Experiências piloto de saúde oral decorrem em Montemor-o-Novo

centrosaudeMtmUm conjunto de experiências piloto de saúde oral decorrem em Montemor-o-Novo e Portel.

A iniciativa foi introduzida, de forma faseada, consultas de saúde oral nos centros de saúde aos utentes inscritos.

Com esta iniciativa os utentes têm acesso às consultas de saúde oral os doentes portadores de diabetes, neoplasias, patologia cardíaca ou respiratória crónica, insuficiência renal em hemodiálise ou diálise peritoneal e os transplantados, inscritos nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) onde decorrem as experiências piloto.

No âmbito da Administração Regional de Saúde do Alentejo, as experiências piloto realizam-se no ACES Alentejo Central, designadamente nos Centros de Saúde de Montemor-o-Novo e de Portel.

Os utentes inscritos nestes centros de saúde podem ser referenciados para consultas de saúde oral, na sequência de decisão do médico de família, incluindo estas consultas tratamentos considerados necessários em termos clínicos, deixando de fora intervenções estéticas.

Atualmente, no âmbito do PNPSO, beneficiam do cheque-dentista, crianças e jovens com idade inferior a 18 anos, grávidas em vigilância pré-natal no Serviço Nacional de Saúde, idosos beneficiários do complemento solidário e utentes infetados com o vírus do VIH/Sida.