Futebol: U. Montemor arranca empate a Olhanense e regressa aos pontos

Este sábado, 29 de janeiro, realizou-se a 14.ª jornada da série F, do Campeonato de Portugal, com o Grupo União Sport a regressar aos pontos, alcançando um empate a 1 bola diante do Olhanense, uma das equipas candidatas à subida nesta série F, que sentiu muitas dificuldades no Estádio 1.º de Maio.
O União entrou bem no jogo, com a estreia absoluta do novo reforço Igor Ribeiro no 11 inicial, com a equipa alvinegra a tentar mostrar que queria lutar pelo jogo. Aos 4 minutos, numa jogada de contra ataque pela esquerda, Fábio Capela cruzou bem, com Gonçalo Oliveira a aproveitar um erro da defensiva contrária para inaugurar o marcador. O União mostrava-se transfigurado em relação às últimas partidas, mostrando-se muito bem no jogo e superior ao adversário. Quando nada o fazia prever, aos 37 minutos, numa bola perdida em que o União não foi lesto a afastar o esférico, o Olhanense alcança um empate, num grande remate de Carlitos, num golo caído do céu. O Olhanense esteve perto de marcar novamente, o que seria uma tremenda injustiça, mas a bola raspou no poste e saiu. O intervalo iria chegar com o empate a 1 bola a manter-se, naquela que foi a melhor 1.ª parte do União esta temporada. A equipa de arbitragem não esteve bem na 1.ª parte, nomeadamente na amostragem de cartões, a prejudicar claramente o GUS.
Considerando que a 1.ª parte do Olhanense deixou muito a desejar, o treinador Carlo Perrone efetuou ao intervalo tripla substituição, com Andrea Magrino, Edson Pires e João Nóbrega a renderem Jair Brito, Walker e Pedro Paz. Por parte do GUS mão houve alterações à partida para os segundos 45 minutos. O jogo apresentava-se mais divido no início da 2.ª parte quando, aos 60 minutos, o Olhanense fez nova substituição, com Ricardo Matos a render Djoulou. O União fez a sua primeira substituição, aos 65 minutos, com Pipo a entrar para o lugar de Capela. O empate não desenleava, com a partida a ter um futebol mais de luta, mas também mais pobre e praticamente sem oportunidades. Aos 75 minutos, realiza-se uma substituição para cada equipa, com Gonçalo Oliveira a ser rendido por Edy Castro, no União, e a formação de Olhão a esgotar as substituições, entrando Cláudio Major para o lugar de Leandro Ferreira. A grande oportunidade do Olhanense surge aos 83 minutos, com a bola a não entrar por milagre na baliza do União, indo por duas vezes ao poste na mesma jogada. Com os nervos à flor da pele, Josemar perde a cabeça e é expulso por agressão, deixando o União reduzido a 10 unidades. Com o Olhanense a intensificar a pressão, o União tentou fechar os caminhos da sua baliza. Assim, João Guerra faz entrar Denilson para o lugar de Miguel Serrano. Também o treinador João Guerra seria expulso, ao ver o segundo amarelo, por entrar em campo. O Olhanense terminou o jogo muito perto de marcar, com Xavier a apontar um livre de forma superior, mas a bola foi ao poste.
O União provou na tarde deste sábado que a equipa pode ter ainda ter uma palavra a dizer na luta pela manutenção, concretizando uma das melhores exibições, diante de uma equipa de outro campeonato e com outros argumentos.

Campeonato de Portugal Série F JORNADA 14 29/01: U. Montemor 1-1 Olhanense, Moncarapachense 3-0 Imortal, Juventude Évora 5-0 Barreirense, Serpa 2-2 Louletano, Pinhalnovense – Esp. Lagos (não se realizou).