Ana Cristina Cachola curadora de exposição em Madrid

Ana Cristina Cachola (na foto) vai ser a curadora da exposição patente na Embaixada de Portugal em Espanha, no decorrer da ARCO, Feira Internacional de Arte Contemporânea, agendada para Fevereiro de 2023.

A mostra vai juntar “peças da coleção Cachola e da coleção Helga de Alvear, de Cáceres, e pretende mostrar uma vertente política e a pensar no futuro”, de acordo com a curadora Ana Cristina Cachola.

Ana Cristina Cachola assume que “este convite é um desafio muito grande. A coleção Cachola, sendo do meu pai, em conheço mas a coleção de Cáceres estou a estudá-la”.

De acordo com Ana Cristina Cachola, todas as suas exposições “pretendem transmitir uma mensagem relacionada com questões feministas e anti racistas”.

A ARCO, Feira Internacional de Arte Contemporânea, que vai decorrer em Fevereiro do próximo ano, chega novamente ao recinto de feiras IFEMA, com o objetivo de difundir e consolidar o reconhecimento das últimas tendências artísticas.

Esta feira, que se tornou o maior acontecimento artístico-cultural do momento e uma referência única para se aproximar à plástica internacional mais recente, estende sua área de influência a atividades de pesquisa, de integração das artes, de divulgação e formação, e inclusive de inter-relação entre os agentes da arte, algo imprescindível para a consolidação do colecionismo e a solidez deste mercado.

Ana Cristina Cachola é professora, curadora independente e escreve regularmente para publicações artísticas e académicas. É doutorada em Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa, instituição em que, desde 2010, é professora. Em 2011, obteve uma bolsa individual de doutoramento da FCT, e em 2017 obteve uma bolsa individual de pós-doutoramento, da mesma Fundação.