Proclamação dos Santos Patronos das JMJ na Arquidiocese e inauguração de Santuário JMJ

Ontem, pelas 17 horas, o Arcebispo de Évora concelebra a Eucaristia dominical, com o senhor Bispo, D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, na Igreja de São Domingos, em Montemor-o-Novo, durante a qual foram proclamados os Santos Patronos das JMJ na Arquidiocese de Évora, São João de Deus e Santa Beatriz da Silva.

Ainda durante o dia estiveram em exposição a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora, que iniciaram, uma peregrinação por todas as dioceses de Portugal em novembro de 2021, a qual se vai prolongar até julho de 2023.

O dia foi repleto de atividades, durante a manhã com o cortejo dos símbolos desde a Igreja do Calvário até à Igreja de São Domingos e com jogos e dinâmicas para crianças e jovens. A tarde começou com o concerto do grupo da paróquia “Valha-me Deus”, seguindo-se os testemunhos de participantes nas Jornadas. Pelas 17 horas, teve lugar a (Festa da Palavra), na igreja de São Domingos, concelebrada por D. Francisco José Senra Coelho, arcebispo de Évora, e por D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, na qual serão proclamados como Patronos da JMJ na Arquidiocese, S. João de Deus e Santa Beatriz da Silva.

Já no início da noite aconteceu a procissão da Igreja de São Domingos até ao Santuário de Nossa Senhora da Visitação, com recitação de terço, com presidência do Arcebispo de Évora, terminando o dia, às 21 horas, com a : Vigília de Oração, presidida pelo Prelado eborense, no Santuário de Nossa Senhora da Visitação, que nesta celebração será inaugurado como Santuário JMJ da Arquidiocese de Évora, a par do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa e da Igreja de S. Francisco, em Évora. Os símbolos seguiram para Arraiolos.