GUS ganha ao Lusitano “B” e Escouralense carimba apuramento para 2.ª fase

Este domingo, 24 de março, com os jogos a serem disputados a partir das 16h00, jogou-se a 17ª jornada da Liga Elite e a 16ª jornada da Liga AFE.
Na Elite, o Grupo União Sport (GUS) deslocou-se a Évora, onde na Academia Lusitano Ginásio Clube bateu por 2-3 o Lusitano de Évora B, com o golo que significou 3 pontos a surgir já em tempo de descontos.
No Grupo B da Liga AFE, na 16ª jornada, destaque para o Escouralense que, ao ganhar por 5-2 ao Santana do Campo, garantiu o apuramento para a 2.ª fase do campeonato. De resto, houve 2 derbys do concelho de Montemor, com Valenças a perder em casa com o Foros de Vale de Figueira por 0-4 e o Fazendas do Cortiço a ser derrotado em Cabrela por 5-3. Já o Cortiçadas de Lavre deslocou-se ao terreno do S. Pedrense onde perdeu por 2-1.
Na partida que a RNA acompanhou com relato, o União apresentou-se esta semana diante do Lusitano “B”, com um plantel com mais soluções e alguns regressos à convocatória, destacando-se Gonçalo Catalão, que voltou de lesão diretamente para o 11 inicial. O GUS entrou a todo o vapor e, no espaço de 2 minutos, desperdiçou duas grandes oportunidades na cara do golo, mas Bruno Machado não conseguiu ser feliz. À 3.ª foi de vez, com Odilon Jr, aos 5 minutos, a cabecear para o fundo da baliza do Lusitano, colorindo o marcador. O jogo estava vivo e o Lusitano respondeu de imediato, com Simão a cruzar largo para Safara bater forte para a igualdade, aos 8 minutos. O Lusitano seria obrigado a efetuar uma 1.ª substituição, com Safara a sair lesionado, aos 20 minutos, sendo rendido por Gonçalo Oliveira. Na sua 1.ª oportunidade para marcar, aos 20 minutos, Gonçalo Catalão (vindo de lesão) regressou aos golos, colocando o União a ganhar por 1-2. O União dominava, mas o Lusitano apesar de ter menos ocasiões, sempre que ia junto da baliza de Nuno Brás, criava perigo. Ao intervalo, o União vencia com justiça, mas revelava-se perdulário, sobretudo por Bruno Machado, pois o resultado poderia ser mais amplo.
No reatar do encontro não houve alterações em ambas as equipas. O União voltou a entrar bem no jogo, com Bruno Machado a continuar em tarde não. Aos 55 minutos, no União, Wesley saiu lesionado, entrando para o seu lugar Guilherme Francisco. Apesar do jogo estar mais confuso, as oportunidades para os alvinegros acumulavam-se, mas o resultado não sofria alterações. Como quem não marca, arrisca-se a sofrer, o Lusitano empata, aos 65 minutos, através de Mochila. Pouco depois a formação eborense esteve perto da cambalhota no marcador. Fábio Neves não esperou mais e mexeu na equipa, aos 72 minutos, com Rúben Varela e Bruno Machado a darem o seu lugar a João Bugio e Fábio Capela. À entrada dos últimos 15 minutos da partida, o jogo estava dividido. João Guerra também voltou a mexer na formação verde e branca, com João Matos a substituir José Lavado. O União fez ainda entrar Sálio Ai Ai para a frente de ataque, substituindo Ulisses. Ao cair do pano, o União alcançou o golo da vitória, diga-se bem merecida, com Catalão a bisar na partida, em jogada de contra ataque, com o avançado a fuzilar o guardião do Lusitano.
O União podia ter alcançado uma vitória bem mais tranquila, mas o desperdício ditou sofrimento extra, num desafio em que Gonçalo Catalão foi considerado o melhor em campo, bisando no encontro.

Resultados:
Liga ELITE 17ª jornada > 24 março > 16h00
Lusitano de Évora “B 2-3 Grupo União Sport
Monte Trigo 0-2 Estrela Fc
Portel 8-0 Lusitano Arraiolense
Atlético Sc 1-1 Redondense
Sp. Viana Alentejo 2-0 Canaviais
Arcoense 6-0 Alcaçovense

Liga AFE 16ª jornada > 24 março > 16h00
GRUPO A
Aguiar 1-1 S. Manços
Calipolense 4-2 Borbense
Bencatelense 2-1 Corval
S. Bartolomeu do Outeiro 0-2 Estremoz
Vera Cruz 1-2 Oriolenses

GRUPO B
Cabrela 5-3 Fazendas do Cortiço
Estrela Escouralense 5-2 Santana do Campo
Valenças 0-4 Foros de Vale de Figueira
S. Pedrense 2-1 Cortiçadas de Lavre