Formação em Orientação Sexual e Identidade de Género desenvolvida pela Celf de Montemor-o-Novo

Começa amanhã a formação em “Orientação Sexual e Identidade de Género”, promovida pelo CELFINFO e pelo Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, em horário pós laboral, das 19 horas às 22 horas, a decorrer até dia 20 deste mês.

Hugo Freira, técnico comercial do Celf, Centro de Línguas e Explicações e Formação de Montemor explica que, para além do tema desta à formação, “temos vários outros ligados à formação de público estratégico, não só orientação sexual e identidade de género, mas também a igualdade de género, os apoios à vítima, esta é uma formação que temos em parceria com uma entidade que é a APQV, Associação Portuguesa para a Qualidade de Vida e estamos a executar este projeto no Alentejo e também no Norte e Centro do país”. Neste caso, neste tipo de cursos, o Celf “procura alcançar profissionais que estejam ligados às áreas”, ainda que esta formação seja destinada ao público em geral”, revela Hugo Freira.

Este tipo de iniciativas, segundo Hugo Freira, permitem dar a conhecer, a quem frequenta a formação, o problema da discriminação de género, até porque este é “um tema que ainda se vê que é um pouco tabu e acaba-se por, através destas mesmas formações, de desmistificar” estes temas. No que toca à região do Alentejo e a este tipo de preconceitos, o técnico confessa que “estamos bastante satisfeitos com a adesão e com a escolha dos temas em si, porque são tema onde nós pensávamos que iriamos ter mais dificuldade, em formar turmas e até não, pelo contrário”.

Quanto aos objetivos desta formação, passam por “compreender a especificidades da discriminação contra as pessoas LGBTIQ+, compreender os conceitos de crime de ódio e violência doméstica face a pessoas com essas orientações, podemos fazer aqui uma orientação da rede de recursos existentes a essas pessoas e identificar boas práticas, em Portugal e no mundo, para promover e combater a discriminação”, revela Hugo Freira.

Apesar de o curso iniciar amanhã, as inscrições continuam abertas, até porque, “ainda não temos turma completa, estes cursos têm o número mínimo de 18 inscritos” e as inscrições devem ser feitas “através do Facebook, do nosso site, ou podem dirigir-se às nossas instalações e fazer a inscrição presencial”, informa o técnico.

A formação inicia amanhã, em formato online, decorrendo até ao final de Janeiro. Esta é uma iniciativa promovida pela Celf de Montemor-o-Novo, totalmente gratuita.