Clube de Ténis de Montemor-o-Novo trata de licenças de padel

inauguracao_cobertura_campo_tenis_4.jpgOs atletas que pretendam pedir a licença de praticante ou jogador de padel, à Federação Portuguesa de Ténis, podem fazê-lo através do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo.

O Clube de Ténis de Montemor-o-Novo fica situado na Rua Aquilino Ribeiro, em Montemor-o-Novo.

Oiça as declarações de Luísa Reis, do Clube de Ténis, nos noticiários da Rádio Nova Antena, às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

GUS realiza Assembleia Geral

gusO Grupo União Sport realiza, esta sexta-feira, dia 31, a sua Assembleia Geral.

A sessão está marcada para as 20 horas e inclui os seguintes pontos:

  • Apresentação, discussão e votação do relatório de atividades e contas do exercício de 2016 e Conselho Fiscal;
  • Informações diversas.

 

“O Que Vamos Comer” de 27 a 31 de março

OQueVamosComer.jpg“O que vamos comer” nasceu como uma proposta diferente de preparar receitas diversas.

A Rádio Nova Antena pretende, assim, dar ideias para o seu dia-a-dia.

Eis algumas das receitas que lhe apresentámos esta semana:

 

– Chocolate quente light;

– Bolo de arroz com creme de limão;

– Peitos de frango reachados com queijo;

– Peixe crocante com batatas assadas;

e molho de tomate com atum, azeitonas e massa penne.

Sandra Canhoto

GNR regista um acidente em Montemor-o-Novo

gnr11A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou ontem, quinta-feira, três acidentes de viação, um deles em Montemor-o-Novo.

No que diz respeito à criminalidade registaram-se nove ocorrências.

No âmbito contraordenacional registaram-se 58 infrações relativas à legislação de trânsito e 26 relativas à legislação policial.

 

Notícias da manhã de sexta-feira, 31 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de sexta-feira, 31 de março, na Rádio Nova Antena, numa edição de Cláudia Clérigo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Temas em destaque:

– Associação Cultural Theatron realiza Workshop de Teatro;

– Montemor-o-Novo assinala o dia mundial do Autismo;

– atletas podem pedir licença de padel no Clube de Ténis de Montemor-o-Novo;

– Grupo União Sport realiza hoje Assembleia Geral;

– e feira de velharias volta a Montemor-o-Novo  no próximo domingo.

[/shc_shortcode]

Prazo de entrega de IRS começa sábado

irs.jpgAo contrário do que é costume, em 2017 só existe um período de entrega de IRS para todos os escalões e tipos de rendimento, eliminando as confusões antigas.

A data para preencher e entregar a declaração anual de 2016 é de 1 abril a 31 de maio de 2017.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A novidade este ano no IRS é o preenchimento automático da declaração para os trabalhadores dependentes e pensionistas, categoria A e H respectivamente.

Assim, a Autoridade Tributária e Aduaneira, com base nas informações confirmadas e validadas no portal e-fatura, em conjunto com os elementos pessoais relevantes no âmbito, por exemplo, da composição do agregado familiar, inseridos no Portal das Finanças, processa a declaração automaticamente.

[/shc_shortcode]

Programa Erasmus está a comemorar 30 anos

AnaPereiraNova.jpgO programa Erasmus, um dos mais populares da União Europeia, está a comemorar 30 anos.

Mais de 9 milhões de jovens já realizaram um programa Erasmus, durante os últimos 30 anos e Portugal foi o sétimo país europeu mais atrativo no ano letivo de 2014/15 para a realização deste tipo de programas.

Está aberto um concurso até 15 de abril, para que quem participou neste programa partilhe a sua história com uma fotografia ou vídeo.

Para mais informações visitar o site esaelvas.com/europedirect.

Este é o tema da edição de hoje de Espaço Europa.

Notícias da manhã de quinta-feira, 30 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de quinta-feira, 30 de março, na Rádio Nova Antena, numa edição de Cláudia Clérigo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Temas em destaque:

– projeto Duoday realiza-se hoje em Montemor-o-Novo;

– módulo VII do curso de cerâmica das Oficinas do Convento tem início na próxima semana;

– Contos doutra hora realizam-se hoje em Montemor-o-Novo;

– Festa da Primavera realiza-se sábado em São Cristóvão;

– e IRS tem que ser entregue de 1 abril a 31 de maio.

[/shc_shortcode]

GUS realiza Assembleia Geral na sexta-feira

gusO Grupo União Sport realiza, esta sexta-feira, dia 31, a sua Assembleia Geral.

A sessão está marcada para as 22 horas e inclui os seguintes pontos:

  • Apresentação, discussão e votação do relatório de atividades e contas do exercício de 2016 e Conselho Fiscal;
  • Informações diversas.

GNR regista um crime de furto em Montemor-o-Novo

guardanrepA Guarda Nacional Republicana (GNR) de Évora registou ontem sete ocorrências criminais, das quais se destaca uma em Montemor-o-Novo por furto em interior de residência e outra por condução sem habilitação legal.

No total, registaram-se 64 infrações rodoviárias, dez infrações relativas à legislação policial, cinco relativas à legislação ambiental e três acidentes rodoviários.

Notícias da manhã de quarta-feira, 29 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de quarta-feira, 29 de março, na Rádio Nova Antena, numa edição de Cláudia Clérigo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Temas em destaque:

– Grupo União Sport realiza Assembleia Geral;

– VI módulo do curso de cerâmica prossegue nas Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo;

– feira de velharias volta a Montemor-o-Novo  no próximo domingo;

– 11.ª edição do Congresso das Açordas tem início sexta-feira em Portel;

– e IRS tem que ser entregue de 1 abril a 31 de maio.

[/shc_shortcode]

GNR de Évora regista seis acidentes de viação

gnr11A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou ontem um crime de homicídio por negligência em acidente de viação, em Vendas Novas, do qual resultou a morte de um ciclista de 40 anos (ver aqui).

O posto móvel da GNR está hoje nas localidades de São Marcos do Campo e Campinho.

O registo de ocorrências da sala de situação da GNR de Évora para ouvir nos noticiários da Rádio Nova Antena.

Notícias da manhã de terça-feira, 28 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de terça-feira, 28 de março, na Rádio Nova Antena, numa edição de Cláudia Clérigo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Temas em destaque:

– Lavre, Cortiçadas e São Cristóvão candidatas às 7 Maravilhas de Portugal;

– Presidente da Câmara Municipal de Estremoz perde mandato

– Ciclista morre entre Montemor e Vendas Novas;

– Montemor-o-Novo assinala Dia Nacional dos Centros Históricos;

– Projeto Duoday realiza-se quinta-feira em Montemor-o-Novo e Évora.

[/shc_shortcode]

Presidente da Câmara Municipal de Estremoz perde mandato

LuisMourinha.jpg

O Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Mourinha, foi condenado a uma pena prisão de dois anos e oito meses com pena suspensa, ao pagamento de uma indemnização de 1.882,50 euros acrescidos de juros de mora por danos patrimoniais e 4.500,00 euros por danos não patrimoniais à Liga dos Amigos do Castelo de Evoramonte (LACE), bem como à perda de mandato na pena acessória.

Na origem do diferendo está uma queixa da LACE, depois de Luís Mourinha, na qualidade de presidente da câmara ter dirigido a Eduardo Basso, presidente da direção da LACE, uma carta informando-o de que retirava apoio da autarquia às iniciativas daquela associação, nomeadamente a atribuição de subsídios, utilizando papel timbrado do município, depois de alegadamente Basso ter criticado Luís Mourinha.

O tribunal de Estremoz resolveu absolver o autarca da prática do crime de prevaricação. No entanto, na sequência do recurso interposto pela LACE, o Tribunal da Relação de Évora aceitou ordenou a repetição do julgamento do presidente da câmara de Estremoz.

A condenação do autarca é consequência da queixa-crime apresentada em 2010 por Eduardo Basso, presidente da LACE e ex-director do extinto quinzenário Ecos, depois do município de Estremoz ter suspendido parte do subsídio que fora atribuído durante a gestão do socialista José Alberto Fateixa, em 2009, à associação.

