Grupo União Sport arranca 2.ª volta da Elite com vitória por 1-3 em Arcos


Este domingo, 4 de fevereiro, disputou-se a 12.ª jornada da Liga Elite, com o Grupo União Sport (GUS) a iniciar a 2.ª volta do campeonato com uma vitória por 1-3, diante do Arcoense, num campo extremamente difícil. Já na 11.ª jornada do Grupo B da Liga AFE, houve mais um derby do concelho de Montemor, com o Foros de Vale de Figueira a regressar às vitórias, ganhando por 0-1, em Fazendas do Cortiço. De resto o Cabrela recebeu e venceu o S. Pedrense por 2-1, o líder Estrela Escouralense ganhou em casa por 2-0 à formação do Tourega e o Cortiçadas de Lavre foi a Santana do Campo perder por 2-1, numa jornada em que descansou o Valenças.
Na partida que a RNA acompanhou com relato, em que o GUS viajou até ao Campo Artur Jorge, em Arcos, com algumas baixas, entre elas Gonçalo Catalão, Odilon Jr e Guilherme Francisco. O Arcoense iniciou a partida a criar perigo, mas o União respondeu bem, inaugurando o marcador aos 8 minutos, após uma jogada onde Capela e Marco Oliveira, respetivamente, acertaram com a bola na trave e de seguida no poste, sendo Roberto Carlos a apontar depois o golo unionista. A partir daí o União controlou o jogo, mas com poucas jogadas de perigo junto das balizas. Ao intervalo o União vencia com justiça por 0-1.
A 2.ª parte iniciou com o golo da igualdade para a formação da casa. Logo aos 20 segundos, Filipe Serralheiro aproveitou as facilidades e efetuou um remate forte, sem hipóteses para Nuno Brás. O Arcoense quase que fazia logo de seguida o seu segundo golo, mas o guarda-redes do União voltou a estar em destaque, negando a cambalhota no marcador, protagonizando uma grande defesa a remate de Seco. O Arcoense estava bem melhor na 2.ª parte e fazia tremer o União. O União faria a sua primeira alteração, aos 63 minutos, fazendo entrar João Bugio para o lugar de Rúben Varela. Aos 65 minutos, Bruno Machado teve nos pés uma excelente oportunidade mas, na cara do golo, rematou ao lado. O jogo estava dividido, quando no GUS Erick entrou para o lugar de Pedro Reis, aos 74 minutos. Aos 76 minutos, é assinalada grande penalidade favorável à equipa montemorense, por mão na bola de um jogador do Arcoense. Marco Oliveira, que esteve na origem da jogada, assumiu a marcação e colocou novamente o União em vantagem. O Arcoense faria logo de seguida dupla alteração, com Gonçalo Araújo e Seco a serem rendidos por João Boto e Leandro. Aos 83 minutos, Bruno Machado correspondeu bem a um excelente passe, parou no peito e, desta feita, rematou para o 1-3. Aos 86 minutos, Fábio Neves faria entrar André Arraiolos, Preciado e Tomás Silva, para os lugares de Roberto Carlos, Madeira e Capela, com o Arcoense também a efetuar tripla alteração. A partida iria chegar ao seu término, com a vitória a assentar bem ao GUS, que vence de forma inteiramente justa, num jogo difícil, diante de uma equipa que vendeu cara a derrota.

Resultados:
Liga Elite 12.ª jornada 4 fev
Monte Trigo 0-3 Atlético Sc
Canaviais 0-2 Portel
Redondense 2-0 Sc Viana do Alentejo
Arcoense 1-3 Grupo União Sport
Alcaçovense 1-0 Lusitano Arraiolense
Estrela Fc 1-2 Lusitano de Évora “B”

Liga AFE – 11.ª JORNADA 4 fev
Grupo A
Calipolense 1-0 Bencatelense
Aguiar 0-0 Oriolenses
S. Bartolomeu do Outeiro 3-2 Vera Cruz
Borbense 5-0 S. Manços
Estremoz 3-3 Corval

Grupo B
Cabrela 2-1 S. Pedrense
Estrela Escouralense 2-0 Tourega
Fazendas do Cortiço 0-1 Foros de Vale de Figueira
Santana do Campo 2-1 Cortiçadas de Lavre
Descansa: Valenças