Feira dos Santos decorre em Borba nos dias 1 e 2 de novembro

Nos próximos dias 1 e 2 de novembro, realiza-se mais uma Feira dos Santos, no Parque de Feiras e Exposições e algumas ruas de Borba.

Vestuário, calçado, frutos secos, produtos hortícolas, enchidos, queijos, doçaria e outros produtos regionais, trazem ano após ano milhares de pessoas, numa romaria que faz desta feira uma das mais tradicionais da região.

Balões de ar quente de regresso aos céus do Alentejo

Com cerca de 30 equipas internacionais provenientes de Portugal, Espanha, França, Holanda e Bélgica, o Festival Internaional de Balões de Ar Quente, que decorre de 8 a 13 de novembro, volta a afirmar-se como o maior evento de balonismo em Portugal e um dos mais emblemáticos da Europa.

Além dos voos livres e cativos, o público poderá assistir de perto à montagem dos balões, conversar com as equipas e viver de forma segura o encanto de ver o céu transformar-se num verdadeiro espetáculo de cor.

O Night Glow, em Ponte de Sor, será um dos momentos altos da edição, combinando música e luz num espetáculo noturno que promete encantar miúdos e graúdos.

Todas as informações sobre o festival, incluindo o acesso às Pulseiras Solidárias e às inscrições para os voos cativos, estarão disponíveis em breve no site oficial: www.fibaq.com.

A organização fica, como habitualmente, a cargo da Publibalão, em cooperação com o Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, empresa e associação pioneiras na prática e promoção do balonismo em Portugal.

Programa oficial:
8 de Novembro – Ponte de Sor
07h00 – Voo da Manhã
09h30 – Voo Cativo
14h30 – Voo da Tarde
19h15 – Night Glow
9 de Novembro – Montargil
07h00 – Voo da Manhã
09h30 – Voo Cativo
14h30 – Voo da Tarde
10 de Novembro – Fundação Abreu Callado
07h30 – Voo da Manhã
09h30 – Voo Cativo
12 de Novembro – Monforte
07h00 – Voo da Manhã
09h30 – Voo Cativo
14h30 – Voo da Tarde
13 de Novembro – Fronteira
07h00 – Voo da Manhã
09h30 – Voo Cativo
14h30 – Voo da Tarde

Este ano, o programa apresenta ainda uma novidade inédita: os batismos de voo cativo, uma oportunidade para crianças a partir dos 6 anos e adultos experimentarem a sensação de voar num balão de ar quente, subindo e descendo no mesmo local.

Os voos livres permitem uma verdadeira viagem pelos céus alentejanos, descolando de um local e aterrando noutro. Cada voo tem a duração de até 1 hora (atividade total até cerca de 4 horas).
O acesso será feito através da aquisição de Pulseiras Solidárias, brevemente disponíveis em www.fibaq.com.

Os batismos de voo cativo consistem numa experiência onde o balão está fixo ao solo, subindo apenas alguns metros e descendo no mesmo ponto, com duração aproximada de 5 minutos por subida.
As inscrições estarão igualmente disponíveis em breve em www.fibaq.com.

O evento tem como missão promover o balonismo em Portugal, incentivar o intercâmbio técnico e cultural entre pilotos e envolver as comunidades locais, valorizando o território e a sustentabilidade.

DECO defende literacia financeira como instrumento de equidade

A DECO alerta para a persistência de ciclos de vulnerabilidade em Portugal, agravados pelo sobre-endividamento e pela falta de literacia financeira. A associação sublinha que milhares de famílias vivem uma pobreza quotidiana, sem recursos suficientes para cobrir despesas básicas, apesar de trabalharem o mês inteiro.

Para combater esta realidade, a DECO aposta no aconselhamento direto a consumidores, na formação em gestão financeira e na promoção de soluções de consumo mais justas. A organização defende que a informação clara e acessível é essencial para quebrar ciclos de exclusão social.

A associação apela a políticas públicas mais eficazes, que integrem a proteção financeira como pilar da inclusão, reforcem os mecanismos de prevenção do endividamento e garantam o acesso universal a serviços de apoio. Segundo a DECO, muitas medidas de ajuda não chegam às famílias por falta de informação ou dificuldades de acesso.

A capacitação dos consumidores e o uso estratégico da informação são, para a DECO, ferramentas fundamentais para construir uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Município de Vila Viçosa assina protocolo com núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes

O Município de Vila Viçosa celebrou um Protocolo de Colaboração com o Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, o qual visa assegurar o apoio na aquisição de equipamento para apetrechamento de gabinetes médicos, para que as consultas possam ser realizadas na nova sede do Núcleo de Estremoz, sem que os utentes se tenham que deslocar a Évora.

Através desta cooperação, o Município pretende zelar por todos os utentes, inclusive, os que pertençam ao Concelho de Vila Viçosa, proporcionando os meios necessários e assegurando melhores condições para os utentes.

São Martinho das Amoreiras recebe Encontro de Violas de Arame e de Tocadores de Viola Campaniça

A aldeia de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, receberá no próximo dia 1 de novembro o X Encontro de Violas de Arame e o VII Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, que contará com a participação de tocadores de todo o país.

O programa decorrerá no Centro Social de São Martinho das Amoreiras, a partir das 14.30 horas, com a apresentação das violas representadas no encontro: Viola Beiroa (Beira Baixa), Viola da Terra (Açores), Violas de Mão e de Arco antigas (Estremadura), Viola de Arame, Rajão e Braguinha (Madeira), Viola Braguesa e Cavaquinho (Minho)  e a Violam Campaniça (Alentejo) e a atuação dos alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso (alunos do centro e das turmas de Vila Nova de Milfontes, São Teotónio, Bicos e São Martinho das Amoreiras, Colos e Santa Clara-a-Velha e Luzianes-Gare).

Pelas 21.00 horas terá início o espetáculo onde as violas de arame estarão em destaque, pelos artistas Pedro Mestre (Viola Campaniça), Daniel Pereira Cristo (viola Braguesa e Cavaquinho), Alexandre Fontes (Viola da Terra), Roberto Moniz e Guilherme Órfão (Viola de Arame, Rajão e Braguinha), Alísio Saraiva e José Antunes (Viola Beiroa) e Joaquim António (Violas de Mão e de Arco antigas). As entradas serão gratuitas.

A organização é da responsabilidade da Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, com o apoio do Município de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, A Terra – Associação de São Martinho e Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras.

Tela de um dos Passo da Via Sacra, em Vila Viçosa, vai ser restaurada

No âmbito do protocolo estabelecido entre o Município de Vila Viçosa e a Fábrica da Igreja Paroquial de São Bartolomeu, procedeu-se no dia 21 de outubro, à recolha da tela do Passo da Via Sacra, no Largo José Sande (antigo Terreirinho do Patacão), para uma intervenção de conservação e restauro.

A pintura, bastante deteriorada pela variação de humidade e exposição à luz solar, representa a Descida da Cruz e será provavelmente uma obra do século XVIII.

Com esta parceria, pretende-se continuar a restaurar o conjunto dos Passos da Via Sacra, de modo a permitir a sua utilização religiosa e dar a oportunidade de fruição deste património singular a quem nos visita.

“Espaço Europa”: casas em Portugal são as mais sobrevalorizadas da Europa

O valor das casas em Portugal é dos mais altos da Europa, segundo revela um novo relatório da Comissão Europeia (“Habitação na União Europeia: evolução do mercado, fatores subjacentes e políticas“), que aponta o turismo, o arrendamento de curta duração e a crise no setor da construção como algumas das principais causas.

Nos últimos dez anos, os preços das habitações conheceram uma subida drástica em toda a União Europeia (UE), mas Portugal, neste relatório, destaca-se como o país onde as casas estão mais sobrevalorizadas.

De acordo com o relatório, estima-se que, em 2024, os preços das habitações em Portugal foram cerca de 35% superiores ao seu valor real. O país é ainda apontado como o único da UE onde a sobrevalorização aumentou significativamente no último ano.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Angonabeiro homenageia produtoras do ‘Café Coragem das Mulheres de Angola’

O Grupo Nabeiro-Delta Cafés, detentor da Angonabeiro, promoveu uma homenagem às mulheres da Associação das Mulheres Empreendedoras de Amboim (AMEA), produtoras do Impossible Coffee Angola – ‘Café Amboim: O café coragem das mulheres de Angola’, durante uma visita à fábrica de torrefação de café da Angonabeiro, no município de Cacuaco, Luanda, onde se realizou a entrega simbólica de um cheque de 23 milhões de kwanzas à AMEA.

O valor entregue à AMEA resulta da venda do lote Impossible Coffee Angola – ‘Café Amboim: O café coragem das mulheres de Angola’, lançado em Março deste ano, no âmbito do projecto de empreendedorismo e activismo social Impossible Coffees, promovido pelas lojas Delta Coffee House Experience, que reforça a ligação da Delta Cafés a Angola e o apoio aos pequenos produtores de café no País, onde já apoiou mais de 200 mil famílias produtoras de café verde nos 27 anos de história da empresa. Recorde-se que em Junho já tinham sido entregues à AMEA 15 milhões de kwanzas, e agora acrescem 8 milhões de kwanzas, o que perfaz o total de 23 milhões de kwanzas.

O apoio à AMEA mantem-se até Dezembro de 2025, sendo que 20% das receitas obtidas com a venda deste lote, nas lojas Delta Coffee House Experience de Lisboa, Porto e Paris, e na loja online, revertem para a Associação. O valor total angariado será aplicado, de forma faseada, em material e equipamentos de apoio à produção de café, reforçando a capacidade produtiva, a autonomia e a sustentabilidade do trabalho das mulheres de Angola.

“Angola representa o elo entre o nosso passado, o presente e o futuro do Grupo Nabeiro.  É também daqui que nasce um dos projectos mais inspiradores da nossa história recente: o Lote Amboim, o “café coragem” das mulheres de Angola. Um projecto que traduz, na prática, tudo aquilo em que acreditamos — cooperação, propósito e criação de valor partilhado. Doze mulheres corajosas que se uniram para preservar o Robusta Amboim, uma variedade centenária, tornaram-se exemplo de resiliência e visão”, afirmou Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, durante a cerimónia de homenagem, que assinalou ainda o Mês Internacional do Café.

Cancro da mama: diagnóstico precoce pode salvar vidas

O Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama celebra-se hoje, dia 30 de outubro, com ações de sensibilização e de informação sobre a doença. Neste dia faz-se um apelo à mudança de comportamentos perante a doença e divulga-se informação sobre o tratamento, o rastreio, o diagnóstico e a prevenção do cancro da mama. Uma eco ou mamografia é suficiente para detetar a doença, que tem 95% de hipóteses de bom prognóstico se detetada numa fase inicial.

Em Portugal são detetados anualmente cerca de 6000 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem vítimas desta doença. Apesar da gravidade dos números, a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir ao longo dos anos.

Segundo a Direção-Geral da Saúde, o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro de pele) e é a segunda causa de morte por cancro na mulher. Uma em cada oito mulheres portuguesas é afetada pelo cancro da mama. Estima-se que surjam todos os anos 430 000 novos casos na Europa e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos.

A partir dos 40 anos, é aconselhável realizar anualmente uma mamografia por prevenção. A eficácia do tratamento é muito mais eficaz na sequência de um diagnóstico precoce.

Rui Miguel Nabeiro apresentou o livro ‘O Legado do Meu Avô’ em Luanda

Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, detentor da Angonabeiro, apresentou, em Luanda, o livro ‘O Legado do Meu Avô – Lições de Liderança e Gestão’, que presta uma homenagem ao Comendador Rui Nabeiro e à sua visão humanista de liderança. O evento decorreu no Auditório do Centro Cultural Português, e contou com a presença do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro, do Embaixador de Portugal em Angola e de altas entidades governamentais, diplomáticas e empresariais.

‘O Legado do Meu Avô – Lições de Liderança e Gestão’ é mais do que um manual de gestão, é um convite à reflexão sobre o verdadeiro significado do sucesso, baseado nos valores de integridade, empatia e compromisso com o bem comum. A obra desvenda os princípios que guiaram a construção do legado da Delta Cafés e do Grupo Nabeiro e o impacto intemporal dos ensinamentos de Rui Nabeiro, evidenciando como esses continuam a ser aplicados com a perspetiva e a identidade únicas de Rui Miguel Nabeiro, adaptando-os à evolução do mundo atual e aos desafios contemporâneos.

Entrelaçando episódios pessoais e profissionais, o livro explora temas como liderança com propósito, proximidade, inovação, sustentabilidade e a essência do impacto comunitário. Cada capítulo revela lições aplicáveis não só ao mundo dos negócios, mas também à vida, destacando o compromisso com as pessoas e as comunidades.

Com prefácio de João Manuel Nabeiro, Chairman do Grupo Nabeiro-Delta Cafés e filho do Comendador Rui Nabeiro, a obra inclui testemunhos dos Administradores do Grupo e netos do fundador, Ivan e Rita Nabeiro, e de diferentes personalidades da política, da responsabilidade social, e do mundo empresarial português, como António Costa, Paulo Portas, Daniel Proença de Carvalho, Conceição Zagalo, Cristina Amaro, Carlos Coelho, Pedro Cardoso e Francisco Pinto Balsemão.

CAIADO da Adega Mayor entra no canal Distribuição Moderna

No ano em que celebra 18 anos, e com o objetivo de estar mais próxima de todos, a Adega Mayor reforça a sua presença no mercado nacional e entra com a gama CAIADO na distribuição moderna.

Com uma sólida presença no canal Horeca – hotéis, restaurantes e cafés –, a Adega Mayor fortalece agora a sua presença na distribuição moderna com a gama CAIADO, reconhecida pela sua frescura e versatilidade, e que, em 2024, entrou para o Top 3 nacional dos vinhos da Região do Alentejo mais consumidos no canal Horeca, segundo dados Nielsen.

O reconhecimento internacional também tem acompanhado este percurso, com o CAIADO Tinto 2019 a ser distinguido com o selo “Best Buy” pela revista Wine Enthusiast, que destaca a excelente relação qualidade/preço do vinho. A nível nacional, o CAIADO Branco 2018 conquistou o Prémio Escolha do Mercado, na primeira edição do Concurso Brancos de Portugal da Revista Grandes Escolhas, reforçando a aposta da Adega Mayor em vinhos que aliam qualidade/preço.

Hoje reafirmamos o nosso compromisso com os consumidores. A entrada da gama CAIADO na distribuição moderna representa um passo natural na nossa estratégia de crescimento e democratização do acesso aos vinhos da Adega Mayor. Percebemos que esta referência é muito acarinhada em todo o país e quisemos por isso que passasse a estar ainda mais perto dos nossos clientes, que a pudessem levar também para casa. Queremos estar onde os nossos consumidores estão e com a máxima conveniência, acompanhando o seu dia a dia com propostas que refletem a nossa paixão pela terra, pelo vinho e pela excelência.”, afirma Vanessa Germano, Diretora de Marketing da Adega Mayor.

Para assinalar este momento, a Adega Mayor lançou o passatempo “Descobre outros destinos onde as paredes caiadas contam histórias” que decorre até dia 14 de dezembro e que se destina aos clientes que compram os vinhos CAIADO nos Hipers e Supers e se podem habilitar a cinco vouchers Booking no valor de 200€, e a um cabaz semanal de vinhos Mayores, durante dez semanas, no valor de 60€.

Programa de comparticipação de medicamentos apoia 160 idosos do concelho

O Município de Vendas Novas e as Juntas de Freguesia de Vendas Novas e Landeira entregaram no passado dia 27 de outubro, as cadernetas de beneficiário referentes ao Programa de Comparticipação de Medicamentos, que permite a 160 idosos carenciados adquirirem medicação nas farmácias locais, num valor total de 175 euros por pessoa (correspondente a 14 meses).

Dos 160 beneficiários, 118 são apoiados pelo Município, 27 pela Junta de Freguesia de Vendas Novas e 15 pela Junta de Freguesia de Landeira, num investimento conjunto das autarquias de 24 mil euros.

Trata-se de uma resposta social já consolidada no Concelho, que há dez anos procura aliviar o peso dos encargos com medicamentos a quem tem mais dificuldades. É um apoio que faz a diferença na vida de quem depende diariamente da sua medicação e que, muitas vezes, vê o orçamento curto para tantas despesas essenciais.

29 de outubro é Dia Mundial do AVC: a principal causa de morte e incapacidade em Portugal

O Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral) celebra-se hoje, dia 29 de outubro. Neste dia internacional do AVC tenta-se chamar a atenção para os perigos dos acidentes vasculares cerebrais e divulgar informações importantes como reconhecer um AVC.

O AVC é a principal causa de morte e de incapacidade em Portugal. As regiões do interior são as mais afetadas, devido à falta ou atraso de assistência médica.

A mortalidade do AVC é maior em mulheres do que em homens. Segundo a Organização Mundial de Saúde morrem anualmente 3,2 milhões de mulheres no mundo devido ao ACV.
Os principais sinais de um AVC são: boca ao lado e dificuldade em falar e falta de força no braço. Não fumar nem beber álcool em excesso, praticar exercício físico regularmente e evitar o excesso de sal para não aumentar a pressão arterial são alguns dos gestos a adotar para prevenir o AVC.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 75 milhões de euros

Não houve totalistas no sorteio de ontem, 28 de outubro, do Euromilhões, com o segundo prémio, de mais de 540 mil euros, a sair a um único apostador no estrangeiro.

