Skip to content

O projeto “A Junta Resolve” está de regresso a Montemor-o-Novo

“Oficina Domiciliária – a Junta Resolve” é um projeto criado pela União de Freguesias de Nossa Senhora Da Vila, Nossa Senhora Do Bispo e Silveiras que tem como objetivo dar resposta a pequenas reparações ao domicílio de todas as pessoas portadoras do Cartão Social – Mor Solidário que residam na área da União de Freguesias.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Neste momento, o projeto está a promover reparações em máquinas de lavar. Para participar basta ser portador do cartão Social – Mor Solidário, ou ter mais de 65 anos, devendo ser realizado o pedido, à Junta.

Os pedidos devem ser feitos ou presencialmente, ou através do contacto 266 070 750.

[/shc_shortcode]

Portugal Events tem candidaturas abertas até 16 de fevereiro

As candidaturas ao Programa de Apoio à Organização de Eventos de Interesse Turístico, denominado Portugal Events, encontram-se abertas até 16 de fevereiro.

Podem concorrer a este programa empresas, associações ou organizações não governamentais detentoras dos direitos de organização de eventos ou espetáculos, ou que, a título de atividade principal, organizem os eventos a candidatar.

Só os eventos com um investimento global de 250 mil euros ou, acima desse montante, são elegíveis diretamente ao programa Portugal Events, através de candidatura apresentada ao Turismo de Portugal pelos respetivos promotores.

Consulte o regulamento aqui.

Mais 27.916 casos Covid e 49 óbitos em Portugal

Portugal regista esta segunda-feira, 31 de janeiro, mais 27.916 casos de Covid-19 e 49 óbitos.

Encontram-se internados em enfermaria 2.469 doentes com Covid-19, mais 72 do que ontem. Os internamentos em Unidades de Cuidados Intensivos mantêm-se, estando atualmente 160 doentes internados.

A região Norte, com 14.536 novos casos, foi a que reportou mais infeções nas últimas 24 horas. Seguem-se Lisboa e Vale do Tejo, com mais 7.038, a região Centro, com mais 3.362, o Algarve, com mais 983 e o Alentejo, com mais 662. Nos Açores também se registam mais 798 infeções e na Madeira 537.

De ontem para hoje, os casos ativos, no país, desceram: há menos 11.729 do que no domingo. Há também mais 39.596 doentes recuperados e 8.578 contactos em vigilância.

Alandroal recebe esta terça-feira a Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos

O concelho de Alandroal vai receber a partir de amanhã, terça-feira, 1 de fevereiro, e até sábado, a nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos da Gesamb.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O objetivo desta unidade, que no mês de arranque permitiu recolher cerca de uma tonelada de lixo considerado tóxico, é sensibilizar a população para dar um destino seguro e diferenciado ao fluxo de resíduos domésticos perigosos, onde estará, em permanência, um técnico da Gesamb com o intuito de prestar qualquer esclarecimento à população.

Para o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, “é com muito interesse que o município se associa a esta iniciativa, de forma a mostrar à população que “há um conjunto de resíduos que, normalmente, não tem uma via fácil para a população entregar e possam ser devidamente manipulados e reutilizados, quando é caso disso, e este é um mais um passo importante para nos consciencializarmos que temos que viver numa sociedade sem resíduos, e evoluir no sentido em que, aquilo que podemos encarar como resíduo tem de ser reutilizado e reaproveitado”.

João Grilo espera que a população colabore e possa aprender mais sobre este tipo de resíduos perigosos.

Este serviço é gratuito e pode ser usado pelos munícipes para depositarem cosméticos, telemóveis, eletrodomésticos, lâmpadas, aerossóis, produtos de limpeza, pesticidas, tintas, vernizes, pilhas e baterias, que são objetos de uso quotidiano que possuem na sua composição materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos ou contaminantes.

A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos da Gesamb estará até sábado, na Praça da República, junto à Fonte das Bicas em Alandroal. Esta Unidade segue depois para Redondo, Vila Viçosa e Borba. Em março, estará em Estremoz, Arraiolos, Mora e Montemor-o-Novo, onde estará também no mês de abril. Évora volta a receber esta solução pioneira da Gesamb nos meses de abril e maio, já Vendas Novas poderá contar com este serviço no mês de maio.

[/shc_shortcode]

Ricardo Pinheiro e a vitória do PS em Portalegre: “ganha um projeto que tem uma estratégia”

É com um “sentido de responsabilidade enorme” que Ricardo Pinheiro, eleito ontem, 30 de janeiro, deputado do Partido Socialista (PS), pelo círculo eleitoral de Portalegre, nas Eleições Legislativas, que ditaram a vitória do Partido Socialista, com uma maioria absoluta, que tanto ele, como o segundo e último deputado eleito pelo distrito, Eduardo Alves, também do PS, encara os próximos quatro anos.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Ricardo Pinheiro garante que o PS, acima de tudo, tem procurado “dar credibilidade à democracia, de forma honesta e transparente”, sendo que, para si, em Portalegre, “ganha um projeto que tem uma estratégia, um momento de cultura organizacional, em que os homens e as mulheres do Alto Alentejo confiaram”.

A promessa do antigo presidente da Câmara Municipal de Campo Maior é de “continuar a lutar por este território, em diferentes áreas e em diferentes setores”, procurando sempre colocar o Alto Alentejo “em linha com aquilo que são os grandes pilares de desenvolvimento à escala europeia”. Para além disso, diz o deputado, há que “transformar este território e as pessoas que nele habitam”, continuando sempre a desempenhar um papel de crescimento.

Comprometendo-se com o seu melhor para a governação do Alto Alentejo, Ricardo Pinheiro agradece ainda a todos aqueles que confiaram no Partido Socialista e lhe deram a vitória nestas legislativas. Para a região, diz ainda, os fundos comunitários “vão fazer toda a diferença”.

De recordar que o PS, no distrito de Portalegre, obteve 47,21% da votação (25.271 votos), destacando-se de PSD, com 23,23% (12.432 votos), Chega, com 11.46% (6.136 votos), CDU, com 7,58% (4.058 votos), Bloco de Esquerda, com 2,90% (1.550 votos), Iniciativa Liberal, com 2,08% (1.115 votos), e CDS, com 1,19% (635 votos).

[/shc_shortcode]

Vitória do PS: a vitória da “sensatez”, diz Capoulas Santos

A vitória do Partido Socialista nas legislativas de ontem, 30 de janeiro, é, para o cabeça de lista pelo PS pelo círculo eleitoral de Évora, Luís Capoulas Santos, um “resultado histórico”, que o surpreende a si próprio, que o deixa muito feliz, mas, ao mesmo tempo, “muito responsabilizado”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

“Os eleitores do distrito de Évora compreenderam a nossa mensagem, que foi assente no ’cumprimos no passado, cumpriremos no presente’”, revela o antigo ministro da Agricultura, assegurando que esta foi a “vitória “da sensatez”.

“Os portugueses e os alentejanos são pessoas de bom senso e percebem que são aqueles que tudo prometem, sem nunca terem condições de as puderem cumprir”, adianta.

Capoulas Santos recorda que os últimos dois anos foram, praticamente, vividos em pandemia, “em situações extremas para as famílias, para as empresas, para o Serviço Nacional de Saúde, pelo que agora é hora de “preparar o futuro”. O deputado diz ainda ser importante “vencer a pandemia e a crise económica, criando mais riqueza no país, distribuí-la melhor, para que os salários possam ser também impulsionados para cima e que possamos todos ter melhores condições de vida”.

Quanto à sua eleição, Capoulas Santos, que se diz “muito grato”, garante que tudo fará para “honrar a confiança no futuro” que lhe foi confiada.

Para além de Capoulas Santos, foi também eleito, no distrito de Évora, pelo PS, Norberto Patinho e Sónia Ramos, pelo PSD.

Em Évora, o PS alcançou 43.95% da votação (34.693 votos), seguindo de PSD, com 21.41% (16.902 votos), CDU, com 14.56% (11.494 votos), Chega, com 9.15% (7.222 votos), Bloco de Esquerda, com 3.33% (2.628 votos), Iniciativa Liberal, com 2.47% (1.947 votos) e CDS, com 1.14% (896 votos).

[/shc_shortcode]

Eleições esclarecem quem os portugueses querem para Governar o País

As eleições legislativas deste domingo foram esclarecedoras de quem os portugueses querem que seja Governo. As sondagens em Portugal valem cada vez menos e até as que foram feita à boca das urnas deixaram muito a desejar. O País mudou e está a mudar e o pessoal da sondagens ainda não deu por isso. A abstenção diminui pela primeira vez em muitos anos, o que quer dizer que os eleitores, sim, tem interesse pela politica. Afinal, os muitos debates que se realizaram, nas televisões e rádios sempre com muita audiência, colocaram a politica no prato do interesse comum nacional. Pontos que ficaram como resumo da noite:

-O PS ganhou com maioria e alargou a distancia para os parceiros de esquerda que foram descartados, talvez mesmo responsabilizados pela dissolução da Assembleia da Republica e para a direita, onde o PSD, segundo as sondagens, iria discutir, quiçá ganhar as eleições. Costa é um fenómeno e com seis anos de desgaste no poder, vence com o melhor resultado, a sua primeira maioria.

A desilusão da noite foi o PSD e Rui Rio, iludido pelas sondagens, nunca disputou verdadeiramente a eleição e agora, palavras do próprio, auto descarta-se e vai deixar o partido 

-Os três partidos esquerdistas da gerigonça perderam, Os Verdes desaparecem até do parlamento, sendo (os três partidos) “culpados da crise” pelo eleitorado, mais até no caso do Bloco de Esquerda que passa de terceiro a quinto partido mais votado, foi mesmo resumido a cinco deputados (perdeu 14), mais penalizado do que o PCP que vem em queda geral e perdeu metade dos deputados (seis, incluindo João Oliveira em Évora). Entra finalmente na Assembleia, Rui Tavares pelo Livre e o PAN de tanto querer proibir foi quase proibido de entrar no parlamento, ficando apenas com a líder, numa solitária cadeira, no hemiciclo.

-À direita, André Ventura, confirmou-se como a segunda vedeta da noite, em terceiro lugar nacional, somando 12 deputados que prometem agitar a legislatura. Se um Ventura incomodava muita gente, agora 12 Ventura incomodam muito muito mais. A Iniciativa Liberal ganhou um grupo parlamentar, atingindo oito deputados, tudo contra um CDS que se evaporou pela primeira vez do Parlamento, deixando de ser o partido do táxi para ser o Belenenses da politica portuguesa, um partido que já foi grande, mas agora vai ter que se refundar pelas divisões inferiores.

António Ferreira Góis

Diretor da Rádio Nova Antena

PS vence em Montemor com 43,23%

,14 %, que representa 1.804 votos e do PSD com 21,43 %, que representa 1.536 votos.
O CHEGA teve 6,14 % (524 votos) e Bloco de Esquerda com 2,80 % (239 votos), à frente da IL teve 2.45% 209 votos e do CDS-PP com (2,07 %) e 177 votos expressos.

 

Ricardo Pinheiro e Eduardo Alves eleitos pelo distrito de Portalegre

O PS venceu com vantagem suficiente para eleger os dois únicos deputados pelo circulo eleitoral de Portalegre, com à frente do PSD que teve

Na verdade, a diferença de 204 a favor do PS, impediu a eleição de João Pedro Luís, o jovem de 19 anos que foi cabeça de lista do PSD.

O CHEGA foi a terceira força com

Projeções dão vitoria ao PS quase com maioria absoluta

As televisões avançaram já com as projeções dos resultados de hoje:

TVI dá vitória ao PS

Projecção Pitagórica/TVI/CNN:
PS – 37,5%-42,5% (100-117 deputados)
PSD – 26,7%-31,7%  (75-95 deputados)

CHEGA – 4,5%-8,5%  (6-13 deputados)

IL 4,5%-8,5%  (7-11 deputados)

Bloco Esquerda – 3,0%-7,0%  (4-8 deputados)

CDU – 2,5%-6,5%  (4-8 deputados)

CDS – 0,9%-2,9%  (1-2 deputados)

RTP dá vitória ao PS

Projecção Univeersidade Catolica/RTP:
PS – 37%-42% (102-116 deputados)
PSD – 30%-35%  (84-94 deputados)

CHEGA – 5%-8%  (7-13 deputados)

IL 4%-7%  (5-9 deputados)

Bloco Esquerda – 3%-6%  (3-7 deputados)

CDU – 3%-6%  (3-7 deputados)

CDS – 1%-3%  (0-2 deputados)

 

Oficina da Criança com inscrições abertas para participar em atividades destinadas aos adultos

A Oficina da Criança tem inscrições abertas, até dia 2 de Fevereiro, para participar no workshops “a VEZ dos ADULTOS”, a decorrer aos sábados, das 15h00 às 19h00, de fevereiro a abril.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Esta é uma oficina criativa para adultos, aberta ao público em geral de forma a que, este público, no seu tempo de lazer, aproveite este exercício de liberdade, incluindo-se na vida cultural da comunidade, escapando um pouco à obrigatoriedade das tarefas do quotidiano.
O programa desta oficina parte da troca de saberes entre cada membro do grupo sendo limitado a 15 participantes, a partir dos 20 anos.
As inscrições devem ser feitas para o email ocrianca@cm-montemornovo.pt
[/shc_shortcode]

Portugal com 46% de votantes às 16 horas

Até às 16 horas deste domingo, 30 de janeiro, votaram a nível nacional 45,66% de eleitores.

Isto quer dizer que, para já, a afluência às urnas está a ser superior às legislativas de 2019, onde por esta altura tinham votado 38,59%.

Montemor com 52% de votantes às 16 horas

O concelho de Montemor-o-Novo regista 52% de afluência às urnas, até às 16 horas, deste domingo. Do total de 13.785 inscritos já votaram 7.183.

Na União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras, às 16 horas, dos 9312 inscritos já tinham votado 4802 pessoas, o que corresponde a 51,6% de afluência às urnas.

Nas eleições legislativas de 2019, a esta hora, o concelho de Montemor registava 45% de afluência.

Feiras no Largo em Évora decorrem todos os meses

As Feiras no Largo, um evento de venda de velharias, artesanato e colecionismo, acontecem nos segundos domingos de cada mês, na Praça 1º de Maio junto ao Mercado Municipal de Évora.
A próxima Feira tem data marcada para no dia 13 de fevereiro.

Jardim de Infância n.º1 de Montemor-o-Novo vai ser remodelado e ampliado

Foi assinado o protocolo de “Remodelação e Ampliação do Jardim de Infância n.º1 de Montemor-o-Novo”, no passado dia 13 de Janeiro, no edifício dos Paços do Concelho, da cidade.

A obra foi adjudicada à empresa ALGOMAPE – Sociedade de Construções Civis e Industriais, Lda., um investimento de 357.228,90 €, com um prazo de execução de 210 dias. Nesta assinatura estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, os engenheiros civis Acácio Peres e Vítor Cotovio, técnicos do Município e representantes do dono da obra, e Augusto Godinho, gerente e representante da empresa adjudicatária.

A remodelação tem em conta a adequação dos espaços do estabelecimento à legislação e às necessidades pedagógicas atuais, baseando-se essencialmente na requalificação em termos de infraestruturas, conservação e atualização do edifício e no arranjo dos espaços exteriores, especialmente em termos de vedação e criação de recreio coberto e modernização e atualização de áreas de jogos e parque infantil.

Ao nível do edifício escolar, será feita uma remodelação nas infraestruturas e equipamentos, especialmente nas instalações elétricas e iluminação, bem como da prevenção de incêndios, revisão e remodelação das instalações sanitárias, e das suas redes. É de destacar que a zona do vestíbulo vai ser reformulada com novas instalações sanitárias para os alunos, nas salas de aula serão instaladas bancadas de expressão plástica, a vedação do recinto escolar irá ser alteada, será construído novo muro e portão no logradouro de serviço no acesso à cozinha e um novo módulo de acesso ao piso superior da sala polivalente, que passará a ter acesso pelo interior do edifício.

Nos arranjos dos espaços exteriores será recuperado o parque infantil existente com a instalação de novo pavimento.

Montemor com 27% de afluência às urnas às 12 horas

O concelho de Montemor regista 27% de afluência às urnas às 12 horas deste domingo, 30 de janeiro.

Na União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras, às 12 horas, dos 9312 inscritos já tinham votado 2442 pessoas, o que corresponde a 26% de afluência às urnas.

Já na Freguesia de São Cristóvão votaram até ao meio-dia 121 pessoas, e em Baldios, 17.

Nas eleições legislativas de 2019, a esta hora, o concelho de Montemor registava 22% de afluências.

Câmara de Montemor atribui 120 mil euros aos Bombeiros

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo celebrou, no passado dia 25 de janeiro de 2022, protocolo ordinário com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo (AHBVM), para o presente ano. Estiveram presentes Olímpio Galvão, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e, em representação da AHBVM, António Pinetra, Presidente da Direção, Carlos Palmas, Vice-Presidente da Direção, e Fernando Rodrigues, Tesoureiro da Direção.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este protocolo, no valor global de 120.000,00€, tem um acréscimo de 7000 € em relação ao ano anterior, e visa o apoio à operacionalidade da AHBVM para o ano de 2022 que, devido às insuficientes receitas próprias, é fundamental para que seja garantido o melhor serviço em prol da população. O protocolo inclui também o apoio à Equipa de Atletismo, Fanfarra e Equipa de Manobras.

De referir que o Município suporta ainda o pagamento do seguro de Acidentes Pessoais dos Bombeiros afetos à AHBVM e o pagamento do seguro de Responsabilidade Civil Contra Terceiros respeitante às viaturas da AHBVM.

Acrescente-se que o Município poderá atribuir subsídios extraordinários para fins específicos, como é exemplo a aquisição de equipamentos e/ou melhoria de instalações, tal como poderá assegurar outro tipo de apoios, nomeadamente a cedência temporária de pessoal, apoio técnico e logístico.

Este protocolo, em termos de obrigações da AHBVM, entre outras, contempla o auxílio no abastecimento de água a todas as populações do concelho; a prevenção, segurança e socorrismo em atividades de iniciativa da autarquia, que visem o interesse público, quer sejam de âmbito social, lúdico, cultural e desportivo; prestar apoio contínuo ao Serviço Municipal de Proteção Civil e Segurança.

[/shc_shortcode]

Lepra continua a contagiar, sobretudo em países mais desfavorecidos

No passado, a doença de lepra era considerada um castigo divino. Quando os doentes recebiam este diagnóstico eram marginalizados pela sociedade.

Infelizmente, em alguns países, nos dias de hoje, ainda se verificam alguns casos de “exclusão social em relação a estes doentes”, segundo Sandra Figueiredo, responsável de comunicação na Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau – APARF. “A transmissão da lepra acontece através da transmissão de cutículas, como a saliva, e esta é uma doença muitas vezes associada a ambientes de extrema pobreza e, sobretudo, sem acesso a água potável”.

Em Portugal, e lepra é uma doença que está erradicada, apesar de irem aparecendo alguns doentes, “provenientes de outros países”. A lepra é uma doença que começa com pequenas manchas na pele que têm a particularidade de serem insensíveis à dor. “Quando não é detetada precocemente, e acaba por evoluir, pode levar a situações mais complicadas”.

A lepra é uma doença característica, sobretudo, de países de terceiro mundo onde o acesso a água potável é mais reduzido. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o país onde existe um número mais elevado de doentes de lepra é a Índia, seguido do Brasil e Indonésia.

Este domingo, dia 30 de Janeiro, assinala-se o Dia do Doente de Lepra.

As Eleições Legislativas decorrem ao longo do dia de hoje

Hoje é dia de Eleições Legislativas e por todo o país, os portugueses dirigem-se às mesas de voto para votar.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nestas Legislativas, no círculo eleitoral do Distrito de Évora, há 15 listas partidárias, no R.I.R (Partido Reagir Incluir Reciclar), PS; CHEGA; Volt Portugal; PSD; Partido Trabalhista; PAN; Ergue; Movimento Alternativa Socialista (MAS; Iniciativa Liberal; Livre; MPT (Partido da Terra); Bloco de Esquerda  e CDS – PP – Ana Maria da Costa Freitas.

As urnas estão abertas até às 19 horas, sendo que, no intervalo de tempo entre as 18 horas e as 19 horas, será destinada a votação aos eleitores que se encontrem em confinamento devido à Covid-19. Nos locais de voto serão disponibilizados desinfetantes, sendo obriatório o uso de mascar e aconselhável levar caneta própria.

Se ainda não sabe em que local votar pode enviar uma mensagem para o n.º 3838 com RE (nº de Identificação civil) (data de nascimento no formato AAAAMMDD), ou aceder ao site www.recenseamento.mai.gov.pt.

[/shc_shortcode]

Futebol: U. Montemor arranca empate a Olhanense e regressa aos pontos

Este sábado, 29 de janeiro, realizou-se a 14.ª jornada da série F, do Campeonato de Portugal, com o Grupo União Sport a regressar aos pontos, alcançando um empate a 1 bola diante do Olhanense, uma das equipas candidatas à subida nesta série F, que sentiu muitas dificuldades no Estádio 1.º de Maio.
O União entrou bem no jogo, com a estreia absoluta do novo reforço Igor Ribeiro no 11 inicial, com a equipa alvinegra a tentar mostrar que queria lutar pelo jogo. Aos 4 minutos, numa jogada de contra ataque pela esquerda, Fábio Capela cruzou bem, com Gonçalo Oliveira a aproveitar um erro da defensiva contrária para inaugurar o marcador. O União mostrava-se transfigurado em relação às últimas partidas, mostrando-se muito bem no jogo e superior ao adversário. Quando nada o fazia prever, aos 37 minutos, numa bola perdida em que o União não foi lesto a afastar o esférico, o Olhanense alcança um empate, num grande remate de Carlitos, num golo caído do céu. O Olhanense esteve perto de marcar novamente, o que seria uma tremenda injustiça, mas a bola raspou no poste e saiu. O intervalo iria chegar com o empate a 1 bola a manter-se, naquela que foi a melhor 1.ª parte do União esta temporada. A equipa de arbitragem não esteve bem na 1.ª parte, nomeadamente na amostragem de cartões, a prejudicar claramente o GUS.
Considerando que a 1.ª parte do Olhanense deixou muito a desejar, o treinador Carlo Perrone efetuou ao intervalo tripla substituição, com Andrea Magrino, Edson Pires e João Nóbrega a renderem Jair Brito, Walker e Pedro Paz. Por parte do GUS mão houve alterações à partida para os segundos 45 minutos. O jogo apresentava-se mais divido no início da 2.ª parte quando, aos 60 minutos, o Olhanense fez nova substituição, com Ricardo Matos a render Djoulou. O União fez a sua primeira substituição, aos 65 minutos, com Pipo a entrar para o lugar de Capela. O empate não desenleava, com a partida a ter um futebol mais de luta, mas também mais pobre e praticamente sem oportunidades. Aos 75 minutos, realiza-se uma substituição para cada equipa, com Gonçalo Oliveira a ser rendido por Edy Castro, no União, e a formação de Olhão a esgotar as substituições, entrando Cláudio Major para o lugar de Leandro Ferreira. A grande oportunidade do Olhanense surge aos 83 minutos, com a bola a não entrar por milagre na baliza do União, indo por duas vezes ao poste na mesma jogada. Com os nervos à flor da pele, Josemar perde a cabeça e é expulso por agressão, deixando o União reduzido a 10 unidades. Com o Olhanense a intensificar a pressão, o União tentou fechar os caminhos da sua baliza. Assim, João Guerra faz entrar Denilson para o lugar de Miguel Serrano. Também o treinador João Guerra seria expulso, ao ver o segundo amarelo, por entrar em campo. O Olhanense terminou o jogo muito perto de marcar, com Xavier a apontar um livre de forma superior, mas a bola foi ao poste.
O União provou na tarde deste sábado que a equipa pode ter ainda ter uma palavra a dizer na luta pela manutenção, concretizando uma das melhores exibições, diante de uma equipa de outro campeonato e com outros argumentos.

Campeonato de Portugal Série F JORNADA 14 29/01: U. Montemor 1-1 Olhanense, Moncarapachense 3-0 Imortal, Juventude Évora 5-0 Barreirense, Serpa 2-2 Louletano, Pinhalnovense – Esp. Lagos (não se realizou).

Lançamento do livro de Zulmira Caeiro decorreu em São Cristovão

No sábado, 22 de janeiro, pelas 16h00, no Salão Polivalente da Junta de Freguesia de São Cristóvão, decorreu o lançamento do livro “S. Cristóvão – Memórias do Alentejo em meados do século XX”, da autoria da sancristovense Zulmira Caeiro.
A mesa da iniciativa foi constituída pela autora do livro, por Manuela Mendonça (Presidente da Academia de História de Portugal e natural de São Cristóvão), Vasco Picaró (Presidente da Junta de Freguesia de São Cristóvão), Henrique Lopes (vereador do Pelouro da Cultura) e do editor Fernando Mão de Ferro (Edições Colibri).
De entre o público da iniciativa, muito participada, esteve também o vereador António Pinto Xavier. O evento terminou com o mágico Carlos Pereira, semifinalista da última edição do Got Talent Portugal.

Futebol: Lavre já conhece adversários para 2.ª fase do Inatel de Santarém

Já decorreu o Sorteio da 2.ª fase do campeonato do Inatel de Santarém. O Grupo Desportivo de Lavre ficou no Grupo C, onde vai jogar com Montinhos dos Pegos, Santana do Mato, Carapuções, Fazendas das Figueiras e Fajarda. Trata-se de um grupo difícil mas onde o Lavre tem uma palavra a dizer.

Recordamos que se apuram os 2 primeiros de cada grupo e os 2 melhores terceiros classificados, havendo 3 grupos de 6 equipas cada.

O campeonato retoma a 5 de fevereiro com o Lavre a receber o Santana do Mato.

 

 

Primeiro lago de carpfishing da Península Ibérica está em Elvas

O primeiro lago de carpfishing da Península Ibérica está localizado no concelho de Elvas, mais concretamente na estrada da Torre de Bolsa, junto à fronteira do Caia.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O Lago da Alfarófia foi construído com o objetivo de abastecer de água a produção de arroz. A sua construção terminou em abril de 1992 e, em julho desse mesmo ano, foi povoado com 1500 carpas royal e 1000 black-bass, sendo que durante 18 anos nunca se pescou no lago.

João Carlos Claudino, proprietário do Lago da Alfarófia, refere que tem sido um projeto “muito bonito e que contribui para a divulgação da cidade de Elvas, uma vez que os pescadores depois de permanecerem no lago acabam por visitar e comer na cidade”.

O Lago da Alfarófia, junto à fronteira do Caia, ocupa uma superfície de seis hectares, dispõe de sete pesqueiros normais e três VIP.

[/shc_shortcode]

Centro Cultural de Cabeção tem exposição de fotografia patente até ao fim deste mês

O Centro Cultural de Cabeção é um infraestrutura que promove o desenvolvimento cultural tanto da localidade, como do concelho de Mora. Neste momento está patente, até dia 31 deste mês “A Lua dos Últimos Poetas”, de Awen, uma exposição que recria paisagens, histórias e personagens místicas e misteriosas em 28 fotografias criativas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

António Ferreira, vereador na Câmara Municipal de Mora deixa o convite a todos os que queiram visitar o Centro Cultural, explicando que as exposições patentes “são sempre temporários, mudam de duas em duas semanas, são quase sempre coisas novas, coisas interessantes”.

Para além das exposições que acolhe, esta é também uma infraestrutura que é sede de associações da freguesia, tais como o Grupo de Cantares de Cabeção, Grupo Recreativo e a Universidade Sénior de Mora.

O Centro Cultural de Cabeção está aberto todos os dias, incluindo aos fins-de-semana. Para mais informações deve contactar através do número 266 047 481, ou pelo email centrocultural@cm-mora.pt​.

[/shc_shortcode]

Presidente da República visita RC3 de Estremoz

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve esta quarta-feira, 26 de janeiro, no Regimento de Cavalaria nº3 de Estremoz.

Nesta visita estiveram também presentes o Ministro da Defesa Nacional, José Gomes Cravinho, o Chefe do Estado-Maior do Exército, o presidente da Câmara de Estremoz, José Sadio, o presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, Ricardo Catarino entre outras entidades.

Raquel Seixas apresenta livro sobre o Santuário de Nossa Senhora D’Aires

É apresentado no próximo dia 5 de fevereiro, no Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, a partir das 15h00, com transmissão em direto no Facebook do Município de Viana, o livro “O Santuário de Nossa Senhora de Aires – Arquitectura e Devoção (1743 – 1792)”, da autoria de Raquel Seixas.

Com a chancela da Caleidoscópio e edição do Município de Viana do Alentejo, a obra centra-se num dos maiores e mais importantes santuários marianos do Alentejo, o Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires,  e nas questões histórico-artísticas que estiveram na origem da sua construção, entre 1743 e 1792.

Natural de Caldas da Rainha, Raquel Seixas, é licenciada e mestre em História da Arte e investigadora no Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, encontrando-se a frequentar o doutoramento sobre a arquitetura do século XVIII no Alentejo.

A autora é ainda coordenadora do projeto de museologia, património e turismo do Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, integrado no Projeto de conservação, requalificação e musealização do referido santuário.

Município de Montemor-o-Novo reforça capacidade operacional com duas novas viaturas

O Município de Montemor-o-Novo reforçou o seu parque de viaturas com a aquisição de duas carrinhas de caixa aberta, num investimento global de cerca de 60 mil euros.

A receção a estas duas viaturas, que irão aumentar a capacidade operacional e de resposta às populações, aconteceu esta terça-feira, 25 de janeiro, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Montemor, Olímpio Galvão, do chefe da Divisão de Apoio, Operacional, Obras, Águas e Saneamento, Acácio Peres, e de representantes da empresa que forneceu estes veículos.

Estas duas viaturas irão estar, a partir de agora, ao dispor do serviço de apoio operacional e do serviço de águas e saneamento.

MATRIX Resurrections no cinema em Montemor-o-Novo

Hoje há cinema em Montemor-o-Novo, a partir das 21:30, com a transmissão do filme MATRIX Ressurrections, no Cineteatro Curvo Semedo, um filme inserido na programação do cinema.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O filme é para maiores de 14 anos e os bilhetes estão disponíveis na bilheteira online do município, sendo necessária a apresentação de um certificado de vacinação, ou recuperação, ou um teste negativo à Covid-19.

[/shc_shortcode]

Projeto Ruínas acolhe a estreia de UNI-VERSO no Curvo Semedo

Amanhã, sábado, dia 29 de Janeiro, o Projeto Ruínas acolhe a Companhia Baal 17, pelas 16 horas, no Cineteatro Curvo Semedo, com o espetáculo UNI-VERSO.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Catarina Caetano, representante e colaboradora no Projeto Ruínas explica que este é “um espetáculo para toda a família, que acabou de estrear, na segunda-feira”, pela Companhia Baal 17, “nosso parceiro de longa data e com quem temos feito intercâmbio ao longo destes anos todos”. A representante do projeto revela que este é “um espetáculo sobre o universo japonês, sobre um casal, os Yokohama, na procura da concretização de desejos que eles têm uma lista”.