Luís Mourinha não presta declarações, mas informa que irá recorrer da sentença.

Judiciária investiga morte em fogo numa casa em Évora

policia_judiciaria.jpgUm incêndio, ocorrida na noite de ontem, domingo dia 26, está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ). O sinistro teve lugar numa habitação, na urbanização da Horta das Figueiras, na periferia da cidade, provocou um morto e um desalojado.

A vítima morta é um homem de 66 anos, localizado sem vida quando os bombeiros combatiam o incêndio, que deflagrou cerca das oito e meia da noite. Além de provocar um morto, o incêndio deixou uma pessoa desalojada, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora.

O fogo destruiu a sala e um quarto da casa. As operações de socorro prolongaram-se por cerca de cinco horas e mobilizaram 20 operacionais e dez viaturas dos bombeiros, Instituto Nacional de Emergência Médica, PSP, PJ e Serviço Municipal de Proteção Civil.

Ciclista morre entre Montemor e Vendas Novas

AcidentePlaca.jpgUm ciclista de 40 anos morreu na sequência de uma colisão entre um automóvel e a sua bicicleta, cerca das onze e meia da manhã desta segunda-feira dia 27, na estrada nacional nº 4, entre Montemor-o-Novo e Vendas Novas, junto às antenas da Marconi.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, o ciclista foi colhido pela colisão do veículo automóvel com a traseira do seu velocípede.

Nas operações de socorro, estiveram presentes dez operacionais dos bombeiros, Instituto Nacional de Emergência Médica e Guarda Nacional Republicana, além de cinco viaturas.

Associação de Dadores de Sangue hoje com assembleia geral

Associao_de_Dadores_Benvolos_de_Sangue_ADBS_de_Montemor-o-Novo.jpgA Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo vai realizar uma assembleia geral esta segunda-feira, dia 27.

A assembleia tem início pelas 20.30 horas, nas instalações da sede da associação, tendo por ordem de trabalho os seguintes pontos: apresentação, discussão e votação de contas; eleição de novos corpos gerentes; e outros assuntos.

GNR regista dez acidentes durante o fim-de-semana

guardanrepA Guarda Nacional Republicana de Évora registou este fim-de-semana, dias 24, 25 e 26 de março, dez acidentes de viação (cinco colisões, quatro despistes e um atropelamento de animal).

No âmbito da criminalidade, registaram-se 16 ocorrências criminais.

O posto móvel da GNR está hoje nas localidades de Montoito, Aldeias de Montoito e Falcoeiras.

Notícias da manhã de segunda-feira, 27 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de segunda-feira, 27 de março, na Rádio Nova Antena, numa edição de Cláudia Clérigo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Temas em destaque:

– Biblioteca Municipal Almeida Faria tem novo horário de funcionamento;

– Grupo União Sport perdeu em casa por 1-0 frente ao Alcaçovense;

– 1º Fórum AMAlentejo decorre em Campo Maior;

– Comissão Europeia tem aberta consulta pública sobre prioridades e reforço do Corpo Europeu de Solidariedade;

– Marcelo Rebelo de Sousa promulga taxa anual de 50 cêntimos no preço da água;

– e Green Cork Escolas está a decorrer até junho.

[/shc_shortcode]

Notícias da manhã de domingo, dia 26 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de domingo, dia 26 de março, na rádio Nova Antena, com edição de Andreia Claro.

Temas em destaque:

– formação “Ouvir a Forma” está a decorrer até hoje em Montemor-o-Novo;

– Dia Nacional dos Centros Históricos comemora-se terça-feira;

– Hoje disputa-se mais uma jornada no Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora;

– Olímpio Galvão é candidato à presidência da câmara de Montemor-o-Novo, pelo PS, nas próximas Autárquicas;

– horário de verão entrou em vigor na madrugada de hoje

– Ovibeja realiza-se de 27 de abril a 1 de maio;

e taxas de roaming terminam este ano.

Cancro poderá matar 5,5 milhões de mulheres em cada ano até 2030

relatoriocancroDe acordo com um Relatório da Sociedade Americana de Cancro, esta doença poderá matar 5,5 milhões de mulheres em cada ano até 2030, ou seja, perto de 60% a mais em relação a 2012.

O Relatório da Sociedade Americana de Cancro foi divulgado durante o Congresso Mundial do Cancro, que decorreu em Paris e onde se concluiu também que os esforços redobrados na educação e prevenção são necessários para travar este flagelo crescente que matou 3,5 milhões de mulheres em 2012 (de mais de oito milhões de mortes no total), sobretudo em países em desenvolvimento.

“O peso do cancro aumenta em países com baixo e médio rendimento devido ao envelhecimento e ao crescimento da população”, indicou Sally Cowal, da Sociedade Americana de Cancro, que compilou o relatório com o apoio de um laboratório farmacêutico alemão.

O aumento de incidência de cancro também é atribuído ao “aumento da prevalência de fatores de risco de cancro associados à inatividade física, má alimentação, obesidade e fatores reprodutivos”. Neste último caso está a gravidez tardia nas mulheres que poderão constituir um fator de risco para o cancro da mama.

Tendo como base ainda este relatório o cancro mata atualmente uma em cada sete mulheres em todo o mundo, sendo a segunda maior causa de morte depois das doenças cardiovasculares.

Notícias da manhã de sábado, dia 25 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de sábado, dia 25 de março, na Rádio Nova Antena, com edição de Andreia Claro.

Temas em destaque:

– Ciclo de Primavera começa hoje em Montemor-o-Novo;

– rede de cidadania leva Primavera até ao mercado municipal,

– PS apresenta candidato à presidência da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo;

– amanhã disputa-se mais uma jornada no distrital de seniores: 20ª na Divisão de Elite e 18ª e última na Divisão de Honra;

– segundo Challenge 3000 e caminhada da hora do planeta realizam-se hoje;

– horário de verão começa esta madrugada;

e Fluviário de Mora continua a comemorar 10º aniversário.

Hospital S. João de Deus com experiências piloto em Saúde Mental

hospital-s-joao-deus.jpgO Hospital S. João de Deus, em Montemor-o-Novo, vai integrar as experiências piloto de Rede Nacional de Cuidados Continuados na Saúde Mental, com a criação de 16 lugares destinadas a adultos em Residência de Apoio Moderado.

A Residência de Apoio Moderado tem por finalidade proporcionar cuidados que permitam a manutenção e o desenvolvimento das competências do doente, proporcionando-lhe melhor qualidade de vida e promovendo a integração sócio ocupacional.

Oiça as declarações do diretor do hospital S. João de Deus, David Padeiro, nos noticiários da Rádio Nova Antena às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

Três colisões no distrito de Évora e um acidente de trabalho

Gnr_TRANSITO.jpgTrês colisões, em Estremoz Montemor-o-Novo e Vendas Novas, foram registadas ontem pela Guarda Nacional Republicana.

Houve ainda registo de um acidente de trabalho em Reguengos de Monsaraz e de nove ocorrências criminais.

Saiba mais nas notícias da Rádio Nova Antena às 8, 9, 12, 16 e 19 horas

Notícias da manhã de sexta-feira, dia 24 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de sexta-feira, dia 24 de março, na Rádio Nova Antena, com edição de Andreia Claro.

Temas em destaque:

– hoje há saída noturna de observação de fauna e vias rodoviárias integrada nos “Dias Tranquilos…”;

– formação “Ouvir a Forma” decorre amanhã e domingo nas Oficinas da Cerâmica e da Terra;

– Hospital S. João de Deus vai integrar experiências piloto de cuidados na Saúde Mental;

– Fluviário de Mora comemora décimo aniversário a partir de hoje;

– Elvas vai acolher em junho Torneio Interassociações Lopes da Silva do futebol de formação;

e Comendador Rui Nabeiro condecorado com medalha de mérito da GNR.

Trazer a Primavera ao Mercado realiza-se sábado

MercadoMontemor.jpgA Rede de Cidadania de Montemor-o-Novo organiza este sábado, dia 25, a iniciativa “Trazer a Primavera ao Mercado”.

As plantas vão ficar no mercado com o objetivo de dar mais vida e cor ao mercado.

