Hotéis e alojamentos com taxas de ocupação muito positivas no Alentejo

O setor do turismo continua em crescimento, prevendo-se que, na altura da Páscoa, na região do Alentejo, as taxas de ocupação de unidades hoteleiras e alojamentos cheguem aos níveis em que estavam aquando do pré pandemia.

Vítor Silva presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo adianta que as informações que existem das “unidades hoteleiras e das restantes unidades de alojamento é que as taxas de ocupação estão muito boas, praticamente ao nível que estavam em 2019 que foi o melhor ano turístico, de sempre”, estando assim previstas boas prestativas em relação a época festiva da Páscoa.

Apesar de o sector do turismo já não estar em recuperação, “com o final previsível da pandemia as previsões são que nós possamos trabalhar o turismo de uma maneira mais normal”, adianta Vítor Silva.

Quanto às consequências que a guerra na Ucrânia possa ter no sector do turismo em Portugal, em especial na região Alentejo, Vítor Silva garante que vão existir consequências para todos, “não porque nós tivéssemos clientes daquelas zonas”, mas sim “com a subida do preço dos combustíveis e dos alimentos, vai implicar que em termos das viagens elas vão ficar mais caras”, acrescenta.

Outro factor importante que pode vir a trazer consequências negativas prende-se com o facto de “no turismo, a sensação psicológica de segurança quando se viaja é extraordinariamente importante”, explica o presidente, que declara ainda que este é um factor que pode vir a afetar as viagens “intercontinentais, claro que estamos num país muito longe do conflito mas para países da dimensão dos Estados Unidos e do Brasil”, acrescentando ainda que “uma guerra na Europa é sempre uma guerra na Europa”.

Apesar da pandemia de Covid-19 e a situação que se vive na Ucrânia e na Europa, as expectativas para a época da Páscoa, em termos de ocupação turística, são muito positivas.