A representante do Projeto Ruínas informa ainda que “a equipa do Ruínas estará a fazer o acolhimento do espetáculo e frente de sala, em conjunto com a equipa do teatro e se houver pais que queiram deixar as suas crianças connosco, nós podemos tomar conta delas”, dando a possibilidade aos pais de puderem assistir ao espetáculo.

Quanto às medidas implementadas “o espetáculo vai decorrer de acordo com as recomendações da DGS e das regras em vigor, como tal é obrigatória a apresentação de certificado de vacinação, de recuperação, ou de um resultado negativo”, informa Catarina Caetano.

O espetáculo é gratuito, no entanto é necessário fazer reserva, através da bilheteira online do Município.

[/shc_shortcode]

Semana Gastronómica do Queijo decorre em Serpa em fevereiro

Decorre de 18 a 27 de fevereiro, em todo o concelho de Serpa, a sétima Semana Gastronómica do Queijo, uma iniciativa destinada a todos os estabelecimentos de restauração e hotelaria da região.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este certame pretende promover a gastronomia, património cultural e turístico local, apoiando também estes setores. Para participar, os estabelecimentos devem entregar, até 31 de Janeiro, a ficha de inscrição disponível no site da Câmara Municipal de Serpa.

Para mais informações deve contactar p Centro de Apoio ao Desenvolvimento CADES através do telefone 284 549 840 ou pelo e-mail cades@cm-serpa.pt.

[/shc_shortcode]

IV RAID realiza-se em Montemor-o-Novo já no próximo mês

IV RAID International CEI – Final do Troféu realiza-se nos dias 18 e 19 de fevereiro, na Herdade dos Hospitais, em Montemor-o-Novo, uma iniciativa promovida pela Equimor – Escola de Equitação.

As inscrições para participar nesta prova encontram-se abertas e devem ser feitas através do email geral@equimor.pt, ou por contacto telefónico para o 919 244 050.

Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas já tem candidaturas abertas

Já estão abertas as candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, do IPDJ que se destina a clubes e associações desportivas, constituídas sob a forma de associação sem fins lucrativos e cujos estatutos incluem o fomento e a prática direta de atividades desportivas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Miguel Rasquinho, diretor do Alentejo do IPDJ explica que os clubes podem apresentar candidaturas, até dia 28 de fevereiro, para “requalificar os seus espaços desportivos”, apelando aos clubes do Alentejo para que apresentem os seus projetos, “porque não há financiamento comunitário para estas obras, sendo através da verba disponibilizada pelo IPDJ, que se podem fazer este tipo de requalificação”.

Miguel Rasquinho dá alguns exemplos de remodelações que podem ser feitas nas instalações desportivas dos clubes, como a “substituição de iluminação para lâmpadas Led, instalação de painéis solares, substituição de grades ou redes, requalificação de polidesportivos e piscinas, entre outros”.

Quanto à verba disponível, revela o diretor do Alentejo do IPDJ, o ano passado foi o dobro do normal, devido à pandemia, tendo sido de cinco milhões de euros, já este ano, a nível nacional, são dois milhões de euros. Miguel Rasquinho garante que “não é por falta de apoio financeiro que os clubes não terão as instalações requalificadas, temos conseguido chegar a quase todos eles, e tem havido uma grande sensibilidade quer pelo IPDJ, quer pela secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, para termos verba suficiente para o Alentejo, requalificarmos os espaços desportivos dos nossos clubes”.

As candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas estão abertas até dia 28 de fevereiro.

[/shc_shortcode]

Detido em flagrante por tráfico de mais de 1 500 doses de estupefaciente pela GNR de Marinhais

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Marinhais, ontem, dia 26 de janeiro, deteve em flagrante um homem de 40 anos por tráfico de mais de 1 500 doses de estupefaciente e apreendeu mais de 32 mil euros em numerário, na localidade de Marinhais.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No âmbito de uma ação de patrulhamento na localidade de Marinhais, os militares da Guarda abordaram o homem junto a um veículo, num local ermo. No seguimento da ação, os militares da Guarda efetuaram uma revista pessoal de segurança, bem como uma busca ao veículo, verificando que o suspeito se encontrava na posse de produto estupefaciente.

No seguimento das diligências policiais, foi ainda efetuada uma busca domiciliária e três buscas em veículo, que culminaram na apreensão do seguinte material:1 490 doses de haxixe; 28 doses de canábis;12 doses de cocaína; 32 355 euros em numerário; Uma espingarda caçadeira de calibre 12; uma pistola de calibre 6,35 mm; 85 munições de diversos calibres; um veículo; três facas de corte; uma balança de precisão; um telemóvel; dois cadernos de apontamentos sobre vendas de produto estupefaciente e diverso material relacionado com o tráfico de estupefacientes.

O suspeito foi detido e permaneceu nas instalações da Guarda até ser presente hoje, dia 27 de janeiro, a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Santarém, para aplicação das medidas de coação. A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Coruche.

[/shc_shortcode]

Município de Viana disponibiliza programa de ensino para alunos do 1º ciclo

O Município de Viana do Alentejo disponibiliza, na plataforma “+ Cidadania Alentejo Central”, o recurso tecnológico “Ensinar e Aprender Português”, destinado aos alunos do 1º, 2º e 3º anos, do 1º ciclo do ensino básico.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A pensar no sucesso escolar, esta ferramenta tem como principais objetivos aumentar a autonomia dos alunos, contribuir para a melhoria das aprendizagens e para os diferentes ritmos de aprendizagem das crianças, assegurar as modalidades de ensino presencial, misto e à distância, bem como promover a motivação para a leitura e disponibilizar aos professores um recurso de apoio à prática letiva.

Este recurso está disponível para todos os alunos em maiscidadania.cimac.pt.

[/shc_shortcode]

Thierry Redondo vence concurso de admissão para trombone baixo na Orquestra Gulbenkian

O Lavrense Thierry Redondo é o vencedor do concurso de admissão para Trombone Baixo na Orquestra Gulbenkian.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A notícia foi adiantada pela Banda Filarmónica Simão da Veiga da Casa do Povo de Lavre, onde desde cedo, o jovem músico, tem feito o seu percurso musical.

Tanto a Banda Filarmónica Simão da Veiga, como o Município de Montemor-o-Novo deixam os parabéns a Thierry Redondo pela sua mais recente conquista.

[/shc_shortcode]

Oficina da Criança com inscrições abertas para participar em atividades destinadas aos adultos

A Oficina da Criança tem inscrições abertas, até dia 2 de Fevereiro, para participar no workshops “a VEZ dos ADULTOS”, a decorrer aos sábados, das 15h00 às 19h00, de fevereiro a abril.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Esta é uma oficina criativa para adultos, aberta ao público em geral de forma a que, este público, no seu tempo de lazer, aproveite este exercício de liberdade, incluindo-se na vida cultural da comunidade, escapando um pouco à obrigatoriedade das tarefas do quotidiano.
O programa desta oficina parte da troca de saberes entre cada membro do grupo sendo limitado a 15 participantes, a partir dos 20 anos.
As inscrições devem ser feitas para o email ocrianca@cm-montemornovo.pt
[/shc_shortcode]

91% dos eleitores inscritos votaram antecipadamente para as legislativas

Um total de 285.848 eleitores votaram no passado domingo, 23 de janeiro, para as eleições legislativas, correspondendo a 90,51% dos 315.785 que se inscreveram na modalidade de voto antecipado em mobilidade, informou o Ministério da Administração Interna.

De acordo com os dados finais enviados pelos 308 municípios à Administração Eleitoral da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, os distritos de Évora (95,50%), Bragança (94,86%) e Castelo Branco (94,75%) foram os que registaram maior taxa de participação face ao número de eleitores inscritos entre os dias 16 e 20 de janeiro.

A votação antecipada em mobilidade decorreu em 403 locais definidos pelas 308 Câmaras Municipais, cabendo às Forças de Segurança a recolha e distribuição dos envelopes para serem entregues este sábado, dia 29 de janeiro, às Juntas de Freguesia onde esses eleitores estão recenseados. Esses votos serão descarregados nos respetivos cadernos eleitorais antes da abertura das urnas no dia da eleição, 30 de janeiro.

O MAI revela que, no próximo domingo, 30 de janeiro, “haverá 13.821 secções de voto abertas nos 308 municípios do continente e regiões autónomas dos Açores e da Madeira, mobilizando cerca de 70 mil membros de mesa”.

“Para garantir a segurança sanitária do voto eleitoral e de todos os envolvidos, porque votar é seguro”, segundo informa o Ministério da Administração Interna, adiantando, em comunicado, que “a Assembleia Eleitoral tomou várias medidas, como a redução do número de eleitores inscritos por cada secção de voto para 750  e distribuiu mais de 100 toneladas de material sanitário pelas 308 Câmaras Municipais entre máscaras FP2 e cirúrgicas (25 por cada secção de voto), álcool gel (6 embalagens por cada seção de voto), batas, luvas e viseiras”.

O Ministério da Administração Interna reforça o apelo a todos “para o rigoroso cumprimento das normas de segurança sanitária durante o exercício de voto, garantindo a segurança do processo, nomeadamente: utilização de caneta própria; utilização de máscara; distanciamento social e higienização das mãos”.

A Direção-Geral de Saúde, acompanhando a recomendação dada aos eleitores em confinamento para votarem entre as 18 e as 19 horas do próximo domingo, também atualizou as regras a adotar nas eleições e que podem ser consultadas aqui.

Viana do Alentejo reforça testagem contra a covid-19

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Viana do Alentejo, em parceria com as farmácias do concelho que aderiram ao programa de testagem comparticipado pelo Ministério da Saúde, vai colaborar na realização de testes de antigénio à população do concelho, reforçando ainda mais a possibilidade de testagem de todos os munícipes contra a covid-19.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A ação decorrerá nos próximos dias 28 e 29 de janeiro nas três freguesias do concelho e destina-se a todos os munícipes que não tenham ainda realizado os quatro testes comparticipados pelo Ministério da Saúde.

O Serviço de Proteção Civil refere que a medida visa “garantir uma maior sensação de conforto e de segurança aos munícipes”, lembrando que os testes rápidos de antigénio são elementos importantes no combate à pandemia, possibilitando maior capacidade de testagem e também sinalizando eventuais focos de infeção de forma mais precoce.

“Esta é uma medida central de prevenção da propagação do vírus e na promoção da saúde pública”, acrescenta a mesma fonte.

[/shc_shortcode]

Oficina da Criança promove atividade sobre computação física

A Oficina da Criança realiza de Fevereiro a Maio, diversas sessões de Introdução à Computação Física com BBC Micro: bit, uma atividade que decorre das 14 horas às 18 horas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A iniciativa foi desenvolvida com base nos conceitos de “Tinkering” e “Project Based Learning”, pretendendo incentivar a descoberta e resolução de problemas no mundo real; motivar abordagens criativas e tecnológicas na resolução de problemas; promover a criatividade através da experimentação; promover a criatividade através da experimentação; promover o trabalho coletivo e interdisciplinar; promover competências STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática); proporcionar o acesso a ferramentas e plataformas abertas (open-source) e estimular o empreendedorismo e a partilha de conhecimentos através da realização de atividades que incluam artistas, investigadores e artesões.

A atividade é gratuita e de participação livre, uma iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e da Oficina da Criança.

[/shc_shortcode]

Contra-relógio BTT por equipas em Borba no mês de abril

O 2° Contra-Relógio por equipas, organizado pelo Clube de Praticantes de BTT e Ciclismo 33CL Bike e com o apoio do Município de Borba, decorre no dia 3 de abril do próximo ano.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Depois de um ano de interregno devido à pandemia, este contra relógio assume-se como “algo invulgar na zona e que, na primeira edição, contou com praticantes de várias zonas do país”, segundo Nuno Simões, vice-presidente do clube.

A prova conta com uma extensão de 53 quilómetros e percorre os concelhos de Borba, Vila Viçosa e Estremoz. As inscrições poderão ser feitas no site www.trilhoperdido.com.

[/shc_shortcode]

GNR de Évora apreende 46kg de haxixe e detém 21 pessoas

O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Évora, na madrugada do dia 26 de janeiro, desmantelou uma rede de tráfico de estupefacientes e deteve 21 pessoas, com idades compreendidas entre os 19 e os 35 anos, nos concelhos de Beja, Mértola, Portel e Viana do Alentejo.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorria desde dezembro de 2019, os militares da Guarda desenvolveram diversas diligências policiais que permitiram apurar que os suspeitos atuavam de forma organizada e hierarquizada, vendendo o produto estupefaciente a outros indivíduos que se dedicavam também ao tráfico, bem como a consumidores, provocando alarmismo e sentimento de insegurança perante a população. No seguimento das diligências de investigação, foi dado cumprimento a 35 mandados de busca, 16 domiciliárias, uma em estabelecimento e 18 em veículos, culminando na detenção dos 18 suspeitos e com o desmantelamento de uma rede de tráfico de estupefacientes organizada, que operava em várias localidades do concelho de Beja, Évora e Lisboa.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No decorrer destas diligências de investigação foram ainda apreendidas 92 mil doses de haxixe (aproximadamente 46kg); um colete balístico; nove viaturas; uma botija de gás de óxido nitroso e duas armas de fogo.

Para além dos 18 suspeitos detidos, os militares da Guarda detiveram ainda em flagrante três homens por tráfico de estupefacientes, que se encontravam associados a esta investigação. Os detidos, seis dos quais com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, serão presentes amanhã, dia 27 de janeiro, ao Tribunal Judicial de Évora para aplicação das medidas de coação.

A operação contou com o reforço da estrutura de Investigação Criminal (IC) do Comando Territorial de Évora e de Beja, do Destacamento de Intervenção (DI) de Évora e de Beja e dos Destacamentos Territoriais de Comando Territorial de Beja, envolvendo um total de 64 militares. A operação contou ainda com o apoio da Policia de Segurança Pública (PSP) e com a colaboração da 1.ª e 2.ª Secções do DIAP de Évora.

[/shc_shortcode]

Kilas o Mau da Fita em exibição no Curvo Semedo

Cineclube e Filmoteca de Montemor-o-Novo exibe amanhã, no Curvo Semedo, “Kilas o Mau da Fita”, um filme inserido no ciclo “as histórias do Cinema”, pelas 21:30.

Este é um filme de José Fonseca e Costa, com argumento e música original de Sérgio Godinho, com interpretação de Mário Viegas, no papel principal.

As iniciativas decorrem respeitando todas as normas da DGS. Os Bilhetes disponíveis no BOL bilheteira on-line, no posto de turismo e nos locais dos eventos.

Primeiro trilho “Herdade dos Hospitais” com inscrições abertas até fevereiro

Acontece a dia 20 de Fevereiro, em Montemor-o-Novo, o primeiro trilho “Herdade dos Hospitais” uma parceria entre a Equimor, o Spot Fit e o ACM.

Esta prova está dividida em duas categorias, uma caminhada de seis quilómetro e uma prova de corrida de 10 quilómetros, estando aberta a toda a população.

As inscrições devem ser feitas até dia 15 de Fevereiro, tendo a prova um limite máximo de 42 participantes. Os prémios a concurso serão entregues aos cinco primeiros da classificação geral masculinos e femininos do percurso corrida e para a equipa mais numerosa, no conjunto dos percursos corrida e caminhada.

Para mais informações pode consultar aqui.

Rede de rega da Barragem dos Minutos em Montemor está a ser alargada

A Barragem dos Minutos localiza-se no concelho de Montemor-o-Novo, que entrou em funcionamento em 2003, sendo principalmente utilizada para rega.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Francisco Mira, presidente da Associação de Beneficiários da Barragem dos Minutos de Montemor-o-Novo explica que, neste momento “está a ser alargado o perímetro de regadio da barragem, constituído por um novo reservatório, que será construído em breve”. Neste momento estão a ser feitas as condutas para a rede de rega.

O presidente da Associação de Beneficiários da Barragem dos Minutos explica quais os benefícios que este alargamento da rede de rega tem para o concelho de Montemor-o-Novo, tais como “melhorar toda a função de rega da barragem, para termos uma capacidade num depósito totalmente diferente daquela que temos”, aumentando ainda o perímetro deste sistema.

Quanto ao investimento feito nesta obra, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão explica que este foi feito em duas partes, estando agora a ser começada a segunda fase da obra, “um investimento de cerca de seis milhões de euros, na própria barragem, que teve um investimento de cinco milhões, na primeira área de regadio e agora esta nova expansão, outro investimento de cinco milhões, ou seja, estamos a falar de 16 milhões investidos, no concelho de Montemor-o-Novo.

O aumento da rede de rega da Barragem dos Minutos está agora a iniciar a segunda fase do projeto e decorre dentro do previsto.

[/shc_shortcode]

Cebola Roxa no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo

No próximo sábado, dia 29 de janeiro, das 9 horas às 12 horas, os produtores locais de cebola roxa vão estar no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, de forma a dar a conhecer este produto característico do concelho.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A iniciativa, no âmbito da SMEA – Estratégia Alimentar para o concelho, inclui a entrega de vales de cebola aos produtores, uma prova de chutney de cebola roxa, um atelier para pais e filhos sobre afetos e sentidos “A cebola dos afetos” e a apresentação da cebola roxa de Montemor-o-Novo na arca do gosto da slowfood.

[/shc_shortcode]

Direção Regional de Cultura e município de Arraiolos em visita técnica à Fonte da Arregaça e Castelo

No seguimento dos contactos efetuados pela Câmara Municipal de Arraiolos com a Direção Regional de Cultura do Alentejo foi efetuada uma visita técnica a este concelho, no âmbito das intervenções previstas na Fonte da Arregaça e no Castelo de Arraiolos.

Pretende-se garantir que as obras tenham um suporte técnico adequado ao contexto da sua realização, bem como a emissão dos pareceres necessários na reabilitação da Fonte da Arregaça e requalificação do espaço adjacente e acesso, candidatura aprovada no âmbito da medida 10.2.1.6 Renovação de Aldeias do PDR2020) e da recuperação da Torre do Relógio do Castelo de Arraiolos.

Foram ainda solicitados pareceres sobre a alteração de localização do quadro elétrico dentro do Castelo de Arraiolos, bem como sobre a passagem de um cabo de fibra ótica, no âmbito do projeto “Wi-fi Turismo Alentejo@Central” e enterramento dos diversos cabos existentes (eletricidade e telecomunicações).

“Estas ações qualificam e valorizam o Castelo de Arraiolos e o nosso património histórico”, refere o município em comunicado.

CAP Viana do Alentejo subiu à II Divisão do Campeonato Nacional de Clubes

O CAP – Clube Amadores de Pesca de Viana do Alentejo subiu de divisão e vai participar, na época que tem início em setembro, no Campeonato Nacional de Clubes II Divisão – Zona Sul 2022, organizado pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O clube que, na época passada, competia no Campeonato Regional de Clubes tem 17 atletas nos escalões de iniciados, juvenis, juniores, esperanças, senhoras, masters e seniores, tendo obtido nas últimas épocas resultados positivos em termos individuais e por equipa.

Para o presidente da direção, João Reis, a subida de divisão “é muito importante” pois permite ao CAP “participar novamente num campeonato extremamente competitivo, com grandes equipas de Portugal e com alguns dos melhores pescadores nacionais”.

Para 2022, o objetivo do clube passa por “permitir aos atletas estar na alta-roda da competição de pesca desportiva nacional, reforçar as suas competências técnicas”, bem como a “aquisição de mais experiência”, garante. O dirigente assegura ainda que “os atletas tudo vão fazer para honrar o nome deste grande clube que celebra 22 anos”.

No âmbito do Campeonato Nacional de Clubes II Divisão, a partir do mês de Setembro estão agendadas provas na Barragem de Odivelas, Ribeira de Caia (Cabeção) e Barragem de Montargil.

Para este ano o clube tem agendados 5 concursos de pesca desportiva a decorrer nos meses de março, maio, outubro e novembro.

[/shc_shortcode]

Adiado o espetáculo “Bonecos no Mercado” de Alma d’Arame

A estreia do espetáculo “Bonecos no Mercado”, uma produção de Alma d’Arame, foi adiada.

A apresentação tinha data marcada para o próximo sábado, dia 29 de janeiro, no Mercado Municipal em Montemor-o-Novo, sendo que será anunciada nova data, brevemente.

“Bonecos do Mercado” é um espetáculo multidisciplinar inspirado nos tradicionais teatros de marionetas itinerantes que percorriam mercados, feiras e certames, e em todo o universo de personagens e objetos que os habitavam.

Médico Pintão Antunes alerta para o perigo do monóxido de carbono

Nos primeiros cinco dias do ano, o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM recebeu dois pedidos de ajuda devido à exposição a monóxido de carbono.

É uma ameaça invisível e a sonolência que provoca raramente é associada a uma intoxicação. Segundo o médico Pintão Antunes, o facto de a intoxicação ocorrer durante a noite leva a que, por vezes, as pessoas nem se apercebam: “se à noite, a pessoa está a dormir é porque está a dormis. Mas não, pode já estar intoxicada”.

Sonolência, náuseas, dores de cabeça e tonturas são os principais sintomas a ter em conta para o risco de uma intoxicação por monóxido de carbono. Este é o tem do programa De Boa Saúde desta semana, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Sobreira Grande do Vale do Pereiro em Arraiolos é a Árvore do ano de 2022

A Sobreira Grande do Vale do Pereiro de Arraiolos foi eleita a árvore portuguesa do ano de 2022.

A árvore com 250 anos, localizada no Vale do Pereiro, no concelho de Arraiolos, venceu este concurso Concurso da “Árvore Europeia do ano 2022″ com 3.317 votos, naquela que foi a votação mais participada deste concurso, até à data de hoje.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Como revela José Pinto do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Arraiolos explica que é “sempre com orgulho que a Câmara Municipal de Arraiolos e, neste caso, a comunidade de Vale do Pereiro, recebe a notícia”, acrescentando que a Sobreira Grande “é de facto uma árvore com uma grande ligação à comunidade”.

O responsável pelo Gabinete de Comunicação explica que esta candidatura foi realizada “com o propósito de valorizar o território e o montado, de sobro e azinho, enquanto património natural da nossa paisagem”. José Pinto revela que este é um título importante, não só pela dimensão turística que pode vir a trazer a Arraiolos, de forma a “constituir uma mais valia, naquilo que será os projetos de circuitos pedestres, incluindo a Rota do Montado”, como também, economicamente, pois “a cortiça e o sobreiro, são de facto importante para a economia do país”.

O público decidiu entre 10 árvores candidatas, num total de votos registados de 15.588, tendo a Sobreira Grande sido a grande vencedora da Árvore Portuguesa do Ano.

[/shc_shortcode]

Força Aérea tem 90 vagas para categorias de Oficiais e Praças

A Força Aérea tem abertas 90 vagas para o concurso de admissão ao Regime de Contrato, para as categorias de Oficiais e Praças.

O concurso para a categoria de Oficiais destina-se a jovens com licenciatura ou mestrado e que tenham até 27 anos de idade. O concurso para a categoria de Praças destina-se a jovens com o 9.º, 11.º, 12.º ano ou equivalente e que tenham até 24 anos de idade.

As candidaturas deverão ser efetuadas, obrigatoriamente, até ao dia 4 de fevereiro, de forma presencial, no CRFA, em Lisboa ou no Porto, ou por correio, com aviso de receção, ou online, no site do Centro de Recrutamento da Força Aérea (aqui).

A Força Aérea tem implementadas todas as medidas julgadas necessárias, para garantir a segurança dos candidatos durante a realização das provas de seleção: Provas de Avaliação da Condição Física; Provas de Avaliação Psicológica e Inspeções Médicas.

Cercimor desenvolve “Equilíbrios” um projeto de reabilitação pensado na altura da pandemia

A Cercimor – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão desenvolveu ao longo do ano de 2021, o projeto “Equilíbrios”, nos concelhos de Montemor-o-Novo e Vendas Novas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A presidente da direção, Ana Cristina Saloio explica que esta “foi uma candidatura que a Cercimor efetivou ao Instituto Nacional de Reabilitação, alias, tem sido uma prática, que nós como entidade temos tido ao longo dos anos, no sentido de podermos também beneficiar de outro tipo de financiamento, para criar atividades que possam também responder às necessidades dos serviços”, bem como dos utentes. Este projeto que terminou em dezembro de 2021, teve a duração de “um ano, pensado neste contexto de pandemia porque cada vez mais fomos sentindo que a parte emocional estava a trazer condicionantes, na parte física da pessoa com deficiência”, resultado do isolamento a que a Covid-19 obrigou.

Ana Cristina Saloio destaca a importância de um projeto como este, “que se centrasse na área da reabilitação, de acordo com a avaliação e com as necessidades, de cada beneficiário do projeto”, criando para cada indivíduo um plano de atividades. Devido à pandemia foi necessário redefinir as linhas do projeto, “as atividades coletivas, na altura quando o projeto foi candidatado, tinham uma perspetiva e depois ao longo do tempo, tivemos de ir aferindo, de acordo com as orientações da Direção Geral da Saúde”, por este motivo, algumas das atividades acabaram por não se realizar.

O “equilíbrios” baseou-se essencialmente “num trabalho individual, na área da fisioterapia, da terapia da fala”, nos concelhos de Montemor e Vendas Novas, possibilitando a criação de “uma mais valia para aquilo que os serviços já têm, no dia-a-dia, no entanto, será sempre benéfico para nós trazer para a entidade, outro tipo de projetos, financiados por outras entidades”, refere Ana Cristina Saloio.

Relativamente à pandemia, a presidente da direção, realça os constrangimentos “ao nível do lar residencial, que é a unidade que, de alguma forma, sofre com esta situação toda porque é exigido à nossa estrutura residencial, um maior confinamento”, tendo sido canceladas as atividades, na comunidade, a que os utentes estavam habituados. Ana Cristina Saloio revela ainda que este isolamento, imposto pela pandemia, “não é bom e sentimos que para nós, esta unidade sofreu aqui com estas regras de distanciamento”.

Neste momento, tal como revela a presidente da direção da Cercimor, “necessitamos de criar espaços físicos, ao nível de edifício, algumas remodelações, por isso, a Cercimor, no ano de 2021 já fez uma candidatura que viu indeferida” a um outro projeto, com o objetivo de criar, na sede da cooperativa, “ a capacidade de receber mais clientes para o antigo Centro de Atividades Ocupacional”, sendo este, tal como declara Ana Cristina Saloio, um dos principais objetivos para este ano.

O projeto “Equilíbrios” decorreu ao longo de todo o ano de 2021, tendo terminado em dezembro. Este foi indispensável nesta altura de pandemia, permitindo desenvolver de forma regular atividades que promovessem a saúde física e emocional dos participantes. O projeto foi cofinanciado pelo programa de financiamento do Instituto Nacional de Reabilitação.

[/shc_shortcode]

520 novos casos de Covid-19 nos últimos 14 dias no concelho de Montemor

Montemor-o-Novo registou nos últimos 14 dias, de 08 a 21 de janeiro, 520 novos casos de Covid-19 (total acumulado), segundo informação do Departamento de Saúde Pública da ARS Alentejo, publicada hoje pelo Município de Montemor.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O concelho, neste momento, encontra-se com incidência extremamente elevada, segundo a Classificação Europeia de Prevenção e Controlo de Doenças.

Esta informação foi recolhida até às 23:59 horas do dia 21 de janeiro.

[/shc_shortcode]

APAV promove curso de formação para profissionais de saúde

A APAV promove um curso de formação, intitulado de “Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência” promovido pela APAV, enquanto beneficiária do Projeto de Formação de Profissionais do Setor da Saúde, cujo Organismo Intermédio é a Administração Central do Sistema de Saúde, I. P.

Este curso conta com uma carga horária total de 30 horas e destina-se a profissionais de saúde ou outros agentes, que atuam na área da saúde, da NUT do Alentejo (Alentejo Litoral, Baixo Alentejo, Lezíria do Tejo, Alto Alentejo e Alentejo Central).

A formação será ministrada em sessões a distância síncronas, através da plataforma Zoom, das 10 às 17 horas, nos dias 31 de janeiro e 7,14, 21 e 28 de fevereiro.

As inscrições são aceites por ordem de chegada até amanhã, terça-feira, dia 25 de Janeiro. Pode consultar toda a informação necessária para a inscrição, aqui.

Proclamação dos Santos Patronos das JMJ na Arquidiocese e inauguração de Santuário JMJ

Ontem, pelas 17 horas, o Arcebispo de Évora concelebra a Eucaristia dominical, com o senhor Bispo, D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, na Igreja de São Domingos, em Montemor-o-Novo, durante a qual foram proclamados os Santos Patronos das JMJ na Arquidiocese de Évora, São João de Deus e Santa Beatriz da Silva.

Ainda durante o dia estiveram em exposição a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora, que iniciaram, uma peregrinação por todas as dioceses de Portugal em novembro de 2021, a qual se vai prolongar até julho de 2023.

O dia foi repleto de atividades, durante a manhã com o cortejo dos símbolos desde a Igreja do Calvário até à Igreja de São Domingos e com jogos e dinâmicas para crianças e jovens. A tarde começou com o concerto do grupo da paróquia “Valha-me Deus”, seguindo-se os testemunhos de participantes nas Jornadas. Pelas 17 horas, teve lugar a (Festa da Palavra), na igreja de São Domingos, concelebrada por D. Francisco José Senra Coelho, arcebispo de Évora, e por D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, na qual serão proclamados como Patronos da JMJ na Arquidiocese, S. João de Deus e Santa Beatriz da Silva.

Já no início da noite aconteceu a procissão da Igreja de São Domingos até ao Santuário de Nossa Senhora da Visitação, com recitação de terço, com presidência do Arcebispo de Évora, terminando o dia, às 21 horas, com a : Vigília de Oração, presidida pelo Prelado eborense, no Santuário de Nossa Senhora da Visitação, que nesta celebração será inaugurado como Santuário JMJ da Arquidiocese de Évora, a par do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa e da Igreja de S. Francisco, em Évora. Os símbolos seguiram para Arraiolos.

Município de Vila Viçosa promoveu concelho na FITUR, em Madrid

O Município de Vila Viçosa promoveu o concelho, este fim de semana, dias 22 e 23, na FITUR 2022, em Madrid.

Com esta iniciativa, o município teve como objetivo levar e promover o património do concelho, num dos principais palcos internacionais do setor do turismo. ​​​​​​

A Feira Internacional de Turismo – FITUR é uma iniciativa promovida pelo IFEMA (Institución Ferial de Madrid) e pela Organização Mundial do Turismo (OMT),e decorreu na capital espanhola.

Em Montemor-o-Novo votaram 94% dos inscritos em voto antecipado

No concelho de Montemor-o-Novo, dos 535 eleitores para exercer o voto antecipado nas Eleições Legislativas, votaram 505 pessoas, segundo apurou a Rádio Nova Antena junto da Câmara Municipal. Estes valores geram uma elevada percentagem de votantes em relação aos inscritos: 94%.