Oiça as declarações de Maria Leonor Ferreira, da organização, nos noticiários da Rádio Nova Antena, às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

60 anos dos Tratados de Roma no “Espaço Europa”

AnaPereiraNova.jpgOs 60 anos da assinatura dos Tratados de Roma são comemorados ao longo do próximo ano.

Os Tratados foram assinados entre seis países da União Europeia a 25 de março de 1957.

Para assinalar a data está a decorrer uma exposição na Escola Superior Agrária de Elvas sobre o tema.

Ana Pereira (na foto), do Gabinete Europe Direct do Alto Alentejo, explica a importância desta data na edição desta semana de “Espaço Europa”.

Fornecimento doméstico de água interrompido em Montemor-o-Novo

abastecimentoAgua.jpgDevido a trabalhos de higienização da Cisterna Grande do Castelo, por parte da empresa Águas Públicas do Alentejo, SA, o fornecimento doméstico de água vai estar interrompido esta sexta-feira, dia 24, no período compreendido entre a meia-noite e as 8 horas.

Pode, no entanto, existir condicionamentos no abastecimento durante todo o dia em algumas da cidade e locais como a Quinta da Caldeira, Lar da Misericórdia, Escola Secundária, Escola EB 2,3, CineTeatro Curvo Semedo, Centro de Saúde e Castelo.

Crime de violência doméstica em Portel

violenciadomes.jpgA Guarda Nacional Republicana registou ontem um crime de violência doméstica contra menores em Portel e três acidentes de viação, sendo um despiste em Vila Viçosa, do qual resultou um ferido leve, e duas colisões em Redondo e São Marcos do Campo.

Houve ainda registo de 54 infrações relativas à legislação de trânsito e duas relativas à legislação policial.

Hoje o posto móvel da GNR está na localidade de Monte de Trigo.

Saiba mais nos noticiários da Rádio Nova Antena às 8, 9, 12, 16 e 19 horas

Notícias da manhã de quinta-feira, dia 23 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de quinta-feira, dia 23 de março, na Rádio Nova Antena com edição de Andreia Claro.

Temas em destaque:

– Ciclo de Primavera tem início sábado em Montemor-o-Novo;

– fornecimento doméstico de água interrompido amanhã em Montemor-o-Novo;

– exposição do coletivo MAPA inaugurado sábado na Galeria Municipal;

– “Trazer a Primavera ao Mercado” sábado no mercado;

– Agência Portuguesa do Ambiente pretende identificar fonte de poluição no rio Tejo;

– hoje há atelier livre nas oficinas da cerâmica e da terra;

– Congresso Regional Estremenho de Medicina Interna realiza-se sexta-feira e sábado em Badajoz.

 

Fornecimento de água interrompido em Santiago do Escoural

corte_agua.jpgO fornecimento doméstico de água vai ser interrompido em toda a sede da freguesia de Santiago do Escoural esta quinta-feira, dia 23, no período compreendido entre a meia-noite e as 8 horas.

Esta situação deve-se aos trabalhos de higienização do Reservatório R1 de Santiago do Escoural por parte da empresa Águas Públicas do Alentejo, SA. Pode, no entanto, existir perturbações no abastecimento ao longo do dia, em toda a sede da freguesia de Santiago do Escoural.

Detido por condução perigosa

Algemas.jpgUm indivíduo foi detido em Évora pela Guarda Nacional Republicana, por condução perigosa.

A GNR registou ontem um acidente na localidade de Azaruja, que provocou danos materiais nas viaturas.

Saiba mais nos noticiários da Rádio Nova Antena às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

Notícias da manhã de quarta-feira, dia 22 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de quarta-feira, dia 22 de março, na Rádio Nova Antena, com edição de Andreia Claro.

Temas em destaque:

– segundo Challenge 3000 e a Caminhada da Hora do Planeta realizam-se sábado em Montemor-o-Novo. Inscrições abertas até amanhã;

– freguesia de Santiago do Escoural com fornecimento de água interrompido amanhã;

– diretora de lar condenada a nove anos de prisão por abuso sexual de menor;

– musical “O Tempo Foge” domingo no Curvo Semedo;

– resistência à medicação no “De Olho na Saúde Mental”;

– prazo para apresentação de proposta para cofinanciamento de promoção de produtos agrícolas está a decorrer;

e mostra Geometria dos Sentidos patente no Centro de Ciência do Café.

Medo de ficar sem telemóvel já é considerado doença “parte 2”

DrPintaoFalcato.jpgHá alguns anos para cá que esta dependência do telemóvel e o medo de ficar incontactável tem aumentado e até prejudica a vida e o trabalho das pessoas.

Mais de 70% dos jovens portugueses com sinais de dependência da Internet

Há estudos que mostram que 13% dos casos são graves, podendo implicar isolamento e comportamentos violentos.

Fornecimento de água interrompido hoje em Ferro da Agulha

corte_agua.jpgO fornecimento doméstico de água será interrompido hoje, terça-feira dia 21 no período compreendido entre o meio-dia e as três da tarde, podendo no entanto existirem ainda assim perturbações no abastecimento ao longo do dia em Ferro da Agulha.

Esta intervenção deve-se aos trabalhos de higienização do Reservatório da Estação Elevatória dos Cavaleiros por parte da empresa Águas Públicas do Alentejo, SA.

49 infrações relativas à legislação de trânsito no distrito de Évora

GnrGenerica.jpgTrês ocorrências criminais em Vendas Novas e Borba fazem parte dos registos da Guarda Nacional Republicana, registados ontem, no distrito de Évora.

A GNR registou ainda 49 infrações relativas à legislação de trânsito e 22 relativas à legislação policial.

Saiba mais nos noticiários da Rádio Nova Antena às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

Notícias da manhã de terça-feira, dia 21 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de terça-feira, dia 21 de março, na Rádio Nova Antena com edição de Andreia Claro.

Temas em destaque:

– iniciativa “Dias Tranquilos…” tem início sexta-feira. Inscrições terminam hoje;

– Portel já tem cartão do idoso;

– Imposto único de Circulação – IUC aumenta este ano;

– Beja vai ser a capital do Metal nacional de 8 a 10 de junho;

– campanha de recolha de tampinhas de plástico está a decorrer em vários pontos do país;

e dependência do telemóvel no “De Boa Saúde” desta semana”.

Fornecimento doméstico de água interrompido amanhã em Ferro da Agulha

abastecimentoAgua.jpgO fornecimento doméstico de água será interrompido amanhã, terça-feira dia 21 no período compreendido entre o meio-dia e as três da tarde, podendo no entanto existirem ainda assim perturbações no abastecimento ao longo do dia em Ferro da Agulha.

Esta intervenção deve-se aos trabalhos de higienização do Reservatório da Estação Elevatória dos Cavaleiros por parte da empresa Águas Públicas do Alentejo, SA.

Montemor-o-Novo: Reunião para Marchas Populares realiza-se hoje

Antonio_Danado.jpgA União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras volta a organizar este ano as Marchas Populares.

A reunião com os responsáveis pelos grupos vai decorrer hoje, dia 20, pelas 21 horas, na sede da Casa das Associações.

Oiça as declarações de António Danado (na foto), presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, nos noticiários da Rádio Nova Antena, às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

GNR regista nove acidentes de viação durante o fim-de-semana

gnrgeralA Guarda Nacional Republicana registou este fim-de-semana nove acidentes de viação, sendo três colisões, cinco despistes e um incêndio agrícola.

No âmbito da criminalidade registaram-se 13 ocorrências criminais e foram realizadas três detenções em flagrante delito.

Saiba mais nos noticiários da Rádio Nova Antena às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

Notícias da manhã de segunda-feira, dia 20 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de segunda-feira, dia 20 de março, na Rádio Nova Antena, com edição de Andreia Claro.

Temas em destaque:

– Grupo União Sport venceu em Redondo por 2-1

– União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras organiza Marchas Populares;

– Primavera tem início hoje;

– Candidatura para a construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Vendas Novas já foi aprovada;

e Dia Mundial da Floresta na edição de hoje de “Ambiente em FM”.

GNR fiscaliza uso do cinto de segurança e de sistemas de retenção para crianças

gnr11A operação Tispol, da Guarda Nacional Republicana (GNR), está a decorrer até hoje, dia 19.

