“Esperemos que fevereiro, março e abril tragam água”, refere Francisco Mira

A Barragem dos Minutos, em Montemor-o-Novo, tem, atualmente, cerca de 20 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a menos de metade da sua capacidade máxima (53 milhões de metros cúbicos).

Com a região Alentejo a enfrentar uma situação de seca fraca e moderada, Francisco Mira, presidente da Associação de Beneficiários da Barragem dos Minutos, espera que “os meses de fevereiro, março e abril tragam alguma água, ou a situação tornava-se num caos. A situação da barragem é praticamente a mesma do final da campanha de rega, uma vez que não choveu coisa nenhuma”.

Quanto à campanha de rega deste ano, o responsável refere que “em princípio não vai haver qualquer restrição. As principais culturas que usufruem da barragem são o milho e o prado, que requerem alguma água. Nesta altura, só nos resta esperar”.

Segundo o relatório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, 57,7 por cento do território nacional está em seca fraca, 27,3 por cento em seca moderada, 8,7 por cento em seca severa e 6,3 por cento em condições normais. Até ao momento, não há regiões do país em seca extrema.