Em Montemor-o-Novo, como no resto do nosso País, a votação decorreu ao longo do dia deste domingo, 23 de janeiro, dentro do previsto, com normalidade e baixa abstenção. As principais razões apontadas pelos eleitores para se inscrever no voto antecipado foram não estar no concelho de votação a 30 de Janeiro, e evitar uma maior aglomeração de pessoas nas secções de voto, no próximo domingo.

Segundo fonte da Câmara Municipal, votaram em Montemor-o-Novo, eleitores de quase todos os círculos eleitorais do país, tanto de Portugal continental, como das ilhas.

Montemor-o-Novo recebeu os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude

Decorreu ontem, dia 23 de janeiro, a receção dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, em Montemor-o-Novo, um dia que ficou marcado pelas atividades e iniciativas promovidas pelos jovens montemorenses, para toda a população do concelho.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para Tiago Carlos, vigário paroquial das paróquias de Montemor-o-Novo, “o dia correu lindamente”, revelando que, aquando da chegada dos símbolos à cidade, “tínhamos a Igreja do Calvário bastante composta, com muita gente, houve muitas pessoas que quiseram também associar-se a este acolhimento dos símbolos”. Ao início da manhã os jovens transportaram os símbolos, pelas ruas da cidade, até ao Convento de São Domingos, com paragem “no Lar da Santa Casa da Misericórdia, onde os idosos também puderam participar deste momento”, acrescentado Tiago Carlos que este evento, “é para os jovens, com certeza, mas é para todos os portugueses, para toda a gente, de todas as idades”.

Em representação do município esteve o vereador António Pinto Xavier que referiu a importância deste “dia histórico para Montemor”, não só pelo peso que tem para a cidade receber um evento mundial, como pela proclamação do  “Santuário de Nossa Senhora da Visitação em santuário das Jornadas e isso representa muito, para a nossa cidade e, espero também, para os nossos jovens”. O vereador explica que esta é uma fase preparatória para a participação nas JMJ, deixando o desejo de “chegar com toda a força, no verão do próximo ano”, esperando também que seja possível, por parte do município, “realizar uma série de iniciativas que possam trazer jovens, de fora, e que os nossos jovens sintam esta energia, e que esta se contagie, porque são nestes momentos que coisas muito importantes acontecem”.

O chefe dos Escuteiros do Agrupamento 894 de Montemor-o-Novo, Tiago Coelho refere que “este evento, das Jornadas Mundiais da Juventude, têm toda a importância porque é criado e feito para eles e por isso, faz todo o sentido trazermos os ícones”, a Montemor-o-Novo, permitindo aos jovens um encontro com Jesus. Apesar da situação atual de Covid-19, Tiago Coelho revela que os jovens “estão animados, estão muito desejosos que chegue 2023, para poder ir a Lisboa, infelizmente agora com a pandemia temos um bocadinho de dificuldade que eles estejam todos, porque alguns estão em casa confinados”, acrescenta.

Diana Carneiro, uma das jovens presentes a participar neste dia, destaca a importância deste dia porque “é muito gratificante estarmos perto de Jesus e de Maria e termos todos os amigos reunidos”.

Outra jovem presente neste evento foi Margarida Mira que revela que “o feedback até agora tem sido bastante positivo, as pessoas têm estado a aderir imenso, mais do que nós estávamos à espera”, mostrando-se “com bastantes expectativas, eu acho mesmo que vai ser incrível e temos o privilégio de ser em Portugal”.

Montemor-o-Novo recebeu os símbolos da Jornadas Mundiais da Juventude ontem. Os símbolos seguem agora para Arraiolos.

[/shc_shortcode]

 

Rugby: Rugby Clube de Montemor regressa às vitórias com São Miguel

Jogou-se na tarde deste domingo, 23 de janeiro, no Parque Desportivo de Montemor, o jogo entre Rugby Clube de Montemor (RCM) e São Miguel, com a partida da 14.ª Jornada da Divisão de Honra, a terminar com uma muito saborosa vitória do RCM por 34-33.
Depois de um mau começo no encontro, os mouflons de Montemor conseguiram dar a volta e sair por cima daquele que foi um jogo muito disputado! Tratou-se de um desafio de muitas emoções e resultado incerto, onde o RCM lutou até ao último instante, com os seus jogadores a demonstrarem a sua raça. É caso para dizer que o jogo só termina quando o árbitro apita

Futebol: U. Montemor perde em casa diante Moncarapachense com má exibição

Neste domingo, 23 de janeiro, na 13.ª jornada da série F do Campeonato de Portugal, o Grupo União Sport (GUS) recebeu, no Estádio 1.º de Maio, o Moncarapachense, com a equipa algarvia a dominar e a obter uma vitória justa, perante uma exibição sofrível por parte do GUS, nomeadamente a nível ofensivo.
Nesta partida, acompanhada com relato na Bancada Desportiva na Rádio Nova Antena, o GUS apresentou-se com muitas alterações no 11 inicial, ainda sem reforços, e com o central Carlos Cassola a ser titular pela 1.ª vez esta época. Aos 9 minutos, numa jogada de envolvimento pela esquerda, o Moncarapachense esteve muito perto de inaugurar o marcador, com 2 homens na cara de Nuno Brás, mas o guardião alvinegro foi gigante e defendeu diante Eba Viegas. O União não conseguia ter posse de bola, com o esférico a estar em grande percentagem na posse dos algarvios, que dominavam em toda a linha. Já perto do final dos primeiros 45 minutos, o Moncarapachense tem duas ocasiões, valendo primeiro um grande corte de Josemar, que assim impediu que um adversário se isolasse e, numa segunda oportunidade, foi assinalado fora de jogo. A 1.ª parte chegaria ao final com o nulo a manter-se, com o Moncarapachense a ser dono e senhor do jogo, mas a ter poucas oportunidades, enquanto que a equipa da casa praticou um futebol direto, com muito pouca posse bola e nenhum remate à baliza.
A 2.ª parte iniciou com a formação visitante a todo o gás. Ao minuto 50 acontece, pela primeira vez, uma jogada do GUS digna desse nome. Aos 57 minutos, Ivo Soares foi o primeiro treinador a mexer, saindo no Moncarapachense Calvinho para a entrada de Canina. Pouco depois, o União efetua também a primeira alteração, com Pipo a substituir o lesionado Edy. Aos 68 minutos, o Moncarapachense chega à vantagem, após jogada do lado esquerdo, com Canina a servir Mucuia. Poucos minutos depois, o Moncarapachense quase que voltou a marcar, novamente por Mucuia, que enviou a bola ao poste da baliza à guarda de Nuno Brás. Aos 75 minutos, João Guerra troca Denilson e Capela por Madeira e Miguel Serrano. Aos 77 minutos, a equipa forasteira voltou a fazer alterações, com Sérginho e Serrano a entrarem para os lugares de Gabriel Silva e Eba Viegas. Aos 80 minutos, no GUS, Ricardo Bernardo seria rendido por João Nobre. Aos 89 minutos, o Moncarapachense queima as substituições, saindo Mucuia e Paulo Matos, entrando João Paulo e Mesquita. O União parecia acordar nos últimos minutos, mostrando alguma garra, mas a bola teimava em não chegar à grande área contrária, terminando o União a partida sem um único remate enquadrado. O jogo chegaria ao seu final, com a vitória a ser bem entregue à equipa que mais fez pela vida, com o Moncarapachense a ser bastante superior. O União tem de arrepiar caminho, nomeadamente em termos ofensivos, de modo a manter a manutenção como objetivo.

Resultados: 

Montemor 0-1 Moncarapachense, Barreirense 1-1 Serpa, Imortal – Pinhalnovense (falta de comparência do Pinhalnovense), Esp. Lagos – Juventude Évora (adiado), Olhanense – Louletano (adiado).

Oficina da Criança com inscrições abertas para participar em atividades destinadas aos adultos

A Oficina da Criança tem inscrições abertas, até dia 2 de Fevereiro, para participar no workshops “a VEZ dos ADULTOS”, a decorrer aos sábados, das 15h00 às 19h00, de fevereiro a abril.

Esta é uma oficina criativa para adultos, aberta ao público em geral de forma a que, este público, no seu tempo de lazer, aproveite este exercício de liberdade, incluindo-se na vida cultural da comunidade, escapando um pouco à obrigatoriedade das tarefas do quotidiano.
O programa desta oficina parte da troca de saberes entre cada membro do grupo sendo limitado a 15 participantes, a partir dos 20 anos.
As inscrições devem ser feitas para o email ocrianca@cm-montemornovo.pt

“Bonecos do Mercado” estreia no próximo sábado em Montemor

“Bonecos do Mercado”, a nova produção da Alma d’Arame estreia, no próximo sábado, dia 29 de Janeiro, às 10h30, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

“Bonecos do Mercado” é um espetáculo multidisciplinar inspirado nos tradicionais teatros de marionetas itinerantes que percorriam mercados, feiras e certames, e em todo o universo de personagens e objetos que os habitavam.

A entrada é livre mas carece de marcação antecipada, e deve ser feita para o email almadarame@gmail.com, ou através do 927 595 232, uma vez que a lotação para assistir o espetáculo é limitada.

[/shc_shortcode]

Homem-Aranha: Sem Volta a Casa em exibição no Curvo Semedo

Hoje o cinema está de volta a Montemor-o-Novo com a exibição do filme “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa”, a partir das 21:30 horas, no cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.

Este é um filme para maiores de 12 anos, estando os bilhetes disponíveis na bilheteira online em municipiomontemoronovo.bol.pt.

Estatuto do Cuidador Informal alargado a todo o país: “um passo embora pequeno é considerado gigante”

O Estatuto do Cuidador Informal foi recentemente alargado a todo o país, deixando assim de estar restrito a 30 concelhos piloto.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Segundo Rosália Guerra do Gabinete Alzheimer Maior de Campo Maior, foi “com muito agrado” que recebeu esta notícia, adiantando que houve muitos constrangimentos no concelho de Campo Maior, um dos concelhos piloto, devido ao facto de o processo, para aceder a este estatuto, “ser extremamente burocrático, para além de ter coincidido com todos os constrangimentos decorrentes da pandemia, o que dificultou em muito o acesso ao estatuto, e este alargamento permitiu que todos os concelhos possam solicitá-lo e veio também desburocratizar algumas das questões”.

Rosália Guerra adianta que, apesar de não saber quantas solicitaram este estatuto, no concelho, garante que nenhuma conseguiu aceder devido, “não só à burocratização, mas também aos requisitos exigidos, nomeadamente a coabitação”.

Agora com o alargamento do Estatuto a todo o país, Rosália destaca o facto de Governo ter previsto, nesta fase, uma comissão de acompanhamento no pedido do estatuto, e também destaca a “maior flexibilização entre a vida do cuidador e o acompanhamento à pessoa cuidada, ou seja, a conciliação da frequência da pessoa cuidada de um estabelecimento de ensino ou Centro de Dia, havendo aqui um meio termo, porque a pessoa não precisa de estar sempre em casa”. Rosália Considera que “têm que existir situações de meio-termo, entre a institucionalização plena ou entre o estar sempre no domicílio”.

Outro dos pontos positivos é o alargamento do descanso do cuidador à Rede Nacional de Cuidados Continuados, na área da saúde mental, e uma majoração do subsídio do valor das contribuições no âmbito das contribuições no âmbito do seguro social voluntário. Para Rosália Guerra, esta situação “dá uma proteção, do ponto de vista, daqueles que decidem cuidar dos seus, não ficam completamente desprotegidos, por outro lado, e tendo em conta a minha experiência, aquilo que os cuidadores mais solicitam é um período de descanso, e poder encontrar mais soluções que permitam aos cuidadores encontrar outras soluções de descanso é um passo muito significativo”.

Rosália Guerra explica ainda que algo muito importante é o facto de estar previsto “aumento do subsídio auferido pelo cuidador, porque até ao momento, o papel do cuidador não tinha uma valorização económica expressa, porque na realidade o contributo dos cuidadores tem um valor económico incalculável, mas é preciso começar a calculá-lo e a entender que estes cuidadores desempenham um papel social e económico extremamente relevante”.

A luta pelo reconhecimento do Estatuto do Cuidador Informal foi grande, assim como por parte dos cuidadores. Rosália Guerra refere que foram anos de luta e reivindicações por parte dos cuidadores, que em muitos momentos sentiram a sua voz silenciada, porque não era uma prioridade, e julga que “do ponto de vista político tem havido uma sensibilidade maior, e a pandemia que trouxe à tona uma série de questões que favorecem o conceito do envelhecimento em casa”.

“Acredito que se olharmos para os cuidadores como elementos fundamentais que garantem os cuidados em casa, estamos no caminho certo”, pelo que o alargamento a todo o país, é “um passo, embora pequeno é considerado como um passo de gigante”, remata Rosália Guerra.

[/shc_shortcode]

Futebol: Lavre empata em Montinhos Pegos

Neste sábado, 22 de janeiro, a equipa do Lavre deslocou-se a Montinhos dos Pegos, para a última jornada da 1.ª fase do Campeonato da Fundação Inatel de Santarém. Esta partida iria definir o 1º lugar da série, com o Lavre a 1 ponto do adversário.
Segundo informações do Lavre, este foi um jogo de sentido único, onde a única equipa a querer ganhar foi o Lavre, no entanto, faltou eficácia à formação do concelho de Montemor-o-Novo, que falhou 2 a 3 golos claros e, desta forma, manteve-se até final o nulo no marcador.
Na próxima semana há paragem, após a qual o Lavre parte para a segunda fase do campeonato cheio de vontade e com o desejo de chegar aos 1/4 final.

Santuário de Nossa Senhora da Visitação certificado de santuário JMJ da Diocese de Évora

O Santuário de Nossa Senhora da Visitação, em Montemor-o-Novo, vai receber a certificação de santuário JMJ da Diocese, no âmbito da visita dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude de 2023 às paróquias da Arquidiocese de Évora.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O padre Fernando Lopes, o responsável pela Pastoral Juvenil e pelo Comité Organizador Diocesano de Évora, refere que “esta distinção vai acontecer no dia 23 de Janeiro e torna o Santuário num ponto de referência para atividades da diocese e também a nível nacional”.

Os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude estão este no distrito de Évora.

[/shc_shortcode]

Montemor-o-Novo recebe os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude

Hoje, dia 23 de Janeiro, Montemor-o-Novo recebe os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, num dia preenchido de atividades para todas as idades e população do concelho.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Tiago Carlos, sacerdote e vigário paroquial no concelho de Montemor-o-Novo explica que este é “um encontro internacional de todos os jovens, cristãos e não cristãos”, que iniciou em Roma, no ano de 1986, convocado pelo Papa João Paulo II, e, desde essa altura, realiza-se de dois em dois anos, reunindo, sempre, milhões de jovens do mundo inteiro. O sacerdote refere a importância que este evento tem, “não só para a Igreja, mas também para o país que recebe a Jornada da Juventude porque, tanta gente a centrar-se numa só cidade, de facto, gera uma grande experiência de comunhão, de conhecimento, de relação”, objetivo principal deste evento, que irá reunir diversos jovens em Lisboa, “celebrando a fé dispersa pelos quatro cantos da terra”.

As Jornadas Mundiais da Juventude vão realizar-se de 1 a 6 de Agosto, na cidade de Lisboa e, para estes dias, tal como revela Tiago Carlos, “há sempre uma questão de preparação, seja a nível da catequese, seja pela questão dos símbolos que a nossa paróquia está a receber”, deixando todos os jovens entusiasmados com estas atividades. Ao longo dos dias em que decorrem as Jornadas são vários os eventos que se realizam, desde “o encontro por países, o encontro por dioceses, catequeses próprias”, ao “encontro com o Papa, nos três últimos dias”, o ponto alto desta iniciativa.

Tiago Carlos realça que este evento “não é só para os cristãos, é para todos, para haver uma descoberta e um conhecimento deste encontro”, estando várias atividades pensadas para este evento que começa no sábado, “dia 22, à noite, por volta das 19:3 horas, os símbolos chegaram à Igreja do Calvário que é o final da Eucaristia”, local onde se realizará um pequeno momento de explicação.

Quanto à programação para domingo, dia em que é celebrada a receção destes símbolos à cidade, Tiago Carlos explica que, “pelas 10 horas da manhã iremos com cânticos desde a Igreja do Calvário à Igreja do Convento de São Domingos”, local escolhido por ser o maior espaço para receber este tipo de eventos, devido à pandemia de Covid-19. Das 10 horas às 13 horas, “vamos ter vários workshops”, de forma a que quem for visitar possa conhecer e aprender mais sobre as Jornadas, “vamos ter um mural, para as crianças poderem pintar, venda de bolos, objetos relacionados com as Jornadas, jogos”, informa Tiago Carlos.

Tiago Carlos revela ainda que, durante a tarde, “irá acontecer uma atividade que existe nas dioceses portuguesas que é o “23 por mês”, ou seja a cada dia 23, há sempre uma atividade relacionada com as jornadas”, sendo que este mês é a vez de Montemor-o-Novo. O catequista revela que “a partir das 15 horas vai haver um concerto de um grupo juvenil que temos na paróquia, os “Valha-me Deus”, vai ser a estreia oficial deles “, seguindo-se mais tarde “vários testemunhos de pessoas que participaram nas jornadas”, fechando o dia, “por volta das 17 horas será a Eucaristia que, em princípio, será presidida pelo senhor Arcebispo”. Nesta noite, o Santuário de Nossa Senhora da Visitação será proclamado santuário das Jornadas Mundiais da Juventude, uma vez que a padroeira desta jornada é a Nossa Senhora da Visitação.

Tiago Carlos deixa ainda o convite a toda a população montemorense a “participar, ir ao encontro, a Igreja de São Domingos estará aberta, com os símbolos, ir lá conhecer, porque no fim de contas isto não é só uma expressão de fé é também um fenómeno social, do mundo, que é juntar milhões e milhões de jovens”, sendo este um dia importante também para o município.

As Jornadas Mundiais da Juventude decorrem de 1 a 6 de agosto de 2023 em Lisboa 2023, encontro de jovens de todo o mundo com o Papa. Montemor-o-Novo recebe os símbolos peregrinos das JMJ já no próximo domingo, dia 23 de janeiro.

[/shc_shortcode]

Atenção a mensagens de supostos “bancos”. Pode tratar-se de burla

Estão em curso diversas campanhas de phishing, dirigidas a clientes de bancos estabelecidos em Portugal. A atuação criminosa começou, como habitual, com a remessa, para muitos destinatários, de mensagens fraudulentas de correio eletrónico.

Em nota enviada, o Gabinete Cibercrime do Ministério Público informa que identificou campanhas deste género dirigidas a clientes de vários bancos, quer por mensagem quer por e-mail. Em todas estas mensagens, os seus emitentes alegam ser representantes dos bancos em causa e solicitam urgência na resposta. Incitam ao acesso à página, ou à aplicação informática, dos bancos e àquilo que chamam de “autenticação”, ou “verificação”, ou interação de natureza análoga. Normalmente, inclui-se sempre um botão com um link que, supostamente, deve facilitar o acesso à conta bancária do destinatário.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Os links contidos em todas estas mensagens fraudulentas. Em todas as situações identificadas, quando se utiliza o link incluído nas mensagens fraudulentas, a página falsa acedida solicita ao utilizador que introduza as suas credenciais de acesso ao legítimo site do banco em causa. Porém, nenhum destes sites, onde tais informações são introduzidas, é gerido por nenhum daqueles bancos nem por eles autorizado.

Se a vítima aceder a eles e neles introduzir a informação que se lhe solicita (os códigos de acesso à conta bancária online), fornecerá aos autores destes factos dados de acesso, no legítimo site dos bancos, à sua conta bancária. E assim, permitirá que terceiros procedam a movimentos bancários por esta via.

A generalidade destas páginas está alojada em fornecedores de serviço na chamada cloud, disponibilizada para qualquer utilizador, de qualquer parte do mundo. Quanto às mensagens de correio eletrónico, da mesma forma, ocorre terem sido emitidos a partir de servidores de webmail. Mas foram igualmente identificadas situações em que foram utilizados serviços de email php, baseados, portanto, em páginas web.

[/shc_shortcode]

Município de Viana lança Calendário da Igualdade 2022

O Município de Viana do Alentejo apresentou, no Cineteatro Vianense, o Calendário para a Igualdade 2022.

Com o objetivo de evidenciar o princípio da igualdade, este ano, o calendário conta com rostos de várias nacionalidades residentes nas três freguesias do concelho, nomeadamente de países como Angola, Síria, França, Inglaterra, Holanda, Moldávia, Ucrânia, Índia, China, Nigéria, Alemanha e Brasil, correspondentes a três continentes.

A iniciativa enquadra-se na Constituição da República Portuguesa que indica, nos seus direitos e deveres fundamentais, que todos os cidadãos “têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei” e que “ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem (…)”.

Assim, este calendário apresenta 12 das pessoas que, vindo de outros lugares e
sendo de outras origens, se fixaram no concelho de Viana do Alentejo e lhe conferem
riqueza multicultural.

Campanha de janeiro dá descontos até 20% na Vila Galé

Os hotéis Vila Galé têm a decorrer uma campanha que oferece descontos até 20%, nas reservas feitas até 31 de janeiro, para estadas entre 1 de abril e 31 de outubro de 2022.

Com estas condições, esta pode ser a oportunidade ideal para marcar escapadinhas de Norte a Sul e na Madeira ou até mesmo reservar já as férias de verão.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

As reservas desta campanha poderão ser efetuadas no site da Vila Galé ou através do centro de atendimento, pelo email portugal.reservas@vilagale.com ou pelo telefone (+351) 212 460 650. E estão abrangidas pela hipótese de cancelamento gratuito até 48 horas antes da chegada.

Estes descontos acumulam com as condições do clube de fidelização da Vila Galé, que atribui ainda mais 10% de desconto aos seus membros. Para aderir, basta preencher o formulário no site e aproveitar desde logo todos os benefícios.

Recorde-se que, além destas vantagens, nos hotéis Vila Galé, as crianças até aos 12 anos não pagam quando ficam alojadas no mesmo quarto e no mesmo regime dos pais.

[/shc_shortcode]

Espaço do Tempo apresenta “Lusíadas à volta da Mesa” em Montemor

“Lusíadas à volta da Mesa” o espetáculo do Espaço do Tempo realiza-se hoje às 21:00 horas, na Garagem Magina, em Montemor-o-Novo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Rui Horta, diretor artístico do Espaço do Tempo, explica que este é um espetáculo “fora do habitual”, com a participação de António Fonseca que irá recitar o “episódio completo da ida para a Índia e da vinda, que vai ser no nosso teatro”.

Os bilhetes são gratuitos pois, segundo Rui Horta, esta é “uma maneira de estarmos juntos”, assegurando que a cultura é “muito segura, é ao ar livre, vamos pedir a toda a gente que se teste à porta ou que mostre o certificado de vacinação, ou um teste negativo à Covid-19”, deixando ainda o convite a todos os montemorenses para assistir a este espetáculo.

A iniciativa tem uma lotação de até 30 pessoas sendo que, para marcar ou pedir mais informações, deve contactar através do 913 699 894.

[/shc_shortcode]

Dadores de Sague em Foros de Vale de Figueira para colheita de sangue

No próximo domingo, dia 23 de Janeiro, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue realiza em Foros de Vale de Figueira mais uma recolha de sangue, das 9:30 horas às 13 horas, no centro cultural da freguesia.

Floriano Saiote, presidente da associação apela a” todos os que vivem na freguesia de Foros de Vale de Figueira e arredores para que apareçam e possam dar sangue” a quem mais precisa.

Para que este seja um processo seguro para todos, a Associação aconselha a que seja feita marcação prévia para o contacto 928 022 350. A iniciativa decorre já no próximo domingo, dia 23 de Janeiro.

Zulmira Caeiro apresenta livro sobre São Cristóvão

Realiza-se hoje, a partir das 16 horas, na freguesia de São Cristóvão, a apresentação do livro “São Cristóvão, Memórias do Alentejo em meados do Século XX”, de Zulmira Caeiro, no Salão Polivalente da Junta de Freguesia.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A iniciativa conta com a apresentação da professora doutora Manuela Mendonça, presidente da Academia de Portuguesa de História e a presença do ilusionista Carlos Pereira semifinalista da última edição do Got Talent Portugal.

Este evento irá decorrer de acordo com as normas da DGS, mais informamos que existe a necessidade de apresentação de certificado de vacinação.

[/shc_shortcode]

Aviso amarelo para tempo frio no distrito de Évora

O distrito de Évora está em aviso amarelo, devido ao tempo frio, com persistência de valores baixos da temperatura mínima, até às 11 horas de hoje, dia 23 de janeiro.

O alerta foi emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Este é um aviso que prevê valores de 1 a -1 °C de temperatura mínima.

Homem-Aranha: Sem Volta a Casa em exibição no Curvo Semedo

Amanhã, dia 22 de janeiro, o cinema está de volta a Montemor-o-Novo com a exibição do filme “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa”, a partir das 21:30 horas, no cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.

Este é um filme para maiores de 12 anos, estando os bilhetes disponíveis na bilheteira online em municipiomontemoronovo.bol.pt.

496 novos casos de Covid-19 nos últimos 14 dias no concelho de Montemor

Montemor-o-Novo registou nos últimos 14 dias, de 7 a 20 de janeiro, 496 novos casos de Covid-19 (total acumulado), segundo informação do Departamento de Saúde Pública da ARS Alentejo.

O concelho, neste momento, encontra-se com incidência extremamente elevada, segundo a Classificação Europeia de Prevenção e Controlo de Doenças.

Esta informação foi recolhida até às 23:59 horas do dia 20 de janeiro.

Marca em Montemor-o-Novo promove voluntariado na área ambiental

A Marca – Associação de Desenvolvimento Local está à procura de um jovem entre os 18 e os 30 anos para participar no projeto “Nature.com”, promovido pelo Corpo Europeu de Solidariedade, tendo este a duração de nove meses, na área do ambiente.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O voluntário irá receber formação para dar apoio a algumas atividades, integradas noutros projetos e em colaboração com outros voluntários de outras nacionalidades. O objetivo deste programa é permitir aos jovens desenvolver competências na área ambiental, regenerando habitats naturais, controlo de espécies invasoras e propagação de espécies nativas e promover atividades de educação ambiental e cidadania ativa.

As inscrições podem ser feitas através do email social@marca-adl.pt.

[/shc_shortcode]

Mora reduz preço de bilhetes para visitar o Museu Interativo do Megalitismo

A Câmara Municipal de Mora está a reduzir o preço dos ingressos para visitar o Museu Interativo do Megalitismo, desta localidade.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta é uma medida que está a ser implementada, tanto nos bilhetes individuais, como nos de grupo, sendo esta uma iniciativa que tem como objetivo promover o turismo e a visita às infraestruturas, no concelho.

O Museu Interativo do Megalitismo é uma infraestrutura sediada em Mora, na antiga Estação Ferroviária da localidade, que pretende valorizar e divulgar o património megalítico do concelho, afirmando a memória histórico-cultural de Mora.

O vereador da Câmara Municipal de Mora António Ferreira informa que este museu “abriu ao público a 15 de setembro de 2016”, acrescentando que este foi “construído a pensar no imenso património megalítico que temos no nosso concelho e também nas populações da pré-história recente, que contruíram aqui monumentos e dos quais temos muitos exemplos no nosso concelho”. O museu está organizado em quatro secções, “na sala de exposições, tem a apresentação, tem a secção da vida, a secção da morte e da contemplação”, explicando-se ao longo destas quatro fases, o que era a pré-história e especialmente da vida no megalítico.

Apesar de a maior parte das peças, em exposição,  serem provenientes do concelho, o vereador explica que “também temos outra peças vindas de outros concelhos, como Sesimbra e Alter do Chão”. Através da interatividade do museu os visitantes e as suas famílias, podem aprender, “a pensar no megalítico, a testar os seus conhecimentos em mesas interativas, com quizzes e jogos”, sendo esta uma excelente oportunidade para passar tempo em família.

O Museu conta com uma exposição permanente e “de três em três meses temos exposições temporárias, também para dinamizar”, revela o vereador.  Esta infraestrutura é também importante para a aprendizagem dos alunos, declara António Ferreira, “normalmente os quintos e sextos anos são as turmas que mais nos procuram”, tornando-se esta uma excelente oportunidade de promover o ensino dos mais jovens, permitindo que quem o visite “veja coisas reais e deixar um bocadinho o que se vê nos livros para coisas mais reais”.

No que toca às normas relativas à covid-19 o vereador explica que se aplicam “a regras normais de museu, uso de máscara e desinfeção das mãos”, deixando em forma de convite um apelo à população para visitar esta infraestrutura, “visite o Museu Interativo do Megalitismo, talvez fazer uma combinação com o resto do concelho e juntar este passeio com o do Fluviário”, preenchendo o dia com uma visita a vários pontos turísticos e culturais de Mora.

[/shc_shortcode]

CELF de Montemor-o-Novo abre curso de Técnico de Geriatria para maiores de 23

A CELF – Centro de Línguas e Explicações e Formação de Montemor-o-Novo está a promover um curso de Técnico de Geriatria, com equivalência ao 12º ano, para maiores de 23 anos.

Hugo Freira, técnico comercial na CELF revela que este é um curso “EFA de Educação e Formação de Adultos, que dá uma dupla certificação, dá equivalência ao 12º ano e uma saída profissional de Técnico de Geriatria”, para maiores de 23, tendo o nono ano de escolaridade completo ou o 12º ano incompleto. O técnico comercial revela que este é um curso que conta com alguns apoios disponíveis para os alunos que podem receber “subsídio de alimentação, consoante os dias em que frequentar a ação, uma bolsa de profissionalização, tem apoio à infância, caso a pessoa que se inscreva, tenha necessidade de colocar o filho menor, na creche ou no colégio e tem também o apoio ao alojamento caso a pessoa resida a mais de 50 quilómetros, na área do curso”, revela.

O curso decorre das 9:30 horas às 17:30 horas, incluindo intervalos e horas de almoço. Quanto à formação será teórica e prática, “a formação que vai dar a equivalência à escolaridade e depois a formação prática que dará a parte da certificação profissional”, explica Hugo Freira. Esta formação permite aos alunos que possam realizar” um estágio numa empresa local, com as várias entidades parceiras”, tendo este o objetivo de “tentar fazer com que os formandos possam ingressar no mercado de trabalho, ou até na empresa onde façam o estágio”.

O técnico comercial confessa que este curso pode ser “uma medida de combate, não só ao abandono escolar, até porque a faixa etária é mais alargada mas par fazer com que as pessoas também tenham uma ocupação, se sintam úteis porque existem formações adequadas para eles”. Hugo Freira revela ainda que este é o único curso que está previsto iniciar, estando a terminar, neste momento, outros dois, acrescentando ainda que este tipo de formações são essenciais para entrar no mercado de trabalho.

A inscrições podem ser feitas através das páginas da A CELF – Centro de Línguas e Explicações e Formação, ou presencialmente, na sede do centro. As inscrições para frequentar este curso de Técnico de Geriatria continuam abertas, iniciando as aulas, no mês de Fevereiro.

