Trio vai estar em palco hoje, dia 19 de março, às 21:30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.

Neste concerto intimista Rui Veloso será acompanhado por mais dois guitarristas, Alexandre Manaia e Eduardo Espinho.

As portas abrem às 21 horas e para mais informações deve aceder à pagina da Bilheteira Online, do Município.

Dadores de Sangue realizam recolha em Montemor

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue em Montemor-o-Novo promove mais uma recolha de sangue, na sua sede, em Montemor-o-Novo. A iniciativa decorre amanhã, dia 20 de março entre as 9:30 e as 13 horas.

Floriano Saiote, presidente da Associação apela a toda a população que possa dar sangue, relembrando se que “o sangue não se fabrica temos de ser nós a doá-lo”, de forma a que o “maior número de vidas possam ser salvas”.

A Associação aconselha a que seja feita marcação prévia para o contato 928 022 350. A próxima dádiva de sangue realiza-se dia 20 de março, em Montemor-o-Novo, das 9:30 horas às 13 horas.

Dia do Pai celebra-se este sábado (c/ áudio)

Hoje, 19 de março, comemora-se o dia do Pai, dia em que também se comemora o Dia de São José, marido de Santa Maria e pai terreno de Jesus Cristo.

Neste dia, em que os filhos assinalam a data, com o seu pai, de diversas formas, quisemos saber, junto dos mais novos, o que o pai representa para eles, bem como as atividades gostam mais de fazer, em conjunto.

As mensagens de algumas crianças, aos microfones da RNA, para ouvir no podcast abaixo:

A celebração do dia do pai muda de país para país. Além de Portugal, também países como Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein celebram este dia, a 19 de março.

Leangel Linarez vence 3ª etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta

Leangel Linarez, da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, foi o vencedor da 3ª etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta, que ontem ligou Elvas a Ponte de Sor.

Na chegada à cidade de Ponte de Sor, foi necessário recorrer a uma demorada análise do “photo finish” para perceber que o venezuelano da equipa portuguesa era o vencedor, uma vez que o seu compatriota, Orluis Aular, da Caja Rural, terminou a etapa com o mesmo tempo, 3:58.33 horas.

Apesar de derrotado na meta, Orluis Aular, com as bonificações, conseguiu recuperar a camisola amarela, perdida na véspera para o basco Xabier Azparren (Euskaltel-Euskadi), agora segundo na geral, a três segundos do líder.

Este sábado, dia 19, a Volta ao Alentejo em bicicleta conta com um contra-relógio em Castelo de Vide.

Primavera chega no próximo domingo, dia 20

No próximo domingo, dia 20, começa a primavera. Com esta estação do ano, regra geral, os dias são mais ensolarados e secos, além do que a temperatura começa a aumentar. A característica mais marcante dessa altura do ano é mesmo o colorido das flores.

Anualmente, a primavera acontece entre os dias 20 e 21 de março. Esta estação, que sucede o inverno e antecede o verão, termina entre os dias 20 e 21 de junho.

No último domingo de Março o horário muda. Nesse dia, 27 de Março, à 1 hora da madrugada, deve-se adiantar o relógio uma hora para se entrar no horário de verão.

É assim em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, o relógio adianta-se à meia-noite.

Projeto para Novo Espaço Cultural em Lavre dedicado a José Saramago

Lavre terá um novo espaço cultural dedicado a José Saramago. Este projeto irá arrancar no ano em que se comemora o Centenário do escritor Nobel da Literatura José Saramago 1922-2022.

Pretende-se criar um espaço multiusos, inovador e atrativo, onde irá coabitar uma exposição interativa dedicada à estadia do escritor em Lavre, com diferentes serviços de apoio à população e aos visitantes. Esta nova infraestrutura surge com a perspetiva de enriquecer e de descentralizar o projeto de Turismo Literário em implementação: Roteiro Literário Levantado do Chão, financiado pelo Turismo de Portugal.

Decorreu ainda, no dia 3 de março, uma reunião entre o Município de Montemor-o-Novo e a Fundação José Saramago, para estabelecer parceria neste novo projeto para Lavre. Este projeto que agora arranca será um contributo para a preservação da cultura local e nacional, promovendo Lavre e a obra de José Saramago.

Biblioteca de Montemor-o-Novo promove torneio de jogos de tabuleiro

A Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo está a promover o 1º Torneio de Jogos de Tabuleiro, amanhã, sábado dia 19 de março, das 14:30 horas às 17:30 horas.

Esta competição está dividida em duas categorias Jogo Infantil, para crianças dos 5 aos 7 anos, acompanhadas por um adulto e, Jogo Sénior, para crianças a partir dos 8 anos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do contacto 266 898 105 ou pelo email biblioteca@cm-montemornovo.pt. Há ainda a possibilidade de, quem não quiser competir, pode apenas inscrever-se para jogar.

Câmara de Mora avança com plano de desenvolvimento estratégico

O Município de Mora procedeu no dia, 14 de março, à contratualização da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) para elaboração e implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico para o concelho de Mora.

Trata-se de um instrumento de gestão e planeamento que permitirá trabalhar estrategicamente o território, tendo como foco principal o futuro do concelho a nível económico. O Plano de Desenvolvimento Estratégico de Desenvolvimento Económico garante que, futuramente, o concelho possa beneficiar de recursos financeiros e investimentos do próximo quadro comunitário de apoio.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Segundo João Grilo, presidente da ADRAL, este é um passo importante para o Município de Mora, pois “é preciso conjugar aquilo que são as prioridades do executivo para o território, com as possibilidades que existem de financiamento ou de apoios. Sem um trabalho estruturado a esse nível torna-se mais difícil alcançar objetivos”.

“Este Plano de Desenvolvimento Estratégico é muito importante porque vai permitir perceber os pontos fortes e fracos, mostrando assim as nossas prioridades e preparar-nos para o futuro”, diz, por sua vez, Paula Chuço, a presidente da Câmara Municipal de Mora.

Prevê-se que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico esteja concluído no prazo de 11 meses e contará, obrigatoriamente, com a colaboração de diversas entidades e empresas do município.

[/shc_shortcode]

Bernardo Chatillon apresenta “O Fazer Do Dizer” este sábado

Amanhã, dia 19 de março, na XL Box do Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, Bernardo Chatillon apresenta “O Fazer do Dizer”, pelas 21:30 horas.

Sinopse: “Como se comunica o que não se diz? “O Fazer Do Dizer”, de Bernardo Chatillon, inspira-se fortemente na fisicalidade criada pela tentativa de falar uma língua que não dominamos. Pretende-se imaginar novos mundos, colocando a hipótese de nos relacionarmos com os espaços que estão obstruídos, camuflados, ilegíveis, ignorados, invisíveis. Conviver com os corpos, as paisagens, e os movimentos que estão presentes mas não têm visibilidade em articulação com o conceito de Pensamento Mágico aplicado à dimensão teatral”.

Este ensaio aberto é de entrada livre, no entanto é necessário fazer reserva antecipada, através da Bilheteira Online do Município.

As imagens da partida da terceira etapa da Volta ao Alentejo em Elvas

Foi no Aqueduto da Amoreira, em Elvas, que teve início na manhã desta sexta-feira, 18 de março, a terceira etapa, ainda que numa partida simbólica, da Volta ao Alentejo em Bicicleta.

A etapa teve oficialmente início junto ao Forte da Graça, cerca de dez minutos depois.

A etapa, num total de 176,6 quilómetros, chega ao fim na Avenida da Liberdade, por volta das 16 horas, em Ponte de Sor.

O percurso incluiu Metas Volantes em Monforte, Avis e Foros de Arrão e apenas uma contagem de montanha de 4ª categoria, em Montargil.

VI Semana da Bolota começa em Montemor

A VI Semana da Bolota começa este sábado dia 19 e decorre até dia 27 de março, em Montemor-o-Novo. Esta é uma iniciativa que pretende celebrar e promover este produto tão característico do concelho.

Assim, no sábado, no Largo Bento de Jesus Caraça, junto ao Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, das 9 horas às 17 horas, irá haver mostra e venda de produtos de bolota, estando presentes entidades como Tia Dulce Doces e Licores Artesanais, Cooperativa Usuários do Freixo do Meio, Moinho de Pisões, Pastelaria Estudantil, Associação Espaço Vipa 1051 (José Luis Araújo, Vergadas Aromáticas e Susana Nunes).

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Entre as 10 horas e as 12 horas há atividades para crianças onde estas podem criar de personagens de bolota. Está ainda programado um atelier de bijutaria com produtos do montado com Ângela Martins, das 14:30 horas às 16:30 horas.

Ainda neste sábado, no Mercado Municipal estará patente o Stand Re-Planta que pode ser visto das 9 horas, às 17 horas.

[/shc_shortcode]

Projeto Erasmus+ My teacher: NATURE em Montemor-o-Novo

De 14 a 17 de março, Montemor-o-Novo recebeu todos os parceiros do projeto Erasmus+ My teacher:NATURE que participam em dinâmicas associadas ao tema em diferentes contextos físicos para e com os materiais da natureza.

O projeto nasceu da necessidade de adotar práticas e rotinas mais sustentáveis no contexto da educação pré-escolar.

Esta iniciativa reúne professores da Turquia, Espanha, Letónia, Macedónia do Norte, Estónia e Portugal, com o objetivo de criar e partilhar novas metodologias de trabalho, recorrendo à natureza como o espaço ideal para aprender e crescer.

Marca – ADL tem visitas ao viveiro na Semana da Bolota

No âmbito da VI Semana da Bolota, em Montemor-o-Novo, a Marca – ADL está a promover uma visita guiada ao seu viveiro de plantas autóctones, na próxima terça-feira, dia 22 de março.

A visita decorre das 15:30 horas às 16:30 horas, no viveiro da Associação que se localiza na Casa João Cidade. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias até dia 20 de março e devem ser feitas para o email agenda21local@cm-montemornovo.pt.

Caminhada solidária vai decorrer na Serra D’Ossa

A Terras d’Ossa – Associação de Desenvolvimento Local da Serra d’Ossa vai realizar no dia 27 de março, domingo, a partir das 8 da manhã na Aldeia da Serra, Redondo, uma caminhada solidária para angariação de fundos destinados à associação Acreditar.

“A associação Terras d’Ossa tem por hábito dinamizar atividades solidárias, e desta vez surgiu a ideia de apoiar uma associação fora do concelho”, como nos referiu Domingos Madruga, presidente da coletividade.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A inscrição é obrigatória e tem o custo de dez euros, sendo que os participantes recebem uma t-shirt da Acreditar. Há ainda a opção de compra de uma pulseira e/ou pin. As verbas angariadas revertem na totalidade para a Acreditar

De acordo com Domingos Madruga, “o percurso é muito fácil. Apesar de ser na serra, é maioritariamente em terreno plano,. numa extensão de cerca de oito quilómetros”.

A Acreditar é uma associação de referência nacional na garantia dos direitos e na promoção da qualidade de vida na área da oncologia pediátrica.

[/shc_shortcode]

Reguengos de Monsaraz realiza concerto para apoiar a Ucrânia

Reguengos de Monsaraz vai mostrar a solidariedade e o apoio à Ucrânia com a realização de um concerto que terá a participação de 10 bandas e grupos musicais do concelho. Na sexta-feira, dia 18 de março, pelas 21.30 horas, o Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições da cidade recebe o concerto solidário “Vozes pela Paz”, uma organização do Município de Reguengos de Monsaraz e do Câmara Reguengos Clube.

Neste concerto vão atuar Rafa & Beltran, Al-Canti, Hugo Soft, Dharma, Grupo Instrumental Lírios do Campo, Brisas do Alentejo, Ste e J. Luís, Os En’Canta Modas, Grupo de Sevilhanas de Reguengos Corazon Flamenco e Luís Caeiro, Valdemar Mochila e Isabel Segurado. O custo da entrada no espetáculo é um donativo monetário livre, com o valor a reverter na totalidade para o pagamento das despesas do “Camião da Paz”.

As juntas de freguesia do concelho vão também comparticipar as despesas desta viagem. Este camião vai transportar todos os bens essenciais angariados nas últimas semanas por uma família ucraniana que reside no concelho com a ajuda de muitos voluntários da comunidade, mas também os que forem oferecidos na sexta-feira no posto de recolha que vai estar à entrada do pavilhão multiusos, antes do concerto solidário “Vozes pela Paz”.

António Danado eleito para o Conselho Diretivo da ANAFRE

O Presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, António Danado, foi eleito para os órgãos sociais da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), pertencendo assim ao Conselho Diretivo durante os próximos quatro anos.

Atletismo dos Bombeiros de Montemor regressa às atividades

A Secção de Atletismo dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo regressou aos treinos e competições habituais após paragem forçada devido à Covid-19.

António Pinetra, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo revela que esta “já começou há mais tempo, como é uma atividade de rua”, confirmando ainda que esta secção “já tem participado em algumas provas”.

O presidente revela ainda que esta equipa “está sempre disponível para receber mais atletas e mais miúdos que queiram participar”, adiantando que “existem vários escalões”, deixando o desejo de que este seja um projeto a continuar até porque “é uma atividade que nos dá algum realce e leva, por este país fora, o nome de Montemor, até porque equipam com o equipamento dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo”.

A secção de Atletismo dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo que regressou agora aos treinos e competições habituais.

“Narrativas” de Casa João Cidade em cena na sexta-feira

No dia 8 de março, a Casa João Cidade, completou 20 anos de existência.

De forma a celebrar este aniversário realiza-se no próximo dia 18 de março, pelas 21 horas, no cineteatro Curvo Semedo, o espetáculo “Narrativas”, um trabalho desenvolvido pelos clientes deste centro de atividades.

A iniciativa conta ainda com diversas surpresas e com os convidados musicais: “Ecos do Monte”, Grupo de Acordeões “Puxa o Fole” da AFAB e Inês Villa Lobos.

A Comunidade Sócio-Terapêutica Casa João Cidade é uma IPSS dirigida a jovens e adultos com deficiência intelectual sediada em Montemor-o-Novo.

Detido por tráfico de estupefacientes em Viana do Alentejo

O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Viana do Alentejo, no dia 12 de março, deteve um homem de 24 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Viana do Alentejo.

No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram uma viatura suspeita estacionada junto de um posto de abastecimento combustível. No decorrer da ação de fiscalização, os militares da Guarda verificaram que os ocupantes da viatura demonstraram um comportamento nervoso, tendo sido realizada uma revista pessoal de segurança aos mesmos e uma busca ao veículo.

No seguimento da ação policial foram apreendidas 8,4 doses de canábis e 12,3 doses de haxixe, culminando na detenção de um dos suspeitos e na elaboração de um auto de consumo de estupefacientes, que foi remetido para a Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência (CDT).

O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Évora.

Action Day do Ano Europeu da Juventude esta sexta-feira em Évora

Decorre o Ano Europeu da Juventude 2022, cuja entidade responsável em Portugal pela dinamização das respetivas atividades é o Instituto Português do Desporto e Juventude.

De acordo com a Decisão do Parlamento Europeu e do Conselho, cabe a cada Estado-membro organizar iniciativas que concorram para a concretização dos objetivos estabelecidos, motivo pelo qual foi envolvida toda a estrutura do IPDJ, nomeadamente as suas Direções Regionais, bem como os diversos parceiros ligados ao domínio da juventude.

O Ano Europeu da Juventude tem quatro objetivos principais: destacar a forma como as transições ecológica e digital proporcionam oportunidades para jovens, ajudar os/as jovens a tornarem-se cidadãos/ãs ativos/as e empenhados/as; promover oportunidades ao alcance dos e das jovens; e integrar uma perspetiva da juventude nas políticas da União.

Desta forma, a Direção Regional do IPDJ Alentejo, em colaboração com a FNAJ, CNJ e respetivas autarquias, irá realizar em três escolas desta região um Action Day, o qual pretende ativar as comemorações deste Ano Europeu da Juventude 2022, junto dos jovens estudantes e estabelecimentos de ensino.

No Alentejo, este Action Day irá concretizar-se amanhã, 18 de março, pelas 11 horas, na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora; no próximo dia 22, na Escola Secundária D. Manuel I, em Beja; e no dia 23 na Escola Secundária de Ponte de Sor.

Rui Veloso Trio em Montemor no sábado

Rui Veloso Trio vai estar em palco no próximo sábado, dia 19 de março, às 21:30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.

Neste concerto intimista Rui Veloso será acompanhado por mais dois guitarristas, Alexandre Manaia e Eduardo Espinho.

As portas abrem às 21 horas e para mais informações deve aceder à pagina da Bilheteira Online, do Município.

Biobairros: da terra à terra através da compostagem em Montemor

Está a decorrer a segunda Semana Aberta da Compostagem nas Freguesias, até dia 19 de março.

O projeto decorre em Cabrela, São Cristóvão, Silveiras e Casa Branca, freguesias que irão receber um compostor doméstico podendo, a partir deste, reciclar as cascas e as folhas, sem sair de casa.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Durante a primeira Semana da Compostagem, que decorreu de 23 a 27 de fevereiro, foram recebidas 68 inscrições para cedência de compostores, tendo-se destacado as aldeias do Ciborro e de Cortiçadas de Lavre, com mais de 20 inscrições.

A Semana Aberta da Compostagem é uma ação de rua , promovida pela Câmara Municipal, que prevê deslocações a todas as freguesias para promover a compostagem doméstica, com o financiamento do Fundo Ambiental/programa biobairros, numa parceria com as Juntas de Freguesias e com o projeto Re-Planta/Missão Cascas Solidárias da Gesamb, EIM.

[/shc_shortcode]

VI Semana da Bolota começa no sábado em Montemor

A VI Semana da Bolota começa este sábado dia 19 e decorre até dia 27 de março, em Montemor-o-Novo. Esta é uma iniciativa que pretende celebrar e promover este produto tão característico do concelho.

Assim, no sábado, no Largo Bento de Jesus Caraça, junto ao Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, das 9 horas às 17 horas, irá haver mostra e venda de produtos de bolota, estando presentes entidades como Tia Dulce Doces e Licores Artesanais, Cooperativa Usuários do Freixo do Meio, Moinho de Pisões, Pastelaria Estudantil, Associação Espaço Vipa 1051 (José Luis Araújo, Vergadas Aromáticas e Susana Nunes).

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Entre as 10 horas e as 12 horas há atividades para crianças onde estas podem criar de personagens de bolota. Está ainda programado um atelier de bijutaria com produtos do montado com Ângela Martins, das 14:30 horas às 16:30 horas.

Ainda neste sábado, no Mercado Municipal estará patente o Stand Re-Planta que pode ser visto das 9 horas, às 17 horas.

[/shc_shortcode]

Vila Viçosa assinala 400 anos da primeira edição de “Os Lusíadas”

Os 400 anos da publicação da primeira edição de “Os Lusíadas”, obra épica de Luís de Camões, vão ser assinalados em Vila Viçosa, entre os próximos dias 21 e 27.

O programa começa a 21 de março, segunda-feira, com as comemorações do Dia Mundial da Poesia, com várias atividades em frente ao busto de Florbela Espanca: às 10 horas, declamação de poemas de Florbela Espanca e sonetos de Luís de Camões, com as participações do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, Grupo de Amigos de Vila Viçosa e Fundação da Casa de Bragança; às 11 horas, intervenção de Jorge Serafim, com textos de Florbela Espanca; às 12 horas, poetas espanhóis recitam Florbela Espanca; 15 horas, atuação dos petas populares Liseta Martinho e José Venâncio; e, entre as 16 e as 17 horas, um Alentejo de Honra.

Na terça-feira, dia 22, às 15 horas, no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, há um colóquio sobre a Camoniana e a inauguração de uma exposição sobre Luís de Camões e “Os Lusíadas”. A 23 de março, quarta-feira, há dois concertos do Carrilhão, de Constância Lvsitanvs: às 10 horas no Terreiro do Paço e às 18 horas na Praça da República. Na quinta-feira, dia 24, às 17,30 horas, no Salão Rosa do Marmoris Hotel, abre a exposição dos trabalhos concorrentes ao Prémio de Pintura Henrique Pousão, que inclui uma sessão de flamengo, com artistas da Estremadura espanhola.

A 25 de março, sexta-feira, às 18 horas, realiza-se a Anunciação do Senhor, uma celebração religiosa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição; e, às 21 horas, no mesmo local, há o concerto com “ARS Cantata”. O sábado, dia 26, é preenchido com uma homenagem a Luís de Camões.

Este programa encerra a 27 de março, domingo, entre as 10 e as 17 horas, com a exposição “Três Coroas, a mesma Padroeira”, com as coroas de Nossa Senhora da Conceição (Vila Viçosa), Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Sameiro (Braga); e, às 10.30 horas, há uma eucaristia presidida por Dom José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

EB 2,3 São João de Deus recebe “já comeste fruta?”

A Escola Básica de São João de Deus em Montemor-o-Novo recebeu a atividade “já comeste fruta hoje”.

Esta atividade da necessidade de incentivar os jovens a consumir mais fruta diariamente. De forma a aproveitar o ano internacional da fruta, celebra-se a fruta criando a atividade de prova de frutas, abordando a importância de comer fruta, a quantidade de micro e macro nutrientes que a fruta dá, contribuindo para o bom funcionamento do corpo, sobretudo em idade de crescimento.

A atividade contou ainda com a colaboração do UCC Monte Mor, do Centro de Saúde de Montemor-o-Novo, através de uma enfermeira da Saúde Escolar.

Montemor recebe “Descobre o Teu Interior” em abril

“Descobre o Teu Interior 2022”, organizado pela plataforma independente Gerador, é o primeiro festival itinerante pelo interior de Portugal, que começa no dia 31 de março e, durante 16 dias, pretende levar concertos e atividades artísticas e culturais a oito territórios do país.

O festival vai passar dois dias em cada um dos oito municípios do interior, contando sempre com uma programação ao vivo, digital, adaptando-se às características locais.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Montemor-o-Novo, Vila Viçosa, Viana do Alentejo, Beja, Constância, Pombal, Mesão Frio e Mêda são os municípios que vão receber a segunda edição, agora em formato presencial, do “Descobre o Teu Interior 2022”.

Quanto às atividades estão programados 16 dias de atividades, com mais de 70 iniciativas. O festival estará no dia 31 de março e 1 de abril em Beja, seguindo para Viana do Alentejo, nos dias 1 e 2 de abril. Montemor-o-Novo recebe o festival a 2 e 3 de Abril, viajando o “Descobre o Teu Interior 2022” até Vila Viçosa nos dias 8 e 9 de abril. Nos dias 9 e 10 de Abril será a vez de Constância receber este evento, seguindo, mais tarde, para Pombal, a 20 e 21 de abril. Mesão Frio recebe a iniciativa a 22 e 23 de Abril, terminando o festival em Mêda, nos dias 23 e 24 de Abril.

O cartaz para os 16 dias de festival conta com nomes como Benjamim, Tó Trips, Surma, Afonso Cabral, Labaq, Hélio Morais e Beatriz Pessoa. Desde visitas guiadas, conferências, musica e workshops, este festival conta com uma vasta programação.

Esta é uma iniciativa paga, tendo o bilhete para todo o festival o custo de 40 euros, enquanto que, para as atividades programadas apenas para um município é de 14 euros. Quanto às iniciativas a realizar em formato online terão o custo de 9 euros para a totalidade do festival.