O terceiro prémio, de 14 mil euros, contemplou nove jogadores, todos com aposta registada fora de Portugal. Para Portugal vem apenas um quarto prémio, num total de 22 atribuídos, de 1.788 euros.

Na próxima sexta-feira, 31 de outubro, estará em jogo um “jackpot” de 75 milhões de euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 7, 8, 24, 35 e 49 e pelas estrelas 2 e 12.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Assembleia da República recomenda reintegração de Pousada de Elvas na Rede de Pousadas de Portugal

A Assembleia da República recomenda ao Governo a reintegração da Pousada de Elvas na Rede de Pousadas de Portugal.

Segundo resolução publicada em Diário da República, a 13 de outubro, a proposta pretende que se “promova as diligências necessárias junto do Grupo Pestana, atual concessionário da Rede de Pousadas de Portugal, com vista à reintegração da antiga Pousada de Elvas (Hotel Santa Luzia) naquela rede; Reconheça o valor histórico, patrimonial e simbólico da Pousada de Elvas, enquanto primeira Pousada de Portugal a ser construída, tomando as medidas adequadas à sua valorização e salvaguarda e se considere esta reintegração no quadro de uma estratégia de desenvolvimento do turismo cultural no interior, em articulação com a classificação da cidade de Elvas como Património Mundial da Humanidade”.

De recordar que a Pousada de Santa Luzia, em Elvas, encerrou no dia 5 de julho, após 83 anos de portas abertas. Fundada em 1942, foi a primeira pousada da rede de Pousadas de Portugal e desde 2013 operava como “SL Hotel de Santa Luzia”.

Vem aí chuva e ventos fortes. Proteção Civil alerta para riscos e cuidados a ter

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para os próximos dias, precipitação por vezes forte, acompanhada de trovoada, e um aumento da intensidade do vento, com condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento, em especial na região Sul.

Nesse sentido, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta, através de comunicado, para os efeitos expectáveis do agravamento das condições meteorológicas e para a necessidade de adoção de algumas medidas preventivas.

Está prevista “a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro; ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras; a instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo; piso rodoviário escorregadio devido à possível formação de lençóis de água ou à acumulação de gelo e/ou neve; e arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública”.

Quantas às medidas preventivas, a ANEPC diz ser necessário “garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte; ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais; não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima; adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à eventual acumulação de neve e/ou formação de lençóis de água nas vias rodoviárias; não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; e estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança”.

Vila Viçosa acolheu o Simpósio que assinalou os 75 anos do Dogma da Assunção da Virgem Maria

Decorreu em Vila Viçosa, no dia 25 de outubro de 2025, o Simpósio Temático Internacional “Maria, uma Mulher entre o Humano e o Divino: Teologia, Cultura e Arte”. Este evento reuniu, no Cine-Teatro Florbela Espanca, alguns investigadores provenientes de vários países – Roménia, Espanha e Portugal –, que refletiram sobre a temática da doutrina assuncionista que há 75 anos, no dia 1 de novembro de 1950, foi proclamada dogma pelo papa Pio XII. Organizado pelo Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos de Mariologia (IPPEM), em colaboração com o Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, o simpósio teve duas grandes sessões: uma matutina, valorizando sobretudo a perspetiva teológica; a outra vespertina, mais dedicada à cultura e à arte.

De manhã, depois da sessão inaugural, ouvimos três intervenientes. O professor Ioan Dura da Universidade de Olvidius (Constança, Roménia) refletiu sobre as implicações teológicas do referido dogma numa perspetiva ecuménica, envolvendo não apenas o catolicismo, mas também a teologia ortodoxa. Ele sublinhou sobretudo o valor do corpo humano no cristianismo, não apenas numa dimensão escatológica, mas também na realidade quotidiana, e o modo como essa valorização desafia as sociedades atuais e a sua cultura hedonista. Depois, duas outras conferências complementaram esta abordagem teológica. A professora Ianire Angulo Ordorika da Faculdade de Teologia de Granada refletiu sobre o tema em perspetiva bíblica: “Maria, mulher singular, na Bíblia”. Numa abordagem verdadeiramente inovadora, mostrou a singularidade da figura de Maria à luz dos dois evangelhos menos usados nas reflexões mariológicas, ou seja, em Marcos e Mateus. A sua reflexão ajudou a compreender melhor o título do simpósio: a mediação mariana entre o humano e o divino. Seguiu-se depois uma conferência da professora Maria Isabel Roque da Universidade de Évora, que refletiu sobre a importância da festa da Assunção à luz de um influente documento do século xviii, o Santuário Mariano de frei Agostinho de Santa Maria. Ao longo da nossa história, Nossa Senhora da Assunção foi uma das principais festas litúrgicas e foi muito acarinhada pelo povo português, como o provam admiravelmente os vários volumes da mencionada obra.

Na sessão da tarde foi mais dedicada à cultura e à arte. O professor Porfírio Pinto da Universidade Aberta de Lisboa fez um breve recorrido pela representação das cenas assuncionistas (Dormição, Assunção e Coroação da Virgem Maria) na arte portuguesa, quer nas imagens de vulto, quer na pintura, no azulejo ou ainda no vitral. O professor José Eduardo Franco da mesma universidade mostrou como a doutrina assuncionista inspirou também vários carismas de congregações religiosas, ao mesmo título que outras doutrinas cristológicas ou mariológicas. A Virgem Maria, mãe e discípula, nunca deixou de inspirar os vários apostolados eclesiais. O doutor Carlos Filipe, presidente do IPPEM e investigador da Universidade de Lisboa, abordou o tema da devoção e arte relacionados com a invocação da Senhora da Boa-Morte em Vila Viçosa, expressão muito concreta e extraordinária da doutrina assucionista. Na última conferência do dia, o professor Marco Daniel Duarte do Departamento de Estudos de Fátima e Cátedra dos Estudos de Fátima da Universidade Católica Portuguesa trouxe-nos um estudo de caso, envolvendo a bandeira da União Europeia, acerca dos usos e significados da iconografia de inspiração mariana, mais concretamente a imagem apocalíptica da coroa de doze estrelas, utilizada na iconografia imaculista.

O simpósio teve uma assembleia muito participativa, pelo que os momentos de debate foram também enriquecedores para todos. Foi depois encerrado, pelas 17h30, foi lida uma mensagem do senhor arcebispo de Évora, D. Francisco José Vilas Boas Senra de Faria Coelho que se dirigiu de modo particular a todos os participantes, evidenciando a importância e oportunidade deste encontro promovido pelo IPPEM.

Morte de militar da GNR em serviço no Rio Guadiana

A Guarda Nacional Republicana (GNR) confirma que, por volta das 23h15 de ontem, dia 27 de outubro, na sequência de um alerta sobre uma embarcação de alta velocidade (EAV) que se encontrava no Rio Guadiana, foram acionados militares do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, com o objetivo de proceder à sua localização e abordagem.

Durante a intervenção, a embarcação da GNR foi abalroada pela EAV, resultando na morte de um militar e três feridos ligeiros.

Posteriormente, a embarcação suspeita foi encontrada a arder, estando ainda em curso, no Rio Guadiana e suas margens, diligências para apurar as circunstâncias em que ocorreu o incêndio e a fim de recolher prova material e localizar os suspeitos. Estas diligências decorrem com o apoio da Polícia Marítima, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e da Guardia Civil, de Espanha.

A Polícia Judiciária foi igualmente contactada e acionada, encontrando-se a desenvolver as investigações relativas ao caso, no âmbito das suas competências. O apoio psicológico da Guarda foi de imediato acionado para acompanhamento dos militares envolvidos e respetivas famílias.

A Guarda lamenta profundamente esta ocorrência e apresenta os mais sinceros votos de pesar à família e aos camaradas do militar falecido, expressando o seu reconhecimento pelo exemplo de dedicação e sentido de missão demonstrado em serviço. 

TOMADA DE POSSE DOS ELEITOS DA ASSEMBLEIA E DA CÂMARA MUNICIPAL DE MONTEMOR

Realiza-se no próximo domingo, 2 de novembro de 2025, pelas 15h00, no Cineteatro Curvo Semedo, a Cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Eleitos da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo para o mandato 2025-2029.

A sessão é pública e aberta a todos os munícipes a participar e a testemunhar este momento solene da vida democrática do Município.

Exposição dedicada a Andersen e Fischer patente em Sousel até dia 31

O mundo mágico das histórias infantis de Hans Christian Andersen está em destaque na Biblioteca Municipal Dr. António Garção, em Sousel, até ao dia 31 de outubro.

A exposição “Andersen e Fischer, dois amigos dinamarqueses em Portugal: pelos olhos das crianças” é composta por trabalhos das crianças que participaram no projeto Férias de Verão 2025, elaborados com recurso a diferentes materiais.

“A Princesa e a Ervilha”, “A Rapariguinha dos Fósforos”, “Os Sapatos Vermelhos” e “A Gota de Água” foram as histórias de Hans Christian Andersen que inspiraram os trabalhos patentes na exposição.

Esta iniciativa integra um conjunto de atividades que decorrem ao longo do ano, celebrando os 220 anos do nascimento de Andersen, os 20 anos da “Exposição Hans Christian Andersen” e os 10 anos da morte de Niels Fischer.

Equipa de Terapeutas Ocupacionais da ULSAC organizou o 1º Encontro de Terapia Ocupacional

A Equipa de Terapeutas Ocupacionais do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação da ULSAC organizou no dia 27 de outubro, o 1º Encontro de Terapia Ocupacional, sob o mote Conhecer para Valorizar. A ação decorreu na Sala de Formação 1 do Edifício Espírito Santo e reuniu médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e profissionais de educação. A iniciativa, organizada com o apoio do Gabinete de Comunicação e Marketing, reuniu cerca de 40 participantes.

O Encontro, que coincidiu com o Dia Mundial da Terapia Ocupacional, teve como objetivo promover o reconhecimento e valorização da especialidade e dos seus profissionais, em diferentes contextos de cuidados de saúde.

Na primeira parte da sessão foram abordados temas relacionados com a Terapia Ocupacional no contexto dos Cuidados de Saúde Primários e nos Cuidados de Saúde Hospitalares, nomeadamente no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (MFR). No período da tarde, esteve em foco a Terapia Ocupacional nas diferentes unidades e nas equipas comunitárias do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSAC.

Zaida Nunes, Terapeuta Ocupacional e Técnica Coordenadora da Terapia Ocupacional no Serviço de MFR da ULSAC, realçou que “o 1º Encontro serviu para dar visibilidade ao trabalho realizado, diariamente, nos diferentes contextos dos cuidados de saúde e reforçar o papel essencial da Terapia Ocupacional na promoção da funcionalidade, da autonomia e da qualidade de vida das pessoas.”

A Terapia Ocupacional atua na prevenção, avaliação e intervenção de pessoas que, por diversas razões, como acidentes, doenças, deficiências ou envelhecimento, enfrentam dificuldades em realizar as suas atividades do dia a dia. Os Terapeutas Ocupacionais ajudam, o indivíduo, a recuperar ou a manter as suas competências motoras, cognitivas, emocionais e sociais, através de atividades significativas.

Os profissionais promovem o desenvolvimento de competências, tentam restaurar as funções perdidas e atuam também na prevenção de disfunções e/ou compensação de funções através da aplicação de técnicas e procedimentos específicos, nomeadamente a utilização de produtos de apoio. A Terapia Ocupacional trabalha a saúde física e mental de um indivíduo.

Desfile literário de regresso ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz

O Desfile Literário está hoje de volta ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, pelas 18:00 horas, com o tema “Ler entre Livros e Algoritmos”, numa parceria entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares do concelho de Estremoz, para comemorar o mês das Bibliotecas Escolares.

Para promover os livros e a leitura, cada leitor, com o seu contributo e imaginação, dá palco e “voz” às histórias e a tudo aquilo que elas permitem fazer.

A leitura finalmente ganhou o seu tão merecido lugar na comunidade.

“Ambiente em FM”: sabia que em 30 anos se perdeu metade das borboletas dos prados na Europa?

No “Ambiente em FM” de hoje, José Janela, da Quercus, aborda uma descoberta preocupante sobre a biodiversidade na Europa, divulgada por Eva Monteiro à Wilder.

Os dados científicos mostram que, nos últimos 30 anos, as populações de borboletas dos prados na Europa diminuíram cerca de 50 por cento. Esta informação foi recolhida no Índice das Borboletas dos Prados, atualizado em julho de 2025, e com base em dados recolhidos entre 1991 e 2023.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”. Para ouvir no podcast abaixo:

Campo Maior: Calouste Gulbenkian renova financiamento para projeto de apoio domiciliário da Santa Casa

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior viu, recentemente, renovado o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian para dar continuidade ao projeto com o qual tem vindo, ao longo dos últimos anos, a prestar apoio domiciliário aos idosos da vila.

“Vamos ter mais dois anos de intervenção com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, o que significa que vamos dar continuidade àquilo que foi feito no âmbito do projeto já financiado. Dirige-se, fundamentalmente, às pessoas que ainda estão em casa e permite promover a ocupação das pessoas e o apoio psicossocial e de psicomotricidade no domicílio”, revela Rosália Guerra, uma das responsáveis da instituição.

A ser retomado em outubro, o projeto até então designado de “My Sad” passa a contar com algumas novidades, “nomeadamente, equipamentos digitais que permitam que as pessoas possam ter alguma monitorização e acompanhamento nas suas casas, a partir de um dispositivo móvel”. Esse dispositivo móvel não é mais que um relógio, “que permite fazer a monitorização de sinais vitais” e de manter o idoso “ligado a um cuidador”.

O projeto passa também a contar com uma “plataforma de ocupação, por via digital, que permite que as pessoas possam fazer atividades de estimulação cognitiva, adaptadas às suas capacidades”.  

Até então, com “My Sad”, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior tem vindo a prestar apoio, ao domicílio, a mais de 30 idosos.

Liga Inatel de Évora 2025/2026 já arrancou

Realizou-se no passado fim-de-semana, 25 e 26 de outubro, a 1ª jornada do Campeonato da Liga de Futebol do INATEL Évora, com a participação de 17 equipas. Partilhamos os resultados da 1ª jornada:

Inatel Évora 1ª Fase 2025/26
25/10
Bardeiras Vimieiro 3-2 UD Machedense (David Faianco (2), Paulo Pombinho; Jonatan, Rhuan Ciriaco)
AD Alter 0-0 Montoito SC
26/10
Torre de Coelheiros 2-4 Terrugem (Ricardo Santos e Igor Rodrigues; Claudio 2, Pedro Cacheirinha, Vitor Perdigão
ADC S. Domingos 0-5 Graça do Divor (Juan Klayvert, Rogério Galandim, Daniel, Lucas Lima, Gonçalo)
Brotense 2-1 Paladinos de Évora (Rafael Pinto, Nuno Salgueiro; ?)
Fronteirense 2-1 GDR Afeiteira (Rui Valejo, João Neves; Nuno Mateus)
St. António Baldio 0-6 Foros Fonte Seca (João Rosado (3), Bruno Salvador (2), Fábio Salvador)
BARBUS – ABM 0-2 GDC Rio de Moinhos (Rafael silva, Hugo Rodrigues)

Montemor: Mês da Música ’25 termina com o espetáculo ‘Cantadeiras’

Termina este sábado o Mês da Música ’25 com um espetáculo único: ‘Cantadeiras’, uma criação da atriz montemorense Helena Caldeira e do Bestiário.

Neste espetáculo, o Bestiário investiga a herança cultural reavivando as histórias biográficas e populares e inspirando-se nas ciências naturais e sociais. Com direção artística de Helena Caldeira, coproduz-se ‘Cantadeiras’: uma residência artística envolvendo o Rancho Folclórico Fazendeiros Montemor-o-Novo, que leva a tradição a um concerto-performance reconhecendo as práticas das camponesas e cantadeiras alentejanas num dispositivo multidisciplinar.

Com direção musical de Paulo Furtado.

Bilhetes disponíveis no Posto de Turismo e na BOL do Município de Montemor-o-Novo: https://municipiomontemoronovo.bol.pt/

Voluntários da LPCC estão na rua de 30 de outubro a 2 de novembro

O “Peditório Nacional” da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) é uma iniciativa anual de angariação de fundos, que ocorre geralmente entre 30 de outubro e 2 de novembro, para apoiar o seu trabalho de prevenção, rastreio e apoio a doentes oncológicos.

Esta é a principal ação de angariação de fundos da LPCC e um momento importante de ligação com a comunidade. Os fundos angariados são essenciais para financiar quatro eixos de missão da instituição: apoio a doentes e cuidadores, promoção da saúde, prevenção do cancro e estímulo à formação e investigação em oncologia.

Há duas formas de participação: como voluntário e contribuindo com um donativo. Os donativos podem ser feitos através do peditório nas ruas, através de caixa multibanco ou através de parcerias disponíveis no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O Peditório Nacional é também uma forma de sensibilizar a comunidade para a luta contra o cancro, dando visibilidade ao trabalho de apoio prestado aos doentes e suas famílias.

Foros de Vale de Figueira recebe o Fazendas do Cortiço

Neste domingo, 26 de outubro, depois da 2ª jornada da Taça, regressam os campeonatos com a realização da 4ª jornada da Liga Elite e Liga AFE do Distrital de Évora.

