“Círculos de Paz” feitos por crianças do concelho expostos no Mercado Municipal

O Mercado Municipal em Montemor-o-Novo tem patente a exposição “Círculos de Paz”, uma mostra que teve como origem uma atividade letiva que envolveu crianças de todas as turmas de Jardim de Infância e 1º Ciclo do concelho.

Maria Galego responsável pela Oficina da Criança em Montemor-o-Novo e coordenadora no projeto explica que a exposição “foi realizada no âmbito do projeto educativo Círculos de Paz, criado com as turmas de Jardim de Infância e 1º Ciclo, no ano letivo 2020/2021”, tendo estado envolvidas “48 turmas, dentro desta comunidade educativa e o objetivo foi refletir sobre o conceito de paz”, tendo o projeto surgido no âmbito do “Municípios Pela Paz”, do qual o concelho de Montemor-o-Novo faz parte.

Este trabalho permitiu às crianças “explorar, através da forma geométrica do círculo, da análise da sua forma perfeita, refletiu-se sobre os benefícios que esta forma geométrica poderia trazer para um grupo de pessoas e na produção das suas sinergias”, durante o projeto, as crianças exploram a temática da paz, “com jogos, momentos de meditação e relaxamento, sessões de expressão plástica e por fim, houve uma visita aos Cromeleques dos Almendres, um monumento megalítico um espaço onde o círculo é dominante, num lugar místico e de união”, revela Maria Galego.

Depois de terem sido trabalhadas estas dinâmicas, as crianças criaram as suas próprias mandalas, com “uma diversidade de técnicas, entra a colagem de leguminosas secas e de pasta de papel”, revela Maria Galego. Quanto ao conceito de mandala esta “é uma representação geométrica, com uma dinâmica de relação entre o Homem e o mundo que o rodeia”, tendo este sido o culminar de todo o projeto, para as crianças do concelho.

“Círculos de Paz” a exposição que está patente no Mercado Municipal, uma representação de paz de cada criança do concelho de Montemor-o-Novo.