Barragem do Pisão pode ser a salvação num dos distritos “menos agricultados”

O território alentejano encontrava-se, no mês de dezembro, a enfrentar um período de seca fraca e moderada. Dezembro de 2021 foi o quarto dezembro mais quente desde 1931, tendo o valor médio da quantidade de precipitação sido inferior ao valor normal.

Se relativamente à falta de chuva, não há muito a fazer, o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, lembra que, com as alterações climáticas, “somos confrontados com este ciclo de secas que, infelizmente, nos assola com mais frequência que aquilo que gostaríamos”.

No entanto, a construção da Barragem do Pisão, no Crato, diz o dirigente, poderá promover “alguma intensificação da agricultura num dos distritos mais desertificados e menos intensamente agricultados, sob uma perspetiva empresarial, por falta de uma reserva de água consistente na região”.

A verdade é que a falta de água é “muito preocupante”, sobretudo devido à falta de reservas, sendo que as pastagens “estão razoáveis”, porque tem “chovido qualquer coisa para essas necessidades”. “Manifestamente, há falta de reservas no solo e, principalmente, há falta de reservas nas barragens e nas charcas”, adianta Oliveira e Sousa.

Ainda assim, o presidente da CAP diz ter “uma certa esperança” na chuva que ainda possa cair, durante o inverno, para colocar as “barragens com o mínimo, que permita desenvolver, depois, uma campanha de primavera/verão, com rega das culturas que são abrangidas pelas barragens que têm capacidade de irrigar”.

Caso essa chuva não seja suficiente, Oliveira e Sousa assegura que o assunto terá de vir a ser discutido com o novo Governo, com vista a serem criadas algumas ajudas “para minimizar os efeitos de uma seca que venha a intensificar-se que, quando acontece, transporta para os produtores de pecuária, no campo, problemas acrescidos, quer seja para abeberamento, quer seja para alimentação”.

A situação, até ao momento, ainda “não é dramática”, mas Eduardo Oliveira e Sousa diz ser necessário criar-se um programa que minimize os impactos sofridos pelos agricultores com estas alterações climáticas. Para que isso aconteça, tem esperança num que o próximo Ministério da Agricultura que tenha “um diálogo mais fácil, com as estruturas dos agricultores, e que entenda melhor os problemas da lavoura”.