No que diz respeito à Liga AFE, temos mais um derby concelhio, com o Foros de Vale de Figueira a receber o Fazendas do Cortiço. Para além deste encontro, o Cortiçadas de Lavre desloca-se a Arraiolos e o Valenças tem receção ao Santana do Campo.

Iniciamos com o Fazendas do Cortiço que, no regresso ao campeonato da Liga AFE, vai até Foros de Vale de Figueira. Fábio Regouga, treinador do Cortiço, antevê um jogo muito complicado, perante uma equipa muito difícil e com grande qualidade individual.

O Cortiçadense, após perder na Taça com o Grupo União Sport, no passado domingo, joga fora na presente jornada da Liga AFE com o Arraiolense, equipa que segue em 1º lugar no Grupo B, só com vitórias. Carlos Constantino, treinador do Cortiçadense, considera que esta é uma das deslocações mais difíceis, pois tem pela frente uma das equipas mais fortes deste campeonato.

O Foros de Vale de Figueira, na 4ª jornada da Liga AFE, recebe o Fazendas do Cortiço. David Moreira, treinador dos Foros, refere que o Foros vai à procura da 1ª vitória, mas tem a noção de que o Cortiço é uma equipa com qualidade e que tem tido um arranque de campeonato bastante positivo.

Terminamos com o Valenças que, neste domingo, joga no seu D. Manuel I, diante do Santana do Campo. Dinis Dias, treinador do Valenças, avança que este é um jogo que querem ganhar mas que não vai ser fácil.

Município de Évora, Missão Continente e Fundação do Futebol inauguraram minicampo de futebol

A Câmara Municipal de Évora, a Missão Continente e a Fundação do Futebol inauguraram um novo minicampo de futebol, no âmbito da iniciativa nacional Footpark, desenvolvida em parceria entre o Continente e a Liga Portugal, e localmente com o município. Este é o nono Footpark instalado em Portugal e em Évora fica à disposição de miúdos e graúdos na Rua Dr. Alberto Jordão M. Costa, devidamente enquadrado na futura urbanização, no Bairro do Moinho, que irá ter a construção de 40 habitações (16 habitações T1 e 24 habitações T2) para arrendamento acessível, num investimento superior a 4 milhões de euros, no âmbito do Plano Local de Habitação de Évora.

O novo espaço desportivo, que significou da parte do município um investimento de 27 mil euros, foi apadrinhado por Jorge Cadete, antigo internacional português, cuja carreira continua a inspirar os jovens que participam neste projeto. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, do vice-presidente, Alexandre Varela, e de representantes da Associação de Futebol de Évora, da Liga Portugal, e da Loja Continente de Évora.

A iniciativa Footpark resulta da união entre a Missão Continente e a Fundação do Futebol com o propósito de construir e reabilitar parques desportivos em várias localidades do país, promovendo a prática desportiva — com especial enfoque no futebol — junto das comunidades locais.

Através da criação e remodelação destes equipamentos, o projeto pretende proporcionar espaços acessíveis e inclusivos, incentivando uma vida mais ativa e saudável. Cada Footpark é apadrinhado por uma figura de destaque do futebol português, sendo Ricardo Quaresma o embaixador nacional da iniciativa.

Até 2027, está prevista a construção ou requalificação de 32 minicampos de futebol, equipados também com tabelas de basquetebol, reforçando o compromisso com o desenvolvimento social e económico das comunidades locais, através do desporto e da inclusão.

“Oceano Mar é Vida” é o mote para uma tarde cultural em Vila Viçosa

O Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, recebe este sábado, dia 25, uma exposição, palestras e um momento musical de fado inserido na temática “Oceano Mar é Vida”, pela Associação David Melgueiro.

Pelas 16 horas, será inaugurada a Exposição Coletiva – Oceano Mar é Vida, que estará patente no Cineteatro até o dia 23 de novembro.

Às 16.45 horas, terão início as palestras “Os comportamentos socioeconómicos do Homem e seu Impacto nos Oceanos” e “Inovação, Produção Agrícola e Segurança Alimentar, SUSTENTABILIDADE: Os paradoxos do tempo”.

A iniciativa termina com um momento musical de Fado, com Sofia Cardoso, pelas 18.15 horas.

DECO exige sanções à Viagogo por lesar milhões de consumidores

A DECO, juntamente com a organização europeia Euroconsumers, apresentou uma queixa à ANACOM e à Autoridade Irlandesa para os Serviços Digitais contra a Viagogo – a maior plataforma de revenda de bilhetes pela violação dos direitos digitais dos consumidores.

Por lesar diariamente mais de 4 milhões de utilizadores a nível europeu, a Associação pede, ainda, que a ASAE coloque um travão aos crimes de especulação e outras práticas desleais que prejudicam os consumidores.

Bilhetes para espetáculos que são vendidos acima do preço legal, recomendações nada transparentes para eventos, falsa escassez de lugares disponíveis, falta de informação sobre os vendedores ou bilhetes que aparecem selecionados por defeito, são algumas das situações que levaram a DECO a apresentar esta queixa às autoridades. Na verdade, por ter recebido centenas de reclamações, a Associação já havia sinalizado algumas destas práticas, sobretudo, quando os consumidores só se apercebiam mais tarde que tinham adquirido bilhetes altamente inflacionados.

A análise recente da DECO revela, também, que a plataforma está a violar as suas obrigações ao abrigo do novo Regulamento dos Serviços Digitais (RSD) que regula as plataformas em linha. Para além das práticas mencionadas, a Viagogo falha na implementação de medidas para proteger os menores, ao permitir que estes consumidores comprem bilhetes para eventos proibidos para a sua idade. A plataforma manipula, ainda, os consumidores orientando-os deliberadamente para determinadas opções, designadamente, pressionando para a compra de bilhetes mais caros quando existem outros disponíveis.

Para a Responsável do Enforcement e Relações Internacionais da DECO, Rosário Tereso “milhões de consumidores estão a ser diariamente prejudicados por estas práticas, pelo que apelamos às autoridades nacionais e europeias que lancem mão de todos os mecanismos necessários para garantir um ambiente digital seguro para os cidadãos europeus».

A queixa conjunta foi apresentada aos Coordenadores de Serviços Digitais em Portugal, Itália, Bélgica e Espanha e ao Coordenador de Serviços Digitais da Irlanda, pedido uma investigação rigorosa e a aplicação de uma coima até 6% do seu volume de negócios.

Vila Viçosa: Queimas e queimadas proibidas até dia 31

O Município de Vila Viçosa informa que, até 31 de outubro, é proibida a realização de queimas de amontoados e queimadas.

No âmbito do Decreto-Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro, e considerando o tempo seco e as temperaturas elevadas previstas, a realização de queimas de amontoados não serão autorizadas.

A queima de sobrantes é uma das principais causas de incêndios rurais em Portugal. Mesmo em dias aparentemente tranquilos, uma pequena faísca pode alastrar-se rapidamente e dar origem a um incêndio. É essencial cumprir as normas e pedir autorização, reduzindo riscos e dando-nos melhor proteção.

Qualquer queima, deve ser sempre autorizada pela Câmara Municipal ou pelo ICNF.

Recorda-se que queimar sem autorização é considerado uso de fogo intencional e pode ter consequências legais.

O perigo de incêndio rural para cada município pode ser consultado em www.sgifr.gov.pt. Para mais informações contactar o Município de Vila Viçosa ou o Gabinete de Proteção Civil e Defesa da Floresta 👉 268889310 / 965391684

Inquilinos já podem declarar o contrato de arrendamento nas Finanças. Saiba como no programa da DECO desta semana

Desde 1 de agosto de 2025, os inquilinos passaram a poder declarar diretamente os seus contratos de arrendamento junto da Autoridade Tributária, caso o senhorio não o faça dentro do prazo legal. O processo é simples e digital, realizado através do Portal das Finanças, onde o inquilino preenche a Comunicação do Locatário ou Sublocatário (CLS), anexa os documentos necessários e obtém um comprovativo válido para efeitos fiscais.

Esta medida reforça a proteção dos inquilinos, garantindo o acesso a benefícios fiscais, apoios à habitação e segurança jurídica. Ao permitir que o contrato seja reconhecido oficialmente, mesmo sem ação do senhorio, combate-se a informalidade no mercado de arrendamento e assegura-se o cumprimento das obrigações legais.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Campanha solidária “É Tempo de Ajudar” da Associação Coração Delta junta 2500 voluntários

Com o propósito de melhorar a qualidade de vida da população sénior em situação de vulnerabilidade, a Associação de Solidariedade Social Coração Delta lança a 12ª edição da campanha “É tempo de Ajudar”. Nos dias 25 e 26 de outubro, em mais de 100 lojas Intermarché dos distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Leiria, Portalegre, Setúbal e Santarém, será feita uma recolha de produtos de higiene pessoal, levando conforto, dignidade e cuidados básicos a quem mais precisa.

A campanha “É tempo de Ajudar” é promovida em parceria com o Intermarché, o Corpo Nacional de Escutas e 79 concelhos. Este ano regressa com o objetivo de superar os resultados das edições anteriores, recolhendo mais produtos de higiene pessoal para apoiar a população sénior, com a mobilização de mais de 2500 voluntários — entre escuteiros, membros da comunidade local e do Grupo Nabeiro – Delta Cafés — que se juntam nas lojas Intermarché para dar continuidade a esta missão.

A campanha tem o apoio da FINIECO, SPRINT, JORGE FERNANDES, NEOSPRINT, STANDIGITAL, Ng5, BERMA, MR.PRINT, FIDELIDADE e pretende ajudar cerca de 7000 idosos, em oito distritos, sendo o seu propósito em futuras edições abranger a totalidade do território nacional.

Para Rita Nabeiro, Presidente da Direção da Associação Coração Delta, “Esta campanha é mais do que uma ação solidária — é um tributo ao legado do meu Avô Rui Nabeiro e à sua vontade de responder, com urgência, às necessidades de quem mais precisa. Reunindo as lojas Intermarché, Municípios, instituições de solidariedade social, parceiros e agrupamentos de escuteiros, esta iniciativa leva aos idosos não só produtos de higiene pessoal essenciais, mas também atenção, carinho e respeito. Mais de dois mil voluntários, em oito distritos, com o apoio de dezenas de municípios e parceiros, tornam tudo isto possível. É a prova de que, quando nos unimos, conseguimos levar dignidade e esperança a quem mais necessita. É este espírito solidário que nos inspira ano após ano.”

Localizações:

Beja | Beja, Moura, Serpa, Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Cuba, Castro Verde (Tv. da Serrana), Castro Verde (Farjais de Castro).
Castelo Branco | Castelo Branco, Alcains, Sertã, Fundão, Covilhã, Belmonte, Idanha-a-Nova.

Évora | Évora Horta das Figueiras, Évora Frei Aleixo, Estremoz, Vila Viçosa, Redondo, Montemor-o-Novo, Portel, Reguengos de Monsaraz, Arraiolos, Viana do Alentejo.

Faro | Olhão, Moncarapacho, Quarteira, São Brás de Alportel, Albufeira Ferreiras, Albufeira Vale Pedras, Vila Real de Santo António, Altura, Faro, Lagos, Alvor Marachique, Portimão, Alvor, Praia da Rocha, Lagoa Centro, Lagoa Carvoeiro, Porches, Armação de Pera, S.Bartolomeu de Messines, Monchique, Aljezur, Budens, Sagres.

Leiria | Alcobaça, Benedita, Pataias, S.Martinho do Porto, Ansião, Bombarral, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Juncal, Marinha da Guia, Pombal, Leiria, Leiria Maceira, Monte Redondo, Leiria Gândara dos Olivais, Vieira de Leiria, Marinha Grande, Peniche, Óbidos.

Portalegre | Portalegre, Campo Maior, Elvas, Ponte de Sôr, Nisa.

Santarém | Abrantes, Alcanede, Alcanena, Minde, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Samora Correia, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Marinhais, Ourém, Rio Maior, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha.

Setúbal | Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, Sines, Alcochete, Setúbal, Azeitão, Moita, Pinhal Novo, Charneca da Caparica, Fernão Ferro, Montijo, Sesimbra.

Dois projetos portugueses entre os vencedores dos Prémios do Novo Bahaus Europeu 2025

A Comissão Europeia anunciou, recentemente, os projetos vencedores dos prémios Novo Bauhaus Europeu 2025. Pelo quinto ano consecutivo, estes prémios recompensam projetos e iniciativas que combinem sustentabilidade, inclusão e estética, demonstrando de que forma a vida das pessoas e das comunidades pode ser enriquecida, reunindo cultura, tecnologia, inovação e design.

Entre esses vencedores, e na categoria “Campeões do Novo Bauhaus Europeu”, encontra-se o projeto “Escola Comestível”, que ganhou a votação pública. Trata-se de um projeto de uma escola de Lisboa, que transforma a educação num ecossistema vivo, centrado na alimentação e na sustentabilidade.

Outro dos projetos distinguidos, na categoria destinada a municípios de pequena dimensão, é “Guardiões da Água”, da União das freguesias de Cepos e Teixeira, em Arganil. Este projeto teve por base a reconstrução de lavadouros comunitários, para uma nova utilização: proteger habitats hídricos e criar refúgios húmidos para proteção em caso de incêndios florestais.

Entretanto, a Comissão Europeia lançou um concurso de conceção para o troféu oficial dos Prémios Novo Bauhaus Europeu 2026, convidando jovens talentos a proporem um objeto simbólico que personifique a sustentabilidade, a beleza e a união. Os estudantes podem candidatar-se até 31 de janeiro de 2026.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Estremoz vai ter Centro Empresarial

O Município de Estremoz está a finalizar uma candidatura a fundos comunitários para a criação do Centro Empresarial de Estremoz (CEE), uma infraestrutura moderna e de nova geração, dedicada a apoiar o nascimento e crescimento de empresas no nosso concelho.

Este novo centro, que contará com sete salas de incubação individuais e um espaço de coworking com 24 postos de trabalho, foi concebido para se tornar um polo de inovação e dinamismo económico, oferecendo condições de excelência para a instalação de startups, pequenas empresas e empreendedores.

Para que este projeto estratégico se concretize, o Município encontra-se numa fase decisiva da candidatura, na qual é fundamental demonstrar à entidade financiadora que o Centro Empresarial responde a necessidades concretas e que existe uma procura real por parte do tecido empresarial.

Nesse sentido, é solicitado o preenchimento de uma declaração de manifestação de interesse para a instalação de empresa/projeto no futuro CEE. Este documento, meramente para efeitos de justificação na candidatura, não representa um compromisso contratual, mas é um passo vital para assegurar o financiamento necessário.

DOCUMENTO (https://www.cm-estremoz.pt/files/documento.pdf)

O Município solicita ainda que, após o seu preenchimento e assinatura, o documento seja devolvida para o email: gade@cm-estremoz.pt, com a maior brevidade possível.

Euromilhões: terceiro prémio de quase 156 mil euros sai a apostador em Portugal

Ninguém acertou na chave vencedora do sorteio do Euromilhões desta terça-feira, 21 de outubro.

Também não foi atribuído qualquer segundo prémio, sendo que o terceiro, no valor de quase 156 mil euros, saiu a quatro apostadores, um deles em Portugal. O quarto prémio, de 2.300 euros, contempla 16 jogadores, três deles com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 5, 24, 29, 40 e 42 e pelas estrelas 6 e 12. No sorteio da próxima sexta-feira, 24 de outubro, vai estar em jogo um jackpot de 52 milhões de euros.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Morreu Francisco Pinto Balsemão, ex-primeiro ministro e fundador do Expresso e SIC

Da vida política ao universo da comunicação social, Francisco Pinto Balsemão distinguiu-se como um visionário e servidor da causa pública.

Faleceu esta terça-feira, aos 88 anos, permanecendo na memória nacional como um defensor da liberdade e um homem para quem a palavra foi destino e responsabilidade.

A 1 de setembro de 2025, dia em que completou 88 anos, Pinto Balsemão foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem de Camões. A mais recente numa extensa lista de prémios e distinções que recebeu ao longo da vida.


GNR assinalou Dia Mundial de Combate ao Bullying

A Guarda Nacional Republicana, no âmbito da prevenção e do combate à violência, ofensas, ameaças e qualquer tipo de intimidação em contexto escolar, associou-se ontem, dia 20 de outubro, ao Dia Mundial de Combate ao Bullying, pela relevância que representa na vida das crianças e jovens.

Só no atual ano letivo 2025/2026, particularmente de 13 a 20 de outubro de 2025, período em que as Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) se encontram a desenvolver ações de sensibilização, neste âmbito específico, junto da comunidade escolar, a Guarda já realizou 336 ações de sensibilização relacionadas com o bullying e ciberbullying, tendo sido abrangidas 12 945  crianças (dados provisórios).

bullying é um conjunto de atos que serve para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e reiterados, praticados por uma ou mais pessoas no contexto de uma relação desigual de poder, causando dor e angústia na(s) vítima(s). Atualmente, e associado ao recurso às novas tecnologias, nomeadamente às redes sociais, o bullying tem assumido novos contornos, dando origem à vertente virtual do ciberbullying.

Por norma os sinais de alerta são silenciosos, aconselhando-se os pais, professores e todos os cuidadores a estarem atentos a sinais, tais como alterações de humor, abatimento físico e/ou psicológico, sinais de impaciência ou ansiedade, queixas físicas permanentes (dores de cabeça, de estômago, perturbações no sono, nódoas negras), irritabilidade extrema, ou qualquer outra mudança de comportamento.