Alcáçovas recebe terceira prova do XXIII Critério Corta-Mato Paulo Guerra

Alcáçovas vai ser palco, no próximo dia 22 de janeiro, da terceira prova do XXIII Critério Corta-Mato Paulo Guerra.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A prova que vai decorrer no Largo da Gamita, a partir das 15h00, contará com a participação de atletas filiados da Associação de Atletismo de Évora.

Promovida pela Associação de Atletismo de Évora em colaboração com a CIMAC –
Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, e com o apoio dos municípios do Alentejo Central, a prova pretende homenagear o antigo atleta alentejano Paulo Guerra, tetracampeão europeu de corta-mato.

Esta 23.ª edição termina em março e integra um total de nove provas.

[/shc_shortcode]

Exposição e concerto em Évora assinalam comemorações do Centenário da travessia Aérea do Atlântico Sul

A Força Aérea, a Marinha e o Município de Évora juntam-se para assinalar os 100 Anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul. Das comemorações da efeméride fazem parte uma exposição e um concerto aberto à população.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No Palácio D. Manuel estará patente ao público, entre os dias 21 e 31 de janeiro, uma exposição itinerante comemorativa do centenário da travessia. A cerimónia de abertura da mostra acontece no próximo dia 21, sexta-feira, às 14H00, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e com altas entidades da Marinha e da Força Aérea.

No Teatro Garcia de Resende, no domingo, 23 de janeiro, pelas 17H00, o centenário é assinalado com um concerto de entrada livre pela Banda da Força Aérea.

Recorde-se que a “A 30 de março de 1922 deu-se início à primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada pelo Almirante Gago Coutinho e pelo Comandante Sacadura Cabral a bordo do hidroavião Fairey III, batizado “Lusitânia”, tendo como destino final o Rio de Janeiro. Foi uma viagem bastante atribulada, na qual foram utilizadas três aeronaves. Depois de percorridas 4527 milhas em 62 horas e 26 minutos sobre o Oceano, os heroicos oficiais foram recebidos em festa pela população do Rio de Janeiro, a 17 de junho de 1922”, informa o sítio oficial da Marinha.

[/shc_shortcode]

ANALENTEJO realiza Torneio Regional de Velocidade e de Preparação de Infantis em Montemor-o-Novo

Decorreu no passado dia 16 de Janeiro de 2022, na Piscina Coberta Municipal de Montemor-o-Novo, o Torneio Regional de Velocidade de Absolutos e o Torneio de Preparação de Infantis, numa organização da ANALENTEJO. Esta foi uma iniciativa que teve o apoio do Município de Montemor-o-Novo, representado pelo vereador do pelouro do desporto, António Pinto Xavier.

Participaram no total 107 nadadores distribuídos pelos Clubes: Atlético Clube de Montemor-o-Novo, Aminata de Évora, Clube de Futebol de Estremoz, Clube de Natação do Litoral Alentejano de Sines, Zona Azul de Beja, Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira e Crira de Aljustrel.

O Atlético Clube de Montemor-o-Novo teve 19 nadadores em prova, alcançando um total de 23 recordes pessoais, 16 resultados medalhados e um novo recorde de Clube na prova masculina de 4x50m.

O ACM obteve no Torneio Regional de Velocidade: terceiro lugar aos 50 bruços – Guilherme Alves; campeão regional aos 50 bruços – Tiago Azinheirinha; vice-campeã regional de 100 estilos – Ana Gervásio; campeã regional aos 50 costas, vice-campeã regional aos 50 livres e terceiro lugar aos 50 bruços – Daniela Mantas; terceiro lugar aos 50 costas – Pedro Falé Silva; vice-campeões regionais de estafeta 4×50 livres masculinos – recorde do Clube; vice-campeões regionais de estafeta 4×50 livres femininos; vice-campeões regionais de estafeta 4×50 estilos masculino e terceiro lugar aos 4×50 estafeta estilos femininos.

Quanto ao Torneio de Preparação de Infantis: segundo lugar aos 400 estilos – Ricardo Amieira; primeiro lugar aos 200 mariposa e terceiro lugar aos 400 estilos – Salvador Falcão e primeiro lugar aos 400 livres – Carolina Raimundo.

Assinatura de protocolo para criação de EIP nos Bombeiros Voluntários de Mora

Na sexta-feira, 21 de janeiro, às 15h30, no Quartel dos Bombeiros Voluntários (BV) de Mora, terá lugar a assinatura do protocolo entre o Município de Mora e a Associação Humanitária dos BV Mora que permitirá a criação de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP).

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A Equipa de Intervenção Permanente será composta por cinco elementos e irá funcionar de segunda a sexta, colmatando uma necessidade identificada por parte do Comando e Direção dos Bombeiros que é a capacidade de resposta urgente em dias de semana. Assim, os BV Mora ficam prontos a acorrer a qualquer situação de urgência e emergência que se registe no Município de Mora.

A criação destas Equipas tem acontecido um pouco por todo o país existindo já mais de 500. Trata-se de uma aposta do Governo no reforço da resposta profissional permanente para fazer face a riscos de proteção civil.

Para o Município de Mora a existência de uma EIP no Concelho é em tudo uma forma de contribuir para a operacionalização dos Bombeiros locais, assim como para a prestação de um serviço de socorro de qualidade a toda a população.

[/shc_shortcode]

Montemor-o-Novo recebe os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude no domingo

No próximo domingo, dia 23 de Janeiro, Montemor-o-Novo recebe os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, num dia preenchido de atividades para todas as idades e população do concelho.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Tiago Carlos, sacerdote e vigário paroquial no concelho de Montemor-o-Novo explica que este é “um encontro internacional de todos os jovens, cristãos e não cristãos”, que iniciou em Roma, no ano de 1986, convocado pelo Papa João Paulo II, e, desde essa altura, realiza-se de dois em dois anos, reunindo, sempre, milhões de jovens do mundo inteiro. O sacerdote refere a importância que este evento tem, “não só para a Igreja, mas também para o país que recebe a Jornada da Juventude porque, tanta gente a centrar-se numa só cidade, de facto, gera uma grande experiência de comunhão, de conhecimento, de relação”, objetivo principal deste evento, que irá reunir diversos jovens em Lisboa, “celebrando a fé dispersa pelos quatro cantos da terra”.

As Jornadas Mundiais da Juventude vão realizar-se de 1 a 6 de Agosto, na cidade de Lisboa e, para estes dias, tal como revela Tiago Carlos, “há sempre uma questão de preparação, seja a nível da catequese, seja pela questão dos símbolos que a nossa paróquia está a receber”, deixando todos os jovens entusiasmados com estas atividades. Ao longo dos dias em que decorrem as Jornadas são vários os eventos que se realizam, desde “o encontro por países, o encontro por dioceses, catequeses próprias”, ao “encontro com o Papa, nos três últimos dias”, o ponto alto desta iniciativa.

Quanto aos símbolos que serão recebidos pela diocese de Montemor-o-Novo, no próximo domingo, Tiago Carlos explica que, um dos símbolos “acompanha já, desde o Ano Santo da Redenção, ainda antes da Jornada da Juventude, em 1983, que é uma grande cruz de madeira, o símbolo de Jesus crucificado, que tem 3,80 metros”, tendo acompanho as Jornadas desde o primeiro encontro juvenil internacional, “um grande símbolo de fé, de congregar jovens à volta dessa cruz, que já esteve em escolas, prisões, universidade, em todo o mundo”. O outro símbolo, introduzido apenas no ano 2000, “um ícone de Nossa Senhora, uma invocação muito própria de Roma, quase como sendo a padroeira de Roma”, explica o sacerdote.

Tiago Carlos realça que este evento “não é só para os cristãos, é para todos, para haver uma descoberta e um conhecimento deste encontro”, estando várias atividades pensadas para este evento que começa no sábado, “dia 22, à noite, por volta das 19:3 horas, os símbolos chegaram à Igreja do Calvário que é o final da Eucaristia”, local onde se realizará um pequeno momento de explicação.

Quanto à programação para domingo, dia em que é celebrada a receção destes símbolos à cidade, Tiago Carlos explica que, “pelas 10 horas da manhã iremos com cânticos desde a Igreja do Calvário à Igreja do Convento de São Domingos”, local escolhido por ser o maior espaço para receber este tipo de eventos, devido à pandemia de Covid-19. Das 10 horas às 13 horas, “vamos ter vários workshops”, de forma a que quem for visitar possa conhecer e aprender mais sobre as Jornadas, “vamos ter um mural, para as crianças poderem pintar, venda de bolos, objetos relacionados com as Jornadas, jogos”, informa Tiago Carlos.

Tiago Carlos revela ainda que, durante a tarde, “irá acontecer uma atividade que existe nas dioceses portuguesas que é o “23 por mês”, ou seja a cada dia 23, há sempre uma atividade relacionada com as jornadas”, sendo que este mês é a vez de Montemor-o-Novo. O catequista revela que “a partir das 15 horas vai haver um concerto de um grupo juvenil que temos na paróquia, os “Valha-me Deus”, vai ser a estreia oficial deles “, seguindo-se mais tarde “vários testemunhos de pessoas que participaram nas jornadas”, fechando o dia, “por volta das 17 horas será a Eucaristia que, em princípio, será presidida pelo senhor Arcebispo”. Nesta noite, o Santuário de Nossa Senhora da Visitação será proclamado santuário das Jornadas Mundiais da Juventude, uma vez que a padroeira desta jornada é a Nossa Senhora da Visitação.

Tiago Carlos deixa ainda o convite a toda a população montemorense a “participar, ir ao encontro, a Igreja de São Domingos estará aberta, com os símbolos, ir lá conhecer, porque no fim de contas isto não é só uma expressão de fé é também um fenómeno social, do mundo, que é juntar milhões e milhões de jovens”, sendo este um dia importante também para o município.

As Jornadas Mundiais da Juventude decorrem de 1 a 6 de agosto de 2023 em Lisboa 2023, encontro de jovens de todo o mundo com o Papa. Montemor-o-Novo recebe os símbolos peregrinos das JMJ já no próximo domingo, dia 23 de janeiro.

[/shc_shortcode]

Alunos do ensino público testados nos próximos dias

Cerca de um milhão de estudantes dos estabelecimentos públicos de ensino de todo o país vão ser testados, ao longo do segundo período letivo, com o apoio da rede nacional de farmácias. Esta iniciativa de testagem COVID-19 decorre na sequência do protocolo assinado entre a Associação Nacional das Farmácias (ANF) e a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP). O objetivo é garantir a segurança dos alunos durante o novo período letivo.

O programa organizado pelas duas entidades prevê que o serviço de testagem seja articulado localmente entre cada escola e a(s) farmácia(s) de proximidade, podendo a testagem ser realizada nas instalações da farmácia ou da escola, desde que garantidos os requisitos necessários.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para o presidente da ANDAEP, esta iniciativa «vai permitir que os nossos alunos possam ser todos testados a custo zero para as famílias e para as escolas, contribuindo para conceder ainda mais segurança a um lugar confiável». O professor Filinto Lima acrescentou que «os diretores não baixarão a guarda de exigência relativamente ao cumprimento das regras e observação das normas implementadas nas escolas públicas, reconhecendo mais-valia nesta simbiose».

A ANF congratula-se com esta parceria, que permite estender a testagem aos estudantes do ensino público de todo o país. «Trata-se de um programa flexível, porque será ajustável à realidade de cada localidade e concelho», refere a presidente da ANF, Ema Paulino, para quem os contributos que as farmácias aportam a este programa são «a capilaridade da rede de farmácias em todo o país, a forte ligação dos farmacêuticos com as comunidades locais e a experiência acumulada na testagem COVID-19».

O protocolo de colaboração assinado entre a ANDAEP e a ANF promove que as farmácias aderentes à convenção com o Serviço Nacional de Saúde participem no serviço de TRAg COVID-19 junto dos alunos dos estabelecimentos públicos de ensino, em todo o território nacional.

[/shc_shortcode]

Município de Viana eleito para a direção da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica

O Município de Viana foi eleito para a direção da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), na reunião da Assembleia Geral, que decorreu na cidade de Aveiro.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Durante os próximos dois anos, como secretária da direção, a Câmara Municipal de Viana terá um papel de “evidente importância na defesa da arte oleira, através da proximidade com os projetos propostos e a responsabilidade do envolvimento municipal na construção da estratégia da associação”, referiu Eduardo Luciano, chefe de gabinete do presidente da Câmara, que esteve presente na reunião em representação do município, acompanhado do técnico Luís Banha.

Eduardo Luciano realçou ainda que esta associação “integra o Agrupamento Territorial Europeu das Cidades Cerâmicas e pretende aprofundar as relações de intercâmbio de oleiros e ceramistas com vista à sua valorização profissional, no plano nacional e internacional, através da participação em feiras e certames e no apoio ao acesso às principais linhas de financiamento e promoção de ações concretas, no âmbito de candidaturas a fundos europeus”.

A APTCVC é constituída por 19 municípios portugueses e tem como principal missão promover e incentivar o desenvolvimento económico, turístico e patrimonial dos territórios com larga expressão de cerâmica, contribuindo para o reforço da identidade cultural e preservação da memória coletiva.

[/shc_shortcode]

Testes Covid gratuitos até final de janeiro nas farmácias de Montemor

Há três farmácias em Montemor-o-Novo onde se pode realizar o teste rápido antigénio da covid-19, sendo estes totalmente gratuitos, até dia 31 deste mês.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Pode realizar até quatro testes, no entanto é necessário fazer marcação, nas farmácias Freitas, para o número 266 892 226 ou 964 703 872, Montemor, através do contacto 266 857 139 e na Novalentejo pelo 962 231 779.

[/shc_shortcode]

Campanha “Vive a Democracia” pretende combater abstenção jovem nas legislativas

“Vive a Democracia” é o nome da campanha lançada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) para combater a abstenção, principalmente dos jovens, nas eleições legislativas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Segundo dados da Universidade Católica Portuguesa, nas últimas eleições presidenciais, a abstenção jovem situou-se entre os 48 e 55%.

O diretor regional do Alentejo do IPDJ, Miguel Rasquinho, adianta que a campanha pretende “reduzir a abstenção nas camadas mais jovens, para não se absterem e serem eles a tomar as próprias decisões, sendo que o IPDJ já tinha, anteriormente realizado campanhas do género, nas eleições europeias, onde há uma taxa de abstenção muito elevada”.

A campanha decorre online, através das redes sociais do IPDJ e da FNAJ, “apelando ao voto e mostrando testemunhos de jovens que querem e vão votar e, pretendem que o destino dos jovens, não fique nas mãos dos outros”, explica ainda.

A campanha teve início no passado dia 10, e Miguel Rasquinho afirma que, para já, “o feedback tem sido muito positivo, através das visualizações” que têm, esperando que se reflita “nos dias 23 e 30, com “a redução da abstenção”.

Campanha “Vive a democracia” que pretende apelar aos jovens para que não se abstenham de votar nestas eleições legislativas.

[/shc_shortcode]

Último adeus a criança vítima do acidente que ocorreu em Montemor-o-Novo

A despedida a Lucas, a criança de seis anos, vítima da violenta colisão que ocorreu no passado domingo, na Estrada Nacional 2, que liga Montemor-o-Novo e Santiago do Escoural realizou-se hoje, às 10:30 horas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A cerimónia teve lugar na Igreja Matriz de São Salvador de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo.

A Rádio Nova Antena nesta hora triste, envia os sentidos pêsames à família enlutada.

[/shc_shortcode]

Agrupamento 894 do CNE de Montemor-o-Novo procura novos Lobitos que queiram juntar-se à alcateia

A secção dos Lobitos do Agrupamento 894 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) de Montemor-o-Novo está com falta de integrantes, estando neste momento à procura de novo elementos destas faixas etárias.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Marta Silvério, responsável pelos Lobitos revela que, “este ano tivemos poucas admissões, nos Lobitos, na secção dos escuteiros com idades entre os seis e os 10 anos”, devido à pandemia e ao facto de não se puderem realizar atividades coletivas com tanta frequência. Esta é a secção que, segundo Marta Silvério, trabalha “o imaginário, com o Livro da Selva”, explicando ainda que as crianças se “entusiasmam muito porque nós vivemos, no seio da alcateia, que é como nós nos designamos”.

Este projeto trabalha por objetivos, fazendo este metido “parte da formação formal dos jovens”, sendo o principal foco “permitir que o escuteiro que faça todo o seu percurso, desde os seis aos 22 anos, que quando saia do movimento, tenha conseguido concretizar o conjunto desses objetivos”, adianta Marta Silvério, pontos esses que “trabalham seis áreas de desenvolvimento, a área física, intelectual, afetiva, o carácter, o espiritual e o social”.

O Agrupamento 894 pretende contribuir para a formação integradas crianças e jovens que ingressam neste movimento, utilizando o método desenvolvido pelo fundador do Escutismo, Robert Baden-Powel.

A responsável pelos Lobitos, Marta Silvério, deixa o convite a todos os que queiram juntar-se ao Agrupamento 894 de Montemor-o-Novo, para “visitarem as nossas instalações e passarem um dia connosco”.

[/shc_shortcode]

Ampliação de Rede de Abastecimento de Água da Zona Industrial da ADUA

Foi assinado, dia 13 de janeiro, o contrato para a “Ampliação de Rede de Abastecimento de Água da Zona Industrial da ADUA”, no edifício dos Paços do Concelho de Montemor-o-Novo, uma obra adjudicada à empresa NADRUCIVIL – Engenharia e Construções, S.A, um investimento de 86.623,05 €, com um prazo de execução de 90 dias.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No local estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, os engenheiros Acácio Peres e Luís Chicau, técnicos do Município e representantes do dono da obra, e o engenheiro Tiago Pereira, em representação da empresa.

A Rede de Abastecimento de Água a executar será interligada à rede existente no arruamento adjacente ao edifício da Associação de Beneficiários da Barragem dos Minutos, com um dimensionamento em concordância com a requalificação dos acessos à Zona Industrial da Adua a partir da EN4.

Esta intervenção, que foi perspetivada para um período de vida útil de 40 anos, teve em conta os consumos das diversas moradias unifamiliares existentes, o edifício de restauração e os quatro lotes destinados a edifícios industriais.

[/shc_shortcode]

Entregues os prémios e certificados do concurso “Presépios de Mesa com Bolotas”

Foram entregues, no sábado dia 15 de janeiro, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, os prémios e certificados do concurso “Presépios de Mesa com Bolotas”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A iniciativa contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, do Vice-Presidente Henrique Lopes, técnicos do Município e dos membros do júri.

Os vencedores receberam cabazes com produtos locais, tendo ficado classificados, em primeiro lugar, Danielle Noé, em segundo, o grupo 1, constituído pelas alunas, Mariana Bibe, Margarida Santos, Eva Mendes e Carlota Sampaio, da turma D do terceiro ano, da Escola Básica nº5 de Montemor-o-Novo, e, em terceiro lugar, Centro Social Paroquial Santo António de Lavre. Foram ainda atribuídas duas Menções Honrosas à Associação Proteção Social à População de Santiago do Escoural e Zara Sampaio.

O concurso “Presépios de Mesa com Bolotas“, foi uma iniciativa do Município de Montemor-o-Novo, inserida na Estratégia Alimentar – SMEA ”Programa ao Sabor das Estações 2021-2022”, que desafiou a população, instituições e outras entidades a participar, elaborando um presépio de mesa, amovível, elaborado com bolotas naturais.

[/shc_shortcode]

Barragem do Caia assegura campanha mas cereais precisam de chuva

Os concelhos de Elvas, Campo Maior e Montemor-o-Novo encontram-se em seca moderada, tendo em conta que o mês de dezembro de 2021 foi o quarto dezembro mais quente desde 1931, tendo o valor médio da quantidade de precipitação sido inferior ao valor normal.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Luís Rodrigues, gerente da Associação de Beneficiários do Caia, refere que a Barragem do Caia “tem disponível cerca de 109 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a 57 por cento da cota de descarga. Com estes números, a campanha de rega deste ano está assegurada, bem como o fornecimento às populações”.

No que diz respeito à agricultura, Luís Rodrigues assegura que, “se dentro de duas semanas não houver chuva, os cereais vão sentir essa falta. Neste momento, as pastagens estão dentro do que é previsível, mas as alterações climáticas têm arrastado a chuva, que normalmente caía no mês de dezembro e janeiro, para o início da primavera”.

O gerente da Associação de Beneficiários do Caia assegura que têm “feito um esforço enorme na poupança de água, aliando novas tecnologias à obra obsoleta da barragem, que funciona desde 1969”.

[/shc_shortcode]

Barragem do Pisão pode ser a salvação num dos distritos “menos agricultados”

O território alentejano encontrava-se, no mês de dezembro, a enfrentar um período de seca fraca e moderada. Dezembro de 2021 foi o quarto dezembro mais quente desde 1931, tendo o valor médio da quantidade de precipitação sido inferior ao valor normal.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Se relativamente à falta de chuva, não há muito a fazer, o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, lembra que, com as alterações climáticas, “somos confrontados com este ciclo de secas que, infelizmente, nos assola com mais frequência que aquilo que gostaríamos”.

No entanto, a construção da Barragem do Pisão, no Crato, diz o dirigente, poderá promover “alguma intensificação da agricultura num dos distritos mais desertificados e menos intensamente agricultados, sob uma perspetiva empresarial, por falta de uma reserva de água consistente na região”.

A verdade é que a falta de água é “muito preocupante”, sobretudo devido à falta de reservas, sendo que as pastagens “estão razoáveis”, porque tem “chovido qualquer coisa para essas necessidades”. “Manifestamente, há falta de reservas no solo e, principalmente, há falta de reservas nas barragens e nas charcas”, adianta Oliveira e Sousa.

Ainda assim, o presidente da CAP diz ter “uma certa esperança” na chuva que ainda possa cair, durante o inverno, para colocar as “barragens com o mínimo, que permita desenvolver, depois, uma campanha de primavera/verão, com rega das culturas que são abrangidas pelas barragens que têm capacidade de irrigar”.

Caso essa chuva não seja suficiente, Oliveira e Sousa assegura que o assunto terá de vir a ser discutido com o novo Governo, com vista a serem criadas algumas ajudas “para minimizar os efeitos de uma seca que venha a intensificar-se que, quando acontece, transporta para os produtores de pecuária, no campo, problemas acrescidos, quer seja para abeberamento, quer seja para alimentação”.

A situação, até ao momento, ainda “não é dramática”, mas Eduardo Oliveira e Sousa diz ser necessário criar-se um programa que minimize os impactos sofridos pelos agricultores com estas alterações climáticas. Para que isso aconteça, tem esperança num que o próximo Ministério da Agricultura que tenha “um diálogo mais fácil, com as estruturas dos agricultores, e que entenda melhor os problemas da lavoura”.

[/shc_shortcode]

Consumo de açúcar no De Boa Saúde desta semana

A Organização Mundial de Saúde recomendou a redução do consumo de açúcares livres ou escondidos em produtos, tanto por adultos como por crianças.

A ciência pensa existir uma associação entre o consumo excessivo de açúcar e o desenvolvimento de cancro. No entanto, o médico Pintão Antunes considera que “o tabaco é muito mais perigoso. O açúcar é perigoso se for consumido em excesso, à semelhança de todos os produtos que ingerimos. Quanto ao tabaco, basta um cigarro para fazer mal”.

De acordo com esta entidade, o consumo diário de açúcar deveria ser apenas de 50 gramas por pessoa. A maioria dos portugueses consome 84 gramas por dia.

O consumo de açúcar é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Multas por falta de inspeção aumentaram 188% no distrito Portalegre

As multas por falta de inspeção periódica obrigatória aumentaram quase 84% até setembro de 2021, face ao mesmo mês de 2020, ao terem sido registadas pelas forças de segurança 44.512 contraordenações, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A nível do distrito de Portalegre, “este aumento é de 188 por cento, tendo sido verificadas 202 viaturas sem inspeção no ano de 2020 e 380 no mesmo período de 2021”, de acordo com o chefe Moreira, Chefe do Núcleo de Relações Públicas do Comando Distrital de Portalegre da PSP. No concelho de Elvas, registaram-se mais 273 condutores em incumprimento.

No que diz respeito a veículos a circular em excesso de velocidade, a PSP registou “um decréscimo, com menos 135 contraordenações verificadas”.

Por outro lado, verificaram-se “mais 81 condutores a conduzir sob o efeito de álcool. No ano de 2020 registaram-se 30 condutores e em 2021 foram 111”.

Foto arquivo

Nos dez primeiros meses do ano, as infrações relativas à falta de cinto de segurança aumentaram 18,8 por cento, a nível nacional, no distrito de Portalegre foram autuados 74 condutores este ano, mais 52 em relação ao ano de 2021

O relatório indica que, entre janeiro e setembro do ano passado, foram fiscalizados 88,1 milhões de veículos, quer presencialmente, quer através de meios de fiscalização automática, um aumento de 0,3% em relação ao mesmo período de 2020.

[/shc_shortcode]

“Esperemos que fevereiro, março e abril tragam água”, refere Francisco Mira

A Barragem dos Minutos, em Montemor-o-Novo, tem, atualmente, cerca de 20 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a menos de metade da sua capacidade máxima (53 milhões de metros cúbicos).

Com a região Alentejo a enfrentar uma situação de seca fraca e moderada, Francisco Mira, presidente da Associação de Beneficiários da Barragem dos Minutos, espera que “os meses de fevereiro, março e abril tragam alguma água, ou a situação tornava-se num caos. A situação da barragem é praticamente a mesma do final da campanha de rega, uma vez que não choveu coisa nenhuma”.

Quanto à campanha de rega deste ano, o responsável refere que “em princípio não vai haver qualquer restrição. As principais culturas que usufruem da barragem são o milho e o prado, que requerem alguma água. Nesta altura, só nos resta esperar”.

Segundo o relatório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, 57,7 por cento do território nacional está em seca fraca, 27,3 por cento em seca moderada, 8,7 por cento em seca severa e 6,3 por cento em condições normais. Até ao momento, não há regiões do país em seca extrema.

Sobreiro em Arraiolos é finalista à “Árvore Europeia do Ano”

A Sobreira Grande do Vale do Pereiro de Arraiolos está a concorrer à “Árvore Europeia do Ano”, sendo que as votações estão abertas até dia 19 de janeiro.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A Câmara Municipal de Arraiolos que candidatou esta árvore tem tido “o apoio da sua proprietária, que é a doutora Mária Isabel Pinto”, tal como revela a presidente da Câmara, Sílvia Pinto, acrescentando que esta árvore, para além de já estar nas finais, são o “único concorrente do Alentejo”.

Para votar neste “sobreiro enorme, com centenas de anos”, que está a concurso, pode fazê-lo “através de voto eletrónico, no site portugal.treeoftheyear.eu”, sendo posteriormente anunciada a árvore vencedora.

A votação tinha sido interrompida devido a irregularidades detetadas na votação, tendo agora sido retomada. Até ao momento a Sobreira Grande é a concorrente que lidera a competição.

[/shc_shortcode]

Jardim de Infância n.º1 de Montemor-o-Novo vai ser remodelado e ampliado

Foi assinado o protocolo de “Remodelação e Ampliação do Jardim de Infância n.º1 de Montemor-o-Novo”, no passado dia 13 de Janeiro, no edifício dos Paços do Concelho, da cidade.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A obra foi adjudicada à empresa ALGOMAPE – Sociedade de Construções Civis e Industriais, Lda., um investimento de 357.228,90 €, com um prazo de execução de 210 dias. Nesta assinatura estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, os engenheiros civis Acácio Peres e Vítor Cotovio, técnicos do Município e representantes do dono da obra, e Augusto Godinho, gerente e representante da empresa adjudicatária.

A remodelação tem em conta a adequação dos espaços do estabelecimento à legislação e às necessidades pedagógicas atuais, baseando-se essencialmente na requalificação em termos de infraestruturas, conservação e atualização do edificio e no arranjo dos espaços exteriores, especialmente em termos de vedação e criação de recreio coberto e modernização e atualização de áreas de jogos e parque infantil.

Ao nível do edifício escolar, será feita uma remodelação nas infraestruturas e equipamentos, especialmente nas instalações elétricas e iluminação, bem como da prevenção de incêndios, revisão e remodelação das instalações sanitárias, e das suas redes. É de destacar que a zona do vestíbulo vai ser reformulada com novas instalações sanitárias para os alunos, nas salas de aula serão instaladas bancadas de expressão plástica, a vedação do recinto escolar irá ser alteada, será construído novo muro e portão no logradouro de serviço no acesso à cozinha e um novo módulo de acesso ao piso superior da sala polivalente, que passará a ter acesso pelo interior do edifício.

Nos arranjos dos espaços exteriores será recuperado o parque infantil existente com a instalação de novo pavimento.

[/shc_shortcode]

Exposição “Like a Time Capsule” inaugurou e está patente na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo

Inaugurou na sexta-feira, 14 de janeiro, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, a exposição “Like a Time Capsule”, de Alexandra Ferreira, onde estiveram presentes, para além da artista plástica, a vereadora Sílvia Santos.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta exposição estará patente ao público até dia 11 de fevereiro de 2022, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12:30 horas e das 14:30 às 18 horas.

Alexandra Ferreira cria nesta mostra uma espécie de Cápsula do Tempo, utilizando vários materiais, mas com predominância do mármore.

[/shc_shortcode]

Portugal regista mais 21.917 infetados e 31 mortos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 21.917 casos de Covid-19 e 31 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 18.083 casos de recuperação.

Esta segunda-feira, dia 17, em todo o território nacional, há 1938 doentes internados, mais 125, 174 em unidades de cuidados intensivos, mais seis.

André Vilelas vice-campeão Nacional de Sub18 do Heptatlo

André Vilelas, atleta do Cork – Cortiçadas Clube do Alentejo, de Cortiçadas de Lavre, sagrou-se Vice-campeão Nacional de Sub18 do Heptatlo, ontem, dia 16 de Janeiro, após sete provas: 60 metros, comprimento, peso e altura, 60 metros barreiras e vara e 1000 metros, concluindo a prova com 4587 pontos.

O Campeonato Nacional de Provas Combinadas em Pista Coberta teve lugar em Braga, local onde André conquistou sete recordes pessoais e nove recordes regionais.

Entrega prémios sorteio Mor Natal em Montemor-o-Novo

Foram entregues, no dia 14 de janeiro, pelas 18 horas, os prémios do sorteio Mor Natal, uma iniciativa do Município de Montemor-o-Novo, Juntas de Freguesia do Concelho, Associação Comercial do Distrito de Évora e Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas, no âmbito do Protocolo Local.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Na cerimónia que decorreu pelas 18 horas, no auditório da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, estiveram presentes Olímpio Galvão, Presidente da Câmara Municipal, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Cabrela, Ciborro, Santiago do Escoural e União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras. Os contemplados receberam os prémios, que poderão ser usufruídos nos cerca de 200 estabelecimentos aderentes ao Mor Natal.

Esta iniciativa teve como objetivo apoiar o comércio local, dinamizando a economia e as empresas, fortalecendo o desenvolvimento económico do concelho de Montemor-o-Novo.

