Workshop Industrias Seveso – Sines pelo Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo

Foto: Municipio de Sines

Um Workshop temático sobre o tema “Riscos Tecnológicos – Indústrias Seveso”, numa organização conjunta do Comando Regional do Alentejo e do Comando Sub-regional do Alentejo Litoral da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, tem lugar no próximo dia 2 de fevereiro em Sines, no Auditório da Administração do Porto de Sines.

Este evento tem ainda o apoio da Câmara Municipal de Sines e do respetivo Serviço Municipal de Proteção Civil, bem como da Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

O programa inclui diversas intervenções relacionadas com a Diretiva Seveso III (Diretiva 2012/18 da União Europeia), quer ao nível da prevenção e do planeamento, quer da intervenção operacional em acidentes industriais graves.

Pretende-se com a iniciativa partilhar conhecimentos e experiências com os vários parceiros do setor, nomeadamente Agentes de Proteção Civil, Serviços Municipais de Proteção Civil, empresas e operadores do setor, entre outros.

A Diretiva Seveso é assim designada devido à catástrofe que ocorreu em 1976 em Seveso/Itália, motivando a então Comunidade Europeia a adotar uma politica comum em matéria de prevenção e controlo dos riscos de acidentes industriais graves.

No Alentejo Litoral estão implantadas um total de 16 unidades industriais enquadradas na Diretiva Seveso III (nível inferior e superior), sendo que no caso concreto do município de Sines existem 12 indústrias classificadas no nível superior de perigosidade.