Tal como acontece com a saúde física, também a saúde mental exige cuidado e atenção. Promover o reconhecimento e a regulação das emoções, fomentar a capacidade de resiliência face a dificuldades e desenvolver a empatia, através da compreensão do outro e da criação de redes de apoio, são fatores determinantes para o bem-estar psicológico dos jovens. Neste processo, o papel da família, dos pares e das escolas é determinante. A presença constante de familiares e amigos, o acompanhamento atento por parte da comunidade escolar, nomeadamente professores e psicólogos, bem como a intervenção especializada dos profissionais de saúde, constituem uma rede de apoio essencial.

A normalização da procura de apoio psicológico e médico deve ser encarada como um gesto de coragem e autocuidado. Importa, por isso, promover uma cultura de escuta ativa, onde os jovens se sintam seguros para partilhar as suas experiências, e onde os seus sentimentos sejam validados, mesmo na ausência de soluções imediatas.

A Guarda pretende alertar e sensibilizar a população em geral e, em particular, as crianças e jovens, os quais serão as mulheres e homens de amanhã, para a relevância da temática com o objetivo de apelar a uma estratégia de consciencialização, que visa contribuir para a mudança de comportamentos da sociedade e para a progressiva intolerância social face à violência nas escolas.

Pese embora o bullying não se encontre tipificado na legislação penal como crime, o mesmo está associado a vários crimes, tais como crimes de ofensas à integridade física, injúrias, ameaça e coação, correspondendo os dois primeiros aos comportamentos mais frequentes.

A GNR desenvolve um esforço significativo naquilo que são as iniciativas relacionadas sobre a temática em concreto, nomeadamente em ações de sensibilização e campanhas, com temas associados à violência, à cidadania, inclusão e não-discriminação, aos Direitos Humanos, e direitos da Criança ou regras quanto à utilização da internet.

No âmbito das suas competências em matéria de prevenção, a Guarda tem desenvolvido uma série de ações de sensibilização relacionadas com o bullying, num total de 1 537 no ano letivo de 2024/2025, tendo sido direcionadas para 55 108 crianças e jovens, maioritariamente em contexto escolar, tendo sido abrangidos vários dos 4 604 estabelecimentos de ensino público e privado à responsabilidade da GNR (dados provisórios).

Ainda no ano letivo de 2024/2025, a Guarda registou 119 ocorrências, nomeadamente 106 de bullying e 13 de cyberbullying.

Além destas ações, importa acrescentar que a GNR possui militares com formação especializada, que desempenham um papel essencial no acompanhamento personalizado às vítimas, encarregando-se de encaminhar as mesmas para outras instituições com competência neste âmbito.

Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de bullying não hesite em contactar:

  • Via telefónica, o SNS Prevenção Suicídio, através do número 808 24 24 24;
  • Via telefónica, através do número europeu de emergência: 112

Estes serviços são anónimos, confidenciais e estão disponíveis para ouvir quem mais necessita porque, conversar pode mudar vidas.

“Agricert: do Alentejo para Mundo” – Agricert é a empresa que mais certifica a nível de Global GAP na China

O programa “Agricert: do Alentejo para o Mundo” chega ao fim, nas três rádios do Alentejo em FM, com um episódio dedicado à presença internacional desta empresa que se dedica ao controlo e à certificação de produtos alimentares.  

De acordo com Hermenegildo Castanho, um dos gerentes da empresa, em termos de Global GAP – sistema de certificação usado entre os produtores e proprietários de marcas na produção e comercialização de alimentos, com uma produção segura e sustentável – a Agricert é a empresa que mais certifica na China.

“Chegamos a estas latitudes pela qualidade e pela responsabilidade do nosso certificado, que não só garante a quem vende, como a quem compra, a qualidade inerente aos produtos que vão nesse certificado”, garante o engenheiro.

Por outro lado, a Agricert é a única empresa a certificar em vários mercados internacionais, como Cazaquistão, Quirguistão e Azerbaijão.

O suporte dado pela Agricert aos clientes com reconhecimento internacional dos seus certificados é também abordado neste último episódio de “Agricert: do Alentejo para o Mundo”. Para ouvir no podcast abaixo:

CIMAC e UE organiza caminhada da biodiversidade

No próximo dia 25 de outubro às 10h00, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e Universidade de Évora (UE) organizam uma caminhada interpretativa da biodiversidade e galerias ripícolas na Ecopista de Évora, um evento dedicado aos cidadãos e ciência cidadã que se enquadra no projeto ‘CARDIMED – Adaptação Climática e Resiliência Demonstradas na Região Mediterrânica’, onde a parceria entre CIMAC e UE levarão a cabo a reabilitação de um troço de 10km de galeria ripícola.

Nesta caminhada de 8km (cerca de 2h30 de duração, percurso de ida e volta) os participantes vão visitar três galerias ripícolas em diferentes estados de conservação e compreender a sua importância na promoção da biodiversidade e dos ecossistemas ribeirinhos.

A equipa técnica da CIMAC e UE farão o enquadramento e explicação contextual nas três paragens previstas, promovendo o diálogo, a interpretação e exploração da importância e beleza destas zonas ribeirinhas e dos seus habitats.

Mais do que uma simples caminhada, esta iniciativa pretende sensibilizar para a importância da mobilidade suave e sustentável, incentivando hábitos de lazer ativos, saudáveis e em harmonia com os ecossistemas locais.

As inscrições, limitadas a 50 participantes, e abertas até dia 22, são obrigatórias e podem ser realizadas acedendo ao link: https://forms.cloud.microsoft/e/U91ez98RbR

Helicóptero do INEM disponível 24 horas em Évora

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai reforçar o Serviço de Helicópteros de Emergência Médica (SHEM), passando dois helicópteros, localizados em Évora e Loulé, para funcionamento contínuo, 24 horas por dia, a partir de hoje, segunda-feira, 20 de outubro. A aeronave baseada em Macedo de Cavaleiros mantém-se em operação 12 horas diárias, enquanto decorrem os preparativos para a expansão gradual da operação noturna nesta região.

A decisão de iniciar a operação noturna primeiro no Sul prende-se com questões de segurança relacionadas com o relevo e obstáculos naturais, mais significativos no Norte e Centro do país, que exigem treino adicional das equipas de pilotos para voo noturno. Prevê-se que a implementação total do regime H24 nas quatro bases do SHEM esteja concluída até 1 de novembro, com quatros aeronaves médias e capacidade para transporte de incubadoras.

Este reforço operacional representa um aumento significativo da capacidade de resposta aérea do INEM, garantindo maior disponibilidade na assistência a situações de emergência médica.

As equipas do SHEM têm transmitido um feedback muito positivo do serviço, destacando a rapidez de descolagem, estabilidade em voo e condições de segurança e conforto das aeronaves, que contribuem para uma prestação de cuidados mais eficiente.

O balanço da atividade recente do SHEM evidencia a importância estratégica deste meio, confirmando o papel determinante da emergência médica aérea na resposta do INEM às emergências mais complexas.

O SHEM é atualmente assegurado pela Gulf Med Aviation Services, numa operação complementada pela Força Aérea Portuguesa.

O INEM reafirma o seu compromisso com o reforço contínuo da capacidade de resposta do sistema de emergência médica, assegurando que os meios aéreos disponíveis operam com os mais elevados padrões de rigor, segurança e eficiência.

O livro de toda a biodiversidade do Golfo da Guiné em destaque no programa “Ambiente em FM”

Foi publicado recentemente um livro que reúne todo o conhecimento científico sobre as ilhas tropicais do Golfo da Guiné. Segundo José Janela, da Quercus, trata-se de uma obra única, dado que é a primeira vez que toda a biodiversidade das ilhas de São Tomé, Príncipe e Annobón é reunida num só volume.

Estas ilhas têm espécies endémicas, que não existem em mais nenhum lugar do planeta, e este livro dá uma visão completa, desde as florestas húmidas até à vida marinha. Além disso, junta o contributo de mais de 80 cientistas de vários países.

A coordenação da obra “Biodiversidade das Ilhas Oceânicas do Golfo da Guiné” é da responsabilidade de Luís Ceríaco, antigo aluno da Universidade de Évora.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela. Para ouvir no podcast abaixo:

Baja Portalegre “agita” Portalegre entre 23 e 25 de outubro

A 39.ª edição da Baja Portalegre 500, denominada este ano bp Ultimate Baja Portalegre 500, está de regresso ao Alto Alentejo com o melhor do todo-terreno nacional e internacional, desta vez entre os dias 23 e 25 de outubro. Novamente integrada na Taça do Mundo FIA de TT, a prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal posiciona-se como a antepenúltima do calendário de 2025, antecedendo a Baja do Qatar, numa temporada que arranca no final de janeiro, na Arábia Saudita.

A clássica portuguesa integra também a última posição da Taça Europeia de Bajas, que antes de chegar a Portugal, passa por países como a Espanha, Turquia, Grécia, Itália, Hungria e Polónia.

Recorde-se de que em 2024, a Baja contou com um pódio inteiramente português: Miguel Barbosa voltou às vitórias, conquistando o seu quarto 1.º lugar nos automóveis. Em motos, o troféu foi pela primeira vez para Martim Ventura. Já Luís Fernandes e Hélder Rodrigues cimentaram as suas vantagens em Quads e SSVs respetivamente.

Grupo União Sport goleia Cortiçadense por 10-0 na Taça Dinis Vital

Neste domingo, 19 de outubro, realizou-se a 2ª jornada da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital”. Nesta ronda houve um derby concelhio, com o Grupo União Sport (GUS) a ganhar por 10-0 ao Cortiçadas de Lavre, num jogo de pouca história, onde o União fez o que lhe competia. De resto o Fazendas do Cortiço foi fora perder por 5-1 com o Juventude de Évora B; o Escouralense perdeu em casa por 0-3 com o Monte Trigo; o Foros de Vale de Figueira recebeu o Redondense averbando derrota por 1-5; o Valenças perdeu no seu campo por 2-3 com o Estremoz e o Cabrela venceu no seu reduto por 4-2 ao Canaviais.
Em relação à partida que a RNA acompanhou com relato, e onde o Grupo União Sport recebeu no 1º de Maio a equipa do Cortiçadense, a formação treinada por Gonçalo Carapinha, à semelhança do jogo com o Tourega, que teve lugar a meio da semana, efetuou muitas alterações no 11 titular, onde figuraram Raimundo Duarte na baliza, e o ponta de lança Filipe Maia. O União inaugurou o marcador logo aos 20 segundos de jogo, com Tiago Gualdino a rematar e a corresponder bem a um cruzamento rasteiro de Luís Vieira. O União entrou de forma determinada e a respeitar o adversário, ampliando a vantagem aos 9 minutos, com Filipe Maia a desmarcar-se bem e a marcar o 2-0. O jogo era de sentido único, com o União a dominar de forma tranquila. Com isso, e depois de chegar à vantagem bastante cedo, apesar de ter mais oportunidades para ampliar, o União tirou o pé do acelerador. Apesar do Cortiçadas de Lavre não conseguir incomodar Raimundo Duarte, a equipa treinada por Carlos Constantino teve um pontapé de canto e uma jogada de perigo. Ao intervalo, o União vencia por 2-0, com os alvinegros a entrarem muito bem na partida, mas depois tornara menos intensos diante de um adversário de muito menor valia.
A 2ª parte iniciou sem alterações. O União entrou novamente a todo o gás, com Nené, a marcar o 3-0, aos 47 minutos. O União fez 4 substituições de uma assentada, aos 57 minutos, com Eduardo Mémé, Luís Madeira, Wilson e Diogo Cardinhos, a renderem Filipe Maia, Tiago Gualdino, Mangerico e Nené. Foi de canto direto que o União chegou ao 4-0, um golo olímpico, com André Arraiolos a rematar em arco, com a bola a bater ainda no poste. Aos 65 minutos, o Cortiçadense efetuou tripla alteração com Alexandre Constantino, Francisco Soares e Santiago Saturnino, a serem substituídos por André Guerreiro, Leonardo Dias e Simão Gonçalves. Pouco depois, o Cortiçadas de Lavre volta a mexer, com Rodrigo Vilelas a ir para jogo, saindo Leandro Gomes. O União fez tripla alteração com Miguel Fernandes, Gonçalo Catalão e Tiago Gamito a entrarem para os lugares de Luís Vieira, André Arraiolos e Marco Oliveira. Com a formação das Cortiçadas a cair fisicamente, a partir dos 60 minutos, o resultado avolumou-se. Aos 73 minutos, depois de cruzamento de Wilson Costa, Miguel Fernandes rematou na passada para o 5-0. No minuto seguinte, aproveitando uma má reposição de bola, Diogo Cardinhos fez uma chapelada ao guardião do Cortiçadense, marcando um golo que valeu o bilhete. De seguida Miguel Pirata estreou-se na baliza dos seniores do União, com a saída de Raimundo Duarte. Aos 85 minutos, Catalão marcou o 7-0, curiosamente o número 7 da sua camisola. Um minuto depois, Miguel Fernandes bisou na partida e fez o 8-0. Eduardo Mémé marcou o 9-0 aos 89 minutos. Aos 90 minutos, seria Wilson Costa a fechar o resultado nos 10-0. O desafio terminaria com este resultado, ficando bem vincada a disparidade de qualidade entre os dois plantéis, sendo de enaltecer a entrega da formação forasteira e a seriedade com que o União encarou este jogo

Taça Ditrito de Évora “Dinis Vital” > 2ª jornada > 19 out > 15h00
Atlético Sc 8-1 Calipolense Cd
Gd Portel 5-0 Sc Borbense
Gr. União Sport 10-0 Ccrd Cortiçadas de Lavre
Juventude Sc B 5-1 Gcd Fazendas Cortiço
Lusitano Cd Arraiolense 2-0 Gcd Aguiar
Gr. Estrela Escouralense 0-3 Gd Monte Trigo
Cc Corval 1-6 ScBencatelense
Gd S. Manços 2-1 Gdc Tourega
Foros Vale Figueira Fc 1-5 Redondense Fc
Valenças Sport Club 2-3 Cf Estremoz
GdcOriolenses 0-4 Sc Viana Alentejo
Gcd S. Bartolomeu Outeiro 0-6 Estrela Fc
Casa Povo Cabrela 4-2 Gdr Canaviais
Fc Santana Campo – ScAlcaçovense (adiado 2 nov.)
Gd S. Pedrense 1-9 Lusitano de Évora Clube “B”
Associação Desportiva de Vera Cruz 2-8 Sc Arcoense

Iara Ramos Nascimento, de Vila Boim, está desaparecida

Iara Ramos Nascimento (na foto), de 47 anos, de Vila Boim, está desaparecida desde a passada segunda-feira, dia 13 de outubro.

Segundo o alerta lançado nas redes sociais, pela família, Iara desapareceu da sua casa em Vila Boim, supostamente, ao volante de um veículo da marca volkswagen beetle azul escuro, matricula 38-10-ZO.

Iara Ramos Nascimento tem vários irmãos, com destaque para o apresentador Cláudio Ramos e para Luís Nascimento, que participou num reality show.

“A família agradece que, qualquer informação que possam ter, a comuniquem por favor, às autoridades mais próximas”, pode ler-se na publicação feita nas redes sociais.

Vila Viçosa nomeada para os prémios Alentejo2025

Vila Viçosa está nomeada para os Prémios Alentejo 2025, na Categoria de Património, tratando-se de mais um importante reconhecimento da herança cultural calipolense.

Os Prémios Alentejo representam o acontecimento cimeiro, no que a prémios diz respeito, considerando todo o universo alentejano. Cerimónia anual organizada e produzida pela revista Mais Alentejo, os Prémios Alentejo envolvem dois segmentos distintos. Por um lado, um conjunto de categorias, com cinco nomeados em cada uma delas, sendo o vencedor apurado pelo voto dos(as) leitores(as) e do público em geral, votação realizada no nosso sítio da Internet, onde estão presentes todos os sectores da sociedade, nomeadamente, entre vários outros, artes, cultura, empresas, gastronomia, história, iniciativa e inovação, património, tradições e turismo. Por outro lado, abrange também a atribuição de galardões a empresas, instituições ou personalidades de relevante percurso nas mais diversas aéreas da sociedade, podendo ter ou não ligação ao Alentejo, os quais são da inteira responsabilidade do Júri dos Prémios.

As votações decorrem até ao dia 20 de Outubro em www.revistamaisalentejo.com

Cruz Vermelha anuncia encerramento da UCC de Estremoz

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vai encerrar definitivamente a atividade da Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação de Estremoz.

Esta decisão resulta, essencialmente, da impossibilidade de adaptação das instalações aos requisitos estruturais e técnicos atualmente em vigor, bem como da inviabilidade económica decorrente da redução de cerca de 50% do financiamento face ao Acordo-Programa inicial, agravada pelos prejuízos acumulados entre 2022 e 2024.

Com capacidade total de 23 camas, e dedicada a internamentos para reabilitação com duração entre 30 e 90 dias, a unidade não reúne atualmente condições para garantir a sustentabilidade operacional, nem para assegurar os níveis exigidos de qualidade e segurança nos cuidados prestados.