[/shc_shortcode]

Testes Covid gratuitos até final de janeiro nas farmácias de Montemor

Há três farmácias em Montemor-o-Novo onde se pode realizar o teste rápido antigénio da covid-19, sendo estes totalmente gratuitos, até dia 31 deste mês.

Pode realizar até quatro testes, no entanto é necessário fazer marcação, nas farmácias Freitas, para o número 266 892 226 ou 964 703 872, Montemor, através do contacto 266 857 139 e na Novalentejo pelo 962 231 779.

Colisão frontal provoca dois mortos

(em atualização) Dois mortos e para já o resultado de uma violenta colisão frontal de duas viaturas, na estrada nacional 2, entre Santiago do Escoural e Montemor, esta tarde, havendo ainda mais quatro feridos, alguns com gravidade.

As vítimas mortais são uma criança e um homem de cerca de 50 anos que era funcionário camarário.

Os Bombeiros de Montemor e a VMER de Évora  estão prestar socorro, tendo sido mobilizado um helicóptero do INEM para evacuar os feridos graves. A GNR encontra-se também no local. No total, foram mobilizados 46 operacionais, 17 veículos e um meio aéreo.

O alerta foi dado às 17.38 horas deste domingo e a estrada encontra-se cortada nos dois sentidos.

Futebol: Grupo União Sport foi a Pinhal Novo mas equipa da casa não compareceu

Quando a Rádio Nova Antena falou com João Guerra, Treinador do Grupo União Sport (GUS), a meio da semana, já era uma incerteza a realização do jogo deste domingo, 16 de janeiro, pelas 15h00, entre Pinhalnovense e Grupo União Sport, com a equipa do Pinhal Novo, a braços com uma grave crise interna. Não havendo por parte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informação em contrário, o GUS deslocou-se esta tarde até ao Campo de Jogos Santos Jorge, em Pinhal Novo, e confirmou-se a falta de comparência da equipa da casa. Ao que apurámos a SAD deste clube corre sérios riscos de fechar portas, tendo a equipa técnica e jogadores salários em atraso desde o início da época. Perante este cenário, no final do ano, houve debandada geral do plantel e, a partir daí, o clube deixou de ter condições de se apresentar no Campeonato de Portugal, onde ocupava a 4.ª posição, apenas com 1 derrota.
Rafael Jeremias, Presidente do Grupo União Sport, contou à nossa reportagem que o Pinhalnovense tentou adiar o jogo, ao que o União respondeu que essa decisão tinha de ser tomada pela FPF. A Federação, na sexta-feira passada, respondeu que o motivo para o pedido de adiamento, por parte do Pinhalnovense, não era válido e que, desse modo, o jogo mantinha-se marcado.
Assim sendo, e cumprindo o protocolado, o União viajou, equipou-se e entrou em campo, esperando até às 15h30 pelo adversário que, tal como se previa, não compareceu. João Guerra, treinador do GUS, aproveitou para fazer um pequeno treino da equipa. O técnico alvinegro deixou a sua solidariedade para com os adeptos, técnicos e jogadores do Pinhalnovense, mostrando o seu desapontamento com este lado do futebol português.
O jogador do GUS Bruno Machado, também falou à nossa reportagem, dizendo que este é um episódio triste, deixando uma palavra aos jogadores do Pinhalnovense.
Evandro Roncato, administrador da SAD do Pinhalnovense, explicou que esta é uma situação complicada, com 5 meses de salários em atraso, onde se efetuaram esforços para encontrar um novo investidor, mas tal não se concretizou e há muito pouca esperança em reabilitar o clube.
Para já o Grupo União Sport averba uma vitória por falta de comparência, aguardando-se os desenvolvimentos desta situação e a decisão da FPF.

Recordamos que hoje jogava-se a 12.ª jornada da Série F do Campeonato de Portugal, onde, para além do jogo que opunha Pinhalnovense a Grupo União Sport, apenas se concretizaram 2 jogos, já que houve 2 partidas adiadas devido a casos de Covid.

Resultados:
Pinhalnovense 0-3 U. Montemor (falta de comparência Pinhalnovense)
Juventude Évora 4-0 Imortal
Louletano 4-0 Barreirense
Serpa – Esp. Lagos (adiado 26/02)
Moncarapachense – Olhanense (adiado 01/03).

Futebol: Lusitano de Évora fica isolado na Elite e Arcoense reocupa 1.º lugar da Liga AFE

Na tarde deste domingo, 16 de janeiro, houve o regresso aos jogos oficiais no Distrital da Associação de Futebol de Évora, com a realização da última jornada da 1.ª volta, uma ronda que se revelou nada positiva para as equipas do concelho de Montemor, visto que todas perderam.
Na Liga Elite, jogou-se a 15.ª jornada. Destaque para a 1.ª derrota do Atlético de Reguengos que, deste modo, deixa isolado o Lusitano de Évora na 1.ª posição.
Na Liga AFE, onde se disputou este fim-de-semana a 13.ª jornada, sobressai a goleada por 4-1 do Borbense ao Bencatelense, que era o líder, com o Arcoense a aproveitar para reocupar o 1.º lugar da tabela classificativa.

Resultados:
Liga Elite 15.ª jornada: Monte Trigo 3-0 Fazendas do Cortiço, At. Reguengos 1-2 Canaviais, Cabrela 3-4 Alcaçovense, Corval 0-3 Arraiolense, Assoc. Lusitano Évora 1911 4-0 Escouralense, Sp. Viana – Portel (adiado), Redondense – Oriolenses (adiado). Descansou: Estrela Vendas Novas

Liga AFE 13.ª jornada:
Vera Cruz 2-0 U. Montemor B (15/01), CHE Morense 1-5 Arcoense, Santana do Campo 1-1 Tourega, O Calipolense 1-0 Foros Vale Figueira, Borbense 4-1 Bencatelense, Valenças 0-4 Aguiar (jornada invertida), Cortiçadas de Lavre – S Pedrense (jogo adiado/jornada invertida).

Foto: Lusitano Ginásio Clube

Montemor-o-Novo realiza testes Covid gratuitos até final de janeiro

Há três farmácias em Montemor-o-Novo onde se pode realizar o teste rápido antigénio da covid-19, sendo estes totalmente gratuitos, até dia 31 deste mês.

Pode realizar até quatro testes, no entanto é necessário fazer marcação, nas farmácias Freitas, para o número 266 892 226 ou 964 703 872, Montemor, através do contacto 266 857 139 e na Novalentejo pelo 962 231 779.

Dadores Benévolos de Sague promovem iniciativa em Foros de Vale de Figueira

No próximo domingo, dia 23 de Janeiro, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue realiza em Foros de Vale de Figueira mais uma recolha de sangue, das 9:30 horas às 13 horas, no centro cultural da freguesia.

Floriano Saiote, presidente da associação apela a” todos os que vivem na freguesia de Foros de Vale de Figueira e arredores para que apareçam e possam dar sangue” a quem mais precisa.

Para que este seja um processo seguro para todos, a Associação aconselha a que seja feita marcação prévia para o contacto 928 022 350. A iniciativa decorre já no próximo domingo, dia 23 de Janeiro.

Centro Cultural de Redondo integra diretório sobre acessibilidade em espaços culturais e artísticos do Distrito de Évora

O Município de Redondo participou na elaboração do Diretório sobre Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos do Distrito de Évora, orientado pela Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência (ANACED), com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação.

O projeto surge no âmbito da escassez de informação sobre as condições de acessibilidade dos espaços culturais e artísticos no território nacional, constatada pela ANACED. É um instrumento que permite às pessoas portadoras de deficiência, ou que se encontrem temporariamente condicionadas, a identificação e a seleção dos equipamentos acessíveis às suas condições físicas, sensoriais e intelectuais.

No Concelho de Redondo, o Centro Cultural é o equipamento que integra o Diretório, onde são descritas as suas adaptações a pessoas portadoras de deficiência, tanto no exterior, como no interior (área expositiva, auditório, bar/cafetaria, sinalética e informações).

José Eduardo Gonçalves: “é com muito orgulho” que vê rendimento na agricultura subir 11% em 2021

O rendimento gerado pela atividade agrícola em Portugal, e segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), deverá aumentar 11,1% em 2021, face a 2020.

Este aumento, segundo o Instituto, é impulsionado pelos acréscimos do Valor Acrescentado Bruto (VAB), que tal como explica José Eduardo Gonçalves, vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, o VAB é “o valor bruto de vendas, ou seja, a agricultura em si aumentou o seu volume de faturação, teve um volume de vendas significativo e maior, ou seja, aumentou o seu PIB, e está relacionado com o valor de faturação de todos os produtos agrícolas, pecuários e silvícolas, porque temos produzido mais e os preços têm subido, e os fatores de produção também subiram uma loucura”, revela.

Sobre o aumento de 11% do rendimento gerado pela atividade agrícola no nosso país, José Eduardo Gonçalves refere são vários os fatores, sendo que “o primeiro e mais importante e com muito orgulho, prova que os agricultores, perante uma pandemia que ainda nos assola, melhoraram a sua produtividade, também tendo em conta as tecnologias hoje usadas, de precisão e avançadas, e todos fizeram um esforço no sentido da melhoria da qualidade dos seus fatores de produção e do seu uso, para conseguirem aumentar a produtividade, que se conseguiu através de um aumento de tecnologia que os agricultores têm implementado nos últimos 10/15 anos”, sendo agora “mais sustentável, amiga do ambiente e que procura produzir defendendo o que são as alterações climáticas, sendo este o único setor da economia portuguesa que consegue captar carbono, e tem um saldo positivo na sua balança de emissões e nas captações e de carbono, sendo o único setor que pode continuar a contribuir nesse sentido”.

Segundo o INE, de janeiro a outubro de 2021, as exportações de produtos agrícolas registaram um aumento de 7,6% face ao período homólogo no ano anterior.

Este aumento, apesar de ser num ano de pandemia, era esperado, revela o vice-presidente da Confederação dos Agricultores, e deve-se “ao aumento das vendas das matérias primas, da produtividade e em setores que passaram a produzir mais”, adiantando que as exportações cresceram, principalmente no setor do azeite, das frutas, legumes, e vinho, que tiveram um crescimento bastante grande ao nível das exportações, pelo que os agricultores e cultura portuguesa estão de parabéns”.

“Com muito orgulho conseguimos esses objetivos e se o Governo mais tivesse apoiado a agricultura, teria sido melhor, mas soubemos sobreviver”. A missão para os agricultores é “produzir de uma forma saudável, sustentável e defensora do ambiente, pensando nas alterações climáticas, produzir o mais possível, para que as pessoas tenham a alimentação o mais barato possível”, explica José Eduardo Gonçalves.

De acordo com a informação do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, prevê-se um aumento de 8,5% nos montantes de subsídios pagos em 2021, em resultado de acréscimos nos subsídios aos produtos e nos outros subsídios à produção.

Para José Eduardo Gonçalves, “a agricultura é o único um setor da economia portuguesa que tem vindo a crescer, significativamente, ao longo dos anos e não é graças aos apoios do Estado”. Quanto aos subsídios, garante que não existem, esclarecendo que “os agricultores têm apoios à agricultura que são iguais aos outros países do Mundo, portanto temos esses apoios para que as pessoas que vão ao supermercado comprem os produtos o mais barato possível, porque se não houvesse apoios, os fatores de produção subiam e as matérias primas também, e estão a subir alguma coisa, mas não pelos apoios serem maiores, porque estes são os mesmos”.

“Subsídios á agricultura não há, há apoios aos agricultores para que possam produzir mais barato”, acrescenta.

No que se refere ao volume de mão-de-obra agrícola, segundo o INE, perspetiva-se uma ligeira redução de 0,7%. Nesta matéria, José Eduardo Gonçalves considera este número estranho, uma vez que na agricultura continua a haver muita falta de mão de obra

“Na nossa região e noutras regiões do país a mão de obra faz falta e aquela a que se recorre é do estrangeiro, nem é europeia é do médio oriente, como paquistaneses e indianos, e é este tipo de mão de obra que nos é facultado, acho estranho o INE dizer que decresceu, porque há falta de mão de obra na agricultura”, garante ainda o vice presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal.

Entre os triénios de 2006-2008 e 2018-2020, o rendimento da atividade agrícola registou um crescimento de 45,3% em Portugal, ligeiramente superior à média da União Europeia (+43,3%), sendo o país com o nono crescimento mais elevado.

Primeira dádiva de sangue deste ano em Montemor-o-Novo

Hoje, dia 16 de Janeiro, realiza-se a primeira dádiva de sangue do ano, em Montemor-o-Novo, das 9:30 horas às 13 horas, na sede dos dadores de sangue da cidade.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Floriano Saiote, presidente da Associação de Dadores Benévolos de Sangue faz um apelo a toda a população, especialmente “aos jovens que completaram os 18 anos, nos últimos meses, apareçam para a sua primeira dádiva”, recordando que todos podem dar sangue, “desde que tenha mais de 50 quilos, mais que 18 e menos de 60 anos e que seja saudável”.

A próxima dádiva realiza-se no domingo dia 23 de janeiro.

[/shc_shortcode]

Município de Montemor-o-Novo disponibiliza contentores para deposição de cinzas de forma a prevenir incêndios

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo está a reforçar os contentores para deposição de cinzas e brasas provenientes de lareiras, dando continuidade ao projeto piloto iniciado em 2021.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta iniciativa permite reduzir as ocorrências de incêndios em contentores do lixo, muito frequentes nesta altura do ano. O município relembra que os contentores do lixo indiferenciado contêm materiais e resíduos que, em contacto com cinzas e brasas mal apagadas podem facilmente originar um incêndio na via pública, pondo em risco pessoas, residências e viaturas, para além dos danos no próprio contentor.

Até ao final de janeiro vão ficar instalados treze contentores para cinzas, nas zonas da cidade onde o problema tem sido mais grave: Rua Fernando Pessoa; Largo Bento de Jesus Caraça; Rua Defensores da Liberdade; Rua Ferreira de Castro; Rua Fernando Namora; Rua Irmãos de São João de Deus; Rua Feliciano Rabaça; Rua Tomé Adelino Vidigal; Rua Courela da Pedreira; Rua Horta das Almas; Rua do Calvário; Praceta Heróis do Ultramar; Praceta 25 de Abril.

Quanto aos cuidados a ter aconselha-se que antes de depositar cinzas no contentor do lixo indiferenciado, certifique-se que estão bem apagadas e arrefecidas, colocando-as depois no contentor do lixo dentro de um saco fechado. Caso tenha um jardim ou terreno poderá optar por utilizar as cinzas como fertilizante, reduzindo também a produção de resíduos.

[/shc_shortcode]

Biblioteca Itinerante de Redondo em exposição pelo País

“Bibliotecas Itinerantes – Lugares de Futuro” é a exposição que está a percorrer o território nacional para mostrar o nobre papel que as bibliotecas móveis desempenham junto das comunidades mais isoladas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A mostra, que conta com a curadoria de António Bento Ramires, responsável pela Biblioteca Itinerante de Redondo (BIR), em conjunto com Carlos Mata Ferreira e Rui Guedes, surgiu no âmbito da IX Maratona de Leitura da Sertã. Consiste na exibição de painéis informativos com as atividades dos 73 serviços itinerantes de leitura existentes no País que aceitaram este desafio, entre os quais o de Redondo.

Podendo ser solicitado o seu envio em formato físico ou digital, através do endereço bibliomoveisdeportugal@gmail.com, a exposição vai caminhar por todo o País até ao final do ano. Prevê-se que tenha paragem obrigatória em Redondo, em Maio.

Sobre rodas e na bagagem o lema “Levar o livro mais perto de todos”, a BIR anda na estrada desde 1976, cabendo a António Bento Ramires “o transporte das letras” até às comunidades locais. O responsável, considerando que o bibliotecário itinerante “é uma profissão de futuro e que se conseguiu adaptar” aos novos tempos, sublinha a sua elevada importância no combate ao isolamento.

De referir ainda que a BIR desenvolve um leque variado de atividades em torno do livro, da alfabetização e da escrita, cumprindo, assim, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

[/shc_shortcode]

Vila Galé com descontos nos Satsanga Spa & Wellness

De 24 a 30 de janeiro, decorre a primeira Satsanga Week que terá ofertas e descontos exclusivos para usufruir nos Satsanga Spa & Wellness dos hotéis Vila Galé.

Todas as marcações de massagens ou tratamentos Satsanga feitas durante a Satsanga Week terão 10% de desconto. Haverá ainda a oferta adicional de uma experiência à escolha entre massagem reafirmante de rosto, massagem de pedras quentes nas costas ou esfoliação de pés.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Também os vouchers para momentos de spa – voucher Massagem e voucher Massagem a Dois – adquiridos entre 24 e 30 de janeiro terão uma redução de 10%. Os preços finais serão, respetivamente, 63€ e 108€, sendo que neste caso, a validade é de um ano após a data de compra. São, por isso, ideais para usar mais tarde ou oferecer.

Estes vouchers podem ser comprados em qualquer hotel Vila Galé em Portugal ou solicitados através do preenchimento de um formulário disponível no site e posterior envio por correio.

Atualmente, as massagens e tratamentos dos Satsanga Spa & Wellness estão disponíveis em todos os hotéis Vila Galé exceto Vila Galé Porto Ribeira. Os menus estão disponíveis na plataforma online My Vila Galé.

Recentemente, os Satsanga Spa & Wellness foram distinguidos com o prémio internacional de “Most Active Hotel Spa – Europe” pela sua participação no World Wellness Weekend, um evento global de saúde e bem-estar, que inspira pessoas de todo o mundo a fazerem escolhas mais saudáveis e desfrutar de um estilo de vida ativo.

[/shc_shortcode]

Militares de regresso às cerimónias comemorativas da Batalha das Linhas de Elvas

O Feriado Municipal do 14 de Janeiro, em Elvas, voltou este ano a assinalar-se sem as tradicionais cerimónias militares, na Praça da República, devido às restrições impostas pela pandemia.

Ainda assim, esta manhã, realizou-se o tradicional hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, sem a presença, como costuma ser tradição, da Banda 14 de Janeiro. A autarquia, confessa o presidente, Rondão Almeida, gostaria que estas celebrações se realizassem de uma outra forma, com a homenagem a todos aqueles que deram a sua vida na defesa do país, na Batalha das Linhas de Elvas, mas que a pandemia impede que assim seja.

Depois do hastear das bandeiras, os representantes da autarquia de Elvas, bem como os militares e as forças de segurança, rumaram ao Padrão Comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas, para a tradicional deposição de flores, em homenagem aos mortos em combate, ainda antes da romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco.

O diretor de História e Cultura Militar, o major-general Aníbal Flambó, que presidiu estas duas cerimónias, recorda que, este ano, “em boa hora”, se decidiram realizar, depois de, no ano passado, não ter sido possível, dada a pandemia. Agora, a esperança é que, em 2023, tudo possa voltar à normalidade, realizando-se já a tradicional parada militar na Praça da República.

Já o Comandante do Regimento de Cavalaria nº3 de Estremoz, o coronel José Peralta Pimenta, garante que os militares estão “sempre prontos” para estar presentes nestas cerimónias, até porque “reviver a nossa história, facilita-nos o trabalho no futuro”.

Também presente nestas duas cerimónias esteve o presidente do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, Luís Franco, que, aos microfones da Rádio ELVAS, recordo a vitória dos portugueses, perante os espanhóis, naquela que, há 363 anos, foi a Batalha das Linhas de Elvas, assim como o “papel preponderante” do General André de Albuquerque Riba-Fria na condução das tropas nessa batalha.

Para além de recordar o contributo da Batalha das Linhas de Elvas para a restauração da independência de Portugal, o diretor do Museu Militar de Elvas, o major Carlos Carretas,  confessa ter esperança que a parada na Praça da República possa voltar a ser uma realidade, já no próximo ano.

Aulas de Culinária com Nutriclube no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo

O Nutriclube – Culinária é uma atividade promovida pelo Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, em parceria com a UCC- Montemor, no âmbito do eixo 1 da SMEA, onde os jovens têm Aulas de Culinária quinzenalmente, no Centro Juvenil, em regime de dois turnos às quartas-feiras.

Esta é uma atividade que permite aos jovens aprender sobre culinária e nutrição, utilizando produtos locais de qualidade e valor nutritivo. O clube promove também a aprendizagem de confeção saudável de alimentos e adequação de uma dieta alimentar saudável e mais sustentável.

Colecção B vai enterrar “Cápsula do Tempo” que será aberta em 2047

Estreia amanhã, no Teatro Garcia de Resende, em Évora, “Cápsula do Tempo”, uma produção da associação cultural eborense, Colecção B, que desenvolve programação regular de artes performativas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Vanda Ricardo Rodrigues diretora artística e programadora na Coleção B explica que este é um espetáculo único “com uma componente muito performativa porque primeiro é uma coisa que só pode acontecer uma vez, nós estivemos três meses a trabalhar para um único dia de apresentação”, uma vez que, este ano, existirá apenas uma sessão. A apresentação consiste na escolha e debate sobre diversos objetos, recolhidos ao longo desses meses, “que representassem o grupo de artistas e comunidade que está a fazer parte do processo”, que serão fechados numa cápsula do tempo e posteriormente desenterrados, em 2047, para a segunda sessão desta performance.

A intérprete revela que “daqui a 25 anos, vamos abrir a cápsula e confrontarmos com as nossas escolhas, com o que é que mudou, o que não mudou, com o que achávamos que ia ser”, dando um caráter reflexivo a esta produção. Em 2047, quando for aberta a cápsula, os atores e comunidade que participarem na segunda parte deste espetáculo poderão ter acesso a vídeos dos participantes de 2022, bem como do texto de encerramento da primeira parte da peça, “que será escrito, sábado, em cima do palco, escrevendo também o início do espetáculo de 2047″, revela.

O grupo que participa na performance é composto por atores e eborenses, segundo explica a diretora artística, o processo de escolha dos objetos foi longo e complexo, uma vez que “cada pessoa que participou no projeto escolheu cinco objetos e depois foram passando por processos, numa tentativa de horizontalidade, de escolha”. Esta decisão dos objetos prende-se na procura de uma representação da realidade, dos dias de hoje, representando todos os participantes em palco, refletindo sob questões que se tornam cada vez mais pessoais e  íntimas, não esquecendo a vertente imparcial e ética do projeto. O espetáculo só termina com unanimidade da escolha dos objetos e a deslocação ao exterior do Teatro onde a cápsula será enterrada.

Por este motivo, o texto construído para esta apresentação “vai expondo o processo destes três meses, as discussões, os argumentos, sobre o porquê de certas coisas puderem ir para a cápsula”, revela a atriz, acrescentando que, “mais do que o interesse de quais são os objetos, é saber quais são as questões que eles levantam”, para terem sido escolhidos e votados pelo público.

A programadora confessa que a Covid-19 tem afetado o sector da cultura de diversas formas, no entanto, a principal preocupação prende-se com o facto de os artistas “passarem imenso tempo a preparar algo que, a qualquer momento, pode não acontecer”, devido às restrições impostas pela pandemia que, acrescenta, é um tema e preocupação que também será retratado na cápsula do tempo.

Para assistir ao espetáculo, Vanda Ricardo Rodrigues revela que os bilhetes pode ser adquiridos na bilheteira online, em www.bol.pt, através do email da Coleção B, prodcolb@gmail.com, ou nos locais habituais, como o Teatro Garcia de Resende. No seguimento das medidas anunciadas pelo Governo, será exigida a apresentação de um dos seguintes documentos para acesso a eventos culturais, ou certificado de vacinação, ou um teste negativo à Covid-19, ou certificado de recuperação.

A “Cápsula do Tempo” será enterrada no dia 15 de Janeiro, nas traseiras do teatro Garcia de Resende, em Évora, e desenterrada no mesmo dia do ano de 2047.

[/shc_shortcode]

Cercimor desenvolve “Equilíbrios” um projeto de reabilitação pensado na altura da pandemia

A Cercimor – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão desenvolveu ao longo do ano de 2021, o projeto “Equilíbrios”, nos concelhos de Montemor-o-Novo e Vendas Novas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A presidente da direção, Ana Cristina Saloio explica que esta “foi uma candidatura que a Cercimor efetivou ao Instituto Nacional de Reabilitação, alias, tem sido uma prática, que nós como entidade temos tido ao longo dos anos, no sentido de podermos também beneficiar de outro tipo de financiamento, para criar atividades que possam também responder às necessidades dos serviços”, bem como dos utentes. Este projeto que terminou em dezembro de 2021, teve a duração de “um ano, pensado neste contexto de pandemia porque cada vez mais fomos sentindo que a parte emocional estava a trazer condicionantes, na parte física da pessoa com deficiência”, resultado do isolamento a que a Covid-19 obrigou.

Ana Cristina Saloio destaca a importância de um projeto como este, “que se centrasse na área da reabilitação, de acordo com a avaliação e com as necessidades, de cada beneficiário do projeto”, criando para cada indivíduo um plano de atividades. Devido à pandemia foi necessário redefinir as linhas do projeto, “as atividades coletivas, na altura quando o projeto foi candidatado, tinham uma perspetiva e depois ao longo do tempo, tivemos de ir aferindo, de acordo com as orientações da Direção Geral da Saúde”, por este motivo, algumas das atividades acabaram por não se realizar.

O “equilíbrios” baseou-se essencialmente “num trabalho individual, na área da fisioterapia, da terapia da fala”, nos concelhos de Montemor e Vendas Novas, possibilitando a criação de “uma mais valia para aquilo que os serviços já têm, no dia-a-dia, no entanto, será sempre benéfico para nós trazer para a entidade, outro tipo de projetos, financiados por outras entidades”, refere Ana Cristina Saloio.

Relativamente à pandemia, a presidente da direção, realça os constrangimentos “ao nível do lar residencial, que é a unidade que, de alguma forma, sofre com esta situação toda porque é exigido à nossa estrutura residencial, um maior confinamento”, tendo sido canceladas as atividades, na comunidade, a que os utentes estavam habituados. Ana Cristina Saloio revela ainda que este isolamento, imposto pela pandemia, “não é bom e sentimos que para nós, esta unidade sofreu aqui com estas regras de distanciamento”.

Neste momento, tal como revela a presidente da direção da Cercimor, “necessitamos de criar espaços físicos, ao nível de edifício, algumas remodelações, por isso, a Cercimor, no ano de 2021 já fez uma candidatura que viu indeferida” a um outro projeto, com o objetivo de criar, na sede da cooperativa, “ a capacidade de receber mais clientes para o antigo Centro de Atividades Ocupacional”, sendo este, tal como declara Ana Cristina Saloio, um dos principais objetivos para este ano.

O projeto “Equilíbrios” decorreu ao longo de todo o ano de 2021, tendo terminado em dezembro. Este foi indispensável nesta altura de pandemia, permitindo desenvolver de forma regular atividades que promovessem a saúde física e emocional dos participantes. O projeto foi cofinanciado pelo programa de financiamento do Instituto Nacional de Reabilitação.

[/shc_shortcode]

Concerto de Ano Novo em Évora a 5 de fevereiro

A Orquestra de Sopros do Conservatório Regional de Évora, sob a direção de Artur Barroso, apresenta, no próximo dia 5 de fevereiro, um Concerto de Ano Novo, às 21h30, no Teatro Garcia de Resende.

Este concerto, promovido pelo Conservatório Regional de Évora, a Associação Eborae Mvsica e a Câmara Municipal de Évora, estava inicialmente previsto para o dia 8 de janeiro, mas foi adiado, devido à pandemia.

O concerto é gratuito, mas os bilhetes têm de ser levantados no Teatro Garcia de Resende. A bilheteira está aberta, durante a semana, das 9 às 12.30 horas e das 14 às 17.30 horas. No sábado, dia 5 de fevereiro, no dia do espetáculo, a bilheteira funcionará a partir das 18.30 horas.

É obrigatório, informa ainda a organização, “o uso de máscara e a apresentação de certificado digital de vacinação ou resultado de teste feito, em farmácia nas devidas condições”.

Entre os temas a serem interpretados neste concerto, constam “Piratas das Caraíbas”, “Immer Kleiner”, “Ceifeira Linda Ceifeira”, “Ave Maria” e “The Stars and Stripes Forever”.

Membros das Mesas de Voto vacinados com dose de reforço no sábado

Os membros das Mesas de Voto e funcionários das Juntas de Freguesia serão vacinados, com uma dose de reforço à Covid-19, este sábado, dia 15 de janeiro, informa o Governo, em nota de imprensa.

No sábado, a vacinação será dedicada a este universo, que será convocado por SMS, através de agendamento Central. “Haverá ainda senhas digitais para as pessoas elegíveis que não recebam a mensagem, mediante a apresentação de um documento comprovativo das funções em causa”, lê-se na referida nota de imprensa.

Esta decisão do Governo está a ser operacionalizada pelo Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde, com o apoio da Administração Eleitoral.

Neste momento, a Administração Eleitoral está a recolher informações junto das Câmaras Municipais e Juntas de freguesias relativas à identificação dos membros das mesas de voto e funcionários das Juntas que prestam apoio ao ato eleitoral, que pretendam receber o reforço da vacina contra a Covid-19.

Está previsto um total de 16.427 mesas de voto para estas eleições legislativas, das quais 2.606 no dia do voto antecipado em mobilidade, a 23 de janeiro de 2022.

Hangar da Sevenair no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor inaugurado sexta-feira

O novo hangar da empresa Sevenair é inaugurado esta sexta-feira, 14 de janeiro, Às 10.30 horas, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.

A inauguração será feita pela Câmara Municipal de Ponte de Sor e a Sevenair, contando com a presença de diversas entidades oficiais e outras empresas que ocupam esta infraestrutura.

O projeto do grupo Sevenair implica um investimento faseado, ao longo da concessão do hangar que agora se inicia, de mais de 7,4 milhões de euros e a contratação de cerca de 40 profissionais, sendo estes na sua grande maioria, licenciados ou com licenças aeronáuticas, revela o grupo.

A Sevenair é um grupo de empresas da área aeronáutica completamente vertical, detendo todas as áreas de atuação, desde a formação, manutenção, handling e companhia aérea, porventura a área mais visível das suas operações. Detém sete bases, Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais, Portimão e Madeira. Todo o grupo é detido por capital privado de nacionalidade portuguesa e conta já com 33 anos no mercado, tendo, nos últimos cinco, feito o rebranding que a permitiu apresentar-se como Grupo Sevenair.

A Câmara Municipal de Ponte de Sor já tornou público que a Sevenair é uma das quatro empresas que se irão instalar no Aeródromo Municipal, e que juntas, no próximo ano criarão 250 postos de trabalho direto e investirão na cidade, cerca de 20 milhões de euros nos próximos anos.

A Sevenair pretende instalar duas grandes atividades no novo hangar: manutenção de aeronaves e formação de Técnicos de Manutenção de Aviões. No que concerne à manutenção, o foco da empresa “é captar o mercado das aeronaves turboprop da península ibérica e norte de áfrica, uma vez que com as atuais instalações em Cascais não estamos com capacidade de resposta. São aeronaves de monomotor e multimotor com até 10 toneladas”, refere, em comunicado, Alexandre Alves CCO do grupo.