Esta operação, levada a cabo por militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais, é realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL – www.tispol.org/), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é a representante nacional.

Sandra Canhoto

D. José Alves contacta com realidades de Vila Viçosa

djosealvesD. José Alves visita hoje, dia 19, Vila Viçosa no âmbito de uma visita pastoral.

A visita tem início pelas 11 horas no santuário, com o Arcebispo  a presidir a Eucaristia. Pelas 13 horas há almoço convívio na Escola Secundária de Vila Viçosa e pelas 19.30 horas no santuário realiza-se a celebração Mariana. A partir das 20.30 horas realiza-se a partida da Imagem peregrina para Alandroal.

Sandra Canhoto

Notícias da manhã de domingo, dia 19

RNA_101_3.pngNotícias da manhã de domingo, dia 19, na Rádio Nova Antena numa edição de Cláudia Clérigo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

– Grupo União Sport defronta o Redondense;

– Rugby Clube de Montemor-o-Novo participou ontem no 1º torneio de rugby cidade de Elvas;

– Dia do Pai é comemorado hoje; Temos mensagens para ouvir nos serviços informativos;

– e Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo com recolha de sangue.

[/shc_shortcode]

Projeto Creatour selecciona 20 propostas criativas

creatour2017O projeto CREATOUR – “Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais” continua a aceitar propostas.

A iniciativa destina-se a todos os tipos de organizações, entidades e profissionais em Portugal, nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve, que tenham o objetivo de desenvolver e implementar projetos de turismo criativo.

Vão ser selecionadas 20 propostas para desenvolver iniciativas-piloto na área do turismo criativo, nos próximos três anos, com a colaboração do projeto CREATOUR.

Vão ser selecionadas ainda cinco ideias de projeto de turismo criativo em cada região.

Euromilhões com jackpot de 25 milhões na terça-feira

Euromilhes.jpgO próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai ter um jackpot de 25 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

A combinação vencedora do de ontem do Euromilhões é composta pelos números 6-10-19-29-36 e as estrelas 3 e 9.

O segundo prémio vai ser atribuído a dois totalistas no estrangeiro, que vão receber, cada um, cerca de 518 mil euros, enquanto onze apostadores no estrangeiro vão receber o terceiro prémio, cabendo a cada um cerca de 21 mil euros. No quarto prémio acertaram 84 apostadores, 19 dos quais em Portugal, que vão receber, cada um, cerca de 1.400 euros.

Notícias da manhã de sábado, dia 18

RNA_101_3.pngNotícias da manhã de sábado, dia 18, na Rádio Nova Antena, com edição de Sandra Canhoto.

– Pedro Marques espera maioria na aprovação do aeroporto no Montijo;

– Jantar km0 realiza-se hoje no restaurante Quinta da Nora, em Montemor-o-Novo;

– Ação de formação canções de Mimar decorre hoje em Montemor-o-Novo;

– Montemor-o-Novo recebe Encontro Moedas Sociais e o Desenvolvimento Local;

– 17ª jornada da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Évora disputa-se amanhã;

– Rastreio e prevenção oftalmológico e diabetes realiza-se em Estremoz.

O Que Vamos Comer de 13 a 17 de março

OQueVamosComer.jpg“O que vamos comer” nasceu como uma proposta diferente de preparar receitas diversas.

A Rádio Nova Antena pretende, assim, dar ideias para o seu dia-a-dia.

Eis algumas das receitas que lhe apresentámos esta semana:

– Salada Colorida;

– Pêras salteadas com morangos e nozes;

– Tarte de Abóbora com requeijão;

– Sopa de Belroegas;

e Sopa de Feijão com nabiças.

Sandra Canhoto

GNR regista dois crimes em Montemor-o-Novo

gnr11A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou nas últimas 24 horas um acidente rodoviário na localidade de Reguengos de Monsaraz, dois incêndios agrícolas, em Mora, e onze crimes no distrito de Évora.

O Comando Territorial de Évora da GNR, registou ainda  esta quinta-feira, dia 16, 27 infrações rodoviárias e 23 infrações relativas à legislação policial.

Neste período registaram-se ainda, onze crimes, um em Montemor-o-Novo por violação de domicilio e outro por ameaça e coação, um em Lavre por violência doméstica, um em Arraiolos por furto de colmeia, um em Évora por furto em veiculo motorizado e outro por violação dos direitos de autor,um em Borba e um por ofensas à integridade física e outro por furto de telemóvel, um em Estremoz por dano na via, um em Alcáçovas por violação de domicilio,  e um crime em Mourão por condução sem habilitação legal, esta última ocorrência levou à detenção de um individuo.

Sandra Canhoto

Notícias da manhã de sexta-feira, dia 17 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de sexta-feira, dia 17, na Rádio Nova Antena com edição de Sandra Canhoto.

– Encontro Moedas Sociais e o Desenvolvimento Local realiza-se amanhã em Montemor-o-Novo;

– Inscrições para o curso de Desenho e Construção com Blocos de Terra Comprimida decorre em Montemor-o-Novo;

– Biblioteca Municipal Almeida Faria recebe Yoga com Histórias;

– Estatuto da GNR promulgado por Marcelo depois do Governo alterar;

e R4 e outros clássicos em destaque em Évora.

Estatuto da GNR promulgado por Marcelo depois do Governo alterar

MarceloGinSharish.jpgDepois de ter vetado o estatuto da GNR esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa (ver aqui) promulgou o documento após encontro com o primeiro-ministro, que lhe terá entregue as alterações.

“Tendo em consideração que as alterações introduzidas hoje em Conselho de Ministros traduzem as preocupações expressas na sua mensagem, o Presidente da República promulgou o diploma que aprova o Estatuto da GNR”, escreve Marcelo Rebelo de Sousa numa nota publicada no site da presidência.

GNR regista uma colisão em Montemor-o-Novo

gnr11A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou no dia de ontem, dia 15, três acidentes de viação, sendo uma colisão em Montemor-o-Novo, um despiste na A6, perto de Terrugem, e uma colisão e um acidente de trabalho em Vendas Novas.

No âmbito da criminalidade registaram-se 5 ocorrências criminais nas localidades de Vendas Novas, Alcáçova, Évora e Reguengos de Monsaraz.

No âmbito contraordenacional registaram-se 47 infrações relativas à legislação de trânsito e 25 relativas à legislação policial e ambiental.

Sandra Canhoto

Sousel vai ter uma unidade de biotecnologia

Armando_Varela_pres_Cam_SOUSEL.jpgUm grupo sueco ligado à biotecnologia tem intenções de se instalar na vila de Sousel.

A informação é avançado por Armando Varela, presidente da câmara de Sousel, garantindo que “esta aposta pode ser uma grande plataforma de investimentos na Europa”.

Oiça as declarações de Armando Varela, presidente da câmara municipal de Sousel, nos noticiários da Rádio Nova antena às 8, 9, 12, 16 e 19 horas

Andreia Claro

Notícias da manhã de quinta-feira, dia 16

RNA.jpgNotícias da manhã de quinta-feira, dia 16, na Rádio Nova Antena, com edição de Sandra Canhoto.

– Inscrições para projeto DuoDay terminam amanhã;

– Preço dos refrigerantes aumentou no mês de fevereiro;

– Sousel vai ter uma unidade de biotecnologia;

– Guia de financiamento da União Europeia para o setor do turismo disponível em português;

e segurança social começa a multar atrasos nos recibos verdes.

VI módulo do curso de cerâmica prossegue hoje

cursoEstá a decorrer em Montemor-o-Novo o Curso de Cerâmica das Oficinas do Convento.

O VI módulo do curso de cerâmica prossegue hoje, dia 15, nas Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo.

Neste módulo, os formandos vão aprender a utilizar pastas coradas, técnica do Nerikomi e marmorizado, técnica da lastra, vidrados decoração sobre chacota e minas cerâmicas.

GNR registou ontem um despiste e um crime em Montemor-o-Novo

gnr11A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou no dia de ontem, dia 14, três acidentes de viação, sendo um despiste em Montemor-o-Novo, uma colisão em Arraiolos e um atropelamento na localidade de Viana do Alentejo.