A CVP está a trabalhar em articulação com a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e com as autoridades locais de saúde para assegurar a transição dos utentes que, até à data de 31 de dezembro de 2025, possam ainda estar em acompanhamento, garantindo a continuidade assistencial e a segurança clínica durante todo o processo. Atualmente, estão internados nesta unidade 21 utentes.

No seguimento desta reestruturação, a instituição está a desenvolver esforços, internamente e com parceiros externos, para tentar assegurar os postos de trabalho ao maior número possível dos 29 colaboradores afetos à unidade, procurando garantir uma transição justa e que reconheça o contributo de cada pessoa.

A CVP reafirma a confiança na capacidade de gestão local das suas equipas, assegurando a presença ativa no concelho de Estremoz, através da prestação de serviços de emergência, transporte e apoio clínico à população. A clínica local será ampliada, permitindo reforçar a resposta em saúde e garantir que a comunidade continue a ter acesso próximo e de qualidade aos cuidados de que precisa. A CVP continuará a trabalhar em estreita parceria com as entidades locais, em particular com a Câmara Municipal de Estremoz, cujo empenho ao longo dos últimos anos se realça,  reafirmando o seu compromisso de proteger a vida, a saúde e a dignidade das pessoas em todo o território nacional.

Arraiolos instala Comissão de Proteção de Crianças e Jovens

A nova Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Arraiolos foi formalmente instalada no dia 15 de outubro de 2025, numa cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Esta é a 315.ª CPCJ criada em Portugal, um número que, segundo a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), representa “um marco histórico” na consolidação da rede nacional de proteção a crianças e jovens.

A nova comissão integra representantes do município, da Segurança Social, dos ministérios da Educação e da Saúde, bem como de associações de pais e de jovens, entre outras entidades parceiras.

O momento ficou ainda marcado por uma atuação musical protagonizada por crianças do Jardim de Infância de Arraiolos.

Borba: Complemento de apoio ao estudo arranca na próxima segunda-feira, dia 20

No âmbito da quarta medida do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar, terá início na próxima semana o complemento “Apoio ao Estudo + Conhecimento”, direcionado a alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Esta iniciativa visa apoiar os alunos na realização dos trabalhos de casa (T.P.C.), no reforço do estudo autónomo e na aquisição de métodos e técnicas de estudo eficazes.

O Município de Borba, em parceria com o Agrupamento de Escolas e a Oficina da Criança, tem como objetivo promover hábitos de estudo saudáveis, contribuindo para a melhoria do rendimento e do sucesso escolar dos alunos.

Horários do Apoio ao Estudo

1.º Ciclo

• Segunda-feira: 17h00 – 18h30 | Oficina da Criança

• Terça-feira: 16h00 – 18h00 | Escola Básica de Rio de Moinhos

• Quinta-feira: 17h00 – 18h30 | Oficina da Criança

• Sexta-feira: 17h00 – 18h30 | Oficina da Criança

2.º Ciclo

• Quarta-feira: 13h30 – 14h30 | Biblioteca Escolar

• Sexta-feira: 15h00 – 16h30 | Biblioteca Escolar

Pensionistas no estrangeiro têm novas regras até 2027, saiba o que altera, no programa da DECO desta semana

A partir de 2025, os pensionistas da Segurança Social que residem no estrangeiro em países sem acordos de troca automática de dados passam a ter de realizar anualmente a prova de vida, sob pena de suspensão da pensão. A medida será aplicada de forma faseada até 2027, começando pela Suíça e Luxemburgo em 2025, e abrangendo todos os países em 2027. A prova deve ser feita entre 1 de maio e 15 de setembro, com exceções em 2025 que alargam o prazo até 30 de novembro.

A prova de vida pode ser feita digitalmente, presencialmente ou por correio, sendo gratuita em todas as modalidades. O reconhecimento facial, a entrega de documentos em embaixadas ou o envio de certificados são algumas das formas válidas. Em caso de falha, a pensão é suspensa, mas pode ser retomada com efeitos retroativos após a regularização. Pensionistas impossibilitados de realizar a prova podem fazê-lo através de representante legal, mediante documentação adequada.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Rui Miguel Nabeiro é o líder com melhor reputação em Portugal

Rui Miguel Nabeiro (na foto), CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, ocupa pela quinta vez consecutiva a primeira posição do ranking de líderes, sendo o líder com melhor reputação no território nacional, de acordo com os resultados Merco Empresas e Líderes 2025.

Com o Grupo Nabeiro-Delta Cafés a ocupar a primeira posição do ranking das empresas e Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo, a ocupar o primeiro lugar do ranking de líderes, comprova-se a correlação direta entre a reputação do líder e da sua empresa.

O Merco é o monitor de referência que avalia a reputação das empresas e dos seus líderes. Esta é já a sexta edição em Portugal e são listadas as 100 empresas e os 100 líderes com melhor reputação em Portugal.

Borba no bom caminho na redução de produção de resíduos

De acordo com os dados fornecidos pela Gesamb, nos últimos 20 anos verificou-se um decréscimo significativo do volume de resíduos encaminhados para aterro, em grande parte dos municípios aderentes. Destaque positivo para Borba, que registou uma redução relevante de 16,02 %, e que coloca o concelho entre os cinco primeiros com maior redução na produção de resíduos.

A meta do município é reduzir ainda mais a produção de resíduos indiferenciados, o que se manifestará em benefícios económicos e ambientais.

No entanto, de acordo com o município, é fundamental o esforço de todos os Borbenses: reduza a produção de resíduos, separe corretamente o lixo produzido, faça reciclagem e valorize os biorresíduos através da compostagem.

Academia Sénior de Vendas Novas já apresentou o novo ano letivo

O Fórum Cultural “A Praça” acolheu a sessão de abertura do novo ano letivo da Academia Sénior de Vendas Novas, um momento de reencontro e motivação para os 270 alunos que este ano integram o projeto.

O encontro contou com a apresentação dos professores, disciplinas e objetivos para o novo ano letivo, feita pela coordenadora do projeto, Cristina Frade, e com um momento musical protagonizado por Hugo Reboredo, que deu o tom cultural à sessão.

As aulas têm início a 20 de outubro, com mais de uma dezena de professores a dinamizar áreas como estimulação cognitiva, artes manuais, atividade física, artes literárias, saúde e bem-estar, entre outras.

A Academia Sénior mantém-se como um espaço privilegiado de aprendizagem, partilha e convívio, onde os seniores de Vendas Novas encontram novas formas de se manterem ativos e autónomos.

Estágios remunerados no Parlamento Europeu com candidaturas até 31 de outubro

Encontram-se abertas, até 31 de outubro, as candidaturas ao programa de estágios “Schuman”. Estes são estágios remunerados e que podem ser realizados num dos locais de trabalho oficiais do Parlamento Europeu – Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo – ou nos Gabinetes de Ligação nos Estados-Membros.

O programa de estágios, a realizar de março a julho de 2026, destina-se a nacionais de um Estado-Membro da União Europeia ou dos países candidatos à adesão, existindo ainda um pequeno número de vagas para nacionais de países terceiros.

Os candidatos devem ser titulares de um diploma do ensino secundário correspondente ao nível exigido para acesso à universidade, ou ter efetuado estudos superiores ou técnicos de um nível equivalente, ou ser titulares de um diploma de nível universitário. Devem ainda ser fluentes numa das línguas oficiais e ter conhecimento de outra.

A bolsa mensal atribuída aos estagiários é de 1.667 euros em Bruxelas e Luxemburgo, sendo que nos outros países varia de acordo com o custo de vida. Os estagiários com deficiência podem beneficiar de um subsídio adicional até 50% do subsídio mensal, consoante o grau de incapacidade.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo:

Foragido condenado por abuso sexual de menor e violência doméstica detido no concelho de Vila Viçosa

Um homem de 51 anos, que se encontrava foragido à justiça desde dezembro de 2020, foi detido na passada terça-feira, 14 de outubro, pela GNR, no concelho de Vila Viçosa.

Este indivíduo “encontrava-se sujeito a um mandado de detenção para cumprimento de uma pena de prisão efetiva de oito anos e seis meses, pela prática dos crimes de violência doméstica e abuso sexual de menor”, revela o Destacamento Territorial de Évora da GNR em comunicado.

No âmbito de uma operação que visava o cumprimento de um mandado de detenção, os militares da Guarda desenvolveram diligências policiais que culminaram na localização e detenção do indivíduo. No decurso da ação, o homem tentou identificar-se como sendo outra pessoa, tendo-lhe sido apreendidos vários documentos de identificação falsos, “o que configura igualmente a prática dos crimes de falsificação e contrafação de documento”. Os factos relativos a estes crimes foram comunicados ao Tribunal Judicial de Évora.

Quanto ao cumprimento da pena de prisão efetiva, o indivíduo foi encaminhado para o Estabelecimento Prisional de Évora, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Braga.

Operação Viajar sem Pressa já está na estrada

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em colaboração com a PSP e a GNR, estão a desenvolver, até segunda-feira, dia 20, a campanha “Viajar sem pressa”, no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização 2025. A iniciativa pretende sensibilizar os condutores para os perigos associados à condução em excesso de velocidade, enquanto reforça a fiscalização em vias e acessos com maior tráfego.

Esta campanha, a décima de 11 programadas para este ano, combina ações educativas da ANSR com operações de controlo da PSP e da GNR. As autoridades recordam que a velocidade é um dos principais fatores de risco em acidentes rodoviários, estando presente em mais de 60% das infrações registadas.

O risco de vítimas mortais aumenta proporcionalmente à velocidade, reforçando a importância de conduzir com prudência, especialmente em vias com elevado fluxo. A operação insere-se num conjunto de campanhas de sensibilização que, em 2025, abordam temas como álcool, telemóvel, acessórios de segurança e veículos de duas rodas a motor, seguindo a linha de atuação adotada em 2024.

Mais do que uma simples fiscalização, a campanha pretende criar consciência social sobre a segurança rodoviária, lembrando que a pressa no trânsito tem consequências que podem ser irreversíveis.

Terceiro prémio do Euromilhões sai a apostador em Portugal

Não houve totalistas no sorteio de ontem, 14 de outubro, do Euromilhões, pelo que o “jackpot” em jogo, na sexta-feira, dia 17, será de 28 milhões de euros.

Houve apenas dois segundos prémios atribuídos no estrangeiro, no valor de 234 mil euros, e oito terceiros, um deles em Portugal, de mais de 13.500 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 5, 8, 14, 16 e 18 e pelas estrelas 3 e 10.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

GESAMB investe 4,3 milhões de euros para reforçar recolha seletiva de resíduos urbanos

A empresa intermunicipal Gesamb, instalada em Évora, vai investir 4,3 milhões de euros em medidas para tornar a recolha seletiva de resíduos urbanos mais eficiente e sustentável nos 12 concelhos do distrito de Évora em que atua, foi divulgado.

Em comunicado, a Gesamb — Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos EIM, responsável pelo tratamento de lixo de 12 dos 14 municípios do distrito de Évora, indicou que, do montante total de 4,3 milhões de euros, 3,6 milhões são financiados pelo programa regional Alentejo 2030.

“Este projeto representa um marco na modernização da gestão de resíduos urbanos na região”, realçou, destacando que a iniciativa permite “implementar medidas estratégicas para uma recolha mais eficiente, sustentável e próxima das comunidades”. Segundo a Gesamb, o projeto inclui, na área dos biorresíduos, a adaptação das estações de transferência e ecocentros, aquisição de viaturas elétricas e contentores adaptados e o reforço da logística para transporte até à unidade de tratamento em Évora.

Quanto aos resíduos volumosos, referiu a empresa, está prevista a melhoria da triagem e separação de materiais e da reciclagem de materiais como madeira, metal e plástico, bem como a introdução de contentores com capacidade de compactação.

O projeto abarca ainda um estudo para a colocação estratégica de equipamentos, a criação de novos circuitos de recolha seletiva porta a porta e a aquisição de contentores apropriados e viaturas elétricas, acrescentou.

Os 12 municípios que integram a empresa são Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.

“𝐋𝐢𝐯𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐓𝐞𝐫𝐦𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐈𝐧𝐭𝐢𝐦𝐚çã𝐨 à𝐬 𝐌ã𝐞𝐬 𝐒𝐨𝐥𝐭𝐞𝐢𝐫𝐚𝐬-𝐄𝐱𝐩𝐨𝐬𝐭𝐨𝐬” 𝐞𝐦 “𝐏𝐞ç𝐚 𝐝𝐨 𝐌ê𝐬” em Avis

O Centro Interpretativo da Ordem de Avis (CIOA) apresenta em “Peça do Mês” o “Livro de Termos de Intimação às Mães Solteiras-Expostos”, relativo ao concelho de Avis, nos anos de 1863 a 1866.

O documento, pertencente ao Fundo Documental do Município de Avis (CMA-CIOA), remete para uma Legislação com origem no século XVII e que se prolongou, sobretudo, pela 2.ª metade do século XIX, contendo os termos de intimação aplicados às mães solteiras que apareciam grávidas.

Um procedimento administrativo que preconizava um controle sobre as parturientes, com intimações que as obrigavam a identificar a paternidade dos seus filhos, antes do termino da gravidez, incidindo principalmente sobre as mulheres provenientes de classes desfavorecidas, o que acentuava, ainda mais, a sua fragilidade e vulnerabilidade, num claro intuito de reduzir despesas, com os expostos, dificultar infanticídios e moralizar comportamentos.

A “Peça do Mês” encontra-se patente ao público no Posto de Turismo de Avis, aberto de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 13h30 às 16h00.

Certificação de sustentabilidade para o setor vitivinícola no “Agricert: do Alentejo para o Mundo” desta semana

A edição desta semana do programa “Agricert: do Alentejo para o Mundo” é dedicado ao tema da certificação de sustentabilidade para o setor vitivinícola, com Margarida Monraia, técnica de controlo na empresa.

Quando se fala em sustentabilidade agrícola, fala-se na importância de se produzir hoje sem comprometer a capacidade das gerações futuras de virem a produzir também. Nesse sentido, refere Margarida Monraia, é necessário fazer “um uso eficiente dos recursos naturais, ter respeito pelo meio ambiente, promover boas condições sociais para os trabalhadores e uma gestão económica viável”.

Relativamente à certificação de sustentabilidade para o setor vitivinícola, Margarida Monraia destaca a existência de dois programas distintos, mas ambos voluntários: o programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) e o Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola.  

Com estas certificações, o agricultor acaba por ganhar “maior eficiência, acesso a mercados exigentes, melhores condições de financiamento e prepara-se para algumas exigências futuras, enquanto valoriza a sua marca e protege o ambiente em que trabalha”.

O programa completo para ouvir no podcast abaixo:

Rugby Clube de Montemor assinala 30 anos

O Rugby Clube de Montemor comemora, no dia 29 de novembro, três décadas de existência.

De acordo com o clube, ” vai ser uma noite especial para festejar os 30 anos do clube, junto de atletas, antigos jogadores, treinadores, sócios e amigos do RCM

Universidade Sénior de Vila Viçosa dá início ao ano letivo com sessão inspiradora

A Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa deu início ao ano letivo 2025/2026 com uma sessão de abertura realizada no dia 8 de outubro, no Pólo da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora.

O evento contou com a presença de alunos, colaboradores e representantes institucionais, entre os quais o Presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança e a vereadora Mónica Lobo, que apresentaram as linhas orientadoras do novo Plano de Atividades, destacando parcerias estratégicas e novas dinâmicas educativas. A sessão incluiu ainda intervenções da Diretora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, Ana Saraiva, e da Coordenadora do CLDS 5G “Laços de Sabedoria”, que reforçaram o compromisso com a promoção do envelhecimento ativo e a valorização cultural.

Durante o encontro, foi distribuída documentação com detalhes sobre horários, disciplinas, corpo docente e a nova estrutura organizativa da Universidade Sénior. A cerimónia terminou com a entrega de uma lembrança a cada aluno, simbolizando o início de um novo ciclo de aprendizagem e convivência.

13 de outubro, assinala-se o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, sendo este o tema do programa Ambiente em FM

Investir em Resiliência para Prevenir Desastres Naturais. Porque hoje, 13 de outubro, assinala-se o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes. Uma data promovida pelas Nações Unidas para lembrar a todos que os desastres não são apenas fenómenos naturais inevitáveis: são também consequência da forma como usamos o território e de como nos preparamos para responder aos riscos.

De acordo com a Quercus, Este dia é um alerta global para a necessidade de reduzir o risco de desastres. E é mais urgente do que nunca. Os desastres naturais estão a aumentar em frequência e intensidade, provocando custos económicos, sociais e ambientais enormes.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da do programa Ambiente em FM, com José Janela. Para ouvir, na emissão, às 12h45, 16h30 ou no nosso site.

Carlos Zorrinho(PS) venceu a Câmara de Évora

Carlos Zorrinho, pelo PS, venceu a Câmara de Évora, nas eleições autárquicas deste domingo. O PS teve 29.83% , à frente da AD que obteve 29.26% e da CDU que teve 15,82%.

O PS elege tres mandatos, a AD dois mandatos e a CDU e o CHEGA elegem um vereador cada.

Edgar Carriço eleito presidente da Junta de Freguesia de Cabrela

Edgar Carriço, do PS, foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Cabrela nas autárquicas deste domingo, 12 de outubro.

O PS venceu estas eleições com 42,81% dos votos, elegendo três mandatos, logo seguido do MPC, com 41,75%, que consegue também três mandatos.

