Cercimor desenvolve “Equilíbrios” um projeto de reabilitação pensado na altura da pandemia

A Cercimor – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão desenvolveu ao longo do ano de 2021, o projeto “Equilíbrios”, nos concelhos de Montemor-o-Novo e Vendas Novas.

A presidente da direção, Ana Cristina Saloio explica que esta “foi uma candidatura que a Cercimor efetivou ao Instituto Nacional de Reabilitação, alias, tem sido uma prática, que nós como entidade temos tido ao longo dos anos, no sentido de podermos também beneficiar de outro tipo de financiamento, para criar atividades que possam também responder às necessidades dos serviços”, bem como dos utentes. Este projeto que terminou em dezembro de 2021, teve a duração de “um ano, pensado neste contexto de pandemia porque cada vez mais fomos sentindo que a parte emocional estava a trazer condicionantes, na parte física da pessoa com deficiência”, resultado do isolamento a que a Covid-19 obrigou.

Ana Cristina Saloio destaca a importância de um projeto como este, “que se centrasse na área da reabilitação, de acordo com a avaliação e com as necessidades, de cada beneficiário do projeto”, criando para cada indivíduo um plano de atividades. Devido à pandemia foi necessário redefinir as linhas do projeto, “as atividades coletivas, na altura quando o projeto foi candidatado, tinham uma perspetiva e depois ao longo do tempo, tivemos de ir aferindo, de acordo com as orientações da Direção Geral da Saúde”, por este motivo, algumas das atividades acabaram por não se realizar.

O “equilíbrios” baseou-se essencialmente “num trabalho individual, na área da fisioterapia, da terapia da fala”, nos concelhos de Montemor e Vendas Novas, possibilitando a criação de “uma mais valia para aquilo que os serviços já têm, no dia-a-dia, no entanto, será sempre benéfico para nós trazer para a entidade, outro tipo de projetos, financiados por outras entidades”, refere Ana Cristina Saloio.

Relativamente à pandemia, a presidente da direção, realça os constrangimentos “ao nível do lar residencial, que é a unidade que, de alguma forma, sofre com esta situação toda porque é exigido à nossa estrutura residencial, um maior confinamento”, tendo sido canceladas as atividades, na comunidade, a que os utentes estavam habituados. Ana Cristina Saloio revela ainda que este isolamento, imposto pela pandemia, “não é bom e sentimos que para nós, esta unidade sofreu aqui com estas regras de distanciamento”.

Neste momento, tal como revela a presidente da direção da Cercimor, “necessitamos de criar espaços físicos, ao nível de edifício, algumas remodelações, por isso, a Cercimor, no ano de 2021 já fez uma candidatura que viu indeferida” a um outro projeto, com o objetivo de criar, na sede da cooperativa, “ a capacidade de receber mais clientes para o antigo Centro de Atividades Ocupacional”, sendo este, tal como declara Ana Cristina Saloio, um dos principais objetivos para este ano.

O projeto “Equilíbrios” decorreu ao longo de todo o ano de 2021, tendo terminado em dezembro. Este foi indispensável nesta altura de pandemia, permitindo desenvolver de forma regular atividades que promovessem a saúde física e emocional dos participantes. O projeto foi cofinanciado pelo programa de financiamento do Instituto Nacional de Reabilitação.