[/shc_shortcode]

Abate de pinheiro na zona da mata do Castelo de Montemor

Foi abatido, no dia 14 de março, na mata do Castelo de Montemor-o-Novo, um pinheiro de grandes dimensões que se encontrava tombado sobre parte da muralha do castelo.

Assim para evitar que caísse, ou danifica-se a muralha, as equipas de ambiente, espaços verdes e proteção civil, apoiadas pelo carro com plataforma elevatória dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, realizaram a intervenção, zona da mata do Castelo, a plantação de novas espécies arbóreas, incluindo pinheiros.

Raide Hípico de homenagem a Valerie Clarke de regresso a Estremoz

A Quinta do Carmo, na Glória, em Estremoz, será palco, este sábado e domingo, da quinta edição do Raide Hípico Valerie Clarke, numa organização do Município e da Associação Hípica de Estremoz.

A prova, que tem uma componente internacional, era, até então, disputada em São Bento do Cortiço, localidade onde Valerie Clarke viveu, segundo revela o presidente da Associação Hípica de Estremoz, João Rodrigues.

O raíde, que nos dois últimos anos não se realizou, devido à pandemia, está assim de regresso, sendo que João Rodrigues tem esperança que possa ter uma boa adesão. Para já, e tendo em conta que as inscrições estão abertas até amanhã, é ainda incerto no número de participantes, por mais que saiba que há praticantes brasileiros e espanhóis inscritos. O prémio em jogo neste raide hípico é de 1.750 euros.

Valerie Cecil Mary Clarke, conhecida como “A Inglesa”, nasceu em 1938 em Guilford. Conheceu Portugal e foi viver para São Bento do Cortiço, onde começou a sua coudelaria com duas éguas de Puro Sangue Inglês. Sem nunca ter abandonado as provas desportivas, dedicou-se à criação e desbaste de cavalos, bem como ao ensino de crianças e adultos. Estando sempre envolvida em quase todas as disciplinas equestres, das quais se destacam: os saltos, as provas de ensino, as atrelagens e os raids, projetando assim o nome da freguesia e do concelho, pelo país e estrangeiro. Invariavelmente apresentava os seus cavalos nas feiras de Santarém e da Golegã onde eram sempre distinguidos.

Homem detido em Vendas Novas por violência doméstica

O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 14 de março, deteve um homem de 57 anos por violência doméstica, no concelho de Vendas Novas.

No âmbito de uma investigação de violência doméstica, apurou-se que o suspeito ameaçava, perseguia e agredia física e psicologicamente a vítima, a sua ex-companheira de 53 anos. Na sequência das diligências de investigação, foi dado cumprimento a um mandado de detenção.

O detido foi presente a primeiro interrogatório ontem, dia 15 de março, no Tribunal Judicial de Évora , tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.  

Reguengos tem meta volante na Volta ao Alentejo em bicicleta

A segunda etapa da 39ª edição da Volta ao Alentejo em bicicleta vai passar por Reguengos de Monsaraz no dia 17 de março, pelas 14h30, e terá uma meta volante na cidade.

A primeira etapa da “Alentejana” decorre no dia 16 de março e vai ligar Vendas Novas a Sines numa extensão de 176,7 quilómetros. No dia seguinte a etapa parte de Beja, passa por Serpa, Moura, Mourão e entra em Reguengos de Monsaraz até à Rua de Mourão onde está instalada a meta volante.

Os ciclistas passam depois pela Praça da Liberdade, pela Avenida António José de Almeida e saem da cidade pela rotunda do bombeiro em direção à Cumeada e a São Marcos do Campo. Esta segunda etapa tem 187,7 quilómetros de extensão e termina em Portel.

No dia 18 de março os ciclistas vão ligar Elvas a Ponte de Sor num percurso de 179,3 quilómetros e no dia seguinte vão ter um contrarrelógio individual de 8,4 quilómetros em Castelo de Vide. A última etapa, no dia 20 de março, será entre Castelo de Vide e Évora com os ciclistas a pedalarem 171,9 quilómetros.

Exposição de Inês Ferreira para visitar até amanhã em Montemor

“I Will Stuff Myself With Tulips”, de Inês Ferreira, está patente até amanhã, dia 18 de março, na Galeria Municipal de Montemor e pode ser visitada de segunda a sexta, das 10 horas às 12:30 horas e das 14 horas às 18 horas.

A artista e autora desta exposição, Inês Ferreira, revela que esta exposição é uma apresentação de “uma série de pintura, cerca de 20, todas feitas a óleo e um vídeo”, chamado “Estradas de Alma”, inspirado num texto, acrescentando que este contou com a colaboração de “Larissa, uma artista brasileira a residir em Montemor-o-Novo e foi filmado, ainda este ano, no castelo”, desta cidade.

Inês Ferreira, artista e arquiteta de Lisboa a residir em Montemor-o-Novo desde 2020, revela que este foi “um convite que veio da Galeria Municipal” onde todos os trabalhos apresentados “tanto as pinturas, como o vídeo, foi tudo feito cá em Montemor”, tendo a autora já participado em outras atividades promovidas no concelho, tais como, a participação num “Festival que aconteceu nas Oficinas do Convento onde apresentei três pinturas”. A artista deixa ainda o convite a todos para que “apareçam e que gostem desta exposição”.

A exposição está patente até dia 18 de março e poderá ser vista no horário habitual da Galeria Municipal de Montemor-o-Novo.

Orluis Aular vence etapa 1 da Volta ao Alentejo em bicicleta

Foto: ojogo.pt

O venezuelano Orluis Aular venceu a etapa inaugural da Volta ao Alentejo em bicicleta pois foi o mais rápido, esta quarta-feira, dia 16, na chegada a Sines.

O velocista da Caja Rural-Seguros completou os 176,7 km, desde Vendas Novas, em 4h05m56s, sendo que o seu colega Iúri Leitão foi segundo.

A etapa de amanhã, quinta-feira, dia 17, liga Beja a Portel. A Volta ao Alentejo em bicicleta está a decorrer até domingo, dia 20.

“Corrida Sempre Mulher” com inscrições abertas

As inscrições para participar na “Corrida Sempre Mulher” que decorrerá a dia 3 de Abril, na Praça dos Restauradores em Lisboa, terminam a dia 22 de março

Esta é uma iniciativa que tem como objetivo angariar fundos para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher Com Cancro da Mama. Há ainda a possibilidade de escolher entre duas opções, a caminhada de 5 km, na qual os homens podem inscrever-se, ou na prova de corrida de competição, de 5 km, exclusiva a mulheres.

As inscrições estão abertas até dia 22 de março, sendo que estas devem ser feitas através do site corridasempremullher.com

Ficam em liberdade os homens que raptaram e abusaram de jovem em Montemor-o-Novo

Os dois homens, um de 24 e outro de 20 anos, residentes em Montemor-o-Novo, detidos por alegadamente terem raptado e abusado de uma jovem com 15 anos, ficaram em liberdade.

Segundo relatório oficial da Polícia Judiciária, aos arguidos foram aplicadas as medidas de coação de proibição de contactos com a vítima e frequentar os mesmos lugares, com controlo de vigilância eletrónica e apresentações bissemanais em Órgão de Polícia Criminal local.

Os dois homens, residentes em Montemor-o-Novo, que, em data não concretamente apurada, terão, conjuntamente, subjugado a vítima, uma menor de 15 anos, a atos de violência sexual, depois de a terem transportado para lugar ermo, contra a vontade da mesma, tinham sido detidos, pela Unidade Local de Investigação Criminal de Évora, pela autoria de dois crimes de violação agravada, um crime de rapto e um crime de ameaça.

Biblioteca de Montemor-o-Novo promove torneio de jogos de tabuleiro

A Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo está a promover o 1º Torneio de Jogos de Tabuleiro, no próximo sábado dia 19 de março, das 14:30 horas às 17:30 horas.

Esta competição está dividida em duas categorias Jogo Infantil, para crianças dos 5 aos 7 anos, acompanhadas por um adulto e, Jogo Sénior, para crianças a partir dos 8 anos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do contacto 266 898 105 ou pelo email biblioteca@cm-montemornovo.pt. Há ainda a possibilidade de, quem não quiser competir, pode apenas inscrever-se para jogar.

Trail da Filhós em Cabrela em maio

Maio é o mês do desporto e para assinalar a data, a freguesia de Cabrela está a promover, a dia 8 de maio, o II Trail da Filhós e no dia 22 de maio, o9 III Trail da Filhós.

O Trail conta com uma caminhada da 5 km e duas provas, uma de 10 km e outra 17 km.

A iniciativa é promovida pela Junta de Freguesia de Cabrela, sendo que as inscrições devem ser feitas através dos sites da ACorrer e da APedalar.

Montemor recebe Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos

De 30 de março a 2 de Abril e de 4 a 8 de Abril, Montemor-o-Novo recebe a Unidade Móvel de Recolha de Resíduos Perigosos, criada pela GESAMB, na zona do Rossio, junto à praça de touros.

Objetos ou materiais que contenham produtos tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes, não devem ser abandonados ou descartados de forma descuidada, até porque podem poluir o ambiente e prejudicar a saúde.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Restos de tinta,  telemóveis,  baterias de carros e outras,  pilhas,  aerossóis,  solventes,  toners, radiografias, óleos de motor, vernizes, produtos de cosmética, lâmpadas, pequenos eletrodomésticos, são alguns dos objetos que podem ser entregues nesta unidade móvel.

Deve ter cuidado de transportar estes materiais em segurança, em recipientes ou sacos resistentes e bem fechados. Esta Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos funciona de segunda a sexta, das 11 horas às 14:30 horas e das 15:30 horas às 18:30 horas e, durante o fim-de-semana, das 10 horas às 13 horas e das 14 horas às 18 horas.

[/shc_shortcode]

Vila Viçosa celebra os 375 anos da Coroação de Nossa Senhora da Conceição

As celebrações dos 375 anos da Coroação de Nossa Senhora da Conceição, enquanto Rainha e Padroeira de Portugal, decorrem em Vila Viçosa, entre os dias 25 e 27 deste mês.

Para assinalar a data, a dia 27 de março, está patente a exposição “Três Coroas, a mesma padroeira”, das 10 horas às 17 horas, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Nesta mostra estarão, pela primeira vez reunidas, as três coroas de imagens com maior valor do património religioso do país.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A dia 25 de março assinalam-se 375 anos da proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal, um momento que foi celebrado, pela primeira vez, pelo rei D. João IV, na altura da guerra pela restauração da independência.

A iniciativa é organizada pela Arquidiocese de Évora, pela Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, pelo Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, pelo Santuário do Sameiro, pelo Santuário de Fátima e pela Câmara Municipal de Vila Viçosa e apoiada pela RTP.

[/shc_shortcode]

Comunidade de Leitores “A Viagem do Elefante”

Decorreu no dia 10 de março, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, a sessão da Comunidade de Leitores onde foi discutida a obra “A Viagem do Elefante”, de José Saramago, onde esteve presente o historiador Doutor Jorge Fonseca, que apresentou a comunicação “Salomão, o elefante de Saramago”.

Na sessão foi feita uma análise entre a história e a ficção, do livro, onde foi apresentada a hipótese de Salomão ter passado em Montemor-o-Novo, uma hipótese fundamentada na representação de um elefante e o seu cornaca no fresco da Capela de São Pedro.

Ao longo deste debate foram discutidas questões como personagens decisivas, para o autor, “Subhro”, que tem um papel fundamental nos momentos mais dramáticos e cómicos da narrativa. Foram ainda debatidos o papel do leitor na obra apresentada.

Estou Aqui! Crianças com inscrições abertas

As inscrições para o programa Estou Aqui! Crianças, da Polícia de Segurança Pública, já estão abertas e podem ser feitas no site estouaqui.mai.gov.pt.

O programa Estou Aqui! Crianças (EAC) é uma iniciativa exclusiva e pioneira da PSP, criado em 2012, e que, sendo gratuita, pretende “contribuir para a segurança das famílias que têm crianças”, segundo o Intendente Nuno Carocha, Diretor do Gabinete de Imprensa e Relações Públicas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Estou Aqui! Crianças tem como principal objetivo agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família. Caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer adulto que a encontre somente necessita contactar a PSP por intermédio do n.º de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo. A Polícia de Segurança Pública tratará de informar a família e assegurar de imediato o reencontro familiar.

“Este é um programa de utilização muito simples, uma vez que não envolve nem tecnologias nem custos. Desde 2012, já foram entregues mais de 400 mil pulseiras, a nível nacional, o que nos tem dado muito gozo. Neste período, já resolvemos dez ocorrências de crianças que se perderam das suas famílias e, através deste programa, conseguimos promover o seu reencontro”.

As pulseiras destinam-se a crianças com idades compreendias entre os 2 e os 10 anos e possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais. São válidas em todo o território nacional e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal como não residentes.

[/shc_shortcode]

Volta ao Alentejo com meta volante em Alcáçovas

Decorre de 16 a 20 de março, a 39ª Volta ao Alentejo Cafés Delta 2022, organizada pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e pela Podium Events.

Na etapa inaugural, hoje, dia 16 de março, a Volta ao Alentejo vai ligar Vendas Novas a Sines, num total de 176 kms, com passagem por Alcáçovas (por volta das 12h52), onde haverá uma meta volante.

Dezanove equipas, 13 das quais portuguesas, 133 corredores, 724 kms e 5 etapas são alguns dos números desta edição da alentejana que começa em Vendas Novas e termina em Évora, na Praça do Giraldo.

Volta ao Alentejo em Bicicleta tem início esta quarta-feira em Vendas Novas

A 39ª edição da Volta ao Alentejo Delta Cafés tem início esta quarta-feira,16 de março, com a primeira etapa a ligar Vendas Novas a Sines.

Este é, segundo revela Joaquim Gomes, da organização da prova, “o maior evento desportivo do Alentejo”, recordando que no próximo ano, a Alentejana comemora 40 anos, pelo que esse marco será assinalado.

Esta edição, tal como adianta Joaquim Gomes, vai manter as “quatro sub regiões do Alentejo, em que certamente vamos conseguir mais uma vez com muito sucesso, manter intactas as premissas, que fazem da Volta ao Alentejo, uma prova das mais importante e muito estrutural, do calendário do ciclismo português”.

Joaquim Gomes destaca que esta prova tem mais equipas portuguesas que estrangeiras, devido ao facto de “Portugal ter, cada vez mais, equipas de ciclismo profissional”. Nesta edição estão presentes 13 equipas nacionais, o que limita o convite a muitas equipas estrangeiras, que serão cerca de seis.

Para o presidente da Câmara de Vendas Novas, Luís Dias, “é um motivo de orgulho” acolher, novamente, a partida da Volta ao Alentejo, que para si se assume como um “símbolo de desporto que a região cultiva e vamos conseguindo manter”.

Luís Dias garante que este arranque da Alentejana será “bem aproveitado” pela própria cidade e pela população, que irá apoiar em massa.

Volta ao Alentejo em Bicicleta que arranca hoje com a primeira etapa a ligar Vendas Novas a Sines.

Montemor-o-Novo no maior certame de Turismo do país

Entre os dias 16 e 20 de março, vai ter oportunidade de redescobrir Montemor-o-Novo na Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL, o maior certame de Turismo do país, no pavilhão da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, vamos dar a conhecer novos projetos e reforçar a promoção dos que já contam com atividade no nosso concelho, são eles:

Wine Roots, projeto de animação turística a nascer no concelho, tendo como ponto de partida o vinho e a vinha como produto de excelência para vistas e experiencias únicas.

Hotel do Sono, Sleep and Nature, unidade hoteleira que terá como objetivo o conforto e bem-estar aleados às terapias do tratamento do sono, motivo de estadia mais que válido para um bom descanso.

Casa das Letras, um alojamento local diferenciador no concelho de Montemor onde os livros e a leitura são a base deste espaço acolhedor na Vila de Cabrela.

Burriscas– campismo rural, indicado para quem gosta da calmaria do campo, mas que não quer perder a cidade e o castelo de vista.

Filhoses de Cabrela, esta iguaria doce de qualidade única, vai ser o mote de apresentação e degustação no espaço do Município, vai ser uma delicia.

Ludopólis – A Cidade da Diversão é o lugar onde, em família ou entre amigos, se poderão experimentar muitas centenas de jogos e diversões para todos os gostos e idades. Conheça este novo projeto a partir da Vila de Cabrela.

Tia Dulce e a Padaria e Pastelaria Almodôvar também estarão presentes com produtos que os visitantes desta feira internacional irão ficar rendidos.

E por fim, os projetos municipais que não poderiam de deixar de estar presentes, será apresentado o Roteiro Literário Levantado do Chão onde se irá oferecer aos visitantes os roteiros temáticos do projeto e ainda a Semana da BOLOTA, que estará em destaque na próxima semana onde apresentaremos o programa a quem nos vista.

Motivos mais que muitos para nos visitar porque Montemor-o-Novo sabe muito bem! 

+info.: https://btl.fil.pt/

39ª Volta ao Alentejo em Bicicleta passa por Montemor-o-Novo na 1.ª etapa

A Volta ao Alentejo em bicicleta regressa este ano à data em que tradicionalmente é realizada, coincidindo com o início da estação florida, com o pelotão da “Alentejana” a antecipar a Primavera. A competição, uma das mais carismáticas em Portugal, acontece de 16 a 20 de março.

Esta será a 39ª edição organizada pela CIMAC – Comunidade do Alentejo Central e Podium Events. Ao longo de cinco dias, com partida em Vendas Novas, na quarta-feira, dia 16, e chegada a Évora no domingo, dia 20, a Volta ao Alentejo Delta Cafés vai percorrer 724 quilómetros.

Portugueses e espanhóis têm repartido os triunfos, mas o último vencedor foi o uruguaio Mauricio Moreira (Efapel).

O concelho de Montemor-o-Novo é brindado com a passagem da “Alentejana” logo na 1.ª etapa, a 16 de março, entre as 11h45 e as 12h40:

  • Silveiras- 11h47
  • Montemor-o-Novo, à dta. p/Alcáçovas – 12h05
  • Rotunda à dta p/ Alcáçovas – N2 – 12h05
  • Ponte – Rotunda à esq p/ Alcáçovas – 12h07
  • Escoural – Rotunda em frente p/Alcáçovas, N2 – 12h26
  • Casa Branca – Rotunda em frente p/Alcáçovas N2 – Ponte sob Linha de Férrea – 12h32

+ info.:

https://voltaaoalentejo.com/not%C3%ADcias/vadelta-caf%C3%A9s/pelot%C3%A3o-da-alentejana-antecipa-primavera/

https://voltaaoalentejo.com/etapas/1%C2%AA-etapa/

Vozes de Mulheres na Obra de José Saramago

No passado dia 11 de março, decorreu na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo a iniciativa “Vozes de mulheres na obra de José Saramago”, uma criação e interpretação de Joana Manuel, a partir de uma seleção de excertos pela Fundação José Saramago, atividade integrada nas comemorações do 8 de março – Dia do Município, de S. João de Deus e Internacional da Mulher, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo.

Durante uma hora, foram interpretados episódios das obras: “Ensaio Sobre a Cegueira”, “Intermitências da Morte”, “Memorial do Convento”, “História do Cerco de Lisboa” e “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, onde se destacaram as personagens femininas, a quem Joana Manuel deu voz e vida, numa emocionante interpretação das palavras do Nobel da Literatura.

A iniciativa teve o apoio da Fundação José Saramago e enquadra-se nas Comemorações do Centenário de José Saramago.

“Clube Top” um programa para apoiar clubes desportivos promovido pelo IPDJ

Clube Top é um programa de capacitação de clubes desportivos que tem como objetivo apoiar clubes, formando dirigentes e colaboradores, em diversas áreas, uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Deste modo, a Direção Regional do Alentejo do IPDJ vai realizar três ações de formação, a primeira no sábado dia 19 de março, das 15 horas às 19 horas, em Beja, no IPDJ, sobre “Erasmus+ Desporto”; a segunda em Évora, no IPDJ, no dia 26 de março, das 10:30 horas às 12:30 horas, com o tema “Proposta de Patrocínio”; e a última, também dia 26 de março, em Portalegre, entre as 15 horas e as 17 horas, no IPDJ, sobre Como construir candidaturas à Bandeira da Ética”.

Para participar nestas formações é necessário estar registado na Base de Dados Única, bem como estar inscrito na formação pretendida. Para mais esclarecimentos deve contactar através dos emails sonia.gaudencio@ipdj.pt (Beja); dora.duarte@ipdj.pt (Évora) ou dina.crespo@ipdj.pt (Portalegre).

Anta-Ermida da Senhora do Livramento está no concelho de Montemor

A Anta-Ermida de Nossa Senhora do Livramento situa-se na localidade de São Brissos, Santiago do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, tendo sido classificada como Imóvel de Interesse Público em 1957.

Montemor-o-Novo é um concelho particularmente rico em testemunhos megalíticos, nomeadamente no que se refere à arquitetura funerária, podendo ainda ser encontrados outros tipos de vestígios arqueológicos de outras épocas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta anta está identificada como sendo a sétima, em S. Brissos, tendo sido convertida, no século XVII, em capela, um sinal claro de reutilização deste espaço sagrado, por diferentes crenças. Esta transformação é também um sinal de sobreposição de diferentes crenças de poderes como por exemplo, economia de recursos, neste caso de materiais.

Originalmente, a Anta-Ermida, era formada por esteios (cinco dos quais remanescentes) graníticos, o espaço da anterior câmara sepulcral corresponde ao actual átrio da ermida, podendo ainda ser possível observar a presença da laje de cobertura – o “chapéu” – e de alguns indícios do corredor de acesso ao seu interior.

No interior deste monumento é visível o processo de cristianização pelo qual esta anta passou, através da presença da imagem de Nossa Senhora do Livramento, tornando este, num local de romaria.

Para chegar à Anta-Ermida de Nossa Senhora do Livramento, com partida de Montemor-o-Novo, deve seguir pela Estrada Nacional nº2, passando a vila de Santiago do Escoural, seguir em direção à estrada M370, virando, mais tarde em direção a Valverde. Cerca de 2 km depois, a Anta encontra-se à direita.

[/shc_shortcode]

Redondo destaca Ruas Floridas e Passadiços na BTL 2022

O concelho de Redondo vai estar representado na Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre entre os dias 16 e 20 de Março, numa organização da Fundação AIP.

A BTL assume-se como o maior evento ligado ao setor do turismo a decorrer em Portugal e o concelho de Redondo vai divulgar, “como não poderia deixar de ser, as Ruas Floridas e também os Passadiços da Serra D’Ossa, que bastantes pessoas têm atraído, sobretudo em tempos de pandemia, quando se procuram locais mais calmos e isolados”, como nos referiu o presidente da câmara, David Galego (na foto).

Com a participação neste evento, é ainda intuito do município estabelecer contactos com diversos parceiros. “Acreditamos que o passa a palavra é muito importante. Exemplo disso, é o grupo de cerca de 100 espanhóis que vamos ter no nosso concelho no dia 26. Nós não queremos um turismo de massas, mas sim de qualidade”.

