Presidente da Câmara de Évora defende avanço da regionalização

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora defende o avanço da regionalização, rapidamente, mostrando-se preocupado com o adiamento desta decisão.

O presidente da Câmara de Évora admite que a criação de regiões administrativas seria fundamental para a descentralização do país. Durante o XXV Congresso da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, o primeiro-ministro, António Costa, admite que depois de, no final de 2023, se avaliar o processo de descentralização de competências do Estado para as autarquias, irá “dar voz ao povo” sobre este tema. Já o Presidente da República mostrou-se favorável à realização do referendo à regionalização em 2024, exortando à realização do referendo à regionalização em 2024.

Carlos Pinto de Sá referiu ainda que esta medida dará outro nível de poder democrático que falta em Portugal, no entanto, o adiamento deste processo vem de um problema de vontade política. O autarca defende a criação de uma única região administrativa, com quatro sub-regiões, nomeadamente Alentejo Central, Baixo Alentejo, Norte Alentejano e Litoral Alentejano.

Quanto às habituais críticas a esta medida, de que este será um sistema demasiado dispendioso para o país, o presidente afirma que se as verbas forem colocadas ao serviço de órgão eleitos as diferenças de custos será pequena.