Coronel Nuno Duarte empossado diretor do Museu Militar de Elvas

O coronel Nuno Duarte tomou posse, na manhã desta segunda-feira, 14 de março, enquanto diretor do Museu Militar de Elvas, numa cerimónia presidida pelo diretor de História e Cultura Militar, o major-general Aníbal Flambó, e o vice-chefe do Estado-Maior do Exército, o tenente-general Guerra Pereira.

Em declarações à Rádio ELVAS, o novo diretor do museu diz ter um “grande sentimento de gratidão”, com este regresso a Elvas, 39 anos depois, de onde saiu, em 1983, quando ingressou na Academia Militar, sendo esta nova função que agora assume “um novo desafio” na sua carreira, que encara com “perspetivas diferentes”.

“Todos os museus são estáticos e é preciso dar dinâmica àquilo que é estático. Este é um desafio que quero abraçar que, da mesma forma que fiz, ao longo da minha carreira, e mais uma função para cumprir e servir o Exército Português”, diz ainda.

Nuno Duarte desempenhou funções de adido militar, na embaixada de Portugal na Guiné-Bissau até há poucas semanas, depois de ter sido o segundo comandante da Zona Militar da Madeira e comandante do Regimento de Cavalaria nº 3 (RC3) de Estremoz.

Já o vice-chefe do Estado-Maior do Exército, lembra que o Museu Militar de Elvas é o maior do Exército e que tem um conjunto de coleções visitáveis únicas. “O Exército tem, num dos seus valores, honrar os seus antepassados e é importante manter e divulgar a história”, diz o tenente-general Guerra Pereira, que destaca ainda a “grande ligação” que o museu tem com as autoridades locais e a própria população. “Mas temos ambição de ir mais longe, projetando este museu para fora da sua região também”, remata.

Também o major-general Aníbal Flambó recorda a importância deste, que é o maior museu do país: “tem uma importância muito grande para nós, porque o facto de se ter instalado aqui o museu foi uma forma da instituição militar continuar em Elvas, aquando do fim do Regimento de Infantaria nº 8”. Se assim não fosse, acrescenta, Elvas deixaria de ter uma instituição militar o que, para o major-general “não seria aceitável”, até porque é uma cidade-quartel.

O anterior diretor do museu, major Carlos Carretas, garante que a experiência de dirigir este espaço museológico de Elvas, até ao momento, foi “muito gratificante”. O major, que esteve à frente dos destinos do espaço nos últimos dois anos, recorda ainda que o museu abarca várias temáticas, como os arranjos militares, o serviço militar, o armamento coletivo, desde 1851, e as famosas viaturas militares históricas, sendo que, apesar dos períodos mais difíceis da pandemia, em que o museu chegou a estar de portas fechas durante cerca de três meses, teve sempre “alguns visitantes”.