A edição deste ano da BTL vai apostar na divulgação de alguns setores, como o enoturismo e o turismo de natureza. A Bolsa de Turismo de Lisboa Promovida pela Fundação AIP, a BTL 2022 é o maior evento de Turismo realizado em Portugal, que junta num só espaço mais de 1.400 expositores e mais de 70.000 visitantes, dos quais 35.000 são profissionais.

Câmara de Mora avança com plano de desenvolvimento estratégico

O Município de Mora procedeu ontem, 14 de março, à contratualização da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) para elaboração e implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico para o concelho de Mora.

Trata-se de um instrumento de gestão e planeamento que permitirá trabalhar estrategicamente o território, tendo como foco principal o futuro do concelho a nível económico. O Plano de Desenvolvimento Estratégico de Desenvolvimento Económico garante que, futuramente, o concelho possa beneficiar de recursos financeiros e investimentos do próximo quadro comunitário de apoio.

Segundo João Grilo, presidente da ADRAL, este é um passo importante para o Município de Mora, pois “é preciso conjugar aquilo que são as prioridades do executivo para o território, com as possibilidades que existem de financiamento ou de apoios. Sem um trabalho estruturado a esse nível torna-se mais difícil alcançar objetivos”.

“Este Plano de Desenvolvimento Estratégico é muito importante porque vai permitir perceber os pontos fortes e fracos, mostrando assim as nossas prioridades e preparar-nos para o futuro”, diz, por sua vez, Paula Chuço, a presidente da Câmara Municipal de Mora.

Prevê-se que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico esteja concluído no prazo de 11 meses e contará, obrigatoriamente, com a colaboração de diversas entidades e empresas do município.

Falta de ferro no sangue no “De Boa Saúde” desta semana

Cansaço extremo, sono frequente, tornozelos inchados, queda de cabelo, pele pálida, falta de apetite e infeções frequentes são indicadores de falta de ferro no sangue.

Estes sintomas podem surgir devido uma alimentação pobre em alimentos fonte de ferro ou como consequência de sangramentos excessivos, como hemorragias e fluxo menstrual intenso, o que faz com que exista menor quantidade desse mineral e, consequentemente, de hemoglobina.

O ferro, explica o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, é um elemento fundamental do organismo, sendo que a falta dele pode resultar numa anemia.

Para confirmar a deficiência de ferro, é normalmente realizada a avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além de ser indicada a realização de hemograma para avaliar os níveis de hemoglobina, que podem estar diminuídos.

Carne vermelha, ovo, atum, sementes de abóbora e girassol, banana, brócolos e espinafre são alguns exemplos de alimentos que ajudam a aliviar os sintomas de falta de ferro.

“Narrativas” de Casa João Cidade em cena na sexta-feira

No dia 8 de março, a Casa João Cidade, completou 20 anos de existência.

De forma a celebrar este aniversário realiza-se no próximo dia 18 de março, pelas 21 horas, no cineteatro Curvo Semedo, o espetáculo “Narrativas”, um trabalho desenvolvido pelos clientes deste centro de atividades.

A iniciativa conta ainda com diversas surpresas e com os convidados musicais: “Ecos do Monte”, Grupo de Acordeões “Puxa o Fole” da AFAB e Inês Villa Lobos.

A Comunidade Sócio-Terapêutica Casa João Cidade é uma IPSS dirigida a jovens e adultos com deficiência intelectual sediada em Montemor-o-Novo.

Arraiolos recebe nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos

Arraiolos será o próximo concelho do distrito de Évora a receber, em 2022, a nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) da GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos, de 16 a 19 de março.

Esta é uma unidade que tem como objetivo sensibilizar a população para que se dê um destino seguro e diferenciado ao fluxo de resíduos domésticos perigosos.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Numa região com dificuldades de acessos, como existem no Alentejo, esta solução inovadora e itinerante vem promover melhores práticas às populações mais afastadas.

Depois de Évora, Mourão e Reguengos de Monsaraz e Alandroal será a vez de Arraiolos receber esta nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) da GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos.

[/shc_shortcode]

“Círculos de Paz” feitos por crianças do concelho expostos no Mercado Municipal

O Mercado Municipal em Montemor-o-Novo tem patente a exposição “Círculos de Paz”, uma mostra que teve como origem uma atividade letiva que envolveu crianças de todas as turmas de Jardim de Infância e 1º Ciclo do concelho.

Maria Galego responsável pela Oficina da Criança em Montemor-o-Novo e coordenadora no projeto explica que a exposição “foi realizada no âmbito do projeto educativo Círculos de Paz, criado com as turmas de Jardim de Infância e 1º Ciclo, no ano letivo 2020/2021”, tendo estado envolvidas “48 turmas, dentro desta comunidade educativa e o objetivo foi refletir sobre o conceito de paz”, tendo o projeto surgido no âmbito do “Municípios Pela Paz”, do qual o concelho de Montemor-o-Novo faz parte.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este trabalho permitiu às crianças “explorar, através da forma geométrica do círculo, da análise da sua forma perfeita, refletiu-se sobre os benefícios que esta forma geométrica poderia trazer para um grupo de pessoas e na produção das suas sinergias”, durante o projeto, as crianças exploram a temática da paz, “com jogos, momentos de meditação e relaxamento, sessões de expressão plástica e por fim, houve uma visita aos Cromeleques dos Almendres, um monumento megalítico um espaço onde o círculo é dominante, num lugar místico e de união”, revela Maria Galego.

Depois de terem sido trabalhadas estas dinâmicas, as crianças criaram as suas próprias mandalas, com “uma diversidade de técnicas, entra a colagem de leguminosas secas e de pasta de papel”, revela Maria Galego. Quanto ao conceito de mandala esta “é uma representação geométrica, com uma dinâmica de relação entre o Homem e o mundo que o rodeia”, tendo este sido o culminar de todo o projeto, para as crianças do concelho.

“Círculos de Paz” a exposição que está patente no Mercado Municipal, uma representação de paz de cada criança do concelho de Montemor-o-Novo.

[/shc_shortcode]

“Bio Bairros” promove compostagem campanha de rua

O programa “Bio Bairros” está a promover uma semana aberta de “Compostagem na Sua Freguesia”, uma campanha de rua, até dia 19 de março.

Para participar e receber um compostor, deve inscrever-se na junta de freguesia. Para mais informações pode aceder aos site do projeto re-planta.

Coronel Nuno Duarte empossado diretor do Museu Militar de Elvas

O coronel Nuno Duarte tomou posse, na manhã desta segunda-feira, 14 de março, enquanto diretor do Museu Militar de Elvas, numa cerimónia presidida pelo diretor de História e Cultura Militar, o major-general Aníbal Flambó, e o vice-chefe do Estado-Maior do Exército, o tenente-general Guerra Pereira.

Em declarações à Rádio ELVAS, o novo diretor do museu diz ter um “grande sentimento de gratidão”, com este regresso a Elvas, 39 anos depois, de onde saiu, em 1983, quando ingressou na Academia Militar, sendo esta nova função que agora assume “um novo desafio” na sua carreira, que encara com “perspetivas diferentes”.

“Todos os museus são estáticos e é preciso dar dinâmica àquilo que é estático. Este é um desafio que quero abraçar que, da mesma forma que fiz, ao longo da minha carreira, e mais uma função para cumprir e servir o Exército Português”, diz ainda.

Nuno Duarte desempenhou funções de adido militar, na embaixada de Portugal na Guiné-Bissau até há poucas semanas, depois de ter sido o segundo comandante da Zona Militar da Madeira e comandante do Regimento de Cavalaria nº 3 (RC3) de Estremoz.

Já o vice-chefe do Estado-Maior do Exército, lembra que o Museu Militar de Elvas é o maior do Exército e que tem um conjunto de coleções visitáveis únicas. “O Exército tem, num dos seus valores, honrar os seus antepassados e é importante manter e divulgar a história”, diz o tenente-general Guerra Pereira, que destaca ainda a “grande ligação” que o museu tem com as autoridades locais e a própria população. “Mas temos ambição de ir mais longe, projetando este museu para fora da sua região também”, remata.

Também o major-general Aníbal Flambó recorda a importância deste, que é o maior museu do país: “tem uma importância muito grande para nós, porque o facto de se ter instalado aqui o museu foi uma forma da instituição militar continuar em Elvas, aquando do fim do Regimento de Infantaria nº 8”. Se assim não fosse, acrescenta, Elvas deixaria de ter uma instituição militar o que, para o major-general “não seria aceitável”, até porque é uma cidade-quartel.

O anterior diretor do museu, major Carlos Carretas, garante que a experiência de dirigir este espaço museológico de Elvas, até ao momento, foi “muito gratificante”. O major, que esteve à frente dos destinos do espaço nos últimos dois anos, recorda ainda que o museu abarca várias temáticas, como os arranjos militares, o serviço militar, o armamento coletivo, desde 1851, e as famosas viaturas militares históricas, sendo que, apesar dos períodos mais difíceis da pandemia, em que o museu chegou a estar de portas fechas durante cerca de três meses, teve sempre “alguns visitantes”.

Encontro de Escolas de Natação em Montemor-o-Novo

Realizou-se no passado dia 12 de Março de 2022, o Encontro de Escolas de Natação, referente à época desportiva 2021/2022, em organização da Escola de Natação Municipal de Montemor-o-Novo. Trata-se de uma prova que, na época passada apena se realizou de forma interna e no decorrer das aulas, onde os únicos participantes foram os nadadores da nossa Escola de Natação. Reunidas todas as condições, num total de 60 nadadores, participaram no Encontro de Escolas de Natação, quatro equipas: As equipas da casa, sendo elas a Escola de Natação da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e o Atlético Clube de Montemor-o-Novo, a Escola de Natação da Câmara Municipal de Mora e o Grândola Sports Clube.

Numa prova destinada as faixas etárias mais novas, destaca-se o convívio criado em torno dos atletas, onde o objetivo principal sempre foi a participação. De destacar que se trata da terceira prova presencial, em organização da Escola de Natação da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, pós pandemia, e na segunda desta época desportiva.

RCM participa no Torneio Cidade de Elvas

O Rugby Clube de Montemor-o-Novo (RCM) participou, no passado fim-de-semana, no Torneio Cidade de Elvas que decorreu no Estádio Municipal de Atletismo da cidade raiana.

Matilde Sousa Coutinho (na foto), treinadora da equipa de Montemor-o-Novo, garantiu-nos que o mais importante é que as crianças se divirtam: “não quero saber de resultados nem de pontuação. O mais importante é que eles não se magoem e, acima de tudo, se divirtam. É por isso que tentamos participar em todos os torneios que decorrem na região. Sabemos que nem sempre é fácil para os pais estarem presentes, devido às distâncias, mas a verdade é que eles adoram. Conhecem novas pessoas e fazem novos amigos”.

Luís Carvalho, presidente da direção do clube, refere que este torneio “foi mais contido, no que diz respeito ao número de participantes, devido à pandemia, mas a intenção da organização é alargar à participação de clubes de mais localidades. Não queremos apenas Badajoz, queremos também participantes de Sevilha e de mais longe da fronteira”.

O torneio contou, além do Rugby Clube de Montemor-o-Novo, com o clube local, clubes de Évora, Lisboa, Badajoz e Cáceres. Da capital vieram três emblemas: Agronomia, CDUL e Direito.

Gasóleo e gasolina mais caros esta semana

O preço do litro do gasóleo vai subir, esta semana, cerca de 13 cêntimos e o da gasolina em 9 cêntimos, o que fará com que o preço, por litro, nas gasolineiras, ultrapasse os dois euros.

Esta subida acentuada dos combustíveis fez-se sentir, sobretudo, após o eclodir da guerra entre Rússia e Ucrânia.

GUS empata 1-1 em Elvas em jogo-treino

O Grupo União Sport (GUS), de Montemor-o-Novo e “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, empataram 1-1, num jogo-treino entre as duas equipas disputado no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas, na tarde deste domingo, 13 de março.

Ao intervalo, vantagem da equipa da casa, conseguida com um golo de Luís Dias, de cabeça, aos 36 minutos. A igualdade chegou aos 78 minutos, por Capela, numa jogada também concluída de cabeça.

De início, os alvi-negros apresentaram: Nuno Brás; Miguel, Wiliam, Josemar, Nobre e Igor; Diogo, Deni e Ricardo Bernardo; Edi e Gerson. Após o intervalo, entraram Paes, Capela, Eze, Miguel Serrano, Cassola, Bruno e Leo.

De início, os azuis-e-ouro apresentaram: João Barroco; Leo, Canoa, Duque e João Ferreira; Diogo, Adilson e Carapinha; Luís Pereira, Matheus e Luís Dias. Na segunda parte, ainda jogaram Zeca, Oleg, António Conceição, João Sousa, João Borges, Diogo Ventura e João Garcia.

Estas duas equipas, no próximo domingo, 20 de março, começam a fase de manutenção do Campeonato de Portugal: o GUS, na Série 11, recebe o Barreirense, enquanto “O Elvas”, na série 9, joga no campo do Sacavenense.

IPDJ promove Clube Top para clubes desportivos

O Clube Top, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), é um programa de capacitação de clubes desportivos, que apoia os clubes com formação para os seus dirigentes e colaboradores, com conselhos práticos de gestão e reconhece aqueles que fazem bem o seu trabalho.

Assim, no âmbito do Programa Clube Top – Medida Formação, a Direção Regional do Alentejo do IPDJ vai realizar três ações de formação: uma em Beja, no sábado 19 de março, entre as 15 e as 19 horas, no IPDJ, sobre o tema “Erasmos+ Desporto”; outra em Évora, no IPDJ, no sábado 26 de março, entre as 10.30 e as 12.30 horas, sobre “Proposta de Patrocínio”; e uma terceira em Portalegre, também no próximo dia 26, das 15 às 17 horas, no IPDJ, sobre “Como construir candidaturas à Bandeira da Ética”.

Os interessados nestas formações devem estar registados na Base de Dados Única e, seguidamente, realizar a inscrição na formação pretendida. Para qualquer esclarecimento adicional, devem contactar na Direção Regional do Alentejo do IPDJ: em Beja, Sónia Gaudêncio (sonia.gaudencio@ipdj.pt); em Évora, Dora Duarte (dora.duarte@ipdj.pt); e em Portalegre, Dina Crespo (dina.crespo@ipdj.pt).

Queima das Fitas de Évora decorre entre 3 e 11 de junho

A Queima das Fitas na Universidade de Évora está de volta. Este ano, o evento decorre um pouco mais tarde, entre 3 e 11 de junho, devido à realização do Campeonato Universitário de Desporto.

Henrique Gil, presidente da Associação Académica da Universidade de Évora, refere que “no final deste mês começam a ser divulgados os cabeças de cartaz deste evento que pretende ser dinamizado de forma diferente na edição deste ano”.

De acordo com a Associação Académica da Universidade de Évora, a alteração da data surgiu com a condição de alteração da pausa letiva, não colocando a sobreposição de exames com as festividades.

António Danado eleito para Conselho Diretivo da ANAFRE

O presidente da União de Freguesias de Nossa senhora da Vila, Bispo e Silveiras, António Danado, foi eleito na lista única apresentada aos órgãos sociais da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), para o Conselho Diretivo.

Danado volta a fazer parte dos órgãos da ANAFRE, tendo sido eleito para os próximos quatro anos.

Suinicultura de Montemor premiada pela Federação de Suinicultores

Após o cancelamento da Gala Porco D’Ouro em 2021, a FPAS – Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores não quis deixar de premiar o que de melhor se faz na Suinicultura portuguesa e realizou uma Sessão de Entrega dos Prémios Porco D’Ouro referentes a 2020 no Montijo.

O Auditório do Cine-Teatro Joaquim d’Almeida, no Montijo, foi palco da Entrega dos Prémios Porco D’Ouro 2020. A FPAS quis manter a homenagem aos suinicultores e reconhecer o esforço e o empenho dos empresários, dos técnicos e de todos os trabalhadores nas explorações suinícolas em Portugal, consubstanciados nos dados técnicos relativos a 2020.

A cerimónia contou com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que fez também a entrega do Prémio Ministério da Agricultura para a Sanidade, Bem-Estar Animal e Ambiente, que distingue explorações com um bom desempenho em mais de 80 critérios relacionados com o espaço dos animais nas explorações, a gestão de efluentes ou os programas sanitários que bloqueiam a propagação de doenças animais como a Peste Suína Africana.

Ao todo, foram 78 nomeados para 30 prémios, divididos por 3 categorias, entregues às explorações candidatas, que se distinguem em três escalões organizados segundo a dimensão do seu efetivo reprodutor: Prémio Produtividade Numérica, Prémio Taxa de Partos e Prémio Longevidade, aos quais acresce também o Prémio Máxima Produtividade Numérica e Prémio Porco Diamante, que distingue a exploração que apresenta os melhores padrões de higiene, biossegurança e maneio.

Prémio Taxa de Partos Ouro

– Exploração: São Cristovão, da empresa Intersuínos, Agrupalto, Montemor-o-Novo

Ossos humanos em exposição no Museu Interativo do Megalitismo de Mora

Vestígios de ossos humanos provenientes da Gruta da Lapa do Bugio, Sesimbra, com mais de 5 mil anos, estão em exposição no Museu Interativo do Megalitismo de Mora.

Esta peça, um bétilo ou ídolo de calcário, encontrado perto de um enterramento, acabou por ficar agregado a dois fragmentos de ossos.

O bétilo encontra-se exposto na Sala de Exposições do Museu Interativo do Megalitismo.

Colheita de sangue em Ciborro

Os Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo promovem hoje, dia 13 de março uma recolha de sangue, na freguesia de Ciborro.

A iniciativa decorre na Casa da Cultura do Ciborro, das 9:30 horas às 13 horas.

Para mais informações deve contactar através do 926 270 066 ou 934898872

Joelma Santanita participa em exposição de homenagem a Frida Kahlo

Depois do sucesso de “IMPERFEITA” no passado ano, a maior exposição de arte já realizada em Portugal em homenagem à mulher e inspirada na vida e obra de Frida Kahlo volta ao Coletivo 284, com a participação de trinta e sete artistas de diferentes nacionalidades.

Joelma Santanita participa nesta exposição com a sua obra feita com vinho tinto, intitulada “Se o vinho fosse uma mulher seria Frida Kahlo”.

A exposição apresenta intensa programação cultural, durante este mês de março, para diferentes perfis de público de todas as idades com tecnologia e interação.

A exposição pode ser visitada todas as sextas, sábados e domingos, das 11 às 19 horas, até dia 10 de abril.

Futebol: U. Montemor B perde 1-5 com líder Arcoense

A equipa B do Grupo União Sport (GUS B), que na última jornada, tinha ido à Tourega ganhar por 1-3, na tarde deste sábado, 12 de março, em jogo antecipado da 20.ª jornada da Liga AFE, recebeu e perdeu no Estádio 1.º de Maio, por 1-5, com o Arcoense, líder do campeonato. Já se sabia que a partida seria de grau de dificuldade grande, até porque, para além da valia do adversário, o GUS B apresentou-se para esta partida com muitas baixas. O golo marcado pela formação montemorense foi apontado por Francisco Valente.

“Primavera Sempre” inaugura na “9ocre”

A Galeria de Arte “9ocre”, inaugura a exposição de Felícia Trales, “Primavera Sempre”, pelas 17 horas, em Montemor-o-Novo.

A “9ocre”situa-se no Largo Professor Banha de Andrade, nº11, em Montemor-o-Novo. Para mais informações deve contactar o 917 211 525.

Equipa B do Grupo União Sport recebe Arcoense

Este domingo, 13 de março, há paragem no Campeonato de Portugal que, na próxima semana, retoma e avança para a fase final, onde o Grupo União Sport vai disputar a manutenção em seis autênticas finais. A primeira das quais, em casa, com o Barreirense, a 20 de março, a partir das 15h00.

O sorteio desta fase da prova, que termina a 8 de maio, foi realizado na sede da Federação Portuguesa de Futebol, na Cidade do Futebol e, como se previa, Juventude de Évora, Serpa e Barreirense são os três adversários.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No final deste campeonato de formato resumido, os dois primeiros classificados asseguram a manutenção no Campeonato de Portugal, enquanto os dois últimos baixam aos campeonatos distritais.

O que não tem paragem esta semana são os campeonatos distritais de seniores. Na Elite joga-se a 22.ª jornada, com o Fazendas do Cortiço a deslocar-se a Vendas Novas, o Escouralense a receber o Canaviais e o Cabrela a viajar ao campo do líder Lusitano de Évora.

Na Liga AFE, onde se disputa a 20.ª jornada, no sábado, a equipa B do Grupo União Sport recebe no 1.º de Maio o líder Arcoense, enquanto que no domingo há derby entre Foros de Vale de Figueira e Cortiçadas de Lavre e o Valenças joga em casa com São Pedrense.

A equipa B do Grupo União Sport (GUS B), que na última jornada foi à Tourega ganhar por 1-3, nesta jornada tem jogo antecipado no sábado, recebendo no Estádio 1.º de Maio, o líder Arcoense que, na 1.ª volta, bateu o GUS B por 4-1.

Gonçalo Teixeira, treinador do GUS B, refere que o Arcoense é a principal candidata a ser campeã. Em casa, diz Gonçalo Teixeira, “o União tem de dar uma resposta positiva”, apesar do GUS B apresentar-se para este jogo com “muitas baixas”.

A RNA acompanha amanhã através da Bancada Desportiva o resultado de todos os jogos, a partir das 14 horas.

[/shc_shortcode]

“A gastronomia faz mover as pessoas”, garante presidente da ERT

Vítor Silva

A cozinha tradicional alentejana tem como base incontornáveis o pão e as ervas aromáticas colhidas no campo.

Cada vez mais há eventos, um pouco por toda a região, relacionados com a gastronomia, como é o caso da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, que está a decorrer em Alandroal até amanhã.

Para Vítor Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, “hoje em dia, a gastronomia é algo que move pessoas e que acaba por uma alavanca para a atividade económica. Estes eventos, relacionados com a gastronomia, são muito importantes. Aqui há vinte anos, ninguém pensava que as pessoas se podiam deslocar, até entre países, movidos pela gastronomia. Hoje em dia, há pessoas que se deslocam aqui ao Alandroal, vindos de Lisboa, Porto e outras regiões, para degustar estes pratos”.

Foto: Nuno Mendes

Reconhecida como “simples, a gastronomia alentejana acaba por ser das mais imaginativas do país. Eu sou suspeito para dizer que é a melhor do país, porque sou alentejano, mas a verdade é que a gastronomia alentejana, integrada na gastronomia mediterrânica, com o toque atlântico da nossa costa, acaba por se tornar extraordinária”, garantiu.

João Grilo, presidente da câmara municipal de Alandroal, refere que “os restaurantes têm feito um esforço muito grande para, todos os anos, apresentarem novidades mas nunca perdendo aquilo que é o tradicional. A base é o envolvimento das pessoas e de quem conhece e sempre viveu com as tradições do rio”.

João Grilo

Até amanhã, domingo, dia 13, é ainda possível degustar pratos à base de peixe do rio nos diferentes restaurantes do concelho de Alandroal que aderiram a esta mostra gastronómica, organizada pela Câmara Municipal de Alandroal.

Colheita de sangue em Ciborro este domingo

Os Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo promovem no próximo dia 13 de março uma recolha de sangue, na freguesia de Ciborro.

