CLDS 4G Ativar Montemor desenvolve intercâmbio e partilha de conhecimento

O CLDS 4G Ativar Montemor está a promover um intercâmbio entre gerações, integrado nas comemorações do mês do cidadão idoso.

Para esta iniciativa, que teve início com o desenvolvimento de bonecas de trapo para serem entregues às 37 turmas do Jardim de Infância e 1º Ciclo, que aderiram, revela Isabel Soares, coordenadora do CLDS 4G Ativar Montemor, “foram convidados para participar, os destinatários do CLDS 4G Ativar Montemor e as IPSS do concelho, entregando estas bonecas às escolas e reunimos um grupo, em que vão os participantes do projeto e onde se faz uma dinamização, como contra histórias sobre como era a infância antigamente e promovendo uma partilha entre gerações”.

Isabel Soares adianta que “o feedback por parte das crianças, nesta interação com a população idosa tem sido ótimo, porque as crianças estão muito entusiasmadas e a população idosa, está num contexto diferente, havendo um sentimento de utilidade e onde falam um pouco também sobre a sua vida”.

As gerações mais velhas têm muito a aprender com as mais novas e vice-versa, sendo que a coordenadora do CLDS 4G Ativar Montemor garante que, “muitas crianças não conheciam, por exemplo o jogo do pião, a quem os mais velhos têm ensinado”, pelo que tem sido também “algo muito interessante”.

Tendo em conta a forma como estas duas gerações foram afetadas, durante a pandemia, Isabel Soares afiram que esta “é uma forma de voltar a valorizar o afeto, o contacto e as relações, e esta atividade é também um pouco o resgatar disso, que é fundamental para o bem-estar físico e mental”.

Destinatários do CLDS 4G Ativar Montemor e IPSS do concelho que junto das turmas de jardim de infância e 1º ciclo, entregam bonecas de trapo, feitas artesanalmente, partilham histórias e saberes, e desenvolvem algumas dinâmicas e jogos entre gerações.

Esta iniciativa do CLDS 4G Ativar Montemor decorre até quarta-feira, dia 11 de janeiro.