No que diz respeito a incêndios registou-se um incêndio agrícola, em Pavia.

No âmbito da criminalidade registaram-se seis ocorrências criminais sendo que em Montemor-o-Novo se registou um crime de extorsão, em Vendas Novas um crime de dano, em Borba três crimes: um crime de falsificação de documentos, um furto por carteirista e um furto por ofensas à integridade física simples e em Estremoz um crime por furto em estabelecimento comercial.

No âmbito contraordenacional registaram-se 57 infrações relativas à legislação de trânsito e 20 relativas à legislação policial.

Sandra Canhoto

Estatuto dos Militares da GNR recebe veto de Marcelo

Marcelo.jpgO Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou, ontem, o novo Estatuto dos Militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), por conta do artigo 208.º que consagra uma condição especial de promoção ao posto de brigadeiro-general.

Segundo o Presidente, essa mudança poderia “criar problemas graves” à GNR e às Forças Armadas, dado que o artigo “traduz regime muito diverso dos vigentes nas Forças Armadas e na própria GNR” e essa “diversidade de regimes pode criar problemas graves no seio das duas instituições”.

Entretanto, o Ministério da Administração Interna, respondeu em comunicado “ que irá proceder à reapreciação” do diploma e o presidente da Associação Nacional de Guardas, Virgílio Ministro, discordou do veto “não concordamos porque somos força militar, mas somos também força policial e como tal temos de ter um estatuto próprio e devemos valorizar as três categorias — guardas, sargentos e oficiais — e uma vez que ainda não há oficiais da Academia com condições para brigadeiro-general, devem dar hipótese aos coronéis que sempre fizeram sua carreia na GNR e valorizá-los”, justificou.

Notícias da manhã de quarta-feira, dia 15 de março

RNA_101_3.pngNotícias da manhã de quarta-feira, dia 15, na Rádio Nova Antena, com edição de Sandra Canhoto.

Temas em destaque:

– 320 milhões de euros de incentivos ao emprego e empreendedorismo foram ontem apresentados;

– Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo comemora 50º aniversário com um conjunto de iniciativas;

– Alentejo somou 92 crimes contra animais em 2016;

– VI módulo do curso de cerâmica prossegue hoje nas Oficinas do Convento;

 

e três primeiros prémios do Euromilhões saíram em Portugal.

Colisão faz dois mortos no Montijo

AcidentePlaca.jpgUma colisão entre uma viatura ligeira e um veículo pesado originou, no dia de hoje, dia 14, duas vítimas mortais e dois feridos graves, no Montijo.

O acidente aconteceu no sentido Montijo – Poceirão, na Estrada Nacional 5.

A via encontra-se de momento, totalmente cortada.

Sandra Canhoto

Fundação Eugénio de Almeida recebe sessão de concurso de ideias inovadoras

fundacaoeugenioalmeida.jpgO Fórum da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, recebe hoje, dia 14, a primeira sessão de um concurso de ideias inovadoras a realizar pelas Universidades e Politécnicos do Alentejo e da região do Lezíria do Tejo, a partir das 14 horas.

A iniciativa surge da colaboração entre o Grupo Crédito Agrícola (GCA) e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e pretende promover iniciativas geradoras de ideias inovadoras e que possam conduzir à criação de empresas ou de oportunidades de emprego.

O concurso está sujeito a três grandes áreas de ideias: Marketing Digital; Aplicações com a tecnologia de realidade aumentada/virtual e IoT – Internet das coisas.

O prazo de apresentação de candidaturas está aberto até ao dia 31 de agosto e vai ser atribuído um prémio ao projeto vencedor em cada um dos temas.

Notícias da manhã de terça-feira, dia 14

RNA_101_3.pngNotícias da manhã de terça-feira, dia 14, na Rádio Nova Antena, numa edição de Sandra Canhoto.

– Hospital S. João de Deus vai integrar experiências piloto de Rede Nacional de Cuidados Continuados na área da Saúde Mental;

– António Costa lança investimentos na CCDR Alentejo;

– GNR fiscaliza uso do cinto de segurança e de sistemas de retenção para crianças;

e medo de ficar sem telemóvel na edição de hoje do “Programa de Boa Saúde”.

Zero vítimas mortais no distrito de Évora

inemNos primeiros dois meses do ano não se registaram vítimas mortais no distrito de Évora, em consequência de acidentes rodoviários, de acordo com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

No mesmo período de 2016, tinham morrido nas estradas do distrito de Évora três pessoas.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Em janeiro e fevereiro deste ano também baixou o número de acidentes e de feridos graves, em comparação com período homólogo de 2016.

A GNR e a PSP registaram, nos primeiros dois meses deste ano, no distrito de Évora, 10 feridos graves em 216 acidentes rodoviários.

No país, os acidentes provocaram, entre 1 de janeiro e 28 de fevereiro, 73 mortos, mais um do que em igual período de 2016.

[/shc_shortcode]

Motociclos, triciclos e quadriciclos sujeitos a inspecção

motasinspecaoOs motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada igual ou superior a 250 centímetros cúbicos vão passar a ir à inspecção.

A Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel adianta que “as motas vão passar a ir à inspecção visto que cerca de metade dos centros de inspecção existentes em Portugal Continental estão preparados com linhas adequadas à verificação das boas condições de funcionamento e de segurança dos motociclos”.

Estima-se que cerca de 80 mil veículos fiquem sujeitos à inspecção.

António Costa em lançamento de investimentos na CCDR Alentejo

ccdralentejo2016O Investimento nas Economias Locais para a Coesão Territorial e o Emprego vai ser lançado esta terça-feira, dia 14, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

O lançamento conta com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e com o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

Nesta mesma sessão será ainda apresentado o Sistema de Incentivos ao Emprego e Empreendedorismo, gerido pelos Grupos de Ação Local, Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas.

GNR detém cinco pessoas por furto de pinhas mansas em Cabrela

gnrgeralA Guarda Nacional Republicana (GNR) registou, no período de fim-de-semana, sete acidentes de viação, sendo quatro colisões em Montemor-o-Novo, Vendas Novas Viana do Alentejo e Reguengos de Monsaraz, um despiste em Montemor-o-Novo e dois atropelamentos nas localidades de Montemor-o-Novo e Portel.

No âmbito da criminalidade registaram-se 16 ocorrências criminais, sendo três por crimes cometidos contra as pessoas, nas localidades de Montemor-o-Novo, Vendas Novas e Portel, dez por crimes cometidos contra o património, em Montemor-o-Novo, Évora, Reguengos de Monsaraz, Estremoz, Cabrela, Santiago Maior, Alandroal e Mora, uma por crime contra o Estado em Évora e uma prevista em legislação avulsa na localidade de Mourão.

No que diz respeito a detenções, registaram-se cinco em Cabrela, por furto de pinhas mansas, sete detenções por crimes cometidos em flagrante delito, uma em Mourão pelo crime de condução sem habilitação legal,  e uma por crime de desobediência em Évora.

No âmbito contraordenacional registaram-se 79 infrações relativas à legislação de trânsito e 17 relativas à legislação policial.

Sandra Canhoto

PEDU permite investimento de 5 milhões em Montemor-o-Novo

feira_luz_2014_hortensia.jpgO Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Montemor-o-Novo vai permitir um investimento de mais de cinco milhões de euros na cidade.

As obras vão incidir sobretudo em duas áreas prioritárias: as componentes referentes à mobilidade urbana sustentável e à reabilitação urbana.

Oiça as declarações de Hortênsia Menino, presidente da câmara municipal de Montemor-o-Novo, nos noticiários da Rádio Nova Antena, às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

Notícias da manhã de segunda-feira, dia 13

RNA_101_3.pngNotícias da manhã de segunda-feira, dia 13, na Rádio Nova Antena, numa edição de Sandra Canhoto.

– Montemor-o-Novo alvo de obras superiores a cinco milhões de euros;

– União de Montemor vence Juventude em derby distrital;

– José Gaspar, em masculinos, e Patrícia Serafim, em femininos, vencem Grande Prémio de Atletismo de Montemor;

e as consequências da largada de balões abordadas na edição de hoje de “Ambiente em FM”.

