Grupo União Sport recebe o Vera Cruz este sábado

Esta semana o futebol é ao sábado pois, devido à realização das eleições legislativas, a última jornada da fase de grupos da Taça Dinis Vital foi antecipada para 9 de março.

Deste modo, neste sábado, joga-se a 6.ª jornada da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital”.

No Grupo A, o Cortiçadas de Lavre viaja até Reguengos de Monsaraz para jogar com o Atlético, enquanto que o Valenças, também no Grupo A, desloca-se a Monte Trigo. No Grupo B, o Grupo União Sport joga no Parque Desportivo de Montemor com o Vera Cruz. No Grupo C da Taça, o Estrela Escouralense recebe o Calipolense. Já no Grupo D, há derby do concelho de Montemor, com o Fazendas dos Cortiço a defrontar no seu reduto o Foros de Vale de Figueira. Finalmente, o Cabrela, no Grupo F, tem receção ao Tourega.

O Grupo União Sport (GUS) que, depois da derrota no 1.º de Maio diante do Vendas Novas, recebe no Parque Desportivo de Montemor o Vera Cruz. O Vera Cruz, que é o último classificado do Grupo A da Liga AFE, e que apenas amealhou os primeiros pontos na jornada passada, alcançando a sua primeira vitória na temporada. À partida para esta jornada, no Grupo B da Taça, União é 1.º e só soma vitórias. Em oposição, o Vera Cruz é último e só soma derrotas. O União vai ter algumas ausências, prevendo-se mudanças no 11 inicial.

Fábio Neves, treinador do GUS, refere que “não podem abdicar de ter respeito pelo Vera Cruz”. Valorizar o trabalho da Vera Cruz, diz Fábio Neves, “é o União fazer o seu melhor”.

No Grupo A, após ter descansado na jornada da Liga AFE do passado domingo, o Cortiçadas de Lavre joga fora com o Atlético de Reguengos, 1.º classificado da Liga Elite. Carlos Constantino, treinador do Cortiçadense, sabe que vai ser um jogo complicadíssimo mas pretende limpar a má imagem que deixaram no anterior jogo da Taça.

O Valenças, também no Grupo A da Taça Dinis Vital, após alcançar a sua primeira vitória na Liga AFE, vai até Monte Trigo, num desafio apenas para cumprir calendário, pois a equipa do Ciborro já não tem hipótese de seguir na Taça. Rui Pinto, treinador do Valenças, antevê um jogo difícil, mas refere que “vão tentar disputar o jogo”.

No Grupo C da Taça, depois de ter ido empatar a Cabrela para o Campeonato, o Estrela Escouralense recebe o Calipolense. Nesta jornada da Taça defrontam-se os primeiros classificados da Liga AFE. O Calipolense lidera o Grupo A e o Escouralense é primeiro e segue isolado no Grupo B. Já na Taça o Escouralense é 2.º no Grupo C e já está apurado, enquanto que o Calipolense é 3.º e não segue em frente na Taça. João Rolo, treinador do Escouralense, adianta que neste jogo da Taça vão manter-se “fiéis ao que têm feito nas anteriores partidas, e vão dar minutos a jogadores menos utilizados”.

No Grupo D da Taça Distrito de Évora, há derby do concelho de Montemor, com o Fazendas dos Cortiço a jogar em casa com o Foros de Vale de Figueira. Ambos os conjuntos vêm de derrotas para o campeonato. À partida para esta jornada no Grupo D da Taça, Foros e Cortiço têm ambos 7 pontos, estando Foros em 2.º e Cortiço em 3º, ou seja, o derby vai decidir qual dos emblemas segue para a 2.ª fase da Taça.

Gonçalo Teixeira, treinador dos Foros de Vale de Figueira, diz que, “apesar do empate bastar para passar a fase de grupos, o Foros só pensa nos 3 pontos”.

O Cortiço, por seu turno, para seguir na Taça só lhe interessa a vitória. Fábio Regouga, treinador do Fazendas do Cortiço, quer ganhar aos Foros, algo que ainda não conseguiu esta época nos derbys entre os dois clubes do concelho de Montemor.

Finalmente, o Cabrela, que depois de empatar com o Escouralense para o campeonato, no Grupo F da Taça Dinis Vital, tem receção ao Santana do Campo. De acordo com Nuno Oliveira, treinador do Cabrela, este é um jogo em que obrigatoriamente têm de vencer pelo menos por dois golos, por isso, têm de estar no seu melhor.