Continente corta açúcar e sal nos produtos de marca própria

No âmbito do Dia Mundial da Obesidade, o Continente divulga o resultado dos planos de otimização nutricional em mais de 350 produtos de marca própria, com reduções anuais de 800 toneladas de açúcar, 120 toneladas de sal e 385 toneladas de gorduras saturadas. A marca eliminou ainda o óleo de palma a 80 dos seus produtos.

As reduções incidem sobre produtos Continente, com destaque para iogurtes, cereais, bolachas, refrigerantes, batatas fritas, polpas de tomate e sopas de take away, contribuindo desta forma para melhorar a saúde e estilo de vida dos portugueses. Entre outros exemplos, as leguminosas em conserva garantem baixo teor de sal (menos de 0,3g de sal por cada 100g de produto) e as polpas de tomate não têm qualquer sal adicionado.

Até ao final de 2022, estima-se uma redução de sal nas sopas Continente de cerca de 4 toneladas, uma redução de 12% do teor de sal em batatas fritas e snacks e uma redução de 10% do teor de açúcar em iogurtes e leites com chocolate.

Paralelamente, o Continente aposta no Semáforo Nutricional na frente das embalagens, para que o consumidor tenha acesso a informação simplificada sobre os produtos, principalmente sobre os nutrientes que, em excesso, podem ser um problema grave para a saúde. Através de um código de cores, o semáforo mostra a concentração de açúcar, sal, gorduras e gorduras saturadas (verde – baixa, amarelo – moderada e vermelho – elevada). Uma dica essencial para escolhas equilibradas é optar mais vezes por mais verdes ou amarelos e menos por ‘sinais vermelhos’.