Montemor-o-Novo recebe os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude

Hoje, dia 23 de Janeiro, Montemor-o-Novo recebe os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, num dia preenchido de atividades para todas as idades e população do concelho.

Tiago Carlos, sacerdote e vigário paroquial no concelho de Montemor-o-Novo explica que este é “um encontro internacional de todos os jovens, cristãos e não cristãos”, que iniciou em Roma, no ano de 1986, convocado pelo Papa João Paulo II, e, desde essa altura, realiza-se de dois em dois anos, reunindo, sempre, milhões de jovens do mundo inteiro. O sacerdote refere a importância que este evento tem, “não só para a Igreja, mas também para o país que recebe a Jornada da Juventude porque, tanta gente a centrar-se numa só cidade, de facto, gera uma grande experiência de comunhão, de conhecimento, de relação”, objetivo principal deste evento, que irá reunir diversos jovens em Lisboa, “celebrando a fé dispersa pelos quatro cantos da terra”.

As Jornadas Mundiais da Juventude vão realizar-se de 1 a 6 de Agosto, na cidade de Lisboa e, para estes dias, tal como revela Tiago Carlos, “há sempre uma questão de preparação, seja a nível da catequese, seja pela questão dos símbolos que a nossa paróquia está a receber”, deixando todos os jovens entusiasmados com estas atividades. Ao longo dos dias em que decorrem as Jornadas são vários os eventos que se realizam, desde “o encontro por países, o encontro por dioceses, catequeses próprias”, ao “encontro com o Papa, nos três últimos dias”, o ponto alto desta iniciativa.

Tiago Carlos realça que este evento “não é só para os cristãos, é para todos, para haver uma descoberta e um conhecimento deste encontro”, estando várias atividades pensadas para este evento que começa no sábado, “dia 22, à noite, por volta das 19:3 horas, os símbolos chegaram à Igreja do Calvário que é o final da Eucaristia”, local onde se realizará um pequeno momento de explicação.

Quanto à programação para domingo, dia em que é celebrada a receção destes símbolos à cidade, Tiago Carlos explica que, “pelas 10 horas da manhã iremos com cânticos desde a Igreja do Calvário à Igreja do Convento de São Domingos”, local escolhido por ser o maior espaço para receber este tipo de eventos, devido à pandemia de Covid-19. Das 10 horas às 13 horas, “vamos ter vários workshops”, de forma a que quem for visitar possa conhecer e aprender mais sobre as Jornadas, “vamos ter um mural, para as crianças poderem pintar, venda de bolos, objetos relacionados com as Jornadas, jogos”, informa Tiago Carlos.

Tiago Carlos revela ainda que, durante a tarde, “irá acontecer uma atividade que existe nas dioceses portuguesas que é o “23 por mês”, ou seja a cada dia 23, há sempre uma atividade relacionada com as jornadas”, sendo que este mês é a vez de Montemor-o-Novo. O catequista revela que “a partir das 15 horas vai haver um concerto de um grupo juvenil que temos na paróquia, os “Valha-me Deus”, vai ser a estreia oficial deles “, seguindo-se mais tarde “vários testemunhos de pessoas que participaram nas jornadas”, fechando o dia, “por volta das 17 horas será a Eucaristia que, em princípio, será presidida pelo senhor Arcebispo”. Nesta noite, o Santuário de Nossa Senhora da Visitação será proclamado santuário das Jornadas Mundiais da Juventude, uma vez que a padroeira desta jornada é a Nossa Senhora da Visitação.

Tiago Carlos deixa ainda o convite a toda a população montemorense a “participar, ir ao encontro, a Igreja de São Domingos estará aberta, com os símbolos, ir lá conhecer, porque no fim de contas isto não é só uma expressão de fé é também um fenómeno social, do mundo, que é juntar milhões e milhões de jovens”, sendo este um dia importante também para o município.

As Jornadas Mundiais da Juventude decorrem de 1 a 6 de agosto de 2023 em Lisboa 2023, encontro de jovens de todo o mundo com o Papa. Montemor-o-Novo recebe os símbolos peregrinos das JMJ já no próximo domingo, dia 23 de janeiro.