Ao som do Cante Alentejano, Serpa volta a ser a capital do queijo

Serpa é, por estes dias, a capital do queijo, com a realização da 23ª edição da feira dedicada a este produto, e na qual participam mais de 160 expositores de todo o país e até da vizinha Espanha.

O evento, que conta com entrada livre, arrancou na manhã desta sexta-feira, 23 de fevereiro, na Pavilhão de Feiras e Exposições daquela cidade do distrito de Beja, onde decorre até domingo, dia 25.

Esta feira, na qual o Cante Alentejano, a celebrar dez anos da sua classificação enquanto Património Mundial, também não fica esquecido, diz o presidente da Câmara de Serpa, João Efigénio Palma, serve para promover, a par do queijo, “tudo o que de muito bom se faz” no concelho, como o vinho, o azeite, os enchidos, o mel e a doçaria. “A feira é a forma de promover todos estes produtos, dar a conhecer, a dar dinâmica aos nossos produtores, de maneira a desenvolver a atividade do concelho”, assegura.

Entre os produtores e comerciantes de queijos, há stands dedicados aos de Serpa, Évora, Serra da Estrela, Beira Baixa e Manchego, que apresentam queijos artesanais de ovelha, cabra, vaca ou mistura. Amanteigados, frescos, curados, com ervas aromáticas, cebola caramelizada, requeijão, almece e ainda vários queijos premiados em concursos internacionais são alguns dos produtos à venda.

Até domingo, são muitos os atrativos do certame, sendo que o programa inclui atividade relacionadas com a agropecuária e pastorícia, como oficinas de fabrico de queijo de ovelha e de cabra, exposição de ovelhas e demonstrações de tosquia, concursos, workshops e demonstração de cães de pastoreio.

Um dos momentos altos do evento é o tradicional concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”. Os vencedores serão conhecidos no domingo à tarde.

Já no Pavilhão das Tasquinhas, onde haverá animação musical, vão estar disponíveis os mais variados petiscos, enquanto o Pavilhão do Queijo contará com atuações de grupos corais do concelho, em representação do Cante Alentejano. Ao longo destes três dias feira haverá ainda demonstrações de artesanato ao vivo.

Da programação destacam-se ainda a apresentação do livro “Sistemas Extensivos do Sul – Escritos em Homenagem a Inocêncio Seita Coelho”, e uma jornada técnica subordinada aos desafios dos queijos tradicionais portugueses, na qual participarão um conjunto de especialistas, ambas no sábado. Uma iniciativa sobre a valorização e transformação da lã, que inclui uma oficina prática, encontra-se programada para domingo.

A organização da Feira do Queijo do Alentejo é da responsabilidade do Município de Serpa e de uma comissão promotora, composta, entre outras entidades, pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja e a Associação de Agricultores do Sul.