Candidatos do Partido Socialista do círculo eleitoral do distrito de Évora visitam Convento da Saudação em Montemor

Os candidatos do Partido Socialista, do círculo eleitoral do distrito de Évora, visitaram hoje alguns pontos importantes, no concelho de Montemor-o-Novo, uma atividade que decorre no âmbito da pré-campanha para as eleições Legislativas do próximo dia 30 de Janeiro.

No concelho de Montemor, começaram por visitar a Gruta do Escoural, em Santiago do Escoural, seguindo-se a visita ao Convento da Saudação, no Castelo de Montemor-o-Novo.

Luís Capoulas Santos, cabeça de lista do PS, do círculo eleitoral do distrito de Évora revela que esta visita “tem um objetivo muito concreto, o Partido Socialista, tem como imagem de marca, o cumprimento dos compromissos eleitorais que assume e nós honramos, de tudo aquilo que temos vindo a prometer em sucessivas eleições, termos conseguido concretizar, mesmo aquilo que parecia impossível” e o Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, é prova disso, segundo Luís Capoulas Santos.

O cabeça de lista explica ainda que, em relação ao Convento da Saudação, após as obras de preservação do património, é necessário “agora também, a recuperação total deste Convento, colocando à fruição ad cultura e do turismo, abrindo a possibilidade de uma visitação permanente”. Luís Capoulas Santos refere que “a promessa que fizemos de investir na recuperação do património, e que hoje pode ser demonstrada nos vários pontos do distrito, mas aqui concretamente , em Montemor-o-Novo”.

A acompanhar a comitiva estava o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão que explica que a visita foi feita a locais “onde houve investimento, na Gruta do Escoural, juntamente com a Gruta de Mação, um orçamento na ordem de meio milhão de euros, em que 150.000 euros serão investidos na Gruta do Escoural, com financiamento a 75%”, visitando mais tarde, “o Convento da Saudação, onde foi acionado o Fundo de Salvaguarda, por causa do acidente da abóbada, estamos a falar de um 1.680.000 euros, em que a Câmara suportou apenas o IVA e está previsto também o investimento de 5.500.000 euros, para a recuperação do Convento e transformação para o Centro Nacional de Artes Transdisciplinares, serviços da Câmara e visita do público”. Durante a tarde ainda se realizou a visita à Barragem dos Minutos, em Montemor, tendo sido, tal como explica o presidente da Câmara, “um investimento de cerca de 6.000.000 de euros, na própria barragem, 5.000.000 euros na primeira parte de regadio”, tendo sido visitada, hoje, “a nova expansão, outro investimento de 5.000.000 milhões”, acrescentando que estas visitas “enquanto o Partido Socialista está no governo, o Alentejo tem investimento e é desenvolvido”.

O Vereador da Cultura, Henrique Lopes, realça a importância que este tipo de visitas de membros importantes do governo tem para o património cultural do concelho, acrescentando que Montemor é uma localidade privilegiada nesse aspeto, “de ter um conjunto de estruturas históricas e vale a pena sempre receber estas visitas”. Em relação a esta visita, o vereador reforça que “é um chamar de atenção para estes temas, de que a cultura está na ordem do dia, a cultura é também um motor de desenvolvimento”, demonstrando a importância destas ações.

Já Cármen Carvalheira, membro da lista do PS, do círculo eleitoral do distrito de Évora dá destaque à importância que estes investimentos têm tido até porque “passarmos toda esta informação de património, de história que tem Montemor, conseguirmos dar-lhe uma dimensão significativamente maior, uma vez que isto também são eleições legislativas”.

Os candidatos do Partido Socialista, do círculo eleitoral do distrito de Évora, que visitaram o concelho de Montemor-o-Novo hoje.