Biblioteca Itinerante de Redondo em exposição pelo País

“Bibliotecas Itinerantes – Lugares de Futuro” é a exposição que está a percorrer o território nacional para mostrar o nobre papel que as bibliotecas móveis desempenham junto das comunidades mais isoladas.

A mostra, que conta com a curadoria de António Bento Ramires, responsável pela Biblioteca Itinerante de Redondo (BIR), em conjunto com Carlos Mata Ferreira e Rui Guedes, surgiu no âmbito da IX Maratona de Leitura da Sertã. Consiste na exibição de painéis informativos com as atividades dos 73 serviços itinerantes de leitura existentes no País que aceitaram este desafio, entre os quais o de Redondo.

Podendo ser solicitado o seu envio em formato físico ou digital, através do endereço bibliomoveisdeportugal@gmail.com, a exposição vai caminhar por todo o País até ao final do ano. Prevê-se que tenha paragem obrigatória em Redondo, em Maio.

Sobre rodas e na bagagem o lema “Levar o livro mais perto de todos”, a BIR anda na estrada desde 1976, cabendo a António Bento Ramires “o transporte das letras” até às comunidades locais. O responsável, considerando que o bibliotecário itinerante “é uma profissão de futuro e que se conseguiu adaptar” aos novos tempos, sublinha a sua elevada importância no combate ao isolamento.

De referir ainda que a BIR desenvolve um leque variado de atividades em torno do livro, da alfabetização e da escrita, cumprindo, assim, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.