Floriano Saiote, presidente da Associação, revela que as “reservas têm estado um pouco em baixo, o que é normal para a época do ano”, apelando a toda a população para que “não se deve esquecer que o sangue não se fabrica, temos de ser nós a dá-lo”.

A iniciativa decorre na Casa da Cultura do Ciborro, das 9:30 horas às 13 horas.

Para mais informações deve contactar através do 926 270 066 ou 934898872

Jan Rozman apresenta “Thinging” este sábado na Oficina Magina

Jan Rozman apresenta amanhã, 12 de março, pelas 21.30 horas, na Oficina Magina, em Montemor-o-Novo, o espetáculo “Thinging”.

“Thinging” é a reação visceral ao mundo e coisas em que vivemos. O palco torna-se um espaço de contacto para a matéria viva e não viva; um ambiente onde as coisas podem se relacionar, comunicar e coexistir, revelando, talvez, um lado diferente. A peça trabalha com espaços de estar entre – entre objetos e sujeitos, entre existência, existência especulativa e não-existência, inação e atividade, saturação, calma e vazio, luz, crepúsculo e escuridão, quotidiano, misterioso e poético, bem como entre corpos presentes individuais.

Jan Rozman é bailarino, coreógrafo, performer e criador de performances, vivendo entre Liubliana e Berlim. A sua prática artística relaciona-se com a procura de articulações performativas relevantes para a era antropocena e pós-internet. Jan completou o mestrado na SODA, HZT Berlin. Recentemente, criou “Thinging”, “MEMEMEME” e “THINGS THING”. Recebeu vários prémios pelo seu trabalho, mais recentemente o prémio principal de Gibanica, a Bienal de Dança Contemporânea Eslovena.

A entrada é gratuita, mas carece de reserva na BOL do Município de Montemor-o-Novo ou no Posto de Turismo.

“O Homem que Matou Dom Quixote” em exibição no Curvo Semedo

Amanhã há cinema em Montemor-o-Novo, a partir das 21:30, com a transmissão do filme “O Homem que Matou Dom Quixote”, no Cineteatro Curvo Semedo, um filme inserido na programação do cinema.

O filme é para maiores de 12 anos e os bilhetes estão disponíveis na bilheteira online do município, sendo necessária a utilização de máscara durante a sessão.

Uncharted esta noite no Curvo Semedo

Hoje há cinema em Montemor-o-Novo, a partir das 21:30, com a transmissão do filme Uncharted, no Cineteatro Curvo Semedo, um filme inserido na programação do cinema.

O filme é para maiores de 12 anos e os bilhetes estão disponíveis na bilheteira online do município, sendo necessário o uso de máscara durante a sessão.

Escola Básica de Ciborro recolhe bens para a Ucrânia

A Escola Básica de Ciborro realiza até amanhã, dia 12 de março, uma recolha de bens para doar ao povo ucraniano, que deverão ser entregues na Escola ou na Padaria Barbosa.

Os bens que podem ser doados são roupa térmica (mantas, cobertores e roupa de criança), produtos de higiene (desinfetantes e artigos de higiene pessoal), artigos de saúde (medicamentos, kits de primeiros socorros, ligaduras, pensos, luvas, betadine) e bens para crianças (fraldas, toalhitas).

Todos os bens recolhidos vão ser entregues aos Bombeiros Voluntários de Mora que vão enviar para a Ucrânia.

“À Descoberta das 4 Cidades…”: os 34 anos de elevação a cidade em Montemor

Celebram-se hoje os 34 anos de elevação de Montemor-o-Novo a cidade, data que remonta a 11 de março de 1988.

A classificação como cidade na Assembleia da República, foi atribuída aos quatro Municípios, Montemor, Fundão, Marinha Grande e Vila Real de Santo António, que passaram a deter esse novo estatuto. Estes quatro municípios celebram esta data enquanto “cidades-irmãs”, no projeto “À Descoberta das 4 Cidades…”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Hoje pelas 9:45 as crianças de duas turmas da Escola Básica nº5 de Montemor-o-Novo reuniram-se hoje em frente à Câmara Municipal da cidade, onde estiveram presentes diversas entidades do município, onde celebraram estes 34 anos de elevação a cidade e cantaram o hino do projeto “À Descoberta das 4 Cidades…”, o “Hino do Caracol”.

Olímpio Galvão presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo afirmou que “por culpa da pandemia não tem sido possível estas deslocações, mas iremos comemorar este ano com uma sessão simbólica”, acrescentando que “este é um dia importante para a cidade de Montemor-o-Novo e para as crianças, para conhecerem outras realidades, deixarem um pouco também, o seu conforto”, revela o autarca.

Devido à pandemia, este ano, não é possível celebrar este dia com as crianças das quatro cidades reunidas, sendo que as celebrações acontecem online.

Ao longo de 34 anos promoveu-se a partilha de conhecimentos e experiências, troca de saberes e tradições, convívios culturais e desportivos, entre as crianças destas cidades, promovendo a componente formativa e educativa como vertente essencial da vida em sociedade.

[/shc_shortcode]

 

Oficina da Criança está a recolher caixas de cartão

A Oficina da Criança, em Montemor-o-Novo precisa de caixas de cartão para desenvolver atividades e, por isso, apela à população para que colaborem na recolha ou entrega deste tipo de material.

As caixas podem ser de qualquer tamanho e devem ser entregues no edifício da Oficina da Criança.

Ciborro desenvolve projeto de ajuda à população idosa

A Junta de Freguesia de Ciborro, no concelho de Montemor-o-Novo, está a promover um projeto de cariz social, “Ciborro Social”, que pretende chegar à população idosa mais isolada da localidade, com a ajuda de voluntários.

A presidente da junta, Nélia Campino explica que esta é uma iniciativa de voluntariado social que pretende “apoiar mais os nossos idosos, aqueles que estão mais isolados, aqueles que estão mais sozinhos”. Os voluntários que têm interesse em participar vão “a casa destas pessoas, falar, acompanhar, ajudar naquilo que for necessário”, sendo este, tal como revela Nélia Campino, “um acompanhamento para tudo aquilo que eles entenderem, ou que seja necessário”, revela.

A presidente pretende que este projeto é “voluntário, gratuito e é uma iniciativa da Junta de Freguesia e que fazemos também em parceria com o Ativar CLDS, da Associação Sobreiro”.

Apesar deste projeto estar “numa fase ainda muito embrionária”, Nélia Campino adianta que “vamos continuar a chegar às nossas pessoas”, acrescentando que devido à pandemia de Covid-19, muitos idosos, “fecharam-se cada vez mais em si e nas suas casas e também não nos procuram”, reafirmando a importância de existiram projetos como o “Ciborro Social”.

Segundo a autarca, algumas atividades já decorrem “na ARPI, às segundas, de 15 em 15 dias, a ginástica com algumas pessoas que souberam do projeto e aderiram”, explica.

Ciborro Social é um projeto que pretende aproximar a população idosa mais afastada e isolada, com a ajuda de diversos voluntários. Para mais informações pode contactar através do 266 847 153 ou através do email jfciborro@mail.telepac.pt.

PJ detém dois suspeitos de violação e rapto de menor em Montemor

Dois homens, com 24 e 20 anos, residentes em Montemor-o-Novo, foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Local de Investigação Criminal de Évora, em cumprimento de mandados de busca domiciliária e de detenção, emitidos pela Autoridade Judiciária competente, pela presumível autoria de dois crimes de violação agravada, um crime de rapto e um crime de ameaça.

Segundo revela a PJ, “Os arguidos, em data não concretamente apurada, mas que se situa na última semana do mês de janeiro de 2022, terão, conjuntamente, subjugado a vítima, uma menor de 15 anos, a atos de violência sexual, depois de a terem transportado para lugar ermo, contra a vontade da mesma.

Os detidos irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial, para aplicação de medidas de coação.

Montemor-o-Novo: 34 anos de elevação a cidade

Celebra-se hoje, dia 11 de março a elevação de Montemor-o-Novo a cidade, data que remonta a 1988.

Desta forma, nessa data, a Assembleia da República aprovou também, a elevação a desta a cidade, em conjunto com o Fundão, Marinha Grande e Vila Real de Santo António, que passaram a deter esse novo estatuto. Estes quatro municípios celebram esta data enquanto “cidades-irmãs”, no projeto “À Descoberta das 4 Cidades…”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para celebrar este dia a partir das 9:45 irá decorrer, em frente ao Edifício da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, uma concentração de alunes de duas turmas da EB nº5 da cidade, seguida de Sessão Solene e celebração deste aniversário. A partir das 11 horas está previsto um fórum de discussão “Ideias ao Quadrado” pelos presidentes e coordenador do projeto “À Descoberta das 4 Cidades…”.

Ao longo de 34 anos promoveu-se a partilha de conhecimentos e experiências, troca de saberes e tradições, convívios culturais e desportivos, entre as crianças destas cidades, promovendo a componente formativa e educativa como vertente essencial da vida em sociedade. O projeto “À Descoberta das 4 Cidades…” assinalando 28 anos, em 2022.

[/shc_shortcode]

Cineclube de Montemor exibe “As aventuras do Príncipe Achmed”

Dia 10 de março o Cineclube e Filmoteca de Montemor-o-Novo, exibe no cineteatro Curvo Semedo, “As aventuras do Príncipe Achmed” de Lotte Reiniger. Este é um filme concerto, uma obra-prima do cinema de animação, musicado ao vivo pelo Space Ensemble.

A 24 de março está agendada a transmissão de “A Távola de Rocha” um documentário de Samuel Barbosa sobre o realizador Paulo Rocha. Ainda O mestre, o visionário, o artista, o imortal Akira Kurosawa chega ao cine teatro Curvo Semedo, com o filme seminal “Cão Danado”, ou com o título original “Nora Inu”.

Os bilhetes estão disponíveis em municipiomontemoronovo.bol.pt.

 

Workshop Produção de Semente de Cebola Roxa de Montemor-o-Novo

No âmbito do programa “Ao Sabor das Estações do SMEA”, realizou-se na segunda-feira, dia 7 de março, o workshop Produção de Semente de Cebola Roxa de Montemor-o-Novo.

Teve lugar no Reguengo de S. Mateus, com o produtor Joaquim Abelha, o mais antigo produtor nesta área. Foi desta forma, percebendo alguns detalhes e com troca de experiências, que se deu a conhecer como se produz a semente de Cebola Roxa de Montemor-o-Novo.

Segunda sessão da Introdução à Computação Física na Oficina da Criança

A Oficina da Criança realiza a segunda sessão de Introdução à Computação Física com BBC Micro: bit, amanhã, dia 11 de março uma atividade que decorre das 14 horas às 18 horas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A iniciativa foi desenvolvida com base nos conceitos de “Tinkering” e “Project Based Learning”, pretendendo incentivar a descoberta e resolução de problemas no mundo real; motivar abordagens criativas e tecnológicas na resolução de problemas; promover a criatividade através da experimentação; promover a criatividade através da experimentação; promover o trabalho coletivo e interdisciplinar; promover competências STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática); proporcionar o acesso a ferramentas e plataformas abertas (open-source) e estimular o empreendedorismo e a partilha de conhecimentos através da realização de atividades que incluam artistas, investigadores e artesões.

A atividade é gratuita e de participação livre, uma iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e da Oficina da Criança.

[/shc_shortcode]

Chefe Júlio Vintém ensina a confecionar peixe do rio

Foto: Evasões.pt

No âmbito da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, que está a decorrer em Alandroal até domingo, realiza-se no próximo sábado, dia 12, o último de três cursos de cozinha que têm sido organizados pela câmara municipal.

O chefe Júlio Vintém vai ensinar novos modos de confecionar peixe do rio, empratar e destacar o peixe do rio na mesa, acompanhamento de peixe do rio e a confeção de um prato. Esta iniciativa “destina-se a qualquer pessoas que queira participar mas carece de inscrição”, de acordo com o chefe.

O chefe de cozinha refere que “o que distingue o sabor do peixe do rio de Alandroal é a grande massa de água do Alqueva, o que permite uma menor taxa de poluição e de lodo. Em barragens pequenas, o peixe está mais confinado e tem tendência em criar o sabor a lodo mais intenso. É verdade que no Alqueva também há poluição, mas é mais diluída e o seu sabor não se sente tanto. Daí a pureza das águas ser sinónimo de qualidade do peixe”.

As inscrições devem ser feitas através do email inscricoes.mostra@cm-alandroal.pt. Os participantes terão direito a um diploma de participação no final do curso.

Mora realiza recolha de frutas para doar aos refugiados ucranianos

Município de Mora está a realiza até sexta-feira, dia 11, uma recolha de frutas com o objetivo de dar resposta às necessidades dos refugiados Ucranianos, tendo em conta o desenrolar da situação de guerra vivida na Ucrânia.

De forma a ajudar a esta causa, os interessados devem dirigir-se à Casa da Cultura, até sexta, entre as 9:00 horas e as 12:30 horas, as 14:00 horas e as 17:00 horas.

Para além desta atividade, o Município de Mora, vai também realizar a apanha de laranjas das laranjeiras, na vila de Mora.

“Soil to soul” em Alandroal a 14 e 15 de maio

O concelho de Alandroal recebe, nos dias 14 e 15 de maio deste ano, o evento Soil to Soul “Somos o que comemos”, com o objetivo de promover a agricultura biológica, livre de pesticidas e químicos, e incentivar ao consumo deste tipo de produtos.

A iniciativa vai decorrer no castelo de Alandroal e conta com “chefes de cozinha, produtores de alimentos regenerativos e muita animação”, como nos referiu João Grilo, presidente da câmara municipal de Alandroal, para quem “é necessário consciencializar as pessoas para os benefícios que estes alimentos trazem para a saúde, bem como o impacto que a importação de produtos tem no planeta. Se essa sensibilização puder ser feita através de um evento é isso que faremos”.

“A valorização do que se faz no concelho é essencial para que os eventos cresçam. Temos o exemplo do peixe do rio, que há 13 anos estava praticamente esquecido nas mesas das pessoas, tem hoje uma dinâmica totalmente diferente”.

Ana de Brito, co-fundadora e diretora do turismo do projeto Terramay, explica que o conceito básico do Soil to Soul pretende “unir a agricultura regenerativa com eventos culinários, uma vez que vários chefes vão cozinhar os produtos fornecidos pelos produtores locais. Vamos ter ainda música e dj’s”. Ana de Brito considera que as pessoas estão “a ficar cada vez mais consciencializadas para a importância destes alimentos”, sendo que para a produtora “é essencial que a alimentação livre de pesticidas seja um direito civil”.

Terramay é uma herdade com 562 hectares localizada na freguesia do Rosário, no concelho do Alandroal, onde toda a produção é feita de forma sustentável e com um objetivo de termos um ecossistema equilibrado.

David de Brito, co-fundador e director da quinta Terramay, considera que este evento vai de encontro ao trabalho que é desenvolvido na herdade: “somos produtores de vacas Mertolenga, ovelhas merino, temos mais de 300 aves na propriedade e cavalos e aquilo que nós fazemos, além de cuidar dos recursos mais importantes e do solo, é tentar usar os animais para fazermos todo o maneio agrícola, reduzindo o consumo de combustiveis fósseis. Para além disso, ainda temos uma horta que nos permite produzir alimentos de excelente qualidade e que levamos a casa das pessoas”.

Soil to Soul é um evento que, durante um fim-de-semana, junta agricultura, gastronomia, música e animação no Castelo de Alandroal.

39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés promove ciclismo e turismo da região

A 39ª edição da Volta ao Alentejo Delta Cafés foi apresentada esta quinta-feira, 10 de março, no Centro Cultural de Redondo.

A Delta Cafés é o patrocinador oficial desta prova e Duarte Azinheira, diretor comercial da empresa, revela que tendo em conta o cariz social e de apoio a eventos locais, que caracteriza a marca, é um orgulho patrocinar a Alentejana, promovendo a região e a cultura. “É um orgulho e um prazer sermos, novamente, convidados para ser parceiros, na Alentejana. O Grupo Nabeiro Delta Cafés tem um cariz social e apoia entidades e eventos locais, pelo que se o fazemos em todo o país, no Alentejo faz mais sentido e ajuda-nos a promover a cultura local e das populações e permite marcar a matriz ideológica”.

A Delta, que cumpriu, recentemente, 60 anos, tem muito vigor, diz Duarte Azinheira, acrescentando que “o desporto é uma característica que permite a população ter melhor qualidade de vida”.

Já o presidente da Câmara de Redondo, David Galego, refere que é de forma orgulhosa que vê a vila incluída na Volta ao Alentejo, devido à tradição que esta tem na modalidade de ciclismo. “É sempre, para nós, um orgulho ter Redondo como passagem, da Volta ao Alentejo e fazer parte da organização, porque a tradição que temos no ciclismo vem de longa data e catapultou o nome de Redondo da essência do ciclismo, é igualmente fundamental em termos turísticos, de dinamização e visibilidade, pelo que é um orgulho darmos aqui o pontapé de saída”, desta edição da prova.

Já Luís Dias, presidente Câmara Vendas Novas e da CIMAC, revela igualmente “um grande orgulho” pelo facto de a cidade que preside ser o ponto de partida desta edição. Já enquanto presidente da CIMAC, revela que foi lançado um desafio para que, “nos 40 anos da Volta ao Alentejo, se possa lançar uma edição que recorde as historias ao longo desses anos, que fazem parte do património desta Alentejana”.

O presidente da Câmara de Borba, António Anselmo explica que esta edição tem passagem por Borba, sendo para si, essa uma forma “de promoção do desporto, cultura e turismo”. António Anselmo refere ainda que “é extremamente importante porque que as marcas, os municípios e a CIMAC acreditam no Alentejo, e isso é que vale a pena”.

Uma prova que regressa a Elvas, passados vários anos. Joaquim Gomes, da organização, revela que “desde 2005 que a cidade estava afastada dos palcos da Volta ao Alentejo e atendendo à notoriedade, dimensão e às excelentes características do município de Elvas relativamente a uma prova de ciclismo, é incompreensível como é que isso aconteceu”.

Joaquim Gomes acrescenta que “agora foram criadas condições e este regresso permitiu uma consolidação com o executivo municipal”, saudando o regresso de Elvas a esta competição, e acreditando que “o espaço fantástico do parque junto ao Aqueduto vai receber bem tem os todas as condições para que se efetive, de facto, a notoriedade de Elvas na Volta ao Alentejo em Bicicleta”.

A competição realiza-se de 16 a 20 de março, sendo composta por cinco etapas: a primeira liga Vendas Novas a Sines, a segunda etapa de Beja a Portel, a terceira parte de Elvas, em direção a Ponte de Sor, a quarta é um contrarrelógio em Castelo de Vide e a quinta e última etapa liga Castelo de Vide a Évora.

Clube de Ténis de Montemor-o-Novo promove atividade para jovens

O Clube de Ténis de Montemor-o-Novo está a promover um Encontro Competitivo de Ténis na sede do Clube da cidade, no dia 12 de março, às 9:00 horas.

A atividade destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade, sendo as inscrições obrigatórias até hoje, dia 10 de março.

As inscrições devem ser feitas para o email clubetenismmn@sapo.pt ou para o contacto 969856757

Galgo “Vinni” desapareceu em São Cristóvão

Desapareceu um cão de raça galgo espanhol, no dia 28 de fevereiro, por volta das 19.30 horas, na Herdade dos Fartos, em São Cristóvão.

O galgo espanhol de pelo preto chama-se Vinni, tem nove meses, está sem coleira , no entanto tem chip. É assustadiço e não dá mão a pessoas, nem a animais que não conheça.

Quem tiver informações, ou tiver encontrado o Vinni, deve contactar os contactos 933 718 100 ou 917 479 671.

Colheita de sangue em Ciborro este domingo

Os Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo promovem no próximo dia 13 de março uma recolha de sangue, na freguesia de Ciborro.

Floriano Saiote, presidente da Associação, revela que as “reservas têm estado um pouco em baixo, o que é normal para a época do ano”, apelando a toda a população para que “não se deve esquecer que o sangue não se fabrica, temos de ser nós a dá-lo”.

A iniciativa decorre na Casa da Cultura do Ciborro, das 9:30 horas às 13 horas.

Para mais informações deve contactar através do 926 270 066 ou 934898872

Ciclo da Cerâmica das Oficinas do Convento em Montemor

As Oficinas do Convento dinamizam no próximo dia 19 de março, um workshop de cerâmica “Roda de Oleiro e Moldes de Gesso”, uma atividade integrada no Ciclo da Cerâmica.

Para além destas duas sessões, será promovida outra a diz 19 de março. Para mais informações deve contactar 266 899 824 ou o

oc@oficinasdoconvento.com.

Viana do Alentejo realiza simulacro no Centro Escolar da cidade

No âmbito das atividades alusivas ao mês da Proteção Civil, decorrerá no próximo dia 15 de março, no Centro Escolar de Viana do Alentejo, um exercício à escala real, decorrente de um simulacro com um cenário onde se registam diversas vítimas.

Denominado “Livex – ISIDORO’22”, este exercício de ordem operacional permite desenvolver no terreno missões com meios humanos e equipamento, com vista a avaliar os operacionais e as capacidades de execução de todos os envolvidos.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No âmbito deste exercício, destinado a operacionais da Proteção Civil, alunos, pessoal docente e não docente, será simulado um incêndio urbano decorrente de um tremor de terra de baixa incidência, provocando uma explosão.

O simulacro irá contar com a mobilização real dos meios no terreno e irá realizar-se durante a manhã.

[/shc_shortcode]

Obra “Viagem do Elefante” comentada na Biblioteca Municipal

A Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal realiza amanhã, dia 10 de março, às 18 horas, a iniciativa comentários à obra “Viagem do Elefante”, de José Saramago, com Jorge Fonseca.

Esta é uma sessão presencial e online, para mais informações deve contactar através do telefone 266 898 105 ou pelo email biblioteca@cm-montemornovo.pt .

Morreu o cavaleiro tauromáquico José Samuel Lupi aos 90 anos

Faleceu esta terça-feira, 8 de março, José Samuel Lupi, aos 90 anos, um dos nomes mais importantes da tauromaquia equestre mundial da segunda metade do século, tendo sido um grande embaixador da cultura portuguesa pelo mundo.

A ProToiro, e as associações que a compõem, vêm por este meio manifestar a sua profunda consternação pela morte do cavaleiro tauromáquico José Samuel Lupi.

Para Nuno Pardal, presidente da Associação Nacional de Toureiros, “José Samuel Lupi foi uma grande figura da tauromaquia, com uma personalidade extremamente calorosa, uma personalidade artística vibrante e a humildade dos grandes Mestres”. João Santos Andrade, Presidente da ProToiro, destaca que “Samuel Lupi é uma referência internacional da cultura portuguesa, que projetou a nossa tauromaquia pelos vários países onde exibiu a sua classe e arte tão portuguesas.”

José Samuel Pereira Lupi nasceu em 1931, em Lisboa, vivendo toda a sua infância e juventude ligado à Herdade de Rio Frio, pertença da família, que era criadora de toiros bravos e de cavalos, tendo-se desde menino dedicado à equitação e, mais tarde, abraçado a arte do toureio a cavalo. Entre os seus ascendentes constam o político José Maria dos Santos, mas também artistas, como Miguel Ângelo Lupi, e o mestre de equitação Samuel Lupi.

