“A gastronomia faz mover as pessoas”, garante presidente da ERT

Vítor Silva

A cozinha tradicional alentejana tem como base incontornáveis o pão e as ervas aromáticas colhidas no campo.

Cada vez mais há eventos, um pouco por toda a região, relacionados com a gastronomia, como é o caso da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, que está a decorrer em Alandroal até amanhã.

Para Vítor Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, “hoje em dia, a gastronomia é algo que move pessoas e que acaba por uma alavanca para a atividade económica. Estes eventos, relacionados com a gastronomia, são muito importantes. Aqui há vinte anos, ninguém pensava que as pessoas se podiam deslocar, até entre países, movidos pela gastronomia. Hoje em dia, há pessoas que se deslocam aqui ao Alandroal, vindos de Lisboa, Porto e outras regiões, para degustar estes pratos”.

Foto: Nuno Mendes

Reconhecida como “simples, a gastronomia alentejana acaba por ser das mais imaginativas do país. Eu sou suspeito para dizer que é a melhor do país, porque sou alentejano, mas a verdade é que a gastronomia alentejana, integrada na gastronomia mediterrânica, com o toque atlântico da nossa costa, acaba por se tornar extraordinária”, garantiu.

João Grilo, presidente da câmara municipal de Alandroal, refere que “os restaurantes têm feito um esforço muito grande para, todos os anos, apresentarem novidades mas nunca perdendo aquilo que é o tradicional. A base é o envolvimento das pessoas e de quem conhece e sempre viveu com as tradições do rio”.

João Grilo

Até amanhã, domingo, dia 13, é ainda possível degustar pratos à base de peixe do rio nos diferentes restaurantes do concelho de Alandroal que aderiram a esta mostra gastronómica, organizada pela Câmara Municipal de Alandroal.