Dia Internacional da Mulher assinala-se hoje

A dia 8 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que tem como objetivo recordar as conquistas das mulheres que, ao longo da história, lutam pelos seus direitos e contra o preconceito.

Esta proposta foi feita, pela primeira vez em 1910, pela feminista Alemã Clara Zetki, tendo mais tarde sido promovido pelas Nações Unidas, em 1975, o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamado o Dia Internacional da Mulher, a 8 de março.

Susana Picanço representante do Movimento Democrático das Mulheres, em Montemor-o-Novo, nesta data importante, reforça que “os direitos das mulheres não podem esperar”, uma vez que estas participam em todas “áreas da vida, assumindo um papel importante no desenvolvimento do país”. Neste que é um dia de “afirmação do valor da luta das mulheres e da sua unidade pela emancipação”, Susana Picanço realça que o MDM, “saúde solidariamente as mulheres da Ucrânia e da Federação Russa, atingidas diretamente, neste sangrento conflito”.

Quanto às próximas atividades previstas, “o MDM está a organizar um convívio na antiga Junta da Vila, com a participação dos Ecos do Monte e que no dia 12 de março iremos à Manifestação Nacional de Mulheres, em Lisboa”, informa.

O dia Internacional da Mulher que se assinala com diversos eventos pelo concelho de Montemor-o-Novo.