Os seus mestres na arte do toureio equestre foram João Branco Núncio e D. Francisco Mascarenhas. Aos 17 anos apresentou-se em público na praça de toiros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, correndo o ano de 1947. Na segunda metade da década de 50 fardou-se no Grupo de Forcados Amadores de Santarém.

Ao mesmo tempo que prosseguia os estudos — viria a licenciar-se em Engenharia Silvícola, pelo Instituto Superior de Agronomia —, José Samuel Lupi foi fazendo o seu percurso como cavaleiro amador, debutando na Monumental do Campo Pequeno, em 1955.

Seria na emblemática praça do Campo Pequeno que viria a receber a alternativa de cavaleiro tauromáquico, a 16 de junho de 1963, teve como padrinho João Branco Núncio, e lidou o toiro de nome “Verdugo” da ganadaria de D. Mariana Passanha.

A 12 de outubro do mesmo ano apresentou-se na Monumental de Las Ventas, Madrid, por ocasião da Feira de Outubro.

Com José Lupi, principalmente nos anos em que, acompanhado dos irmãos Peralta – Angel e Rafael – e Álvaro Domecq Romero, integrou “Los Quatro Ginetes del Apoteosis”, a maior quadra de sempre da história do rejoneo espanhol, o toureio a cavalo ganhou uma dimensão inédita em Espanha, com presença principal em todas as grandes feiras taurinas. Na temporada de 1971 José Samuel Lupi chegou a tourear 108 corridas de toiros só em Espanha, um número impressionante.

Exibiu a sua arte e classe pelas arenas de todo o mundo, além de Portugal e Espanha, pela França, Bélgica, México e Venezuela, e como criador de cavalos e ganadeiro de toiros bravos ocupou um lugar de relevo, com os seus dois ferros de Rio Frio e de José Lupi.

A sua vida artística fica ligada ao cavalo “Sueste” de ferro Atalaya, um cavalo que é um verdadeiro mito na história dos cavalos de toureio.

A 8 de Maio de 2008 voltou à arena do Campo Pequeno para conceder a alternativa ao seu filho Manuel Lupi.

GUS recebe Barreirense no primeiro jogo da manutenção a 20 de março

Equipa do GUS que jogou no Barreiro

O Grupo União Sport (GUS) recebe em Montemor o Barreirense, no próximo dia 20, domingo, na primeira jornada da segunda fase do Campeonato de Portugal. O sorteio desta fase da prova, que termina a 8 de maio, foi realizado na sede da Federação Portuguesa de Futebol, na Cidade do Futebol, no concelho de Oeiras e como se previa, Juventude de Évora, Serpa e Barreirense são os três adversários.

A equipa treinada por João Guerra tem pela frente o calendário seguinte: primeira jornada (20 de março), GUS-Barreirense; segunda jornada (3 de abril), Serpa-GUS; terceira jornada (10 de abril), GUS-Juventude de Évora; quarta jornada (24 de abril), Barreirense-GUS; quinta jornada (1 de maio), GUS-Serpa; e sexta jornada (8 de maio), Juventude de Évora-GUS.

No final deste campeonato de formato resumido, os dois primeiros classificados asseguram a manutenção no Campeonato de Portugal, enquanto os dois últimos baixam aos campeonatos distritais.

Chuva não afasta montemorenses da procissão de São João de Deus

Por ocasião do Dia do Município de Montemor-o-Novo, que se celebra hoje, 8 de março, realizou-se, esta tarde, a habitual procissão de São João de Deus, santo patrono da cidade.

Apesar da chuva, foram muitos aqueles que quiseram participar na procissão, que teve início às 16 horas, na Igreja Matriz, e que terminou na Igreja do Hospital de São João de Deus.

Desta vez, e contrariamente ao que é habitual acontecer, a imagem do santo não foi transportada numa viatura dos Bombeiros de Montemor, mas sim por jovens escuteiros, em ombros.

Cineclube de Montemor exibe “As aventuras do Príncipe Achmed”

Dia 10 de março o Cineclube e Filmoteca de Montemor-o-Novo, exibe no cineteatro Curvo Semedo, “As aventuras do Príncipe Achmed” de Lotte Reiniger. Este é um filme concerto, uma obra-prima do cinema de animação, musicado ao vivo pelo Space Ensemble.

A 24 de março está agendada a transmissão de “A Távola de Rocha” um documentário de Samuel Barbosa sobre o realizador Paulo Rocha. Ainda O mestre, o visionário, o artista, o imortal Akira Kurosawa chega ao cine teatro Curvo Semedo, com o filme seminal “Cão Danado”, ou com o título original “Nora Inu”.

Os bilhetes estão disponíveis em municipiomontemoronovo.bol.pt.

 

Irmãos de São João de Deus desejam dia “com muita alegria”

O Dia de São João de Deus é celebrado a 8 de março, um dia importante, não só para os montemorenses, como para a comunidade religiosa, pelo mundo.

Em nome dos Irmãos de São João de Deus e todos os colaboradores do Hospital São João de Deus, em Montemor-o-Novo José Paulo Pereira, superior da Comunidade dos Irmãos de São João de Deus, em Montemor, realça que este é “um dia grande em Montemor, um dia grande também no mundo, pelo menos em 53 países, onde a ordem hospitaleira está presente com os Irmãos de São João de Deus”, adianta José Paulo Pereira.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para assinalar este dia importante, o superior da Comunidade dos Irmãos de São João de Deus, desta cidade, deseja “em nome dos Irmãos de São João de Deus, que vivem em Montemor-o-Novo, em nome dos colaboradores, de toda a família de São João de Deus, que tenham um dia grande, em honra deste nosso padroeiro e patrono da cidade”, aproveitando ainda para “desejar a todas as mulheres, da cidade, deste concelho, um dia de festa, em família e com muita alegria, sempre em nome de São João de Deus”, remata.

O dia de São João de Deus que se celebra o hoje com um vasto programa de iniciativas, como atividades desportivas, a habitual procissão e eucaristia e, para terminar, o concerto de Mafalda Veiga, no cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.

A procissão realiza às 16 horas, da Igreja Matriz até ao Hospital São João de Deus, seguindo-se depois, a habitual Eucaristia.

[/shc_shortcode]

As causas e origens dos soluços no “De Boa Saúde”

Qualquer pessoa, em determinados momentos da vida, já teve soluções. São muito comuns e, quase sempre, inofensivos. A origem dos soluços é muitas vezes desconhecida e pode não haver, sequer, um motivo aparente.

Mas o que são e por que razão acontecem? O médico Pintão Antunes explica, na edição desta semana do “De Boa Saúde”. Os soluços resultam de espasmos do diafragma, que é um músculo que separa o tórax do abdómen. Este músculo tem um papel importante no processo de respiração, movendo-se para baixo quando inspiramos e para cima ao expirarmos. Quando temos soluços, o diafragma é “puxado” para baixo entre respirações, o que provoca a sucção do ar.

Comer muito rápido, ingerir comidas ou bebidas muito quentes ou picantes, comer uma refeição “pesada”, o consumo excessivo de álcool, fumar, o stress, maus odores e até a gravidez são alguns dos responsáveis por causar um aumento do gás no tubo digestivo e pressão no diafragma, que podem provocar soluços.

Museu dedicado a São João de Deus pode vir a ser uma realidade já em 2023

No âmbito do programa das comemorações do 8 de março, em Montemor-o-Novo, a Câmara Municipal organizou, esta manhã, uma visita à Cripta de São João de Deus.

Foi à margem dessa iniciativa que o vereador António Pinto Xavier revelou à Rádio Nova Antena que, ao que tudo indica, já no próximo ano a abertura de um museu dedicado à vida e à obra do Santo Padroeiro da cidade.

“Queremos celebrá-lo, mostrar e dar a conhecer às pessoas aquilo que foi a sua vida e o seu trabalho e daí que estas visitas à Cripta e ao património do Convento de São João de Deus vai ser uma realidade mais presente, aqui em Montemor”, comenta o vereador.

O Museu de São João de Deus, revela ainda António Pinto Xavier, poderá vir a ser inaugurado, a 8 de março de 2023.

Cerca de cem pessoas na caminhada do Dia de Montemor

Este Dia Internacional da Mulher, de Montemor-o-Novo e de São João de Deus é assinalado na cidade com um conjunto de atividades desportivas.

Com partida do Parque Urbano, iniciou-se, por volta das 10 horas, uma caminhada, que inclui passagens pelo castelo e pela Nossa Senhora da Visitação.

Mais de cem pessoas inscreveram-se nesta caminhada, que tem um percurso de cerca de cinco quilómetros.

Junta de Freguesia do Ciborro assinala o Dia Internacional da Mulher

Decorrem hoje na Freguesia de Ciborro as Celebrações do Dia Internacional da Mulher com um jantar que tem início às 19:30 horas, na Casa da Cultura e Recreio do Ciborro, com animação musical a cargo de Miguel Oliveira.

Este é um evento que pretende assinalar o Dia Internacional da Mulher, organizado pela Junta de Freguesia do Ciborro.

Ordem Hospitaleira de São João de Deus contará com um novo irmão

Depois de hasteadas as bandeiras na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, as celebrações deste 8 de março estendem-se ao Hospital São João de Deus, com a fanfarra dos Bombeiros Voluntários a acompanhar mais uma cerimónia simbólica do feriado municipal.

Neste, que é também o dia do Santo Padroeiro de Montemor, as bandeiras foram igualmente hasteadas no hospital da cidade. José Paulo Pereira, Superior da Comunidade dos Irmãos de São João de Deus, em entrevista à Rádio Nova Antena, lembrou as valências disponíveis à comunidade, aos dias de hoje, recordando como funcionava o hospital, em 1950, a quando da sua inauguração.

José Paulo quis ainda desejar um feliz dia a todos os montemorenses e a todas as mulheres, assegurando que este é um dia importante para a cidade e para a Ordem Hospitaleira, espalhada por todo o mundo.

A Ordem Hospitaleira de São João de Deus, em Montemor, tem, atualmente, cinco irmãos, que, dentro em breve, contará com mais um.

Olímpio Galvão: 8 de março “vai ser um dia magnífico” em Montemor

Hoje, é dia 8 de março, feriado em Montemor-o-Novo, por ser o dia do Município, sendo também o de São João de Deus, bem como o Dia Internacional da Mulher.

As comemorações, na cidade, tiveram início, pelas 9 horas, na Câmara Municipal de Montemor, com o tradicional hastear das bandeiras, ao som da fanfarra dos Bombeiros Voluntários da cidade.

Este, para o presidente da Câmara de Montemor, Olímpio Galvão, é um 8 de março “especial”: por um lado, por ser o primeiro que comemora enquanto presidente e, por outros, por marcar, de alguma maneira, “o fim da pandemia” e o regresso à normalidade tão desejada. As pessoas, diz ainda o autarca, têm marcado presença, como nunca, em iniciativas promovidas pelo município, pelo que espera, esta noite, um concerto com Mafalda Veiga, no Curvo Semedo, com sala cheia.

A reportagem, em direto, para ver ou rever, no vídeo abaixo:

Dia Internacional da Mulher assinala-se hoje

A dia 8 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que tem como objetivo recordar as conquistas das mulheres que, ao longo da história, lutam pelos seus direitos e contra o preconceito.

Esta proposta foi feita, pela primeira vez em 1910, pela feminista Alemã Clara Zetki, tendo mais tarde sido promovido pelas Nações Unidas, em 1975, o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamado o Dia Internacional da Mulher, a 8 de março.

Susana Picanço representante do Movimento Democrático das Mulheres, em Montemor-o-Novo, nesta data importante, reforça que “os direitos das mulheres não podem esperar”, uma vez que estas participam em todas “áreas da vida, assumindo um papel importante no desenvolvimento do país”. Neste que é um dia de “afirmação do valor da luta das mulheres e da sua unidade pela emancipação”, Susana Picanço realça que o MDM, “saúde solidariamente as mulheres da Ucrânia e da Federação Russa, atingidas diretamente, neste sangrento conflito”.

Quanto às próximas atividades previstas, “o MDM está a organizar um convívio na antiga Junta da Vila, com a participação dos Ecos do Monte e que no dia 12 de março iremos à Manifestação Nacional de Mulheres, em Lisboa”, informa.

O dia Internacional da Mulher que se assinala com diversos eventos pelo concelho de Montemor-o-Novo.

Hoje celebra-se o Dia do Município de Montemor-o-Novo

O feriado municipal de Montemor-o-Novo, Dia de São João de Deus, celebra-se a 8 de março, estando previsto o regresso das habituais celebrações após paragem obrigatória devido às restrições implementadas pela pandemia de Covid-19.

Na terça-feira, ao longo do dia, decorrem diversas atividade, começando o dia às 9 horas com o hastear das bandeiras.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Durante a manhã haverá um passeio de cicloturismo, com uma volta à cidade de Montemor-o-Novo, promovido pelo Grupo de Cicloturismo de Montemor-o-Novo, pelas 9h30; uma caminhada com início no Parque Urbano; das 11h às 14h30, visitas guiadas à cripta, igreja e antigas enfermarias do Convento de São João de Deus, cuja inscrição deve ser feita no Posto de Turismo de Montemor; uma sessão de fitness, das 11h30 às 12h30, dinamizada pelos ginásios Spot Fit, Unlock Exercise, Up&Go e Ginásio Lube.

Durante a tarde, está planeada a habitual procissão de São João de Deus, às 16h, da Igreja Matriz para o Hospital Infantil de São João de Deus, seguida de Eucaristia. As celebrações terminam no Curvo Semedo com o concerto de Mafalda Veiga, às 21:30h.

São João de Deus, para além de ser o santo padroeiro dos hospitais, dos doentes e dos enfermeiros é também o santo padroeiro da cidade de Montemor-o-Novo, pois foi aqui que nasceu, a dia de março. São João de Deus conhecido por ajudar os mais desfavorecidos, acabou por sair de Montemor-o-Novo, vivendo o resto da sua vida, em Espanha, Granada, onde acabou por morrer em 1550.

As celebrações do feriado municipal, 8 de março, que regressam a Montemor-o-Novo após paragens forçadas devido à pandemia de Covid-19.

[/shc_shortcode]

Comemorações do Dia da Mulher no Ciborro com inscrições abertas

Decorrem amanhã na Freguesia de Ciborro as Celebrações do Dia Internacional da Mulher com um jantar que tem início às 19:30 horas, na Casa da Cultura e Recreio do Ciborro, com animação musical a cargo de Miguel Oliveira.

Este é um evento que pretende assinalar o Dia Internacional da Mulher, organizado pela Junta de Freguesia do Ciborro.

Futebol: Grupo União Sport termina 1.ª fase a perder com Louletano

Este domingo jogou-se a última jornada da 1.ª fase do Campeonato de Portugal. Na série F, o Grupo União Sport (GUS) recebeu o Louletano no Estádio 1.º de Maio, perdendo por 1-4 com a formação algarvia, que ainda lutava pelo 2.º lugar, que lhe daria acesso ao grupo de equipas que iria lutar pela subida à Liga 3.
O Louletano entrou com maior ascendente, inclusivamente a obrigar Nuno Brás a boa defesa. O União, por seu turno, apostou em jogar pelo seguro, surpreendendo aos 20 minutos, com Capela a inaugurar o marcador, correspondendo a um cruzamento ao 1.º poste de Bruno Machado. O Louletano tentou depois correr atrás do prejuízo, com a equipa montemorense a jogar sempre pela certa e com critério. Aos 40 minutos, o União é forçado a substituição, com Miguel Serrano a render o lesionado David Teixeira. Já em cima dos 45 minutos, na sequência de um pontapé de canto do lado esquerdo, Lucas Gabriel antecipou-se e restabelece a igualdade no marcador. Ao intervalo aceitava-se o empate, com o União a fazer um bom jogo, a apostar num bloco baixo e a colocar gelo e contenção muito forte no jogo.
A 2.º parte iniciou com uma alteração por parte da equipa forasteira, com Laércio a substituir Lucas Gabriel, que havia saído muito queixoso ao intervalo. O União entrou bem para a etapa complementar da partida, inclusivamente esteve perto de marcar, com o Louletano a não conseguir superiorizar-se. Quando o União estava bem no desafio, e outra vez na sequência de um canto, após um desvio ao 1.º poste, Alex Kakuba carimba a cambalhota no marcador. Após isso, e algumas substituições, o GUS decaiu no encontro, com Laércio a bisar na partida, fixando o resultado em 1-4. O Louletano, ainda assim, não conseguiu o seu objetivo de ir lutar pela subida, já que o Moncarapachense empatou e, deste modo, juntou-se ao Olhanense, garantindo já a manutenção. Quanto ao resultado, pelo que o União fez, parece-nos exagerado, com a formação alvinegra a fazer uma boa partida até aos 60 minutos.

O sorteio na 2.ª fase realiza-se a 8 de março, com a primeira das 6 finais a ter lugar a 20 de março. Na fase de manutenção, o GUS irá jogar com Juventude, Barreirense e Serpa.

RESULTADOS:

Campeonato de Portugal Série F JORNADA 18: Olhanense 3-3 Esp. Lagos (5/3), Imortal 0-0 Barreirense, U. Montemor 1-4 Louletano, Moncarapachense 1-1 Serpa. Descansa: Juventude Évora.

Campeonato de Portugal Série F 2021/2022 – após 18.ª jornada
Posição Clube jogos V E D GM GS Pts
1 Olhanense 17 10 6 1 32 16 36
2 Moncarapachense 17 9 6 2 31 13 33
3 Louletano 17 9 6 2 39 17 33
4 Juventude 17 6 7 4 26 12 25
5 Esp. de Lagos 17 6 4 7 24 27 22
6 Serpa 17 4 4 9 19 36 16
7 Imortal 17 2 6 9 9 29 12
8 U. Montemor 17 3 3 11 13 31 12
9 Barreirense 17 1 7 9 10 30 10

Congresso Peixe do Rio pretende mostrar “outras formas de confeção”, diz chefe Júlio Vintém

O Congresso Alandroal Peixe de Rio, com a participação de chefes de cozinha, como Paulo Morais, e do gastrónomo Virgílio Gomes, vai decorrer amanhã, segunda-feira, dia 7, no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal, no âmbito da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio.

O chefe Júlio Vintém (na foto) refere que esta iniciativa pretende “mostrar outras formas de fazer o peixe, contando ainda com demonstrações de cozinha, no período da tarde, onde será abordada a globalidade que envolve o peixe do rio, nas regiões do interior, e que muitas vezes é esquecida no litoral”.

Quando se fala de peixe do rio é essencial olhar para a vertente mais tradicional de confeção mas também para a mais moderna. O chefe destaca “a vertente japonesa de tratamento dos peixes, que também se verifica no peixe do rio, muito usada hoje em dia, mas que tem que assentar sempre no tradicional”.

A apresentação do congresso está a cargo de Paulo Amado, das Edições do Gosto, e do chefe de cozinha José Júlio Vintém.

Oficina da Criança com atividades destinadas aos adultos

A Oficina da Criança promove workshops “a vez dos adultos”, a decorrer aos sábados, das 15h00 às 19h00, de fevereiro a abril.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Esta é uma oficina criativa para adultos, aberta ao público em geral de forma a que, este público, no seu tempo de lazer, aproveite este exercício de liberdade, incluindo-se na vida cultural da comunidade, escapando um pouco à obrigatoriedade das tarefas do quotidiano.
O programa desta oficina parte da troca de saberes entre cada membro do grupo sendo limitado a 15 participantes, a partir dos 20 anos.
[/shc_shortcode]

Pandemia dispara casos de doença mental e pedidos de ajuda

Nunca se falou tanto, como agora, de Saúde Mental e de doenças como depressão e ansiedade, muito agravadas durante estes dois anos de pandemia.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Segundo um estudo da Eurofound, 64% dos jovens europeus, dos 18 aos 34 anos, encontram-se em risco de depressão. O mesmo acontece com 60% das pessoas com idades compreendidas entre os 35 e os 49 anos, e com 50% acima dos 50 anos.

A estes números, somam-se os das consultas de psicologia, que, de janeiro de 2020 para janeiro de 2021, registaram um aumento na ordem dos 450%, revela a psicóloga Maria Calado. “É um número muito elevado, é assustador”, começa por dizer. São números alarmantes, que resultam, entre outros, do isolamento, da privação de atividades culturais, de lazer e desportivas, das mudanças nas próprias rotinas e até da convivência forçada com familiares.

“O medo da doença, de contagiar: isto criou muitos medos”, garante Maria Calado. Do “convívio excessivo”, entre quatro paredes, revela, resultaram também em muitos divórcios, porque antes “as pessoas tinham uma rotina, iam trabalhar, iam fazer desporto, estavam com os amigos e só depois iam para casa. E isto acabou. Foi uma mudança muito brusca”.

O envolvimento social, com estes dois anos, em grande parte, passados em casa, e sobretudo ao nível dos mais jovens, garante a psicóloga, foi “totalmente danificado”, tendo em conta as consequências da Covid-19. Depois, em pessoas já com ansiedade, depressão ou Perturbação Obsessiva Compulsiva (POC), a pandemia resultou num “reforçar patológico”. Agora é preciso “voltar atrás”, para reabilitar, uma vez mais estas pessoas, o que é “extremamente difícil”.

Durante este difícil período, a Ordem dos Psicólogos esteve sempre junto da população, o que, do ponto de vista da psicóloga, conduziu a uma desmitificação da profissão e a uma maior coragem no momento de pedir ajuda. “A Ordem dos Psicólogos tinha uma linha de atendimento e deu formação gratuita aos psicólogos”, o que contribuiu também para que os jovens começassem a olhar para as consultas com outros olhos. “Estão a vir, querem vir e às vezes até dizem aos amigos que vão ao psicólogo. Isto é fundamental. Nós estamos a mudar mentalidades”, assegura Maria Calado.

Quanto ao processo de tratamento destas patologias do foro psicológica, a terapeuta não esconde que é difícil, sendo que a própria pessoa tem de ser forçada a sair de casa, a obrigar-se a fazer desporto e tudo aquilo que gostava de fazer, antes de ser diagnosticada com ansiedade, depressão ou qualquer outra doença mental. “É muito difícil mudar isto, porque nós somos seres de hábitos, e a pessoa não está bem e não quer sair. Para a pessoa custa muito sair de casa e estar com as outras pessoas, mas faz parte do processo”,  diz ainda.

Também os pedidos consulta, ao nível da psiquiatria, têm aumentado, segundo a psiquiatra Filipa Viegas, “a par de uma óbvia falta de recursos humanos para dar resposta”, como psiquiatras, psicólogos, técnicos de reabilitação psicossocial, terapeutas ocupacionais e psicomotricistas. Com isto, a pandemia “veio aumentar a pressão sobre os serviços de Doença Mental”.

As pessoas que já tinham doença mental, antes da pandemia, “acabaram por piorar” e aqueles que já tinham alguma vulnerabilidade acabaram mesmo por desenvolver algum tipo de patologia, pelo “stress acrescido”. Este, que é considerado por muitos um “trauma coletivo”, reflete-se num conjunto de situações: “a diminuição da interação com os pares; a exacerbação de alguns conflitos familiares, pela a proximidade imposta; uma exposição a violência; as questões do luto familiar, por muitas pessoas que faleceram; dificuldades económicas vindas da própria pandemia; a privação de liberdade e experiências”.

