Revista SMEA lançada no último dia da VI Semana da Bolota

Está a decorrer até sábado, em Montemor-o-Novo, a VI Semana da Bolota, uma atividade tem como objetivo promover este produto tão característico do concelho de Montemor-o-Novo, levando a todas as localidades.

Anabela Ferreira, uma das coordenadoras desta iniciativa revela que “vamos poder contar com ateliers, gastronomia, caminhadas, o lançamento da Revista SMEA, neste sábado, por voltas das 15 horas”, estando ainda inseridos na atividade “22 restaurantes, seis pastelarias, cinco padarias”, onde os montemorenses podem experimentar os produtos de bolota, disponíveis em todo o concelho.

Este ano foi possível que “quase todas as IPSS participassem”, incluindo ainda que “a cantina escolar de Montemor-o-Novo servisse uma ementa com sopa de repolho, com bolota e arroz de bolota e lombinhos”, adianta Anabela Ferreira.

Estava ainda prevista uma “ação de formação sobre a regeneração do montado que estava prevista para o dia 22 de março” mas que devido às condições meteorológicas teve de ser adiada para dia 22 de abril. De forma a conhecer melhor o montado há ainda a possibilidade de “fazer uma visita guiada ao Centro interpretativo do montado, no Freixo do Meio”, ou participar na experiência disponível no “átrio da Câmara, uma régua de idade digital e a ideia desta, é que cada um de nós digite a sua idade e que tenha consciência do tempo que leva a criar uma floresta”.

No sábado irá decorrer uma Caminhada pelos “Olivais e Montados de Montemor”, às 9h30, bem como o lançamento da revista SMEA às 15 horas. Entre hoje e amanhã estarão nas pastelarias, cafés e restaurantes aderentes, produtos com bolota, à venda.