Mecanismo de Reforço de Talentos debatido em Évora com a Comissão Europeia

A reunião de kick-off do projeto “Apoio ao desenvolvimento e implementação de estratégias de formação, atração e retenção de talentos” realiza-se na próxima segunda-feira, 18 de março, pelas 14h30 horas, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora.

Este projeto é promovido pela Comissão Europeia (DG REGIO) e representa o primeiro pilar do Mecanismo de Reforço de Talentos (TBM), uma iniciativa emblemática da Comissão Europeia – anunciada pela primeira vez na Comunicação sobre “Aproveitar Talentos nas Regiões da Europa” – e que visa apoiar as regiões na formação, retenção e atração de pessoas com as aptidões e competências necessárias para mitigar o impacto da transição demográfica e da fuga de cérebros.

O Mecanismo de Reforço de Talentos sublinha a necessidade de soluções personalizadas e baseadas no local para diversas regiões. A Comissão Europeia vai fornecer apoio a dez regiões selecionadas, estando o Alentejo selecionado como beneficiário de assistência técnica.

Esta colaboração com a Comissão Europeia ocorrerá em duas fases distintas. Primeiro, vai realizar-se um exercício de diagnóstico baseado na análise de dados, revisão de documentos relevantes e interações com as partes interessadas. A reunião de segunda-feira será o primeiro passo nesta fase, sendo fundamental a reflexão sobre as ideias e preocupações relativas à questão da captação de talentos na região.

Numa segunda fase a Comissão Europeia ajudará as suas autoridades regionais na implementação de algumas das medidas que serão identificadas durante a primeira fase.