U. Montemor empata 2-2 com Barreirense no arranque da fase de manutenção

Neste domingo, 20 de março, muito chuvoso, realizou-se a 1.ª jornada da Série K Manutenção do Campeonato de Portugal, com o Grupo União Sport (GUS) a empatar a 2 bolas no Estádio 1.º de Maio com o Barreirense, num jogo muito difícil, num terreno extremamente complicado, com o empate a surgir para o GUS ao cair do pano, colocando justiça no marcador. No outro jogo desta série o Juventude Évora ganhou 1-0 ao Serpa.
Sobre a partida que a Rádio Nova Antena acompanhou com relato, damos nota da presença de cerca de 3 dezenas de adeptos que vieram do Barreiro. O Barreirense iniciou a partida num domínio consentido por parte da formação da casa. O União entrou bem e chegou à vantagem logo aos 9 minutos, na sua primeira chance, em jogada de insistência com David Teixeira a cruzar para Bruno Machado servir de cabeça Eze, que encostou para o golo inaugural da partida. O Barreirense denotava muitas dificuldades, enquanto que o União efetuava um jogo inteligente. Aos 36 minutos, também na primeira oportunidade que teve, o Barreirense chegaria à igualdade, após cruzamento da direita, com Rui Társio a aparecer ao 2.º poste para o golo do empate. O União, após sofrer o golo, parece que desligou, com o Barreirense a ser mais perigoso e a estar muito perto de dar a cambalhota no marcador, com Diogo Brito na cara de Nuno Brás, a falhar uma oportunidade de ouro. Após estar bem na partida, e controlar o jogo durante 35 minutos, o União esteve nervoso e passou por dificuldades, sendo que os últimos 10 minutos da 1.ª parte foram de total domínio do Barreirense.
A 2.ª parte, arrancou com a substituição de Igor Lucas, por lesão, com Mangerico a entrar. O GUS voltou a entrar bem na 2.ª parte. Aos 58 minutos, parece ficar por assinalar uma grande penalidade, com um jogador do Barreirense a abrir os braços tocando na bola. As condições climatéricas ajudavam ao piorar do estado do relvado do 1.º de Maio, e a partida pedia músculo, por isso, aos 60 minutos, no União, Edi e Ricardo Bernardo renderam David Teixeira e Capela. Aos 62 minutos, o Barreirense efetua também dupla alteração, com Cajó e Gonçalo Serrão a entrarem para os lugares de Gonçalo Santos e Leonardo. O relvado ficava cada vez mais difícil e João Guerra voltava a mexer, aos 74 minutos, com Denilson a entrar para o lugar de Miguel Serrano. Aos 75 minutos, o Barreirense fez entrar Ricardo Pires para o lugar de David Joshua. Aos 80 minutos, o Barreirense consegue a cambalhota no marcador, aproveitando uma infelicidade dos centrais alvinegros que perderam a bola, com Cajó a receber a aproveitar para fazer a festa, num golo caído do céu. Depois aconteceu um momento de verdadeira infelicidade, com Edi a sofrer uma lesão grave, após entrada feia de um adversário. Na sequência da lesão de Edi, o massagista do Barreirense prontificou-se a auxiliar, no entanto, ficou com o pé preso e também lesionou-se com gravidade. Gerson Cassamá entrou então a substituir Edi. Já nos descontos, aos 50 minutos, e já depois de uma grande oportunidade, o União alcança o empate e coloca alguma justiça no marcador, através de um golo de William Gomes. Tendo em conta as condições climatéricas e o estado do terreno, sobretudo na 2.ª parte, foi um jogo de lotaria e aceita-se a partilha de pontos.