“Peixe do rio não pode ser só um evento quinzenal”, diz João Grilo

A edição deste ano da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio já decorre na vila de Alandroal. Um evento onde as iguarias feitas com peixe do rio estão em destaque e onde os restaurantes aderentes preparam os melhores pratos, quer para os visitantes quer para os habitantes locais que tenham intenção de os degustar.

O evento conta com diversas iniciativas, como showcookings, degustações e o congresso do peixe do rio, entre outros.

A cerimónia de abertura decorreu este sábado, dia 5 de Março, no auditório do centro cultural transfronteiriço de Alandroal e contou com a presença de diversas entidades.

João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal referiu que “esta Mostra Gastronómica surgiu que uma pequena ideia de dinamizar um produto que temos no nosso concelho. A verdade é que, em 2020, quando preparávamos mais uma edição, que tivemos que cancelar devido à pandemia, já estávamos num patamar bastante elevado. Este ano retomamos e temos o desafio de tornar o peixe do rio em algo mais que uma mostra de 15 dias. É necessário que o peixe do rio esteja em destaque o ano todo”.

José Robalo, presidente da Assembleia Municipal de Alandroal, considera que este é “um momento muito importante e que pretende projetar as capacidades do concelho. O peixe do rio era um elemento bastante limitado a alguns pescadores e hoje é um trunfo no nosso concelho, devido a todas as iguarias que são feitas nos restaurantes.

Os chefes José Júlio vintém e Paulo Amado, os responsáveis pelo congresso do peixe do rio, garantiram que “é uma iniciativa que vai contar com várias apresentações e demonstrações que pretendem mostrar as potencialidades do peixe do rio, um produto que deve ser consumido fresco e não congelado, tal como o peixe do mar”, disse o chefe Júlio. Já o chefe Paulo Amado adiantou que “no âmbito deste congresso será apresentado um trabalho de investigação que pretende focar o Alandroal como um local de estudo e ensinamento sobre o peixe do rio”.

Vítor Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, considera que “esta mostra assenta numa questão muito característica do Alentejo que é a gastronomia. Uma gastronomia que nasceu do povo, que antigamente tinha que aproveitar tudo para cozinhar, como as ervas ou o pão duro, e que acaba por dar origem a pratos fantásticos, como a açorda. Nós, no turismo temos seguido sempre uma linha de apostar naquilo que é a qualidade. Aquilo que conseguimos fazer pode ser pouco, mas tem que ter uma marca de qualidade. E isso tem sido feito, porque se nós andarmos pelo país o Alentejo é uma marca bastante conhecida. A qualidade que se têm vindo a afirmar ao longo dos anos, está também refletida na forma como o Alentejo tem enfrentado estes dois anos de pandemia, como menos casos e menos mortes”.

Já Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Alentejo “quando olhamos para o Alandroal, olhamos para um concelho que está no mapa, graças ao presidente João Grilo. Ele tem feito um trabalho fantástico e as muralhas de Juromenha são também exemplo disso”.

A Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, em Alandroal, decorre até dia 13 de Março.