Celebra-se o Dia Internacional da Felicidade

Rir é o melhor remédio e em Dia Internacional da Felicidade, a Rádio Nova Antena assinala este dia com Sabrina Tacconi, Master Trainer de Yoga do Riso que explica quais as vantagens que as sessões de riso podem ter na vida de uma pessoa.

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Felicidade, uma data que visa promover a felicidade das pessoas e mostrar como este é um sentimento é fundamental para o bem estar.

Segundo Sabrina Tacconi explica que “este é um dia importante de assinalar porque nós precisamos, neste momento, de sentirmo-nos mais alegres”, algo que pode ser descoberto a partir da procura desta felicidade. São várias as técnicas que podem ajudar a manter um equilíbrio emocional, tais como “praticar desporto, yoga, meditação”, adianta a Master Trainer.

Graças a alguns minutos de gargalhadas segundo a Master Trainer, “mesmo que o meu riso não seja verdadeiro, estou a dizer ao meu cérebro que eu estou bem”, soltando assim todas as hormonas da felicidade. Sabrina garante que “esses minutos de gargalhadas vão fazer com que o nosso dia e perspetiva mudem completamente”.

Sabrina Tacconi explica como funciona uma sessão de Yoga do Riso, “uma dinâmica de riso de grupo de 45 minutos a uma hora, onde nós estamos a trabalhar o nosso riso induzido”, atividade que pode ser feita também sozinho. Esta é uma sessão que conta com “uma parte interativa em pé”, seguindo depois para “uns minutos de dança porque dançar também ajuda no processo de encontrar a felicidade”, que continua mais tarde com “a meditação do riso”.

Sabrina aconselha ainda a retirar objetos que tragam memórias negativas do seu ambiente, “aquelas peças ou objetos que não trazem boas memórias, deve trocar”, adianta. Manter “hábitos saudáveis, o mais possível, além da boa alimentação e exercício”, ajudam a manter a boa disposição. A Master Trainer encoraja a que se comece esta atividade, com apenas 5 minutos de riso, todos os dias, durante uma semana, sendo possível, a partir dai, ver melhorias.

A Master Trainer entende que “é um bocado estranho rir sozinho, do nada, mas é simplesmente começar”, incentivando assim a que se pratique o riso.

Estudos revelam que Portugal é um dos países mais infelizes da Europa. Numa escala de 0 a 10, Portugal apresenta uma avaliação média de felicidade de 5,1. Portugal é até o terceiro país europeu com maior uso de antidepressivos.

A criação do Dia Internacional da Felicidade surge por sugestão do Butão, um pequeno reino budista localizado nos Himalaias sendo assim possível a assinalar e promover a felicidade, no mundo.