Só em Portugal, e segundo um estudo levado a cabo, no decorrer da pandemia, com uma amostra de seis mil pessoas, um quarto destas, sobretudo ao nível dos jovens adultos e das mulheres, apresentava sintomas moderados a graves de ansiedade e depressão, revela a médica.

Apesar do aumento da doença, durante a pandemia, verificou-se, por outro lado, “um aumento da sensibilização para a saúde mental, com a redução do estigma, que também é uma coisa importante: começarmos a perceber que o cérebro, como qualquer outro órgão, também pode adoecer”. A repercussão dos efeitos colaterais da pandemia, garante Filipa Viegas, é de mais casos de depressão, ansiedade e de perturbação de stress pós-traumático, com sintomas que vão desde tristeza, à falta de motivação, preocupação excessiva, crises de pânico, até às alterações do sono.

Uma boa alimentação e a prática desportiva, garante a médica, são a base da prevenção da doença mental. “As pessoas que conseguiram manter passatempos, hobbies e uma rotina diária, conseguiram não descambar, não adoecer com tanta probabilidade”, revela. O recurso a medicamentos pode estar implícito, no tratamento de doenças como a depressão e a ansiedade, mas cada vez mais os especialistas defendem a psicoterapia como abordagem de “primeira linha”, com recurso ao médico de família e à psicologia.

Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Portugal passou de 99,5 doses diárias de antidepressivos por cem mil habitantes, em 2016, para 131,1 em 2020. Este aumento da toma de medicação para o tratamento de depressões, sobretudo, diz Filipa Viegas, acontece pela falta de aposta, por parte do Governo, na introdução de psicólogos no Serviço Nacional de Saúde.

“Se o doente fosse um carro, a medicação dava o combustível, mas a é psicologia que dá a aulas de condução. Não nos vale de nada ter um carro, se não o sabemos conduzir”, diz a médica. A verdade é que os psicólogos “não são contratados para os cuidados de saúde primários, do SNS, e essa devia ser a principal preocupação de quem gere a nossa saúde, porque isso iria aliviar essa percentagem de pessoas que têm de acabar por recorrer à medicação”. Ainda assim, Filipa Viegas lembra que há casos em que a medicação é fundamental, sendo esse o principal indicador de que houve, de facto, um agravamento da saúde mental.

A médica recorda que “ansiedade e tristeza todos nós, em algum momento da nossa vida, já o sentimos, perante circunstâncias que o justifiquem”. Passa-se de uma reação normal para uma patologia quando os sintomas começam a ser muito frequentes, ao longo de vários dias, e quando têm um impacto na funcionalidade da pessoa: “quando a pessoa começa a não conseguir fazer a sua vida normal, tratar dos seus afazeres, quando deixa de ter prazer em coisas que antes lhe davam prazer, quando começa a não sair de casa”.

Perante estes sinais de alerta, e quando a pessoa começa também a apresentar alterações de apetite e de sono, quando se torna mais pessimistas e apresenta, inclusive, ideias de terminar com a própria vida, há que pedir ajuda. “Outra coisa que é importante é a pessoa falar, porque, muitas vezes, está em sofrimento, pelo tal receio ou vergonha e não o revela. Quem a rodeia tem de estar atento a uma mudança naquilo que a pessoa costumava ser”, remata.

Não há um momento certo para procurar ajuda, até porque o limiar da angústia varia de pessoa para pessoa. Contudo, quando se sente que se pode estar perto de o atingir, deve-se agir.

A entrevista na íntegra a Maria Calado e Filipa Viegas para ouvir no podcast abaixo.

[/shc_shortcode]

“Roda de Oleiro e Moldes de Gesso” nas Oficinas do Convento

As Oficinas do Convento dinamiza hoje um workshop de cerâmica “Roda de Oleiro e Moldes de Gesso”, uma atividade integrada no Ciclo da Cerâmica.

Para além destas duas sessões, será promovida outra a diz 19 de março. Para mais informações deve contactar 266 899 824 ou o oc@oficinasdoconvento.com.

Equipa B do GUS viaja até Tourega

Hoje joga-se para a Liga AFE, onde neste domingo tem lugar a 19.ª jornada, com os Foros de Vale de Figueira a receber o Bencatelense, o Valenças desloca-se a Arcos, o Cortiçadas de Lavre joga em casa com Calipolense e a equipa B do Grupo União Sport (GUS B) vai até à Tourega.

Os Foros que, no passado domingo, realizou o jogo em atraso com o Borbense, perdendo por 5-1.

O treinador dos Foros, Pedro Pereira, refere que o Bencatelense tem um poderio ofensivo grande e, por isso, espera “mais um jogo difícil, temos pela frente um dos candidatos ao título”.

Nesta jornada 19, o Valenças viaja até Arcos, defrontando o primeiro classificado, a par de Bencatelense. Na primeira volta, no Ciborro, o Arcoense ganhou por 4-0.

Fábio Neves, treinador do Valenças quer que a sua equipa tente “bater o pé ao primeiro classificado”.

No domingo passado o Cortiçadas de Lavre ganhou por 2-1 ao Tourega, numa partida que se encontrava em atraso na Liga AFE. Na jornada deste domingo o Cortiçadas joga novamente em casa, recebe o Calipolense, equipa que na primeira volta bateu o Cortiçadas de Lavre por 5-0.

Para Joaquim Soares, Treinador do Cortiçadense, “o Calipolense é a melhor equipa desta divisão” mas, ainda assim, vai como sempre “lutar pelos três pontos”.

Para finalizar, a equipa B do Grupo União Sport que, neste domingo, vai até à Tourega que, na primeira volta, veio até Montemor ganhar por 3-0.

Gonçalo Teixeira, Treinador do GUS B, espera um jogo complicado, perante uma equipa mais experiente, diante a qual os jovens alvinegros “têm de se mostrar como homens de barba rija”.

A RNA acompanha hoje, através da Bancada Desportiva todos os jogos, com destaque para o jogo da equipa principal de GUS, a contar para o Campeonato de Portugal.

“Mulheres na Cultura, nas Artes, na Ciência e na Vida Contemporânea” em Montemor

Decorreu hoje, no cineteatro Curvo Semedo a conferência “Mulheres na Cultura, nas Artes, na Ciência e na Vida Contemporânea”.

Nesta sessão falou-se sobretudo do papel da mulher, nas diversas áreas, partindo do ponto de vista de cada participante. A iniciativa terminou com um showcase de Carolina Deslandes, uma atuação intimista onde a cantora apresentou, para além de algumas músicas mais conhecidas, temas inéditos que vão fazer parte do seu próximo álbum.

A sessão contou com a presença de Filomena Martins (jornalista e diretora adjunta do Observador), Helena Caldeira (atriz), Susana Picanço (Movimento Democrático das Mulheres de Montemor-o-Novo e produtora cultural), Carolina Deslandes, Manuela Mendonça (historiadora e presidente da Academia Portuguesa da História), Maria Manuel Mota (cientista e diretora do Instituto de Medicina Molecular) e moderação de Ana Galvão (radialista).

Oficinas do Convento promove workshop de cerâmica

As Oficinas do Convento dinamizam entre hoje e amanhã um workshop de cerâmica “Roda de Oleiro e Moldes de Gesso”, uma atividade integrada no Ciclo da Cerâmica.

Para além destas duas sessões, será promovida outra a diz 19 de março. Para mais informações deve contactar 266 899 824 ou o

oc@oficinasdoconvento.com.

Celebrações do dia de S. João de Deus regressam a Montemor

O feriado municipal de Montemor-o-Novo, Dia de São João de Deus, celebra-se a dia 8 de março, estando previsto o regresso das habituais celebrações após paragem obrigatória devido às restrições implementadas pela pandemia de Covid-19.

Na terça-feira, ao longo do dia, decorrem diversas atividade, começando o dia às 9 horas com o hastear das bandeiras.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Durante a manhã haverá um passeio de cicloturismo, com uma volta à cidade de Montemor-o-Novo, promovido pelo Grupo de Cicloturismo de Montemor-o-Novo, pelas 9h30; uma caminhada com início no Parque Urbano; das 11h às 14h30, visitas guiadas à cripta, igreja e antigas enfermarias do Convento de São João de Deus, cuja inscrição deve ser feita no Posto de Turismo de Montemor; uma sessão de fitness, das 11h30 às 12h30, dinamizada pelos ginásios Spot Fit, Unlock Exercise, Up&Go e Ginásio Lube.

Durante a tarde, está planeada a habitual procissão de São João de Deus, às 16h, da Igreja Matriz para o Hospital Infantil de São João de Deus, seguida de Eucaristia. As celebrações terminam no Curvo Semedo com o concerto de Mafalda Veiga, às 21:30h.

São João de Deus, para além de ser o santo padroeiro dos hospitais, dos doentes e dos enfermeiros é também o santo padroeiro da cidade de Montemor-o-Novo, pois foi aqui que nasceu, a dia de março. São João de Deus conhecido por ajudar os mais desfavorecidos, acabou por sair de Montemor-o-Novo, vivendo o resto da sua vida, em Espanha, Granada, onde acabou por morrer em 1550.

As celebrações do feriado municipal, 8 de março, que regressam a Montemor-o-Novo após paragens forçadas devido à pandemia de Covid-19.

[/shc_shortcode]

“I Will Stuff Myself With Tulips” patente até dia 18 de março em Montemor

“I Will Stuff Myself With Tulips”, de Inês Ferreira, está patente até dia 18 de março, na Galeria Municipal de Montemor e pode ser visitada de segunda a sexta, das 10 horas às 12:30 horas e das 14 horas às 18 horas.

A artista e autora desta exposição, Inês Ferreira, revela que esta exposição é uma apresentação de “uma série de pintura, cerca de 20, todas feitas a óleo e um vídeo”, chamado “Estradas de Alma”, inspirado num texto, acrescentando que este contou com a colaboração de “Larissa, uma artista brasileira a residir em Montemor-o-Novo e foi filmado, ainda este ano, no castelo”, desta cidade.

Inês Ferreira, artista e arquiteta de Lisboa a residir em Montemor-o-Novo desde 2020, revela que este foi “um convite que veio da Galeria Municipal” onde todos os trabalhos apresentados “tanto as pinturas, como o vídeo, foi tudo feito cá em Montemor”, tendo a autora já participado em outras atividades promovidas no concelho, tais como, a participação num “Festival que aconteceu nas Oficinas do Convento onde apresentei três pinturas”. A artista deixa ainda o convite a todos para que “apareçam e que gostem desta exposição”.

A exposição está patente até dia 18 de março e poderá ser vista no horário habitual da Galeria Municipal de Montemor-o-Novo.

Comemorações do Dia Internacional da Mulher no Ciborro com inscrições abertas

A Freguesia de Ciborro irá assinalar o Dia Internacional da Mulher com um jantar que tem início às 19:30 horas, na Casa da Cultura e Recreio do Ciborro, com animação musical a cargo de Miguel Oliveira.

Este é um evento que carece de inscrição antecipada, que deve ser feita até ao dia 6 de março, na Junta de Freguesia de Ciborro ou Padaria Barbosa.

Mafalda Veiga em concerto nas celebrações do feriado municipal e Dia da Mulher

O feriado municipal de Montemor-o-Novo, Dia de São João de Deus, celebra-se a dia 8 de março, estando previsto o regresso das habituais celebrações após paragem obrigatória devido às restrições implementadas pela pandemia de Covid-19.

Mafalda Veiga, artista montemorense, vai atuar em Montemor-o-Novo, no cineteatro Curvo Semedo, uma celebração do dia do Município aliado ao Dia Internacional da Mulher.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O Dia Internacional da Mulher comemora-se anualmente a 8 de março. Esta é uma data que tem como objetivo recordar as conquistas das mulheres que, ao longo da história, lutam pelos seus direitos e contra o preconceito.

Esta proposta foi feita, pela primeira vez em 1910, pela feminista Alemã Clara Zetki, tendo mais tarde sido promovido pelas Nações Unidas, em 1975, o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamado o Dia Internacional da Mulher, a 8 de março.

As celebrações do feriado municipal, 8 de março, que regressam a Montemor-o-Novo após paragens forçadas devido à pandemia de Covid-19.

[/shc_shortcode]

“Peixe do rio não pode ser só um evento quinzenal”, diz João Grilo

A edição deste ano da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio já decorre na vila de Alandroal. Um evento onde as iguarias feitas com peixe do rio estão em destaque e onde os restaurantes aderentes preparam os melhores pratos, quer para os visitantes quer para os habitantes locais que tenham intenção de os degustar.

O evento conta com diversas iniciativas, como showcookings, degustações e o congresso do peixe do rio, entre outros.

A cerimónia de abertura decorreu este sábado, dia 5 de Março, no auditório do centro cultural transfronteiriço de Alandroal e contou com a presença de diversas entidades.

João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal referiu que “esta Mostra Gastronómica surgiu que uma pequena ideia de dinamizar um produto que temos no nosso concelho. A verdade é que, em 2020, quando preparávamos mais uma edição, que tivemos que cancelar devido à pandemia, já estávamos num patamar bastante elevado. Este ano retomamos e temos o desafio de tornar o peixe do rio em algo mais que uma mostra de 15 dias. É necessário que o peixe do rio esteja em destaque o ano todo”.

José Robalo, presidente da Assembleia Municipal de Alandroal, considera que este é “um momento muito importante e que pretende projetar as capacidades do concelho. O peixe do rio era um elemento bastante limitado a alguns pescadores e hoje é um trunfo no nosso concelho, devido a todas as iguarias que são feitas nos restaurantes.

Os chefes José Júlio vintém e Paulo Amado, os responsáveis pelo congresso do peixe do rio, garantiram que “é uma iniciativa que vai contar com várias apresentações e demonstrações que pretendem mostrar as potencialidades do peixe do rio, um produto que deve ser consumido fresco e não congelado, tal como o peixe do mar”, disse o chefe Júlio. Já o chefe Paulo Amado adiantou que “no âmbito deste congresso será apresentado um trabalho de investigação que pretende focar o Alandroal como um local de estudo e ensinamento sobre o peixe do rio”.

Vítor Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, considera que “esta mostra assenta numa questão muito característica do Alentejo que é a gastronomia. Uma gastronomia que nasceu do povo, que antigamente tinha que aproveitar tudo para cozinhar, como as ervas ou o pão duro, e que acaba por dar origem a pratos fantásticos, como a açorda. Nós, no turismo temos seguido sempre uma linha de apostar naquilo que é a qualidade. Aquilo que conseguimos fazer pode ser pouco, mas tem que ter uma marca de qualidade. E isso tem sido feito, porque se nós andarmos pelo país o Alentejo é uma marca bastante conhecida. A qualidade que se têm vindo a afirmar ao longo dos anos, está também refletida na forma como o Alentejo tem enfrentado estes dois anos de pandemia, como menos casos e menos mortes”.

Já Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Alentejo “quando olhamos para o Alandroal, olhamos para um concelho que está no mapa, graças ao presidente João Grilo. Ele tem feito um trabalho fantástico e as muralhas de Juromenha são também exemplo disso”.

A Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, em Alandroal, decorre até dia 13 de Março.

Concurso literário sobre S. João de Deus terminam candidaturas na terça

O Município de Montemor-o-Novo está a promover um concurso literário “Conto infantil sobre S. João de Deus” que pretende selecionar um conto infantil para publicação em livro, terminando os prazos de entrega no próximo dia 8 de março.

António Pinto Xavier, vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo explica que “os participantes podem participar até ao próximo dia 8”, uma iniciativa que pretende criar um conto “que se destina a crianças e onde nos propomos a contar a história do santo” padroeiro da cidade, “que queremos valorizar”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Neste momento o vereador adianta que “neste momento já recebemos cerca de mais de 30 candidaturas “, acrescentando que o júri já está constituído”, de forma a avaliar todos estes trabalhos.

João Cidade, mais tarde São João de Deus é o Santo de Montemor-o-Novo, Fundador da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, Padroeiro dos Enfermeiros, Doentes, Hospitais e todo o pessoal ligado à saúde e ainda Co Padroeiro dos Bombeiros Voluntários de Portugal.

O vencedor do concurso será premiado, no valor de 1 500 euros. Os trabalhos a concurso deverão ser inéditos, bem como ser enviados até ao dia 8 de março de 2022.

[/shc_shortcode]

 

Dois jogadores do GUS convocados para a seleção distrital de sub-14

João Falé e Salvador Malagueira são os jogadores do Grupo União Sport (GUS) que foram convocados, pela Associação de Futebol de Évora, com vista a poderem vir a integrar a seleção distrital de futebol masculino de sub-14.

A concentração tem lugar na próxima quarta-feira, dia 9, na Unidade de Treino nº 2 no Campo do Sport Lisboa e Évora, às 19.30 horas.

Para esta convocatória, foram também chamados mais 28 jogadores: dois do GDC Santo António, dois do LCD Arraiolense, quatro do Juventude SC, cinco do Estrela FC, sete do Lusitano GC, três do SC Borbense, um do GDR Canaviais, um do Atlético SC, um do SC Viana do Alentejo, um do SC Redondense e um do CF Estremoz.

Vila Galé lança carta “Green & Fresh” em oito hotéis

Green & Fresh é a nova carta exclusivamente com pratos detox, vegetarianos e vegan que a Vila Galé lançou nos restaurantes de oito dos seus hotéis de norte a sul de Portugal; entre eles, estão as unidades de Elvas e Alter do Chão.

Nesta nova oferta, incluem-se, por exemplo, pratos como creme funcional de abóbora com chia, sopa verde detoxstrogonoff de beringelas, risotto de cogumelos silvestres ou moqueca de palmitos. Mas também sobremesas, como leite creme vegetal, creme de pina colada ou banana assada com canela. Contando também com opções sem glúten e sem lactose, inclui ainda bebidas, como sumos detox e smoothies.

Desta forma, o Vila Galé pretende “reforçar as suas propostas gastronómicas benéficas para a saúde”, tendo em conta “as crescentes preocupações com o bem-estar e com a alimentação equilibrada, bem como com a sustentabilidade, frescura e qualidade dos produtos”, refere o grupo hoteleiro.

A nova carta Green & Fresh está disponível em oito hotéis: Vila Galé Collection Braga, Vila Galé Serra da Estrela (Manteigas), Vila Galé Sintra, Vila Galé Cascais, Vila Galé Collection Alter Real (Alter do Chão), Vila Galé Collection Elvas, Vila Galé Lagos e Vila Galé Santa Cruz (Madeira).

Portugal teve 25.981 casos Covid e 51 óbitos em 48 horas

Portugal, nas últimas 48 horas, registou 25.981 casos de infeção por Covid-19 e 51 óbitos relacionados com a doença.

Da quarta-feira passada, para hoje, 4 de março, foram dados como recuperados, em território nacional, 18.150 doentes.

Ao dia de hoje, encontram-se internadas 1.400 pessoas, 90 em Unidades de Cuidados Intensivos.

A partir de hoje, a Rádio Nova Antena passa a divulgar os dados Covid com periodicidade semanal. Nesse sentido, os dados relativos à pandemia no país só voltarão a ser noticiados na próxima sexta-feira.

Montemor regista 212 novos casos de Covid nos últimos 14 dias

O concelho de Montemor-o-Novo registou, nos últimos 14 dias, de 18 de fevereiro a 3 de março, 211 novas infeções por Covid-19 (total acumulado), menos 68 casos, segundo informação do Departamento de Saúde Pública da ARS Alentejo, publicada hoje pelo Município de Montemor.

O concelho, neste momento, encontra-se com incidência extremamente elevada, segundo a Classificação Europeia de Prevenção e Controlo de Doenças.

Esta informação foi recolhida até às 23:59 horas do dia 3 de março.

Mostra Gastronómica do Peixe do Rio regressa a Alandroal

Os pratos à base de peixe do rio voltam a ganhar destaque, em Alandroal, no decorrer da 13ª edição da Mostra Gastronómica dedicada a esta iguaria, que se realiza de 4 a 13 de março.

Com o evento, a Câmara Municipal procura divulgar um dos pontos fortes da gastronomia típica do concelho, ainda que esta seja uma edição “de transição”, em moldes mais tradicionais, depois de uma já idealizada em modelo de feira, que ia para além dos restaurantes e cafés do concelho, antes da pandemia, segundo revela o presidente, João Grilo.

“Antes da pandemia, tínhamos evoluído para um modelo de feira, que durante muitos anos resistimos a fazê-lo – durante os primeiros dez anos, a mostra funcionou exclusivamente nos restaurantes  – , mas depois vimos que a procura e as dinâmicas que estavam a ser geradas já justificavam o modelo de feira, com exposição, com mais dinâmica à volta”, recorda o autarca.

João Grilo lamenta que a pandemia tenha impedido a autarquia de Alandroal “seguir o caminho” trilhado até então. “Conseguimos fazer um ano desse trajeto. Tínhamos tudo pronto para começar, mas fomos a primeira Câmara da região a ter de cancelar um evento em cima do momento da sua inauguração, por força da pandemia”, lembra.

Agora, e não podendo retomar o evento “em plena força”, a Câmara de Alandroal optou por promover várias atividades complementares à própria dinâmica dos restaurantes do concelho por estes dias do evento, concentradas no Fórum Cultural Transfronteiriço.

O Congresso das Cozinhas de Rio, com chefes de cozinha convidados, cursos de cozinha, sessões de showcooking, exposições e apresentação de produtos ligados à economia do rio serão algumas das atividades a realizar e que servirão, enquanto modelo de transição, para a feira que a autarquia gostaria de realizar em 2023.

Quanto aos restaurantes, João Grilo adianta que participam nesta mostra gastronómica praticamente todos os que existem no concelho (entre 12 a 14). “Essa dinâmica dos restaurantes vai continuar, sempre funcionou e é importantíssima”, diz ainda.

Esta 13ª edição do evento vai ainda contar com a colaboração do chef José Júlio Vintém.

Continente corta açúcar e sal nos produtos de marca própria

No âmbito do Dia Mundial da Obesidade, o Continente divulga o resultado dos planos de otimização nutricional em mais de 350 produtos de marca própria, com reduções anuais de 800 toneladas de açúcar, 120 toneladas de sal e 385 toneladas de gorduras saturadas. A marca eliminou ainda o óleo de palma a 80 dos seus produtos.

As reduções incidem sobre produtos Continente, com destaque para iogurtes, cereais, bolachas, refrigerantes, batatas fritas, polpas de tomate e sopas de take away, contribuindo desta forma para melhorar a saúde e estilo de vida dos portugueses. Entre outros exemplos, as leguminosas em conserva garantem baixo teor de sal (menos de 0,3g de sal por cada 100g de produto) e as polpas de tomate não têm qualquer sal adicionado.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Até ao final de 2022, estima-se uma redução de sal nas sopas Continente de cerca de 4 toneladas, uma redução de 12% do teor de sal em batatas fritas e snacks e uma redução de 10% do teor de açúcar em iogurtes e leites com chocolate.

Paralelamente, o Continente aposta no Semáforo Nutricional na frente das embalagens, para que o consumidor tenha acesso a informação simplificada sobre os produtos, principalmente sobre os nutrientes que, em excesso, podem ser um problema grave para a saúde. Através de um código de cores, o semáforo mostra a concentração de açúcar, sal, gorduras e gorduras saturadas (verde – baixa, amarelo – moderada e vermelho – elevada). Uma dica essencial para escolhas equilibradas é optar mais vezes por mais verdes ou amarelos e menos por ‘sinais vermelhos’.

