Suinicultura de Montemor premiada pela Federação de Suinicultores

Após o cancelamento da Gala Porco D’Ouro em 2021, a FPAS – Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores não quis deixar de premiar o que de melhor se faz na Suinicultura portuguesa e realizou uma Sessão de Entrega dos Prémios Porco D’Ouro referentes a 2020 no Montijo.

O Auditório do Cine-Teatro Joaquim d’Almeida, no Montijo, foi palco da Entrega dos Prémios Porco D’Ouro 2020. A FPAS quis manter a homenagem aos suinicultores e reconhecer o esforço e o empenho dos empresários, dos técnicos e de todos os trabalhadores nas explorações suinícolas em Portugal, consubstanciados nos dados técnicos relativos a 2020.

A cerimónia contou com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que fez também a entrega do Prémio Ministério da Agricultura para a Sanidade, Bem-Estar Animal e Ambiente, que distingue explorações com um bom desempenho em mais de 80 critérios relacionados com o espaço dos animais nas explorações, a gestão de efluentes ou os programas sanitários que bloqueiam a propagação de doenças animais como a Peste Suína Africana.

Ao todo, foram 78 nomeados para 30 prémios, divididos por 3 categorias, entregues às explorações candidatas, que se distinguem em três escalões organizados segundo a dimensão do seu efetivo reprodutor: Prémio Produtividade Numérica, Prémio Taxa de Partos e Prémio Longevidade, aos quais acresce também o Prémio Máxima Produtividade Numérica e Prémio Porco Diamante, que distingue a exploração que apresenta os melhores padrões de higiene, biossegurança e maneio.

Prémio Taxa de Partos Ouro

– Exploração: São Cristovão, da empresa Intersuínos, Agrupalto, Montemor-o-Novo