Notícias da manhã de domingo, 12 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de domingo, 12 de março, na Rádio Nova Antena, numa edição de Cláudia Clérigo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Temas em destaque:

– 17º Grande Prémio de Atletismo de Montemor-o-Novo realiza-se hoje;

– “Trazer a Primavera ao Mercado” realiza-se dia 25 deste mês em Montemor-o-Novo;

– União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras prepara Marchas Populares;

– 200 escolas do país vão ser alvo de obras nos próximos meses;

– e Junta de Freguesia de Viana do Alentejo assinala hoje o Dia Internacional da Mulher.

[/shc_shortcode]

Armazém comercial consumido pelas chamas no Carregado

bombeiros_fumo.jpgUm incêndio deflagrou durante a tarde de ontem num armazém comercial no Carregado (Alenquer), tendo sido extinto cerca das 21 horas.

O armazém em questão tem cerca de mil metros quadrados e o alerta foi dado aos bombeiros cerca das 17.15 horas, envolvendo ao todo 55 operacionais e 21 veículos de cinco corporações de bombeiros, GNR e INEM.

Um dos bombeiros que esteve no combate às chamas teve de ser hospitalizado devido à inalação de fumo.

Notícias da manhã de sábado, 11 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de sábado, 11 de março, na Rádio Nova Antena, numa edição de Cláudia Clérigo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Temas em destaque:

– Montemor-o-Novo comemora hoje o 29º aniversário de elevação a cidade;

– carreiras da função pública vão der descongeladas em 2018;

– Grupo União Sport recebe amanhã o Juventude de Évora;

– e iniciativa “Fauna e vias rodoviárias” realiza-se dia 24 em Montemor-o-Novo.

[/shc_shortcode]

O que vamos comer de 6 a 10 de março

OQueVamosComer.jpg“O que vamos comer” nasceu como uma proposta diferente de preparar receitas diversas.

A Rádio Nova Antena pretende, assim, dar ideias para o seu dia-a-dia.

Eis algumas das receitas que lhe apresentámos esta semana:

– Caçarola de legumes;

– Esparguete com frango do campo em molho de tomate;

– Espetadas de fruta com molho de maracujá;

e laranja com canela e romã.

Montemor na lista dos Óscares do Turismo

land-restaurantO Hotel de Montemor -o-Novo L’AND Vineyards voltou a ser nomeado para a categoria Design Hotel, depois de já ter feito parte da lista de 2016.

Portugal conta este ano com 111 nomeações, em 52 categorias diferentes, um novo recorde nos Óscares do turismo europeu.

As votações decorrem no site dos prémios até dia 6 de agosto e a final mundial disputa-se no fim do ano, no Vietname.

Roubo em estabelecimento comercial em Montemor-o-Novo

gnrgeralA GNR de Évora registou ontem um roubo em edifício comercial em Montemor-o-Novo.

Das ocorrências fazem parte dois acidentes: um despiste em Mora, do qual resultou um ferido leve e uma colisão em Montemor-o-Novo.

Saiba mais nos noticiários da Rádio Nova Antena às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

Notícias da manhã de sexta-feira, 10 de março

RNA.jpgNotícias da manhã de sexta-feira, 10 de março, na Rádio Nova Antena, numa edição de Cláudia Clérigo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Temas em destaque:

– hoje há atendimento público em Santa Sofia;

– inscrições para Corrida para Todos e 17º Grande Prémio de Atletismo de Montemor-o-Novo terminam hoje;- –

  • superfície comercial de Évora alvo de tentativa de assalto;

– Federação portuguesa de Pesca Desportiva com menos pescadores filiados;

– e Junta de Freguesia de Viana do Alentejo assinala domingo o Dia Internacional da Mulher.

[/shc_shortcode]

Votação para os Heróis da Fruta decorre até amanhã

HeroisFruta.jpgCinco escolas do distrito de Évora estão a competir no âmbito do projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável», desenvolvido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.

A votação, aberta a todo o público, decorre até às 23:59 do dia 10 de março no site www.heroisdafruta.com e vai apurar 80 hinos finalistas: os 3 mais votados, bem como o mais partilhado de cada distrito ou região autónoma.

Oiça as declarações de Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, nos noticiários das Rádio Nova Antena, às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

 

GNR detém uma pessoa em Montemor-o-Novo

gnrDuas colisões em Montemor-o-Novo e Borba e dois despistes, em Terrugem e Vendas Novas, foram algumas das ocorrências registadas ontem pela GNR no distrito de Évora.

Mais pormenores nos noticiários das Rádio Nova Antena, às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

Notícias da manhã de quinta-feira, 9 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de quinta-feira, 9 de março, na Rádio Nova Antena, numa edição de Cláudia Clérigo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Temas em destaque:

– Montemor-o-Novo comemorou ontem o dia da cidade, dia de S. João de Deus e dia da mulher;

– Semana da Bolota está a decorrer nos restaurantes aderentes do concelho de Montemor-o-Novo;

– e Comissão Europeia lançou consulta pública sobre as prioridades e o reforço do Corpo Europeu de Solidariedade.

[/shc_shortcode]

Duas colisões em Montemor-o-Novo e Vendas Novas

gnrgeralDuas colisões em Montemor-o-Novo e Vendas Novas e um despiste em Portel, resultando um ferido leve, foram algumas das ocorrências registadas ontem pela GNR no distrito de Évora.

Registaram-se ainda cinco ocorrências criminais, sendo um deles um crime de violência doméstica em Redondo.

Saiba mais nos noticiários da Rádio Nova Antena às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

Euromilhões: quatro apostadores vão receber o terceiro prémio

euromilhoes.jpgO próximo concurso do Euromilhões, de sexta-feira, terá um ‘jackpot’ de 72 milhões de euros.
O segundo prémio também não foi atribuído a qualquer totalista.
Quatro apostadores, um dos quais em Portugal, vão receber o terceiro prémio, cabendo a cada um cerca de 275 mil euros.
No quarto prémio acertaram 23 apostadores, três dos quais em Portugal, que vão receber, cada um, cerca de 4.400 euros.
A combinação vencedora do concurso do Euromilhões, sorteada esta terça-feira, é composta pelos números 6-37-41-48-50 e as estrelas 4 e 5.

Notícias da manhã de quarta-feira, dia 8 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de quarta-feira, dia 8 de março, na Rádio Nova Antena, com edição de Andreia Claro.

Temas em destaque:

– Dia da Cidade, dia de S. João de Deus e o Dia da Mulher assinalam-se hoje em Montemor-o-Novo;
– Residência de Santa Maria, da Liga dos Combatentes em Estremoz, foi inaugurada ontem;
– desgosto de amor é o tema da edição de hoje do programa “De olho na saúde mental”;
– candidaturas para o Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali estão a decorrer até dia 10 de março;
– Quatro apostadores, um dos quais em Portugal, vão receber o terceiro prémio.

Os benefícios do sono no “De Boa Saúde”

DrPintaoFalcato.jpgUma das principais causas para a falta de descanso deve-se aos maus hábitos na hora de ir para a cama. 63% dos portugueses deitam-se por volta da meia-noite, ou mais tarde, e quase um terço (28%) depois da uma da madrugada.

Na edição de hoje do programa “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes fala acerca dos benefícios de dormir mais de sete horas por noite e também de algumas causas que o possam impedir.

 

António Costa aborda situação do governador do Banco de Portugal

Antonio_Costa.jpgO governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, pediu para ser ouvido no Parlamento para prestar esclarecimentos relativamente às críticas de que tem sido alvo por parte dos partidos à esquerda, que alegam não haver condições para permanecer no cargo pelas falhas cometidas.

O governador do Banco de Portugal não pode ser afastado pelo governo porque tem um estatuto próprio que está sujeito à fiscalização do sistema de supervisão europeu.