Importa destacar que as divisões de manutenção do grupo (Sevenair Maintenance e Sevenair Avionics) são certificadas pela ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil) em conformidade com as regras da EASA (autoridade europeia) para manutenção em 40 tipos de aeronaves de 15 diferentes fabricantes, o que lhe confere uma ampla possibilidade de captação de clientes internacionais.

Para Ponte de Sor, “tornar o seu Aeródromo um local de manutenção de aeronaves internacionais, com a expertise que isso acarreta, consolida a sua política de aposta de crescimento económico neste setor e afirma a relevância do cluster aeronáutico, ajudando-o a projetar-se internacionalmente”, refere Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal.

Na formação de Técnicos de Manutenção de Aviões, uma das áreas mais relevantes do grupo empresarial, pretende a Sevenair, “não só contribuir para que haja mais técnicos disponíveis numa área com grande escassez de profissionais qualificados, como a de dar suporte a outros projetos que se irão instalar no Aeródromo de Ponte de Sor e que de muita mão de obra qualificada necessitam”, acrescenta Alexandre Alves. A divisão de formação (Sevenair Academy) é certificada pela ANAC, de acordo com as regras da EASA, e aprovada pela AAC (agência de aviação civil de Cabo Verde).

Projeto “Guardiões” quer envolver todo o Alentejo no combate às alterações climáticas

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e o Fórum da Energia e Clima, preocupados com as alterações climáticas, que dizem ser uma “enorme ameaça ao futuro da vida no Planeta e um dos maiores desafios que a humanidade atualmente enfrenta”, formaram um consórcio e lançaram, recentemente, o projeto “Guardiões”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O projeto surge “da inquietação” das lideranças destas três entidades, com vista a trabalhar junto de diferentes públicos-alvo e instituições, informando e sensibilizando para este desafio, revela o gestor do projeto, Jorge Martins. “Queremos informar, sensibilizar, alertar e envolver e todas as comunidades neste desafio, que é um desafio civilizacional”, acrescenta.

“Guardiões” tem por base uma equipa multidisciplinar, formada, sobretudo, por jovens licenciados em áreas como ambiente, desenvolvimento sustentável e economia verde, e tem por objetivo, acima de tudo, travar a ameaça das alterações climáticas. “Procuraremos gerar informação credível e conteúdos que vão ao encontro de diferentes públicos e diferentes instituições, vislumbrando uma alteração de consciências e de práticas pessoais, porque é do somatório dos contributos individuais que podemos contribuir para um futuro melhor”, garante Jorge Martins.

Entre as várias frentes de atividade do projeto, que começou no final de novembro, com a primeira reunião presencial da equipa multidisciplinar, Jorge Martins começa por destacar os agrupamentos de escolas. Junto destes, e dos seus diretores, pretende-se apresentar os objetivos e as intenções do projeto, disponibilizando os seus recursos, para se dar “visibilidade às boas práticas que já existem”, juntos de toda a comunidade escolar.

Também as autarquias da região, estando já a ser estabelecidos contactos com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), bem como com a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e a sua estrutura distrital, e as delegações regionais do Instituto Português do Desporto e Juventude são outros dos alvos deste projeto. “Queremos ir ao encontro das associações juvenis, que são hoje muito sensíveis a esta temática. É importante reconhecer o mérito da juventude quando sai para a rua, protestando relativamente a esta temática, mas é também muito importante que possamos suscitar o debate na própria escola e que possamos articular essa intervenção dos jovens com os poderes locais”, diz ainda Jorge Martins.

Durante os 22 meses de execução do projeto, irão ser desenvolvidas várias ações em toda a região Alentejo, sendo que, para além de cinco conferências, sobre a temática das alterações climáticas, está já a ser desenvolvida uma app mobile dos “Guardiões”.  As conferências serão realizadas em diferentes datas e locais, sendo nas mesmas estarão presentes “pensadores do mundo académico, científico, do poder local, do Governo, do mundo empresarial, que possam contribuir positivamente, no domínio das alterações climáticas, e possam alimentar a política de desenvolvimento regional”, remata o gestor do projeto.

Saiba mais sobre o projeto no vídeo abaixo:

[/shc_shortcode]

Primeira dádiva de sangue deste ano acontece no domingo

Realiza-se próximo domingo, dia 16 de Janeiro, a primeira dádiva de sangue do ano, em Montemor-o-Novo, das 9:30 horas às 13 horas, na sede dos dadores de sangue da cidade.

Floriano Saiote, presidente da Associação de Dadores Benévolos de Sangue faz um apelo a toda a população, especialmente “aos jovens que completaram os 18 anos, nos últimos meses, apareçam para a sua primeira dádiva”, recordando que todos podem dar sangue, “desde que tenha mais de 50 quilos, mais que 18 e menos de 60 anos e que seja saudável”.

Para que este seja um processo seguro para todos, a Associação aconselha a que seja feita marcação prévia para o contacto 928 022 350. A iniciativa decorre já no próximo domingo, dia 16 de Janeiro.

Alentejo tem mais 1.133 casos Covid

O Alentejo regista esta quarta-feira, 12 de janeiro, 1.133 novos casos de Covid-19 e, não foram notificados mais óbitos, associados à doença.

Desde o início da pandemia, na região, já foram reportados 58.404 casos de infeção e 1.097 mortes.

Um Coletivo estreia “O Cão Que Vem de Tão-Tão Longe” no CCB

A associação elvense Um Coletivo estreia, a convite da Fábrica das Artes, no sábado, 15 de janeiro, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, o espetáculo “O Cão Que Vem de Tão-Tão Longe”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Trata-se de uma peça de teatro, para pais e filhos, que começou a ser pensada em 2020 e que tem por base a música do artista americano Moondog, que ficou conhecido por atuar nas ruas de Nova Iorque. “É um artista muito especial, porque começou como artista de rua, foi descoberto por orquestras de jazz, foram-lhes dadas condições para gravar e tornou-se num dos grandes nomes da música minimalista”, revela o diretor técnico da associação, João Nunes.

Louis Thomas Hardin, o verdadeiro nome de Moondgog, “era excêntrico e visionário, tendo tocado nas ruas de Nova Iorque e ficado conhecido como o Viking da Sexta Avenida, por passar dias a fio vestido com trajes à viking numa esquina dessa artéria central de Manhattan”.

A música de Moondog, considerada pela associação elvense como “interessante para crianças e bebés”, acabou por servir de ponto de partida para uma história que se baseia na vivência dos sem-abrigo e da sobrevivência de quem vive na rua, através da imaginação. Depois da estreia da peça, no CCB, segue-se uma “digressão bem longa”, durante todo o ano, pelo país fora.

Não sendo a primeira vez que os artistas da Um Coletivo pisam o palco do CCB, João Nunes lembra que esta é “uma das grandes salas de espetáculos de Lisboa e do país”. Em 2019, numa coprodução com o CCB, a associação estreou, no mesmo espaço, a peça “Tempestade”, já apresentada também em Elvas. Em abril deste ano, a companhia apresenta, no CCB, o espetáculo “Silêncio”, uma reposição de uma peça que estreou na cidade alentejana.

João Nunes assegura ainda que é importante, para a associação, trabalhar em Elvas, mas também levar os projetos da associação a outras zonas do país e até fora dele, como aconteceu, no ano passado, com a passagem da Um Coletivo por Cabo Verde.

“O Cão Que Vem de Tão-Tão Longe”, depois de estrear no sábado, subirá ao palco do CCB, entre os dias 18 e 21 deste mês. Sendo uma criação coletiva, conta com as interpretações de Cátia Sá e Cátia Terrinca e a cenografia de Bruno Caracol. A dramaturgia é da responsabilidade de Cátia Terrinca e a sonoplastia de Cátia Sá.

[/shc_shortcode]

Primeira sessão do RIBAC 2022 inicia em Montemor-o-Novo

Vai iniciar o primeiro projeto de 2022 da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central (RIBAC), um projeto da Comunidade de Leitores Online do Alentejo Central, com sessões de leitura em formato online, a decorrer de janeiro a dezembro de 2022, com a moderação, à vez , de cada biblioteca pertencente à RIBAC.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A primeira sessão decorre, no dia 26 de janeiro, com a moderação da Biblioteca Municipal Almeida Faria, de Montemor-o-Novo, com um debate sobre o livro “Claraboia”, de José Saramago.

É necessária inscrição que pode ser feita presencialmente na Biblioteca Municipal ou através do e-mail clacalentejo@gmail.com.

[/shc_shortcode]

 

Montemor-o-Novo realiza testes covid gratuitos até final de janeiro

Há três farmácias em Montemor-o-Novo onde se pode realizar o teste rápido antigénio da covid-19, sendo estes totalmente gratuitos, até dia 31 deste mês.

Pode realizar até quatro testes, no entanto é necessário fazer marcação, nas farmácias Freitas, para o número 266 892 226 ou 964 703 872, Montemor, através do contacto 266 857 139 e na Novalentejo pelo 962 231 779.

Preocupações dos agricultores do Alto Alentejo debatidas em Elvas

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) retomou no início da semana, dia 10 de janeiro, os habituais Conselhos Consultivos Regionais, uma ronda de reuniões anuais com as suas estruturas regionais, em diferentes pontos do país, tendo o périplo deste ano começado em Elvas, com a reunião do Alto Alentejo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Estas reuniões, segundo revela o presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, voltaram agora a realizar-se de forma presencial, depois de, no ano passado, terem sido feitas online, dada a situação epidemiológica do país e as restrições impostas pela pandemia. “Este ano, a região do Alto Alentejo coincidiu com a escolha da cidade de Elvas para termos esta primeira conversa”, adianta o dirigente, dando conta de uma forte de adesão das organizações do Alto Alentejo, a esta reunião, onde foram trocadas impressões sobre “as questões que mais preocupam os agricultores”.

“Tivemos 25 organizações de agricultores filiadas na CAP, da região do Alto Alentejo, que se deslocaram a Elvas, para trocarmos impressões sobre os diferentes assuntos que preocupam os agricultores, nesta fase de transição da Política Agrícola Comum (PAC), que está numa fase de passagem do quatro anterior para o próximo, fruto da aprovação da revisão da PAC, no passado mesmo de junho, em Bruxelas”, explica Oliveira e Sousa.

Neste momento, a PAC está a ser objeto de análise perante o Programa Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal, que esteve em discussão pública “apenas uma meia dúzia de dias”, tendo sido, de acordo com o dirigente, “já enviado, pelo Governo, para Bruxelas” e que a CAP contestou, “de alguma maneira, pela forma como o processo foi conduzido”.

Nesta reunião, em Elvas, os dirigentes locais tiveram também oportunidade de identificar os maiores problemas para, posteriormente, serem abordados, pela CAP, durante o ano, junto do novo Governo, eleito no próximo dia 30. “Não sabemos ainda com base em que partido será formado esse novo Governo, o que nos leva também a discutir matérias mais de caráter político, sobre a forma como os agricultores devem atender, nas suas organizações e associados, em função das respostas que os diferentes partidos políticos venham a dar às perguntas que venham a ser feitas, porque nem todos os partidos têm a mesma visão para a agricultura portuguesa”, adianta o presidente da CAP.

Já amanhã, a CAP promove um debate, na sua sede, em Lisboa, e com transmissão online, com os candidatos a deputados com assento no Parlamento da República, à exceção de dois partidos, para responderem a “meia dúzia” de questões identificadas, por esta, como prioritárias. Os candidatos do PAN e Bloco de Esquerda acabaram por não ser convidados a participar: “são partidos que nós, reconhecidamente, negamos em termos de filosofias que defendem para o setor e não vale a pena os trazemos à discussão”.

Em Elvas, revela ainda Eduardo Oliveira e Sousa, foram abordados os problemas relacionados com a pecuária, a falta de apoio aos cereais e a falta de mão de obra, assim como questões que, do ponto de vista da confederação, “não foram devidamente enquadradas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”. Entre estas, o presidente da CAP destaca “as questões da evolução tecnológica, apoiada na banda larga, os 5G, por exemplo, que permitirá, no futuro, avançar tecnologicamente nos processos do cultivo, seja nos mais avançados, seja naqueles que, ainda hoje, são praticados de forma mais tradicional”.

Depois de Elvas, ontem, com o Conselho Consultivo do Alto Alentejo, seguem-se na quinta-feira, dia 13, o Conselho do Baixo Alentejo e Algarve, em Mértola; na sexta-feira, dia 14, o do Oeste, em Sobral de Monte Agraço; e no dia 17, o do Ribatejo, em Torres Novas. A 26 de janeiro, a CAP promove, na Póvoa do Varzim, o Conselho Consultivo de Entre Douro e Minho; no dia 27, no Vimioso, o de Trás-os-Montes; e, por fim, no dia 28, o do Centro, em Almeida.

Os encontros contam, para além da presença do presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, com a participação do Secretário-Geral da Confederação, Luís Mira, assim como de todo o Departamento Técnico da Confederação, de modo virtual.

[/shc_shortcode]

“Casa aberta eleitoral” para as legislativas

O Governo está a ponderar que uma ou duas horas do dia 30 de Janeiro sejam reservadas para as pessoas em isolamento. O Parlamento foi dissolvido e não antecipou que podia haver muitos eleitores confinados. Em Outubro, vivíamos sob a aura do “País da Europa com maior taxa de vacinação” e os casos eram poucos, não foi previsto nenhum cenário de grande incidência Covid.

A nova variante mudou tudo, os epidemiologistas vaticinaram até 1 milhão de isolados e aqui “d’el rei” que vamos ter a maior abstenção de sempre, pondo em causa quiçá a legitimidade de uma Assembleia eleita por tão poucos.

Reduziu rapidamente o número de dias de isolamento, sem discussão, os testes já não são prioridade e o Governo como escrevi, pondera levantar o isolamento no dia das eleições.

Esquece-se o sofrimento de todos aqueles que não puderam por exemplo ir ao funeral de entes queridos, porque estavam em isolamento, para além de todas as outras limitações da sua vida. Todos os que nas duas eleições não votaram, etc

Também deve ser tomada em linha de conta, a dificuldade de ter pessoas nas mesas de voto, sabendo que vão ter pessoas com maior probabilidade de estarem infetadas.

Ao fim de dois anos de Covid e não se evoluiu nada no voto eletrónico, quando por essa via, já temos transações bancárias, impostos e segurança social, cartão de cidadão, receitas médicas, certificados digitais Covid e tantas outras documentos e atividades importantes da nossa vida.

Agora uma perspetiva em números, nas últimas eleições legislativas de 2019 houve 51.43% de abstenção. Se estiverem 225 mil pessoas em isolamento, admitindo a mesma taxa de abstenção, teremos um universo potencial de votantes de 109.282 eleitores.

Se por causa do medo de haver pessoas isoladas a votar, outros não votem, também em números, basta dizer que se 1.17% sofrerem desse receio, aplicados aos 9.323.688 eleitores nas listas das últimas eleições, teremos menos 109.282 eleitores a não votar. Logo anula-se o efeito pretendido.

Será que vale a pena?

António Ferreira Góis

Diretor da RNA

Câmara de Évora renova circulação rodoviária na cidade

Desde esta terça-feira, dia 11, está aberto ao trânsito o novo troço rodoviário que liga diretamente a rotunda da estrada do Bairro de Almeirim, junto ao Évora Plaza, ao Parque Industrial e Tecnológico de Évora (PITÉ). A empreitada, a cargo da empresa Construções Pragosa SA, representou um investimento total de 852 mil euros, contando com os serviços, executados pela E-Redes, de desvio de postes de alta tensão.

“Apesar de ainda faltar alguns detalhes que brevemente serão concluídos e porque já estão reunidas todas as condições de segurança”, segundo o Município, a Câmara Municipal de Évora decidiu a abertura ao trânsito desta nova ligação rodoviária. Numa extensão de 650 metros, a nova via “veio abrir uma segunda via de acesso ao PITÉ, permitindo maior fluidez e resolução dos problemas de congestionamento que têm vindo a ser sentidos em resultado da crescente atividade do Parque Industrial, que se reflete no movimento pendular de milhares de viaturas que, diariamente, entravam e saiam pelo único acesso até agora existente”, refere a autarquia.

Por outro lado, esta nova via veio facilitar o acesso ao Parque de Indústria Aeronáutica a partir do PITÉ, ligando funcionalmente estas duas unidades de acolhimento empresarial. A abertura desta via de ligação veio criar condições para se iniciar a segunda fase de expansão do PITÉ, já que a via agora construída permitirá libertar terreno infraestruturado para a criação de mais seis lotes.

Eleitos da CDU na Câmara e na Assembleia Municipal de Montemor votam contra orçamento para 2022

Os eleitos da CDU na Câmara e na Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo votaram contra as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2022 apresentadas pelo atual Executivo da Câmara Municipal. Segundo os eleitos da CDU “este é um orçamento que não responde às prioridades do concelho, uma vez que não tem em conta as propostas apresentadas pelos eleitos da CDU, interrompe um plano de investimentos em curso na melhoria das instalações para os trabalhadores e deixa a dúvida sobre se o programa eleitoral a ser aplicado é o do PS ou o do CDS/PSD – que consideravam distinto”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

As Grandes Opções do Plano e Orçamento aprovado para 2022 apresentam “um forte desinvestimento em vários eixos estratégicos, nomeadamente nas instalações municipais, rede viária municipais, no abastecimento de água e tratamento de águas residuais, nos equipamentos desportivos, culturais e recreativos”.

Relativamente às propostas apresentadas pelos eleitos da CDU, “as mesmas ou não foram
consideradas ou são apresentadas com verbas insuficientes para o seu lançamento”. O Orçamento para 2022 “revela, portanto, insuficiências e desinvestimentos que serão prejudiciais para Montemor. Os eleitos da CDU estão atentos à sua execução e às decisões políticas que, em 2022, irão clarificar quais os projetos e investimentos que serão, de facto, uma prioridade para a atual maioria e quais os que não passarão do papel”.

Também o Mapa de Pessoal mereceu o voto contra dos eleitos da CDU na Câmara e na Assembleia Municipal visto ser “um instrumento de gestão com relação direta e legal com o orçamento, e da responsabilidade de quem gere em maioria. Registamos, com grande preocupação, a redução de lugares da carreira assistente operacional, que, a somar ao desinvestimento nas instalações municipais, vão ter como consequência, por um lado, piores condições para o exercício do serviço público à população e, por outro, abrem a porta a contratações externas e privatizações, ao invés de uma aposta nos Serviços Municipais”.

Sobre a proposta de IMI e IMT para 2022, o voto da CDU foi também contra “uma vez que
esta não cumpre os requisitos legais para aplicação, nomeadamente por não haver regulamento aprovado que permita atribuir isenções totais ou parciais, para além das expressamente indicadas na lei”.

Os Eleitos da CDU na Câmara e na Assembleia Municipal “continuarão a trabalhar no sentido da apresentação de propostas que contribuam para o progresso e o desenvolvimento do nosso Concelho e não compactuarão com estratégias de desinvestimento no Serviço Público, nas condições e valorização do trabalho e de descaracterização do Concelho e das suas Freguesias”.

[/shc_shortcode]

Município de Montemor-o-Novo disponibiliza contentores para deposição de cinzas de forma a prevenir incêndios

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo está a reforçar os contentores para deposição de cinzas e brasas provenientes de lareiras, dando continuidade ao projeto piloto iniciado em 2021.

Esta iniciativa permite reduzir as ocorrências de incêndios em contentores do lixo, muito frequentes nesta altura do ano. O município relembra que os contentores do lixo indiferenciado contêm materiais e resíduos que, em contacto com cinzas e brasas mal apagadas podem facilmente originar um incêndio na via pública, pondo em risco pessoas, residências e viaturas, para além dos danos no próprio contentor.

Até ao final de janeiro vão ficar instalados treze contentores para cinzas, nas zonas da cidade onde o problema tem sido mais grave: Rua Fernando Pessoa; Largo Bento de Jesus Caraça; Rua Defensores da Liberdade; Rua Ferreira de Castro; Rua Fernando Namora; Rua Irmãos de São João de Deus; Rua Feliciano Rabaça; Rua Tomé Adelino Vidigal; Rua Courela da Pedreira; Rua Horta das Almas; Rua do Calvário; Praceta Heróis do Ultramar; Praceta 25 de Abril.

Quanto aos cuidados a ter aconselha-se que antes de depositar cinzas no contentor do lixo indiferenciado, certifique-se que estão bem apagadas e arrefecidas, colocando-as depois no contentor do lixo dentro de um saco fechado. Caso tenha um jardim ou terreno poderá optar por utilizar as cinzas como fertilizante, reduzindo também a produção de resíduos.

Cancro da próstata no “De Boa Saúde” desta semana

O cancro da próstata é o mais frequente nos homens, em Portugal, sendo que o seu diagnóstico precoce pode ser decisivo para ultrapassar a doença.

Só no país, os dados apontam para existam mais de seis mil novos casos por ano, tratando-se do tumor com maior prevalência no sexo masculino, inclusivamente acima do cancro do cólon e reto e do pulmão. Segundo Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, este, como qualquer outro, é um cancro curável, se detetado a tempo.

Há dois exames essenciais ao diagnóstico: toque rectal (palpação da próstata para detetar a existência de nódulos ou áreas irregulares, com consistência dura); e análise do PSA (antígeno específico da próstata). Depois, podem ser necessários métodos de diagnóstico complementares, como Ecografia da Próstata Transrectal, Ressonância Magnética Nuclear (RMN) ou Tomografia Computorizada (TAC). A confirmação do diagnóstico depende sempre dos resultados da biópsia prostática.

Este tipo de cancro tem a particularidade de evoluir de forma silenciosa. Os doentes, em muitos casos, não apresentam qualquer sintoma durante a progressão do tumor, sendo que as queixas já só surgem em estados avançados da doença.

O cancro, explica ainda Pintão Antunes, surge devido a uma anomalia nas células glandulares. Em situações normais, as células crescem e dividem-se para formar novas células. Umas morrem e são substituídas por novas. É assim o ciclo de vida celular considerado normal. No cancro, este mecanismo sofre alterações.

Em determinada altura, e por razões desconhecidas, as células tornam-se mais agressivas devido a alterações ou mutações no seu ADN. Começam a multiplicar-se de forma descontrolada e a um ritmo mais elevado do que as restantes células da próstata. Por outro lado, as células velhas e doentes não morrem, acumulando-se no órgão e dando, assim, origem ao tumor.

Presidente da Câmara de Évora defende avanço da regionalização

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora defende o avanço da regionalização, rapidamente, mostrando-se preocupado com o adiamento desta decisão.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O presidente da Câmara de Évora admite que a criação de regiões administrativas seria fundamental para a descentralização do país. Durante o XXV Congresso da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, o primeiro-ministro, António Costa, admite que depois de, no final de 2023, se avaliar o processo de descentralização de competências do Estado para as autarquias, irá “dar voz ao povo” sobre este tema. Já o Presidente da República mostrou-se favorável à realização do referendo à regionalização em 2024, exortando à realização do referendo à regionalização em 2024.

Carlos Pinto de Sá referiu ainda que esta medida dará outro nível de poder democrático que falta em Portugal, no entanto, o adiamento deste processo vem de um problema de vontade política. O autarca defende a criação de uma única região administrativa, com quatro sub-regiões, nomeadamente Alentejo Central, Baixo Alentejo, Norte Alentejano e Litoral Alentejano.

Quanto às habituais críticas a esta medida, de que este será um sistema demasiado dispendioso para o país, o presidente afirma que se as verbas forem colocadas ao serviço de órgão eleitos as diferenças de custos será pequena.

[/shc_shortcode]

StartUp em Montemor-o-Novo apoia empresas em fase inicial em várias áreas

A StartUp de Montemor-o-Novo é uma infraestrutura empresarial, sediada na zona industrial daquela cidade, que permite aos empreendedores de pequenas e micro empresas ter acesso a materiais, instalações ou consultoria, para o arranque dos seus projetos em fase inicial.

Esta incubadora “foi lançada pelo Município de Montemor-o-Novo, em julho de 2013, na altura com o nome CAMPE – Centro de Acolhimento de Micros e Pequenas Empresas”, começa por explicar o chefe de divisão de planeamento e apoio ao desenvolvimento económico na StartUp, Daniel Pedreira. Entretanto, adianta, “foi tomada a decisão em julho do ano passado de fazer a alteração do nome comercial para StartUp – Montemor-o-Novo”, de forma a que esta se conseguisse afirmar e posicionar enquanto infraestrutura de acolhimento de novos projetos promissores.

Assim, a StartUp torna-se um meio de apoio a empresários, uma vez que disponibiliza “espaços físicos e apoio logístico para o desenvolvimento de ideias de negócio”, sendo ainda este apoio acompanhado com “serviços de consultoria, tutoria, formação, que é dada através dos nossos recursos humanos, ou de parcerias estabelecidas”.

Esta incubadora de empresas é dirigida “exclusivamente pelo Município de Montemor-o-Novo”, em diversas vertentes de negócio, “ou para quem tenha um negócio recentemente criado, isto é, numa ótica de incubadora, o apoio ao arranque, ou alguém que esteja a desenvolver ou tenha uma ideia de negócio e quer, na prática, validar essa ideia, ou então quem já esteja a constituir a empresa, uma ideia madura e queira iniciar”, adianta Daniel Pedreira.

Quanto à fase de pandemia que se atravessa, a StartUp vive “um momento de estagnação”. “Contudo, foi um grande momento de desafio também, até porque coincide com o momento em que a Câmara assume a gestão da infraestrutura”, permitindo que as empresas se desafiassem a elas próprias, assegura o responsável.

Neste momento, na StartUp, encontram-se 11 empresas instaladas, em três tipologias, ou seja, “quatro empresas em regime virtual, três empresas em espaço de coworking e quatro nas boxes”, nas mais vaiadas áreas, “desde as novas tecnologias, à componente de investigação e desenvolvimento tecnológico, consultoria, fabricação de cosmética natural, comércio, atividades de engenharia”, acabando por ter um público-alvo diversificado.

As sediadas nas instalações da incubadora “são oito a nove”. De qualquer forma, “todas elas, ou têm origem em Montemor, ou são pessoas que residam aqui”, adianta Daniel Pedreira, dando o exemplo de uma das empresas que está em “situação de apoio à aceleração da própria empresa, nomeadamente na sua vertente industrial e que não consegue encontrar outras localizações”, usufruindo dos recursos da StartUp. Esta empresa está, neste momento, a desenvolver “equipamentos na área da industria 4.0, desenvolvendo protótipos no local”.

Daniel Pedreira deixa ainda alguns conselhos aos jovens empreendedores que tenham o sonho de criar ou seguir em frente com um projeto: “primeiro visitem-nos, que podemos ter respostas; se tiverem uma ideia de negócio, certamente que apoiaremos”. “Depois, venham conhecer o nosso tecido empresarial, podendo haver agradáveis surpresas para os empresários, que também estão disponíveis para contratar”.

Como esta é um infraestrutura que pretende apoiar projetos em fase inicial, as empresas podem usufruir dos meios disponibilizados pela StartUp, num “período de até três anos, podendo este ser prorrogado até mais 12 a 18 meses”. Para se candidatar à incubadora, “basta que exista uma ideia viável de negócio”.

A StartUp de Montemor-o-Novo disponibiliza espaço físico e/ou apoio logístico para o desenvolvimento de ideias de negócio e localização de empresas, na sua fase de arranque, ou apenas serviços de consultoria, tutoria, formação e informação. Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os interessados devem entrar em contacto pelo número 266 898 111 ou visitar o site startupmontemornovo.com.

Arma e munições apreendidas em processo de violência doméstica

O Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Estremoz apreendeu, no dia 7 de janeiro, uma arma e munições no âmbito de um processo de violência doméstica, no concelho de Estremoz.

No âmbito de uma investigação de violência doméstica, e devido ao perigo de continuidade do crime, nomeadamente de ameaças de morte e possíveis agressões contra a vítima, uma mulher de 81 anos, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária que permitiu apreender uma espingarda de caça de calibre 12 e 27 munições.

O agressor, um homem de 89 anos, já tinha sido constituído arguido no âmbito do processo de violência doméstica.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Viçosa.

EB 2,3 de Montemor-o-Novo está a participar nas XL Olimpíadas Portuguesas de Matemática

A Escola Básica 2,3 S. João de Deus de Montemor-o-Novo está a participar nas XL Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), na Categoria Júnior, destinada a alunos do 6º e 7º anos de escolaridade, do ano letivo de 2021/2022.

Da primeira eliminatória deste concurso os melhores classificados foram, Vasco Alexandre Domingos Reis, do 7ºG, no topo da classificação, Afonso Duarte Paulo, da turma G do 7º ano, em segundo lugar e a fechar o pódio Tiago Ferreira, do 6ºG. A segunda eliminatória realiza-se no próximo dia 12 de Janeiro, tendo Vasco Alexandre Domingos Reis sido apurado para esta fase.

Esta é um aprova que consiste na resolução de problemas apelando, sobretudo, à capacidade de raciocínio, ao engenho e à imaginação dos estudantes. Devido à situação pandémica que estamos a viver, foi decisão da organização que todas as escolas serão anfitriãs, pelo que os alunos apurados para esta eliminatória realizarão as provas nas respetivas escolas a que pertencem.

Montemor recebe 23ª edição do Critério Paulo Guerra em fevereiro

No próximo dia 15 de Janeiro continua a 23ª edição do Critério Paulo Guerra continua em Mourão, uma iniciativa da Associação de Atletismo de Évora, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), apoiado pelos do Alentejo Central e Clubes filiados praticantes da modalidade.

Esta edição do corta-mato conta com um total de nove provas passando, no dia 15 de Janeiro, por Borba, Mourão, dia 22 janeiro, pelas Alcáçovas, Viana do Alentejo, dia 29 de Janeiro, em Redondo, dia 5 de Fevereiro em  Évora, dia 12 de Fevereiro em Reguengos de Monsaraz, no dia 19 de Fevereiro em Montemor-o-Novo, dia 5 de março em Portel, terminando dia 19 de março em Pavia, Mora.

Esta é um aprova que pretende motivas atletas e clubes filiados na Associação de Atletismo de Évora a este tipo de práticas desportivas, envolvendo os municípios do Alentejo Central, contribuindo para divulgação e promoção desta modalidade, bem como do Desporto Escolar.

Devido à situação de Covid-19 a organização da prova tomou todas as medidas necessárias de forma a que o evento decorra com toda a normalidade e segurança possíveis, tanto para os participantes, como para espectadores.

Esta prova recebe o nome do atleta Paulo Guerra com o objetivo de homenagear o representante do Grupo Desportivo Diana e o Lusitano Arraiolense que se tornou uma figura a nível mundial ao conquistar, na época de corta-mato 98/99, a medalha de bronze no Mundial da especialidade.

A temperatura vai descer a partir de terça-feira

As temperaturas mínimas vão descer gradualmente, a partir de amanha e até ao fim de semana, alcançando valores negativos no interior Norte e Centro, de -3ºC, e entre 0ºC a 7ºC no restante território, segundo informações avançadas pelo IPMA.