[/shc_shortcode]

Criação de skate no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo

Centro Juvenil de Montemor-o-Novo irá promover, a partir de 5 de março e até 11 de junho, um Workshop de Construção de Skates, com Hugo Almeida.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nesta atividade os jovens podem construir de raiz uma prancha de skate, a partir do aproveitamento de paletes.

As inscrições devem ser feitas até dia 5 de março para o email juventude@cm-montemornovo.pt.

[/shc_shortcode]

Volta ao Alentejo Delta Cafés apresentada dia 10

A 39ª edição da Volta ao Alentejo Delta Cafés é apresentada na próxima quinta-feira, dia 10 de Março, pelas 11 horas, no Centro Cultural de Redondo.

A competição realiza-se de 16 a 20 de março, sendo composta pelas etapas Vendas Novas – Sines (dia 16), Beja – Portel (dia 17), Elvas – Ponte de Sor (dia 18), contrarrelógio em Castelo de Vide (dia 19) e Castelo de Vide – Évora (dia 20).

Colónia de Férias da Oficina da Criança está de volta

As Colónias de Férias promovidas pela Oficina da Criança, em Montemor-o-Novo, estão de volta, tendo data prevista para decorrer de 11 a 14 de abril.

Quanto aos destinos estão previstas viagens à Lourinhã, Nazaré, Batalha e Óbidos.

Esta é uma iniciativa da Oficina da Criança com apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Workshop de produção de semente de cebola roxa em Montemor

O workshop de produção de semente de cebola roxa, promovido em Reguengo de São Mateus, em Montemor-o-Novo, com a presença de Joaquim Abelha, o mais antigo produtor de cebola roxa, enquanto formador da atividade, decorre dia 7.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Maria Coelho, organizadora e orientadora da atividade, revela que este workshop “faz parte de um projeto que está a decorrer e é apoiado pelo município no âmbito da SMEA, a estratégia alimentar para o concelho de Montemor, e é o projeto da cebola roxa”.

A atividade que tem a duração aproximada de duas horas, decorrerá em Reguengo de São Mateus, “na exploração de um produtor que é o mais antigo, Joaquim Abelha”, revela. Quanto aos participantes, “temos 12 produtores inscritos, todos de Montemor e que participam no projeto da cebola roxa”.

Os principais objetivos desta atividade, como dá a conhecer Maria Coelho, passam por “demonstrar como é que se produz a semente da variedade, sensibilizar os produtores que participam no projeto para produzirem a sua própria semente e proporcionar a troca de experiências entre os diversos produtores”, remata.

A decorre dia 7 de março, em Reguengo de São Mateus, a partir das 15 horas.

[/shc_shortcode]

“Mesa Redonda” sobre papel das mulheres abre celebrações do feriado de Montemor

No âmbito das comemorações do dia 8 de março, feriado municipal de Montemor-o-Novo, decorre no Cineteatro Curvo Semedo, amanhã, dia 5 de março, pelas 15 horas, uma “Mesa Redonda” sobre “Mulheres na Cultura, nas Artes, na Ciência e na Vida Contemporânea”, com diversas personalidades femininas, de várias áreas.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, explica que “as celebrações do dia do município, começam no dia 5 de março, com uma iniciativa muito interessante, com uma iniciativa relativa ao Dia Internacional da Mulher”, acrescentando que este é um evento que conta “com a presença de Carolina Deslandes, cantautora” que encerrará a sessão com um Showcase.

A sessão conta com a presença de mulheres montemorenses Filomena Martins (jornalista e diretora adjunta do Observador), Helena Caldeira (atriz) e Susana Picanço (Movimento das Mulheres de Montemor-o-Novo e produtora cultural); bem como com a participação de Carolina Deslandes, Manuela Mendonça (historiadora e presidente da Academia Portuguesa da História), Maria Manuel Mota (cientista e diretora do Instituto de Medicina Molecular) e moderação de Ana Galvão (radialista).

Olímpio Galvão deixa um apelo a todos os montemorenses para assistirem a este evento que será “um dia muito interessante, com certeza conversas muito interessantes acerca da mulher e o seu papel, na sociedade”, revela.

As celebrações do Dia de São João de Deus, feriado municipal da cidade, e do Dia Internacional da Mulher, assinaladas amanhã, dia 5 de março com um debate de ideias entre diversas mulheres sucedidas e que estão a “dar cartas” no panorama nacional, em diversas áreas.

A atividade é gratuita e não é necessária realizar marcação prévia.

Alandroal envia bens para povo ucraniano

O município de Alandroal procedeu ontem à entrega, em Évora, dos bens que foram recolhidos para o povo ucraniano.

Através das redes sociais, foi feito o agradecimento “a todas as entidades envolvidas e principalmente a todas as pessoas que, em tão pouco tempo, se mobilizaram para que fosse possível deixar um donativo que chegará aos Ucranianos, que neste momento tanto precisam”.

Jogo dos Heróis da Fruta lançado para assinalar Dia Mundial da Obesidade

No âmbito do Dia Mundial da Obesidade, celebrado hoje, dia 4 de março, a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil  (APCOI) lança hoje a app Heróis da Fruta, um jogo gratuito de realidade aumentada para telemóveis, inspirado na série de animação televisiva, que contou com as vozes de Jessica Athayde e Diogo Amaral, bem como, no projeto educativo com o mesmo nome que a associação promove nas escolas há dez anos.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este foi um projeto que contou com a parceria dos estúdios ONTOP, com financiamento da Novo Nordisk Portugal e com o apoio internacional da Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO) e da Coligação Europeia de Pacientes com Obesidade (ECPO), unindo-se todas estas associações, contribuindo para a prevenção da obesidade infantil.

Este jogo é uma “caça ao tesouro” que incentiva as famílias à atividade física, ao ar livre, que tem como objetivo procurar de cerca de 500 baús à solta pelas ruas do país, espalhados em múpis e cartazes presentes nos vários municípios portugueses parceiros deste projeto. Os baús contêm uma saqueta de cartas escondida, existindo centenas de cartas para colecionar e segredos para descobrir sobre alimentação saudável.

Os primeiros 100 jogadores mo ranking nacional de pontuação ganham bilhetes para o cinema. Para as crianças que participam em projetos escolares, estão habilitadas a vencer vouchers para parques temáticos, zoológicos ou aquários. O jogador que ficar em primeiro lugar na app irá ter a oportunidade de ter a visita dos Heróis da Fruta na sua escola.

A app Hérois da Fruta encontra-se disponível nas app stores de dispositivos móveis iOS e Android.

[/shc_shortcode]

Prazos para participar no “Conto infantil sobre S. João de Deus” até dia 8

O Município de Montemor-o-Novo está a promover um concurso literário “Conto infantil sobre S. João de Deus” que pretende selecionar um conto infantil para publicação em livro, com de forma a valorizar e promover do património cultural do concelho.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O vencedor do concurso será premiado, no valor de 1 500 euros. Os trabalhos a concurso deverão ser inéditos, bem como ser enviados até ao dia 8 de março de 2022. O regulamento deste concurso pode ser consultado aqui.

João Cidade, mais tarde São João de Deus é o Santo de Montemor-o-Novo, Fundador da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, Padroeiro dos Enfermeiros, Doentes, Hospitais e todo o pessoal ligado à saúde e ainda Co-Padroeiro dos Bombeiros Voluntários de Portugal.

[/shc_shortcode]

Anta-Ermida em honra de Nossa Senhora do Livramento localiza-se no concelho de Montemor

A Anta-Ermida de Nossa Senhora do Livramento situa-se na localidade de São Brissos, Santiago do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, tendo sido classificada como Imóvel de Interesse Público em 1957.

Montemor-o-Novo é um concelho particularmente rico em testemunhos megalíticos, nomeadamente no que se refere à arquitetura funerária, podendo ainda ser encontrados outros tipos de vestígios arqueológicos de outras épocas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta anta está identificada como sendo a sétima, em S. Brissos, tendo sido convertida, no século XVII, em capela, um sinal claro de reutilização deste espaço sagrado, por diferentes crenças. Esta transformação é também um sinal de sobreposição de diferentes crenças de poderes como por exemplo, economia de recursos, neste caso de materiais.

Originalmente, a Anta-Ermida, era formada por esteios (cinco dos quais remanescentes) graníticos, o espaço da anterior câmara sepulcral corresponde ao actual átrio da ermida, podendo ainda ser possível observar a presença da laje de cobertura – o “chapéu” – e de alguns indícios do corredor de acesso ao seu interior.

No interior deste monumento é visível o processo de cristianização pelo qual esta anta passou, através da presença da imagem de Nossa Senhora do Livramento, tornando este, num local de romaria.

Para chegar à Anta-Ermida de Nossa Senhora do Livramento, com partida de Montemor-o-Novo, deve seguir pela Estrada Nacional nº2, passando a vila de Santiago do Escoural, seguir em direção à estrada M370, virando, mais tarde em direção a Valverde. Cerca de 2 km depois, a Anta encontra-se à direita.

[/shc_shortcode]

Silveiras já tem serviço de multibanco

A freguesia de Silveiras já dispõe de caixa multibanco, estando neste momento a funcionar na sua totalidade permitindo levantamentos e todas as outras operações.

André Banha vogal na União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras revela que esta obra “na União de Freguesias foi de carácter prioritário, tanto para permitir à população a disponibilidade deste equipamento que existia em Silveiras e que a população não tenha de se deslocar até Vendas Novas ou Montemor”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta é uma infraestrutura que foi instalada pela Caixa de Crédito Agrícola, sendo que “este bunker foi um protocolo entre a União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, com a Câmara Municipal”, um protocolo assinado o ano passado, “no valor de 21.674,28€, em que cada uma das partes assumiu 50%”, adianta o vogal, que, após terem surgido alguns constrangimentos, na obra, devido à pandemia de Covid-19, ficou agora concluída.

Neste momento a caixa multibanco já está a funcionar podendo realizar-se todo o tipo de operações, incluindo o levantamento de dinheiro.

Ate aqui as pessoas tinham de se deslocar até Montemor, a cerca de 12 km, ou a Vendas Novas, a 23 km, da Freguesia das Silveiras.

[/shc_shortcode]

Reguengos assinala Dia da Mulher com caminhada em homenagem às ucranianas

O Dia da Mulher vai ser comemorado em Reguengos de Monsaraz de 5 a 11 de março com uma caminhada, aulas de ginástica e animação musical. As atividades são organizadas pelo Município de Reguengos de Monsaraz e pelo Câmara Reguengos Clube e vão decorrer em todas as freguesias do concelho.

O programa abre no dia 5 de março, pelas 16h30, com uma caminhada em homenagem às mulheres ucranianas. A caminhada tem 5,7 quilómetros de extensão com partida e chegada na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz. As inscrições podem ser efetuadas até ao dia 3 de março no Serviço de Desporto na autarquia ou por e-mail (desporto@cm-reguengos-monsaraz.pt) e as participantes vão receber uma t-shirt, um boné e uma bebida no final da caminhada.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No dia 7 de março, às 14h, haverá aulas de ginástica com fitness, ioga, relaxamento e diversão no jardim de São Marcos do Campo, pelas 15h junto à Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Campinho, e às 16h10 na Sociedade Cumeadense, na Cumeada. No dia 8 de março decorrem atividades em Reguengos de Monsaraz com aulas de ginástica no Parque da Cidade às 10h, 11h e 16h, e animação musical com Luís Marques, pelas 18h, na Praça da Liberdade, seguida de happy hour com descontos nos cafés e restaurantes da praça. Durante a tarde haverá também aulas de ginástica pelas 14h na antiga escola primária de Motrinos, às 15h no Parque Outeiro XXI, em Outeiro, e pelas 16h na Casa do Cante em Telheiro.

No dia seguinte, 9 de março, às 14h realizam-se aulas de ginástica no Centro de Convívio da Barrada e pelas 15h na Igreja de Santiago, em Monsaraz. No dia 10 de março, o programa comemorativo do Dia da Mulher integra aulas de ginástica às 14h no Centro de Recreio e Convívio Maria Gabriela Leonidas, em Santo António do Baldio, pelas 15h na Sociedade do Carrapatelo e às 16h30 no jardim público de São Pedro do Corval. A fechar, no dia 11 de março, pelas 14h haverá aulas de ginástica no polidesportivo de Perolivas e às 15h15 no parque em Caridade.

[/shc_shortcode]

Ucrânia vs Rússia: a dor de quem vive em Portugal com o coração bem longe (c/som)

A invasão da Ucrânia, por parte dos militares russos, deixou cidades destruídas, famílias separadas e milhares de pessoas desalojadas e que, aos primeiros ataques, deixaram para trás uma vida.

No entanto, a dor e o sentimento de destruição afetam não só os que vivem na Ucrânia, mas também os que, a milhares de quilómetros de distância, se sentem impotentes.

Encontrámos uma ucraniana que deixou o seu país há já 21 anos. Com 46 anos, tem na Ucrânia praticamente toda a sua família. Os pais vivem numa aldeia a cerca de 30 quilómetros da zona de conflito. Uma tia está na retaguarda a assegurar a alimentação e apoio aos soldados ucranianos. Nesta altura, de acordo com os relatos que chegam a esta mulher, toda a ajuda é pouca: “é necessária comida, medicamentos e, sobretudo apoio psicológico. Esta era uma guerra que ninguém esperava. A população, quer ucraniana quer russa, está em choque”.

A falta de medicamentos é um dos principais problemas que a população, que se encontra fora da zona de conflito, está a enfrentar. Para a Ucrânia, segue, entretanto, um carregamento de medicamentos adquirido por alguns ucranianos que residem na região.

O apelo que esta mulher deixa a todos é que, dentro dos possíveis, “todo o mundo ajude a Ucrânia. Temos esperança que vai passar mas precisamos do apoio de todos”. Numa altura em que milhares de pessoas fogem do país, esta mulher não consegue que os pais deixem a sua terra natal. O pai, com 73 anos, garante que vai ficar para ajudar”.

A Organização das Nações Unidas estima que 12 milhões de pessoas precisarão de ajuda na Ucrânia. Além disso, a ONU apontou ainda que mais de quatro milhões de refugiados em fuga dos combates também necessitarão de apoio.

Arcebispo de Évora: sofrimento do povo ucraniano “golpeia os nossos corações”

O arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, em tempos de Quaresma, período do ano litúrgico que antecede a Páscoa, lembra, numa mensagem enviada à redação desta estação emissora, que esta deve incidir, sobretudo, “na ação purificadora e santificadora do Senhor”.

Os meios sugeridos para a prática quaresmal, revela ainda, são “a escuta mais frequente da Palavra de Deus; oração mais intensa e mais prolongada, o jejum e as obras de caridade”.

Para além disso, o arcebispo assegura, nesta mensagem, “o sofrimento que o povo ucraniano experimenta nesta hora da sua história”, situação que “golpeia os nossos corações” e que nos deve fazer “olhar mais para eles do que para nós”.

A mensagem, para ler, na íntegra:

“Estimados Presbíteros, Diáconos, Consagrados e Consagradas, Seminaristas, Famílias e Jovens, Cristãos e Cristãs, que o Senhor esteja convosco e vos conceda saúde, paz e bem!

1.A Quaresma não é uma proposta obsoleta, caduca, e arqueológica de práticas espirituais e ascéticas de outras e para outras épocas, mas “Tempo Favorável” oferecido por Deus para que experimentemos de modo mais vivo e comprometido o mistério pascal de Cristo: «Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória» (Rm 8,17).

A Quaresma é “Tempo Favorável” no qual Cristo purifica a Igreja sua esposa, «Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível» (Ef 5:25-27). Assim, o ‘Tempo Santo’ da Quaresma assenta, não tanto sobre as nossas práticas ascéticas, mas na acção purificadora e santificadora do Senhor; as obras penitenciais são sinal da nossa participação no mistério de Cristo que por nós fez penitência, jejuou no deserto e na cruz se entregou até ao fim. Deste modo, a Igreja é uma comunidade pascal, porque é batismal. Esta realidade manifesta-se não só porque se entra nela mediante o batismo, mas sobretudo porque Ela é chamada a exprimir com uma vida de contínua conversão o sacramento que a gera. Por isso, a Quaresma é o tempo da grande convocatória de todo o Povo de Deus, para que se deixe purificar e santificar pelo seu Senhor e Salvador.

Vivendo conscientemente a Quaresma, percebemos que a sua espiritualidade deve assumir a totalidade da sua exigência: pascal – batismal – penitencial–eclesial. Por isso, a penitência quaresmal não pode ser só interior e individual, mas tem que se assumir também externa, comunitária e social: a detestação do pecado como ofensa a Deus; as consequências sociais do pecado; a consciência da Igreja como pecadora e necessitada de purificação; a oração solidária por todos e com todos os pecadores; a partilha solidária com os mais necessitados.

Segundo a Constituição Litúrgica do Concílio Vaticano II, (SC 109-110), os meios sugeridos para a prática quaresmal são: a escuta mais frequente da Palavra de Deus; oração mais intensa e mais prolongada, o jejum e as obras de caridade. Procuremos concretizar estas propostas quaresmais na nossa Arquidiocese Eborense.

2.O nosso Plano Pastoral 2021-2022, “Cuidar e inserir os sedentos de Esperança”, «Dai-lhes vós mesmos de comer» (Lc 9,13), «remete-nos para uma questão fundamental da experiência cristã (…) Toca o coração da proposta do evangelho. Enquanto evoca o que de melhor a experiência da Igreja tem realizado nos caminhos da história, aponta, ao mesmo tempo, as urgências mais prementes da sua missão nos actuais contextos».

Dai-lhes vós mesmos de comer” percebemos que Jesus ordena aos doze que dêem de comer à multidão. Eles, porém, não se dão conta do dom que Jesus está a confiar às suas mãos: o pão da Palavra e o pão da Eucaristia. Não entendem que a sua bênção multiplicará infinitamente este alimento que sacia todo o tipo de fome: a fome de felicidade, de amor, de justiça, de paz, a necessidade de encontrar o sentido da vida, a ânsia de um mundo novo.

Consciente deste dom e desta tarefa o nosso Plano Pastoral conclui que «os novos cenários de cada época comprometem a comunidade cristã com novas configurações e respostas na fidelidade à missão que Jesus confiou aos seus discípulos. A missão é sempre a mesma, mas os contextos são sempre novos. Daqui decorre o imperativo de nos questionarmos de como poderemos, hoje, ser fiéis à missão de cuidar e inserir os irmãos mais debilitados e que clamam por um olhar ou um abraço redentor».

O Papa Francisco ajuda-nos a perceber a nossa tarefa e a nossa missão no contexto exigente em que vivemos: «aquilo que temos só produz frutos se o dermos (isto é o que nos quer dizer Jesus!); e não importa se é muito ou pouco. O Senhor faz grandes coisas com o nosso pouquinho, como no caso dos cinco pães. Ele não realiza prodígios com acções espetaculares, não tem a varinha mágica, mas atua com coisas humildes. A omnipotência de Deus é humilde, feita apenas de amor; e o amor faz grandes coisas com as coisas pequenas. Assim no-lo ensina a Eucaristia: nela está Deus encerrado num bocado de pão. Simples, essencial, pão partido e partilhado, a Eucaristia que recebemos transmite-nos a mentalidade de Deus e leva a darmo-nos, a nós mesmos, aos outros. É o antídoto contra afirmações como estas: “lamento, mas não me diz respeito, não tenho tempo, não posso, não é da minha conta”. Antídoto contra o virar a cara para o outro lado. (Homilia Papa Francisco – Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo).

O chamamento que o Espírito Santo dirige à Igreja que peregrina em Évora para “Cuidar e inserir os sedentos de Esperança”, revê-se neste momento evangelizador de Cristo. De facto, quem acolhe o Evangelho e com ele alimenta a sua vida, quem assimila a pessoa de Cristo alimentando-se do pão eucarístico, por sua vez sente necessidade de tornar os outros participantes da sua descoberta e da sua alegria e começa a distribuir também o pão que saciou a sua fome. Desencadeia-se assim um processo de partilha e os doze cestos estão sempre cheios e prontos para recomeçar a distribuição. Quanto mais aumentam aqueles que se alimentam do pão da Palavra de Cristo e da Eucaristia, mais se multiplica o pão distribuído a quem tem fome.

Perante a experiência eclesial da partilha, mais evidente é o contraste com o mundo sem Deus e concluímos com o Papa Francisco: «No mundo, procura-se sempre aumentar os lucros, aumentar o volume de negócios… Sim, mas com que finalidade? É o dar ou o ter? O partilhar ou o acumular? A «economia» do Evangelho multiplica partilhando, alimenta distribuindo; não satisfaz a voracidade de poucos, mas dá vida ao mundo (cf Jo 6,33). O verbo de Jesus não é ter, mas dar.

3.Caros Irmãos e Irmãs, são grandes as necessidades que nesta conjuntura se fazem sentir em muitas populações alentejanas e ribatejanas da nossa Arquidiocese, porém o sofrimento que o povo ucraniano experimenta nesta hora da sua história golpeia os nossos corações e faz-nos olhar mais para eles do que para nós. Por isso, repartiremos com eles aquilo que o Senhor na Sua infinita bondade nos oferece e pela nossa partilha com o povo ucraniano, ainda que pequena como um grão de mostarda, multiplicar-se-á para eles cem por um em utilidade, e para nós em Luz e Alegria. Assim, destinamos a nossa Renúncia Quaresmal deste ano às Caritas das Igrejas Latina e Grega Católicas da Ucrânia.

Como habitualmente, este serviço distributivo é entregue com gratidão pelos anos já executados, à Cáritas Diocesana, devendo os Reverendos Párocos endereçar as ofertas das suas Paróquias ao Instituto Diocesano Eborense (IDE), serviço central da Arquidiocese com a brevidade possível, pois as necessidades revestem-se de grande urgência.

Sintamo-nos unidos à Igreja Universal assumindo na comunhão a Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2022. Que ela nos inspire: «Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos». (Gal. 6,9-10a).

Para todos, votos de fecunda Quaresma a caminho da Páscoa 2022.

+ Francisco José Senra Coelho

Arcebispo de Évora”

Clube da Gafanhoeira (Arraiolos) vai ter campo sintético

A construção do campo sintético do Clube de São Pedro da Gafanhoeira, concelho de Arraiolos, foi aprovada pelo IPDJ.

O Clube Desportivo São Pedrense mostrou satisfação pela aprovação deste projeto, sentindo que todos os esforços foram compensados, após dois anos de trabalho.

Esta nova infraestrutura irá servir, não só o Clube Desportivo, como também permite apoiar jovens e outras equipas de formação do concelho, garantindo mais sustentabilidade e um futuro para a prática desportiva.

IPDJ coordena programa “Trajetos” para reduzir desemprego jovem

O Programa Trajetos, lançado recentemente pelo Ministério da Educação e da Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, será operacionalizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Miguel Rasquinho, diretor do IPDJ no Alentejo refere que este programa pretende, acima de tudo, “reduzir o desemprego jovem”. “O IPDJ, obviamente, estando perto dos jovens, conhecendo a realidade da juventude e os seus problemas, particularmente também no que diz respeito ao desemprego, coordena este programa”, adianta.