Oiça as declarações do primeiro-ministro, António Costa, nos noticiários da Rádio Nova Antena, às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

Notícias da manhã de terça-feira, 7 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de terça-feira, 7 de março, na Rádio Nova Antena, numa edição de Cláudia Clérigo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Temas em destaque:

– “Corrida para Todos” realiza-se domingo em Montemor-o-Novo;

– António Costa aborda situação do governador do Banco de Portugal;

– inscrições para o curso de Desenho e Construção com Blocos de Terra Comprimida já estão a decorrer;

– quinta-feira há ateliê livre nas oficinas da cerâmica e da terra das oficinas do convento;

– e “De Boa Saúde” aborda os benefícios de dormir mais de sete horas por noite.

[/shc_shortcode]

Centrais a carvão na edição desta semana de Ambiente em FM

NunoSequeiraVerao2016.jpgO ministro do Ambiente afirmou recentemente acreditar ser possível as centrais de produção de energia portuguesas deixarem de utilizar carvão antes de 2030.

Portugal tem duas centrais a carvão, uma da EDP em Sines e outra da Tejo Energia no Pego e importa 5,5 milhões de toneladas de carvão por mês da América Latina, Cuba e África, segundo dados do Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (LNEG).

Ambas têm contratos com o Estado que estão quase a terminar. A da EDP em Sines em 2017 e a da Tejo Energia, no Pego, em 2021, o que pode ditar o seu encerramento.

Na edição desta semana de Ambiente em FM, Nuno Sequeira, da Quercus, fala acerca das centrais a carvão.

Piscina Coberta Municipal de Montemor-o-Novo está aberta à população

PiscinasCobertas.jpgA Piscina Coberta Municipal de Montemor-o-Novo está aberta à população.

A piscina municipal coberta de Montemor oferece à população um conjunto de atividades que vão desde a natação a hidroginástica para bebés.

Oiça as declarações de Hortênsia Menino, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, nos noticiários da Rádio Nova Antena às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

Sandra Canhoto

Notícias da manhã de segunda-feira, dia 6

LogoRna.pngNotícias da manhã de segunda-feira, dia 6 de fevereiro, na Rádio Nova Antena, com edição de Andreia Claro.

Temas em destaque:
– Seguradoras oferecem grande leque de seguros para tratamento oncológico;
– exposição “Direitos Futuro – Não à precaridade” inaugurada hoje em Montemor-o-Novo;
– Fundo JESSICA financia 25 projetos no Alentejo e cria 177 postos de trabalho;
– Homem de 23 anos morto à facada em Évora;
– Grupo União Sport vence Oriolense por uma bola a zero;
e Instituto Português do Desporto e Juventude promove programa “Empreende Já”.

Experiências piloto de saúde oral decorrem em Montemor-o-Novo

centrosaudeMtmUm conjunto de experiências piloto de saúde oral decorrem em Montemor-o-Novo e Portel.

A iniciativa foi introduzida, de forma faseada, consultas de saúde oral nos centros de saúde aos utentes inscritos.

Com esta iniciativa os utentes têm acesso às consultas de saúde oral os doentes portadores de diabetes, neoplasias, patologia cardíaca ou respiratória crónica, insuficiência renal em hemodiálise ou diálise peritoneal e os transplantados, inscritos nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) onde decorrem as experiências piloto.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No âmbito da Administração Regional de Saúde do Alentejo, as experiências piloto realizam-se no ACES Alentejo Central, designadamente nos Centros de Saúde de Montemor-o-Novo e de Portel.

Os utentes inscritos nestes centros de saúde podem ser referenciados para consultas de saúde oral, na sequência de decisão do médico de família, incluindo estas consultas tratamentos considerados necessários em termos clínicos, deixando de fora intervenções estéticas.

Atualmente, no âmbito do PNPSO, beneficiam do cheque-dentista, crianças e jovens com idade inferior a 18 anos, grávidas em vigilância pré-natal no Serviço Nacional de Saúde, idosos beneficiários do complemento solidário e utentes infetados com o vírus do VIH/Sida.

[/shc_shortcode]

Notícias da manhã de domingo, dia 5 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de domingo, dia 5 de março, na Rádio Nova Antena, com edição de Andreia Claro.

– comandante dos Bombeiros de Montemor cessa hoje funções e toma posse o novo comandante;

– hoje joga-se a 17ª jornada da Divisão de Elite;

– exposição “Trabalhos de Aprendiz” patente no Armazém 8;

– campanha de recolha de tampinhas de plástico está a decorrer para ajudar o Rodrigo, uma criança com paralisia cerebral;

e Trail e Caminhada do Centro de Ciência do Café de Campo Maior com inscrições abertas.

Notícias da manhã de sábado, dia 4 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de sábado, dia 4 de março, na Rádio Nova Antena, com edição de Andreia Claro.

 

Temas em destaque:

– Montemor comemora dia da Cidade, dia de S. João de Deus e o Dia da Mulher com diversas atividades;

– Rede de Cidadania com novidades hoje no mercado municipal;

– amanhã joga-se mais uma jornada do distrital de seniores da Associação de Futebol de Évora; o Escouralense defronta o canaviais nesta ronda;

– XV edição da Feira de Artigos de Pesca Desportiva – Mora Pesca prossegue hoje em Mora;

– comandante dos Bombeiros de Montemor cessa funções amanhã;

– NaturAlentejo celebra hoje 1º aniversário;

e Ovibeja decorre de 27 de abril a 1 de maio.

Escalões de IRS podem ser alterados em 2018

IRS.jpgO Governo pretende alterar os escalões de IRS já em 2018. Já em 2017 vai ser permitido que as despesas com refeições e transporte escolares sejam dedutíveis.

Quanto a 2018, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, refere que “a reformulação dos escalões não pode ser feita em neutralidade fiscal, ou seja, sem uma redução da receita fiscal”.

A possível alteração dos escalões de IRS em 2018 “depende das possibilidades que existam de acomodar uma perda de receita fiscal”.

O IRS tem atualmente seis escalões.

Agricultores e industriais têm subsídio para poupar energia

PainelSolar.jpgOs agricultores e industriais que queiram reformular as suas instalações e comprar novos equipamentos para poupar energia podem candidatar-se a fundos europeus, nesta primeira fase com um total de 1.350 milhões de euros disponíveis de fundos europeus.

O concurso foi lançado ao abrigo do Fundo de Eficiência Energética e vai dar subsídios a fundo perdido às empresas industriais e agrícolas.

Os candidatos podem receber até 30% e despesas consideradas elegíveis, até o valor de 80 mil euros.

O prazo de candidaturas termina a 27 de abril.

Quinta do Paço de Valverde integra programa Revive

reviveA Quinta do Paço de Valverde, em Évora, é um dos 30 edifícios de valor patrimonial que integram o programa Revive, projecto conjunto dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças que abre o património ao investimento privado, para fins turísticos, esperando que alcance os 150 milhões de euros.

Da lista fazem ainda parte os seguintes imóveis: Convento de São Paulo (Elvas), Castelo de Vila Nova de Cerveira, Mosteiro de São Salvador de Travanca (Amarante), Mosteiro de Arouca, Mosteiro de Santa Clara-a-Nova (Coimbra), Pavilhões do Parque D.Carlos I (Caldas da Rainha), Paço Real de Caxias, Forte do Guincho (Cascais), Castelo de Portalegre, Mosteiro de Sanfins de Friestas (Valença), Mosteiro de Santo André de Rendufe (Amares), Convento de Santa Clara (Vila do Conde), Colégio de São Fiel (Castelo Branco), Mosteiro de Lorvão (Penacova), Palácio de Manique do Intendente (Azambuja), Quartel da Graça (Lisboa), e Forte da Ínsua (Caminha).

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]O programa Revive pretende recuperar mosteiros, fortes, antigos quartéis e conventos que, sem utilização, têm sido condenados ao abandono, alguns dos quais em ruínas. A recuperação dos edifícios será feita por privados, através de contratos de concessão, para que se desenvolvam projectos turísticos.[/shc_shortcode]

O que vamos comer de 27 de fevereiro a 3 de março

O_que_vamos_comer.jpg“O que vamos comer” nasceu como uma proposta diferente de preparar receitas diversas.

A Rádio Nova Antena pretende, assim, dar ideias para o seu dia-a-dia.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Eis algumas das receitas que lhe apresentámos esta semana:

– massa ao estilo mediterrânico com peixe-espada;

– batido cremoso de morango e kiwi;

– bolo de cenoura;

– bacalhau com natas;

– e sopa fria de pepino e iogurte.