A CDU ficou em terceiro, com 12,63% dos votos, elegendo um mandato.

João Grilo reeleito presidente da Câmara Municipal de Alandroal

João Grilo, do PS, acaba de ser reeleito presidente da Câmara Municipal de Alandroal.

Apurados os resultados das quatro freguesias daquele concelho do distrito de Évora, o PS vence estas autárquicas com 53,86% dos votos e a eleição de quatro mandatos.

O segundo partido mais votado foi o NC, com 17,52%. PCP-PEV, em terceiro, conseguiu 10,23% dos votos.

Grupo União Sport com vitória arrancada a ferros diante do Cabrela


Neste domingo, 12 de outubro, realizou-se a 3ª jornada da Liga Elite e Liga AFE do Distrital de Évora. Na Liga Elite, na 3ª jornada, no derby concelhio, o Grupo União Sport (GUS) venceu, mas não convenceu, a Casa do Povo de Cabrela por 3-2. O Escouralense, por sua vez, foi até Monte Trigo arrancar um empate 2-2, após estar a perder por 2-0.
Já na Liga AFE, na jornada deste domingo, o derby entre Cortiçadas de Lavre e Foros de Vale de Figueira terminou com nulo no marcador, de resto o Valenças perdeu por 1-0 no terreno do Alcaçovense e o Fazendas do Cortiço ganhou por 2-1 em casa com o Aguiar, com cambalhota no marcador.
Focando o jogo que a RNA acompanhou com relato, o derby entre GUS e Cabrela. O União apostou em manter o 11 da jornada passada, contudo, Rodrigo Vicente lesionou-se no treino da manhã de hoje e foi baixa para este jogo, entrando para o seu lugar Miguel Fernandes. Merece ainda nota de destaque, no União, o regresso de Filipe Maia que, após longa ausência a recuperar de lesão, pela primeira vez, esteve disponível, sentando-se no banco de suplentes. Os primeiros minutos do desafio foram sem história, com o União a ter mais bola e o Cabrela a ter muitas cautelas no processo ofensivo. Finalmente, já perto dos 25 minutos, a bola chegou com qualidade a Miguel Mangerico, mas valeu o corte do Cabrela. Nuno Brás era mero espetador, mas o Cabrela era certinho a defender. Aos 27 minutos, surgiu o primeiro pontapé de canto para o União. Pouco depois, Gualdino desequilibra e efetua passe para Catalão, mas este rematou ao lado. O Cabrela protagonizou a melhor oportunidade da 1ª parte, com Joel Silva na cara de Nuno Brás, a permitir a defesa ao capitão do União. Ao intervalo mantinha-se o nulo no marcador, num jogo sem história e fraquinho, por parte do União, que praticamente não incomodou o adversário, e a ser uma fotocópia da partida da jornada anterior. Por outro lado o Cabrela, que não lhe competia arriscar, a estar confortável na partida, sem colocar o autocarro na sua defesa e, na realidade, a ter a melhor chance para inaugurar o marcador.
No reatar do encontro, não houve substituições, em ambos os conjuntos. Aos 47 minutos, o Cabrela abriu o marcador, com Joel Silva a parar no peito e a dar de bandeja para António Bastos que, na passada, rematou para o 0-1. O União teve uma excelente reação à desvantagem e, em 2 minutos, deu a cambalhota no marcador. Aos 51 minutos, Nené empatou através de um remate de fora de área, com a bola ainda a bater na trave. Aos 53 minutos, após jogada rápida de Mangerico, Nené encostou para o 2-1, bisando no encontro. Hugo Mira foi o primeiro a mexer, aos 55 minutos, com Tchilesio Ferreira e Miguéns a renderem Joel Silva e António Bastos. Aos 66 minutos, o Cabrela fez novamente dupla alteração, com Rodrigo Cruz e Martins a entrarem para os lugares de Fadista e Diogo Nascimento. Pouco depois, o União efetuou a primeira substituição, com Marco Oliveira a entrar para a saída de Miguel Fernandes. O União tinha marcado dois golos de rajada, mas depois não conseguiu matar a partida, mantendo-se a margem mínima e o resultado em aberto. O Cabrela esteve muito perto do empate, com Seabra a cortar para canto. Na sequência desse canto, o Cabrela queixou-se de uma grande penalidade. Aos 75 minutos, o União ficou reduzido a 10 unidades, com Nené a pisar um adversário e, com isso, levou a segunda cartolina amarela. Pouco depois, no União, João Bugio foi para jogo, rendendo Miguel Mangerico. Aos 83 minutos, de bola parada, João Tomaz resolveu a partida, depois de um canto da direita, o jogador alvinegro subiu ao 1º andar e cabeceou junto ao poste esquerdo. O União esteve perto de voltar a marcar, com o guarda-redes do Cabrela a impedir Wilson Costa de ser feliz. Aos 89 minutos Roberto Carlos e Diogo Cardinhos rendem Catalão e Wilson Costa. O Cabrela não baixava os braços e tentava reduzir distâncias, quando é assinalada grande penalidade favorável à equipa forasteira. Na transformação do castigo máximo, aos 90 minutos, o capitão Luís Bicho marcou e reduziu para 3-2. O União terminava sobre brasas e com o credo na boca, com o Cabrela a lutar pelo empate, em cima da formação unionista. O jogo iria culminar com a vitória do União por 3-2, 3 pontos suados e arrancados a ferros, com a equipa treinada por Gonçalo Carapinha a não convencer, pois o União tem a obrigação de fazer muito melhor. Já o Cabrela merece forte elogio, pois demonstrou que vai, domingo após domingo, dar trabalho aos adversários e vender muito cara a derrota.

RESULTADOS:

Liga Elite>3ª jornada > 12/10
Arcoense 1-1 Juventude Évora B
At. Reguengos 3-3 Sp. Viana Alentejo
Monte Trigo 2-2 Escouralense
Grupo União Sport 3-2 GD Cabrela
Estrela FC 1-2 GD Portel
Lusit. Évora B 5-2 Redondense

Liga AFE Grupo B>3ª jornada >12/10
Alcaçovense 1-0 Valenças
GD Tourega 0-6 Santana do Campo )
Fazendas do Cortiço 2-1 Aguiar
GDS Pedrense 1-2 Arraiolense
Cortiçadense 0-0 Foros Vale Figueira

Liga AFE Grupo A> 3ª jornada >12/10
Borbense 4-1 AD Vera Cruz
Canaviais 4-0 At. Reguengos B
Corval 1-1 São Manços
Oriolenses 2-2 CF Estremoz
SB Outeiro 2-1 O Calipolense
Descansa: Bencatelense

Centro Luís da Silva recebe novos equipamentos de apoio

O Centro Luís da Silva, em Rio de Moinhos, recebeu novos equipamentos para melhorar o conforto e posicionamento dos seus utentes. Trata-se de duas cadeiras de rodas de posicionamento, uma delas com um sistema elétrico que permite transformar uma cadeira manual em elétrica, e ainda um colchão Dreama.

Estes equipamentos foram entregues através do programa Produtos de Apoio para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade da Segurança Social, que tem por objetivo prevenir ou atenuar incapacidades e facilitar as atividades do dia a dia.

Campo Maior, Elvas e Montemor com afluência às urnas superior à média nacional às 12 horas

Os três concelhos que acompanhamos no Alentejo em FM Campo Maior, Elvas e Montemor registam níveis de afluência às urnas superiores à média nacional que é de 21,72%.

Campo Maior, Elvas e Montemor-o-Novo registam afluências entre 25% e 27%. Em Elvas, a União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando registava 35%, às 12 horas. Um dos faturas de mobilização nesta união de freguesias também deverá ser o facto de haver uma lista de cui

Verdadeiro Outono poderá estar para chegar

O verão parece resistir. No entanto, este poderá ter sido o último fim-de-semana com temperaturas acima a média.

Apesar da persistência do tempo seco e quente, a atmosfera começa a mostrar sinais de mudança. O modelo europeu ECMWF aponta para uma transição nos regimes meteorológicos, com possível deslocação do anticiclone e enfraquecimento do padrão de bloqueio que tem caracterizado o início do outono. Esta alteração poderá abrir caminho a maior variabilidade atmosférica e ao regresso da chuva depois de meados do mês.

O mais provável é que este seja o último fim de semana de “verão” do ano, com temperaturas cerca de 10°C acima da média e uma atmosfera ainda dominada pela estabilidade e pelo calor. Depois, tudo indica que o outono poderá finalmente impor-se, trazendo a tão aguardada chuva e o ar fresco que têm faltado desde setembro.

GNR sensibiliza população idosa até dia 16 de novembro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar, até ao dia 16 de novembro, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2025”, no âmbito do policiamento comunitário, a qual visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população especialmente vulnerável, sozinha e/ou isolada, com o objetivo de sensibilizá-las para comportamentos de autoproteção e reforçar o sentimento de segurança.

Nestas ações, os cerca de 420 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) distribuídos por Portugal continental, com o apoio e a sinergia dos vários parceiros locais e nacionais, vão privilegiar a proximidade junto da população idosa e em maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas. A Operação visa alertar para os comportamentos de segurança que permitem reduzir o risco dos idosos tornarem-se vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a GNR tem vindo a atualizar a sinalização desta população, proporcionando assim um apoio mais próximo e dirigido, contribuindo, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de proximidade entre os idosos e os militares da Guarda e, por outro, para o incremento do sentimento de segurança.

Na edição de 2024 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda sinalizou 42 873 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança, tendo sido as situações de maior vulnerabilidade reportadas às entidades competentes, nossas parceiras, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro.
O distrito de Portalegre tinha, em 2024, 2772 idosos sinalizados, mais 310 que em Évora (2462).
Na referida edição de 2024, a GNR realizou ainda diversas ações de sensibilização, nomeadamente, 369 ações em sala e 4859 ações porta a porta, abrangendo um total de 31 210 idosos.

Em 2025, a operação será prolongada e reforçada, fortalecendo o empenho da Guarda em proteger e apoiar esta franja da população, uma vez que se mantém a necessidade de alertar para diversos riscos associados à vulnerabilidade dos mesmos, designadamente: alertar para os riscos de violência, burlas e furtos em residências; combater o isolamento social; identificar cuidadores informais e capacitar os mesmos para uma utilização mais segura da internet.

Este esforço acrescido traduz o compromisso da GNR em estar ainda mais próxima, atenta e disponível para aqueles que mais precisam de proteção, tendo a Guarda, já em 2025, no período compreendido entre 1 de janeiro a 15 de setembro, realizado 8 160 ações de sensibilização das quais 569 ações em sala e 7 591 ações porta-a-porta.

Esta operação da Guarda, encontra-se integrada no programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança” do Ministério da Administração Interna, o qual visa, através da ação das Forças de Segurança, garantir melhores condições de segurança e tranquilidade às pessoas idosas, garantindo um policiamento mais próximo e humano.

Da análise efetuada às ocorrências criminais em que os idosos são vítimas, na zona de responsabilidade da GNR, entre 1 de janeiro a 15 de setembro de 2025, temos registo de 1 942 ocorrências de burlas, 4 964 crimes de furtos e 327 crimes de roubos. No que se refere à sua atuação, no mesmo período, a Guarda procedeu à detenção de três pessoas pela prática destes crimes de burlas, 57 pelos crimes de furto e 32 detidos por crimes de roubos.

Monda, Marco Rodrigues e Os Vizinhos são alguns dos artistas da Festa da Vinha e do Vinho 2025

A Festa da Vinha e do Vinho está de regresso a Borba, entre os dias 11 e 16 de novembro. O certame, que é considerado uma das principais mostras culturais e económicas do Alentejo, conta com espetáculos musicais, animação de rua, atividades desportivas, espaço para degustações de azeites, queijos, enchidos e outras iguarias certificadas do Alentejo.

Paralelamente, artesãos locais vão expor trabalhos que refletem a identidade e o saber da região.

No que diz respeito à música, os Adiafa atuam no dia 11, os Monda no dia 12, no dia 13 há Noite de fados com fadistas do concelho e Marco Rodrigues, Nelson Freitas atua no dia 14, Os Vizinhos no dia 15 e, a terminar, no dia 16, os Sons do Minho.

Jovem de 14 anos morre em despiste de moto em Évora

Um jovem de 14 anos perdeu a vida na sequência do despiste da moto que conduzia, na noite de sexta-feira, 10 de outubro, em Évora.

O acidente ocorreu cerca das 23h23, na Rua Engenheiro José Barahona Núncio, conhecida como estrada da Embraer. A vítima foi assistida no local e transportada ainda com vida para o hospital, onde acabou por não resistir aos ferimentos.

De acordo com fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, mo socorro estiveram envolvidos os Bombeiros de Évora, o INEM e a PSP, com um total de 10 operacionais e quatro viaturas.

Grupo União Sport (GUS) recebe o Cabrela este domingo

Neste domingo, 12 de outubro, realiza-se a 3ª jornada da Liga Elite e Liga AFE do Distrital de Évora.

Na Liga Elite, na 3ª jornada, há derby concelhio, com o Grupo União Sport (GUS) a receber a Casa do Povo de Cabrela, com partida a ter lugar às 16.00 horas. O Escouralense, por sua vez, vai até Monte do Trigo.

O Grupo União Sport (GUS), recebe no 1º de Maio a formação do Cabrela, num derby concelhio. O União vem de derrota inesperada, no terreno do Redondense. Gonçalo Carapinha, treinador do União, ainda sobre o desaire em Redondo, refere que estão muito tristes “mas que agora é dar uma resposta no domingo”.

Sobre o jogo deste domingo, Gonçalo Carapinha considera que “o Cabrela é uma equipa aguerrida, com vontade de vir buscar os três pontos a Montemor, mas o União tem de fazer o seu trabalho e ser melhor do que na semana passada”.

Esta semana o jogador do plantel sénior do Grupo União Sport entrevistado é o defesa central Pedro Seabra. O Camisola 4 cumpre a segunda época consecutiva no União. O defesa, na antevisão ao jogo com o Cabrela, espera um jogo difícil mas, respeitando o Cabrela, refere que “aqui em casa temos de entrar com tudo para ganhar”.

Este domingo, 12 de outubro, o Cabrela joga então fora, com o Grupo União Sport, que vem de derrota. Hugo Mira, treinador do Cabrela, diz que não vai ser fácil, até porque o União vai querer regressar às vitórias para não perder o comboio dos primeiros, mas sublinha que o “Cabrela vai ser o Cabrela e está tranquilo”.

Ainda na Elite, o Escouralense, na 3ª jornada da Elite, vai até Monte doTrigo, uma equipa que vem da sua 1ª vitória. Pedro Pasadas Nunes, treinador do Grupo Estrela Escouralense, considera que o Monte Trigo tem um dos melhores plantéis do campeonato e que é, claramente, uma das candidatas ao título.

Sopas alentejanas em destaque nos restaurantes de Vila Viçosa até domingo

O Festival Gastronómico Vila Viçosa à mesa está a decorrer até ao próximo domingo, dia 12.

Com destaque para as sopas alentejanas, são 13 os restaurantes do concelho que durante estes dias confecionam pratos como a açorda, a sopa de cação ou a sopa de tomate.

A iniciativa tem como principal objetivo a promoção do património gastronómico de Vila Viçosa.

CLDS 5G de Borba promove envelhecimento ativo

O CLDS 5G de Borba irá desenvolver no próximo dia 19 de outubro, domingo, pelas 9h00 no Mercado Municipal de Borba, uma iniciativa onde se pretende promover o envelhecimento ativo, através da dinamização de uma banca onde instituições do concelho vão poder divulgar o seu trabalho junto da comunidade, dentro daquilo que é a temática em causa.

Às 11h30 será inaugurada uma Exposição no Celeiro da Cultura sobre a temática do Envelhecimento.

O LaBoratório Social – CLDS 5G de Borba é apoiado pelo FSE+, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. “Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si”.

DECO: jovens recorrem à garantia do Estado para comprar habitação

Entre janeiro e junho de 2025, foram celebrados mais de 10 mil contratos de crédito à habitação com garantia do Estado, num total de 2,1 mil milhões de euros. Os jovens até aos 35 anos representaram cerca de 40% dos contratos e do montante contratado, com destaque para o Alentejo e a Lezíria do Tejo como as regiões com maior adesão. Só em junho, os jovens celebraram 2,3 mil contratos, num valor superior a 440 milhões de euros.

A garantia do Estado permite aos jovens obter financiamento até 100% para aquisição de habitação própria e permanente, sem necessidade de entrada inicial. Esta garantia funciona como uma fiança até 10 anos, podendo cobrir até 15% do valor do imóvel, com um limite máximo de 450 mil euros. Para aceder, é necessário cumprir critérios como rendimento anual inferior ao 8.º escalão do IRS e taxa de esforço até 50%. O regime está em vigor até 31 de dezembro de 2026.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir, na emissão, às 12h45, 16h30 ou no nosso site.

Município de Estremoz realiza ação de controlo de pragas

O Município de Estremoz está a realizar uma intervenção do Serviço de Controlo Preventivo de Pragas, a qual inclui a rede de saneamento e alguns edifícios municipais.

Com este serviço, evita-se a proliferação de algumas pragas, nomeadamente ratos e baratas. Estas intervenções são realizadas, periodicamente, de forma a controlar as pragas. O serviço é prestado pela empresa Simacontrol, Lda, especializada neste tipo de intervenções.