Quanto à temperatura máxima, sofrerá alterações significativas, situando-se entre os entre 8ºC e 18°C, não estando prevista chuva para a próxima semana.

Já são permitidos saldos nas lojas físicas

A partir de hoje já podem existir saldos, em Portugal, nas lojas físicas; no entanto, algumas lojas promovem este tipo de descontos online.

Esta medida foi tomada em Conselho de Ministros, sendo que no comunicado consta que até 9 de janeiro de 2022 “são proibidas, em estabelecimento, práticas comerciais com redução de preço”.

Pamela Figueira (na foto) é funcionária numa loja do centro histórico da cidade de Elvas (PTN Store) e refere que a situação está “muito complicada. Esperemos que, a partir do dia 9, possamos entrar com saldos e descontos nos nossos artigos para dar mais movimento à nossa cidade e ao nosso comércio que estão completamente desertos”. A opção para praticar preços mais baixos passa pela página de internet, onde os saldos “são permitidos”.

Também o prazo para devoluções e trocas foi alargado até 31 de janeiro. Normalmente, os saldos costumam ocorrer no período entre o Natal e o ano novo e depois nos primeiros dias do ano, sendo que este ano, a situação não se verificou, pelo menos, nas lojas físicas.

Montemor-o-Novo realiza testes covid gratuitos até final de janeiro

Há três farmácias em Montemor-o-Novo onde se pode realizar o teste rápido antigénio da covid-19, sendo estes totalmente gratuitos, até dia 31 deste mês.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Pode realizar até quatro testes, no entanto é necessário fazer marcação, nas farmácias Freitas, para o número 266 892 226 ou 964 703 872, Montemor, através do contacto 266 857 139 e na Novalentejo pelo 962 231 779.

[/shc_shortcode]

Futebol: Grupo União Sport perde no clássico com Juventude

Neste domingo, 9 de janeiro, a partir das 15h00, o Grupo União Sport (GUS) teve o seu 1.º jogo oficial de 2022, com o Estádio 1.ª de Maio, em Montemor-o-Novo a ser o palco de um clássico alentejano entre GUS e Juventude de Évora, partida da 11.ª jornada, da série F do Campeonato de Portugal. O Juventude regressou às vitórias, batendo por 2-0 o GUS, com os golos a surgirem na 2.ª parte. O União somou hoje a 8.ª derrota, numa partida onde o guarda-redes da formação de Évora foi quase um mero espetador, e onde a formação treinada por Pedro Russiano foi a melhor equipa em todo o jogo, com a defesa do União a suster o ataque do Juventude durante os primeiros 45 minutos mas, na 2.ª parte, o Juventude marcou por duas ocasiões e podia ter marcado mais golos.
Olhando com mais detalhe a partida, o União apresentou-se com um esquema diferente, com o treinador João Guerra a surpreender, colocando o ponta de lança Bruno Machado a jogar adaptado a lateral direito. O Juventude entrou melhor e com tudo, com o União a demonstrar muitas dificuldades para sair do seu meio campo. Aos 10 minutos, a equipa da casa tem a primeira contrariedade, com Miguel Serrano, o mais fantasista elemento do plantel a lesionar-se, uma lesão muscular na perna direita, com Fábio Capela a entrar para o seu lugar. Havia mais Juventude, mas o que é certo é que a melhor oportunidade até aos 15 minutos foi do União, com William Gomes a cabecear por cima. Embora com o jogo mais equilibrado, e a calcar a meia hora de jogo, o Juventude somava 7 pontapés de canto. Ao intervalo o nulo no marcador mantinha-se, com uma 1.ª parte mais azul e branca, onde o Juventude dominou e foi mais equipa, mas sem criar grandes oportunidades para marcar, enquanto que o União se apresentou com uma defesa baixa. Desta forma, ao intervalo o empate ajustava-se, numa arbitragem de critério largo e a deixar jogar.
No início da 2.ª parte, logo aos 53 minutos, o Juventude materializava o seu domínio, aproveitando o esquecimento do União na marcação a João Delgado, que consegue cruzar da direita, com Sibusiso na passada a bater de pé direito para o golo inaugural do Juventude. Aos 67 minutos, o Juventude efetuou a sua primeira substituição, com Miguel Baptista a entrar para o lugar de Marcos Soares. Um minuto depois, seria o União a colocar em jogo a única opção de ataque que tinha no banco – Edy Castro – que rendeu Filipe Ramalho. Aos 70 minutos, o Juventude voltava a mexer, com o capitão Xande a ir para jogo, por troca por Rivaldo. O Juventude, que continuava a dominar o jogo, marcou o segundo golo aos 78 minutos, um espelho daquilo que foi a partida do União, com a equipa alvinegra a perder a bola, e Antony Perez a fazer uma grande simulação e a marcar. Pouco depois, esteve à vista o 0-3, numa cabeçada de Xande, mas foi assinalado fora-de-jogo. O Juventude estava mais perto de dilatar que o União de reduzir, com Nuno Braz a negar esse intento. Já perto dos 90 minutos, ambas as formações esgotaram as substituições. A equipa eborense fez tripla alteração, com a entrada de Ricardo Oliveira, Rodrigo Vicente e Tomaz Ramalho, saindo Perez, Delgado e Sibusiso. O União fez entrar Rafael Nogueira e Pedro Reis para o lugar de Luís Madeira e Miguel Mangerico. O resultado estava feito e a partida chegaria ao seu término, com a vitória justa e sem espinhas do Juventude, perante um União a precisar com urgência da chegada de reforços.

Graça Amante lança livro em Arraiolos no próximo domingo

“Os Colos da Vida” de Graça Amante é o lançamento programado para o próximo domingo, dia 16 de janeiro,  no Cineteatro de Arraiolos, pelas 16 horas.

Para assistir a este evento deve ser reservado atempadamente o bilhete, disponível no Posto de Turismo da cidade, sendo necessária a apresentação de Certificado de Vacinação, ou um teste negativo à Covid-19, bem como da utilização de máscara durante a sessão.

Desconto em passe de comboio para viagens de Vendas Novas a Évora

No âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), será aplicado um desconto nos passes de comboio, aos passageiros que viagem de Vendas Novas, com destino a Casa Branca, Évora e Alcáçovas, tendo direito à redução de 40% do valor do passe, desde que peçam a adesão até 15 de janeiro.
Este programa já era aplicado ao Alentejo Central desde julho de 2021, mas apenas aos passes com origem em Vendas Novas, Casa Branca, Évora e Alcáçovas, tendo como destino as estações/apeadeiros de S. João das Craveiras, Pegões, Fernando Pó, Pinhal Novo, Pragal, Sete-Rios, Entrecampos, Lisboa/Oriente, Lisboa/Sta. Apolónia e Vila Franca de Xira.

Portugal tem mais 26.419 casos Covid e 22 mortes

Portugal regista, este domingo, 9 de janeiro, mais 26.419 casos de Covid-19 e mais 22 óbitos, associados à doença.

Também são hoje reportadas mais 10.758 recuperações da doença, no país.

Nos hospitais do país, encontram-se 1449 doentes internados, mais 61 do que ontem, dos quais 150 em unidades de cuidados intensivos, menos três do que na véspera.

Desde março de 2020, Portugal registou 1.639.846 casos de infeção, 19.113 óbitos e 1.346.772 recuperações.

Centro Cultural de Cabeção tem exposição de fotografia patente até ao fim deste mês

O Centro Cultural de Cabeção é um infraestrutura que promove o desenvolvimento cultural tanto da localidade, como do concelho de Mora. Neste momento está patente, até dia 31 deste mês “A Lua dos Últimos Poetas”, de Awen, uma exposição que recria paisagens, histórias e personagens místicas e misteriosas em 28 fotografias criativas.

António Ferreira, vereador na Câmara Municipal de Mora deixa o convite a todos os que queiram visitar o Centro Cultural, explicando que as exposições patentes “são sempre temporários, mudam de duas em duas semanas, são quase sempre coisas novas, coisas interessantes”.

Para além das exposições que acolhe, esta é também uma infraestrutura que é sede de associações da freguesia, tais como o Grupo de Cantares de Cabeção, Grupo Recreativo e a Universidade Sénior de Mora.

O Centro Cultural de Cabeção está aberto todos os dias, incluindo aos fins-de-semana. Para mais informações deve contactar através do número 266 047 481, ou pelo email centrocultural@cm-mora.pt​.

Município de Viana assinala Restauração do Concelho

O Município de Viana do Alentejo assinala no próximo dia 13 de janeiro o 124º aniversário
sobre a Restauração do Concelho, cuja sessão solene decorrerá no Cineteatro Vianense,
sendo transmitida, em direto, no Facebook, a partir das 15 horas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A efeméride vai ser assinalada com a atribuição da medalha de honra do Município, a título
póstumo, a Joaquim Augusto Simão, que dedicou a sua vida a trabalhar a madeira.

O programa das comemorações inclui ainda a abertura da exposição “Alentejo Figurado”,
da autoria do vianense João Gião Marques, que estará patente ao público, a partir de dia
14, na Igreja da Misericórdia (Castelo), em Viana do Alentejo.

A exposição, com organização da Câmara Municipal de Viana e o apoio da Junta de
Freguesia de Viana do Alentejo e da Direção Regional da Cultura do Alentejo, propõe ao
visitante uma verdadeira viagem etnográfica pelo Alentejo dos hábitos e dos costumes, das
tradições e das vivências de outrora, onde o trabalho do campo e o sol nascido marcavam
o ritmo das sociabilidades.

A mostra estará patente até dia 27 de março, podendo ser visitada durante a manhã entre
as 09:30 horas e as 13 horas, e durante a tarde entre as 14 horas e as 17:30 horas.

[/shc_shortcode]

Portugal atinge os 70% de execução do PT2020 em 2021

A meta de 16% para a execução dos fundos estruturais em 2021 foi ultrapassada, tendo sido executados, desde o início do ano passado, 18% das verbas do quadro comunitário do PT2020. Com isto, já se atingiu uma taxa de 70% de execução global, com quase 15 mil milhões de euros.

Foi uma “enorme satisfação” para o Governo, assegura Ricardo Pinheiro, secretário de Estado do Planeamento, perceber que a meta estabelecida de 60%, até final de 2021 foi superada, recordando que, no início de 2020, Portugal encontrava-se com uma taxa de execução dos fundos estruturais na ordem dos 53%.

Isso, adianta o secretário de Estado, levou a uma necessidade e à exigência de se “conseguir acompanhar, ao máximo, todos os programas operacionais, à escala nacional, mas também garantir que Portugal conseguia aproveitar, de uma forma completamente organizada e estruturada, adaptar as medidas de política àquilo que são as verdadeiras necessidades das empresas, das instituições públicas, dos hospitais, da área da saúde ou das instituições particulares de solidariedade social”.

Entre os vários programas operacionais que superaram “e bem” a meta que estava estabelecida para 2021, encontra-se o da região Alentejo. “Com nível de coerência e de harmonização entre aquilo que é a Agência de Desenvolvimento e Coesão, o próprio Governo e determinados organismos, conseguiu-se, de uma forma prática, fazer chegar aquilo que são os projetos aprovados e estas verbas às empresas e instituições públicas do nosso país”, revela Ricardo Pinheiro. Com programas como este a atingirem as metas estabelecidas, Portugal supera em mais de 200 milhões de euros o previsto para execução em 2021.

O POCI, o Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização, adianta o secretário de Estado, superou a meta dos 675 milhões de euros, sendo que a 30 de dezembro, tinha 903 milhões executados, ou seja, ultrapassou em mais de 200 milhões a verba que estava pré-estabelecida para 2021. “Deixa-nos numa situação particular em relação a todo um mecanismo que foi desenvolvido durante o último ano para execução e acompanhamento dos fundos comunitários em Portugal, independentemente da área estratégica que estamos a analisar”, assegura Ricardo Pinheiro.

O secretário de Estado explica ainda que Portugal foi o terceiro país que mais despesa viu reembolsada, em quase 66%, entre os estados-membros da União Europeia com pacotes financeiros comparáveis, superiores a sete mil milhões de euros. Num conjunto de cerca de 400 programas nacionais financiados na União Europeia por fundos de coesão, Portugal tem quatro no “Top 20” em execução.

A dotação do PT2020, em termos globais, revela Ricardo Pinheiro, é de 21 mil milhões de euros, sendo que, até final do ano passado, foram executados cerca 15 mil milhões, o que corresponde aos 70% de execução, o que faz de 2021 o segundo melhor ano de execução de fundos estruturais, em Portugal.

Da dotação de 327 milhões de euros no Alto Alentejo, 97 milhões foram alocados às empresas. “O apoio às pequenas e médias empresas rondou os 56 milhões de euros. São dados muito relevantes em relação à forma como o Alto Alentejo se posiciona nesta realidade”, adianta Ricardo Pinheiro. Para além das empresas, as associações empresariais, universidades, políticas ativas de emprego, educação, ciência, transportes e os municípios “são algumas das grandes áreas que têm a referência naquilo que são os principais apoios dos fundos estruturais no nosso país”.

Já o pagamento, de mais de mil milhões de euros de ajudas relativas do programa APOIAR, um instrumento de apoio à tesouraria das micro e pequenas empresas, em cerca de três meses, assegura Ricardo Pinheiro, “revela bem a agilidade com que Portugal se posicionou” a este nível.

O Governo revela ainda que os apoios que foram garantidos pelo Portugal 2020: 20.158 empresas apoiadas nos sistemas de incentivos; 8,9 milhões de metros quadrados abrangidos por ações de reabilitação urbana; 101 mil pessoas beneficiadas por apoios à contratação; 77.200 mil adultos apoiados em modalidades de longa duração de dupla certificação; 300 mil jovens apoiados em vias profissionalizantes (básico e secundário); 145 mil estágios profissionais; 1.008 infraestruturas escolares intervencionadas; 6.700 empresas apoiadas em ações de internacionalização; 872 equipamentos sociais e de saúde apoiados; e diminuição anual de 205 mil toneladas de dióxido de carbono de emissões de gases com efeitos de estufa.

Faleceu Maria Lourença Cabecinha resistente antifascista e militante comunista

Faleceu Maria Lourença Cabecinha, resistente antifascista montemorense, aos 88 anos.

Natural de São Cristóvão, concelho de Montemor-o-Novo, nasceu a 17 de março de 1933, no seio de uma família de trabalhadores rurais.

Com 15 anos, aderiu ao Partido Comunista Português e aos 18 anos tornou-se funcionária do partido, sendo obrigada à clandestinidade com o seu companheiro António Gervásio.

Foi presa em 1964., tendo estado presa em Caxias durante cinco anos e meio para cumprir uma pena dois anos e 10 meses, onde nunca lhe foram permitidas visitas do filho.

Após o 25 de Abril participou em diversas iniciativas da URAP e no núcleo de Montemor-o-Novo do MDM.

Sorteio Mor Natal distribui 7500€ em prémios

Na passada sexta-feira, dia 7 de janeiro, pelas 12 horas, realizou-se no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, o sorteio Mor Natal, uma iniciativa do Município de Montemor-o-Novo, Juntas de Freguesia do Concelho, Associação Comercial do Distrito de Évora e Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas, no âmbito do Protocolo Local, com o objetivo de apoiar o comércio local, dinamizando a economia e as empresas da cidade.

A tômbola do sorteio, cheia com milhares de cupões recolhidos em todo o concelho, andou à roda, sendo sorteados 25 prémios monetários, no valor total de 7500€. Os felizes contemplados, irão usufruir agora dos seus prémios nos cerca de 200 estabelecimentos aderentes à iniciativa. Estiveram presentes neste sorteio Olímpio Galvão, Presidente da Câmara Municipal, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Cabrela, Ciborro, São Cristóvão, Santiago do Escoural e União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, e representantes da Associação Comercial do Distrito de Évora e GNR.

​A entrega de prémios aos contemplados pelo sorteio está agendada para dia 14 de janeiro, pelas 18 horas, na sede da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, de forma presencial e de acordo com as normas da DGS.

Quanto aos premiados são os seguintes: 1.º Prémio – Henrique Azinheira; 2.º Prémio – Armindo Guedes; 3.º Prémio – Virgínia Silva; 4.º Prémio – Virgílio Almeida; 5.º Prémio – Joaquina Malhão; 6.º Prémio – Madalena Silva; 7.º Prémio – Regina Fradinho; 8.º Prémio – Rui Lagarto; 9.º Prémio – Sérgio Anes; 10.º Prémio – Leontina do Rosário; 11.º Prémio – Américo Romeiras; 12.º Prémio – Mónica Foito; 13.º Prémio – Cesaltina Vitorino; 14.º Prémio – Maria Adelaide Lourenço; 15.º Prémio – Retiro dos Bons Sonhos; 16.º Prémio – Alexandre Pirata; 17.º Prémio – Arquimínio Dionisio; 18.º Prémio – Pedro Oliveira; 19.º Prémio –  Estrela Aparecido; 20.º Prémio – Paulo Bengalinha; 21.º Prémio- Joaquim Abelha; 22.º Prémio – Daniel Carvalho; 23.º Prémio- Luís Marques; 24.º Prémio – Maria João Gaudêncio e 25.º Prémio- Luciano Serra.

IV RAID realiza-se em Montemor-o-Novo já no próximo mês

IV RAID International CEI – Final do Troféu realiza-se nos dias 18 e 19 de fevereiro, na Herdade dos Hospitais, em Montemor-o-Novo, uma iniciativa promovida pela Equimor – Escola de Equitação.

As inscrições para participar nesta prova encontram-se abertas e devem ser feitas através do email geral@equimor.pt, ou por contacto telefónico para o 919 244 050.

Museu Interativo do Megalitismo sediado em Mora com exposição permanente sobre pré-história

O Museu Interativo do Megalitismo é uma infraestrutura sediada em Mora, na antiga Estação Ferroviária da localidade, que pretende valorizar e divulgar o património megalítico do concelho, afirmando a memória histórico-cultural de Mora.

O vereador da Câmara Municipal de Mora António Ferreira informa que este museu “abriu ao público a 15 de setembro de 2016”, acrescentando que este foi “construído a pensar no imenso património megalítico que temos no nosso concelho e também nas populações da pré-história recente, que contruíram aqui monumentos e dos quais temos muitos exemplos no nosso concelho”. O museu está organizado em quatro secções, “na sala de exposições, tem a apresentação, tem a secção da vida, a secção da morte e da contemplação”, explicando-se ao longo destas quatro fases, o que era a pré-história e especialmente da vida no megalítico.

Apesar de a maior parte das peças, em exposição,  serem provenientes do concelho, o vereador explica que “também temos outra peças vindas de outros concelhos, como Sesimbra e Alter do Chão”. Através da interatividade do museu os visitantes e as suas famílias, podem aprender, “a pensar no megalítico, a testar os seus conhecimentos em mesas interativas, com quizzes e jogos”, sendo esta uma excelente oportunidade para passar tempo em família.

O Museu conta com uma exposição permanente e “de três em três meses temos exposições temporárias, também para dinamizar”, revela o vereador.  Esta infraestrutura é também importante para a aprendizagem dos alunos, declara António Ferreira, “normalmente os quintos e sextos anos são as turmas que mais nos procuram”, tornando-se esta uma excelente oportunidade de promover o ensino dos mais jovens, permitindo que quem o visite “veja coisas reais e deixar um bocadinho o que se vê nos livros para coisas mais reais”.

No que toca às normas relativas à covid-19 o vereador explica que se aplicam “a regras normais de museu, uso de máscara e desinfeção das mãos”, deixando em forma de convite um apelo à população para visitar esta infraestrutura, “visite o Museu Interativo do Megalitismo, talvez fazer uma combinação com o resto do concelho e juntar este passeio com o do Fluviário”, preenchendo o dia com uma visita a vários pontos turísticos e culturais de Mora.

Testagem à Covid-19 gratuita em Évora promovida pela AHRESP faz testagem em Évora

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal realiza hoje, até às 18 horas, no Mercado Municipal, na Praça 1º de Maio, em Évora, um posto de testagem à Covid-19 de apoio aos alojamentos, restauração, bares e discotecas.

A iniciativa é uma parceria com os Laboratórios Germano de Sousa e a Câmara Municipal de Évora, sendo os testes rápidos antigénio à Covid-19 gratuitos, não necessitando de marcação prévia.

Hotéis Vila Galé dão a provar uma especialidade portuguesa por mês por 12 euros

Este ano, a Vila Galé volta a promover a iniciativa gastronómica “12 Meses, 12 Pratos, 12 euros”, que mensalmente destaca os sabores regionais e os produtos portugueses.

Esta iniciativa está disponível nos restaurantes dos hotéis Vila Galé em Portugal, exceto no Vila Galé Douro Vineyards, Vila Galé Porto Ribeira, Vila Galé Sintra e Vila Galé Collection Palácio dos Arcos.

É possível experimentar o prato do mês ao almoço ou ao jantar. O preço é de 12 euros por pessoa, sem bebidas incluídas e as especialidades por mês são as seguintes:

– Janeiro: Francesinha

– Fevereiro: Bacalhau espiritual

– Março: Alheira frita com grelos

– Abril: Arroz de tamboril

– Maio: Ervilhas com ovos escalfados

– Junho: Atum à algarvia

– Julho: Secretos de porco grelhados com limão e esparregado

– Agosto: Choco frito com batata salteada

– Setembro: Bacalhau à Brás

– Outubro: Migas com carne de porco

– Novembro: Massada de robalo com camarão

– Dezembro: Arroz de polvo à algarvia

“No grupo Vila Galé, estamos cada vez mais empenhados em divulgar as iguarias portuguesas mais típicas porque essa é uma forma de promover os produtos regionais que temos e que tornam a nossa gastronomia única, desde os vinhos, aos azeites, queijos, enchidos ou até vegetais. Mas também queremos surpreender e proporcionar uma nova experiência aos nossos clientes porque notamos um crescente interesse em explorar e aprofundar o conhecimento sobre os sabores nacionais”, explica o diretor de alimentos e bebidas do grupo Vila Galé, Miguel Santos.

Para mais informações pode consultar o website do grupo em www.vilagale.com.

Montemor acolhe símbolos da Jornada Mundial da Juventude a 23 de janeiro

Montemor-o-Novo acolhe, no próximo dia 23 de janeiro, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora, símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude que, no próximo ano, decorrem em Portugal, na presença do Papa.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora chegaram à Arquidiocese de Évora, a 31 de dezembro, entregues pela Diocese de Beja. Depois de percorrerem 29 paróquias de Évora, seguem para a Diocese de Portalegre e Castelo Branco, a 30 de janeiro.

Montemor acaba por ter algum destaque na receção dos símbolos, dado que, a cada dia 23 de cada mês, cada diocese ou arquidiocese tem um conjunto de atividades delineadas, com vista preparação destas jornadas. Ainda assim, revela Raquel Murcho, do Departamento da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Évora, todo o mês de janeiro “vai ser muito importante para as paróquias”.

De recordar que as Jornadas Mundiais da Juventude de 2023, naquele que é o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, realizam-se de 1 a 6 de agosto, na zona do Parque Tejo, junto ao espaço que acolheu a Expo’98, em Lisboa.

Saiba mais sobre os dois símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude:

A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Nos meses que antecedem cada Jornada Mundial da Juventude, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem. A receção e o acolhimento dos símbolos têm dado muitos frutos um pouco por todo o mundo.

Em África, estes dois símbolos instaram os jovens a converterem-se numa geração não-violenta, encabeçaram várias marchas pela paz e foram tocados por milhares, que os saudaram também com os trajes típicos dos seus países. Ajudaram ainda a levar reconciliação onde havia tensão, como em Timor-Leste.

A Cruz Peregrina

Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países. Tem sido encarada como um verdadeiro sinal de fé.

O ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani

Desde 2000 que a cruz peregrina conta com a companhia do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália. É antiga a tradição de o levar em procissão pelas ruas de Roma, para afastar perigos e desgraças ou pôr fim a pestes. O ícone original encontra se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica.

[/shc_shortcode]

Pode visitar até hoje os “Presépios de mesa com bolota” em Montemor-o-Novo

Hoje é o último dia em que pode ver a exposição de presépios do Concurso de “Presépios de mesa com bolota”, uma iniciativa promovida pelo Município de Montemor-o-Novo
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Esta iniciativa tem como objetivo desafiar toda a comunidade do concelho de Montemor-o-Novo a contruir um presépio de mesa, amovível, cuja protagonista é a bolota. As bolotas foram colhidas no campo, junto de estradas ou caminhos não vedados, onde existam azinheiras, sobreiros ou outras espécies do género QUERCUS (Carrasco, Carvalho-negral, Carvalhiça, Carvalho-cerquinho).
Os trabalhos vão ficar expostos até hoje, no entanto, pode votar na página de Facebook do Município, até dia 8 de janeiro, deixando um “gosto” no presépio que mais gostar. A classificação final terá também em conta a pontuação do júri do concurso, que terá por base os critérios de avaliação constantes nas Normas do Concurso .
Os trabalhos vencedores serão apresentados em cerimónia pública no dia 15 de janeiro no Mercado Municipal.
[/shc_shortcode]

Município suspende temporariamente a publicação do boletim epidemiológico

O Município de Montemor-o-Novo vai suspender temporariamente a publicação do boletim epidemiológico face à dificuldade de transmitir, atempadamente os dados em tempo real, por parte do Departamento de Saúde Pública e Planeamento (DSPP) da ARS Alentejo, IP, devido ao aumento do número de casos na comunidade.

Por este motivo, a continuação da publicação do boletim epidemiológico poderá ter efeito contrário ao inicialmente previsto, divulgando dados que transmitem uma “falsa sensação de proteção”.

A Câmara Municipal apela ainda à população para o cumprimento de todas as regras de segurança e as indicações das autoridades de saúde.

Município de Borba divulga vencedores do concurso “É Natal no comércio local”

A 1ª Edição do Concurso “É Natal no comércio local”, promovida pelo município de Borba, decorreu entre 15 de novembro e 31 de dezembro, e na qual participaram 57 estabelecimentos comerciais.

Esta edição termina hoje, quinta-feira, 6 de janeiro, com o sorteio dos prémios. Na tômbola foram colocadas todas as senhas a concurso, num total de 2050 senhas.

Após sorteio, o primeiro prémio, um cabaz de produtos do concelho de Borba, no valor de 250 euros, foi atribuído a Armindo Brito. O vencedor do segundo prémio, um cabaz de produtos do concelho de Borba no valor de 150 euros, foi Aline Lopes. E por fim, o terceiro prémio, um cabaz de produtos do concelho de Borba no valor de 100 euros foi atribuído a Nita Damas.

A autarquia de Borba irá contactar os vencedores do concurso, com instruções para o levantamento dos respetivos cabazes, e informa que, no caso de não ser reclamado algum destes prémios será efetuado novo sorteio.

Montemor-o-Novo realiza testes covid gratuitos até final de janeiro

Há três farmácias em Montemor-o-Novo onde se pode realizar o teste rápido antigénio da covid-19, sendo estes totalmente gratuitos, até dia 31 deste mês.

Pode realizar até quatro testes, no entanto é necessário fazer marcação, nas farmácias Freitas, para o número 266 892 226 ou 964 703 872, Montemor, através do contacto 266 857 139 e na Novalentejo pelo 962 231 779.

Inscrições para exercer funções nas mesas de voto abertas

Estão abertas até dia 7 deste mês as inscrições para recrutamento de agentes eleitorais, no âmbito das Eleições Legislativas 2022, marcadas para dia 30 de Janeiro.

Os cidadãos que tenham disponibilidade para exercer funções nas mesas de voto destas eleições, devem realizar a inscrição preenchendo o Boletim de Inscrição, que deve ser entregue, nas sedes da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, apresentando Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.

Os agentes eleitorais exercem funções de membros das mesas e têm direito a uma gratificação fixada nos termos da Lei n.º 22/99, de 21 de Abril, isenta de tributação, sendo o valor à presente data de €51,93. Para mais informações deve ler a Constituição de Bolsa de Agentes Eleitorais

Falta de professores na região Alentejo é uma preocupação no concelho de Montemor-o-Novo

Devido ao aumento do número de professores a pedir reformas, estima-se que até 2030, serão necessários 2737 novos professores, na região Alentejo, uma preocupação que começa a sentir-se no concelho de Montemor-o-Novo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Idalina Bento diretora do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo revela que “neste momento nós temos no Agrupamento uma média de 202 professores, no ativo. Desses 202 professores, 10% ronda os 60, ou mais, anos de idade”, existindo já algumas intenções de pedidos de reformas antecipadas, estando neste momento, esses docentes a “fazer simulações, para ver se lhes compensa a reforma antecipada, até porque há um desgaste inerente ao número de anos de exercício”.

A média de idades do quadro de professores “ronda os 50 anos”, explica a diretora, sendo este “um quadro bastante estável, por isso os professores que entram de novo, são professores que surgem transitoriamente, para suprir algumas necessidades”. Idalina Bento declara que em alguns grupos, começa a ser difícil preencher certas vagas, nomeadamente nos grupos de “Português e História e Geografia de Portugal do 2º ciclo, a nível da Informática também é difícil, a nível do Inglês e a nível da Matemática e Física e Química” as dificuldades acentuam-se. Apesar disto, a diretora esclarece que “os nossos resultados têm disso bastante positivos e, em alguns anos, bastante acima da média regional e em alguns casos, até nacional”.

Devido à “localização geográfica privilegiada, Montemor-o-Novo está muito perto da zona litoral e de grandes centros e tem boas vias rodoviárias”, este é um ponto a favor na contratação de professores que queiram lecionar neste Agrupamento, localizado num meio mais rural. Ainda assim, Idalina Bento acrescenta que, quando não é possível colocar professores, de imediato, “o que temos feito é atribuir horas extraordinárias aos colegas cujo horário o permite”.

“Este ano letivo sei que há três colegas que estão com intenção de reforma antecipada”, revela a diretora do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, acrescentando que “é importante que em termos de sociedade em geral as pessoas compreendam que houve um desinvestimento na carreira docente que se está a refletir agora.” apelando às entidades competentes “a criação de um quadro, digamos assim, de aliciantes que possibilite aos jovens investirem na educação e formarem-se como docentes”, caso contrário, daqui a quatro anos poderá haver falta de professores, no concelho.

O Ministério da Educação que tinha anunciado um conjunto de medidas para formação, habilitações e recrutamento de professores, suspendeu estas medidas na sequência das eleições legislativas antecipadas. Para assegurar que não exista falta de professores em 2030/2031, é necessário recrutar até lá 34.508 novos docentes, o que corresponde a 29% da totalidade de docentes de 2018/2019.