[/shc_shortcode]

Cinco acidentes em Arraiolos, Vendas Novas e Évora

gnrgeralO Comando Territorial de Évora da GNR registou ontem cinco acidentes de viação em Arraiolos, Vendas Novas e Évora.

Houve ainda registo de crimes contra pessoas e património e atropelamento de animais.

Saiba mais nos noticiários da Rádio Nova Antena às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

Notícias da manhã de sexta-feira, dia 3 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de sexta-feira, dia 3 de março, da Rádio Nova Antena, com edição de Andreia Claro.

Temas em destaque:

– mercado municipal é ponto de paragem para a população nos fins-de-semana;

– iniciativa “ao sabor das estações” arranca este mês com a semana da bolota;

– exposição “Ecúmena”, de Sérgio Bilou Carronha está patente na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo;

– novas notas de 50 euros entram em vigor em abril;

– cinco escolas do distrito de Évora a votação no projeto “Heróis da Fruta”;

e candidaturas para o Prémio de Jornalismo Lorenzo Natali estão abertas.

Papa Francisco em Fátima a 12 e 13 de maio

PapaFrancisco.jpgO papa Francisco vai estar em Fátima nos dias 12 e 13 de maio de 2017, no centenário das aparições.

Segundo informação da presidência da república, o Papa Francisco virá em peregrinação ao Santuário de Fátima nos dias 12 e 13 de maio de 2017, assinalando assim o centenário das Aparições na Cova da Iria.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O líder da Igreja Católica recebeu, em 2015, um convite de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, para visitar o Santuário. Além disso, Francisco recebeu também um convite formal do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante uma visita do chefe de Estado ao Vaticano, em março. “Aquilo que posso dizer é que o meu estado de espírito é de quem saiu muito feliz da entrevista”, disse Marcelo à saída da visita.

O Papa Francisco vem a Portugal em maio de 2017 para presidir às celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Entre as expectativas da Igreja portuguesa para a visita, destacam-se as possíveis novidades nos processos de canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, e no processo de beatificação da irmã Lúcia.

[/shc_shortcode]

IUC com aumento até 8,8 por cento para veículos mais poluentes

aumentos2017O Imposto Único de Circulação (IUC) aumenta este ano em média 0,8%, podendo atingir um teto máximo entre 6,5% e 8,8% para veículos mais poluentes.

Aos automóveis com emissões entre os 180 e os 250 gramas por quilómetro corresponde um aumento de 38,08 euros (subida de 6,5%). Se os 250 gramas por quilómetro forem ultrapassados o IUC vai ter um aumento de 65,24 euros, o equivalente a mais de 8,8%.

Com os aumentos no ramo automóvel e imperarem este ano, também o Importo sobre Veículo sobe cerca de 3,2%, segundo a Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA).

Além do ramo automóvel, também a luz, portagens, tabaco e rendas registam este ano um aumento.

Montemor-o-Novo vai receber torneio da Federação Internacional de Ténis femininos

tenis.jpgAs localidades de Montemor-o-Novo e Santarém vão receber torneios da Federação Internacional de Ténis femininos.

Depois de Óbidos, que recebe dois torneios (o primeiro, de 18 a 26 de março e o segundo de 24 de março a 2 de abril) vai ser a vez de Oeiras acolher uma prova com o mesmo valor de prémios monetários, entre os dias 13 e 21 de maio.

Na semana seguinte, será a vez de Santarém inscrever o nome da sua localidade na lista de organizadores de provas ITF, com um torneio entre os dias 20 e 28 de maio.

A fechar a série de provas já anunciadas está o torneio que marca o regresso de Montemor-o-Novo ao calendário, entre os dias 27 de maio a 4 de junho.

Mora apoia idosos em mais de 50 mil euros

idosos.jpgO município de Mora apoiou em mais de 50 mil euros, no ano de 2016, os possuidores do Cartão Municipal do Idoso.

Atualmente, o cartão destina-se a todos os reformados que ganhem menos de 400 euros mês.

O valor disponibilizado pela autarquia subiu cerca de oito por cento face ao ano anterior, quando os detentores do documento receberam perto de 48 mil euros.

Oiça as declarações do autarca local, Luís Simão Matos, nos noticiários da Rádio Nova Antena às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

Évora Shopping concluído em setembro

evora_shoppingO Évora Shopping vai abrir ao público em setembro deste ano.

Depois de ter estado parada, a obra já foi retomada e deverá estar concluída no final de agosto, para abrir ao público em setembro.

O shopping está localizado na zona industrial de Évora, e resulta de um investimento de 35 milhões de euros, do grupo Ares Capital, e vai ter 74 lojas, 19 restaurantes e 1200 lugares de estacionamento.

Colisão em Montemor-o-Novo

gnrgeralA Guarda Nacional Republicana registou ontem um acidente de viação em Montemor-o-Novo.

Também na cidade foi detido, em flagrante delito, um indivíduo.

Mais pormenores nos noticiários da Rádio Nova Antena às 8, 9, 12, 16 e às 19 horas.

Notícias da manhã de quinta-feira, dia 2 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de quinta-feira, dia 2 de março, na Rádio Nova Antena, com edição de Andreia Claro.

Temas em destaque:

– Apreensão de folhas de cannabis em Vendas Novas;
– Rede de Cidadania dá a conhecer produtos e produtores locais;
– hoje há reunião do grupo de leitura;
– Escola Básica São João de Deus e EB1 nº1 de Montemor-o-Novo aderem à Geração Depositrão;
– Montemor-o-Novo recebe torneios da Federação Internacional de Ténis femininos entre os dias 27 de maio a 4 de junho;
– Évora Shopping abre em setembro;
– comissão europeia com campanha de promoção de produtos agrícolas;
– inscrições para ação de qualidade de vida estão abertas;
e Mora apoia idosos em mais de 50 mil euros.

Operação “Floresta Protegida” da GNR está a decorrer

florestaseguraA Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza em todo o território nacional, até dia 14 de maio, através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) e do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), diversas ações de sensibilização junto das populações, sobre os incêndios florestais.

Estas ações visam alertar para a importância dos procedimentos preventivos sobre o uso do fogo, a limpeza e remoção de matos e a manutenção das faixas de gestão de combustível.

Oiça as declarações de Hugo Tavares, do SEPNA, nos noticiários da Rádio Nova Antena às 8, 9, 12, 16 e 19 horas.

6º módulo do curso de cerâmica começa hoje

oficina_ceramica_oficinas_convento.jpgO VI módulo do curso de cerâmica tem início hoje, nas Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo.

Neste módulo, os formandos vão aprender a utilizar pastas coradas, técnica do Nerikomi e marmorizado, técnica da lastra, vidrados decoração sobre chacota e minas cerâmicas.

Mais pormenores cerca deste módulo com os formadores Ana João Almeida e João Rolaça.

GNR regista um acidente em Montemor-o-Novo

gnrO Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR) registou segunda e terça-feira, dias 27 e 28 de fevereiro, sete acidentes rodoviários, um dos quais em Montemor-o-Novo.

Registaram-se ainda 13 crimes nas localidades de Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Reguengos de Monsaraz, Arraiolos, Santiago Maior, Bencatel, Borba, Lavre, Alcáçovas e Évora.

Notícias da manhã de quarta-feira, dia 1 de março

LogoRna.pngNotícias da manhã de quarta-feira, dia 1 de março, na Rádio Nova Antena, com edição de Andreia Claro.

Temas em destaque:

– semana da bolota tem início sábado, no âmbito do programa “ao Sabor das Estações”;

– 6º módulo do curso de cerâmica tem início hoje, nas Oficinas do Convento;

– IEFP investiu 40 milhões no Alentejo em 2016;

– exposição “Três gerações de um mesmo ofício: Família Agostinho” pode ser visitada em Viana do Alentejo;

– Operação “Floresta Protegida” da GNR decorre até 14 de maio;

– disgrafia no “De Olho na Saúde Mental” de hoje;

– promoção de produtos agrícolas com financiamento na União Europeia;

e Carnaval Internacional de Elvas chegou ontem ao fim.