O Município apela à população para que não deposite resíduos no chão e que utilizem os contentores, destinados a esse fim, de forma a não atrair pragas.

Informa-se ainda que, durante a realização destas intervenções, é normal as pragas saírem da rede de saneamento, podendo causar alguns constrangimentos, pelo que se deve tentar manter as portas de casa, anexos e garagens fechadas.

Município de Évora associa-se à campanha internacional ” Unidos pela Dislexia”

O Município de Évora associou-se à campanha internacional “𝗨𝗻𝗶𝗱𝗼𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗗𝗶𝘀𝗹𝗲𝘅𝗶𝗮” com a iluminação do Teatro Garcia de Resende na noite de ontem, 8 de outubro, uma iniciativa da Disfam e do Observatório Internacional de Dislexia e Outras Dificuldades Específicas de Aprendizagem (OIDEA).

Esta ação, pretende dar visibilidade à dislexia, uma dificuldade de aprendizagem que afeta cerca de 10% da população mundial, muitas vezes detetada tardiamente e associada a situações de insucesso e abandono escolar.

Ao aderir a esta campanha, o Município de Évora junta-se a instituições de todo o mundo que, simbolicamente, iluminam edifícios emblemáticos para promover a consciencialização e a inclusão.

Plataforma “SALTO Juventude” em destaque no “Espaço Europa” desta semana

O portal “SALTO Juventude”, rede de centros de recursos situados em vários países da União Europeia, tem vindo a promover e a apoiar o trabalho com os jovens.

Muito destinado, não só aos jovens, mas também aos técnicos da área da juventude, este portal disponibiliza várias ferramentas, relacionadas com diversos temas, como a inclusão, a diversidade e a cidadania, o bullying e a procura de emprego. As boas práticas promovidas em determinadas entidades, a nível europeu, são, neste portal, colocadas em guias de apoio que podem ser consultados e utilizados gratuitamente.

Este centro de recursos permite também que as associações de diferentes países possam divulgar os seus workshops, relacionados com estas áreas da juventude. Os interessados em participar num desses workshop, que seja realizado num outro país que não o seu, podem obter financiamento para viagem, alojamento e refeições.  

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

workshop “A Escrita da Música: Evolução da notação musical”

No passado dia 4 de outubro, a partir das 10.00 horas, realizou-se no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo o workshop ‘A Escrita da Música: Evolução da notação musical’, integrada no ciclo ‘Ler e Escrever o Passado’. Tratou-se da penúltima atividade deste bloco e pretendeu evocar o Dia Internacional da Música, que se celebrou no dia 1.

Nesta sessão, orientada por Gonçalo Lopes, técnico do Município de Montemor-o-Novo, os participantes tiveram oportunidade de contactar com os diversos sistemas de notação musical que marcaram as várias eras da humanidade, desde a Antiguidade até aos dias de hoje.

Portugueses esgotaram verba do E-Lar em dois dias

As candidaturas ao programa E-Lar estão encerradas, promovido pelo Ministério do Ambiente e Energia, estiveram abertas apenas durante seis dias, entre 30 de setembro 5 de outubro, depois de esgotada a verba de 30 milhões destinada à troca de eletrodomésticos.

“Devido à elevada adesão ao programa E-Lar que, em seis dias, teve cerca de 40 mil candidaturas, encontra-se esgotada a dotação prevista para este aviso, no total de 30 milhões de euros”, lê-se no site do Fundo Ambiental. “Por este motivo informamos que encerrou o período de submissão de candidaturas”, acrescenta a mesma nota, de que o Ministério do Ambiente também deu conta nas redes sociais.

Ao todo, o E-Lar tem uma dotação de 30 milhões de euros, sendo divididos em 20 milhões de euros para as famílias mais vulneráveis, através dos “Bairros + Sustentáveis”, e as famílias que têm direito a Tarifa Social de Energia, e 10 milhões para os restantes agregados familiares, sendo que esta foi uma conquista do Executivo junto da Comissão Europeia. A este valor podem juntar-se mais 10 milhões do Fundo Ambiental.

Esta medida visa apoiar as famílias a substituírem fogões, fornos e esquentadores a gás por equipamentos equivalentes elétricos, como placas (convencionais ou de indução), fornos elétricos ou termoacumuladores de classe energética A ou superior.

Segundo prémio do Euromilhões sai a apostador em Portugal

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 7 de outubro, do Euromilhões, mas um jogador em Portugal, a par de outro no estrangeiro, arrecadaram o segundo prémio, no valor 241.122, 58 euros.

O terceiro prémio, de 37.569,54 euros, saiu a três apostadores no estrangeiro.

A chave vencedora era composta pelos números 24, 39, 42, 43 e 48 e as estrelas 5 e 8.

No sorteio de sexta-feira, 10 de outubro, vai estar em jogo um “jackpot” de 29 milhões de euros.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Regimes DOP e IGP: saiba o que são no programa “Agricert – do Alentejo para o Mundo” desta semana

Atualmente, a Agricert certifica vários produtos tradicionais portugueses, sendo que na base desta certificação estão os regimes DOP, IGP e ETG, que são dados a conhecer por Patrícia Elias, no programa “Agricert – do Alentejo para o Mundo” desta semana.

O regime DOP – Denominação de Origem Protegida garante que o produto é inteiramente produzido e transformado numa região específica, como o Queijo de Nisa.

IGP – Indicação Geográfica Protegida certifica produtos cuja qualidade está ligada à origem, mesmo que só parte do processo aconteça na região. É o caso do Queijo Mestiço de Tolosa.

O ETG – Especialidade Tradicional Garantida protege receitas e métodos tradicionais, independentemente do local onde são produzidos. O Arroz de Sarrabulho de Ponte de Lima é um bom exemplo.

Os passos que devem ser dados para a certificação de produtos tradicionais portugueses e quais as vantagens são também abordados no episódio desta semana. Para ouvir no podcast abaixo:

Óptica Havaneza Celebra 81 Anos de História e Sucesso no Alentejo

Óptica Havaneza, uma das mais emblemáticas empresas do setor de saúde e moda visual do distrito de Évora, prepara-se para assinalar um marco memorável: o seu 81º aniversário, que se celebra no dia 7 de Outubro. Mais de oito décadas de dedicação ininterrupta, enraizadas na tradição e no espírito familiar, fazem desta data um momento de profunda gratidão e celebração para toda a região alentejana.

Fundada em 1944, a Óptica Havaneza nasceu da visão e paixão de uma família que acreditou na importância do cuidado visual e do rigor técnico. Hoje, é com o mesmo empenho que a nova geração garante a continuidade deste legado, honrando os valores de qualidade inabalável e excelência no serviço que sempre a distinguiram.

“81 anos de atividade não se atingem por acaso. É o reflexo de um compromisso diário com a nossa comunidade e, acima de tudo, com os nossos clientes,” afirma Sandra Bolas, administradora da Óptica Havaneza. “O nosso muito obrigado é dirigido, em primeiro lugar, a todos os clientes que, ao longo de várias gerações, depositaram a sua confiança no nosso trabalho. São eles a razão de ser e o coração pulsante da Óptica Havaneza.”

Para celebrar este marco e agradecer a fidelidade dos seus clientes, a Óptica Havaneza lança uma Campanha Especial de Aniversário. De 6 a 20 de Outubro de 2025, em todas as lojas Óptica Havaneza e Havaneza Club, os clientes poderão

usufruir de ofertas na compra de Armações + Lentes e Óculos de Sol selecionados de valor igual ou superior a 60€. Esta é uma oportunidade única para aliar a celebração dos 81 anos ao cuidado da sua saúde e moda visual. A oferta é limitada ao stock existente e não acumulável com outras campanhas, protocolos ou condições comerciais especiais.

Ao longo da sua história, a Óptica Havaneza tem-se destacado pelo rigor clínico nas consultas de optometria e pela qualidade dos seus produtos, que vão desde óculos graduados e lentes de contacto a armações de prestígio e óculos de sol das melhores marcas. A aposta na formação contínua dos seus colaboradores – verdadeiros pilares da empresa – garante que o serviço prestado está sempre na vanguarda da tecnologia e das tendências de moda visual.

Este aniversário é também um momento para relembrar o papel que a empresa tem desempenhado na cidade de Évora e nas comunidades onde está presente (Reguengos de Monsaraz e Montemor-o-Novo), olhando pelos olhos de milhares de alentejanos.

“Continuaremos a investir na inovação e na experiência do cliente, mantendo sempre a proximidade e o calor humano que nos caracterizam. Olhar para ospróximos anos é olhar para um futuro onde a sua saúde visual continuará a ser a nossa prioridade máxima,” conclui a gerência.

Borba celebra Festa da Vinha e do Vinho com grandes nomes da música portuguesa

A cidade de Borba recebe, de 11 a 16 de novembro, mais uma edição da Festa da Vinha e do Vinho, um dos eventos mais emblemáticos do Alentejo, que celebra a tradição vitivinícola, a gastronomia e a cultura regional.

O certame inclui provas de vinhos, artesanato, produtos locais, animação de rua, atividades culturais e desportivas, atraindo milhares de visitantes à cidade.

O cartaz musical já foi revelado: Adiafa (dia 11), Monda (dia 12), Marco Rodrigues e fadistas do concelho (dia 13), Nelson Freitas (dia 14), Os Vizinhos (dia 15) e Sons do Minho (dia 16), encerrando seis dias de festa e partilha em torno dos sabores e saberes do Alentejo.

No Ambiente em FM a Quercus chama a atenção para as propostas ambientais em período de campanha eleitoral

Esta semana a Quercus, chama a atenção para este período de campanha eleitoral. No Ambiente em FM, José Janela chama a tenção a necessidade de refletir sobre as propostas ambientais e perceber como podem influenciar o futuro das nossas cidades, vilas e freguesias.

As associações ambientalistas, como a Quercus, destacam várias prioridades. Em primeiro lugar, a conservação e o restauro da natureza.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da do programa Ambiente em FM, com José Janela. Para ouvir, na emissão, às 12h45, 16h30 ou no nosso site.

Grupo União Sport perde com Redondense em jogo desastroso

Neste domingo, 5 de outubro, realizou-se a 2ª jornada da Liga Elite e Liga AFE do Distrital de Évora.
Na Liga Elite, o Grupo União Sport (GUS) averbou derrota inesperada por 1-0 no terreno do Redondense, o Escouralense perdeu ao cair do pano por 0-1 na receção ao Estrela de Vendas Novas e o Cabrela venceu por 2-1 em casa diante do Juventude de Évora B.
Já na Liga AFE, na presente jornada, o derby entre Valenças e Fazendas do Cortiço terminou sem golos, o Foros Vale Figueira perdeu em casa com o São Pedrense por 1-4, e o Cortiçadense sofreu a sua primeira derrota em Aguiar por 5-1.
Em relação ao jogo entre Redondense e Grupo União Sport, desafio que a RNA acompanhou com relato, a formação do União apresentou-se sem mexidas no 11 inicial, em relação à partida do passado domingo. A partida iniciou com o União a tentar pegar no jogo, mas os primeiros minutos foram de equilíbrio. Aos 11 minutos, surge o primeiro momento de perigo na baliza do Redondense, com Pedro Seabra a cabecear sozinho, falhando um golo cantado. Aos 17 minutos acontece a surpresa, pois o Redondense inaugurou o marcador, com o capitão Vítor Borrego a bater forte para o primeiro da tarde. O Redondense mostrava que não iria facilitar a vida aos alvinegros. O União criou nova grande oportunidade, aos 32 minutos, quando a pressão unionista se acentuava, com Nené a rematar à trave. Aos 42 minutos, o Redondense ainda criou uma situação de perigo. Ao intervalo, mantinha-se a vantagem do Redondense por 1-0, com a equipa da casa a fazer uma boa 1ª parte, diante de um candidato ao título, enquanto que o União passou completamente ao lado dos primeiros 45 minutos.
A 2ª parte arrancou sem alterações em ambas as equipas e com o encontro a manter a mesma toada da 1ª parte. O Redondense é forçado a fazer uma substituição, com Edmilson a render Brendo, aos 60 minutos. Simultaneamente, com o jogo a não atar nem desatar, o União fez tripla alteração com Luís Vieira, Miguel Fernandes e Marco Oliveira a entrarem para os lugares de Mangerico, Nené e Gualdino. Pouco depois, o Redondense faz nova alteração com Marcelo Saragoça a render Filipe Geadas. O União apresentava-se com muitas dificuldades e sem ideias, enquanto que o Redondense ia conseguindo levar a água ao seu moinho, quando Farrapa, um dos treinadores do Redondense, viu a cartolina vermelha. A 15 minutos do final da partida, o União não criava perigo nem chances de golo, com o guarda-redes do Redondense a ter uma tarde descansada. Aos 77 minutos, no Redondense fez dupla alteração com Castanho e Bruno Messias a renderem Matheus e Vítor Borrego. Também o União mexeu, com Wilson a sair para a entrada de Bugio. Sem criar oportunidades, Gonçalo Carapinha joga a última cartada, aos 85 minutos, com Mémé a ir para jogo, entrando para o lugar de Rodrigo Vicente. Aos 86 minutos, Catalão marca um livre mas a bola passou por cima. Já nos descontos (8 minutos), é invalidado um golo ao União, por mão na bola, uma decisão correta. A partida chegaria ao seu término, com a vitória a sorrir à formação da casa, 3 pontos merecidos e justos, apesar do Redondense ter um plantel transfigurado e em construção. Foi uma exibição desastrosa do conjunto montemorense, apresentando uma equipa lenta, apática e previsível, com muito a retificar e a falar sobre este jogo, pois um candidato ao título não se pode dar ao luxo de perder pontos logo à 2ª jornada, quando nada o fazia prever face à valia das duas equipas.

Resultados:

Liga Elite>2ª jornada >5/10> 15h00
Escouralense 0-1 Estrela FC
GD Cabrela 2-1 Juventude Évora B
GD Portel 1-1 At. Reguengos (16h)
Sp. Viana 1-2 Lusit. Évora B
Monte Trigo 2-1 Arcoense
Redondense 1-0 Grupo União Sport

Liga AFE Grupo A> 2ª jornada > 5/10 > 15h00
AD Vera Cruz 0-14 Bencatelense (04/10)
At. Reguengos B 0-3 Oriolenses (04/10)
CF Estremoz 3-1 Borbense (04/10)
O Calipolense 1-5 GDR Canaviais
São Manços 3-0 SB Outeiro

Liga AFE Grupo B>2ª jornada >5/10 > 15h00
GD Tourega 0-5 Arraiolense
Foros Vale Figueira 2-4 GDS Pedrense
Santana do Campo 2-2 Alcaçovense
Aguiar 5-1 Cortiçadense
Valenças 0-0 Fazendas do Cortiço

5 de outubro assinala a Implantação da República em Portugal

O dia 5 de outubro assinala a Implantação da República em Portugal, ocorrida em 1910, quando a monarquia foi derrubada e se iniciou a Primeira República. A revolução teve lugar em Lisboa, com o içar da nova bandeira republicana nos Paços do Concelho, marcando o fim do reinado de D. Manuel II e o início de uma nova era política baseada em ideais de liberdade, cidadania e modernização.

Atualmente, o 5 de outubro é celebrado como feriado nacional, com cerimónias oficiais que homenageiam os protagonistas da mudança e reforçam os valores democráticos.

Mais do que uma data histórica, este dia é um símbolo da participação cívica e da importância de preservar os princípios republicanos que continuam a moldar a sociedade portuguesa.

Juventude de Évora inaugura novo estádio, um marco histórico para o desporto no Alentejo

O novo estádio do Juventude de Évora foi inaugurado esta tarde, representado um investimento de sete milhões de euros, financiados pelo Lidl Portugal, marcando assim um momento histórico para o desporto no Alentejo. Este será o primeiro estádio da região capacitado para receber jogos internacionais homologados pela UEFA. A cerimónia de inauguração, que aconteceu este sábado, contou com a presença de Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Rui Correia, Diretor da Federação Portuguesa de Futebol, entre outras personalidades da região.

Este apoio representa um marco na valorização da cidade de Évora e da região do Alentejo e corporiza o compromisso do Lidl Portugal com as comunidades onde está presente, reforçando a coesão territorial e a promoção do desporto e da vida saudável, tendo a cadeia alemã de supermercados ficado com os terrenos do Campo Sanches de Miranda, antigo campo do Juventude.

A construção do novo estádio do Juventude Sport Clube devolve à comunidade uma infraestrutura desportiva moderna, funcional e preparada para os desafios do presente e do futuro. O novo estádio posiciona-se como o primeiro no Alentejo com capacidade para acolher, por exemplo, jogos de Seleções Nacionais de futebol e de equipas internacionais, elevando o perfil desportivo da região e criando oportunidades para o desenvolvimento local, a promoção do talento e a dinamização da economia.

É precisamente com este foco no futuro e na projeção internacional que o Estádio Juventude SC consolida a sua posição como infraestrutura chave para o futuro desportivo e cultural do país. Não só o recinto está candidato a acolher o Campeonato Europeu de Futebol Feminino em 2029 e a sediar uma seleção no Mundial de Futebol de 2030, como a sua relevância cultural foi estabelecida ao contribuir ativamente para a candidatura que levou Évora à Capital Europeia da Cultura em 2027.