[/shc_shortcode]

Terminam no sábado as votações para eleger o vencedor do concurso “Presépios de mesa com bolota”

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Bolota, o Município lançou um Concurso de “Presépios de mesa com bolota”.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Esta iniciativa tem como objetivo desafiar toda a comunidade do concelho de Montemor-o-Novo a contruir um presépio de mesa, amovível, cuja protagonista é a bolota. As bolotas foram colhidas no campo, junto de estradas ou caminhos não vedados, onde existam azinheiras, sobreiros ou outras espécies do género QUERCUS (Carrasco, Carvalho-negral, Carvalhiça, Carvalho-cerquinho).
Os trabalhos vão ficar expostos até amanhã, no entanto, pode votar na página de Facebook do Município, até dia 8 de janeiro, deixando um “gosto” no presépio que mais gostar. A classificação final terá também em conta a pontuação do júri do concurso, que terá por base os critérios de avaliação constantes nas Normas do Concurso .
Os trabalhos vencedores serão apresentados em cerimónia pública no dia 15 de janeiro no Mercado Municipal.
[/shc_shortcode]

António Pereira eleito presidente da Associação de Futebol de Évora

O Tribunal Arbitral do Desporto deliberou, por unanimidade, julgar válida e integralmente legal
a Assembleia Geral Eleitoral da Associação de Futebol de Évora, realizada no dia 19 de
setembro de 2020, onde os clubes elegeram António Pereira como presidente da Direção, e
respetivos órgãos sociais, para um novo mandato correspondente ao quadriénio 2020/2024.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Recorde-se que aquando da entrega das listas candidatas às eleições associativas o
Presidente da Assembleia Geral da AFE, Carlos Almeida, e posteriormente o Conselho de
Justiça, rejeitaram “liminarmente” a candidatura de Domingos Cordeiro, com fundamento na
violação do artigo 20o, no2 dos estatutos da AFE: “a candidatura a Presidente só é admitida se acompanhada de candidatura aos demais órgãos”.

O Colégio Arbitral do TAD deu razão a esta rejeição, uma vez que a referida candidatura
“apresentou listas aos órgãos de Presidente da Direção, Conselho Fiscal e Conselho de
Justiça, mas não o fez para os órgãos do Conselho de Arbitragem, Conselho de Disciplina e
Conselho Técnico”.

Invocou ainda o responsável pela lista rejeitada que tal não seria razão para a exclusão da sua lista, pois deveria ter sido convidado a aperfeiçoar a candidatura, à semelhança do que se verificou com a candidatura do outro candidato, que pôde substituir um dos candidatos a vogal do Conselho de Arbitragem.

Entenderam os juízes do Tribunal Arbitral do Desporto que “o convite ao aperfeiçoamento deve estar reservado para as situações em que existe uma candidatura com a sua estrutura
fundamental, a qual passa pela existência de candidatos aos diferentes órgãos, e não para
colmatar elementos essenciais que não foram apresentados no momento adequado de
submissão da candidatura.

Se assim não fosse, o ónus que impende sobre os candidatos de instruir o processo com os elementos necessários não teria grande aplicabilidade e poderia gerar uma desigualdade entre candidaturas, permitindo a uma delas um prazo mais prolongado face ao da outra, que cumpriu as exigências impostas pelas normas estatutárias”.

Os juízes concluem sobre este argumento de forma clara e inequívoca: “É evidentemente
diferente substituir um candidato inelegível numa lista, como sucedeu com a candidatura da
lista do outro candidato ao Conselho de Arbitragem, ou não ter de todo apresentado uma lista a esse órgão.

Não há nesta derradeira situação qualquer aparência de lista que permita justificar um
convite ao aperfeiçoamento para supressão de deficiências formais. E por maioria de razão assim sucede se não tiverem sido apresentados quaisquer candidatos a três outros órgãos: Conselho de Arbitragem, Conselho Técnico e Conselho de Disciplina.

Não havia, pois, forma de “salvar” a candidatura da lista do queixoso mediante um convite ao aperfeiçoamento, pelo que andou bem o Presidente da Mesa da Assembleia Geral
da Associação de Futebol de Évora ao rejeitar liminarmente essa candidatura, com fundamento na violação do artigo 20.o, n.o 2, dos Estatutos”.

O Colégio Arbitral do Tribunal Arbitral do Desporto deliberou assim, por unanimidade,
considerar improcedente a ação arbitral e manter o Acórdão proferido em 18 de setembro de 2020 pelo Conselho de Justiça da Associação de Futebol de Évora, que não reconheceu
legitimidade a Domingos Cordeiro para impugnar as deliberações do Presidente da Comissão
Eleitoral de não admissão da sua candidatura às eleições para a referida associação.

[/shc_shortcode]

Webinário promovido pela Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas com inscrições abertas

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) realiza na próxima sexta-feira, dia 7 de janeiro, a partir das 15 horas, um Webinário, em formato online, através da plataforma ZOOM.

Esta sessão, “Perspetivas de financiamento para as PME’s – Portugal 2030 e Plano de Recuperação e Resiliência”, tem como objetivo informar e esclarecer sobre os apoios existentes no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa que é necessário realizar inscrição que deve ser feita online, preenchendo este formulário.

Covid-19: isolamento de sete dias para assintomáticos a partir desta quarta-feira

O período de isolamento para as pessoas infetadas com Covid-19, que estejam assintomáticas, passa esta quarta-feira, 5 de janeiro, a ser de sete dias. A mesma medida aplica-se aos contactos de alto risco.

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS) passam a ser considerados contactos de alto risco os coabitantes do caso positivo confirmado, a não ser que tenham esquema vacinal completo com dose de reforço, trabalhem ou residem em lares de idosos, comunidades terapêuticas e de inserção social, centros de acolhimento temporário, de alojamento de emergência e rede de cuidados continuados.

Segundo as normas atualizadas hoje, pela DGS, o período de isolamento será de dez dias para quem desenvolve doença moderada. Em caso de doença grave, ou para quem tem problemas de imunodepressão, o isolamento será de 20 dias.

Já os contactos de baixo risco ficam dispensados de isolamento e devem fazer um teste, o mais cedo possível, idealmente até ao terceiro dia.

Os assintomáticos, durante o período de isolamento, ficam em autovigilância, monitorizando os seus sintomas, sendo que não precisam de realizar teste, no sétimo dia para saírem do isolamento. Os doentes com sintomas moderados ou graves devem contactar o SNS 24, através dos 808 24 24 254, o médico assistente ou o 112.

Joaquim Pataca é o novo apoderado de Sónia Matias

Foto: Touro e Ouro

Joaquim Pataca é o novo apoderado da cavaleira Sónia Matias, desde o passado domingo, 2 de janeiro, segundo revela o site “Touro e Ouro”.

A cavaleira Sónia Matias pretende, com o novo apoderado, dar uma “revitalização à sua carreira, anunciando que pretende esta temporada fazer atuações, ao mais alto nível”.

Para o regresso efetivo às arenas, Sónia Matias confiou em Joaquim Pataca, “pessoa que desde sempre acompanhou a minha carreira”, refere à mesma fonte, acrescentando que deposita “toda a confiança” no seu trabalho, em que reconhece “a seriedade e capacidade” dos taurinos antigos e com quem se identifica, pelo que “a perspetiva é de realizar uma temporada 2022 em grande nível, num bom número de espetáculos e em praças e corridas importantes”.

Sónia Matias tem este ano também “uma quadra renovada, incrementada com mais alguns cavalos que vão permitir que venha a dar ao seu público o toureio que a tornou a mais popular das cavaleiras portuguesas”.

Jogos da Associação de Futebol de Évora cancelados para os dias 15 e 16 de janeiro

Todos os jogos das competições de futebol e futsal de seniores da Associação de Futebol de Évora que se realizariam no próximo fim-de-semana, de oito e nove de janeiro, serão alterados para os dias 15 e 16 de janeiro, devido às restrições relativas à Covid-19.

A Associação de Futebol de Évora, em comunicado, revela ainda que será realizada uma atualização das jornadas dos respetivos campeonatos a partir dessa data.

Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo recebem visita do Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil

O Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes visitou, na manhã de dia 31 de dezembro, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, com o objetivo de conhecer a realidade em que trabalham estes soldados da paz.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A visita foi acompanhada por André Fernandes, no âmbito da operacionalização do Dispositivo de Prevenção e Intervenção Rodoviária 2021, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, o Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo, José Ribeiro, a Comandante Operacional Distrital de Évora, Maria João Rosado, o Segundo Comandante Operacional Distrital de Évora, Fábio Pontes, o Presidente de Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, António Pinetra, e o Segundo Comandante do Corpo de Bombeiros de Montemor-o-Novo, João Ramalho.

[/shc_shortcode]

Portugal tem mais 25.836 casos Covid e 15 mortes

Portugal regista, esta terça-feira, 4 de janeiro, mais 25.836 casos de Covid-19 e 15 mortes associadas à doença.

De acordo com o último relatório oficial da Direção-Geral da Saúde, registaram-se mais 19.931 casos de recuperação, no país, nas últimas 24 horas. Os casos ativos da doença são 213.749, mais 5.890 que ontem.

A situação hospitalar agrava-se: encontram-se internados 1203 doentes, mais 36 do que ontem, dos quais 147 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Desde março de 2020, em Portugal, morreram 19.015 pessoas com Covid-19, foram identificados 1.460.406 casos de infeção e 1.227.642 recuperações da doença.

Mais 641 casos Covid registados no Alentejo

O Alentejo regista esta terça-feira, 4 de janeiro, 641 novos casos de Covid-19, e não há óbitos a lamentar, nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, na região, foram identificados 50.673 casos positivos e 1.090 mortes.

Candidatos do Partido Socialista do círculo eleitoral do distrito de Évora visitam Convento da Saudação em Montemor

Os candidatos do Partido Socialista, do círculo eleitoral do distrito de Évora, visitaram hoje alguns pontos importantes, no concelho de Montemor-o-Novo, uma atividade que decorre no âmbito da pré-campanha para as eleições Legislativas do próximo dia 30 de Janeiro.

No concelho de Montemor, começaram por visitar a Gruta do Escoural, em Santiago do Escoural, seguindo-se a visita ao Convento da Saudação, no Castelo de Montemor-o-Novo.

Luís Capoulas Santos, cabeça de lista do PS, do círculo eleitoral do distrito de Évora revela que esta visita “tem um objetivo muito concreto, o Partido Socialista, tem como imagem de marca, o cumprimento dos compromissos eleitorais que assume e nós honramos, de tudo aquilo que temos vindo a prometer em sucessivas eleições, termos conseguido concretizar, mesmo aquilo que parecia impossível” e o Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, é prova disso, segundo Luís Capoulas Santos.

O cabeça de lista explica ainda que, em relação ao Convento da Saudação, após as obras de preservação do património, é necessário “agora também, a recuperação total deste Convento, colocando à fruição ad cultura e do turismo, abrindo a possibilidade de uma visitação permanente”. Luís Capoulas Santos refere que “a promessa que fizemos de investir na recuperação do património, e que hoje pode ser demonstrada nos vários pontos do distrito, mas aqui concretamente , em Montemor-o-Novo”.

A acompanhar a comitiva estava o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão que explica que a visita foi feita a locais “onde houve investimento, na Gruta do Escoural, juntamente com a Gruta de Mação, um orçamento na ordem de meio milhão de euros, em que 150.000 euros serão investidos na Gruta do Escoural, com financiamento a 75%”, visitando mais tarde, “o Convento da Saudação, onde foi acionado o Fundo de Salvaguarda, por causa do acidente da abóbada, estamos a falar de um 1.680.000 euros, em que a Câmara suportou apenas o IVA e está previsto também o investimento de 5.500.000 euros, para a recuperação do Convento e transformação para o Centro Nacional de Artes Transdisciplinares, serviços da Câmara e visita do público”. Durante a tarde ainda se realizou a visita à Barragem dos Minutos, em Montemor, tendo sido, tal como explica o presidente da Câmara, “um investimento de cerca de 6.000.000 de euros, na própria barragem, 5.000.000 euros na primeira parte de regadio”, tendo sido visitada, hoje, “a nova expansão, outro investimento de 5.000.000 milhões”, acrescentando que estas visitas “enquanto o Partido Socialista está no governo, o Alentejo tem investimento e é desenvolvido”.

O Vereador da Cultura, Henrique Lopes, realça a importância que este tipo de visitas de membros importantes do governo tem para o património cultural do concelho, acrescentando que Montemor é uma localidade privilegiada nesse aspeto, “de ter um conjunto de estruturas históricas e vale a pena sempre receber estas visitas”. Em relação a esta visita, o vereador reforça que “é um chamar de atenção para estes temas, de que a cultura está na ordem do dia, a cultura é também um motor de desenvolvimento”, demonstrando a importância destas ações.

Já Cármen Carvalheira, membro da lista do PS, do círculo eleitoral do distrito de Évora dá destaque à importância que estes investimentos têm tido até porque “passarmos toda esta informação de património, de história que tem Montemor, conseguirmos dar-lhe uma dimensão significativamente maior, uma vez que isto também são eleições legislativas”.

Os candidatos do Partido Socialista, do círculo eleitoral do distrito de Évora, que visitaram o concelho de Montemor-o-Novo hoje.

Doenças respiratórias não Covid mataram 36 pessoas, por dia, em 2019

O Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) divulgou o Relatório de 2020, que faz uma análise da realidade da doença respiratória em Portugal em 2019.

De acordo com estes dados, em Portugal, morreram 36 pessoas por dia devido às doenças respiratórias não-COVID.

O médico Pintão Antunes explica que “as doenças crónicas respiratórias obstruem os brônquios e dificultam a oxigenação das células, o que vai provocar danos em todos os órgãos”.

As doenças respiratórias continuam a ser uma das principais causas de mortalidade, não só em Portugal como também a nível mundial. Em 2018, estas doenças foram responsáveis por 13.305 mortes, em Portugal.

Candidatos do Partido Socialista do círculo eleitoral do distrito de Évora visitam o concelho de Montemor

O concelho de Montemor-o-Novo recebe hoje os candidatos do Partido Socialista, do círculo do Partido Socialista, do círculo eleitoral do distrito de Évora, no âmbito da pré-campanha para as eleições Legislativas do próximo dia 30 de janeiro

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O dia começou, às 9:30 horas com uma visita à Gruta do Escoural e o seu Centro Interpretativo, em Santiago do Escoural, seguindo-se, às 10:30 horas, uma visita ao Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo. Para terminar a visita, a comitiva dirige-se ao Bloco de Rega da Barragem dos Minutos, pelas 12 horas.

[/shc_shortcode]

“Sevenair” instala-se no Aeródromo de Ponte de Sor

No seguimento do concurso público para instalação de empresas no Centro de Acolhimento Empresarial para a Indústria Aeronáutica e Aeroespacial, uma das empresas que vai ocupar um dos espaços de hangar em Ponte de Sor é a Sevenair, cujo contrato de arrendamento foi assinado na passada semana.

Os planos deste grupo económico passam por instalar parte da manutenção de aeronaves e o treino de técnicos de manutenção aeronáutica no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.

Esta empresa, com mais de 30 anos de atividade, é também responsável pelas rotas de voos internos em Portugal continental que ligam Bragança, Lisboa e Portimão, entre outras atividades ligadas ao setor.

De forma pública, a Câmara Municipal de Ponte de Sor dá “as boas vindas a mais um importante ator do setor aeronáutico nacional”, que vai “acrescentar valor ao cluster pontessorense”.

Rastreio do Cancro da Mama decorre até abril de 2023 em Évora

A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) e o ACES Alentejo Central, dá continuidade do Rastreio do Cancro da Mama no Município de Évora.

O rastreio irá decorrer na Unidade Móvel da LPCC até 10 de abril de 2023, das 9 às 13 horas e das 14 às 17.30 horas, junto ao Centro de Saúde Portas de Avis.

As mulheres do município, elegíveis para o rastreio (50-69 anos), vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 50 e os 69 anos e realiza-se por convite, de dois em dois anos. No Núcleo Regional do Sul, teve início em 1997 e, gradualmente, foi sendo feito o seu alargamento. Até hoje, já se realizaram cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e cerca de 1 milhão de mamografias na região Sul.

De acordo com um inquérito lançado pelo NRS-LPCC, 97% das utentes do rastreio do cancro mama sentiram-se seguras com as medidas adotadas nas instalações e com a equipa técnica, durante a pandemia COVID-19. O NRS-LPCC garante que todos os procedimentos de segurança e higienização vão continuar a ser feitos para manter o bom funcionamento do rastreio durante o atual período de pandemia.

Quercus apresenta o melhor e pior de 2021 e as expectativas ambientais para 2022

O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza), apresenta alguns factos, que na sua opinião, marcaram positiva e negativamente o ano de 2021.

Ao nível do Alto Alentejo, e do distrito de Portalegre em particular, a Quercus destaca, como o pior de 2021:

– O corte ilegal, em Monforte, de 1939 azinheiras, em bom estado vegetativo e de podas de troncos de grandes dimensões em 1058 exemplares, efetuado num povoamento de azinheiras protegido, apresenta-se como mais um exemplo de ameaça aos montados de azinho.

– Barragem do Pisão, considerando que o primeiro tiro da “bazuca” do PRR “foi para fora do alvo, devido aos elevados impactos ambientais sobre o montado e destruição da agricultura tradicional sustentável”. O PRR, segundo a Quercus, “no contexto da crise económica e social devido à pandemia, deveria contribuir para o crescimento sustentável integrado no Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) e não para financiar projetos destrutivos e inviáveis sem um grande investimento público e comunitário. Este empreendimento tem grandes impactes ambientais negativos não apenas na destruição na área florestal de montado da região, mas os blocos de rega afastados, vão promover o alastramento descontrolado das culturas superintensivas de regadio tem vindo a descaracterizar o Alentejo, situação que deve ser controlada”.

– Olivais superintensivos no Alto Alentejo, em que à semelhança do Baixo Alentejo, o Alto Alentejo, sobretudo, em concelhos como Elvas, Avis, Fronteira, Campo Maior ou Évora, continua a ser também “alvo da instalação de novas monoculturas intensivas e superintensivas de olival, sem um fim à vista, e a situação pode mesmo agravar-se, caso avance a construção da Barragem do Pisão, no Crato. Quando a maioria das previsões aponta para num futuro breve existirem cada vez mais carências ao nível dos recursos hídricos disponíveis nas zonas a sul do Tejo, será muito questionável a aposta que está a ser feita nestas culturas de regadio, complementadas com utilização regular de fertilizantes químicos de síntese e produtos agrotóxicos. Mais grave se torna a situação quando a expansão destas culturas é feita à custa de floresta autóctone, base da biodiversidade local, ou com o sacrifício de olival adulto e tradicional, bastante mais bem adaptado às realidades locais”.

– continuação de aplicação de herbicidas cancerígenos. A Quercus sobre este tema refere que “apesar da perigosidade dos herbicidas glifosatos, estes continuam a ser utilizados pelas autarquias locais, serviços florestais e na manutenção de estradas nacionais e municipais”. Estes produtos continuam mesmo “a ser aplicados sem se cumprirem normas elementares de segurança para os trabalhadores e sem prévio aviso das populações, nem sinalização da aplicação. Regista-se também a sua aplicação junto a linhas de água, pondo em perigo a vida selvagem e a saúde púbica. Contribuem para a diminuição da flora autóctone e para a expansão de plantas invasoras. Infelizmente, nenhum município nem nenhuma freguesia do distrito de Portalegre aderiu à proposta da Quercus, e de outras associações, para se declararem livres de herbicidas”.

– Operações de “limpeza” em árvores, onde continuam a ser registados casos de más práticas nas limpezas e operações de poda realizadas nas árvores de alguns parques e jardins do distrito de Portalegre. Tais práticas, muitas vezes realizadas de forma demasiado severa e injustificada, provocam frequentemente debilidade nas árvores intervencionadas, assim como danos ambientais e descaracterização dos espaços públicos onde se encontram.

Relativamente ao melhor de 2021, a associação ambientalista destaca:

– XXVII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, em que a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) promoveu as Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental decorreram em Castelo de Vide, numa organização da ASPEA, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Vide e a Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede.

– Ciclo de webinars às terças, onde a Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede tem permitido atividades de divulgação dos valores naturais, como este ciclo de webinares. A Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo promove “Ciclo de webinars às terças”. Este ciclo de sessões na Internet decorre às terças-feiras, e são promovidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., pela Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo e pela Divisão de Cogestão de Áreas Protegidas do Alentejo. Todas as semanas especialistas das diversas áreas dão a conhecer aspetos particulares do ambiente e respondem a perguntas do público. As sessões ficam disponíveis no canal do Youtube do ICNF.

– Alto Alentejo bem posicionado na Qualidade Ambiental, que segundo a “análise do Índice Sintético de Desenvolvimento Regional, referente a 2019, foi divulgada em junho deste ano, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Esta análise revelou que, ao nível do índice de qualidade ambiental, o Alto Alentejo se situa em quarto lugar nacional, atrás de Trás-os-Montes (1º lugar), Beira Baixa (2º lugar), e Região Autónoma da Madeira (3º lugar). O estudo incidiu sobre 25 regiões Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUTS) III e mostra que, apesar de muito existir ainda a fazer, o Alto Alentejo é uma referência em termos ambientais, a nível nacional.

– Avis e Alandroal com bandeira verde, estes municípios foram distinguidos com a bandeira verde atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Essa atribuição “foi condicionada à avaliação do seu desempenho, através de indicadores de sustentabilidade, sendo um estímulo e uma responsabilidade para o fortalecimento de ações continuadas que visam a elevação da sua qualidade ambiental e educacional. É de salientar que dos Municípios portugueses vencedores da Bandeira Verde Eco XXI, Avis e Alandroal foram os únicos Municípios do Alto Alentejo galardoados”.

Quanto aos desejos para este novo ano, a Quercus ambiciona “uma política intermunicipal em colaboração com a VALNOR de incentivo positivo à separação dos resíduos, ao nível particular e empresarial, incluindo restauração; assim como os melhores transportes e mais ecológicos; e que o Plano Intermunicipal para as Alterações Climáticas no Alto Alentejo consiga contribuir para um melhor ambiente”.

Alentejo tem mais 216 casos Covid

No Alentejo, a Direção-Geral da Saúde reporta esta segunda-feira, 3 de janeiro, 216 novos casos de Covid-19, não havendo óbitos, associados à doença, a lamentar, nas últimas 24 horas.

Desde março de 2020, na região, foram identificados 50.032 casos positivos e 1.090 mortes.

Mais 10.554 casos Covid e dez óbitos em Portugal

Portugal regista esta segunda-feira, 3 de janeiro, mais 10.554 casos de Covid-19 e dez óbitos associados à doença.

De acordo com o último relatório oficial da Direção-Geral da Saúde, registaram-se mais 6.007 casos de recuperação, no país, nas últimas 24 horas.

A região de Lisboa e Vale do Tejo volta a ser a área do país com maior número de novas notificações, num total de 41% dos diagnósticos.

Encontram-se internados 1.167 doentes, mais 86 do que ontem, 147 em Unidades de Cuidados Intensivos, menos um do que na véspera.

Desde março de 2020, em Portugal, morreram 19 mil pessoas com Covid-19, foram identificados 1.434.570 casos de infeção e 1.207.711 recuperações da doença.

Aulas recomeçam a 10 de janeiro: Lacerda Sales afasta hipótese de adiamento

As aulas vão ser retomadas na próxima segunda-feira, 10 de janeiro, revelou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, afastando a hipótese de ser adiado o arranque letivo, após as férias do natal, devido ao aumento de casos de Covid-19.

“Penso que essa medida (adiamento) não está garantidamente sobre a mesa. E, portanto, as aulas começam no dia 10 de janeiro para as crianças, porque essa é uma medida fundamental para a saúde física, mental, social e psicológica das nossas crianças”, revelou o governante.

Lacerda Sales diz que o ensino presencial é “fundamental para as crianças”, assegurando que, no entanto, e de acordo com a evolução epidemiológica, o Conselho de Ministros irá avaliar a situação.

O governante garante ainda que o país tem capacidade de testagem à Covid-19, através das mais de 1.400 farmácias aderentes e 700 postos de laboratoriais de testagem, salientando que Portugal é o quarto país europeu com mais testes realizados.

Portugal, segundo Lacerda Sales, tem mais de 26 milhões de testes efetuados e que só na quinta-feira, dia 30 de dezembro, foram realizados mais de 400 mil testes.

Atividades de grupo suspensas até 9 de janeiro nas Piscinas Cobertas Municipais de Montemor

Estando previsto um período de contenção e suspensão de atividades formativas não letivas até dia 9 de janeiro de 2022, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informou que as atividades de grupo de todos os níveis da Escola de Natação estão suspensas até essa data.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta é uma medida que decorre em consequência das orientações da DGS e Legislação aplicável em vigor, estando a Piscina Coberta apenas disponível, na semana de 3 a 9 de janeiro, das 8:30 horas às 17:00 horas, para a Manutenção Livre, mediante marcação.

Para frequentar este espaço passa a ser obrigatório apresentar Certificado Digital Covid da União Europeia, ou, comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo, há pelo menos 14 dias, com uma vacina contra a COVID -19, ou de comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo.

 

[/shc_shortcode]

GNR regista 21 mortes em mais de 4.300 acidentes na operação “Natal e Ano Novo”

A GNR esteve nas estradas do país, com a Operação “Natal e Ano Novo 2021”, desde o passado dia 13 de dezembro até ontem, 2 de janeiro, tendo registado um total de 4.365 acidentes, dos quais resultaram 21 vítimas mortais, 80 feridos graves e 1.182 feridos leves.

No decorrer desta operação, os militares da GNR procederam a 1.213 detenções, das quais esta força de segurança destaca 669 por condução sob o efeito do álcool, 332 por condução sem habilitação legal, 77 por tráfico de estupefacientes, 42 por posse ilegal de armas e arma proibida e 31 por furto e roubo.

Ao todo, foram fiscalizados 118.547 condutores e controlados 386.703 veículos, tendo sido registadas 30.240 contraordenações rodoviárias, sendo que a GNR destaca 1.292 por condução sob a influência do álcool, 8.677 por excesso de velocidade, 1.992 por falta de inspeção periódica, 991 pela incorreta ou não utilização do cinto de segurança ou de sistemas de retenção, 799 por utilização indevida do telemóvel durante a condução e 739 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Já no âmbito da legislação relacionada com a Covid-19, a GNR, num total de 7.030 ações de fiscalização aleatória, das quais 652 na fronteira terreste, fiscalizou 41.095 veículos, o que resultou em 18 contraordenações.

O objetivo desta operação teve por objetivo combater a criminalidade, intensificar o patrulhamento rodoviário e garantir o cumprimento das medidas necessárias à contenção da Covid-19, de forma a assegurar as festividades e as deslocações em segurança.

Nesta operação de Natal e Ano Novo estiveram empenhadas de várias valências das diversas Unidades da Guarda, “numa ótica de complementaridade e de sinergia de várias ações de patrulhamento, fiscalização e sensibilização, de forma flexível, tendo sido o esforço de forma a combater a criminalidade em geral e a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e o apoio aos utentes das vias, bem como garantir o cumprimento dos normativos decretados na situação de calamidade, através de uma presença dissuasora, interventiva e preventiva”.

Formação em Orientação Sexual e Identidade de Género desenvolvida pela Celf de Montemor-o-Novo

Começa amanhã a formação em “Orientação Sexual e Identidade de Género”, promovida pelo CELFINFO e pelo Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, em horário pós laboral, das 19 horas às 22 horas, a decorrer até dia 20 deste mês.

Hugo Freira, técnico comercial do Celf, Centro de Línguas e Explicações e Formação de Montemor explica que, para além do tema desta à formação, “temos vários outros ligados à formação de público estratégico, não só orientação sexual e identidade de género, mas também a igualdade de género, os apoios à vítima, esta é uma formação que temos em parceria com uma entidade que é a APQV, Associação Portuguesa para a Qualidade de Vida e estamos a executar este projeto no Alentejo e também no Norte e Centro do país”. Neste caso, neste tipo de cursos, o Celf “procura alcançar profissionais que estejam ligados às áreas”, ainda que esta formação seja destinada ao público em geral”, revela Hugo Freira.

Este tipo de iniciativas, segundo Hugo Freira, permitem dar a conhecer, a quem frequenta a formação, o problema da discriminação de género, até porque este é “um tema que ainda se vê que é um pouco tabu e acaba-se por, através destas mesmas formações, de desmistificar” estes temas. No que toca à região do Alentejo e a este tipo de preconceitos, o técnico confessa que “estamos bastante satisfeitos com a adesão e com a escolha dos temas em si, porque são tema onde nós pensávamos que iriamos ter mais dificuldade, em formar turmas e até não, pelo contrário”.

Quanto aos objetivos desta formação, passam por “compreender a especificidades da discriminação contra as pessoas LGBTIQ+, compreender os conceitos de crime de ódio e violência doméstica face a pessoas com essas orientações, podemos fazer aqui uma orientação da rede de recursos existentes a essas pessoas e identificar boas práticas, em Portugal e no mundo, para promover e combater a discriminação”, revela Hugo Freira.

Apesar de o curso iniciar amanhã, as inscrições continuam abertas, até porque, “ainda não temos turma completa, estes cursos têm o número mínimo de 18 inscritos” e as inscrições devem ser feitas “através do Facebook, do nosso site, ou podem dirigir-se às nossas instalações e fazer a inscrição presencial”, informa o técnico.

A formação inicia amanhã, em formato online, decorrendo até ao final de Janeiro. Esta é uma iniciativa promovida pela Celf de Montemor-o-Novo, totalmente gratuita.

Maria e Francisco: os nomes mais escolhidos para os bebés portugueses nascidos em 2021

Francisco e Maria voltaram a ser, tal como já tinha acontecido em 2020, os nomes mais escolhidos para os bebés nascidos, ao longo de 2021, em Portugal.

Para além das 4.599 crianças do sexo feminino batizadas de Maria, e segundo dados do Ministério da Justiça, nasceram ainda 1.157 meninas chamadas Leonor e 1.126 batizadas com o nome de Matilde. No top 10 dos nomes mais adotados em 2021 constam ainda Alice (1.025), Carolina (906), Benedita (884), Beatriz (841), Francisca (655), Mariana (630) e Laura (617).

Entre os rapazes nascidos em 2021, contam-se 1.433 rapazes chamados Francisco, 1.269 de nome João e 1.175 apeliadados de Duarte. Seguem-se, na lista, Afonso (1.132), Tomás (1.128), Lourenço (1.043), Santiago (1.014), Gabriel (971), Martim (933) e Miguel (882).

No ano passado, 15 meninos foram batizados com o nome do Presidente da República, Marcelo, e 12 meninas com o mesmo nome de Cristina Ferreira. Entre os bebés nascidos no ano passado, destaque ainda para uma bebé chamada Georgina e um rapaz batizado de Éder.

Portugal bate recorde de testes à Covid-19 realizados num só dia

Portugal bateu, na passada quinta-feira, o recorde de testes à Covid-19, realizados num só dia.

Foram realizados, ao todo, 402.756 testes (taxa de positividade de 9,2%), no passado dia 30 de dezembro, no país. Dos testes realizados, 307.698 (76%) foram testes rápidos de antigénio de uso profissional.

Os dados, avançados este sábado, 1 de janeiro, pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge, dão ainda conta de que, desde o início da pandemia, em Portugal, já foram realizados cerca de 26,5 milhões testes de diagnóstico à Covid-19. Estes números, ainda assim, não incluem autotestes.