Montemor-o-Novo recebeu os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude

Decorreu ontem, dia 23 de janeiro, a receção dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, em Montemor-o-Novo, um dia que ficou marcado pelas atividades e iniciativas promovidas pelos jovens montemorenses, para toda a população do concelho.

Para Tiago Carlos, vigário paroquial das paróquias de Montemor-o-Novo, “o dia correu lindamente”, revelando que, aquando da chegada dos símbolos à cidade, “tínhamos a Igreja do Calvário bastante composta, com muita gente, houve muitas pessoas que quiseram também associar-se a este acolhimento dos símbolos”. Ao início da manhã os jovens transportaram os símbolos, pelas ruas da cidade, até ao Convento de São Domingos, com paragem “no Lar da Santa Casa da Misericórdia, onde os idosos também puderam participar deste momento”, acrescentado Tiago Carlos que este evento, “é para os jovens, com certeza, mas é para todos os portugueses, para toda a gente, de todas as idades”.

Em representação do município esteve o vereador António Pinto Xavier que referiu a importância deste “dia histórico para Montemor”, não só pelo peso que tem para a cidade receber um evento mundial, como pela proclamação do  “Santuário de Nossa Senhora da Visitação em santuário das Jornadas e isso representa muito, para a nossa cidade e, espero também, para os nossos jovens”. O vereador explica que esta é uma fase preparatória para a participação nas JMJ, deixando o desejo de “chegar com toda a força, no verão do próximo ano”, esperando também que seja possível, por parte do município, “realizar uma série de iniciativas que possam trazer jovens, de fora, e que os nossos jovens sintam esta energia, e que esta se contagie, porque são nestes momentos que coisas muito importantes acontecem”.

O chefe dos Escuteiros do Agrupamento 894 de Montemor-o-Novo, Tiago Coelho refere que “este evento, das Jornadas Mundiais da Juventude, têm toda a importância porque é criado e feito para eles e por isso, faz todo o sentido trazermos os ícones”, a Montemor-o-Novo, permitindo aos jovens um encontro com Jesus. Apesar da situação atual de Covid-19, Tiago Coelho revela que os jovens “estão animados, estão muito desejosos que chegue 2023, para poder ir a Lisboa, infelizmente agora com a pandemia temos um bocadinho de dificuldade que eles estejam todos, porque alguns estão em casa confinados”, acrescenta.

Diana Carneiro, uma das jovens presentes a participar neste dia, destaca a importância deste dia porque “é muito gratificante estarmos perto de Jesus e de Maria e termos todos os amigos reunidos”.

Outra jovem presente neste evento foi Margarida Mira que revela que “o feedback até agora tem sido bastante positivo, as pessoas têm estado a aderir imenso, mais do que nós estávamos à espera”, mostrando-se “com bastantes expectativas, eu acho mesmo que vai ser incrível e temos o privilégio de ser em Portugal”.

Montemor-o-Novo recebeu os símbolos da Jornadas Mundiais da Juventude ontem. Os símbolos seguem agora para Arraiolos.