“Évora merece um espaço à altura do seu dinamismo e talento desportivo. Este estádio representa o nosso compromisso com a promoção de estilos de vida saudáveis, apoio ao desporto e valorização das comunidades locais. É um investimento que fazemos no futuro do desporto nacional e também na coesão territorial do Alentejo”, afirmou Tiago Viana Rodrigues, Diretor Geral Regional, do Lidl Portugal.

Amanhã, o campo terá o seu primeiro jogo oficial, logo com um derby alentejano, entre o Juventude e “O Elvas”, em partida a contar para o Campeonato de Portugal.

Festival Al Mossassa anima Marvão com tradição e cultura no programa de atividade deste sábado

Este sábado, 4 de outubro, o Festival Al Mossassa Marvão celebra a riqueza histórica e cultural da vila com um programa repleto de atividades que evocam as raízes árabes, cristãs e judaicas da região.

O programa para hoje inclui uma série de atividades culturais distribuídas por dois palcos principais — Palco 1 (Tabernas) e Palco 2 (Castelo) — e promete envolver visitantes de todas as idades:

Programa de sábado, 4 de outubro – Palco 1 (Tabernas)

  • 17h00 – Abertura das Tabernas e do Mercado das Três Culturas
  • 18h00 – Espetáculo de malabarismo “Entre Culturas, Entre Malabares” pelos Saltimbardos
  • 18h30 – Danças das moças cristãs com o grupo Md5
  • 19h00 – Representação teatral “Barbadis e o seu ajudante de sustos” por Truncatis
  • 19h30 – Música tradicional com “Os Trovadores da Fortaleza de Ammaia” – Kabayla Zingary
  • 20h00 – Encenação “D. Diego de Magalhães e as suas duas Donzelas” – Três Irmãos
  • 20h30 – Espetáculo de dança mourisca com Yunis Dance Troup
  • 21h30 – Espetáculo principal “O Voo Enamorado das Águias” na entrada do Castelo
  • 22h30 – Repetição do espetáculo de malabarismo pelos Saltimbardos
  • 23h00 – Encerramento com música e dança mourisca – Kabayla Zingary

O ponto alto da noite será o espetáculo “O Voo Enamorado das Águias”, uma encenação com vídeo mapping, pirotecnia e dança, que conta a história de um guerreiro do Saara e uma donzela cristã unidos por um amor impossível.

O Festival Al Mossassa é uma verdadeira viagem ao século IX, com entrada gratuita para menores de 12 anos e bilhete solidário de 2 euros, cuja receita reverte para instituições locais. A festa continua amanhã com mais animação, cultura e história viva.

Festival Al Mossassa em Marvão já começou e pode ser visitado até domingo

A 18ª edição do Festival Al Mossassa começou esta sexta-feira em Marvão e prolonga-se pelo fim de semana até domingo, dia 5 de outubro, fazendo recuar a vila no tempo a vila até ao séc. IX, para celebrar a autenticidade das suas origens, com diversas recriações históricas, a artesãos a trabalhar ao vivo, a espetáculos de música, dança, fogo, artes circenses e muito mais.

Luís Vitorino, presidente da Câmara de Marvão

Acampamentos militares, exposição de armas, tiro com arco, oficina de esgrima, cavaleiros em duelos de espadas, jogos medievais, encantadores de serpentes e falcoeiros, bobos e trapezistas são outros dos atrativos do evento, que se volta a realizar no primeiro fim de semana de outubro.

Este festival das três culturas (islâmica, judaica e cristã), de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Vitorino, “vai ser abençoado pelo São Pedro e vamos ter bom tempo, esperamos muita gente na vila, dando força à hotelaria e à restauração e aos feirantes e artesãos que vem vender para a feira medieval, pelo convido os ouvintes da Rádio ELVAS a visitar-nos, nesta lufada de ar fresco neste final de verão, início de outono, que é importante para Marvão”, assegura.

O autarca destaca, por outro lado, a realização do evento em cooperação com Badajoz, ou não tivessem sido as duas localidades fundadas por Ibn Marwan. “É a festa do fundador e essa cooperação com Badajoz é importante para o território. Afirmou-se e tem dado certo”, remata o autarca.

Veja o vídeo e as fotos

 

DECO lança campanha sobre direitos digitais

A DECO lançou, recentemente, a campanha informativa Segue os teus direitos digitais. Com esta iniciativa, a DECO quer informar os consumidores sobre os seus direitos digitais, divulgando práticas online proibidas e como reagir perante um ato abusivo e lesivos desses direitos, promovendo assim a literacia digital e capacitando os cidadãos para decisões mais esclarecidas. Este projeto é apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.

No último ano, a DECO recebeu mais de 3500 pedidos de informação sobre comércio eletrónico, plataformas e mundo digital em geral, destacando-se o grande aumento de queixas relacionadas com plataformas em linha e burlas.

Perante esta realidade, a DECO acredita que o projeto Segue os teus direitos, que responde à crescente digitalização da sociedade e hábitos de consumo, contribuirá para a literacia digital dos consumidores, incentivando-os a conhecer os seus direitos e a denunciar práticas abusivas por parte de empresas/plataformas digitais.

A partir de uma landing page (https://deco.pt/segue-os-teus-diretos/), o projeto aborda cinco áreas temáticas: os atos digitais; o marketplace; os padrões obscuros; a publicidade em linha e os sistemas de recomendação.

Segue os teus direitos é uma campanha informativa, digital e interativa nas redes sociais da Associação que, procura, de forma simples e intuitiva, desconstruir conceitos.

A DECO está atenta e quer defender o seus direitos on-line. O consumidor pode partilhar as suas denúncias através da linha whatsapp 966 449 110 ou do formulário de denúncia

Saiba mais em Deco Direitos – Aceitaste os termos e condições?

GNR deteve 111 suspeitos de furto em residência em oito meses

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 15 de junho e 15 de setembro, diversas ações de sensibilização e patrulhamento junto das zonas residenciais, com o objetivo de alertar para os procedimentos de segurança a adotar na prevenção de situações de furto e roubo em residência, particularmente durante a ausência dos seus proprietários no período das férias de verão, divulgando em simultâneo o Programa “Chave Direta 2025”.

Durante este período, foram empenhados no Programa “Chave Direta 2025” um total de 797 militares da Guarda, que desenvolveram ações de informação, sensibilização e patrulhamento de proximidade em zonas residenciais, difundido conselhos de segurança a adotar pelos cidadãos, de forma a prevenir furtos ou roubos em residências e a reforçar o sentimento de segurança da população. 

Neste âmbito, destacam-se os seguintes resultados do Programa “Chave Direta 2025”:

510 pedidos de adesão;

2 913 visitas efetuadas neste âmbito.

No que respeita à sua atuação operacional, entre 1 de janeiro e 31 de agosto de 2025, a Guarda procedeu à detenção de 111 suspeitos por furto em residência e de cinco suspeitos por roubo em residência.

Um estudo efetuado às ocorrências registadas na área de responsabilidade da GNR indica que os distritos de Aveiro, Braga, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal são os que registam maior incidência criminal relacionada com furtos e roubos em residências, embora se verifiquem ocorrências dispersas por todo o território nacional.

O que fazer quando a informação da lista de serviços e até da ementa da restauração está noutra língua?

A legislação portuguesa exige que a lista de preços em estabelecimentos comerciais esteja redigida em português, exceto em zonas turísticas onde pode também ser apresentada noutras línguas da União Europeia, como o inglês. Esta medida visa garantir que todos os consumidores compreendam os serviços e produtos oferecidos. Além disso, é obrigatório que os estabelecimentos emitam fatura detalhada pelos serviços prestados, incluindo a descrição dos bens, quantidade e taxa de IVA. A fatura é essencial como prova em caso de reclamação.

Caso o consumidor enfrente dificuldades, como menus apenas noutra língua ou recusa na emissão de fatura, pode apresentar queixa através do livro de reclamações ou recorrer a associações como a DECO. Estes mecanismos são fundamentais para assegurar os direitos dos consumidores e promover boas práticas comerciais.A lista de preços deve ser, obrigatoriamente, redigida em português, a nossa língua, sendo que nas zonas turísticas, designadamente nos centros históricos das cidades, marinas e apoios de praia, a referida lista poderá ser redigida também em língua inglesa ou outra língua oficial da UE.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

“Até Deus Gosta de Fado” apresentado hoje em Estremoz

A Igreja de S. Francisco, em Estremoz , receber hoje, sexta-feira, dia 3, pelas 21.30 horas, o concerto “Até Deus Gosta de Fado”, com José Gonçalez na voz, Miguel Ramos e Sebastião Pereira na Viola.

“Até Deus Gosta de Fado” é um CD que nasceu, na edição 2014 do Festival Caixa Alfama, realizado e registado, na Igreja de São Miguel, com uma acústica absolutamente extraordinária.

Este é, naturalmente, um disco conceptual, já que, em função da necessidade de um repertorio adequado ao local, foram escolhidos temas, cuja temática, fossem fados de cariz religioso.

A produção foi do próprio José Gonçalez, sendo um disco que traz um ambiente e clima de paz, em tom de fado, e perfeito para o artista trazer à sua terra natal.

A entrada é gratuita, sendo oferecido um CD a cada espectador. 

Dois detidos por tráfico de estupefacientes em Vila Viçosa

O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação Criminal de Reguengos de Monsaraz, deteve no passado dia 1 de outubro, em Vila Viçosa, um homem de 29 anos e uma mulher de 27 anos, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes.

A investigação teve origem numa denúncia que dava conta da existência de várias plantas de canábis num empreendimento turístico localizado naquele concelho. Perante a informação recolhida, a Guarda desenvolveu diligências policiais que culminaram numa busca domiciliária.

Da operação resultou a detenção dos dois suspeitos e a apreensão de diverso material, entre o qual: cinco pés de canábis em diferentes estados de maturação, sete doses de liamba e sementes da mesma planta.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Évora.

Maioria dos portugueses confia que alimentos à venda são seguros

Segundo os dados do inquérito especial sobre segurança alimentar, a média da União Europeia (UE) sobre a segurança alimentar foi de 72% e, no que respeita à confiança nos produtos no mercado, Portugal (56 %) só é ultrapassado pela Suécia (61%), estando muito acima da média neste ponto (UE 41%).

O custo é, por outro lado, o fator que mais influencia a decisão dos portugueses quando compram alimentos, com 68% dos inquiridos a escolherem essa opção, acima dos 60% na média da UE, o quinto valor mais elevado e com a opção do preço (podiam ser escolhidas três, incluindo sabor, origem, segurança e conteúdo nutricional) a ser a mais selecionada em 20 dos 27 Estados-membros.

Questionados sobre os principais riscos que associam aos alimentos, os portugueses optaram maioritariamente (34%) pela presença de contaminantes químicos (UE 28%).

Em linha com esta resposta, sobre que tópicos relacionados com segurança alimentar mais os preocupa, 72% dos inquiridos em Portugal selecionaram resíduos de pesticidas na comida, enquanto 71% da média da UE optaram por aditivos como cor, sabor e conservantes.

A presença de pesticidas nos alimentos é a principal preocupação dos portugueses (52%, UE 39%) e a primeira opção para comer melhor é a da redução das gorduras (57%), enquanto na UE (53%) de consumir mais frutas e legumes.

Os inquiridos em Portugal (85%, UE 89%) concordam ainda que os aspetos ambientais têm impacto na saúde e 83% (UE 86%) preocupam-se com as consequências dos estados das colheitas.

O bem-estar animal é um fator com impacto na saúde humana para 85% dos inquiridos em Portugal (UE 79%).

Portugal está ainda em segundo lugar na confiança em médicos como fonte segura da informação sobre riscos alimentares (95%, a par da Espanha e Suécia, ultrapassado pela Finlândia, com a Roménia a apresentar a menor taxa (76%) e a média da UE a situar-se nos 90%.

Em Portugal foram feitas 1037 entrevistas, entre 26 de março e 16 de abril.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos publica o inquérito sobre segurança alimentar a cada três anos.

Legos para todos os gostos na oficina da criança de Montemor-o-Novo

De outubro a dezembro, às quartas e sextas, pelas 16h00, acontece na Oficina da Criança de Montemor-o-Novo, uma Oficina de Lego, para crianças dos 5 aos 14 anos.

Cada sessão terá cerca de 1h30, e irá promover as dinâmicas do Lego Vertical com desafios para criar projetos diferentes da construção tradicional em posição horizontal. Serão desenvolvidas atividades diversificadas com peças de LEGO e dinâmicas personalizadas com auxílio de outros materiais. 

A primeira sessão está marcada para amanhã, sexta-feira, dia 3.

Alunos nascidos em 2008 desafiados a participar no concurso “Jovens Tradutores”

A Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia convida os alunos do ensino secundário com 17 anos, nascidos em 2008, a participar em mais uma edição concurso “Jovens Tradutores”.  

O número de escolas convidadas a participar no concurso em cada país é o mesmo que o número de assentos que o país tem no Parlamento Europeu: 720 no total em toda a União Europeia (UE).

O concurso consiste em traduzir uma página de texto, podendo os candidatos escolher qualquer uma das línguas oficiais da UE.

Os 27 estudantes vencedores, um por Estado-Membro da UE, ganham uma viagem de três dias a Bruxelas, em março de 2026, que inclui uma cerimónia de entrega dos prémios para celebrar a sua vitória.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Museu do Mármore conta com novos equipamentos de climatização

Com o intuito de melhorar as condições de trabalho e de visitação num dos mais importantes Museus Municipais – o Museu do Mármore, o município de Vila Viçosa procedeu à instalação de três torres de climatização/ar condicionado neste espaço museológico. 

Trata-se de uma medida fundamental para melhorar as condições ambientais do pavilhão onde o museu se encontra instalado, permitindo também a melhor conservação do espólio de ferramentas que ai se encontra e que reflete a importância socioeconómica deste setor no concelho de Vila Viçosa.

GNR apresenta livro sobre 25 anos de Polícia Ambiental em Portugal

A Guarda Nacional Republicana realiza no dia 2 de outubro de 2025, pelas 18h00, no Quartel do Carmo, em Lisboa, a apresentação do livro “25 Anos de Polícia Ambiental em Portugal”, da autoria do Coronel Jorge Manuel Henriques Amado. A cerimónia contará com a presença dos Secretários de Estado da Proteção Civil e do Ambiente, Rui Rocha e João Esteves, respetivamente, além de diversas entidades civis e militares.

A obra retrata o percurso do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), destacando as principais etapas da sua evolução, os contributos para a preservação ambiental e os testemunhos de várias instituições que reconhecem o impacto positivo da atuação do SEPNA e da Guarda Florestal na defesa do património natural.

CCV de Estremoz promove formação para professores

Por entender que a atividade dos professores do ensino pré-Universitário é absolutamente fundamental para o desenvolvimento dos jovens e, por conseguinte do país, e que é extremamente importante a sua actualização ao longo da vida, desde 2005 que o Centro de Ciência Viva de Estremoz (CCVEstremoz) tem vindo a coordenar e implementar dezenas de cursos de formação de professores envolvendo cerca de 2000 formandos.

Dando continuidade ao trabalho que tem sido realizado, para o próximo ano lectivo letivo estão programadas cinco novas formações, que apesar de diferentes, continuam a privilegiar dois dos assuntos de destaque: a compreensão da diversidade geológica de Portugal e a compreensão dos enormes desafios que se colocam às sociedades tendo em vista garantir um futuro menos insustentável.

Os temas destas acções foram escolhidos de modo a procurar mitigar carências e dúvidas que têm vindo a chegar por parte dos professores. O formador em todas as acções será Rui Dias, docente da Universidade de Évora e coordenador científico do CCVEstremoz.

Miradouro de Nossa Senhora da Vitória já tem financiamento

O Miradouro de Nossa Senhora da Vitória, em Barro Branco, concelho de Borba, já tem financiamento aprovado.

O projeto integra a candidatura conjunta da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e os municípios de Alandroal, Borba, Vila Viçosa, Redondo e Estremoz, focada na valorização da Serra D’ Ossa através da criação de miradouros/centros interpretativos em cada concelho.

O investimento total previsto é de 569.623,34€, financiado a 65% pelo Turismo de Portugal, através do Programa de Valorização Turística da Serra d’ Ossa.

Programa Viver Ativo regressa com aulas de atividade física para seniores de Odemira

O Programa Municipal de Atividade Física “Viver Ativo” está de volta para mais uma época, com a missão de promover a saúde, a inclusão e melhorar a qualidade de vida da população sénior do concelho de Odemira.

Criado em 2005, o “Viver Ativo” já é uma referência na promoção da prática desportiva, oferecendo aulas presenciais duas vezes por semana, distribuídas por 22 grupos em várias freguesias do concelho. Através da prática regular de atividade física, o programa contribui para melhorar a mobilidade, combater o isolamento e prevenir doenças crónicas, além de promover a autoestima e a autonomia dos participantes.

O programa é promovido em parceria com a Cautchú – Associação de Promoção e Desenvolvimento de Desporto e está disponível para todos os residentes do concelho de Odemira com mais de 60 anos. Com uma equipa dedicada de colaboradores e um coordenador técnico, que garantem a qualidade e a adaptação das atividades às necessidades dos participantes, o programa regista um sucesso contínuo, tendo contando com 350 participantes na época anterior (2024/2025).

As turmas estão sempre abertas a novos aderentes e as inscrições podem ser realizadas no horário e local das aulas, nas Juntas de Freguesia ou nas Piscinas Municipais de Odemira.