“Sousel é oficialmente a capital do borrego”, garante Manuel Valério

A Câmara de Sousel apresentou hoje o projeto “Sousel, Capital do Borrego”, com o intuito de transformar este concelho num território único e com uma marca desejada por todos.

“De Sousel saem, diariamente, toneladas de carne de borrego para todo o país e para os quatro cantos do mundo, sendo que é nesta localidade, do distrito de Portalegre, que está sediada a maior exploração de borregos da Europa, com certificação de bem-estar animal”, assegurou o presidente da câmara, Manuel Valério.

“Com esta iniciativa, pretendemos chamar a atenção do país e do mundo para a excelente gastronomia do concelho, não apenas na área da produção de carne, mas em todas as vertentes gastronómicas que a nossa tradição antiga produziu. A qualidade dos nossos produtos não é de hoje, mas os nossos empresários primam pela inovação, pela persistência e pela qualidade, duma forma que em termos de quantidade e qualidade talvez não haja paralelo no passado. Este evento, dá um pontapé de saída, em termos de promoção municipal, neste importante setor económico do concelho que é o da ovinicultura e seus derivados. Assim, é com enorme sentimento de orgulho que hoje afirmo: Sousel é oficialmente a capital portuguesa do borrego”, referiu o autarca.

“No âmbito da criação da marca “Sousel, capital do borrego”, vai decorrer já entre 8 a 24 de Abril a quinzena gastronómica dedicada a este produto, que, certamente, trará a Sousel e ao Alto Alentejo muitos apreciadores”, segundo Manuel Valério.

A apresentação da marca “Sousel, capital do borrego” decorreu esta tarde no auditório da Biblioteca Municipal Dr. António Garção, em Sousel, com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro.

Também alguns presidentes de câmara do distrito de Portalegre marcaram presença, uma vez que este projeto visa o envolvimento de todos.