O diretor regional no Alentejo do IPDJ afirma que este programa se divide em duas medidas, por um lado, o “Empreende Já”, e Afirma-te Já.

No que diz respeito ao “Empreende Já” pretende apoiar “a criação do emprego, desenvolvendo as competências e ideias dos jovens para constituição de empresas e do seu posto de trabalho”. Esta não é uma medida nova, revela Miguel Rasquinho, sendo que devido à pandemia, há três anos que não era implementada e consiste “no facto de os jovens apresentarem as suas ideias de candidatura, numa primeira fase, de negócio ou de projetos, que serão analisadas e os projetos vencedores recebem entre 12 a 14 mil euros, para criação da própria empresa”.

“Afirma-te Já” é uma nova medida, que tem ainda de ser regulamentada, e destina-se a jovens “com outras vulnerabilidades, com contextos diferentes e apoia projetos de intervenção local para diminuir os obstáculos do acesso à educação, formação profissional e reduzir estas assimetrias, que se encontram nesta camada da população, explica o diretor regional do Alentejo do IPDJ.

Esta nova medida assenta em dois eixos: “de aprendizagem, de aquisição de competências que promove o empoderamento e desenvolvimento pessoal e projetos de vida dos jovens; e o outro eixo relacionado com a empregabilidade e apoio a projetos de aquisição de competências linguísticas digitais e literacia financeira”.

Miguel Rasquinho revela ainda que no Alentejo foram apoiadas três candidaturas, em edições passadas, no âmbito da medida “Empreende Já”, que “foram muito interessantes, havendo todas as condições para relançar esta medida”.

Programa Trajetos que tem a coordenação do Instituto Português do Desporto e da Juventude, assente nas medidas Empreende Já e Afirma-te já.

[/shc_shortcode]

Montemor vai enviar mantimentos para a Ucrânia

A WinDoor vai enviar um camião com mantimentos para a Ucrânia, face à situação que se vive no país, uma iniciativa à qual a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo se juntou, dispondo de meios para apoio direto aos munícipes.

Para ajudar esta causa deve entregar bens essenciais, como por exemplo, alimentos ou vestuário, na loja da WinDoor, ou na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, até dia 3 de março, entre as 9h30 e as 17h.

Limpeza de Árvores na rua Courela da Pedreira sexta-feira

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa que na próxima sexta-feira, dia 4 de março, irão decorrer trabalhos de poda e limpeza de árvores no largo existente nas traseiras dos prédios da Rua Courela da Pedreira.

De forma a evitar constrangimentos e eventuais danos, a Câmara Municipal aconselha a que evite o estacionamento de viaturas nas imediações desta zona de intervenção, entre as 8 horas e as 17 horas, durante este dia.

Rodrigo Leal e Patrícia Gui conquistam títulos

O jovem montemorense Rodrigo Leal, atleta do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo e Patrícia Gui, do Clube de Ténis das Caldas da Rainha, foram os vencedores das finais de singulares do Torneio SUB14 Nível A, António Duarte Silva Borges, que durante cinco dias trouxe a festa do ténis à cidade. A final deste evento organizado pelo Clube de Ténis de Montemor-o-Novo decorreu ontem, dia 1 de março.

No final do jogo, Rodrigo Leal falou que vencer esta final “é um sentimento agradável, já o tinha feito há dois anos, vencendo os pares singulares”, confessando que, esta prova, era o seu objetivo principal “ e agora é conquistar mais e trabalhar mais”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Quanto à partida, o atleta considera ter sido uma prova bem jogada, no entanto, “ao início estava a “tremer” um pouco e quando sofri 1-0 estava um pouco na expectativa”, conseguindo recuperar mais tarde, ponto a ponto.

Para Gonçalo Simões, Diretor Técnico do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, e treinador do Rodrigo Leal, esta vitória “tem um significado muito maior do que só o resultado” uma vez que “o Rodrigo é um jogador muito emocional e a forma como ele lidou com esta final, a jogar em casa, com muita pressão, conseguiu dar a volta, mesmo não estando no seu melhor nível”, conseguindo gerir muito bem todas as condicionantes que foram surgindo.

Dora Sampaio, presidente do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, faz um balanço positivo desta edição, “nunca esperei ter tanta gente de fora, tantos miúdos numa altura destas, a medo com a pandemia”. Nesta prova estiveram “45 masculinos e 20 femininos, o que foi muito bom, ao longo destes cinco dias, conseguimos ter aqui um nível de ténis muito bom, ter os melhores jogadores deste nível em Portugal”, adianta a presidente.

A presidente do Clube de Ténis avança também que o 18.º Ladies Open arranca já a “dia 16 de Maio já muito em breve, temos muita coisa para preparar mas penso que vai ser, se S. Pedro também ajudar porque não é fácil gerir tudo isto, julgo que vamos ter uma grande torneio este ano”, adianta.

As finais de singulares do Torneio SUB14 Nível A, das quais saíram vencedores Rodrigo Leal e Patrícia Gui.

[/shc_shortcode]

Sem chuva, a produção de azeitona vai ter grande queda

Com grande parte do território nacional em seca severa ou extrema, Portugal enfrenta uma dos invernos mais secos deste século.

As consequências da diminuição abrupta de precipitação, ou mesmo a sua ausência, são diretas nos níveis hídricos das albufeiras, que têm vindo a descer ao longo das últimas semanas, o que causa alguma apreensão e preocupação, entre outros, nos agricultores, olivicultores e viticultores.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Ao nível do olival, garante o professor e investigador Francisco Mondragão Rodrigues (na imagem), se não houver água, a produção de azeitona vai, este ano, registar uma queda acentuada. “Para haver azeitona, e azeitona com um determinado calibre e com uma determinada quantidade de azeite, a oliveira tem que absorver a água do solo. Se não houver água, vai haver limitações em termos de rega”, explica.

No caso da Barragem do Caia, que Mondragão Rodrigues lembra que não é das que se encontra numa das piores situações, comparativamente a outras do país, poderá vir a verificar-se “alguma limitação em termos de disponibilidade de água para rega de culturas agrícolas”, por uma questão de precaução, lembra, até porque a barragem também é utilizada para abastecimento das populações.

Ainda assim, garante o docente na Escola Superior Agrária de Elvas, é necessário que os agricultores, para além de precisarem de aprender a podar as oliveiras, nas devidas condições, necessitam de aprender a regar, tendo em vista a poupança de água. Quando há poupança de água, sobretudo ao nível dos olivais que têm sistemas de rega gota a gota, reduzem-se custos. “Quando colocamos água no olival, estamos a gastar eletricidade e dinheiro. Portanto, se pusermos menos água, são menos horas dos motores a funcionar, menos eletricidade, poupamos dinheiro e poupamos água”, explica. Quando a água é pouca, é necessário aplicar-se “a pouca água que temos, naqueles momentos cruciais em que, aí sim, a oliveira não pode ter falta de água”.

A campanha da azeitona do ano passado, recorda Mondragão Rodrigues, foi das melhores de que há memória: por um lado, devido à plantação, no decorrer dos últimos 20 anos, de olivais modernos, de regadio e muito produtivos e, por outro, por 2021 ter sido um ano propício a uma boa floração das oliveiras. Este aumento de produção, não tem dúvidas o professor, vai continuar a ser uma realidade nos próximos dez anos. “É a entrada em porção da tal olivicultura moderna, porque estamos a ter olivais em produção que não existiam há cinco ou seis anos, que começaram a entrar em produção no ano passado ou este ano e os que entraram em produção há quatro anos agora estão em plena produção. Isto tudo somado resulta cada vez mais em mais azeitona”, assegura.

No passado dia 15 de fevereiro, de acordo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, 91% do território nacional encontrava-se em situação de seca severa e extrema, valor ainda acima dos registados em outros anos de seca, como os 77% em 2005 e os 86% em 2018. O maior alarme está concentrado na zona litoral do Baixo Alentejo, Algarve e alguns locais dos distritos de Bragança e Castelo Branco.

[/shc_shortcode]

Workshop de produção de semente de cebola roxa em Montemor

O workshop de produção de semente de cebola roxa, promovido em Reguengo de São Mateus, em Montemor-o-Novo, com a presença de Joaquim Abelha, o mais antigo produtor de cebola roxa, enquanto formador da atividade, decorre dia 5.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Maria Coelho, organizadora e orientadora da atividade, revela que este workshop “faz parte de um projeto que está a decorrer e é apoiado pelo município no âmbito da SMEA, a estratégia alimentar para o concelho de Montemor, e é o projeto da cebola roxa”.

A atividade que tem a duração aproximada de duas horas, decorrerá em Reguengo de São Mateus, “na exploração de um produtor que é o mais antigo, Joaquim Abelha”, revela. Quanto aos participantes, “temos 12 produtores inscritos, todos de Montemor e que participam no projeto da cebola roxa”.

Os principais objetivos desta atividade, como dá a conhecer Maria Coelho, passam por “demonstrar como é que se produz a semente da variedade, sensibilizar os produtores que participam no projeto para produzirem a sua própria semente e proporcionar a troca de experiências entre os diversos produtores”, remata.

A decorre dia 5 de março, em Reguengo de São Mateus, a partir das 15 horas.

[/shc_shortcode]

Rodrigo Leal vence as finais de singulares do Torneio Sub-14 Nível A

Decorreram na manhã desta terça-feira de Carnaval, 1 de março, as finais de singulares do Torneio Sub-14 Nível A, António Duarte Silva Borges, uma organização do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo.

Os vencedores foram Rodrigo Leal (Clube de Ténis de Montemor-o-Novo) e Patrícia Gui (Clube de Ténis das Caldas da Rainha), que bateram nas respetivas finais Salvador Simões (Clube de Ténis Paço do Lumiar) e Beatriz Castro (Clube de Ténis de Coimbra).

Participaram na entrega de prémios, o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, André Banha, em representação da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, Dora Sampaio, presidente do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, membros da Direção do CTMN e representante da Associação de Ténis do Alentejo.

O presidente da Câmara Municipal elogiou a organização e o ambiente que se vive no Clube de Ténis de Montemor, uma das Associações que contribui para que digamos que sabe muito bem viver em Montemor-o-Novo.

Theatron estreou “6” na Oficina Magina

No fim-de-semana passado, O Espaço Do Tempo acolheu a Theatron – Associação Cultural na Oficina Magina, em Montemor-o-Novo, para a estreia do espetáculo “6”, levado a cena nos dias 26 e 27 de fevereiro.

Ambas as apresentações esgotaram, com o vereador Henrique Lopes a juntar-se a esta iniciativa no domingo.

Este espetáculo, com encenação de Hugo Sovelas, é uma comédia em que se revelam várias perturbações e a dificuldade de viver com elas, sendo dada a oportunidade ao espectador de olhar para além do imediato, sem julgamentos, numa tentativa de aprofundar o seu conhecimento sobre cada personagem.

Redondo aposta na Serra D’Ossa e olaria para alavancar turismo

As estratégias para dinamizar as potencialidades da Serra D ́Ossa e da olaria foram os pontos centrais de uma jornada de trabalho que juntou, na última terça-feira, o Executivo em permanência e uma comitiva da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A manhã de trabalhos teve início nos Paços do Concelho, onde o Presidente da autarquia deu a conhecer o plano estratégico municipal para a olaria, que passa, entre outras, pela recuperação do Convento de Santo António como polo para acolher um centro interpretativo; oficinas; um centro de documentação digital; e residências artísticas.

Seguiram-se uma visita ao Convento e ao Museu do Barro e uma paragem na Assembleia Municipal, onde David Galego apresentou as linhas orientadoras previstas para a dinamização da Serra D ́Ossa, entre as quais, um quiosque; um posto de atendimento; um parque de estacionamento; um ecoparque aventura; um parque para autocaravanas; e uma ecovia.

A comitiva seguiu caminho até à Serra D ́Ossa, com visitas ao Centro de Cycling e aos passadiços. À tarde, decorreu uma reunião de trabalho com os autarcas de Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa.

Destacando a Serra D ́Ossa como pilar fundamental para “potenciar o turismo” no concelho, não descurando a necessidade de preservar as suas riquezas natural e paisagística, David Galego sublinhou ser necessário um trabalho conjunto com os municípios envolventes, pois “há um mundo por descobrir, que tem a ver com boas experiências, uma vivência que permita levar daqui histórias para contar e um contacto com a natureza”.

Quanto à olaria, o Presidente da Câmara Municipal sublinhou “o caminho que podemos fazer para ter aqui um centro vivo da olaria”. Trata-se da recuperação do Convento de Santo António, um projeto que o autarca considera “ambicioso” e que prevê um investimento que ronda os 2,5 milhões de euros. “Acreditamos que os fundos comunitários, o turismo e a cultura nos possam apoiar nesta visão”, porque “a olaria irá morrer se nada fizermos”, defendeu.

Sobre a Serra D ́Ossa, o Presidente da ERT aplaudiu o trabalho em rede entre os cinco municípios unidos por um bem comum: a sua salvaguarda e a dinamização como motores do desenvolvimento turístico da região.

Quanto à olaria, Vítor Silva considerou ser “uma âncora” para o concelho, reconhecendo que o Município de Redondo está a adotar uma “linha estratégica correta: perceber que estamos em perigo de um património desaparecer, e é necessário vitalizá-lo.

[/shc_shortcode]

Museu Interativo do Megalitismo em Mora divulga o património

A Câmara Municipal de Mora está a reduzir o preço dos ingressos para visitar o Museu Interativo do Megalitismo, desta localidade.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta é uma medida que está a ser implementada, tanto nos bilhetes individuais, como nos de grupo, sendo esta uma iniciativa que tem como objetivo promover o turismo e a visita às infraestruturas, no concelho.

O Museu Interativo do Megalitismo é uma infraestrutura sediada em Mora, na antiga Estação Ferroviária da localidade, que pretende valorizar e divulgar o património megalítico do concelho, afirmando a memória histórico-cultural de Mora.

O vereador da Câmara Municipal de Mora António Ferreira informa que este museu “abriu ao público a 15 de setembro de 2016”, acrescentando que este foi “construído a pensar no imenso património megalítico que temos no nosso concelho e também nas populações da pré-história recente, que contruíram aqui monumentos e dos quais temos muitos exemplos no nosso concelho”. O museu está organizado em quatro secções, “na sala de exposições, tem a apresentação, tem a secção da vida, a secção da morte e da contemplação”, explicando-se ao longo destas quatro fases, o que era a pré-história e especialmente da vida no megalítico.

Apesar de a maior parte das peças, em exposição,  serem provenientes do concelho, o vereador explica que “também temos outra peças vindas de outros concelhos, como Sesimbra e Alter do Chão”. Através da interatividade do museu os visitantes e as suas famílias, podem aprender, “a pensar no megalítico, a testar os seus conhecimentos em mesas interativas, com quizzes e jogos”, sendo esta uma excelente oportunidade para passar tempo em família.

O Museu conta com uma exposição permanente e “de três em três meses temos exposições temporárias, também para dinamizar”, revela o vereador.  Esta infraestrutura é também importante para a aprendizagem dos alunos, declara António Ferreira, “normalmente os quintos e sextos anos são as turmas que mais nos procuram”, tornando-se esta uma excelente oportunidade de promover o ensino dos mais jovens, permitindo que quem o visite “veja coisas reais e deixar um bocadinho o que se vê nos livros para coisas mais reais”.

No que toca às normas relativas à covid-19 o vereador explica que se aplicam “a regras normais de museu, uso de máscara e desinfeção das mãos”, deixando em forma de convite um apelo à população para visitar esta infraestrutura, “visite o Museu Interativo do Megalitismo, talvez fazer uma combinação com o resto do concelho e juntar este passeio com o do Fluviário”, preenchendo o dia com uma visita a vários pontos turísticos e culturais de Mora.

[/shc_shortcode]

Portugal regista mais 11.006 casos Covid e 23 óbitos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 11.006 novos casos de Covid-19 e 23 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 1.752 casos de recuperação.

Esta terça-feira, dia 1 de março, em todo o território nacional, há 1.358 doentes internados, menos 120, 96 em unidades de cuidados intensivos, menos seis em relação ao dia anterior.

Olímpio Galvão: “Montemor está no coração do mundo rural”

O Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, está a acolher durante o dia desta quinta-feira, 24 de fevereiro, a VetAgromor Summit, iniciativa integrada nas Xªs Jornadas Técnicas da VetAgromor.

O Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, participou na sessão de abertura, onde deixou bem patente a honra em participar na iniciativa, enquanto Presidente do Município, o que aconteceu pela primeira vez.

As Jornadas são um espaço de partilha de informação entre todos os envolvidos de um setor capital para o nosso país e, em especial, para o território do nosso concelho. Para Olímpio Galvão, “as Jornadas Técnicas da Vetagromor já são uma referência a nível nacional”, daí a longevidade deste evento, que em 2022 já vai na sua X edição. “Ano após ano, aqui se discute o desenvolvimento do setor agropecuário”, referiu o autarca.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal referiu que “geograficamente Montemor-o-Novo tem o “melhor dos dois mundos”! Próximos do litoral e próximos da fronteira com o país vizinho. Mas tão importante como estas proximidades é a localização do nosso território. Montemor está no coração do mundo rural. Essa ruralidade que tanto nos orgulha e prazer nos dá”. Segundo Olímpio Galvão, é neste paradigma que “o setor agropecuário aparece como pilar para o desenvolvimento económico da nossa região”, dando nota do “muito que têm feito os agricultores, e todos os agentes envolvidos, pela economia do concelho! Montemor-o-Novo é hoje um dos concelhos de Portugal com maior área agropecuária e agroflorestal. Os 110 mil hectares de superfície agrícola utilizada correspondem a cerca de 90% da totalidade do nosso território. As cerca de 900 explorações agrícolas existentes dão emprego a mais de 1/4 da população ativa em Montemor-o-Novo. São 2400 montemorenses que trabalham todos os dias no setor agrícola e que dão um forte impulso para o desenvolvimento económico e para prosperidade do concelho, tornando Montemor-o-Novo numa referência a nível nacional”.

O Presidente do Município, antes de desejar uma boa jornada de trabalho, sublinhou que “tem havido também uma forte aposta pública no setor agrícola.  Exemplo disso, aqui em Montemor, temos a Barragem dos Minutos. A nossa maior reserva de água para uso agrícola e, no futuro, também para consumo humano. Ao segundo bloco de rega atualmente em construção, um investimento de 5 milhões de euros, juntam-se os 11 milhões já aplicados em toda a estrutura da barragem dos Minutos. Estes 16 milhões de euros são o maior investimento público jamais realizado em Montemor-o-Novo”.

Dor crónica afeta mais de três milhões de portugueses

A dor aguda é um sintoma que pode sinalizar o organismo para uma lesão ou doença. Contudo, quando esta se prolonga, durante meses ou anos e persiste para além do problema que lhe deu origem, torna-se uma dor crónica.

Segundo um estudo epidemiológico realizado em Portugal, 36,7% da população, isto é, mais de três milhões de portugueses, sofrem de dor crónica.

A verdade é que a doença crónica é uma doença invisível, pelo que o médico Pintão Antunes diz, na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, ser até “difícil de definir”.  As causas de dor crónica são variadas e incluem, entre outras, patologias oncológicas, doenças musculoesqueléticas, persistência de dor após uma cirurgia e lesões de nervos.

A dor crónica está associada a um elevado impacto na qualidade de vida do doente e dos que o rodeiam. Tem consequências emocionais negativas, podendo interferir com a autoestima, qualidade do sono, vida familiar e capacidade de trabalho. Pode inclusive conduzir a outras doenças, como a ansiedade e a depressão.

Cabrela comemora o Carnaval

A Junta de Freguesia de Cabrela comemora hoje, terça-feira, dia 1 de março, o Carnaval.

Um desfile, seguido de matiné com Thy Subry, está marcado para as 15 horas, com saída da Casa do Povo e término no Largo Dr. Pascoal Coelho.

Da obra de Saramago ao Roteiro Literário Levantado do Chão

No passado dia 25, no âmbito das Comemorações do Centenário de José Saramago, e a assinalar o recente 42º aniversário da edição da obra “Levantado do Chão”, decorrido a 22 de fevereiro, a Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo e o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, realizaram a atividade “Conversas em torno de Levantado do Chão: da obra ao Roteiro Literário Levantado do Chão”, direcionada ao público escolar, na Escola Secundária de Montemor-o-Novo.

As sessões consistiram numa apresentação da obra “Levantado do Chão”, que explorou as referências aos lugares e às pessoas da História do concelho de Montemor-o-Novo, e foram abordados os aspetos biográficos que respeitam ao período de conceção do romance. Os alunos foram convidados a seguir parte da sessão através do telemóvel ou tablet, pela Webpage ou App Roteiro Levantado do Chão, assim como lhes foi dada a oportunidade de experimentar o tradicional lenço e chapéu das ceifeiras ou os tradicionais safões dos pastores. Este modelo de apresentação trouxe aos alunos uma experiência que alia as novas tecnologias ao ambiente cultural do séc. XX, permitindo uma abordagem diferente e inovadora ao romance “Levantado do Chão”, de José Saramago.​

Volta à Cidade em Bicicleta regressa a Montemor no dia 8

A 27ª Volta à Cidade de Montemor-o-Novo acontece no próximo dia 8 de março, a partir das 8.30 horas.

Este é um pequeno passeio de bicicleta pelas ruas, travessas e caminhos dos arredores da cidade, numa extensão de 30 quilómetros, de baixa dificuldade para todos os participantes.

A atividade é promovida e desenvolvida pelo Grupo de Cicloturismo e pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. As inscrições devem ser feitas em bttmanager.com .

Dia Internacional da Proteção Civil a 1 de março

O Dia Internacional da Proteção Civil, instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil, é celebrado, anualmente, a 1 de março, data em que entrou em vigor a constituição desta organização, tendo sido instituído em Portugal a 21 de fevereiro.

Nesta data, relembra-se a importância da proteção civil e o dever de alertar e sensibilizar todas as comunidades para a importância da proteção civil perante o risco e a ocorrência de acidentes graves e catástrofes.

A atividade de proteção civil tem como objetivo prevenir riscos coletivos e a ocorrência de acidentes graves deles resultantes, atenuar os riscos coletivos e limitar os seus efeitos, socorrer e assistir as pessoas e outros seres vivos em perigo, proteger bens e valores culturais, ambientais e de elevado interesse público e apoiar a reposição da normalidade da vida das pessoas em áreas afetadas por acidente grave ou catástrofe.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O desenvolvimento deste trabalho, sempre próximo da população, passa pela prevenção de riscos, pela partilha de informação atualizada nomeadamente dos comunicados operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e dos avisos meteorológicos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, fornecendo informação meteorológica e hidrológica com os efeitos expectáveis.

Perante a informação, são definidas determinações e recomendações operacionais e medidas de prevenção e precaução a adotar pela população. Desta forma, procura-se ter os cidadãos mais envolvidos na resolução dos problemas, assumindo que podem desempenhar um papel fundamental na sua própria proteção e segurança, tentando aumentar o número de pessoas com conhecimento e acesso aos sistemas de aviso e alerta perante as diferentes ameaças.

[/shc_shortcode]